08 julho 2008

08/09 - Expectativas Azuis-e-Brancas


As saídas de Bosingwa e Paulo Assunção, ainda antes de terminada a época desportiva, criaram a este Porto 2 problemas de vulto, algo que, a uma semana da apresentação oficial, continua por ser contornado pela actual administração.


Chegado ao dragão no tempo de Mourinho, Bosingwa começou como um polivalente, um atleta cheio de potencial. Agora, é transaccionado como um defesa-direito de topo, que defende e ataca como poucos na Europa, assinando um contrato milionário com o sempre apetecível Chelsea. Em tempos, escrevi um texto sobre este jogador que conseguiu uma evolução a todos os níveis marcante, até para o mais optimista dos adeptos azuis-e-brancos, e a sua saída causa uma evidente mossa na equipa base de Jesualdo Ferreira, onde era pública a preponderância do rápido lateral. Será certamente tarefa muito complicada encontrar um elemento que traduza no esquema portista a confiança que José Bosingwa representava. Se Fucile parece ser a solução natural, a verdade é que o lado esquerdo da defesa não parece ter a segurança de outros tempos, e caberá ao reforço Benitez demonstrar o contrário, “empurrando” o uruguaio para a sua posição de origem.


Outro caso bicudo é o de Assunção. Contra às expectativas da maioria, certamente, Paulo Assunção fez-se valer de uma lei pouco digna, e assim saiu da cidade do Porto livre de qualquer contrato, deixando no entanto
um amargo de boca a todos aqueles que apreciavam as suas qualidades. O futebol consistente e geométrico do brasileiro foi pedra basilar do campeão nacional, e a situação actual deverá ser alvo de um estudo exigente, pois é sabida a preponderância da posição num esquema como o azul-e-branco, com um único médio mais defensivo. Entre caras novas e jogadores que transitam da época anterior, estas serão talvez as alternativas a focar:
1. Fernando: o médio brasileiro chegou ao Porto com cara de júnior, mas revelou qualidades de um veterano. É enorme o sentido táctico e a clarividência do jovem jogador, e a consistente temporada ao serviço do Estrela da Amadora poderá antever uma agradável surpresa.

2. Raúl Meireles: apesar de ocupar a posição de médio centro no esquema actual, Meireles iniciou a sua formação como trinco, e poderá ser o elemento escolhido para colmatar esta brecha actual. Contudo, não me parece que venha a ser a opção mais regular.


3. Bolatti: alto, forte, e de técnica apurada, o argentino aterrou no dragão recomendado por um nome de vulto: Diego Armando Maradona. Apesar de tudo, a sua integração foi paulatina, e nas várias oportunidades de que dispôs o médio alvi-celeste não conseguiu convencer a exigente massa adepta portista, apesar das suas evidentes habilidades. Habituado a um esquema táctico onde era um de dois médios mais defensivos, caberá a Jesualdo Ferreira saber potenciar um atleta que inequivocamente tem valor, mas que dificilmente poderá ser o pêndulo que Assunção representava na equipa.
Tanto Tomy, vindo do Rosario Central, como Guarin, jovem de 22 anos do Saint-Etienne e cuja aquisição parece previsível, chegarão ao dragão com um estatuto um pouco indefinido. Ambos são elementos “volantes”, prontos a ocupar uma posição ligeiramente mais avançada no terreno, e não serão de todo candidatos à posição que aqui referencio. Como tal, fica a dúvida se este Porto não estará a acreditar demasiadamente nas soluções internas para suprir duas tão importantes pedras do seu esquema.

Também publicado in Jogo de Área

34 comentários:

  1. Ainda não se sabe se o Quaresma vai sair do FC Porto.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. di jogo:
    Jogadores e jogadas
    JORGE MAIA

    Alguém com um raro entendimento sobre o funcionamento do futebol português disse uma vez que era mais importante assegurar o controlo de lugares nos organismos que gerem o desporto-rei do que contratar bons jogadores. O tempo parece querer dar-lhe razão, apesar de as últimas temporadas, incluindo a mais recente, o terem desmentido de forma veemente. O facto é que depois de uma época a todos os níveis desastrosa nos relvados, devidamente sublinhada pelo quarto lugar na classificação e por duas derrotas noutros tantos clássicos com os portistas, o Benfica está a discutir a participação na Liga dos Campeões - ainda que os encarnados apenas possam tentar assegurar o acesso à última pré-eliminatória - taco-a-taco com o FC Porto. Discute-a, tal como esse visionário previu, nos corredores e nos gabinetes, onde, de facto, os bons jogadores não fazem a mínima diferença, onde os resultados podem ser combinados ao jantar e as decisões se tomam de madrugada. Acontece, porém, que independentemente dos resultados destes jogos de bastidores, mais cedo ou mais tarde, a discussão há-de voltar a passar pelos relvados. E aí, tal como aconteceu nas últimas temporadas, serão mesmo os melhores jogadores a decidir. Sem apelo, mas talvez com agravo.

    Sorteio
    Arranque a doer

    Um pouco à imagem do que já aconteceu na última temporada, o sorteio do campeonato reservou um arranque complicado para o FC Porto. Com uma deslocação à Luz na segunda jornada que promete ser escaldante e uma visita a Alvalade à quarta, parece agora evidente que não partir com seis pontos de desvantagem pode vir a dar muito jeito...

    ResponderEliminar
  3. nuno, não sei, mas eu gostava que o Quaresma não sai-se do porto, nem o Lucho, eles para mim têm muito valor.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Ainda não se sabe se Quaresma sai e isso conta muito.

    Espero que se contrate o tal Sapunaru, parece que é bom. Sempre me oferece mais garantias do que um João Pereira.

    No meio campo, aquilo está com imensa gente, é óbvio que uns quantos vão ser dispensados. A única coisa que me dá algum sossego é o Lucho.

    O plantel está ainda muito indefinido!!!

    E provavelmente só irá estar alinhavado perto do início das competições oficiais.

    ResponderEliminar
  5. Será que o Jesualdo está a pensar na adaptação do Fernando, para defesa-direito?
    Tal como o Bosingwa, também era médio defensivo, apesar de achar que o Bosingwa, tinha mais tecnica e mais velocidade que o Fernando, mas pode ser uma solução interessante.
    De qualquer forma, continuo a achar que deviamos fazer um esforço e trazer o Drenth (defesa-esquerdo, do real Madrid), nem que fosse por emprestimo, porque o Lino, não tem mesmo categoria para jogar no FCP.

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao médio defensivo, acredito no potencial do Fernando, mas para ser o pendulo do FCP, penso que ainda lhe falta um pouco mais de experiencia, por isso colocaria o Meireles a trinco, Lucho e Tomás C./Guarin, como médios interiores.

    ResponderEliminar
  7. do jn:
    Manuel Luís Mendes e Vítor Santos

    As providências cautelares que Boavista e Pinto da Costa vão apresentar nos tribunais administrativos têm efeitos suspensivos. A pantera ainda não desceu, pois as decisões ficam congeladas. A bola salta para os tribunais.

    Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, disse, ontem, no sorteio da edição 2008/09 da Liga, que começou uma nova era no futebol português, mas a realidade é que se repete o imbróglio de há duas temporadas, então devido ao Caso Mateus. Desta vez, Boavista e Paços de Ferreira esgrimem por um lugar no principal campeonato. Em rota de colisão com a Liga de Clubes, a F. C. Porto, SAD não esteve presente no sorteio. A turbulência mantém-se, no arranque de mais uma época.

    Ontem, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), os funcionários receberam ordens para darem seguimento às decisões do Conselho de Justiça (CJ), emanadas a partir de uma reunião que pode estar ferida de ilegalidade, uma vez que o presidente do órgão havia encerrado os trabalhos sem analisar os recursos de Boavista e Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, relativos ao Apito Final.

    O presidente da FPF, Gilberto Madail, lamentou a imagem deixada pelos elementos do CJ, mantém-se vigilante e passa acção, com a abertura de um processo de averiguação às ocorrências dos acontecimentos de sexta-feira. O procedimento será conduzido por uma entidade externa à Federação. Certo que as notificações estarão hoje nas mãos dos clubes. As duas actas também seguem anexadas ao processo, para que os clubes/entidades interessadas possam recorrer para os tribunais administrativos.

    As providências cautelares, que, segundo juristas consultados pelo JN, como José Manuel Meirim ou Pedro Macieirinha, que defendeu o Gil no Caso Mateus, terão provimento, implicam a suspensão das deliberações do CJ, gerando-se, assim, uma curiosa situação que passamos a descrever: ontem, o Boavista estava na Liga (com asterisco), uma vez que o organismo que tutela o futebol profissional ainda não havia sido notificado; hoje, após a notificação, deixará de estar; dentro de poucos dias, após a mais do que provável aceitação da providência cautelar, estará novamente...

    Entretanto, como a sentença deve demorar de um mês a mês e meio, ela poderá ser dada já com os campeonatos em andamento. Assim sendo, a FPF pode fazer como fez com o Gil Vicente e solicitar o "interesse público" e anular a decisão em relação ao Boavista.

    Depois de ser avaliada a argumentação, as providências poderão dar lugar a acções principais. E, se vencer a posição de Boavista e Pinto da Costa, os recursos terão de ser reapreciados pelo CJ. A questão, agora, reside em saber por qual CJ... Pelo "grupo dos cinco", que levou a reunião até ao fim? Aparentemente, não. Isto no caso de prevalecer a posição dos axadrezados e do líder dos dragões. Para os juristas que defendem as causas dos portuenses, a reunião do CJ terminou sem os recursos serem julgados.

    Gilberto Madail apela ao consenso, mas as partes estão extremadas, como prova a carta enviada por Gonçalves Pereira ao presidente da Mesa da AG da FPF, Mesquita Machado, a pedir a suspensão dos cinco conselheiros, ao abrigo do Art.º 70 dos Estatutos da Federação. Este pedido, no entanto, apenas será avaliado depois de estar concluído o processo de averiguações determinado pela Direcção da FPF.

    Em simultâneo, existem movimentações para a convocação de uma AG com o objectivo de fazer cair o actual CJ, uma tese que foi derrotada na reunião de Direcção de ontem.

    A novela segue, portanto, dentro de momentos...

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que o Fernando, pelo que demonstrou no inicio da época passada e no decorrer do campeonato no Estrela da Amadora, tem potencial para o lugar de médio defensivo, não sei é se estará já preparado para entrar na equipa. Em todo o caso entre ele, o Bolati e o Raul Meireles é possivel encontrar uma solução.
    Quanto ás aquisições, é melhor esperar para ver. Nenhum deles é suficientemente credenciado para ocupar de imediato lugar na equipa. Além do mais não mais podemos esquecer, que se é certo que Lisandro e Lucho, são o que sabemos, também tivemos Mareques e outros parecidos.
    É também urgente resolver a questão Quaresma.
    O que me parece fundamental, sobretudo no momento actual, é começar o campeonato a ganhar. Seria mais de meio compeonato ganho, se à quinta jornada, tivesse-mos 15 pontos.

    ResponderEliminar
  9. O Porto não vai repetir os laterais da época passada, Bosingwa à direita e Fucile ou Cech à esquerda.
    Fucile não tem a velocidade de Bosingwa ou o jogo aéreo para ajudar a defender. Não se vai sentir grande diferença a atacar, já que nenhum dos dois sabe cruzar. A confirmar-se a contratação do romeno Sapunaru o Porto fica com uma alternativa mais forte no jogo físico, já que o romeno tem 1,87m e 81kg.
    O fim de época do Lino convenceu-me muito mais do que o inicio. Resta saber o que vale o Benítez. De qualquer forma é uma pena que o Cech não continue porque era, depois do Quaresma, o jogador do Porto que melhor cruzava.

    Não acho que a substituição do P. A$$unção seja problema. O Porto vai ganhar altura (9 cm no caso do Fernando e 16 cm no caso do Bolatti) naquela zona do terreno. Pode não ser muito relevante na liga portuguesa mas não o foi nos jogos com ingleses e alemães. O substituto também será um jogador com mais contributo para o ataque da equipa. Em 95 jogos pelo Porto o P. A$$unção só fez 5 assistências e 0 golos.

    ResponderEliminar
  10. Acho bem que a direcção se apresse a vender quem tem de vender e a reforçar o plantel com os jogadores que tem planeado contratar. Não quero parecer derrotista, mas tenho que ser realista e dar a minha opinião. Neste momento as coisas estão mais para ficarmos fora da champions do que para outra coisa. Se isto se confirmar é bom que o plantel esteja definido o quanto antes porque sem champions o FCP não vai poder pedir pelos jogadores o preço que corresponde ao seu valor real, logo tornar-se-á também menos atractivo para futuros reforços.
    Falando de casos concretos. O tão ansiado lateral parece ser mesmo o Sapunaru, não o conheço, por isso não posso emitir a minha opinião sobre o seu valor. De resto, é de acrescentar duas coisas que me deixaram estupefacto: O Ibson será emprestado mais um ano ao Flamengo. Das duas uma, o Ibson é um excelente jogador, ou ficam com ele ou vendem-no, agora empresta-lo de novo não me parece nada bem. Mas o caso pior prende-se com o Leandro, lembram-se dele? Aquele lateral esquerdo que foi contratado e nunca provou nada e que depois foi emprestado ao Palmeiras. Pois é, não só será emprestado mais um ano como, ao que parece, renovou contrato com o Porto.
    Só espero que as surpresas que o nosso presidente prometeu sejam de facto muito agradáveis, e não sejam Dudas e outros que tais, que é para ver se me distraio destes negócios perfeitamente ilógicos. Enfim, há coisas que não consigo entender na nossa direcção. Ou tenho razão e eles tomam, de vez em quando, atitudes incompreensíveis, ou então sou burro e eles têm mentes sobredotadas. Admito qualquer uma das hipóteses.

    ResponderEliminar
  11. Então parece que a surpresa do PC é o Imperador Adriano ;)

    ResponderEliminar
  12. Acho bem que a direcção se apresse a vender quem tem de vender e a reforçar o plantel com os jogadores que tem planeado contratar. Não quero parecer derrotista, mas tenho que ser realista e dar a minha opinião. Neste momento as coisas estão mais para ficarmos fora da champions do que para outra coisa. Se isto se confirmar é bom que o plantel esteja definido o quanto antes porque sem champions o FCP não vai poder pedir pelos jogadores o preço que corresponde ao seu valor real, logo tornar-se-á também menos atractivo para futuros reforços.
    Falando de casos concretos. O tão ansiado lateral parece ser mesmo o Sapunaru, não o conheço, por isso não posso emitir a minha opinião sobre o seu valor. De resto, é de acrescentar duas coisas que me deixaram estupefacto: O Ibson será emprestado mais um ano ao Flamengo. Das duas uma, o Ibson é um excelente jogador, ou ficam com ele ou vendem-no, agora empresta-lo de novo não me parece nada bem. Mas o caso pior prende-se com o Leandro, lembram-se dele? Aquele lateral esquerdo que foi contratado e nunca provou nada e que depois foi emprestado ao Palmeiras. Pois é, não só será emprestado mais um ano como, ao que parece, renovou contrato com o Porto.
    Só espero que as surpresas que o nosso presidente prometeu sejam de facto muito agradáveis, e não sejam Dudas e outros que tais, que é para ver se me distraio destes negócios perfeitamente ilógicos. Enfim, há coisas que não consigo entender na nossa direcção. Ou tenho razão e eles tomam, de vez em quando, atitudes incompreensíveis, ou então sou burro e eles têm mentes sobredotadas. Admito qualquer uma das hipóteses.

    ResponderEliminar
  13. Relativamente à posição 6, creio, que o Bollati parte em ligeira vantagem, até porque já fez o ano de estágio, esta época vai ter de atingir a velocidade cruzeiro, é assim que o nosso clube gere o futebol. O Fernando é um jogador interessante, é mais posicional, revela um sentido táctico mais apurado que o Bollati, mas perde em visão de jogo e qualidade de passe, por isso a luta não se afigura fácil. Uma das potencialidades do Fernando, é que, também pode jogar a lateral direito. Relativamente ao Zé, é de facto um atleta excepcional, foi contratado quando estava a potencializar a posição 7, tinha feito a ultima metade do campeonato no Bessa como médio / extremo direito. Nas camadas jovens era utilizado como pivot defensivo. Uma surpresa, poderá ser o Guarín, que nas camadas jovens do Boca jogou a 5 ( na Europa é 6 ).

    ResponderEliminar
  14. Boa noite a toda a bancada.
    Ando sem tempo nenhum para vir a este nobre espaço.
    .

    Havería muito que comentar,quando esteja mais desanuviado de tempo darei a minha impressão fundada juridicamente sobre o que achei da trapalhada do CJ e outros assuntos.
    Mas de momento quero é falar de futebol e deixo aqui apenas a minha nota de surpresa e indignação e deixo o tema a discussão:
    .
    .
    -O Porto volta a cedar o Ibson por empréstimo ao Flamengo....?Sabendo-se que o Flamengo não tem condições financeiras para o contratar e muito menos pagar-lhe o salário e que durante mais um ano andaremos a pagar ao Ibson para que ele ajude o Flamengo e não o Porto...?
    .
    Como se justifica este negóicio???E não digam, que ele nhao tem mercado,porque ele está actualmente entre os melhores jogadores da liga brasileira e era facilmente colocado num clube europeu.
    E a ser colocado no Brasil tería toda a lógica coloca-lo no São Paulo aonde as condiçõs financeiras do clube são melhores que as do Flamengo e aonde o Porto não tería que arcar com o peso do seu salário.
    .
    .
    Até no Brasil ficaram surpreendidos porque todos contavam que o Porto não sería parvo e nao emprestaría um jogador ao Flamengo só porque lhe apetecia jogar no Flamengo e assim perder mais dinheiro pagando-lhe os salários...
    .
    .
    Para isso não sería melhor incluí-lo no plantel em vez de andar a fazer negócios incompreensíveis como delapidar o nosso património desportivo proveniente da formação como o Paulo0 Machado para andar a trazer mais sul americanos ou trazer Tomás Costa que nunca jogou numa grande equipa na Argentina e muito menos na Europa...?
    .
    .
    Ibson não tem lugar neste plantel?
    Alguém da SAD devería explicar os contornos deste negócio e o que é que o clube ganha ao emprestar novamenteIbson e continuando a pagar os seus salários para ele andar a ajudar outro clube que não o Porto...
    .
    .
    .
    Por explicar está ainda as relações com o Sporting.
    O presidente do Sporting faz insinuações sobre a possibilidade do presidente do Porto e do clube serem corruptos e nós como prémio ainda lhes vendemos um jogador nosso....?
    .
    Há demasiadas coisas a acontecer que deveríam ser explicadas.
    .
    .
    E Pinto da Costa a dar uma de LFV a anunciar surpresas antes de os jogadores assinarem?
    .

    Esse tipo de conduta não é o habitual no nosso clube que sempre se pautou pelo rigor e seriedade no que diz respeito ao tratamento sobre a informação destes assuntos.
    Não gosto deste método de andar a prometer surpresas aos sócios,faz-me lembrar o Benfica com as suas promessas...Como o Malheiro quando assinou surpresas "no plural" na apresentação do Benfica e que depois afinal a surpresa foi não haver surpresa...
    .
    .
    Espero que o nosso presidente não embarque nesse tipo de política populista que nada tem a ver com a imagem e a filosofia que ele ao longo de anos criou para o clube e que sempre nos distinguiu dos outros que prometem equipas maravilha.
    .
    Espero que a grande surpresa não seja o Guarín ou outro jogador sul americano desconhecido.
    .
    Saudações portistas e este ano mais uma vez iremos comquistar no campo aquilo que outros tentam por secretaria.
    2ª jornada exige-se uma equipa que entre na Luz não apenas para ganhar,mas para esmagar o Benfica.

    ResponderEliminar
  15. Confesso que também estou algo perplexo com o empréstimo do Ibson - que deveria logo nter ficado na Europa - e a renovação do tal Leandro, imcompreensível!!!
    Espanta-me que o Machado não faça a pré-época...
    O Ibson deveria era estar aqui.
    Preocupa-me a questão Assunção pois ele era sem dúvida o ponto de equilíbrio da equipa.
    Mas agora temos de resolver a questão e por certo estaremos à altura embora se vá penar um bocado neste sector.Bolati... Fernando, Meireles..
    Preocupa-me o preço alto do romeno que ninguem conhece... Alguem tem conhecimento do Sapunaru??? apesar de ser europeu como eu prefiro.
    Mas confio que vamos ter boa equipa, o preidente não dorme.

    ResponderEliminar
  16. Não há ninguém que perceba o caso do Ibson. Não inclui-lo no plantel é uma asneira de todo o tamanho, mas continuar a sustentá-lo no Flamengo é de bradar aos céus.

    O Caso do Leandro também merece ir para o livro.

    Mas o pior de tudo é dar 3 ou 4 milhões por um nabo como o Mariano!!!


    Quanto à surpresa também estou de acordo. É discurso populista à benfica, não gosto nada disso. E depois de já andar a ouvir muita gente a falar de Ronaldinho Gaúcho e Adriano (Inter)....

    ResponderEliminar
  17. O Ibson é um bom jogador.....de futebol de praia. Não tem qualidade táctica para jogar na europa, será sempre um jogador do Brasileirão. Longe daqui. O empréstimo foi um bom acto de gestão, provavelmente não havia ninguém com 4 milhões, talvez , em Dezembro. O Machado fez uma época desastrosa no Leixões, curiosamente . O Mariano é grande jogador, tácticamente é do melhor, vai fazer uma grande época. As pessoas têm de perceber que a SAD, não brinca em serviço.

    ResponderEliminar
  18. ibson é um banal...um gajo que prefere jogar no brasil do que na europa, está tudo dito. Ja acha que fez uma grande carreira. Quer é samba e praia. Tive pena, pois acho que o deviamos ter emprestado ao um clube do Irao

    Venha é de lá essa surpresa...vi ai num site que seria o Adriano

    http://www.tribalfootball.com/article.php?id=101330

    Sonho com mais...

    ResponderEliminar
  19. entre o mariano e o alan e o putbull, prefiro o mariano!continuo a dizer que ta ali um grande jogador!
    o ibson concordo com o aleixo... e bom po futebol brasuca, nao sabe soltar a bola, nao e jogador po porto!
    pode ser que com outro treinador po ano o homem tenha uma hipotese e evolua.. vamos ver!
    p machado, vieirinha, helder barbosa... nao cheiram com o jesualdo simplesmente pk ele e muito cagao, nem quando ja era campeao apostou no helder barbosa!
    de resto.. grande plantel pa chegar longe na champs e limpar tudo aqui a brincar!
    falta so um lateral direito e um ponta de lança!
    (finalmente fala-se de futebol e nao de merdas de secretarias)

    ResponderEliminar
  20. Estou de acordo com o Ricardo Costa. De facto há muita coisa que deveria ser explicada aos sócios. Gostava de saber quanto já gastou em ordenados o Porto com o Claudio Pitbul, para além do preço do passe. Qual a rentabilidade que o clube retirou desta aquisição? A ser verdade que ele vai novamente ser emprestado ao Vitória de Setúbal, um clube simpático, mas que não tem quaisquer hipóteses de lhe pagar o ordenado, é incompreensivel. Será que depois da época que fez, não era possivel vendê-lo de modo a recuperar ao menos parte da despesa? Julgo que o contrato dele termina daqui a um ano e depois? Vai embora ou será que ainda lhe renovam o contrato para continuar emprestado? Francamente não percebo.
    Será verdade que renovou com o Leandro? Não posso acreditar.
    Compreendo que o Paulo Assunção não se tenha portado bem e compreendo que o Porto não pudesse oferecer-lhe um ordenado que desequilibrasse o nivel salarial da equipa, mas será que não havia formas de contornar isso, de modo a que ele renovasse? Não seria mais seguro investir nele o dinheiro gasto por exemplo, no Mariano?
    Gostaria que alguém informasse, ainda que por aproximação, quanto é que o Porto gasta anualmente com o pagamento de ordenados a jogadores emprestados. Compreendo o empréstimo de jovens, agora atletas com 25/26 anos ou mais não percebo.
    Acho que o presidente está a perder qualidades. Esta de anunciar surpresas não é própria dele. Também receio que estique demasiado a corda no negócio do Quaresma e com isso não se faça um bom encaixe financeiro, fundamental numa altura em que há fortes provabilidades de não entrar na Liga dos Campeões, ficando ainda com o jogador desmotivado, sabendo-se o quanto isso conta num individuo como é o Quaresma.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite

    Continuo a achar que o Sporting tambem está por trás desta confusão toda.
    Quem nos tem roubado as ultimas taças? Em que jogos houve mais polémica com arbitragens? Acho que andamos a dormir e bem. O Benfica e o Sporting tem estado de mãos dadas nesta confusão. Vejam como falou o R.Costa acerca do Sporting ao explicar a compra do Carlos Martins. Isto está tudo metido no mesmo saco. Quem andou os ultimos anos a gritar que o Sistema era o PdC e o Major? Quem mais ganhou com penalties e confusões. Só olhamos para o Benfica e esquecemo-nos que o Sporting, mais tem beneficiado com esta guerra. Os unicos que disseram claramente que o nosso presidente era corrupto foi o do Sistema.
    Temos que lutar contra todos e não só contra o Benfica. Estamos e estaremos sozinhos contra a corja da 2ª circular.
    Era roubar o Liedson para lhes pagar na mesma moeda.

    ResponderEliminar
  22. Não entendo porque criticam a politica de empréstimo de jogadores do Porto, sendo esta igual a qualquer outro grande clube europeu. Quando se dispensa jogadores emprestados corre-se o risco de repetir o episódio do Paulo A$$unção. Recordo que o Porto contratou-o em 1999 ou 2000, depois vendeu-o ao Palmeiras em 2001, contratou-o novamente em 2004 ao Nacional (por 2M€) e emprestou-o ao AEK antes de finalmente jogar pelo Porto.

    ResponderEliminar
  23. Leandro renovou

    O FC Porto apresentou a Leandro uma proposta de renovação até 2010 como condição para o ceder por mais um ano ao Palmeiras. Os documentos estão redigidos e a situação do lateral-esquerdo deve ser regularizada ainda hoje. Leandro nunca se impôs no Dragão.

    EXPLIQUE SR CALDEIRA

    ResponderEliminar
  24. Há demasiadas indefinições no plantel. Trabalho mal feito e muito tempo perdido com as advocacias...

    É evidente que a "máquina" esteve quase apenas virada para as leis.


    Fala-se na venda de MArek Cech há meses, o jogador não conta...mas ainda está pendurado.

    Adriano idem.


    Que faz o Lino no plantel?

    A novela Quaresma não tem fim à vista.Suazo,Pelé,Julio Cruz,Adriano...ainda vamos ver o plantel inteiro do Inter dados como envolvidos no negócio (um de cada vez..).


    Pitbull e Rentería não mereciam estágio?

    Quem será o 6? Será que ainda teremos de contratar um antes das competições iniciarem?


    O Def. direito tarda em chegar. Será sempre um jogador de campeonato diferente (e até de Continente).


    O Bruno ALves agora cada vez que abre a boca é para dizer que gostava de sair. Não basta ter o Pai a dar uma entrevista por semana a dizer que o filho quer ir para ali e acolá..
    Para quem no ano passado dizia querer ser o futuro capitão e fazer história no clube...

    Enfim..

    O Lucho também abriu a boca para dizer o mesmo..

    Nos 2 casos parece-me que se algum clube fizer uma proposta interessante vão embora. Parecem estar os 2 mortinhos que isso aconteça.


    Veja-se o exemplo digno do Lisandro. Melhor jogador da Liga, melhor época de sempre...Se falou alguma coisa terá sido com a SAd.Que era o que toda a gente devia fazer.

    Pedinchar nos jornais para sair do clube? Digno de gente pequena.

    O Lucho até foi ao ponto de dizer que 25 milhões era muito por ele, e que era aliciante ir para um Villareal...


    Meu Deus!



    O estágio está aí à porta e os estado das coisas não me agrada nada.


    Já nem volto a falar no populismo à Circo Lisbonense das surpresas que aí vêm...

    ResponderEliminar
  25. Uma questão que foi levantada por alguém aqui no blog, o empréstimo de jogadores em último ano de contrato.

    Vem-me logo à cabeça o nome de Bruno Moraes.

    Irá emprestado para um Setúbal ou coisa do género, com o Porto a pagar-lhe o salário, obviamente.


    Num caso destes havia 2 coisas a fazer. Ou vender o jogador ,ou fazer um acordo com o jogador para uma opção de renovação, adecidir em Janeiro, por exemplo.

    Se alguém o quer emprestado que paguem pelo empréstimo e que lhe paguem os ordenados.


    Este é aquele jogador que vejo à distância a vestir de vermelho.

    ResponderEliminar
  26. O Porto que não se deslumbre nem perca a cabeça com jogadores como Adriano, o tal Imperador. Não temos suporte financeiro para ele e ainda para mais seria um jogador nocivo para o grupo. Não queremos jogadores com vícios. Queremos jogadores com fome de afirmação, pois esses é que comem a relva.

    O segredo do Porto sempre foi a humildade e o trabalho e a coesão. Esta será sempre a nossa fórmula de sucesso, com os pés bem assentes no chão.

    Contratem um bom defesa direito, assegurem qualidade num médio defensivo, insistam no Pelé no negócio Quaresma.

    Para o ataque, já que prescindem de Renteria e Adriano (o nosso), contratem um avançado móvel suportável para as contas do clube.

    ResponderEliminar
  27. Já repararam que a história do Ibson e a história do Leandro tem um factor comum? O Flamengo? E para mim, quando surgem duas histórias ridículas com um factor comum, cheira-me logo a esturro! Cheira a esquema de empresários e de comi$$ionistas. Cheira a malta a meter dinheiro ao bolso! Não gosto nada.
    Quanto ao Adriano do Inter, acho o gajo um cepo. Um matulão, trapalhão e pesado que já há 2 ou 3 anos que anda com problemas disciplinares no Inter que já o recambiou para o Brasil pelo menos uma vez.
    Pelo estilo de futebol que Jesualdo implementou no Fc Porto, assente em transições rápidas e contra-ataque, há um avançado que me dava um daqueles gozos 3 em 1.
    1. muito rápido e mortal
    2. relativamente barato e com conhecimento do futebol português
    3. Mais uma grande bofetada naqueles filhos da puta daqueles marroquinos de merda.
    Nome : Miccoli.

    ResponderEliminar
  28. Para mim a grande injustiça é a ausência do pitbull. Carregou com o Setubal às costas e claramente merecia uma oportunidade.
    Acredito quee vamos ter uma supresa agradável com o Fernando, parece que tem todas as qualidades de bom trinco. O Bollati não me convence, muito fragil passa apenas para os lados e para trás e é muito lento de movimentos.
    Francamente o Ibson não me aquece nem arrefece, já o vi a jogar bem mas também a enterrar a quipa num estilo dolente e irritante.
    Que se defina a situação do Quaresma e do defesa direito.

    Renovação do Leandro.....é tão inacreditável que tem que existir uma resposta lógica que nos está a escapar!

    Que comece a nova época.(com este calendário era fácil recuperar os 6 pontos até à sexta jornada)

    ResponderEliminar
  29. do jogo:

    Freitas do Amaral lidera processo de averiguação à polémica reunião do Conselho de Justiça

    O professor catedrático Diogo Freitas do Amaral aceitou a proposta feita pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para liderar o processo de averiguação sobre o que ocorreu na reunião de 4 de Julho do Conselho de Justiça (CJ) daquele organismo. Numa declaração à agência “Lusa”, Freitas do Amaral disse ter aceite o convite endereçado ontem por Gilberto Madail e que, além de liderar o processo, vai ainda proferir um parecer jurídico sobre a regularidade ou irregularidade formal do que se passou. "Ficou assente que não me pronunciarei sobre a questão de fundo que estava em causa, isto é, conceder ou recusar provimento ao recurso interposto do órgão jurisdicional da Liga para o referido Conselho de Justiça", disse Freitas do Amaral. O antigo presidente das Nações Unidas e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros adiantou que a FPF pediu urgência na elaboração do seu parecer, devendo entregá-lo dentro de cerca de 15 dias. Freitas do Amaral referiu que começará já hoje a estudar a documentação que lhe será enviada pelos serviços jurídicos da FPF. Este especialista em Direito Administrativo pretende ouvir, em separado e em meados da próxima semana, os membros do CJ, caso estes aceitem encontrar-se consigo, bem como os três funcionários da FPF que apoiaram o funcionamento da reunião. Para o ajudar na tarefa, Freitas do Amaral escolheu como assessor jurídico o professor Pedro Machete, docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Freitas do Amaral informou ainda que até à entrega do parecer não prestará quaisquer declarações à comunicação social. "Até à entrega do meu parecer sobre este assunto, não farei mais declarações à comunicação social, que espero compreenda o dever de reserva que me imponho a mim próprio", disse Freitas do Amaral. Fonte da FPF confirmou à agência “Lusa” o convite feito a Freitas do Amaral, tendo salientado que o currículo do antigo governante e dirigente político fala por si próprio. Esta fonte federativa sublinhou o facto de Freitas do Amaral ter sido convidado no dia a seguir à deliberação da direcção da FPF de levantar um processo de averiguação e sublinhou que a esta escolha é uma prova de não ter havido interferência de qualquer entidade externa.

    ResponderEliminar
  30. "Marinho Pinto fala em "teia de interesses e poderes"
    L.P.V.

    António Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados (OA), abordou ontem os últimos acontecimentos do futebol português, defendendo que a previsível intervenção da Procuradoria-Geral da República (PGR) "pode clarificar a tenebrosa teia de interesses que domina os órgãos" da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Marinho Pinto foi mais longe, considerando que, em Portugal, "não há Justiça desportiva, há a lei do mais forte, vale tudo". E, acrescentou o bastonário da OA, a situação nem depende das pessoas que estão nos cargos. "Seja quem for que lá esteja, desde magistrados a outros juristas, não se pode falar em Justiça desportiva, mas sim em prevalência manifesta de interesses e de poderes", referiu Marinho Pinto. Por outro lado, O JOGO sabe que as partes interessadas (Liga, FC Porto e Boavista) ainda não foram notificadas pela FPF das decisões da última reunião do Conselho de Justiça. Algo que, porém, deve acontecer hoje."

    Ora aqui está um fulano com TOMATES...

    ResponderEliminar
  31. O Guarín já chegou, e vai assinar hoje pelo FC Porto, é o que li no Jornal O JOGO .
    Abraços

    ResponderEliminar
  32. Freddy Guarín já está no Porto. O colombiano aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro cerca das 17 horas de ontem e de lá seguiu directamente para o Estádio do Dragão a fim de iniciar a bateria de exames médicos que só completará esta manhã. Só depois irá oficializar o contrato de quatro temporadas com o FC Porto. Gaurín, contratado ao Saint-Étienne, a quem o FC Porto pagou um milhão de euros por metade do passe, chegou acompanhado por Mauríci Cerne e Marcelo Ferreira, seus representantes, tendo abandonado o aeroporto pela sala VIP, evitando dessa forma o contacto directo com os jornalistas. Depois de conhecer o Dragão e de efectuar testes médicos, o colombiano seguiu para o hotel para descansar e jantar. Nélson Benítez e Tomás Costa, outros reforços do FC Porto, deram-lhe as boas-vindas.

    O médio colombiano só treinará sob as ordens de Jesualdo Ferreira sexta-feira de manhã, na sessão que antecede a partida da comitiva para estágio. Isto porque amanhã é dia de folga para o plantel azul e branco, a primeira da nova temporada. Ainda assim, é de prever que aproveite para treinar sozinho no Olival - recuperando algum do tempo perdido - e ainda para se ir ambientando ao clube e conhecer um pouco da cidade.

    Incluído no negócio de Guarín, Paulo Machado foi emprestado ao Saint-Étienne até final da próxima temporada, ficando o clube com o direito de opção. O médio já está em França e, depois de concluídos os exames médicos, foi apresentado oficialmente como reforço. "Quero continuar a evoluir, a crescer, e dar o meu contributo para esta instituição. Falei com o Hélder Postiga, que disse muito bem do Saint-Étienne, do clube e dos seus adeptos", referiu.

    ResponderEliminar
  33. Na minha opinião - e sou Benfiquista - o problema do Porto esta época vai ser o Jesualdo ter que começar a alterar o esquema táctico e as rotinas de jogo que vêm desde o Co Adrianse, esse sim o grande obreiro do tri-campeonato.

    Sem Assunção, Bosingwa, eventualmente Quaresma o Porto continuará a ter talento no plantel mas sem rotina de jogo no onze.

    De qualquer forma os verdadeiros problemas do Porto neste momento não são desportivos. São de imagem pública e de credibilidade.

    ResponderEliminar
  34. Pulha... para um clube sem credibilidade e com ma imagem publica, não estamos nada mal:

    "O F.C. Porto foi eleito para o primeiro Board da European Club Association (ECA), em reunião realizada esta segunda-feira, em Nyon. Os azuis e brancos, na pessoa de Fernando Gomes, administrador da SAD, fazem parte de um elenco de 11 clubes que representarão o universo de 103 emblemas continentais que integram a associação."

    ResponderEliminar