18 julho 2007

O outro lado de uma transferência

Nos últimos anos, por altura das grandes transferências entre clubes espanhois e portugueses, tenho tido a sorte de estar no outro lado da fronteira e tomar conhecimento das reacções e das expectativas da imprensa espanhola, sempre arrogante e a olhar para o seu umbigo.

Foi através da RTP Internacional que, com surpresa mas conformado, vi a noticia de que o FCP perdia Pepe para Real Madrid por valores astronómicos,
sendo a 5ª transferência mais cara de sempre do clube madrileno.

Apenas Zidane, Figo, Beckman e Ronaldo custaram mais do que Pepe e Canavarro, considerado o melhor jogador do mundo foi transferido por 7 milhões de euros, embora tenhamos que ter a atenção à situação de crise desportiva vivida pelo seu anterior clube, a Juventus, e também à sua idade e margem de progressão comparativamente à idade do luso-brasileiro.

Lendo atentamente os jornais espanhois verifiquei que, lá como cá, as opiniões dos jornalistas mudam consoante as suas cores clubísticas, uns duvidavam do valor da venda de Pepe considerado muito exagerado pelo desconhecimento das suas qualidades futebolísticas e por vir de um campeonato menor.

Até a sua apresentação só teve direito a 1000 adeptos madrilenos e a conferência de imprensa foi demasiada curta e com questões não muito importantes, tais como saber o porquê de se chamar agora Pepe quando antigamente era Pepinho ou se ele próprio pagaria 30 milhões para comprar o Pepe, ao que o jogador foi sempre respondendo com a elegância e de peito feito como se apresenta nos relvados.

Pelo menos não lhe perguntaram se os títulos que ganhou ao serviço do FCP foram justos ou se achou que eram falseados.

Outros, diziam que era o parceiro ideal para Sérgio Ramos, que é o central perfeito, com uma
margem de progressão enorme, com passada larga e muita velocidade, enfim tudo características demonstradas no FCP, mas o optimismo foi sempre moderado, com excepção ao

seu ex-treinador Victor Fernandez que o elogiou muito e confessou o seu grande regozijo por ver ingressar um jogador desta qualidade no campeonato espanhol.O que era unânime era que o FCP fez, mais uma vez, um excelente negócio, com números fabulosos e impensáveis para um defesa central, sendo um grande motivo de orgulho de alguns portugueses radicados em Espanha porque são diariamente gozados por Portugal ter um campeonato menor, afinal Pinto da Costa provou, mais uma vez, aos espanhois, que as rebaixas são no El Corte Inglês e não no FCP.

Até Juan Laporta viu a transferência com desconfiança, acusando o Real Madrid de inflacionar o mercado pagando valores altos por jogadores de qualidade desconhecida e de campeonatos menores, além também de não esconder um pouco de ressentimento pela saída de Saviola para o rival por custo zero.

Quaresma por Júlio Baptista, as tatuagens de Lucho e RTP Internacional

No dia seguinte à apresentação do jornal eis que me surpreendo com o titulo do jornal “ As” que dava conta da intenção de Quaresma ir para o Real Madrid e de o clube espanhol incluir Júlio Baptista no suposto negócio.

Este negócio fez-se luz na cabeça dos madrilenos, quando o FCP perguntou pelo valor do brasileiro, o que me descansou foi ver que os responsáveis do meu clube andam a trabalhar no sentido de contratar jogadores de qualidade, embora o preço de mercado não condiz muito com a categoria futebolística do brasileiro.

Mas, estranho foi ver que se um dia Quaresma era um jogador de nível mundial, que estava com ganas de mostrar ao Barcelona que a sua dispensa foi errada , que era um grande jogador e que poderia fazer esquecer Beckman, no dia seguinte já era um jogador indisciplinado, com falta de caracter, individualista e até por amar a raça cigana foi vista com desconfiança pelo jornal
espanhol, num acto racista para justificar um insucesso nas negociações.

Lucho foi o outro nome portista falado como tendo destino o futebol espanhol, segundo jornais espanhois o Valência irá pagar 2 milhões de euros por cada tatuagem, tendo o
argentino 10 espalhadas pelo corpo, como diria o outro, e´só fazer as contas e o FCP perderia mais um jogador importante na equipa.

Ao que se sabe, infelizmente, essa noticia poderá mesmo se confirmar, o mais brevemente possível, resta-nos a confiança nos jogadores que ficam no plantel e a esperança de que o argentino será bem substituído.

Por último, interessa referir que, exceptuando estes negócios os jornais espanhois nada falam do campeonato português, restando apenas a RTP Internacional, e mesmo assim transmitindo uma imagem péssima de Portugal, com programas medíocres e sem qualquer interesse, levando a questionar como queremos ter uma boa imagem do nosso país lá fora, se não somos capazes de transmitir uma imagem moderna de nós mesmos.

Na viagem de regresso, fiquei com a sensação que o negócio do Pepe foi uma grande espetada no coração arrogante dos espanhois e fiquei satisfeito por ver que custa mais os espanhois comprarem jogadores aos portugueses do que os portugueses comprarem caramelos e ir passar umas férias a Espanha.







Hoje: Genk - FCPorto, 19H00 - SportTv 2

20 comentários:

  1. Este post vem com uns dias de atraso,não?

    Os espanhóis não levaram espetada nenhuma,apenas demonstraram a sua ignorância.
    Não sabem quem é Pepe,nem tão pouco sabem nada sobre a Liga Portuguesa e seus jogadores.
    São capazes de saber que existe o Porto,Benfica,Sporting...
    Conhecer alguns jogadores da selecção e acabou.

    Os mesmos madridistas que se queixaram vão ser os mesmos que daqui a uns meses vão andar com camisolas do Pepe e a dizer que é o melhor central do mundo.

    AS coisas são mesmo assim.

    O mal é que não aprendem,este tipo de coisas podia suscitar-lhes curiosidade e vontade de saber o que se passa aqui.Deixarem de ser ignorantes.

    Mas não. a imprensa trata a liga portuguesa como a do chipre.Não existe para eles!
    E os espanhois tao pouco querem saber.

    Tinha um gostinho especial jogar com eles na champions e enrabá-los.

    ResponderEliminar
  2. Por muito que nos custe a Liga Portuguesa, à beira da Liga Espanhola, não vale um chavo!
    Desculpa lá, Henrique, mas essa é que é a verdade.

    E, embora concorde consigo que os espanhóis são uns arrogantes, eu sei umas coisitas da Liga Espanhola, da Premier, do Calcio mas também não sei um chavo da Liga Grega ou da Cipriota. e porquê? Porque para mim a lógica das coisas é assim mesmo...

    Aliás, em matéria de chauvinismo, penso que os nossos comentadores desportivos são como os espanhóis. Basta ver que em qualquer jogo do Manchester United ele é Cristiano para aqui, Cristiano para ali... que o Figo ainda é um fenómeno e que o Inter sem ele não vale nada... as faltas que os nossos cometem e que não veêm mas qualquer encosto nalguns dos nossos meminos é logo passível de vernmelho e irradiação...

    Depois, o Menphis_Child tem razão noutra questão.
    Você já viu a RTP-Internacional? Aquilo é terceiro-mundista... aliás, faz-me lembrar o antigo ICEP a promover o turismo portugues em anúncios na RTP e SIC, mas nunca vi fazermos nada como fazem o Dubai, Malásia, Azerbaijão (pasme-se), Arménia e similares na CNN, no Travel Channel, na BBC...
    Hoje em dia, meus caros, quem não aparece, não existe!
    E quando aparece, se é como a RTP Internacional o faz, então somos como o Uganda!

    Quanto ao Pepe, tudo bem. Já aqui se falou por demais. O tempo dirá se Pepe no Real Madrid progride ou se vai ser um Secretário...

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, o que se passa é que a inveja deles consegue ser maior que o amor que têm ao club e ao País, têm azia por termos um campeonato inferior ao deles (não podemos negar, se bem que acredite que esteja a melhorar), mas temos uma melhor selecção nacional que eles,que está muito mais bem cotada nos rankings da UEFA!!
    Há.. e parecem putos a dizer que no gostam de comer isto ou aquilo, sem sequer provar, refiro-me ao Pepe, que os vai fazer engolir tudo o diceram.

    ResponderEliminar
  4. Comentário curioso e engraçado, dá-nos a conhecer "o outro lado da barricada", algo que aliás ao longo dos anos temos vindo a vivenciar - a arrogância e o egocentrismo dos espanhois.

    O que nos vale é termos um clube como o FC Porto que sabe lidar de igual pra igual com estes ditos "monstros" do futebol internacional, e acaba por conseguir "sacar" 30 milhões, um valor inacreditável por um jogador que apesar de todos nós sabermos ser fantástico, para quem nao esteja a par do nosso futebol será sempre um negócio duvidoso, e que exigirá grandes exibições dentro de campo para confirmar o seu acerto. Assim o esperamos: Pepe, força e parabéns.

    Abraços,

    E já agora, visitem o meu blog:
    http://jogodearea.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Apresentação - F. C . PORTO X MÓNACO - DIRECTO (Sporttv 1) NO SÁBADO ÁS 21H !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Um texto como este nunca vem fora de tempo. Dá-nos a entender o que se passa do outro lado da barricada, principalmente do lado de uma barricada rica e que tem um dos melhores campeonatos do mundo.

    A reacção deles se pensarmos bem, nomeadamente as reticências que colocam ao valor do Pepe, não é muito diferente daquelas que colocamos aos jogadores vindos do estrangeiro e que não conhecemos bem. Querem um exemplo: O que pensamos nós de Lucho qd veio para o FCPorto? Um jogador caro, ninguém o conhece, etc., etc.. O que é certo é que na Argentina todos colocavam a mão no fogo por ele, tal como aqui fazemos em relação a Pepe. Mas exemplos como o do Lucho ou do Pepe não faltam. O que não dizem já das várias aquisições do FCPorto e ainda não as viram jogar.

    Os espanhois são arrogantes, mas se calhar, e em relação ao futebol, têm alguma razão para o serem, pelo menos no que diz respeito a clubes.

    O Pepe terá de ser, pelo menos, tão bom como o foi aqui no último ano e meio. Se cometer um erro que seja como fez no início da época de Adriaanse, caiem-lhe em cima de uma forma que só alguém muito forte psicologicamente se poderá levantar. Mas sabemos que ele terá essa capacidade, aqui tb foi muito pressionado e deu a volta por cima, muito mérito do Adriaanse, esperemos que Shuster, que terá tido responsabilidades na sua contratação, o apoie tb.

    De resto, foi um grande negócio para todas as partes. A imprensa espanhola é estúpida, ainda consegue ser mais que a portuguesa por incrível que pareça, mas daqui a uns dias dirão maravilhas de Pepe, como dirão do Lucho se for, etc.

    Qt à imagem que a RTPi transmite de Portugal, é o que temos e se pensarmos bem, não será a imagem real do país? Ok, podiam aflorar a imagem, Portugal é lindo, mas em termos televisivos...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Afinal a SportTv está a trabalhar bem. Valha-nos isto. Estava a ver que não teriamos qq jogo na tv da pré-época do FCPorto. A RTP ignora-nos, talvez devido ao diferendo existente. Os outros 2 canais fazem o habitual, só vêm vermelho à frente. Enfim...

    Mariano Gonzalez já foi apresentado oficialmente:

    "Mariano Gonzalez: «É um passo em frente na minha carreira»

    Superada a bateria de testes, assinado o contrato, que reserva ao F.C. Porto o exercício do direito de opção por três anos no final da época, e visitado o estádio, que o deixou positivamente impressionado, Mariano Gonzalez tomou a direcção do Olival, onde efectuou o primeiro treino como Dragão ao final da tarde de terça-feira. Antes da curta viagem, o argentino concedeu uma breve entrevista ao www.fcporto.pt, durante a qual revelou ambição e a intenção de se afirmar num clube do qual já aprendera a gostar. Um ligeiro período de férias passado em casa de Lisandro Lopez foi o suficiente até para se apaixonar pela cidade.

    Competições importantes
    «É um passo em frente na minha carreira. Fui sempre melhorando no Inter e no Palermo e agora tenho a oportunidade de disputar competições importantes, como a UEFA Champions League e o campeonato português.»

    Quero ser campeão
    «Estou certo de que os meus objectivos são comuns aos dos restantes jogadores do plantel. Quero ganhar o campeonato português e chegar o mais longe possível na Champions».

    Estádio impressionante
    «O presidente guiou-me numa visita ao estádio. É impressionante! É muito moderno e difícil de encontrar outro semelhante, pelo menos na Argentina. Não vai faltar motivação para jogar aqui.»

    Adaptação fácil
    «Joguei com o Lisandro, durante dois anos, no Racing Avellaneda e com o Lucho na selecção argentina. Creio que a minha adaptação vai ser fácil.»

    Jogadores muito bons
    «Pretendo afirmar-me neste clube, acredito nas minhas condições, mas sei que vai ser duro, porque há jogadores muito bons no F.C. Porto. Confio no meu trabalho e estou seguro de que conseguirei impor-me, desde que possa treinar bem.»

    Dinâmico e veloz
    «Posso jogar em várias posições, seja na direita, na esquerda ou no centro. Sou dinâmico e veloz, e procuro jogar simples e rápido. Se os defesas me permitem, remato sempre que posso.»
    "

    In fcporto.pt

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Bom texto Memphis!!!Nomeadamente em relação a RTPi...como imigrante que muitas saudades têm de Portugal...a RTPi é uma miseria!!!

    As vantagens de estar no etsrangeiro...é por exemplo poder ir ver o Genk - Porto de hoje a noite héhé!!!Algumas imagens amanhã no blog!

    Abraço portista
    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Temos que valorizar o trabalho realizado pela comunicação pelo F.C.P., porque com a falta da televisão, o site desenvolve um trabalho excelente...
    Temos as opiniões dos jogadores, imagens dos treinoso que é excelente...
    Os meus parabéns

    ResponderEliminar
  10. Parece que hoje à noite se vai decidir o futuro de Lucho que muito provavelmente passará por Valência.

    Uma perda MUITO importante!

    Espero que seja muito bem substituido,caso saia!


    São muitas perdas em tão pouco tempo.

    ResponderEliminar
  11. Se é verdade que no contrato do Lucho há uma claúsula que fixa que qualquer oferta acima de 12 milhões de euros que seja recusada pelo Porto obriga o clube a entregar 50% do valor resultante da diferença à MSI, GSI ou lá que raio se chama a sociedade... então não temos margem para negociar o que quer que seja.
    A coisa será assim: se o Valência oferecer 20 milhões e o Porto disser não, paga 4 milhões aos tais magnatas que têm 50% do passe do Lucho.
    Quando for grande quero ser agente FIFA... lá isso quero... negócios assim...

    ResponderEliminar
  12. boavista-porto dia 28 de julho as 21 horas na rtp

    ResponderEliminar
  13. O que não faltam este ano são médios para substituir o Lucho. Penso que esta situação já estava precavida.
    Agora... continua é a faltar um central para titular, sem esquecer o J.Paulo...

    ResponderEliminar
  14. Tb acho que não precisamos de mais médios, mesmo que o Lucho saia. Falta-nos um central e caso o Postiga saia, um avançado de renome!

    Alguém sabe se é possível ver o jogo de hoje na net?

    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  15. N'A Bola:

    "Lucho assume vontade de mudar-se para Valência

    O médio argentino do FC Porto já não esconde que gostaria de mudar-se para o Valência, confirmando aquilo que o seu empresário tinha referido. «Se tudo correr bem, espero ir rapidamente para Valência», atirou.
    ASF
    Citado pelo jornal espanhol Super Deporte, Lucho, que ainda está em Buenos Aires, terminada a participação na Copa América, recusou-se no entanto a prestar grandes esclarecimentos sobre a sua situação: «De momento não posso dizer nada, por isso vamos esperar para ver o que acontece.»

    Certo é que o futuro do jogador está a ser tema de uma reunião que hoje decorre entre o empresário Pini Zahavi e representantes de Valência e FC Porto. O acordo pode estar por horas...
    "

    Se assim é, que faça boa viagem e boa sorte. Como diz o Xas, não faltarão médios para o substituir, ainda por cima para substituir quem não quer cá estar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. sinceramente fiquei muito desiludido com o Lucho!

    sempre teve um óptimo comportamento,foi tratado de forma magnífica pelo clube e seus adeptos!

    Teve a Honra de ser capitão do FC Porto!

    e agora vem fazer choradinhos para a imprensa para ir embora?

    Já bastou o Pepe...

    mas no caso do Lucho é muito mais decepcionante.

    ele pode ter direito aos seus sonhos,mas não tem necessidade de fazer choradinhos na imprensa.


    Para mim um jogador que podia ficar como ídolo,fica com um amargo e consegue apagar o que tudo de bom construiu.


    vai lá para valência ganhar milhões, é uma decepção ter-te tido como capitão.


    mostraste que não mereceste!


    vai e não voltes.

    ResponderEliminar
  17. parece que o jogo amigável esta a correm muito bem :(

    mais uma expulsão,um erro enorme do pedro emanuel e uma batalha campal.



    ui ui...

    ResponderEliminar
  18. não quero parecer demasiado pessimista mas com a saída d Lucho precisámos da mais um médio,a juntar a 2 centrais e um avançado de jeito.

    Porque de outra forma não vejo jeitos....;(

    ResponderEliminar
  19. Quanto ao post, acho que, na generalidade, compreenderam bem aquilo que queria transmitir, era o outro lado da barricada.

    Quando um jogador do FCP se transfere para o estrangeiro tenho sempre a curiosidade de ver as reacções dos adeptos e dos clubes, como diz o Zirtaev não difere muito das nossas, mas as reacções às do pepe foram violentas demais para ele, ele reagiu com classe, espero que tenha a confiança do Schuster.

    E quanto à RTPI, é mesmo verdade, a nossa TV também não presta por isso não admira que não valha nada a RTPI, mas a imagem que eles transmitem é mesmo muito fraca e nada moderna de Portugal.

    ResponderEliminar