20 julho 2008

Dilema a Meio-Campo

A partida frente ao Hanover 96 (8º classificado na última edição da Bundesliga), e todo o caminho que este Porto tem percorrido em Marienfeld, tem revelado acima de qualquer suspeita um Porto personalizado, consistente, e com um conjunto de reforços que contrasta com a última temporada, onde as contratações chegaram meramente para fazer número.

Stepanov, Bolatti, Kaz, Edgar, Luis Aguiar. Une-os o fracasso que as suas contratações representaram no universo azul-e-branco. Uns mais do que outros, certamente, mas um lote de jogadores que veio revelar que a atitude radical de tomar em consideração única e exclusivamente a estatura dos reforços não foi certamente a melhor por parte de Jesualdo Ferreira. Para 2008-09, a visão foi francamente mais ampla, e o conjunto de novas caras à disposição da equipa técnica portista tem sido uma agradável surpresa. Na partida de sexta-feira, foram mesmo os reforços aqueles que mais se evidenciaram, e não será surpreendente o facto de alguns dos mais antigos terem novamente marcado pelas piores razões.

Mas comecemos por aquilo que considero de mais positivo. Freddy Guarin: um médio colombiano de 22 anos, a fazer lembrar um Emerson que em tempos trouxe músculo e poder de choque ao meio-campo azul e branco. Guarin iniciou a partida na posição deixada em aberto por Assunção - aquela que diz ser a sua na selecção Colombiana - e apesar de não ter sido o pivot defensivo que o médio brasileiro cumpria primorosamente, mostrou sentido posicional, capacidade na recuperação e enorme facilidade para sair a jogar com rapidez e clareza. Os seus 1.84 permitiram-lhe também, por diversas vezes, salvar a equipa de perigo em lances aéreos dentro da grande área. No segundo tempo, Jesualdo concedeu-lhe uma função mais ofensiva, e o Colombiano foi capaz de surpreender novamente, com uma capacidade técnica apreciável, bom último passe e até pontapé de meia distância. Traz enorme profundidade ao miolo portista.

Tomás Costa foi outra das surpresas, apesar de também ele ter vagueado por espaços que não são habituais no seu futebol. Contudo, as qualidades estão à vista, e aquele que foi considerado a revelação do último campeonato argentino
poderá ser comparado de certa forma a Raúl Meireles. Extremamente móvel, é um médio de futebol simples e eficiente, tendo ainda o raro trunfo do passe longo. Tanto o vimos perto dos centrais como em zona de finalização, competitivo a defender e com passada larga na transição ofensiva. Tem pinta, e não será surpreendente a sua chamada ao onze inicial, agora que se aproxima o início do calendário oficial.

Um dilema chamado Bolatti: mas afinal o que se passa com este Argentino que fez maravilhas na liga do seu país? Depois de uma época em que lhe foi dado o benefício da dúvida, e se não bastasse a sua falta de velocidade, denota também uma gritante inadaptação ao futebol do campeão nacional. Sem rumo, foi mais uma vez um elemento que nada de novo trouxe ao conjunto portista, sendo pouco depois acompanhado por Fernando, um brasileiro que mostrou uma chama bem mais acesa no meio-campo defensivo da equipa. Estou convencido de que Bolatti foi um erro de casting, pura e simplesmente porque o seu futebol não se enquadra no onze actual dos tricampeões nacionais. Mario Bolatti demonstra ter qualidades com a bola no pé, saindo a jogar com facilidade, mas em contrapartida não tem o ímpeto necessário para se impor no miolo portista, quer como trinco, quer numa posição mais adiantada. Um puro caso de inadaptabilidade.

Fica na retina de qualquer portista uma partida extremamente interessante e emotiva, contrastante com os habituais confrontos mornos de pré-temporada. A cerca de um mês do início das competições “a doer”, mais concretamente com a Supertaça, este Porto parece não ter perdido o rumo depois das férias de Verão, e não só, revela também ter-se reforçado com cabeça, tronco e membros, com elementos competitivos, velozes e tacticamente válidos. E como é importante um bom começo…

Artigo também publicado em www.jogodearea.com

20 comentários:

  1. Muito bom o blog, Zirtaev e para o resto da equipak, podiam linkar o meu blog chama-se Azul e Branco e o endereço é:

    http://www.azul-branco.blogspot.com

    visitem e comentem

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste blog. É leitura obrigatória diariamente... continuem assim a informar o universo portista.

    Quanto aos reforços... gosto bastante da disponibilidade do Tomas Costa... espero não me enganar, mas acho que vai ser uma mais valia e continuo a achar o Mariano um grande jogador... não talvez para 90 minutos, mas enquanto tem força é de uma grande utilidade.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. entrevista hoje ao JN a cargo de
    FRANCISCO J. MARQUES

    Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, disse um dia que sonhava presidir ao F. C. Porto. Com isso marcou uma posição, ganhou muitos adversários mas continua a ser uma voz independente no universo portista. Não poupa nos elogios a Pinto da Costa e não perdoa "a clique" que diz rodear o presidente do F. C. Porto.

    É hoje um nome incontornável quando se fala da sucessão de Pinto da Costa...

    Não digo incontornável, mas faço parte, seguramente, das cartas que os sócios têm na mão. Eu faço parte desse baralho, não o ignoro.

    Admite mesmo candidatar-se à presidência do Porto?

    Eu não sei o que vai ser o F. C. Porto após a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Espero é que esta época de ouro dure muito tempo. Quando as circunstâncias se alterarem, seja porque o Jorge Nuno Pinto da Costa quer, seja porque o destino assim o obriga, vai depender desse momento e dessa circunstância. Se fosse hoje seguramente que não. Nessa altura, não sei.

    E no final do actual mandato?

    Faltam dois anos, é muito tempo, e estou convencido que Jorge Nuno Pinto da Costa se vai recandidatar a mais um mandato e, como tem sido hábito, eu serei um dos subscritores da lista de proponentes, como fiz da última vez. Hoje voltaria a propor Jorge Nuno Pinto da Costa para presidente.

    Suceder-lhe não será fácil?

    Depende da circunstância do momento. Os clubes, ao contrário das empresas ou das outras instituições, vivem muito do imediatismo. Não nos podemos esquecer que mesmo com Pinto da Costa, que tem uma presidência absolutamente irrepetível, houve uma altura, no tempo do Octávio, em que houve uma fortíssima contestação. Há uma coisa de que eu tenho a certeza, da mesma maneira de que é irrepetível - Jorge Nuno Pinto da Costa é irrepetível, ninguém vai conseguir o que ele conseguiu - também é irreplicável. Portanto, eu opor-me-ei a qualquer tentativa de uma fotocópia de Jorge Nuno Pinto da Costa tentar ser presidente do F. C. Porto. A "marcelização" do F. C. Porto não contará, com certeza, com o meu apoio.

    Tendo em conta o que acaba de dizer, o que defende para o pós Pinto da Costa?

    Pinto da Costa é um líder absoluto. Eu acredito que quando um grande rei absoluto desaparece se tenha de avançar para um modelo de alguma partilha. Ou seja, um modelo mais colegial. Julgo que terá de ser uma gestão mais partilhada. A seguir a esta liderança iluminada, a este absolutismo iluminado teremos provavelmente de seguir um modelo mais liberal.

    Que casa bem consigo?

    Mas também casa bem com muita gente. Este modelo que estou a propor casa bem com muita gente. Não casa bem é com algumas das fotocópias que por lá andam.

    É possível ser-se presidente cumprindo dois anos de castigo?

    Acho que sim porque não afecta a gestão, não afecta a liderança. Se se tratasse de um outro presidente, que tivesse sido eleito há um ano e que até tivesse perdido o campeonato, com certeza que afectaria. No caso de Jorge Nuno Pinto da Costa temos de pensar no "track record", e todos nós não acreditamos que ele seja culpado. E os que acreditam que se calhar até cometeu alguns pecadilhos ele já nos deu tanto de bom, que alguma coisita de mau a gente tem de suportar.

    Como é que analisa esta confusão jurídica em que o F. C. Porto ainda está envolvido?

    Relativamente à questão do não recurso eu entendi antes da decisão ser tomada - e continuo a entender - que o F. C. Porto devia ter recorrido. Também, disse na altura que estava convencido que isso não ia trazer nada de bom, porque eu desconfiava do Conselho de Justiça da Federação. Admitia que o F. C. Porto começasse o próximo campeonato com menos seis pontos, mas acho que esta questão é uma questão de bom nome. Acho que nesta matéria não deve haver calculismo. E recordo um episódio do passado. Num dos momentos mais brilhantes da presidência de Pinto da Costa, em que houve uma tentativa por parte da federação em alterar a realização da Taça de Portugal, Jorge Nuno Pinto da Costa disse, "não aceitamos, nem que por causa disso desçamos de divisão" e os sócios todos ficaram do lado do presidente Pinto da Costa. O F. C. Porto já admitiu por causa da honra a descida de divisão e nessa altura toda a gente concordou. Desta vez eram só seis pontos. Lamento, da minha parte não há calculismo.

    E porque foi tão violentamente criticado por pessoas próximas da SAD por causa dessas suas opiniões?

    Por eu ter dito que o rei vai nu. Por eu ter dito que no passado, com este presidente, se calhar sem estes administradores da SAD, as coisas eram diferentes.

    Ou seja…

    Ou seja, quando o menino diz o rei vai nu, a história não conta, mas o menino foi assassinado à tarde…

    Faz sempre a distinção entre o presidente e os restantes quadros que rodeiam Pinto da Costa.

    Por um lado, por uma questão óbvia de mérito. Eu não sou mal agradecido. Eu sou do tempo em que íamos para o Estádio das Antas ver o F. C. Porto ser penalizado pelas arbitragens, contentar-se com ficar em terceiro lugar no campeonato, não se queixar de ser prejudicado, sou do tempo do Porto perdedor. Ia lá na mesma, saia aflito, mas continuava a ir. Quem quebrou esse enguiço foi Jorge Nuno Pinto da Costa. E hoje tenho consciência que as coisas que correm bem no F. C. Porto e estou de acordo com 90% das coisas que ocorrem, elas todas se devem a Jorge Nuno Pinto da Costa. E mesmo quando não estou de acordo, normalmente ele tem razão e eu estou enganado, que fique também claro. Relativamente às pessoas que o rodeiam e que muitas vezes excluem qualquer crítica, o problema é que não lhes reconheço autoridade nem competência para assumirem este tipo de posições. Para ser muito claro, entendo que há uma clique que se aproveitou até desta fragilidade para se colocar na posição de lugar-tenente. Eu relativmente aos lugares-tenentes lamento, mas não tenho respeito.

    E em relação ao comportamento do Benfica e do Guimarães?

    Uma vergonha. O Benfica só não desapareceu no tempo do Vale e Azevedo porque continua a ser visto um pouco como o clube do regime. Com a vinda do Luís Filipe Vieira criou-se um unanimismo, com o apoio de grandes empresas, com muitos patrocínios, com a Câmara Municipal de Lisboa e do Estado que o Benfica haveria de voltar a assumir a liderança. Para essas pessoas, o Benfica é quase como se fosse o Comité Olímpico de Portugal, mas o projecto falhou. No relvado falha, porque eles não têm Jorge Nuno Pinto da Costa. Exactamente por eles não terem Pinto da Costa o modelo é tentar assassinar Jorge Nuno Pinto da Costa. Para mim, é isso que está em jogo. É um ataque ao F. C. Porto.

    Quem foi o melhor jogador que viu jogar com a camisola do F. C. Porto?

    Seria relativamente fácil dizer que foi o Vítor Baía, mas, depreendendo que está a falar de jogadores de campo, acho que foi o Futre. Lembro-me particularmente de um jogo extraordinário, com o Dínamo Kiev, nas meias-finais da Taça dos Campeões que viríamos a ganhar em Viena. Acho que nunca vi um jogador do F. C. Porto fazer um jogo como aquele.

    E o treinador?

    Mourinho. José Mourinho. Indiscutivelmente, nós íamos jogar a qualquer parte do mundo e íamos sempre tranquilos. Achávamos sempre que ele ia tirar, não um, mas vários coelhos da cartola. Até aquela história com a Lazio, quando ele não deixou que o adversário fizesse o lançamento. É um grande treinador. 'He is special'.

    Qual a vitória mais importante?

    Viena. Foi o virar da página, foi tornar-se um grande clube europeu. Eu estive lá com o meu pai, que era um portista ferrenho, e ele dizia: "A partir de agora entramos na lenda".

    E a mais saborosa?

    A mais saborosa foi a final com o Celtic, porque foi a mais emotiva, foi aquela em que tudo podia ter acontecido. Estávamos a gostar tanto do jogo que até poderíamos ter perdido e ficar a celebrar, como fizeram os escoceses. Foi uma das grandes finais europeias que eu vi.

    Qual foi a melhor notícia da pré-época, a confirmação da participação na Champions ou a contratação de Rodríguez?

    A contratação do Rodríguez, porque a questão da Champions nunca pus seriamente em dúvida. Rodríguez deu gozo, porque no ano passado a melhor contratação que tivemos foi feita por interposta pessoa, foi a contratação que o Atlético Madrid fez do Simão Sabrosa. Este ano, tivemos a vantagem de dois em um. Por um lado é mais um jogador importante que sai do Benfica, mas ao mesmo tempo vem para o Porto.

    Director das relações externas parece-lhe o lugar adequado para Vítor Baía?

    Eu sou amigo pessoal de Vítor Baía. O F. C. Porto deve uma festa de homenagem ao Vítor Baía. Não sei porque é que ainda não foi feita. Sei que há patrocinadores interessados e pergunto-me porque é que ainda não foi feito. Não gostaria que houvesse uma eusebização de Vítor Baía. É um dos casos raros de heróis portistas que tiveram reconhecimento nacional e internacional. E por causa disso e de ter sido excluído da selecção, há uma certa lenda à volta do Vítor Baía que eu não gostaria de ver delapidada.

    O presidente do Estugarda diz que o F. C. Porto é um case study, porque se trata de um clube que valoriza como ninguém os jogadores?

    É incontornável fazer mais valias. Isso foi bem explicado por Jorge Nuno Pinto da Costa no passado. Tem de encontrar os jogadores, melhorá-los, valorizá-los e depois vendê-los. Eu temo apenas que o F. C. Porto tenha uma fórmula monocromática de resolver os problemas orçamentais. Para ser muito claro: quais são as receitas que os clubes têm? Elas dividem-se num conjunto de sub-rubricas. Uma é naturalmente a transferência de jogadores, a outra é o merchandising e o marketing, depois há aquilo que tem a ver com as transmissões televisivas e com a bilheteira. O F. C. Porto tem feito algum esforço em termos de marketing, mas é muito difícil ir mais além. A nível de bilheteira, essa laranja está espremida, porque o estádio está cheio e os sócios neste momento não podem pagar mais. Onde é que podíamos fazer alguma coisa? Nos direitos televisivos. Eu acho que aí o F. C. Porto tem feito maus negócios, comparando com os clubes semelhantes. O que é fruto por um lado da fraqueza do campeonato português e dos seus adversários, mas pergunto-me se este assunto foi devidamente explorado. O que é facto é que está a ser projectado para além do que são os mandatos da direcção. Tenho algumas dúvidas sobre isto.

    E há forma de aumentar essas receitas num mercado tão reduzido?

    Se o F. C. Porto quiser continuar a estar entre os clubes médios da Europa vai ter de se aproximar da média europeia das receitas e onde está mais abaixo é claramente nos direitos televisivos. Se há grupos de media que estão a ser formados à custa desses direitos televisivos não deve ser tão reduzido assim.

    ResponderEliminar
  4. Não me queria referir muito ao senhor Rui Moreira...Apenas gostaria que ele dissesse sem subterfúgios quem são essas lapas dentro do Clube -que segundo a sua convicção- estão a alimentar-se do prestígio e sucesso do Presidente. Partilho das suas ideias quanto ao Futuro, o novo Presidente -o que substituirá PdaCosta, quando o seu magistério vier a terminar- se entretanto nada se alterar no panorama Portista, terá que ser um gerador de consensos, alguém que deverá antes do mais, aglutinar o mais que lhe seja possível, as diversas tendências existentes.

    O Jogo-Treino de hoje deu mais algumas indicações...Guarin perdeu um pouco de gás e Benitez recebeu uma carga suplementar. Confirmou o que eu lhe observara, ser um defesa muito posicional, mas hoje deu mais um cheirinho da sua graça, é um bom jogador e recorda-me -sempre as referências- um defesa tipo anos setenta...Mas tudo o que tiver que mudar para melhor dependerá da equipa técnica. Aprovado!
    Para mim ficou uma certeza, o Porto tem um plantel fortíssimo! Falta apenas um finalizador mais Jardeliano ou um complemento do Lisandro...Farias?...Candeias?...Tarik?...????....
    O golo do Bochun saiu de duas infelicidades do Stepanov -acho que encontrei hoje uma explicação para alguns desatinos, está infeliz no que faz, talvez por querer fazer tudo, muito bem e depressa. No global acho que demos um festival de grande colectivismo e vontade. PARABÈNS a todos!...
    Só um aparte, estes árbitros alemães não estão a ser investigados pela senhora Maria José Morgado?...Tassss...É demais, o de hoje -para além de proteger sempre os Boches- até terminou o jogo aos 90 minutos e quinze segundos. Esperem pelo que nos espera na UEFA!

    ResponderEliminar
  5. o Jogo de hoje foi agradável.

    Guarin e tomas costa parecem-me bons jogadores e acho que vão ser boas alternativas a lucho e meireles, ainda não os pude ver a jogar como 6.

    fernando- gostei muito do jogo dele do que vi até agora acho que é a melhor alternativa para a posição 6.

    nas laterais fucile vai ser dono de uma delas, benitez lino e sapu disputam o outro lugar, acho que sapu tem vantagem sobre os outros 2 é muito seguro a defender atacou pouco mas teve um lance ou 2 interessantes no ataque faz-me lembrar o seitaridis a jogar.

    rolando excelente reforço é o central mais rapido pode ser importante ao longo da epoca.

    alan é esforçado corre mas não é jogador para o FCP, gostei do candeias.

    bollati continua a dormir em campo.

    stepanov continua a estar ligado aos golos que o FCP sofre, devia ser emprestado precisa claramente de minutos mas não podem ser no FCP.

    Lucho, lisandro, alves,emanuel,rodriguez,fucile os mesmos de sempre.

    ResponderEliminar
  6. Bochum 1-1 FC Porto

    empatámos, o jogo até foi agradável, e lino perto do fim de livre directo restabeleceu a igualdade.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Leandro (Palmeiras) goza com renovação com o F.C. Porto

    Leandro, lateral esquerdo que representa o Palmeiras por empréstimo do F.C. Porto, decidiu reagir com humor ao propalado interesse do Bordéus no seu concurso. O jogador recordou que tem um contrato de cedência ao emblema brasileiro por seis meses, assinado a par de outro a prolongar a sua ligação aos dragões até 2010. Pelo meio, ainda rubricou mais um acordo. Vai daí, lançou a piada. Teve graça? Veja o vídeo e decida por si mesmo.

    «Bordéus? Isso é pilha errada. Acabei de renovar agora aqui com o Palmeiras, como vocês sabem muito bem, por seis meses. Tive de assinar três contratos, senão os portugueses não assinam, vou fazer o quê? Agora já apareceu isso aí, é novidade. Vamos aguardar, vamos ver», atirou Leandro.

    http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=973689&div_id=1304

    E renovámos com o Leandro para isto?

    Eu é que digo: "Vou fazer o quê?"

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. O Tomas Costa, o Guarin e o Rodriguez trazem muita qualidade: força, técnica e velocidade. Sao opçoes para o meio campo que nao tinhamos o ano passado. Deixamos de ter um plantel curto e leve e estas contrataçoes sao em tudo diferentes às do ano passado.

    O Fernando, dos reforços é aquele com caracteristicas melhores para se adaptar mais rapidamente à posiçao de trinco. O Guarin é para jogar mais à frente. Pode ser no entanto que evolua tacticamente de tal maneira na posiçao de trinco que Jesualdo "o faça" o tal 6. Acho no entanto que se deveria experimentar o Meireles nessa posiçao e libertar mais o Guarin e utilizar o Tomas Costa onde ele é efectivamente bom, que é numa posiçao ao lado do Lucho ou mais à frente, sempre no miolo.

    O Bolatti tem que ser emprestado.

    O Rolando vai ser titular ao lado do Bruno Alves, sera apenas uma questao de tempo até isto se confirmar.
    Concordo que o Stepanov precisa de minutos e nao no FCPorto.

    Nas alas, se o cigano ficar, temos talento, força e velocidade que nunca mais acaba. Rodriguez, Tarik e Quaresma, sao para dar agua pela barba a qualquer defesa. O Mariano esta muitos furos abaixo de qualquer um destes 3 craques.

    Prevejo que com um meio campo assim, vamos ver muitas vezes (ao invés da época passada) o Porto a encostar às cordas o adversario durante largos minutos. Portanto é imperiosa a contrataçao de um ponta de lança que venha ajudar o Lisandro na finalizaçao. Um jogador com presença na area que sera muito util em terrenos pesados e na Champions, onde as defesas sao muito fortes fisicamente. Farias sera opçao para o campeonato mas nunca para a Champions.

    Os laterais vao ser o Sapunaru e o Fucile, embora nao desgoste do Benitez e acho o Lino um jogador util, apesar de nao ter velocidade para defender contra grandes equipas.

    Se o Lucho ficar, este meio campo é muito, muito forte e vamos ser um caso sério na Champions.


    Mas existe um 'se'. E esta é uma nota muito importante:

    - Preparem-se para as arbitragens com que vamos ser presenteados na Champions.

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev és capaz de me explicar onde eu baixei o nível para apagares o comentário? E nem precisas de explicar porquê?

    Só te quero dizer uma coisa: coloca aqui o comentário e quem aqui vem julgará. Se não o fizeres vais ter problemas comigo e não duvides disso.
    E podem vir todos os advogados de defesa que quiserem defender-te.

    ResponderEliminar
  12. -Estava eu a olhar o céu Azul e fui-me apercebendo que o tom dominante ia variando com o passar do tempo e estava quase a atingir o Rosa...Ali bem perto, a meu lado, uma criança dizia a rir-se muito, "Pai o céu está a ficar côr-de-rosa"...
    Alguém respondeu, "é verdade, está a começar a anoitecer"...
    -Olhei para o Douro, nos bancos de areia um enorme grupo de gaivotas buscava alimento.
    Dedução minha: -Por isso! É por isso que as gaivotas são o símbolo do Clube de Rosa...E a seguir ao Rosa, vem o Lilás e ao Lilás sobrevem a Noite, negra como a Fria Morte!...
    -Acende a Luz Quique, senão ainda bates com a cabeça no Frigorífico!...
    No frigorífico?...Não pode ser Rui, temos que usar uma Arca, são quase quarenta Gaivotas para congelar!...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Normalmente não faço comentários sobre gente ignóbil... tipo Jorge Baptista, mas.. porque não?

    ... isto vem a propósito de personagens tipo mano... que gostavam de fazer parte deste clube, mas não é do FCP quem quer... ele bem tenta e é aqui que se sente bem, coitado... assume assim a sua frustração, não assumindo o que gostaria de ser...

    Devemos ser compreensíveis porque os seus insultos são fruto da sua experiência (frustração), o que ele diz das mulheres do blogue, já está farto de dizer à mãe, o que ele diz do Meireles ou do Zé Luís já o pai dele está farto de ouvir.

    ResponderEliminar
  15. No último FC Porto vs sl gayvotas, estava eu com cinco amigas dragonas no "Porta 29", em pleno Estádio do Dragão, quando entrou um adepto gayvota (seria o mano?). Sentou-se numa mesa próxima da nossa e olhava-nos fixamente. Esteve assim, uns dez minutos. Imperturbável. Não reagia às provocações que alguns adeptos dragões lhe dirigiam. Limitava-se a mirar-nos. De repente, levantou-se, encostou-se ao balcão, virou-se para o empregado e disse, batendo com a mão no balcão: "Um copinho de aguardente. Dois copinhos de aguardente. As meninas do Porto põem a gente quente."
    Dito isto, um adepto dragão de meia-idade encostou-se ao balcão, virou-se para o adepto gayvota e disse, batendo com a mão no balcão: "Um copinho de 'licore'. Dois copinhos de 'licore'. Mando-te com um banco nos cornos. Passa-te já os calores!"
    Toda a gente se riu. O gayvota foi-se embora, resmungando baixinho. Eu fiquei um pouco admirada porque os gayvotas não costumam gostar de mulheres, mas este ainda devia estar naquela fase da crise da identidade sexual.

    ResponderEliminar
  16. Visitem :

    http://LegionOfdragons.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderEliminar
  17. mano aristides é trampa. Este blog não é uma estrumeira. Pede-se aos administradores do blog que varram este monte de merda rápidamente.

    ResponderEliminar
  18. O mais preocupante da pré-época é que o Jesualdo vai continuar a inventar nos jogos grandes fora de casa. Se nas últimas duas épocas colocou centrais a jogar como laterais, agora aparentemente vamos jogar num 4-2-3-1 no qual os médios mais defensivos andam em campo a marcarem-se mutuamente e como defendemos com 10 jogadores atrás da bola, a transição defesa-ataque passou a ser inofensiva. Isto numa competição onde os golos marcados fora servem para desempatar. Duvido que esta época façamos melhor do que na última.

    ResponderEliminar
  19. Fui ver o último sl gayvotas vs FC Porto, no galinheiro da Luz, com o meu namorado que também é gayvota mas, felizmente, não é gay (este é dos poucos que não é, tenho provas).

    Fui, orgulhosamente, com a minha camisola do FC Porto e ele com aquele trapo vermelho que ele diz ser a camisola do sl gayvotas. Íamos de mãos dadas quando chegámos ao galinheiro e todos os gayvotas que encontrámos, assobiavam-nos e apontavam-nos o dedo (julgava eu que era por estar vestida com as nossas lindas cores). Quando nos sentámos nos nossos lugares, a situação piorou. Todos os gayvotas que estavam à nossa volta, cada vez mais incomodados, assobiavam ainda mais e apontavam o dedo. Até que o meu namorado, já bastante incomodado com aquilo, levantou-se e disse: "Parem lá com isso! Ela é do Porto mas está comigo e sou igual a vocês todos!"
    Houve um adepto gayvota que se levantou e replicou: "Não, não és!!! Gostas de mulheres!!! Que vergonha!!!"
    Foi então que percebi que, afinal, quem eles estavam a assobiar era o meu namorado.

    ResponderEliminar
  20. LOOOOOOOL...

    Muito bem Dragãozinha....
    De facto, este blog ganhou, entre outras coisas, muito sentido de humor com as tuas oportunas intervenções.

    ResponderEliminar