27 fevereiro 2008

Hoje a prioridade é a Taça...

Vou ser desta vez do "contra", na minha estreia a lançar jogos. Proponho a equipa que Jesualdo não vai apresentar. Mas devia fazê-lo. Hoje a prioridade é a Taça, daqui a uma semana a Champions. Boas hipóteses de seguir em frente em ambas as competições. Por isso, concentração total e a melhor equipa precisam-se.

O dérbi de sábado não interessa para a Liga que tem noutro dérbi um interesse menor, por muito que o inflaccionem. E tal como Pacheco poupou jogadores à bica de cartões para sábado, metendo só Marcelão de início com a Académica e deixando Diakité no banco com Gilberto (entrou a meio da segunda parte), Jesualdo devia poupar os seus melhores para as grandes decisões.

Não se percebeu se, na luta pela permanência, Pacheco devia apostar no confronto directo com um candidato à manutenção como a Académica, ou meter as fichas todas num combate directo frente ao FC Porto no sábado no Bessa.

Parece que o Boavista é que vai jogar a decisão do título e, assim, o FC Porto fazer figura de sparring-partner. Por isso, não deve arriscar-se a integridade física dos portistas, com Quaresma à cabeça já que foi posto na redoma. Lisandro tem também vantagem suficiente para ser o melhor marcador que até final ninguém mais marcará os golos que já marcou. Lucho merece igualmente um fim-de-semana, ele que está sempre a procurar os melhores passes para os compatriotas marcarem e a tentar vislumbrar o filho na bancada quando não se entretém em minhoquices com os argentinos a festejar golos e golos e golos.

Foliões os argentinos? Não tanto quanto Jaime Pacheco, mas o melhor é deixarem-no fazer a festa para a qual o Boavista, num face-lift simpático de Álvaro Braga Júnior a ceder milhares de bilhetes a 5 euros para portistas como para boavisteiros, merece uma boa audiência. Só as incríveis narrações de jogos na TVI é que podem deitar tudo a perder.

Mas esse jogo de menor importância vem longe e, claro, não tem relevância.

Hoje ao fim da tarde é que tem de ser: o FC Porto com tudo na mão para chegar às meias-finais que a FPF não quer perder com os melhores dos semifinalistas e para o que não poupa nos árbitros certos para o interesse desportivo não sair defraudado, que a verdade nunca pode estragar uma boa história.

Já a ingénua Liga não acautelou na trôpega Carlsberg Cup (prefiro a Superbock, Cristal ou até sem álcool).

Obrigava o Quaresma a aguentar outro jogo a ver como se joga a sério e tinha-o fresco que nem uma alface contra os chalkes que todos temos atravessados na garganta e olhem que muito berram eles na sua arena e por aí mereciam golear.

Pronto, podem dizer cobras e lagartos do onze menos provável, mas não neguem que tem lógica.

19 comentários:

  1. Claro que tem toda a logica.

    O Boavista, mesmo que estando a meio da tabela, jogaria nos limites, nao, para la dos limites como em todos os jogos contra o Porto. Esse é o primeiro ponto.

    O segundo é que o Porto tem campeonato muito bem encaminhado. O Benfica vai voltar a perder pontos no grande embate do Portugal dos pequeninos e nao é por perdermos contra os do Bessa que o campeonato fica mais complicado, nem pouco mais ou menos.

    A taça torna-se assim outra prioridade, que passara de novo, provavelmente, a competiçao secundaria quando eliminarmos o Shalke.

    Acho que se pedia o melhor onze, para tentar resolver o encontro na primeira hora de jogo. Depois é dar minutos e confiança a outros elementos de valor contra os rapazes das camisolas remendadas, poupando jogadores decisivos para o embate do dia 5 de Março.

    E que nem passe pela cabeça de Jesualdo colocar Quaresma, Lucho, Pedro Emanuel ou Lisandro contra o Boavista. Se o fizer é porque ainda nao aprendeu o suficiente para nos levar longe na Europa.

    Se fizer exactamente o que estamos a dizer, entao estamos perante um homem que sabe muito bem o que quer.

    Ja repararam no gozo:
    Poupar jogadores para o campeonato à vigésima jornada.


    Agora quanto à capita civilizacional de que o Ze Luis fala, leiam:

    "AGRESSORES INDENTIFICADOS"

    "As equipas de investigação da PSP já estão a seguir os vários passos das claques, quer do Benfica quer do Sporting, na sequência dos incidentes na madrugada de segunda-feira, em que um adepto leonino foi ferido à facada.

    As vigilâncias e os seguimentos aos elementos considerados mais perigosos estão a cargo da Depipol (Departamento de Informações Policiais), da Direcção Nacional da PSP, e da Unidade Regional de Informações Policiais (UNIP), estrutura do Comando da PSP de Lisboa, que normalmente vigia a actividade destes grupos organizados.

    Os agressores já estão identificados pela PSP e PJ, que tem o encargo da investigação, e o objectivo das vigilâncias é não apenas evitar futuros confrontos, como também fazer uma avaliação de risco. Com efeito, os agentes tentam determinar até que ponto as agressões representam, ou não, um caso isolado, facto que influenciará o tipo de dispositivo policial destacado para o dérbi de domingo, em Alvalade.

    O contorno genérico do plano será divulgado pelo Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, depois de amanhã, numa Conferência de Imprensa agendada para revelar o contingente seleccionado na operação.

    Por outro lado, sabe-se também que os jogos desta noite, para a Taça de Portugal - Benfica-Moreirense e Sporting-Estrela da Amadora - serão já seguidos de forma particular pela PSP. A proximidade geográfica (Luz e Alvalade) e o horário dos confrontos - o dos encarnados inicia -se uma hora mais cedo - originam a concentração das autoridades que acompanharão as movimentações atentamente.

    Recorde-se que os incidentes entre os grupos dos dois clubes terão começado ainda no fim-de-semana. Elementos ligados a uma claque leonina ter-se-ão envolvido com representantes afectos ao emblema rival, no regresso de Setúbal. As cenas de pancadaria sucederam na zona do Alto dos Moinhos.

    O adepto sportinguista terá sido identificado na rixa e posteriormente atacado quando regressava a casa, na área da Amadora. Aí, sofreu três facadas na região do tórax e uma queimadura de segundo grau nas costas - ferimentos que constam do relatório do Hospital Francisco Xavier, unidade onde foi assistido.

    O alegado simpatizante passou a noite em observação e foi transferido para o Hospital Amadora Sintra.

    Horas mais tarde, já estabilizado, recebeu alta clínica."


    Que corja que vai nessa capital do lodo. Pelos vistos uma das armas da agressao também era o tal bastao com que Brilhantina e Bexiga foram sovados.

    ResponderEliminar
  2. Não acredito esses titulares todos em campo hoje.De qualquer forma os que não forem titulares estarão no banco para qualquer eventualidade.

    Quanto ao jogo do Bessa eu não colocaria nenhum dos titulares que Jesualdo está a pensar utilizar contra o Shalke. Porquê?

    - Temos mais do que margem pontual para poder resguardar esses jogadores.

    - Pacheco já anda a preparar e a falar do jogo do Porto há mais de uma semana.

    - Toda a gente sabe como o boavista joga contra o Porto. e Pacheco vai dar as ordens do costume.
    O risco de nos lesionarem jogadores é tão grande que é de evitar mesmo a sua utilização.

    - Há uma série de jogadores da "2ª linha" que estão bem melhores do que há uns meses atrás, isso é evidente e dá-nos até confiança para mesmo assim vencermos no Bessa.

    - Temos o jogo da época poucos dias a seguir, e todas as forças serão necessárias, pois vai ser um daqueles jogos em que vai ser preciso "comer a relva" 90 minutos (pelo menos).

    - Acredito e tenho bastante confiança na passagem aos quartos, mas estamos em desvantagem e os alemães não são uma equipa fraca...

    - Se para nós o jogo com o Shalke é o jogo da época, para o clube alemão é o jogo da vida, pois é um momento histórico que estão a viver.

    - tenho um pressentimento que poderão ser precisos pelo menos 3 golos para eliminar os alemães.

    - Vai ser um jogo intensíssimo tanto a nível físico como a nível mental.


    Se Jesualdo coloca titulares no Bessa e algum se lesiona vai-lhe cair tudo em cima e caso a eliminatória com o Shalke não corra bem pode ficar aí bem enterrada a renovação.

    Sabemos como as coisas funcionam.

    ResponderEliminar
  3. Tourizense-Benfica: 2 adeptos esfaqueados.Guimarães-Benfica:1 adepto esfaqueado.Esta semana mais 1 adepto esfaqueado.Porque quem? Sempre pelos mesmos: as ilegalizadas claques do Benfica.Os fazedores de opinião não se revoltam?

    ResponderEliminar
  4. Estou quase como o Zé Luís, hoje era bem capaz de colocar alguns titulares, ainda assim talvez não todos, e depois contra o Boavista mandava os 2 argentinos descansar e mandava o Helder Barbosa jogar, já que a última vez que lá jogou o Sr. Pedro Henriques fez o favor de o expulsar por 2 faltas normais.

    Depois, na 4ª feira estamos todos fresquinhos para arrumar o Schalke que nos ficou entalado na garganta.

    Hoje, interessa passar às meias finais depois vem o Sporting e jogamos a final contra o Vitória de Setúbal para eu repetir a minha viagem ao município de Oeiras jogar no seu estádio municipal.

    ResponderEliminar
  5. Olá.

    É a minha primeira visita a este blog, que conheci ontem, pelo JN :)

    Considero que o Porto deverá ter cautelas neste jogo contra o Gil Vicente... Atléticos, Fátimas e outros que tal foram exemplos suficientes.

    Julgo que o Jesualdo tenha percebido isso. Mesmo contra o Sertanense, alguns titulares jogaram, o que dá sempre alguma estbilidade à equipa.

    Os próximos dois jogos são fundamentais no futuro da equipa. No bessa, o Porto vai ter um dos jogos mais dificeis da época (como na época passada) e contra os alemães irá ser o derradeiro teste à nossa estrutura quer táctica quer colectiva.

    Esperemos que sejam dias felizes.

    Gostei do blog.. prometo continuar a visitar!!!

    Edu

    http://bitaitadas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. O ponto prévio que vou dizer a seguir devia estar inserido no post, mas devem ter percebido o seguinte:
    mandei o texto do editor Zirtaev na 2ª feira à noite, muito antes de conhecer os convocados de Jesualdo. Mas a convocatória não veio desmentir em muito o onze provável que, como eu admitia, muitos concordariam. Isto é: Helton e B. Alves ficaram de fora (creio que o Meireles também, digo de memória), mas o preenchimento desses lugares não causa perturbação e nem será por aí que o FC Porto estará menos apetrechado para esta noite. Já Fucile e Quaresma, ausentes no último jogo, são irrelevantes por não terem jogado e precisarem de um descanso, físico e... mental.
    Ou seja, estão criadas as condições para se apresentar o quase melhor onze, com os argentinos, o P. Assunção, o Tarik, enfim o professor não descura a Taça.
    Como partilhamos aqui a mesma ideia, realmente consensual, e já se percebeu como o Pacheco quer mostrar serviço no sábado sem jogar a meio da semana, deve-se meter o segundo onze no Bessa. E numa boa noite até ganha o jogo, como o 3-0 da pré-época que foi um banho de bola e com bis do Tarik.
    Agora, não misturemos futebol com as coisas bexiguentas que propositadamente deixei para outro post abaixo. É que tudo isto mete nojo, é o logo que vai ficar após se esfumar a justiça popular do Apito Dourado.
    Dos probemas capitais do país, pois que os resolvam lá entre o recreativo e o desportivo, como diz um amigo meu.

    ResponderEliminar
  7. Ontem, o doutor Rui Moreira ensaiou uma crítica em directo aos que se manifestaram de uma forma mordaz ao acontecido ao Rui Santos...Eu fui um deles, por isso devo fazer aqui valer, o meu direito de resposta. E aproveitando o citado acima ou atrás por Porto.do.Crime de Miguel Torga:«MALDITO SEJA QUEM SE NEGA AOS SEUS, NAS HORAS MAIS APERTADAS!» é que eu respondo ao que é subliminarmente apontado como uma "tendência" para admitir o crime e o sancionar...Não me venham falar de Liberdade, especialmente aqueles que nada fizeram -nem um milímetro mexeram- para a possibilitar...Faz-me rir que personagens que colaboraram com o Antigo Regime -ainda que de forma adocicada- como Pinto Balsemão, Sá Carneiro, João Bosco Mota Amaral ou Diogo Freitas do Amaral sejam agora apontadas como figuras exemplares de Liberdade...Quando vejo as imagens que aparecem do Antigo Regime e observo as viagens de Francisco Pinto Balsemão na sua qualidade de deputado da Nação, interrogo-me: onde estava este senhor no 25 de Abril?...Para mim -devo afirma-lo alto e bom som- a Liberdade é um valor inestimável e incontestável. Mas também devo considerar que a Liberdade deve ser exercida com responsabilidade e consideração pelo outro. Muitos só vêm a parte do copo que está meio cheia...E não devem olhar -talvez por preguiça- para o seu interior analisando as suas cumplicidades com os regimes estatuídos, sejam eles do foro Político ou meramente Desportivo! Todos verificamos ao longo dos tempos -e já vão sendo longos e suficientes- que o Rui Santos é alguém que nutre uma "afectividade" muito especial por todos nós Portistas...As suas intervenções roçam o ridículo quando tenta adornar os seus discursos patéticos sobre Futebol, metendo sempre uma acha no corpo do nosso Futebol Clube do Porto! Por vezes esquece-se -ou recorda-se disso- e para dar uma noção de isenção e pluralismo ataca os seus clubes de coração, especialmente quando eles estão um pouco por baixo -o que ultimamente acontece muitas vezes, graças a Deus- e claro, nem sempre será bem entendido nessa sua manobra...Lá vem novamente à baila a máxima de MIGUEL TORGA!...Se bem repararam nenhum dos comentadores do Trio de Ataque concordam com o que ele foi dizendo ao longo do tempo e confessaram-no...Eu acho que todos têm direito a dizerem as maiores baboseiras do Mundo, não podem é esperar sair impunes de tais desatinos...Ou então acreditam que o Deus da Fortuna os acompanha quotidianamente!...Condeno toda a agressão, bárbara ou não, que for feita sobre quem não tem culpa do que lhe está a ser cometido.Já sou um pouco mais permissivo a julgar alguém que dá uma estalada noutro e espera daí a submissão e vê por reação voltar-se a caça contra o caçador! Há muita gente que agride diariamente e sem escrúpulos através de métodos "assépticos" como os Jornais ou as Televisões muitos outros...O Jornal em que aparentemente trabalha Rui Santos, faz disto uma bandeira constante e diária, no fundo este Pasquim faz da campanha diária torpe e grosseira o seu verdadeiro ganha pão! Merece castigo? Divino, afirmo sem rebuço que sim! Humano, tenho as minhas dúvidas, mas sei que os Tribunais são apenas espaços de degladiação onde os vencedores são antecipadamente conhecidos...Coitado do Zé Ninguém que pretenda ver reparados aí os danos provocados pelos Poderosos...Daí que muitos só esperem justiça completa, actuando pelas suas próprias mãos! A culpa de quem é? De quem age assim ou de quem cria as condições para que isto aconteça? Soubemos que o Correio da Manhã fez nestes dias imediatos quase uma passagem macia sobre tudo o que aconteceu, a SIC também, pareceu-me! Surpreendente, nem tanto, se julgarmos que esta agressão poderá ter vindo de quem eles menos esperavam...Por isso a sabedoria popular tem os seus ditames, e "quem semeia ventos, colhe tempestades", "não cuspas para o ar que podes levar com ele em cima" ou "prepara com cuidado a cama em que pretendes vir a dormir" tem a sua razão de ser...E fica muito mal a quem não gosta da utilização destas amostras de sabedoria do tempo, aplicar algumas -quando dão jeito pessoal- como "não rias do teu vizinho, que o teu mal vem pelo caminho" que bem no fundo chegam a cheirar a ameaça de tipo um pouquinho subliminar!

    27/2/08 14:09

    ResponderEliminar
  8. E já agora o meu "chapeau" para Rui Oliveira e Costa, que merecia um pouco mais de solidariedade de Rui Moreira...

    ResponderEliminar
  9. Relativamente ao jogo de hoje apenas um pedido que é extensivo também aos próximos desafios da Primeira Liga: não se deixem adormecer pelos cantos das Sereias camufladas...Lutem pelos vossos objectivos sem desfalecimento e descansem apenas quando eles estiverem verdadeiramente alcançados! Convém olhar um pouco para trás e verificar outros momentos e o que se passou mal escorregamos, ainda que levemente...Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  10. ola amigos portistas.
    è a minha primeira escrita para este blog dedicado essecialmente as questoes do meu clube do coração e de sempre.
    Antes, gostaria de afirmar e nunca e demais dize-lo da dedicação do Autor deste blog. e a todos que nele participam, parabéns!!!
    relativamente a esta questão, tenho uma opinião muito própria, para mim os jogos são todos para ganhar e sempre com a melhor equipa que se possa ter em campo seja para a competição A, B ou C, porque se entramos nelas é sempre para ganhar ou entao estamos a desvalorizar as competições, Porque??... " cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém..." e nós temos exemplos passados disso. Portanto a equipa que o zé luis apresenta manteria a 100%. Em relação ao Quaresma eu acho que ele precisa e de trabalhar mais e nao descansar pois um jogador da sua categoria (inquestionavel)que em 90 minutos de jogo dá três corridas, sim, tres corridas, porque só se ve isso no estadio, nao é pela televisao que se vê, e está cansado a meio da época, meus amigos muito mal vamos nós de futebol em Portugal e no nosso Clube, digo eu...!!!
    De qualquer forma sei que vamos ganhar com esta ou outra qualquer equipa que o mister Jesualdo Ferreira coloque em campo, porque as Vitórias dão mais força às vezes do que o proprio exercicio fisico diario e o F.C.PORTO está num Bom momento em todos os aspectos.
    Força PORTO

    ResponderEliminar
  11. Sem querer imiscuir-me nos assuntos internos do meirelesportuense, mas pegando no "dribling" entre Rui Oliveira e Costa e Rui Moreira, o Trio d'Ataque de ontem deixou perplexo. Mas isto é uma coisa que vai amadurecendo em relação à apreciação geral do programa, que nem sempre vejo e raramente do princípio a fim pelo que tenho vindo a detectar de anomalias insanáveis do alegado moderador aos pretensos críticos que apostam mais em consensos de opinião, para tudo sair (a) bem, do que em confrontos evidentes que marcam as fronteiras entre os diversos interesses clubísticos.
    Ou no programa precedente ou no penúltimo, Rui Moreira mostrou-se desagradado com o "vício de forma" do ângulo de análise dos casos de arbitragem dos outros dois comparsas do programa. "Ai a tendência é esta?", disse mais ou menos neste espírito, como se fosse passível de surpresas que os "adversários" (não "inimigos") vissem os lances de arbitragem contra ou a favor do FC Porto (e dos seus clubes) da forma linear que é passível também de não surpreender: o que é a favor do FC Porto está mau, o que é contra está bom.
    Ora, quando ROC argumenta - aliás como o inefável Paulo Bento - que o golo (para mim mal anulado) do Sporting no Bonfim mudaria o rumo das coisas, Rui Moreira perdoou a estocada "prometida" do anterior programa.
    Então, por sinal assisti, Rui Oliveira e Costa comentou que o Sporting ganhou bem a Supertaça, ao que Rui Moreira retorquiu com a influência do penálti não marcado para o FC Porto por Bruno Paixão.
    Ontem, RM perdeu a melhor ocasião de todas de desmascarar a falsa hipocrisia do politicamente correcto do programa a não lembrar como a Supertaça seria, decerto, do FC Porto se o penálti de Leiria fosse marcado (e convertido, claro) e não negado de forma grosseira pelo famigerado árbitro sadino anti-FC Porto.
    Acredito que múltiplos afazeres e deslocações consequentes de RM não permitam acompanhar todas as peripécias do pontapé na chincha, que requer muito acompanhamento e atenção às entrelinhas por quem deseje comentá-lo. Mas esta era uma que RM devia ter "fisgado".
    Não percebi, mas isto de arbitragens é como as cerejas, como RM conseguiu imaginar um pontapé livre indirecto por Luisão ter atingido um jogador do Braga (Jailson ou Matheus) na 2ª parte do Benfica-Braga.
    Esta decerto nem o Jorge Coroado de azia se lembraria.
    E o JC de azia não se lembraria porque descreveu a coisa mais bárbara da história das análises às arbitragens na sua apreciação em O Jogo de 2ª feira.
    "HÁ UMA DISPUTA DE BOLA COMPLETAMENTE NORMAL, ONDE A ESTATURA PREVALECEU, NÃO HAVENDO RAZÕES PARA SER MARCADA GRANDE PENALIDADE".
    Para quem não viu, dado todos os resumos no dia seguinte terem branqueado o lance, Luisão não disputou um lance aéreo com um adversário, de cabeça. Deu um pontapé, certamente não com a intenção de agredir mas falhando o alvo primordial que é a bola, no dorso esquerdo do bracarense, não jogando a bola, dentro da área, o que só pode configurar penálti.
    Foi argumentado que no painel de O Jogo a divisão de opiniões é 2 pelo penálti e 2 pela absolivão. Destes, o caso de Coroado é doentio e seguramente influenciado por algum aroma etílico e não elitista... O outro caso, já reconhecido de um pardal fora do ninho, é de António Rola, reconhecendo que "Luisão ao tentar jogar a bola provoca contacto com o adversário", o que se não é demência absoluta contradiz pelo menos o sentido pragmático do entender o português.

    Eu percebo o "chapeau" que o meirelesportuense dá a ROC pelo elogio do adepto leonino a Pinto da Costa e a sua entrevista à SIC.
    Eu considero que ROC é excelente no programa, na sua costela leonina, enquadra bem os assuntos e define melhor as ideias.
    E como não sou de modas, até partilho da opinião de ROC, contrária à de RM e APV, de não ter havido penálti sobre Nuno Gama que arrastou os pés para provocar o contacto com Grimi e ganhar um penálti indevidamente.
    Ou seja, por fim, continuo sem ver quem possa, desapaixonadamente, ver um penálti, um fora-de-jogo, uma falta com isenção e sentido das realidades de um jogo e da dificuldade de o arbitrar, como é exemplo o 2º golo portista ao P. Ferreira e um alegado fora-de-jogo, que não se vislumbra mas, em todo o caso, seria humanamente impossível de detectar como bem foi referido, por todos, no programa.

    ResponderEliminar
  12. Acho que deviamos disputar todos os jogos na maior força, com os jogadores que derem mais garantias para ganhar o jogo.

    Ninguém quer perder pontos para o campeonato, mas saberá muito melhor dizer que ganhámos a dobradinha do que dizer que se foi campeão com 15 pontos de vantagem.

    Força FC Porto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  13. De todo esta pequena conversa com Rui Moreira, é um assunto interno apenas meu...Eu tento dar o meu contributo para que as coisas corram o melhor possível aos nossos representantes, daí considerar que é um problema interno sim, mas de todos nós os que passeamos neste e noutros espaços irmãos. E aquilo que o Zé Luís diz, vem de algum modo dar-me razão a outras intervenções já feitas aqui. Para mim o senhor Rui Moreira face -suponho- a múltiplos afazeres relacionados ou não com a sua actividade Profissional, não se prepara convenientemente para arcar com estes duelos semanais...Essa do Livre Indirecto dentro da área do Benfica é sintomático de uma gritante impreparação...Por falta de conhecimento futebolístico deu uma de generosidade -para com o APV- que a meu ver não a merece de todo...Aquilo é Penaltie grosseiro, o Luisão acerta somente no corpo do Bracarense e este é que desvia a bola, talvez "auxiliado" pela pancada que levou do Brasileiro...O outro lance que também é comentado já é mais duvidoso, Luisão depois de tentar travar o Mateus, cai ou deixa-se cair e com isso o seu corpo impede(?) por projecção o Bracarense de pontapear da melhor forma a bola...Mas é muito difícil descortinar intenções nestas jogadas. Sobre o Bruno Gama, também me pareceu que o Setubalense -grande jogo- se projecta -à Liedson- quando passa pelo jogador Grimmi...Ele já vai em queda bem projectada -pés posicionalmente bem paralelos- ainda não fora tocado por ninguém...Com o Estrela da Amadora na semana anterior aconteceu precisamente o mesmo, o jogador do Sporting(?) lança-se sobre o guarda-redes contrário em autêntico mergulho para a piscina...Claro que arrastando os pés naquele tipo de movimento bem ensaiado acaba sempre por tocar no adversário, só se este fugir a sete pés do nadador-salvador inesperado...Essa impreparação para o debate é lamentável, porque nós depositamos nos nossos maiores representantes expectativas elevadas para estes confrontos e senti-mo-nos defraudados que eles não mostrem a sua argumentação devidamente estudada...Se eu fosse assim preparado para um exame, era chumbado pela certa. E no segundo golo Portista não há fora-de-jogo de todo, o Farias tem o seu alinhamento físico ligeiramente atrás do último jogador do Paços...Quando falo em alinhamento físico, refiro-me à perpendicular que imagináriamente atravessa o centro do corpo de um determinado atleta...Se mesmo assim este personagem-o jogador em análise- por características fisionómicas pessoais -nariz grande, pés compridos ou alguma verruga mais saliente- faça passar para lá da linha estes apêndices, não pode por isso ser considerado fora de jogo...A perpendicular que marca o centro físico do jogador é que determina em boa verdade a sua posição! A não ser assim o Chalana estava sempre em fora-de-jogo! Já repararam no tamanho do nariz dele?...Parece o Astérix...Já viram um alinhamento militar? O que é que conta?...Se virem bem, os mais pequeninos mesmo alinhados estão sempre atrás dos outros -se contarmos com os pés- e mais abaixo- se contarmos com a cabeça...Mas estão bem alinhados, só que têm por exemplo pés que calçam 39 e assim ao lado de outros que calcem 45 ficam atrás 6 pontos, na opinião de muitos comentadores Desportivos estariam sempre off-side! Na opinião de comentadores -sabedores- de geometria estariam sempre alinhados!

    ResponderEliminar
  14. ´...so para completar o que disse o zé luis, é vergonhoso o nivel de alguns comentadores televisivos do futebol português!! como não é falta o pontapé que o que o Luisão deu no avançado do S.Braga, so faltou arrancar o braço ao Homem!!!! isto vai de mal a pior...

    ResponderEliminar
  15. No meu primeiro post de hoje falei em exclusivo dos próximos jogos da nossa equipa de futebol.

    Já que o assunto foi parar ao trio de ataque eu apenas digo: Ouviram as reacções de Rui Moreira e de Rui Oliveira e Costa à entrevista de Pinto da COsta não ouviram?

    Nem acrescento mais nada.

    ResponderEliminar
  16. Nao acho que o Rui Moreira tenha alguma vez estado particularmente bem no trio de ataque.

    Gosto do que ele escreve e partilho da grande maioria das suas opinioes quanto ao clube e tudo aquilo que o rodeia.
    Porém, futebol nao é o forte de Rui Moreira. Por isso mesmo, a sua prestaçao no trio de ataque nunca vai ser boa quando se falar de futebol.
    Qualquer leigo na matéria sabe ver que o Luisao faz pénalti, tal como qualquer leigo ve, que o Bruno Gama se atirou ostensivamente para a piscina.
    Antes do contacto ja ele ia com os dois pés no ar.
    (Nao é com essas 'qualidades' que o quero ver regressar ao FCPorto.)

    Acho que o Rui Moreira se deveria aconselhar mais ou melhor, nao sei qual sera o caso, antes dos programas. Nao precisa de mudar as suas opinioes essenciais, mas sobre questoes técnicas dever-se-ia preparar melhor.

    Espero um Porto concentrado e nunca sobranceiro, hoje com o Gil Vicente. Depois espero, ja o disse, que muitos dos habituais titulares fiquem de fora com o Boavista.

    Mesmo assim, vao ver, que ainda vamos ganhar mais terreno no proximo fim de semana.

    Quanto à bexigada, nao sejamos hipocritas. Ja todos sabemos o que a descomunicaçao social faz todos os dias para denegrir a imagem do nosso clube. Esse senhor Ruizinho Brilhantina, sempre o fez. Ja la vao 3 anos a dizer e a escrever sempre o mesmo sobre o FCPorto. Nunca foi agredido.
    Agora, o que mudou foi que, a sua dor é tanta, ao ver o seu clube do coraçao, que é o Benfica, ser humilhado ano apos ano na ultima década e meia, que ele nao se contem. Deixa escapar o que lhe vai na alma em relaçao ao seu clube (mesmo que seja um ignorante que nao sabe o que diz) e agora sofreu a reacçao dos encapuçados que se divertem às facadas no torresmo.
    Depois de nos deleitarmos com as parvoices semanais deste senhor, agora quem é que nao esboçou um sorriso quando soube que ele teve que andar aos pontapés para entrar na sua bela viatura? E que pontapés devem ter sido...
    Ainda agora me estou a rir. Nao me consigo controlar, o que é que querem que eu faça?

    ResponderEliminar
  17. Soren, o homem é do Sportem. Achei piada um dia destes a uma descrição dele feita num comentário no Pobo do Norte, em que o assemelhavam ao porta-chaves do Carlos Queirós.
    Mas nunca poderemos concordar com uma agressão seja a quem for. Por muito que nos dê vontade de...
    O contador de estórias do Blog da Bola parece apontar os arruaceiros para Belém, por causa da denúncia do caso Meyong.
    Vão ver que o Sacavenenses vai pagar as favas...

    ResponderEliminar
  18. Bem me parecia que a costela pendia mais para o Sporting, porquê? A célebre questão das gravatas!...Tudo tem o seu significado certo, queiram ou não alguns! Agora pintarem os agressores de Azul -tinha de ser...Os do Restelo estavam com os pés mais à mão! Mas se puderem mudar a bússola mais para o Norte, aí vêm eles!...Às armas companheiros, que eles se vierem vêm de burrico...E não é para se recensearem...Também assim percebo melhor porque os Sportinguistas se pronunciavam sobre quem devia substituir o Ruizinho!...

    ResponderEliminar
  19. Pensava que era do Benfica.
    Se é do Sportem, tem declaraçoes muito estranhas.
    Voces teem a certeza?

    ResponderEliminar