22 agosto 2007

Quaresma

"Woody Allen costumava dizer que a riqueza é melhor do que a pobreza, nem que seja por razões estritamente financeiras. Afinal, se o dinheiro não pode comprar a felicidade, a pobreza também não e pelo menos com dinheiro sempre se podia fugir a este Verãozinho envergonhado e ir para onde o anticiclone dos Açores não atrapalhasse. Depois, paradoxalmente ou talvez não, são precisamente as pessoas que o têm em quantidades industriais as primeiras a garantir que dinheiro não é tudo. Ora, Quaresma tem dinheiro mais do que suficiente para achar que dinheiro não é tudo. Mas, mais importante do que isso, Quaresma é feliz no FC Porto e isso não tem preço, especialmente para quem até já tem dinheiro. E Quaresma é feliz no FC Porto por razões simples, como sempre acontece com a felicidade genuína. Primeiro, sente que é apreciado. Pelos adeptos que o idolatram, pelos companheiros que o admiram e pelos dirigentes que o respeitam. Depois, porque no FC Porto ganha títulos e qualquer jogador gosta de ganhar. Desde que chegou ao Dragão, Quaresma ganhou uma Taça Intercontinental, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e dois títulos de campeão nacional. Pelo caminho, foi considerado o melhor jogador do campeonato 2005/06, chegou à Selecção Nacional e valorizou-se exponencialmente. Por que raios haveria de abdicar de tudo isso? Certamente, não o fará só por dinheiro. Se um dia sair, será para ser feliz noutro clube qualquer. Num clube onde o respeitem e admirem e onde possa continuar a ganhar títulos como no FC Porto. E onde lhe paguem muito mais do que o FC Porto lhe pode pagar, claro."

Jorge Maia in O Jogo (a meio da pré-temporada)

Tentação
"Quaresma vai continuar no FC Porto mais uma temporada. O que não é uma boa notícia para todos. Mas, os dois golos que o cigano marcou em Braga são, indubitavelmente, uma óptima notícia para todos. Se exceptuarmos Jorge Costa, há razões para acreditar que existem neste momento mais 14 treinadores que pensam desta forma, ideia em que serão acompanhados pelo respectivos patrões. É que dois golos terão sido suficientes para transformar a genialidade de Quaresma num tipo de doença contagiosa, porque terá tornado o FC Porto dependente das trivelas, cruzamentos de letra, fintas e, agora, livres directos. Talvez um dia, se Quaresma concretizar o que lhe falta, se torne dependente dos cabeceamentos. É dependência a mais e a tentação na medida certa para tentar imaginar um FC Porto sem a magia de "Harry Potter", paralisado de movimentos por sentir a falta do "Mustang". Pode então imaginar-se o que seria desta equipa se Tixier ainda jogasse no campeonato português, tornando-se igualmente tentador idealizar outras três jornadas, se possível mais, com Quaresma na bancada. Ou, na melhor das expectativas, aguardar que, adquirida a tranquilidade, Quaresma se torne no alvo de uma entrada mais viril, necessariamente mais viril do que as diversas que sofreu em Braga sem que nenhum dos adversários fosse admoestado. O que me faz recordar que, ou sonhei ou ouvi mal o que disse Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, sobre a protecção aos melhores jogadores. Quaresma precisa de marcar mais golos.

Intransferível
«Talvez agora o presidente do Atlético de Madrid compreenda por que não vendi o Quaresma. Ele disse que não compreendia, mas, agora, já deve compreender»
Pinto da Costa, após o Braga-FC Porto"

Alcides Freire in O Jogo (na passada 2ª feira)

PS: Foto de Jorge Monteiro retirada do site olhares.com

20 comentários:

  1. A foto está excelente!... O Quaresma a tentar hipnotizar a pombinha...Aqueles gestos são de verdadeiro prestidigitador, reparem bem nas suas mãos. Aquela gestualidade não engana.A pomba -pese embora o respeito que me merecem todas as pombas do Mundo- representa ali metafóricamente a Águia reduzida à sua verdadeira dimensão! O Quaresma tem que se baixar para conseguir observar adequadamente a ave em presença!

    ResponderEliminar
  2. meireles... os garnizes pretos tem tradiçao no futebol portugues... investiga estas pombinhas...

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira vergonha é o que eu tenho a dizer sobre o comportamento de Rui Moreira!

    Ontem dei conta do percurso que ele tem seguido..

    hoje elucidou-me por completo!

    Depois do que ele veio dizer sobre o que a Rtp lhe fez aquando do Vilão..ele só tinha 2 alternativas:

    - Acabar de imediato com a participação no trio d´ataque e declarar via net ou através de uma crónica num jornal o motivo para quem não entendesse..

    - Fazer uma declaração nua e crua assim que lhe fosse dado tempo de antena no programa para dizer de sua justiça!


    O que ele fez? NADA!

    aliás eu acho que com ele ali nem faz sentido estar alguém a representar o sporting e o benfica. Ele representa-os a todos.

    É ridículo o comportamento dele.

    Rui Moreira: você é livre de fazer o que quiser, mas você está naquele programa a representar o FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    já me fartei de verem-no apelidar de vendido aos mouros e coisas piores. E o pior é que começo a concordar com eles.

    entrevista DN(MArcelino) - Trio d´ataque - Rtp(que ataca o FCP de todas as formas e feitios) - participação no vilão - FOI PARA A BOLHA (INCRÍVEL!!!) - diz-se usado e injustiçado e "come e cala",continuando no programa da rtp...

    sinceramente fico com vergonha de o ver representar o FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    p.s. - eu já fui insultado aqui,ao chamarem-me de benfiquista por concordar com algumas coisas que você disse.

    p.s.2 - aproveite as noites para sonhar com a Presidência do FUTEBOL CLUBE DO PORTO,pois será a única forma de lá chegar!

    ResponderEliminar
  4. eu nao sei qual é o problema que as pessoas têm com o Rui Moreira!!

    o PC ja nao ta xéx´+e ha muito?? os dirigentes nao roubam o clube? atraves de comissoes e etc? nao temos um treinador de merda que so ganha graças ao quaresma?? etc etc etc

    ele tem tomates e acho bem que diga as coisas! eu tambem as digo e nao deixo de ser portista por causa disso! não ha que ter vergonha ou problema! devia ser discutido em sede propria?? se calhar.. mas 1º nao o deixaram ir para o conselho e 2º, parece que todos os outros têm medo de falar.. parece que é mesmo uma mafia como os anti-fcp gostam de dizer! enfim..

    se as coisas tao mal é para dizer.. nao vao ser as declaraçoes dum comentador ou adepto que vai influenciar ou incomodar o nosso plantel..por isso nao vejo nada de mal!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Henrique,

    sinceramente não vejo motivos para essa fixação negativa no Rui Moreira.

    Continuo a entender que ele defende melhor o FC Porto do que muitos que exibem os seus "Dragões de Ouro"...

    Rui Moreira pode nunca vir a ser Presidente do clube, mas para mim será sempre um candidato natural que mais não seja pela sua inteligência, postura e a forma como eu entendo que se deve comportar um portista.

    E sejamos honestos, qual é o problema de ele continuar a debater na RTP?

    Porque querem alguns portistas que ele ou qualquer outro "representante" do clube, tenha de ser uma pessoa conflituosa, bairrista ou que coloque palas nos olhos como vi muita vez o inflamado Pôncio fazer?

    Eu vejo o Trio d'Ataque porque gosto de ouvir Rui Moreira. Se tivesse lá outro portista não faria tanta questão de assistir ao programa.

    Trabalhei muitos anos na RTP a manipular o Bimbo da Costa, o Bobby, o Tareco e outros. Muitos dos sketches que PdC tanto criticou foram feitos por mim, e não é por isso que era menos portista. Aliás existem muitos Dragões na RTP e provavelmente em maior número do que nas outras estações de televisão. A RTP e o FCP são duas grandes instituições e ambas têm culpa do mau clima que está instalado entre elas. Rui Moreira não têm responsabilidade nisso e até me atrevo a afirmar que com ele na presidência não teríamos nem 10% dos problemas de imagem que insistimos em manter. As guerras nunca têm um só culpado.

    Isto para dizer que ser portista não é fechar os olhos às evidências menos positivas ou até deixar de ter opinião própria. Já aqui li pontos de vista bem "piores" (atente-se às aspas) na óptica de um portista típico, e muitas delas até foram escritas pelo Henrique e até por mim que sou um opositor desta SAD. Defenderei sempre a livre opinião de todos, desde que sustentada em honestidade intelectual e não vejo que Rui Moreira fuja a essa minha "exigência".

    Evidentemente que o Henrique pode ter a opinião que quiser de quem quer que seja, eu só não entendo a fixação.

    Forte abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Quaresma quando veio para o FCPorto, era um miúdo tímido, acanhado, e como todos os miúdos tímidos ( eu sei o que falo...) o seu ego estava de rastos, vinha de uma má experiência e precisava de apoio e de "carinho" por parte dos seus companheiros.

    Posso estar a ser injusto, mas, pelo que me pareceu, ele não o teve na 1ª época isto por causa de...Jorge Costa.

    isto porque o Jorge Costa tinha uma maneira de incentivar os jogadores...insultando-os. Quantas vezes não vi/ouvi o Jorge Costa insultar de filha da p..., para cima os jogadores ?

    Ora se a alguns jogadores isso faz bem, existem outros que os prende, que os impedem de se sentirem à vontade.

    O problema é que as pessoas achavam graça a isso, e ele como tinha uma personalidade mais acanhada, sentia-se " preso", com medo de errar. Depois vieram os assobios no Dragão e também os maus resultados da equipa contribuíram para uma má época.

    A partir daí, estranhamente desde que Jorge Costa deixou de tomar "conta" dele e passou a ser Vítor Baía, Quaresma começou a jogar melhor, tornando-se no jogador que agora é, e na personalidade que agora parece ter.

    ResponderEliminar
  8. Tenho vergonha, Henrique, dos comentários soezes que você fez acerca de Rui Moreira.

    Em primeiro lugar porque ontem, no "trio d'ataque" que só pude ver na RTP1 mas que, ao que creio, não foi adulterado, ouvi o Rui Moreira dizer isto mais ou menos, ao lançar uma questão ao Fernando Santos:

    "a propósito de declarações minhas que surgiram descontextualizadas, queria dizer que a grande causa das vitórias do FC Porto é o facto do nosso presidente ser algume que conehce muito de futebol..."

    O Fernando Santos e os outros dois concordaram, é claro. Para mim, chegou-me perfeitamente.
    Quanto à Bola:
    -acho muito bem que o rui moreira, o mst e muitos outros portistas lá escrevam. É o maior jornal nacional como sabe.
    Mas o que me enoja, verdadeiramente, são os termos em que ^muitos se dirigem a alguem que é portista como nós. Olhe, Henrique, o que eu acho uma vergonha é isso. cheira a ressabiamento, cheira a salazarismo. cheira ao que de pior tem havido no fundamentalismo que está a tomar conta do nosso clube. o que é pena é que você será um dos seguidores fieis do proximo presidente, nem que ele seja um qualquer valle de azevedo.

    ResponderEliminar
  9. A revista “Dragões” ainda não está nas bancas, mas Pinto da Costa já antecipou o tema da página que assina mensalmente: o presidente quer que os adeptos portistas não entoem cânticos insultuosos.

    O pedido será acatado, segundo confirmou a Record o líder dos SuperDragões, Fernando Madureira. “É o presidente e temos de o ouvir. Chega de dar valor a essa equipa [Benfica], esse cântico não faz sentido quando eles não são os nossos adversários”, afirmou, deixando a garantia para domingo: “De certeza que não vamos ouvir essas palavras.”

    Os grupos de adeptos afectos ao FC Porto estão legalizados e há um relacionamento institucional com a SAD, que facilita o acesso aos ingressos, mas pede que as claques dignifiquem a imagem do clube.

    esta noticia veio no Record. Se isto for verdade só tenho uma reacção: finalmente.

    ResponderEliminar
  10. Boas...

    Nada de novo, pelos vistos.

    O Porto lá ganhou em Braga - é o que sei pois não vi o jogo - e há por aí quem continue a ser adepto da uniformidade de pensamento e acho que esses deviam ler mais os clássicos (especialmente Nietzsche).

    Quanto à história de o nosso Presidente querer acabar com a miséria de estarmos a jogar com o Melões S.B e estarmos a insultar o Benfica, acho muito bem. Não posso com o Benfica, mas isso não significa que tenha de passar metade da minha vida a insultá-lo! Tenho mais que fazer e, pelos vistos, Pinto da Costa também assim o entende.

    Ouvi falar num Apito Encarnado, mas isso deve ser gozo, não?
    Podia lá ser...
    O que se quer é mais fugas de informação para o "Correio da Manhã" e investigações ao MP do Porto. DO PORTO, reparem bem!

    ResponderEliminar
  11. Se essa notícia dos cânticos for verdadeira... aleluia.
    Já tantas vezes me bati por isso e até fui repudiado!
    Mas duvido muito que se consiga passar à prática, uma vez que não estou a ver como é que os líderes da claque impedem que alguém comece a cantar esses cânticos. E basta um começar...
    Para o Rui Moreira só posso dizer: força e continue!

    ResponderEliminar
  12. De facto é incompreensível td esta obsessão do Henrique para com Rui Moreira!! não se entende..
    mas como aqui já foi dito (por muitos e ainda bem) o que o clube precisa msm não é de portistas fundamentalistas que nem sabem pensar pela sua própria cabeça e que têm medo de se levantar perante algumas injustiças e más decisões do nosso clube!! é de portistas cm o Rui Moreira, e outros, que criticam, nunca destrutivamente mas sempre construtivamente, algumas más decisões do nosso presidente, apesar de sempre valorizarem a sua qualidade e mérito nas vitórias do clube!!

    Alguns jornais e televisões nem sempre tratam o porto da melhor maneira, pois parece que alguns preferem tirar os poucos representantes do nosso clube dessas instituições em vez de os apoiarem como deve ser..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  13. venho aqui ler o blogue, os excelentes posts do memphis, do zé luis, do zirtaev. aproveito a hora do almoço.
    depois leio os comentários e fazem-me corar de vergonha.
    ataques cerrados ao rui moreira, neste blog que começa a ficar igual aos outros por isso mesmo.
    li ontem a cronica de mst. diz que o apito encarnado é feito pelos nossos dirigentes. toda a genta acha isso normal. na semana passada, escrevia na bola uma cronica em que atacava toda a politica de contratações. toda a gente acha normal.
    o josé guilherme aguiar adormece no programa embalado pelo seara. toda a gente acha normal.
    o rui moreira é que é o diabo. zirtae, o que foste fazer com a sondagem. mataste o homem.
    estou a brincar, claro. acho que o homem não se assusta. creio que estamos numa fase de treino:

    o rui moreira está a ser insultado hoje? pois, está a ser treinado para quando for nosso presidente, nessa altura tem que aguentar com o mesmo dos benfiquistas. porque os henriques, nessa altura, andarão á dizer que não se pode criticar o rui moreira.

    para mim, que como já disse não achava sequer o rui moreira a melhor alternativa, começo a achar que o homem tem estofo e qualidade. tem classe tambem e se é de boas familias, o pinto da costa tambem diz que é.

    não sei se perceberam o que eu queria dizer. se perceberam a ironia. alguns percebem, outros não. o que vos digo é que é por isto que há poucA GENTE a escrever e a falar do FC Porto que seja portista. porque mal aparecem, a gente encarrega-se de os condenar só porque não são ruminantes, só porque não acham tudo bem. achamos que o rui moreira devia ir aos programas gritar que TODOS os jogadores do porto são bons, que TODOS os directores são bons, que TODAS as contrataçoes sao boas, que TODAS as mulheres de pinto da costa são optimas, que TODOS os dirigentes são bons (a não ser quando sao saneados porque nesse dia por milagre são péssimos).... devia-se ter rido e aplaudido quand a carolina foi à luz com o macaco, não a devia ter criticado. depois devia a ter chamado de puta logo no dia em que soube que ela deixou de viver com pinto da costa.
    devia ter bem do co adrianse só até ao dia em que chegou o jesualdo. nunca devia ter dito que tinha pena que o anderson saisse. devia ter dito que o pepe era dispensavel. devia todos as semanas escrever uma loa a pinto da costa e ao senhor caldeira. deveria dizer bem dos superdragoes todos os dias excepto quando nós nao estamos de acordo.

    é por essas e por outras, por estes fundamentalistas, que nós as adeptas qualquer dia somos obrigadas a andar de xaile....
    pior do que tudo, nisto, é a falte de civismo e de decencia de algumas pessoas. se o rui moreira me estiver a ler, dou-lhe um conselho:

    diga EU NAO QUERO SER NUNCA PRESIDENTE PORQUE JNPC É ETERNO E INFALIVEL. JNPC É DEUS E O CALDEIRA É O SEU PROFETA.

    para o ano é dragão de honra, é aplaudido em pé. não me admira que chegue a administrador da SAD. olhe que ao contrário do que se diz parece que o ordenado é bom

    ResponderEliminar
  14. Luisa,
    apesar de irónico, o seu comentário é inteligente. Há uma percepção feminina que muitas vezes escapa `nestas discussões acaloradas e emocionadas.
    refiro-me ao facto de afirmar que o Rui Moreira está a demonstrar o estofo e a qualidade que nós, de facto, não lhe reconhecíamos há uns meses atrás. Estofo e qualidade esses que vão sendo testados por alguns dos ataques mais inacreditáveis que tenho lido na blogosfera.
    Ou seja, quando o Zirtaev ousou fazer uma sondagem sobre o sucessor de Pinto da Costa, e é preciso ousadia para admitir que Deus é mortal, o Rui Moreira teve o azar de ser o eleito. Depois, porque não jurou que nunca nem jamais nem em tempo algum aceitaria o lugar, a coisa adensou-se. Fez-se uma nova sondagem aqui, incluindo o Pinto da Costa, claro. Assim, o Rui Moreira era derrotado e a coisa acalmava. No Bicampeões do Mundo, um pouco mais intolerante, fazem uma sondagem simultanea para escolher o melhor comentador e aparece lá o Pôncio Monteiro. O Rui Moreira foi o mais votado aqui, e o segundo mais votado lá, mas lá só lhe ganhou o meu primo Miguel Guedes. Bom, a partir daí o Rui Moreira estava condenado a sofrer. Ainda não criticara a SAD publicamente mas foi excluido do conselho superior e só depois deu a entrevista ao DN, lembra-se Luisa? Por acaso fui ler hoje, porque estou de férias, essa entrevista que está aqui no blog. Nessa altura não liguei muito. Agora, continua actual. Por acaso, entre outras coisas, ele diz que só o quaresma não pode sair porque tem margem de progressao... Faz críticas que ainda hoje me parecem adequadas, equilibradas e justas.
    Desde então o Rui Moreira tem a cabeça a prémio.
    Dantes era porque escrevia no record, agora é porque escreve na Bola.
    Dantes era porque fazia o Trio agora é porque participou num programa biográfico de fraca qualidade, em que o nosso presidente não sai bem.

    Começo a achar, Luisa, que você tem razão. O homem não se assusta, vai dando a cara, é bem educado e parece corajoso? Oh Rui Moreira, se nos estiver a ler, prepare-se. Daqui a uns anos terá a casca necessária para ser presidente. quem atura o que você tem aturado e continua bem educado, é um candidato a valer.

    ResponderEliminar
  15. Azulão e Luisa acho que não preciso de dizer mais nada, faço minhas as vossas palavras!!

    Infelizmente começam a surgir notícias, ou melhor boatos, de que quaresma, muito devido à sua última exibição, pode ser difícil de segurar, primeiro era o chelsea agr o real madrid, parecem que em última análise estarão dispostos a comprar quaresma por uns míseros 40M
    espero msm que não passem de boatos, sem quaresma o porto precisava de se reforçar a SÉRIO!!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  16. Pois eu discordo da Luísa e do Azulão.

    Aliás, gostaria de deixar uma pergunta: em que moldes pode um humilde portista criticar as opiniões e atitudes da augusta e impoluta figura do Dr. Rui Moreira sem levar logo com um chorrilho de vitimizações indignadas e exaltadas como resposta?

    ResponderEliminar
  17. Quizzer, uma boa pergunta, para a qual, duvido que alguém saiba responder... Rui Moreira, passou a ser tema proibido.
    O insulto menor que podes ouvir, será concerteza catalogarem-te de 'benfiquista', o que é de bradar aos céus, mas adiante.
    Qual o problema em criticar quando as pessoas estiveram mal? RM passou agora a ser um 'dono da verdade'?
    PdC é um MITO... mas quando tenho que lhe desancar, desanco sem medo das palavras e bastará procurar para o confirmar.
    RM, pareceu-me de inicio, e sempre o disse que seria um bom candidato a futuro, mas parece-me que escolheu o caminho errado e com toda a certeza, vai uma aposta?, nunca passará de candidato a candidato (mesmo que eu lhe reconheça, e reconheço mesmo, muito boas qualidades e com um estilo que poderia ser muito importante para um FCP do futuro).
    Agora, quererem vir 'passar a mão no pêlo' ou 'bajular' o RM com aquela porcaria onde se predispôs para assinar por baixo a reportagem da RTP, desculpem lá, mas se o Henrique é 'benfiquista' (e não tenho que defender ninguém, nem o estou sequer a fazer, aliás, até porque não o conheço, nem nunca me foi apresentado), o que não é!, então os que os defendem 'naquela participação especifica', são o quê?
    Adiante...
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de dizer que o Dtr. Rui Moreira tem boca, mãosinhas e computador...Penso eu de que, deve ter. Não precisa de acérrimos defensores neste espaço, primeiro porque ninguém o acusou de nada de que ele não se possa defender e também porque acho que ele não passou essa procuração a ninguém. Se ele se sente mal tratado por quem por aqui passa, pode em qualquer altura defender a sua posição, é completamente livre de o fazer, a não ser que considere que não valer a pena responder à plebe portista! Aquilo que eu condenei na sua participação, não foi o que ele nele disse e veio escarrapachado -tudo o que ali ouvimos já o tínhamos escutado dele noutros momentos- daí nada de novo ao Mundo sucedeu, apenas errou -na minha modesta opinião- ao confiar na idoneidade dos programadores ou realizadores do Programa. Pouco faltou para chamar "Padrinho" a Pinto da Costa, aliás Mourinho já houvera comparado o Porto a Palermo, para enorme gáudio da sociedade Lisboeta, na verdade quem foi jogar para a Sicília foi o "pequinito, pintodacostainBestigarpintodacosta" do como é que ele se chama? Pois, e os Mafiosos somos nós...E quer o tenha pretendido ou não, Rui Moreira colaborou nessa farsa, somente isso e nada mais. Depois eu já confessei, não gosto de muito do que PintodaCosta faz ou diz, mas a verdade é que no momento de avançar, ninguém teve a ousadia de o enfrentar, portanto quer gostemos ou não, é ele o nosso Presidente incontestado à 25 anos. Isso também eu o disse na devida altura. Esperar que ele se desgaste o suficiente -através do desgaste da sua imagem, ou do seu envelhecimento natural- para então poder ser substituido sem grande luta, é uma estratégia como outra qualquer, não me parece é que seja a forma mais prestigiante de tomar o Poder que tanto se ambiciona!

    ResponderEliminar