22 fevereiro 2008

A Europa dos ricos


Acaba de ser publicado o ranking de receitas orgânicas dos clubes europeus para a época 06/07 (Deloitte Football Money League). Antes de mais convém assinalar que este ranking de receitas exclui receitas com jogadores (i.e. transferências). Dois factos saltam à vista:

1) As receitas dos maiores clubes europeus continuam em forte crescimento: os 20 clubes mais ricos viram em média um aumento de 15% em relação à época anterior.

2) A diferença entre eles e... nós, FCP. Principalmente entre os clubes do top10 e nós (que não entramos sequer no top20).
O Real Madrid lidera a lista com receitas de 350 milhões de euros; no 9o lugar temos o Inter com 195 milhões - compare-se isso com os 55 milhões da FCP SAD. Dito de outra forma, o Real tem receitas orgânicas cerca de 6x superiores às nossas, o Inter 3,5x.

Alguns olharão para estes números e encolherão os ombros, dizendo que no futebol a "lógica é uma batata". Pois bem, desde que a Lei Bosman impera que não é bem assim: nas últimas 3 épocas os clubes do top10 de receitas açambarcaram 71% dos lugares nos 1/4 de final da Liga dos Campeões. Se a isto juntarmos outros clubes um pouco mais abaixo, temos que em média 7 das 8 vagas nos 1/4 final são preenchidas pelos 20 clubes mais ricos da Europa.

Será pois a nossa sina ficar para trás? Penso que "nim". Em média sim, teremos cada vez menos sucesso comparativo em relação ao top10; mas penso ao mesmo tempo que podemos ir sistematicamente aos 1/8 final e fazer "umas flores" de vez em quando, indo mais longe - vencer a Liga dos Campeões é um sonho, mas não impossível.

Que fazer? Muita coisa poderia ser dita sobre isto, mas resumidamente: penso que as receitas podem ser esticadas, em particular as receitas televisivas. Mas acima de tudo penso que temos que apostar na nossa grande vantagem competitiva: o mercado português, começando pela formação (e passando pelos estrangeiros que jogam em Portugal).

Mercado português onde ainda por cima há pouca rivalidade financeira, o que leva a que a pressão a nível de salários e passes seja mais baixa do que em Inglaterra, Espanha ou Itália.

O objectivo será pois conter as despesas o melhor possível (contendo as despesas em passes e salários) potencializando as mais-valias financeiras de futuras vendas (não esquecendo no entanto que nem todas as compras devem ser na perspectiva de vender mais tarde), sem comprometer a valia desportiva do plantel. Sem se gerar mais-valias financeiras consideráveis não teremos hipóteses de discutir taco-a-taco, ano após ano.

Isto não invalida naturalmente que se explorem outros nichos (ultimamente tem sido o argentino) - mas que ninguém se ilude que o FCP vá conseguir sistematicamente comprar jogadores argentinos com cartaz (como era o caso de um Lucho ou Lisandro) a preços acessíveis. Isto pode parecer um paradoxo mas quanto maior sucesso tiverem Lucho e Lisandro no FCP, menor a probabilidade de que façamos negócios idênticos no futuro (já que cada vez mais os clubes europeus ricos irão directos à "fonte"...).

A médio e longo prazo, o nosso futuro na Europa passa pela aposta no mercado português: repare-se que as grandes mais-valias geradas nos últimos anos foram todas oriundas do mercado português: R Carvalho, Pepe, Deco, P Ferreira. Anderson foi vendido por valores elevados, mas com mais-valias mais baixas (já que foi bastante mais caro - tal como um Lucho, já agora).
José Rodrigues in Reflexão Portista (18/02/2008)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Sou o Moderador do FC Porto PlanetaPortugal - http://fcporto.planetaportugal.com
    e venho informar que o vosso blog ja está linkado no nosso portal em http://fcporto.planetaportugal.com/links.php

    Estamos a oferecer a todos os blogs do Futebol Clube do Porto um quadro de Cotações em Tempo Real das Acções da Porto SAD. Se quiserem usar basta colocar no vosso blog o seguinte código:

    <iframe src=http://fcporto.planetaportugal.com/bolsa/afiliadofcp.php space=0 vspace=0 width=170 height=247 marginwidth=0 marginheight=0 frameborder=0 scrolling=no></iframe>

    Se quiserem podem ver a demonstração em http://fcporto.planetaportugal.com/ferramentas.php

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. "Caso Joana
    Inspectores da PJ acusados de torturarem Leonor Cipriano vão a julgamento
    O Ministério Público acusa os inspectores de alegadas agressões a Leonor Cipriano em Outubro de 2004, que terão sido cometidas durante os interrogatórios à mãe da menina, com o objectivo de obter uma confissão.
    15:11 | Sexta-feira, 22 de Fev de 2008

    Arquivo Expresso
    Leonor Cipriano

    Os quatro inspectores da Polícia Judiciária acusados de terem torturado Leonor Cipriano e um outro por alegadamente não ter denunciado o crime foram pronunciados para julgamento, disse esta sexta-feira à Lusa fonte ligada ao processo.
    O caso foi objecto de debate instrutório concluído a 11 de Fevereiro, em Faro, durante o qual um dos advogados de defesa, António Pragal Colaço, acusou a juíza de instrução, Ana Lúcia Cruz, de ter tomado a decisão de os levar a julgamento ainda antes do debate.
    Além de quatro inspectores da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa, o Ministério Público entendeu também acusar o ex-coordenador da Polícia Judiciária de Portimão, Gonçalo Amaral, de não ter denunciado o caso.
    O Ministério Público acusa os inspectores de alegadas agressões a Leonor Cipriano em Outubro de 2004, que terão sido cometidas durante os interrogatórios à mãe da menina, com o objectivo de obter uma confissão.
    Os cinco elementos da Polícia Judiciária estão acusados de tortura, omissão de auxílio e falsificação de documento.
    Tal como o seu irmão, João Cipriano, Leonor Cipriano foi condenada a 16 anos de prisão pela morte da sua filha, Joana, em Figueira, concelho de Portimão."


    -Esta notícia é veiculada pelo Expresso desta semana e apresenta fotografias ilustrativas dos métodos utilizados para "obter informações"...Pelos vistos a PJ de Lisboa é muito "limpinha e directa" nos interrogatórios que faz ao contrário -segundo eles - dos que são efectuados no Porto...Pergunto: será que é assim que a MJM pretende alguma confissão de JNPCosta?...Atenção Ana Salgado!...Trancas à porta...

    ResponderEliminar
  4. Excelente reflexão aqui trazida e com a qual concordo quase em completo. O senão tem a ver com o facto de ter-se "desinvestido" no mercado português, mas pode voltar-se a dar atenção ao mercado interno.

    ResponderEliminar
  5. Concordo em pleno com a ideia de investir no mercado interno,existem por aí bons jogadores que precisam só de ser trabalhados em boas condições!Claro que quando isso acontecer tambem vai atrair muito oportunista que depois vai tratar de inflacionar esse mesmo mercado,mas enquanto os abutres não aparecerem...Penso tambem que se calhar não é má ideia investir na formação!Parece que o nosso FCP se prepara para isso em força!Espero que sim!

    ResponderEliminar
  6. É evidente que o investimento feito em jogadores adquiridos no mercado nacional é mais rentável pois o valor de referência é em princípio mais baixo, no entanto tudo está muito dependente do rendimento da equipa num determinado momento, senão vejamos: os nomes mencionados e outros porventura merecedores de igual referência como Rui Barros, Futre, Madjer, Baía, Artur Jorge, Mourinho, foram todos exponenciados pela excelente campanha feita pelo FCPorto durante os últimos vinte anos...Se tal não sucedesse os valores envolvidos a realizarem-se essas transferências, seriam infinitamente menores...Claro que será cada vez mais difícil encontrar grandes valores em Portugal, normalmente eles serão captados ainda muito jovens e estarão sempre preferencialmente ligados aos Clubes de maior nomeada, a partir daí cada um dos outros pretendentes nacionais terá grande dificuldade em os adquirir, a não ser que eles se desvalorizem por circunstâncias fortuitas ou por menor atenção dos Clubes a que estejam ligados...Será sempre mais fácil encontrar valores nos Países emergentes como os Países Africanos, Sul Americanos ou Asiáticos, mas para isso é necessário investir em peritos, gente que saiba fazer uma avaliação pormenorizada, constante e consciente...De qualquer forma todo o tipo de investimento terá de ser encarado com sendo de risco elevado, porque são tantos os factores envolvidos neste tipo de contratações - não nos esqueçamos que estamos a falar de seres humanos, não falamos de objectos- que tudo é possível de acontecer...A nível Nacional muita atenção e sensibilidade na observação, é preciso ter mesmo uma capacidade extremamente aguda de percepção de qualidades inatas nos jovens que deambulam um pouco por todo o lado...Observar casualmente na rua um jogo de brincadeira, parar e tentar perceber essas qualidades nos miúdos que ali evoluem descontraidamente...

    ResponderEliminar
  7. Só queria ressalvar duas coisas: Clube dos mais ricos do mundo é para rir, certo? Desde quando gerar mais receitas num ano os torna nos mais ricos?

    Depois dizer que o FCPORTO nem no TOP20 está, é de uma ignorância extrema, tanto mais que os resultados do FCPORTO nem sequer são analisados no estudo porque ele é feito só para quem têm as contas consolidades de todo o grupo empresarial e esse não é o caso do FCP, logo fazer esse tipo de comparações é neste impossivel pois não conhecemos todos os dados.

    ResponderEliminar