26 setembro 2007

Ir a Fátima com fé nos reforços

O FCPorto estreia-se hoje na nova competição criada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Carlsberg Cup, nome comercial atribuído à Taça da Liga. Esta prova conta com todos os clubes profissionais inscritos na Liga de Clubes (clubes da Liga Vitalis e da Bwin Liga) e conta com algumas particularidades. Sendo esta já a 3ª eliminatória, só agora os oito primeiros classificados da Liga Bwin estão em competição, defrontando fora os oito apurados da ronda anterior. Na fase seguinte as equipas terão eliminatórias a duas mãos, sendo dessa ronda apuradas quatro que disputarão uma fase de grupos. Dessa fase de grupos são apuradas para a final, feita em campo neutro e que está já marcada para o Estádio do Algarve, as duas equipas classificadas no topo da tabela. Para quem gosta de futebol não deixa de ser uma excelente iniciativa e ainda por cima em moldes muito interessantes.

Para esta competição, que se prevê como uma boa oportunidade de Jesualdo Ferreira fazer rodar alguns jogadores, a convocatória apresentou grandes surpresas, já que não conta com muitos dos normais titulares. É certo que todos queremos ver as novas caras em campo e que seria natural a não inclusão no onze inicial de alguns jogadores mais importantes, mas pode não ser benéfica a inclusão de tantos reforços ao mesmo tempo, dada a falta de automatismos e de rotinas que se poderá prever. Seria sim aconselhável estes reforços entrarem gradualmente na equipa, tentando esta manter o núcleo duro. Bruno Alves, Lucho e Lisandro ou Quaresma, por exemplo, dada a sua grande importância na equipa, seriam jogadores a serem incluídos no onze inicial, juntamente com algumas das novas caras do plantel, mas o que é certo é que os jogadores atrás referidos nem sequer foram convocados, quando pelo menos deveriam estar no banco para uma qualquer eventualidade. Como eles, ficaram também de fora Bosingwa, Raul Meireles e Paulo Assunção, este último por lesão.

É certo que o adversário é um pequeno clube que subiu de escalão este ano para a 2ª liga, mas que está a fazer uma prova muito segura e deverá fazer o jogo da sua vida contra os Dragões. Por outro lado ainda ninguém se esqueceu do feito do Atlético e a forma como o FCPorto foi eliminado para a Taça de Portugal no ano passado. Jesualdo Ferreira diz que o jogo irá ser encarado com grande seriedade, algo que não duvido, mas, e espero estar enganado, tantas alterações poderão correr mal. Assim, para o jogo de hoje, apesar de finalmente Adriano estar de regresso aos convocados, lanço uma equipa em que não o incluo e em que tento manter alguns jogadores mais rotinados, embora seja muito difícil adivinhar o onze inicial. Continuando com o tradicional 4-3-3, apesar de até achar que o professor irá apresentar um 4-4-2, a minha aposta é a seguinte:

A história diz que o FCPorto ganhou o troféu de cada prova sempre que estas se estreiam em competição. Foi assim para o Campeonato de Portugal, Campeonato da I Liga, Campeonato Nacional e Super-taça, apenas tal não acontecendo com a Taça de Portugal. Não sei quais as reais intenções do clube para esta prova, mas sei quais as reais intenções de qualquer adepto do FCPorto e essas são fáceis de adivinhar, conquistar mais troféus para o futuro museu do Dragão.

CD Fátima - FC Porto, 19H15 - SportTv2

19 comentários:

  1. Jesualdo Ferreira ainda não aprendeu a lição. Já foi eliminado para a taça de Portugal por equipas de escalões secundários no Benfica, no Braga e no Porto, pelo menos. Sempre por causa da estupidez de poupar quase uma equipa inteira habitualmente titular. Desta vez, dos habituais titulares do meio campo para a frente só mantém Tarik. Isto pode dar sérios problemas porque os jogadores não têm grande ritmo nem rotinas e mesmo sendo superiores individualmente aos adversários estes vão de certeza estar na máxima força, muito mais rotinados e hiper motivados. Vão de certeza fazer o jogo da vida deles. Espero que as coisas corram bem mas parece-me que era muito mais sensato jogarem Lucho, Quaresma e Lisandro, apenas mudando os trincos até porque Paulo Assunção está lesionado, assim o Porto jogaria na máxima força atacante, resolveria o jogo com relativa facilidade e depois poupar-se-iam Quaresma, Lucho e Lisandro substituindo-os. Tarik poderia ser poupado no jogo com o Boavista. Assim conciliar-se-ia poupança com equipa na máxima força. Mas Jesualdo é que sabe, esperemos que sim.

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev,

    existem regulamentos de utilização distintos para esta competição. Daí algumas mudanças surpreendentes na convocatória. Esse 11 nunca poderá ser a escolha do Jesualdo, pois este está obrigado entre outras coisas a colocar dois juniores no início do jogo. Existem mais regras mas não as tenho aqui presente. Deve estar alguma coisa na imprensa ou no site da Liga.

    Quanto ao jogo em si, estou confiante que os erros do ano passado não existirão desta vez, e conseguiremos uma vitória folgada apesar da galhardia que o Fátima tem apresentado na 2ª Liga.

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  3. Teixeira, penso que sei a que regras te referes e passo a transcrevê-las:

    BRIGATORIEDADE DE PARTICIPAÇÃO DE JOGADORES:

    Com excepção das 1ª e 2ª eliminatórias, os clubes são obrigados a apresentar, em cada jogo, pelo menos cinco jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica como efectivos em um dos dois últimos jogos oficiais da época em curso, salvo caso de força maior, comunicado à Liga até cinco dias antes da realização do jogo, e deste que esta os considere justificados.

    Os clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efectivos, em cada jogo disputado, pelo menos dois jogadores "formados localmente" (inscritos na FPF, durante três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos, inclusive). Esses jogadores terão de actuar um mínimo de 45 minutos, salvo caso de força maior.


    Li estas regras antes de fazer a equipa e achei que não haveria qualquer problema com a equipa que escolhi para o jogo. Os cinco titulares nos últimos 2 jogos estão convocados, não sei se terão de ser titulares. Mas pelo menos 4 estão na equipa e seria só trocar o Farias pelo Edgar. Se por acaso faltar mais algum, mais razão tenho em achar que Jesualdo levou poucos dos jogadores importantes que são normalmente titulares.

    Quanto aos dois júniores a serem utilizados 45 minutos, tb não sei se terão de ser titulares já que penso que poderão muito bem entrar na 2ª parte para jogarem os tais 45 minutos. Mas neste caso, e mediante os convocados, colocaria o Castro no lugar do Kaz e o Rui Pedro no lugar do Edgar, ou o Ventura no lugar do Nuno, mas aqui já se quebra novamente a 1ª regra transcrita.

    Com isto só se prova que os jogadores chamados deixam muitas dúvidas quanto ao onze inicial e prova-se, repito mais uma vez, que o Jesualdo se esqueceu de convocar muitos dos habituais titulares e que penso irão fazer falta.

    O Luis tem razão no que diz. Só espero que corra tudo bem, senão...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. E tb li ontem ( n sabia) q se der empate aos 90m temos logo penaltys. É assim?

    ResponderEliminar
  5. Já agora os convocados:
    Adriano, André Pinto, Bolatti, Castro, Cech, Edgar, Farías, Fucile, João Paulo, Kazmierczak, Leandro Lima, Lino, Mariano, Nuno, Rui Pedro, Stepanov, Tarik e Ventura.

    Faço aqui um desafio, se conseguirem mediante as regras acima transcritas, façam então a equipa para este jogo. Atenção 5 titulares nos dois últimos jogos e 2 juniores a titulares.

    Dou uma ajuda, se for como o Teixeira disse pelo menos estes sete jogadores têm de jogar:

    -5 titulares nas duas últimas partidas da liga: Edgar, Fucile, J.Paulo, Nuno e Tarik.

    - 2 júniores: Rui Pedro e Castro

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Lucho é realmente assim que funciona. Ao fim do tempo regulamentar se existir empate, passa-se imediamente a penalties.

    Para quem quiser ver as regras da taça da liga pode ir aqui, a partir da página 95.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Nuno
    fucile stepanov jpaulo cech

    l.lima castro kaz (ou bollati)
    tarik edgar ruipedro

    ResponderEliminar
  8. Julgo que cortar pela raiz nunca é uma boa opção, e deverá sempre ser deixado um "fio condutor" da equipa habitual. No entanto, o que muitas vezes sucede é que nem os habituais titulares "comem a relva" como deveriam, independentemente do adversário. Este tipo de tropeções acontece em qualquer parte do mundo (até em Inglaterra vemos isso suceder), pois as equipas pequenas estão no auge da sua motivação, acabando por se conseguir superar. No entanto, o que nao é admissível, é vermos os atletas do Porto alheados do jogo, desconcentrados e sem um mínimo de profissionalismo, como sucedeu frente ao Atlético. Dessa forma, não poderemos culpar um treinador.

    Parabéns pelo blog.
    Já agora, visitem: www.jogodearea.com

    ResponderEliminar
  9. Rzamith,

    acho que tens toda a razão mas pelos comentários que vão surgindo entre portistas, quase que me atreveria a dizer que alguns até parece que querem que o o Fátima ganhe hoje para poderem ter mais umas pedras para atirarem ao Professor. Esperemos que não aconteça um descalabro desses e logo com o Fátima que mais parece equipa de milagres... :)

    Estou confiante que com a atitude competitiva que temos demonstrado, o resultado vai ser a nosso favor. Nem pode ser de outra forma.

    Quanto ao desafio do Zirtaev, aqui vai:

    Ventura

    Fucile-Stepanov-J.Paulo-Lino

    Bolatti

    Tarik-Castro-L.Lima-M.Gonzalez

    Farias


    [[]]

    ResponderEliminar
  10. Pelo que eu entendi numa leitura rápida dos regulamentos..

    Têm de ser utilizados 5 jogadores que tenham sido utilizados em algum momento dos últimos 2 jogos da liga.

    ( não vi referência nenhuma que esses jogadores tinham de ter jogado os 2 jogos ou tenham de ter sido titulares!)

    e têm de ser utilizados 2 jogadores formados localmente.

    (também não vi referência nenhuma a que esses jogadores tenham de ser titulares!)


    Para mim o 11 era este:

    Nuno

    Fucile
    Joao Paulo
    Stepanov
    Cech

    Bolatti
    Castro
    Kaz
    Leandro Lima

    Edgar
    Farías


    Depois tinha de entrar um dos três juniores numa das 3 substituições...(Rui Pedro,André Pinto ou Ventura)


    Cumps

    ResponderEliminar
  11. Reforços, mostrem do que são capazes.
    Juventude, provem que tem qualidade e merecem jogar na equipa principal.
    Haja pois atitude e não deixar andar.
    Equipa:
    Nuno
    Fucile, Stepanov, J. Paulo Chech
    Bolatti, Castro, Lima
    Tarik, Rui Pedro, Gonzalez
    Na segunda parte colocaria o Adriano para lhe dar ritmo e ver como está pois é muito preciso .

    ResponderEliminar
  12. E esses 2 jogadores formados localmente? NO JOGO falam em Nuno e joão paulo. N é necessário q a formação seja no FCP, localmente referem-se à FPF, Portugal. Não é assim? Sendo assim parece q nem sequer é necessário q castro e rui pedro e ventura jogeum sequer 1 minuto.

    ResponderEliminar
  13. Teixeira acho bastante legítimos os receios dos portistas para este jogo mediante os jogadores escolhidos, principalmente devido ao último caso de eliminação do FCPorto de uma competição com uma equipa pequena. Acho por isso incompreensível que tentes insinuar que alguns portistas preferem perder só para terem razão.

    Tb não compreendo o defender incondicional ao treinador por parte de alguns portistas só por este continuar a vencer jogos. Vencer é o que mais interessa, mas ninguém perfeito e como toda a gente o Jesualdo comete erros que estão sujeitos a críticas. Por isso não compreendo, e aqui não é contigo, quem aqui vem, qd o FCPorto vence, atirar aos outros portistas com as vitórias como se elas não fossem de todos os portistas. E por último e mais grave, novamente não tem directamente a ver contigo, são aqueles que, por outros criticarem o clube ou treinador, etc., começam logo a dizer que quem faz isso não é portista.

    Já agora Teixeira, se as regras falarem de titulares, como parece ser a dúvida, a tua equipa tb não poderia entrar em campo.

    Lucho, o jogadores da formação têm de ter, no máximo, 21 anos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Não sabia dessas regras por acaso mas fazendo então o desafio do Zirtaev:

    H.Ventura
    Fucile
    J.Paulo
    Stepanov
    M.Cech (Por favor JF, nem sonhes em meter o Lino, é uma nódoa)
    Bollatti
    Castro
    Kaz
    L.Lima
    Edgar
    Farias

    Entrar (se não ocorrer imprevistos):
    Adriano (não sei se já faz os 90 minutos)
    Rui Pedro (Dar oportunidade ao jovem)
    M. Gonzalez (desde que vá para extremo)

    Sobre a escolha do GR, apesar de ser quase certo que o Nuno vai voltar para o banco em breve devido ao quase regresso do Helton, podemos dar uma oportunidade ao Ventura para pelo menos ter 90 minutos com a camisola do FCP.

    O Edgar penso que como até teve bem no último jogo, merecia continuar no 11. O Farias para ganhar ritmo.

    No entanto uma coisa é certa: È hora de apostar no Stepanov!!!

    ResponderEliminar
  15. Efectivamente, e para além da preparação do jogo em si, é necessário alguma ginastica para fazer cumprir os regulamentos.

    Em relação ao facto de ter de levar para este jogo 5 jogadores que foram titulares em um dos ultimos dois jogos, penso que não obriga a que eles sejam titulares ou que joguem um tempo minimo, têm é de participar no jogo.

    Assim, e respondendo ao desafio:
    Nuno
    Fucile, J Paulo, Stepanov, Cech
    Bollati, Castro, Leandro Lima
    Mariano, Tarik, Farias

    Na minha equipa tenho 5 titulares (ZIRTAEV: o Cech não jogou a titular contra o Maritimo?)
    Ao intervalo, entra o Rui Pedro para o lugar do Tarik. Assim o RP faz os 45m e o Tarik, vai descansar.

    ResponderEliminar
  16. A esta hora, que já sei que o FPC foi eliminado, resta-me dizer ao autor do post "Sábias palavras, meu caro".

    Estou triste. Não escrevo mais.

    ResponderEliminar
  17. "Aliás, tivemos de marcar os penalties na baliza dos adeptos do Benfica, mas aí dou razão ao árbitro, que me respondeu que o futebol é para o público e do outro lado só havia uma parede"

    -Tirado do maisfutebol...Comentário do Treinador do Estrela! Então o àrbitro é que escolhe a baliza?...Eu até vi o senhor árbitro a arranjar a relva para o último jogador do Benfica marcar o Penaltie...InBestigar MIJONAMOR InBestigar!...

    ResponderEliminar