31 julho 2008

Quanto vale Quaresma?

"Quaresma não é um campeão. É um driblador. Quando está num dia bom, enerva muita gente. Mas, normalmente, não faz a diferença. Quando era novo, parecia um campeão, mas hoje em dia é apenas um bom jogador."
Arrigo Sachi (antigo seleccionador italiano) in Gazzetta dello Sport

Opiniões
Arrigo Sacchi nunca treinou Ricardo Quaresma. Que me lembre, nunca treinou uma equipa que tenha jogado contra o extremo do FC Porto e não treina actualmente nenhuma equipa interessada na sua contratação. Não tem absolutamente nenhuma ligação com o jogador do FC Porto e tudo o que sabe dele é o que terá visto pela televisão. O que terá levado, então, o antigo treinador italiano, a dar a sua opinião sobre o extremo portista, especialmente uma opinião tão radicalmente negativa? Nem sequer vale a pena enumerar a quantidade de opiniões diametralmente opostas à de Arrigo Sacchi que ao longo das últimas temporadas Quaresma foi justificando. Nem sequer vale a pena recordar que Marcelo Lippi, para citar apenas o exemplo de outro reputado treinador italiano, o considerou um dos seus jogadores favoritos. Afinal, opiniões, tal como chapéus, há muitas e muito diferentes umas das outras. O que me faz confusão é que a opinião de Sacchi, tão profunda e acentuadamente negativa, surja de forma tão oportuna nesta altura, quando FC Porto e Inter mantêm um braço-de-ferro sobre o valor de uma eventual transferência do jogador. Afinal, uma opinião tão profundamente negativa sobre Quaresma servirá apenas para desvalorizá-lo, o que, na situação actual, parece servir apenas os interesses do Inter de Milão, que passou as últimas semanas a tentar fazer baixar o preço do extremo portista. Ora, se o Inter não conseguiu fazer baixar a fasquia estabelecida pelos portistas para admitir negociar o extremo, não será a opinião de Sacchi a fazê-lo. O que não impede o italiano de ter sido desagradável. Desnecessariamente desagradável.
Jorge Maia in O Jogo

Para Arrigo Sachi parece que Quaresma não valerá muito. Para o Inter de Milão, parece valer menos de 25 Milhões de Euros. Para Pinto da Costa valerá perto de 40 Milhões, sendo que nas negociações a SAD poderá baixar algo.

Mas as principais questões são: quanto vale Ricardo Quaresma para os adeptos? E para a equipa?

45 comentários:

  1. Ainda não dei qualquer tipo de opinião sobre o Quaresma, mas muito já li o que dele dizem.
    Para uns adeptos é “deus”, outros assim-assim e ainda outros, como eu, nunca gostaram dele. O gajo se fizesse um jogo bom, na semana seguinte estragava tudo. Bastava que nessa semana aparecessem nos jornais a falarem dele…
    É indiscutível que foi decisivo em muitos jogos do FCP, mas se fizermos uma média, nunca ultrapassou o satisfaz.
    A maneira como pega na bola, o pé solto dos toques, faz lembrar o Deco a levar a bola. As suas trivielas são únicas, mas contando as vezes que foram bem sucedidas, os seus toques de bola e dividindo os "bons" pelos "maus", não passam de um redondo satisfaz.
    Espero sinceramente que o cigano vingue lá fora, mas 40 milhões? Já vi melhores a saírem por mesmo… Deixem o cigano ir para outra terra. Deixem-lo evoluir… Ficar mais um ano no FCP é estragar e perder 20 milhões certos…

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, Ricardo Quaresma é um jogador que necessita ter por trás um treinador que faça com ele o que fez Co Adriaanse. Mourinho é capaz disso e muito mais, Jesualdo Ferreira deixa os seus pupilos fazerem o que querem e dá-lhe quase liberdade total quando se trata de um menino mimado que teve o carinho dos adeptos, como foi o caso do Quaresma!

    Eu acho que ele no Inter de Milão com um treinador como o José Mourinho era capaz de valer até mesmo 50 Milhões de euros, aqui com um treinador como o nosso, que pode ser muito bom a nível nacional, mas nas provas a eliminar vale zero, como já deu para ver, nem 30 Milhões o Quaresma vale!

    Vamos ver como termina esta novela.

    ResponderEliminar
  3. Recomendo a leitura deste post sobre a opinião que Marcelo Lippi tem sobre Quaresma:
    http://liga-inem.blogspot.com/2008/07/marcelo-lippi-sobre-quaresma.html

    ResponderEliminar
  4. É indiscutível que toda esta novela não é boa nem para o quaresma mas principalmente para o porto.
    percebo que o clube não o queira vender por qq preço mas acho que desta vez está a conduzir mal o caso toda a pré-época foi condicionada por esta dúvida, quaresma fica ou não?

    já que teci mts críticas ao quaresma, concordo qd dizem que faz um bom jogo de vez em qd mas nos outros todos anda simplesmente a passear a categoria, mas sei que qd ele sair vou sentir falta dele, falta daquela adrenalina com que ficava qd ele tinha a bola sempre a imaginar o que sairia dali (na maior parte das vezes não saía nada mas a esperança estava sempre lá)

    A verdade é única

    Se o Quaresma ficar no porto, se não amuar e se o porto souber como trabalhar com ele, fará um jeitaço à equipa, imaginem o nosso trio de ataque
    |Rodriguez Lisandro Quaresma|

    e ainda a incógnita hulk
    (deposito mt confiança neste super herói)

    não são todos os jogadores que se podem dar ao luxo de ter uma compilação como esta
    http://youtube.com/watch?v=gjou3A7kEDw

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  5. Caros

    O Quaresma não é um jogador à Porto e por isso alguns adeptos perdem a paciência com ele. No entanto, o Quaresma é um jogador fenomenal e tem sido absolutamente decisivo para a nossa equipa. Mesmo quando não joga tão bem, tem sempre uma assistência, um golo, um livre que faz com que o jogo penda para o nosso lado.

    A minha opinião é que o Quaresma podia ser o melhor jogador do Mundo. E só o Mourinho é capaz de fazer do potencial, uma realidade.

    Por isso, está na altura de ele sair e de nós sermos recompensados principescamente por termos "recuperado" este talento fabuloso!

    ResponderEliminar
  6. A época foi delineada não contando com o Quaresma. Parece-me que ficar e conhecendo o feitio dele, só irá destabilizar o grupo e amuar aos primeiros assobios. Não auguro nada de bom e sinceramente espero que saia. Mas preocupado estou mesmo com o substituto do paulo assunção. Até agora nem vê-lo...

    ResponderEliminar
  7. Gosto do Quaresma e acho que ainda é util à equipa, apesar de tambem achar que se não sair esta epoca, terá mesmo que sair na próxima.
    Ele quer e o Porto tambem.
    Não gosto é de ouvir comparações com moutinhos e simões...

    ResponderEliminar
  8. O Quaresma é muito útil para a equipa do FCPorto.
    Aguardemos sobre o caso!

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Por estas razões, as da seriedade e profissionalismo, ou outras tão ou mais importantes, em qualquer sociedade ocidental existem códigos deontológicos para as diversas profissões que se assumem como decisivas no normal funcionamento dos regimes democráticos. É assim na engenharia, na medicina, na magistratura, no jornalismo, etc., etc.

    Dito isto, e não sendo Portugal um pais de budistas, não precisamos de lutar contra os nossos sentimentos. No entanto não me parece, que tenhamos que ser parciais na nossa análise e que façamos figuras ridículas em directo, seja na rádio, na televisão, ou a escrever em jornais que controlamos, resolvendo esquecer ética e códigos deontológicos que foram feitos para ser utilizados. Não entendo por onde anda o código deontológico dos jornalistas portugueses. Por sinal vieram de outra geração de "desacompanhados", a quem não foi ensinado o valor da verdade e da isenção. Os Manhosos proliferam.

    Desde o director do Publico, a defender a guerra no Iraque, mesmo depois de Barroso e Aznar (e o próprio cowboy) se terem penitenciado, o "senhor Publico" não dá o braço a torcer. Não têm capacidade jornalística para fazer mea culpa. Quem escreve em publico deve fazer "mea culpa". Mas não faz. E o Orelhas desse filme, um tal de Bush continua, mesmo depois de se contradizer, a ter razão. E é assim que Manhosos e companhias passam décadas à frente de instituições de "alta tiragem". Nem precisam de escrever a verdade quanto mais fazer mea culpa. O Porto tem armas de destruição maciça e é necessário aniquilar essa raça suicida.

    Lá se vai o código deontológico e a ética profissional de alguns e a imparcialidade de outros.

    Os outros são aqueles que nem são jornalistas, mas fazem papel de comentadores entendidos nas matérias de facto. A sua legião de "desacompanhados" bebe a versão Anti-Porto forever, os mauzões do norte, os reis da corrupção. Dart Vader deve ser destruído e os Iluminados precisam do apoio de todos para salvar a Galáxia. Em frente ignorantes!

    É nesta realidade que vivemos e com ela convivemos no dia a dia. Nas ruas quando passamos pelas bancas dos jornais, nos transportes públicos quando alguém consegue atirar um olhar discreto para as noticias do "outro" e, como se não bastasse, quando chegamos a casa vemos que afinal, até já nos invadiram dentro de quatro paredes.

    O Matrix anda por todo lado e a lavagem cerebral esta em curso há muitos anos. A única arma do FCPorto em toda esta cabala são as suas actuações irrepreensíveis e de superior categoria no terreno de jogo.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. O tema Quaresma levantado por Sacchi é muito pertinente.

    E concordo com a opinião do treinador que, por ser italiano, tem um modo peculiar de ver as coisas. Há que entender isto por esse prisma. Infelizmente, o patrioteirismo nacional do tipo "eu só defendi o minino", dá nas três coisas que esta matéria tem suscitado

    a) má ou incapaz tradução, pois não pode ler-se literalmente o que "campione" quer dizer
    b) peculiaridade da visão italiana que não os impede de contratar barretes e estourarem dinheiro (agora menos, porque também são obrigados a isso, quer pelos gastos excessivos do passado, quer por um controlo mais apertado do Fisco)
    c) atribuir a Sacchi uma intenção (desvalorizar um jogador que o clube rival deseja, mas podia conseguir os seus intentos valorizando-o para levar o mesmo rival a gastar os 40 milhões)

    Não sei se me acompanham, mas este tema precisamente volta a levantar a leviandade com que muitas matérias são encaradas cá na terrinha, com o tal patrioteirismo bacoco ao barulho.

    Para começar, "campione" não é traduzível literalmente em campeão, porque todos os jogadores do Inter são campeões (muitos tricampeões) mas nem todos são "campione".

    O que é isto? Uma série de qualidade que definem os fora-de-série: velocidade, drible, estatura mental, capacidade física, inventivo e decisivo. Mas não só: tem de haver continuidade, regularidade, saber-se que o "campione" normalmente está lá, aparece, nunca se esquece. Pode ter um dia fraquito, mas nunca um dia mau. Mas está lá, é pago como um nababo e dá rendimento que o justifica.

    Adriano, o tal ex-Inter, não é um campione. Pareceu, um dia, mas não se confirmou. Inzaghi marca muitos golos, é letal, mas não é propriamente um campione. Kaká, sim, é um campione, Seedorf um campione, Ibrahimovic um campione, del Piero foi um campione, Vialli, Gullit, Maradona, claro, Van Basten, Rijkaard, os maiores entre os melhores são "campioni" (não campeões necessariamente).

    Ora, sem menosprezar-se as qualidades de Quaresma, inventivo, criativo, imprevisível, mágico até, este ano também reconhecemos que houve muita descontinuidade, ele amua por tudo e por nada, tem um feitio nada de campione. Decide jogos, mas cada vez menos. OK, dá assistências, mas um campione é o que leva a equipa às costas.

    Estamos de acordo? Um campione é uma raridade. Quaresma ainda não é uma raridade. Pode ser no contexto português mas eu, pessoalmente, não acredito muito que Quaresma vingue em Itália, com os duros, espertos, experientes e massacrantes defesas italianos, sem esquecer os médios num futebol muito denso tacticamente, onde todos os jogadores adversários são vigiados, estudados, manietados - e só os campioni (plural de campione, sem querer dizer campeão ou campeões literalmente, repito) se destacam.

    Portanto, é claro que os 40 milhões por Quaresma são um exagero. Prejudicam o jogador, que pensa ser um galáctico sem sair da terra, afectam o clube com menos hipóteses de o vender, distorcem o mercado onde ha muita gente sobrevalorizada mas cada vez menos transferências ultramilionárias.

    Figo era um campione, já não tem idade e capacidade para isso, mas era um campione. Rui Costa, em Itália, um campione, mesmo não jogando a tituar indiscutível no Milan com a regularidade esperada ao longo de vários anos, mas com uma classe acima da média e patente em todos os jogos (ou quase).

    Sacchi está a merecer reacções despropositadas por má precisão do significado que os italianos atribuem a "campione". Pior ainda quando se argumenta, como O Jogo fez nos últimos dois dias, que Sacchi assim, bah, assado, beh, que não treina, que está desfasado, que não conhece.

    Tudo fruto, mais uma vez, do desconhecimento do futebol internacional e da avaliação ecualiar que em cada canto é feita pelo jogador a ou b. Para começar, o desconhecimento do significado de campione, depois a sobrevalorização que Quaresma tem cá, por fim a menoridade atribuída a um dos grandes treinadores do final do século passado que orientou grandes campioni - e entretanto passou a director-desportivo no Atl. Madrid, Parma, Real Madrid e Milan, portanto alguém que, conhecendo o futebol por dentro, distingue os jogadores melhor que ninguém.

    Concordo com Sacchi, repito, tenho sérias dúvidas que Quaresma vingue em Itália e não acho que Mourinho fará a diferença (veremos se a fará no Inter tricampeão).

    E não vejo menosprezo destrutivo de Sacchi na avaliação que faz de Quaresma.

    Se o preço fosse de 20 ou 25 milhões acho que a "caracterização" nem forçaria Sacchi a clarificá-la. Agora 40 milhões é um disparate e em Itália já os desbarataram em muitos anos de uma forma até obscena, incluindo muitos portugueses que episodicamente lá jogaram e ainda hoje um ou outro por lá vegeta.

    Tome-se, então, a verdadeira realidade e avaliação das coisas. Antes de se dizer disparates. Sacchi não estará imune a eles, de resto emitiu apenas uma opinião, e não se lhe conhecem muitos erros de mercado a não ser os que cometeu precisamente em Espanha - cuja realidade é diferente da italiana e por isso Sacchi falhou em Madrid.

    ResponderEliminar
  12. Acho que 20M era bom dinheiro pelo quaresma ainda para mais como esta o mercado, mas o FCP nos ultimos anos tem feito vendas astronómicas e pedir 40 e vender por metade pode afectar vendas futuras.

    Acho que por 30M era de vender, mas á medida que o tempo passa e vejo jogos do FCP que vou ficando com a sensação que falta lá o quaresma e que quanto mais tempo passa mais dificil será contratar alguem para o substituir, por isso acho que se chegar a tal proposta dos 30M que se venda se não vier e porque já vendemos neste defeso que fique mais uma epoca e que faça uma epoca a grande nivel.

    Rodriguez-------lisandro------Quaresma

    Era uma grande frente de ataque e com rodriguez o quaresma ficaria ainda com menos preocupações defensivas.

    ResponderEliminar
  13. Peço ao zirtaev para apagar o comentário com o nick de lucho que antecede este pelo facto de se tratar, infelizmente, de um clone.

    É triste q isto aconteça. É lógico que os responsáveis por estas clonagens frequentes já todos sabemos quem são, o tiago araújo e companhia.

    ResponderEliminar
  14. Muito bem Zé Luís.. Excelente opinião..
    Por mim Quaresma pode ir à vida dele.. Já deu o que tinha a dar ao FCP..

    Cumprimentos a todos..

    ResponderEliminar
  15. Voltando ao tema de ontem, quanto à pretensão (de novo negada) do V. Guimarães na Champions.

    Hoje volta a repetir-se, ad nauseum, o assunto, genericamente com o título:

    UEFA volta a confirmar V. Guimarães na pré-eliminatória e FC Porto nos grupos da Champions".

    Estão a ver. UEFA VOLTA a confirmar. É repetir uma não-notícia.

    A notícia do dia é a repartição dos cabeças-de-série (e os "outros") para o sorteio de amanhã.

    Ou seja, importante é não frisar que o V.G. vai mesmo à pré-eliminatória - decisão tomada há mais de um mês pela UEFA e não pelo TAS - mas sim que clubes lhe podem calhar para ir direitinho para a Taça UEFA.

    Como não acredito na eliminação do Rangers pelo Kaunas do Couceiro, resta quando muito o BATE Borisov se confirmar a espantosa vitória de Bruxelas ante o Anderlecht.

    Mas mesmo com os bielorrussos tenho dúvidas que o V.G. possa passar. E sair este, acessível, em 16 possíveis seria um bambúrrio que o Vitória SC não merece.

    ResponderEliminar
  16. O problema do Inter e dos outros clubes italianos é que já não podem gastar o mesmo em transferências do que os rivais ingleses ou espanhóis. Se entre as épocas de 99/00 e 03/04 o Inter gastou cerca de 97M€ por temporada em reforços, nas últimas 5 épocas gastaram em média apenas 32M€. Mourinho queria Lampard e Quaresma, teve de contentar-se com Muntari (15M€) e Mancini (13M€).

    Quanto vale Quaresma? Nenhum clube consegue contratar um extremo desta qualidade por menos de 30M€. O Real Madrid pagou 36M€ pelo Robben.

    Quanto vale o Quaresma para a equipa? Uma média de 8 golos e 15 assistências por época.

    Para mim o mais importante não é o que vale o Quaresma para os adeptos ou para a equipa. É o que vale a equipa sem o Quaresma. Se ele sair tenho sérias dúvidas que o Porto consiga o tetra.

    ResponderEliminar
  17. the turk, tenho sérias dúvidas que o futuro do Porto na Liga portuguesa dependa do Quaresma.

    Para mais, depois do enfado da última época, que o jogador não escondeu e os sócios não contemporizaram, não sei se estamos a falar do mesmo Quaresma, aquele que era mesmo o mais decisivo nos dois anos anteriores.

    Daí serem especulativas as opiniões sobre o Porto campeão na próxima época. É o Quaresma que garante o Porto campeão?

    É conversa de adeptos, própria da season, mas para já não leva a lado algum.

    Até 31 de Agosto tudo pode acontecer. Até o Quaresma melhorar, convencendo-se que a sua oportunidade ainda não é esta e o Europeu nem ajudou muito à sua projectada valorização.

    Mas estamos de acordo que hoje em Itália não se paga tanto por um jogador.

    Quaresma mantém enfado na mesma? Problema dele e da equipa, mas mais dele que assim nunca dará o salto de qualidade, o que lhe falta para ser o tal campione. A equipa, se ele não colaborar, dispensa-o e o banco e a bancada far-lhe-ão bem.

    Afinal, se ele sair por 40 milhões mantêm-se as dúvidas na mesma que o Porto consiga o tetra?

    ResponderEliminar
  18. Nos jornais on-line (li Público e JN) continuam a falar do V.G. na pré-eliminatória, mas não se dão ao trabalho de espreitar o site da UEFA e dar a lista de possíveis adversários a sair no sorteio de amanhã.

    É a capacidade de informar que temos, como venho referindo.

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que o Quaresma de quem muitos adeptos falam é o Quaresma que tivemos até há duas épocas.

    O Quaresma, na minha óptica, tem QUASE tudo para ser um dos melhores do mundo. Falta-lhe a estabilidade emocional, a humildade mas, sobretudo, entender o futebol profissional.

    Muitos catalogam-no como um mustang selvagem... mas só o Co o "domou". Com o Co, depois de se sentar uns jogos no banco, o Quaresma corria que se fartava, atacava, defendia, era um jogador fantástico.

    Com Jesualdo é um mimadinho que só joga quando lhe apetece...

    Eu nunca fui grande adepto do Quaresma. Mantive sempre uma relação de amor-ódio. Odiava-o pela finta que fazia a mais ou pelo remate disparatado quando tinha um colega em melhor posição mas admirava-o quando resolvia genialmente situações, aparentemente, inofensivas.

    Vou explicar porque escrevi que lhe falta "entender o que é o futebol profissional". No fim do jogo contra o Schalke (ainda hoje acho que perdemos a eliminatória na Alemanha) o Quaresma, a propósito do golo escandalosamente desperdiçado, disse isto: "Não marquei hoje, marco no fds contra a Académica". Ele teve a LATA de dizer isto... A admiração e o respeito que tinha por ele acabou nesse momento. Ele não percebe a diferença entre uma eliminatória da CL e um jogo de campeonato... Isto é, ele não interioriza a grandeza e importância de uma CL!

    Acho que a saída do Quaresma é benéfica para a equipa. É muito perigoso uma equipa esperar que um jogador resolva! A equipa tem de ser superior à soma das partes!

    Todavia, com o treinador que temos, dá, de facto, jeito ter jogadores destes...

    Concluindo, por 20M ele era bem vendido, até porque significava que o DECO teria sido vendido por 35M!!! E esse era o valor dele!

    http://basculacao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Zé Luís o problema é que o Quaresma é o único abre-latas do Porto. É um plantel de jogadores mais trabalhadores do que criativos, onde nem sequer há um verdadeiro 10 para jogarmos em 4-4-2. Só o Lucho se aproxima dele em termos de produção de jogo ofensivo. É só irem buscar o filme da última época e verem de onde vieram os golos do Lisandro e do Tarik. Se o Quaresma sair nem pensem que o Lisandro chega aos 20 golos. O Porto de Jesualdo não é uma equipa que produza um futebol ofensivo que garanta muitos golos. Quando o colectivo não funcionou só o Quaresma fez a diferença. Quando não fez, perdemos. Nesta pré-época o Quaresma quase não jogou e só marcámos 3 golos nos 4 jogos frente a adversários a sério.
    A vontade do jogador em sair não é diferente da que tiveram o Jardel e o Deco. No entanto sempre tiveram um comportamento profissional. O Quaresma sabe que não pode baixar de produção porque nesse caso ninguém o quererá mesmo.

    ResponderEliminar
  21. Penso que 40 milhões pelo Quaresma é um disparate, claro que a clausula de recisão pode ter o valor que se quiser, mas nada tem a ver com a realidade. Seguramente nem o presidente acredita naqueles números. Pessoalmente acha que entre 25 e 30 milhões seria um bom negócio, não nos esqueçamos que ele custou 6 milhões e o seu contributo desportivo ao longo dos anos que está no Porto, pode considerar-se positivo, logo era um excelente negócio. Quaresma consegue de facto na maior parte dos jogos irritar os adeptos, mas também é verdade que irrita, e por vezes de que maneira os adversários, pena é que não seja consistente, aí sim, valia bem os 40 milhões.
    O grande problema no caso de não sair, vai ser motivá-lo, e sobretudo manter-lhe a cabeça fria, quando as coisas não lhe correrem bem e começar a ser assobiado pelos adeptos. O facto de os italianos desvalorizarem a sua qualidade, até pode ser positivo, pode fazê-lo descer à terra, e levá-lo a jogar de raiva.
    Pessoalmente gostava de ver um trio formado pelo Quaresma, Lisandro e Rodrigues, todos a jogar em pleno.

    ResponderEliminar
  22. http://www.calciomercato.com/index.php?c=21&a=90336

    parece que pele está na lista de dispensas do mourinho assim como crespo e suazo.

    ResponderEliminar
  23. Estas situaçoes sao provocadas pelas convulsoes do mercado e pela atitude dos jogadores.
    Falam demais quando nao devem.

    Os clubes nao querem pagar o valor das clausulas de rescisao. Se os atletas as assinaram devem ser homens e nao miudos. Mantenham o profissionalismo e cumpram com aquilo que prometeram ao assinaram o contrato que lhes permite viver principescamente.

    Vejo o Lucho um pouco cabisbaixo mas a abnegaçao esta la. O profissionalismo existe ali a 100%.
    Fez todo o estagio sem amuos e jogou aquilo que as pernas deixaram durante 90 minutos contra o Celtic. Tal como o Bruno Alves a quem também tentaram meter minhocas na cabeça.

    Mas alguém pensa que é facil gerir estas situaçoes? Foi uma pré-época complicadissima e devemos aqui, primeiro fazer a vénia devida ao Presidente pela forma como geriu mil guerras em mil frentes em tao curto espaço de tempo.

    O Quaresma é sem duvida o unico criativo do plantel, por isso tem importancia redobrada.
    Para mim o Porto com Jesualdo sempre teve falta de profundidade ofensiva. Quaresma e Lisandro disfarçaram isso ao decidirem jogos quase sozinhos.

    Penso que discutir se o tetra esta mais longe ou mais perto por causa do Quaresma, nao se coloca. Nao é por falta dele que o tetra nao aparece.
    Agora quando falamos de Liga dos Campeoes em que énecessario tirar coelhos da cartola ai sim, um Quaresma motivado e em forma faz claramente a diferença. Lembro-me de Instambul e do cruzamento caido do céu contra ao Marselha no Dragao, para desemperrar um jogo emperrado.
    Lembro-me do golo de Lisandro contra o Schalke a por justiça no resultado a 4 minutos do fim.

    Foram este dois jogadores que nos levaram onde chegamos na Champions. Eles e a frieza do Lucho em Marselha e a grande época do Bruno Alves.

    Jesualdo quer jogar sem criativos. Por isso mesmo ja nem escrevo sobre numeros 10, porque nem vale a pena. O homem nao os quer. Mas depois nao se coibe de dar demasiada liberdade a um Quaresma que deixou muitas vezes o seu lateral e todo um meio campo descompensados a defender. Incongruencias.

    Ja todos percebemos que Jesualdo nao é um treinador de pulso. Ja teve uma grande vitoria, a saida de Bosingwa. Facilita-lhe muito a vida. Bosingwa é jogadore de "copos" e esta constamente lesionado. O que era quase incompreensivel para um jogador com aquela explosao e aquela resistencia.

    Agora (e sem sabermos da personalidade dos reforços), ainda tem pelo menos o problema Quaresma para resolver.
    E aqui o treinador para mim nao tem culpa nenhuma. Esta apenas a tentar gerir a situaçao totalmente ridicula que estamos a passar.

    Para mim a conclusao sobre esta situaçao do Quaresma é simples: o jogador nao tem capacidade mental. Nunca a teve. E nem com exemplos como Pedro Emanuel aprendeu a te-la. O treinador nao tem pulso e depois é claro, treina quem quer. Lucho quer e pode, Quaresma ou nao quer ou nao pode.

    Sinceramente queria que ele ficasse. Tem um potencial enorme e é um jogador unico. Ficariamos com uma ataque demolidor. Mas para isso é preciso que Jesualdo saia da sua casca de medo, tenha uma conversa olhos nos olhos com o cigano, de homem para homem.

    ResponderEliminar
  24. Mais depressa o Quaresma sai por 40M do que o Jesualdo muda de personalidade aos 62 anos...

    O Jesualdo é jeitoso para equipas de segunda linha...

    É um pé frio... vacila sempre nos momentos decisivos!

    Tenho 27 anos, sou portista, vivo em braga e nunca vi o Porto perder tantas vezes com as lagartixas como nos últimos anos! Antes dava gosto ver o jogo com os meus amigos lagartixas... agora vejo os jogos sozinho... Foi sempre um prazer especial ser portista em Braga mas, ultimamente, tirando ser campeão, não é fácil aturá-los... Ficam a 20 pontos de distância, não jogam nada mas ganham sempre! PKP

    ResponderEliminar
  25. O riskolas colocou bem a questão da diferença de um "campione" para os outros.

    O soren aborda as questões do mercado de uma forma muito objectiva.

    O turk tem razão quanto à influência de Quaresma - e eu fui sempre um defensor de Quaresma, já agora, o que não significa bajular e sobrevalorizar o que ele é - mas há que ter em conta que se sair Quaresma o Jesualdo monta a equipa em função de outros vectores.

    Já agora, para rematar, a questão de mimar um jogador não é exclusiva de Jesualdo. Ferguson faz o mesmo, Mourinho faz o mesmo, hoje em dia é importante elogiar e acarinhar os jogadores. A diferença está, depois, em privado acrescentar mais alguma coisa ao tema diante do próprio. Às vezes em público, outras em privado.

    Os jogadores sentem isso. E não é de hoje.

    Mimar um jogador não tem nada de mal. Estimula-lhe a confiança, afaga o ego, trá-lo de volta à equipa.

    É preciso que Quaresma seja FC Porto a 100% como efectivamente o Lucho é. Alguém ouviu um queixume a Lucho? Não! Lucho é um campione!

    Para mim é, tal como Lisandro. A fibra destes é que faz a diferença. O talento ao serviço da equipa, com Quaresma, reforça todos os vectores: atitude colectiva, confiança individual e do conjunto, acções harmoniosas, trabalho aturado e eficácia comprovada - tudo é o resultado que se vê em campo. Quaresma, a ficar, será um jogador como deve ser no FC Porto, não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  26. Boas Soran.

    Quanto á questão do 10 á antiga(acho que não tem espaço no futebol actual), penso que o jesualdo jogar sem esse tipo de jogador se formos ver outras grandes equipas Europeias apenas o milan é que joga com um desse tipo se não vejamos.

    o liverpool tem gerrard o chelsea lampard o MU usava o anderson como 8, o barcelona tinha deco se formos analisar estes jogadores não davam mais criatividade ao meio campo do que a que lucho dá, e é uma estrura semelhante á que mourinho usava na 1 epoca no FCP.

    Acho que a criatividade no meio campo do FCP é suficiente lá na frente é que se podia acrescentar mais alguma coisa, e esse acrescentar pode ser rodriguez caso o RQ nao saia.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Sirmister tens razão na tua análise. Apenas referi esse ponto do 10 porque quando o Jesualdo resolve jogar em 4-4-2 mete o Mariano nessa posição, em que claramente não rende. Sim, eu sei que também não rende muito mais como extremo.

    Quaresma por 30M€ era bem vendido, assim como era por 25M€ + Pelé.

    Para a questão do tetra conto com dois factores: a diminuição da produção ofensiva do Porto caso saia o Quaresma e a maior profundidade do plantel do Sporting em relação à época anterior, em que não tinham banco. Ao contrário de nós, não perderam nenhum dos titulares. E ganharam-nos em 3 dos 4 jogos.

    ResponderEliminar
  29. sirmister, como já temos médios defensivos que cheguem, a hipótese antes aventada de o Pelé ser incluído no negócio do Quaresma não se deve pôr agora.

    Mas gosto muito do Suazo, que tanto joga a ponta-de-lança como em apoio ou mesmo a extremo.

    E é bem melhor do que o Balboa.

    Suazo era uma boa aposta para baixar a fasquia por Quaresma.

    ResponderEliminar
  30. turk, com a foto de papa nem sei porque teimas em não esconjurar esse fantasma leonino.

    Se o Sporting perder Moutinho perde muito da força a meio-campo, porque não é Roca que vai compensar.

    Do Sporting só tenho medo da complacência dos árbitros, tal como vem de trás, com a agravante de, pelo que vi frente ao Benfica, estarem aí para meterem o pé forte e feio: ninguém se inibe a fazer falta de todos os jogadores de campo. Os jogos com o Sporting vão é dar mais confusão em campo se os árbitros como o Benquerença e o Paixão privilegiarem, tipo Freitas do Amaral, só um dos lados da questão...

    De resto, quanto ao Postiga está no ponto que lhe reconhecemos, sempre a falhar.

    E o Vukcevic no banco a ferver não será bom para o balneário...

    ResponderEliminar
  31. Quanto aos nº 10, acho que há por aí muito boa gente a comprar pareceres de alguyns iluminados da bola.

    Dizer que o 10 à moda antiga não existe é reconhecer que não há - voltará a haver? - mais Pelés e Maradonas.

    A função, e a categoria ímpar, de Kaká fazem dele o melhor 10 actual, de caras e sem errar na posição e na avaliação.

    O Porto não tem como muitos não têm. Mas sem Quaresma e sem 10 fazem-se muitas equipas pelo mundo fora.

    ResponderEliminar
  32. É só escolher um clube amigo para tratar da saúde aos abutres II na pré-eliminatória da Liga dos Campeões:

    Liverpool (ING)
    Barcelona (ESP)
    Arsenal (ING)
    FC Schalke 04 (ALE)
    Juventus (ITA)
    Glasgow Rangers (ESC)/FBK Kaunas (LIT)
    Marselha (FRA)
    Steaua Bucareşte (ROM)
    Panathinaikos (GRE)/ Dinamo Tbilisi (GEO)
    IFK Göteborg (SUE)/Basileia (SUI)
    Olympiacos (GRE)
    Fenerbahçe SK (TUR)/MTK Budapest (HUN)
    FC Shakhtar Donetsk (UCR)
    Anderlecht (BEL)/ BATE Borisov (BLR)
    Fiorentina (ITA)
    Spartak Moscovo (RUS)

    ResponderEliminar
  33. Ze luis sempre preferi que viesse o suazo,medios arranjam-se muitos goleadores é mais difícil e suazo marca muitos golos, alem de que pele tambem não é um 6 por enquanto.

    Quanto aos 10 logico que para um 10 como Kaka ha sempre lugar é um fora de serie.

    Os 10 a antiga que me referia era o do estilo de riquelme, diego o proprio aimar que só atacam são lentos não descem etc, tirando kaka prefiro jogadores como lucho lampard gerrard que estão sempre em jogo a defender e a atacar.

    ResponderEliminar
  34. Zé Luís o Pelé seria muito melhor do que o Suazo por vários motivos:
    - o Pelé resolvia o problema da posição de médio defensivo e emprestávamos o Bolatti ou o Fernando.
    - o Suazo ganha mais do dobro do que qualquer jogador do Porto. Por outro lado o Pelé viria ganhar mais no Porto do que ganha no Inter.
    - o Pelé é português e portanto mais fácil de convencer a jogar em Portugal.
    - o estilo do Suazo é muito semelhante ao do Lisandro, não vinha suprir uma necessidade no plantel.

    Zé o Sporting pode não ter um plantel ao nível do nosso mas tem melhor treinador. Duvido que esta época falhem tantos penaltis como na época passada. Os 5 a 10 a mais do que nós vamos ter.

    ResponderEliminar
  35. Aqui vai a opinião de alguem que pesca pouco de futebol!É assim:depois de ouvir e ler tanta opinião sobre o valor de Quaresma,especialmente a opinião dum tal Arrigo Sacchi que dizem é trinador dessa modalidade da qual eu nada pesco!Para dissipar duvidas dei uma volta pelo you tube e vi uns videos do Quaresma!E o que é que eu vi?Vi o fulano fazer coisas que não lembra ao C Ronaldo!Vi golos da mais bela execução que se pode pedir a um artista!Mas isso que os meus olhos viram não passa de miragem pois como disse atrás não pesco nada de pontapé na bola!Posto isto só desejo que esse manco vá embora se é seu desejo por um camião de euros!Mas o que no fundo eu preferia é que ele cá ficasse motivado!Mas isto sou eu a delirar pois não sou um expert como Don Arrigo!

    ResponderEliminar
  36. turk, eu limito-me à função e utilidade do jogador, não ao seu salário que não sei se é desproporcionado nem sei, por comparação, quanto ganha Pelé e se viria ganhar mais no Dragão do que em Milão.

    O negócio Quaresma e o envolvimento de Pelé foi há um mês. Entretanto, o FC Porto contratou jogadores, iniciou os trabalhos, reapreciou o Fernando e eu arriscaria nele sem problemas.

    São meras opiniões que saudavelmente aqui trocamos.

    Preferiria o Suazo que acho viria a fazer alguma diferença.

    Isto, obviamente, concordando com o condor quanto às qualidades, já tanto elogiadas, do Quaresma.

    ResponderEliminar
  37. E de volta a um outro ponto, sobre o jornalismo de sarjeta, fácil e cómodo, tipo ler os anúncios, apanhar os press releases, afeiçoar-se aos gabinetes de comunicação das empresas, aos spinners que o Governo tem estrategicamente espalhados pelos mídia, mais os não-estou-para-me-chatear da televisão...

    ... não é só o sector desportivo em crise de identidade, honestidade, seriedade e idoneidade.

    Eu que de informática percebo pouco, nunca poderia destrinçar a palhaçada do Governo na apresentação do famigerado Magalhães, o pc para todas as crianças e até para os Palop e o Terceiro Mundo (parece o Benfica, melhor da galáxia e até da Europa)...

    Mas consultando um ou dois sites, leio isto:

    Magalhães - o mais escandaloso golpe de propaganda do ano


    Os noticiários de ontem abriram com pompa e circunstância anunciando o lançamento do "Primeiro computador portátil português", o Magalhães.

    A RTP refere que é "um projecto português produzido em Portugal"
    A SIC refere que "um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel" e que a "concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnologico."

    Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.

    As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o Magalhães e algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que eu tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário:

    "Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto."

    Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.

    in caldeirada de neutrões

    ...e isto...

    Primeiro foram as notícias que davam conta de uma nova fábrica da Intel em Portugal. Um sucesso, garantia-se, que já tinha 4 milhões de encomendas ainda antes de ser instalada a primeira pedra. Um investimento que iria criar 1000 postos de trabalho qualificados, na zona de Matosinhos, graças à diligência do Governo. A apresentação foi ontem. Com pompa e circunstância a imprensa andou dois dias a anunciar o “primeiro portátil português”. O Magalhães é um computador inspirado no navegador, diziam ontem as televisões em coro. Para dar credibilidade à coisa, o mais famoso relações públicas nacional e o presidente da Intel subiram ontem ao palco do Pavilhão Atlântico para a "apresentação mundial" deste computador de baixo custo.



    Um único problema. Não só o computador não tem nada de novo como a única coisa portuguesa é a localização da fábrica e o capital investido. A "novidade mundial" ontem apresentada, já tinha sido anunciada a 3 de Abril - no Intel Developer Forum, em Shangai - e foi analisada pela imprensa internacional vai agora fazer quatro meses. O tempo que tem a segunda geração do Classmate PC da Intel, que é o verdadeiro nome do Magalhães. De resto, o primeiro computador mundial para as crianças dos 6 aos 11 anos, características que foram etiquetadas pela imprensa lusa por ser resistente ao choque e ter um teclado resistente à agua, já está à venda na Índia e Inglaterra. No primeiro país com o nome de MiLeap X, no segundo como o JumpPC. O “nosso” Magalhães é isso mesmo, uma versão produzida em Portugal sob licença da Intel, uma história bem distinta da habilmente "vendida" pelo governo para criar mais um caso de sucesso do Portugal tecnológico.



    Fábrica da Intel nem vê-la e os tão falados 1000 novos postos de trabalho ainda menos, tudo se ficando por uma extensão da actual capacidade de produção da fábrica da JP Sá Couto. Serão 80 novos empregos, 250 se conseguirem exportar para os Palops. Os tais 4 milhões, que já estavam assegurados, lembram-se? Só que as 4 milhões encomendas não passam de wishful thinking do nosso primeiro. E muito pouco credível. Em todos os países onde o computador está à venda é produzido através de licenças com empresas locais. Como explicou o presidente da Intel, a empresa continua à procura de parceiros locais para ganhar quota de mercado com o Classmate PC, não o Magalhães.



    A guerra de Intel é outra, como se pode perceber no relato que um dos mais reputados sites tecnológicos - a Arstechnica, do grupo editorial da New Yorker - faz da apresentação da Intel e do governo português: espetar o derradeiro prego no caixão do One Laptop for Child, o projecto de Nicholas Negroponte e do MIT para destinar um computador a cada criança dos países do terceiro mundo. É essa a importância estratégica para a Intel. O resto é fogo de vista para português ver.


    PS: Não tenho nada contra a iniciativa em si, parecendo-me meritório um projecto para garantir um contacto precoce de milhares de alunos com a informática. Mas isso não quer dizer que aceite gato por lebre. Não seria nada mau sinal se a imprensa nacional, que andou a vender uma história ficcionada, também cumprisse o seu papel.

    in zero de conduta

    Mas alguém se salva no mundo da informação?

    Pelo visto...
    nem o Primeiro de Janeiro, que amanhã 6ª feira sai para as bancas pela última vez e três anos depois do desaparecimento do Comércio do Porto.

    Ficamos todos a perder.

    E sobram tantos jornalistas mediocres, vaidosos, sobranceiros, levianos, reles, incapazes...

    ... a tratar da sua vidinha.

    ResponderEliminar
  38. zé luis, como informatico, e alguem que está dentro do assunto, só posso dizer isto :

    as vezes fico parvo com as coisas que as pessoas "comuns" , ou seja, não informaticas, pensam ou acreditam.

    patetico.

    é como sair agora o PTphone, que é parceria com a apple e o governo portugues. sinceramente patetico.

    a intel já o faz á mt tempo, como tu bem dizes.
    também ja a asus comercializa algo semelhante ( eeepc )... a mandriva tb vai fazer algo semelhante ( nao me recordo o nome do bixo ), etc.

    ou seja , é a moda agora.

    ou seja, acho engraçado a necessidade a media portuguesa fazer-nos sentir que somos os melhores. que estamos a inventar algo revolucionario.

    daqui a pouco vao dizer que o bush só mandou as tropas pro iraque , porque o durao barroso mandou nele.

    PS : sobre esses portateis penso que são excelentes. até que enfim, deixar de pagar rios de dinheiro a microsoft, e usar linux, que pela sua superioridade, nao necessida de 2 cores ou 4gb de ram ( que patetice )

    ResponderEliminar
  39. sobre futebol :

    vou dizer algo aqui que ninguem vai gostar, mas depois de ver agora mesmo o manuel cajuda na tv, ainda mais certezas tenho que há boa gente em guimaraes.

    e que o manuel cajuda, talvez com um pouco de sorte , até poderia vir a treinar o meu fcp (meu quer dizer,não é meu, nao sou dono dele).

    agora , ainda para me detestarem mais , gostava de dizer coisas que me vao na alma que já tou farto de ler:

    o que o jesualdo tem que fazer para merecer pelo menos algum respeito ? porra !!!! só falam mal do homem. O homem só acabou de ser campeao com "mais" de 20 pontos de avanço, e digo mais por que fomos roubados pela arbitragem a força toda !

    pela primeira vez , tirando as epocas de mourinho, fomos fortes na champions! sim , perdemos logo contra o shalke, mas nao tinhamos medo de ninguem, sentiamo-nos fortes! não é qualquer treinador que nos faz sentir "fortes".

    agora , sobre quaresma : eu desejo muito que fique. o quaresma é um jogador de risco, e como tal , vai falhar muitas vezes. o problema é o adepto que nao o perdoa, por que pensa que é facil fintar. aposto que nem para o quaresma é facil fintar. as vezes tem-se sorte , outras azar. sobre o quaresma nao fazer tarefas defensivas, ou sou eu que ando maluco mais ia jurar que até o vi a correr atrás da bola e a recuperar nesta propria pre epoca. o quaresma poderá nao estar a 100% quando estivermos a jogar num jogo "chato, facil, a ganharmos por 3 a 0". mas nao tenho duvidas que num classico ou na CL vai estar a 110%.

    e finalmente , desculpem-me lá , mas larguem a porra do mariano.! dasse ! já começa a meter nojo ouvir opinioes de adeptos. tão eu vi o jogo contra o celtic com especialissima atenção. estava sozinho em casa , ou seja , só via a tv.
    o mariano trabalhou, trabalhou, em todo o jogo que fez, só perder 1 bola ! UMA !!! ...o candeias , que adorei ver, mas fez uma finta e depois perdeu tudo a seguir. já me dizem que o candeias é mt melhor que o mariano ( até pode ser mas ... ) ?? eu acredito numa frase que o CO. A. disse : "pode-se ensinar tudo a um jogador menos velocidade". e mariano é rapidissimo. com a garra e força de vontade, se tiver alguem para lhe ensinar, ele pode tornar-se num jogador de classe. agora , a meu ver, é apenas um trabalhador de classe !

    apenas o meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  40. iori...
    ganhaste um fan...
    tou de acordo contigo em quase tudo,
    só discordo de um pormenor, eu não quero que quaresma fique. mas concordo contigo que ele só joga nos jogos grandes... o problema é nos outros 30 ou 40...

    tambem adorava que o largassem o mariano, gosto dele, trabalha e recupera imensas bolas, para alem de que cruza bastante bem. o problema dele é o mesmo do farias,, já estao "marcados" por alguns...

    e quanto a guimaraes, sempre tive simpatia pelo vitoria, algo que nao vou ter este ano. mas tambem reparei que o cajuda tava um pouco desconfortavel com esta "guerra" dos seus dirigentes...

    ResponderEliminar
  41. iori esqueceste-te da 1ª edição da CL, em que o Bobby Robson levou-nos à meia-final. Além disso já fomos duas vezes aos quartos.
    Com Jesualdo fizemos o mínimo na CL, face a um Marselha que é uma caricatura da equipa que defrontámos em 2003 e a um Besiktas que apanhou 8-0 do Liverpool. Com equipas a sério (Arsenal, Chelsea e Liverpool) empatámos em casa e perdemos fora.
    Eu preferia o Cajuda ao Jesualdo.

    O Mariano parece o Quaresma pré-Adriaanse. O Jesualdo tem de o ensinar a passar a bola.

    ResponderEliminar
  42. xas , para os outros 30 ou 40, temos os outros jogadores que o podem e devem substituir.

    o problema é nos jogos em que precisamos um jogador magico, e é nesses que quaresma pode fazer a diferença. e como os jogos da LC dão mt dinheiro, se calhar, se o quaresma for mesmo um talento magico, ainda se paga a ele proprio ( +- heheh :) )

    haverá muitos muitos jogos , em que ter o quaresma ou ter outro qq é indiferente. o problema é nos jogos em que ter o quaresma faz toda a diferença.

    the turk , mas se quiseres comparar o jesualdo ao bobby robson , é na boa :)

    com o jesualdo fizemos o minimo, sim é verdade. mas tivemos azar ! tinhamos uma equipa a jogar muito bem , e muito solida. se o costinha nao tivesse marcado aquele golo aos 89 minutos, tb estariamos a dizer que o mourinho tb fez os minimos só. a sorte tb manda alguma coisa. as vezes o talento nao é recompensado.

    o mariano parece-me um bom jogador, com garra , velocidade e talento, mas com um medo enorme , um medo horrivel de falhar. acredito que se ele tivesse mais confiança que podia falhar, que podia perder a bola de vez em quando, acredito que , primeiro , sim , iria perder muitas mais bolas por jogo, mas também iria fazer coisas mais incriveis.
    o que vejo do mariano , foi jogos em que a recuperar a bola foi majestoso ( lembro-me dum jogo em que recuperou todas as bolas que foi atrás, até pensei logo nele para defesa lateral ). vejo um jogador que corre e corre e corre , e quando arrisca até se dá bem ( lembrar o golo que fez , em que não vacilou a frente da baliza ). acredito que se o jesualdo o ensinar, e lhe der confiança , está ali um muito bom jogador.

    quer dizer , se o bruno alves se tornou um grande jogador ( e eu nunca pensei que fosse possivel, lembrem-se lá dos dois primeiros anos, e da sua parceria com o Ricardo costa... ui ... que miseria que eram ) , entao o mariano pode ser o proximo C. Ronaldo :)

    ResponderEliminar
  43. iori, confessei a minha ignorância, digamos teórica e de substância mas não propriamente funcional, quanto a informática.

    Como eu - confesso incapaz de ler, entender, descodificar as notícias em redor do "Magalhães", por não ter background e informação sobre a matéria e os produtos no mercado - muitos foram enganados.

    O Governo, como dizem os posts que aqui trouxe, enganou os incautos, os impreparados, os ingénuos, os ignorantes como eu. Não tenho bagagem/interesse em tal matéria e limito-me a "beber" todo o sumo que me dão, como é suposto acontecer a ouvir/ler notícias de qualquer matéria.

    O que ressalta é a impreparação dos jornalistas. Pelo visto, só o Filipe Caetano - grande amigo que conheço muito bem e saiu elogiado por ter feito a "descodificação" da metéria informativa com trabalho de informação, investigação e contextualização para dar uma notícia - saiu bem desta história. E os blogues, mais uma vez, contaram-me coisas que eu não li na Imprensa.

    Ora, é isto que está em causa, a capacidade da Imprensa servir o leitor/ouvinte/telespectador - e não beber a intoxicação dos spinners e agências de comunicação que fazem a preparação "porreiro, pá" das matérias que a Imprensa generalizada subserviente depois traz à audiência.

    Trouxe isto aqui para dizer que me sinto mal informado, da mesma forma que em muitas matérias sei que muita gente é mal informada em domínios que eu conheço por dentro e por fora.

    Estes contributos, meu, teu e de muitos de nós, têm dado uma vantagem apreciável, para não dizer, significativa, dos blogues sobre a porcaria da informação, digamos corrente e massificada para a sociedade, que é servida aos cidadãos.

    Mesmo no caso do FC Porto, como eu alertei amiúde e o menphis trouxe à colação sobre o site do clube, sabemos que a informação e o trabalho de aproximação ao público alvo é insuficiente, medíocre mesmo.

    No resto, estou contigo quanto à sensibilidade dos adeptos face a Quaresma e a Mariano e o turk conferiu também.

    ResponderEliminar
  44. http://www.youtube.com/watch?v=dLf6gasyt48

    ResponderEliminar