06 julho 2008

A República do Bananal

Ficou provado que no CJ da Federação Portuguesa do Bananal estamos em minoria e não teremos qualquer hipótese de ganhar o caso. Pelo simples facto de que a lei não interessa. Também pode ser que o não percamos.

Não interessa que o caso tenha sido arquivado (pela segunda vez!!) quando avaliado pela “verdadeira justiça” e que as testemunhas de acusação não tenham qualquer credibilidade. As tais testemunhas que foram a base da punição em apreciação.

Não interessa que a forma como foi deduzida a acusação e a punição ao FC Porto pela CD da Liga, seja possivelmente ilegal (com base na utilização de escutas). Quem forneceu essas escutas???

Estamos perante a revolução dos 5 estarolas (pode ser que sejam só quatro).
Imaginem um conselho de guerra. O Presidente delibera e ordena. O seu secretário assina. Os 5 generais da vida airada decidem então dizer ao seu Presidente “ó Presidente, esqueça lá isso, e se quiser vá-se lá embora e nós ao jantar decidimos a táctica de guerra, que você não pesca nada disto.”

Para onde vai este país? Não existe qualquer isenção nem credibilidade nas instituições democráticas desportivas. Ninguém acredita nelas. Só há uma solução. A criação de um Tribunal do Desporto que seja uma entidade desligada dos clubes e das figuras que os dirigem. O Estado não pode nem deve continuar a alhear-se desta decisão que urge ser tomada. Por muito que compense a um estado de um país corrupto, alimentar telenovelas para esconder os verdadeiros problemas económicos e sociais.

Quanto tempo mais, ficará entregue a justiça desportiva a esta gente? Não fará caso aos verdadeiros magistrados do meu país tamanha incompetência? Quanto tempo mais, perderá o desporto português (com repercussões na sua performance internacional), até criar um Tribunal do Desporto?

O que tem a dizer o sempre incompetente Presidente da Federação Portuguesa do Bananal sobre este caso? Um completo incompetente que nunca soube limpar nem arrumar a sua casa. Todos os clubes são responsáveis pela vergonhosa representação que têm na Federação (incluindo o FC Porto). Sempre apoiaram a sua reeleição. Na Liga o FC Porto é também responsável, nem que seja pelo afastamento permanente a que se ditou em relação a todas as decisões deste órgão.

Para quando as investigações aos atropelos, agressões, invasões de estúdios, coação sobre a Federação do Bananal (que parece estar a dar resultados), publicidades a casas de apostas desportivas, EstorilGates, decisões sobre jogadores mal inscritos que poderiam dar descida de divisão e já agora destruição de autocarros e agressões com direito a golpes de Karaté? Será que nenhum destes casos é passível de investigação da "justiça desportiva"?
Mas isso seria num país a sério.

Nunca na República Vermelha e Verde do Bananal.

47 comentários:

  1. É incrivel ver como as pessoas perdem a vergonha e fazem aquilo que bem entendem, mesmo que não seja o mais legal.
    Eu prefiro concentrar-me mais no importante, que é a equipa do Porto e o campeonato que vem, mas é impossível conseguir afastar esta novela e seguir com o verdadeiro futebol.
    Não sei quando é que isto vai acabar, mas pressinto que não vai sair bem para nós, como já é habitual.

    ResponderEliminar
  2. PAra mim o mais certo é a Champions ir à vida.

    Pior do que isso é ver a vergonhosa postura do clube, defesa irritantemente nula, adeptos abandonados...


    Agora promete-se uma prenda(jogador).Só faltava mesmo ser um rosinha ou ex, em pré-reforma e coxo.

    Já dou saltos e pinotes, haja paciência.



    Adepto sofre..

    ResponderEliminar
  3. Henrique, o Presidente disse ha horas que a forma como o caso foi conduzido foi vergonhosa e que nem pode ser levada a sério tal a anarquia.
    E disse que faria exactamente aquilo que João Nogueira da Rocha, o representante português no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), disse também:

    "Há dois tipos de reacções, uma, a de recorrer para o TAS; outra, solicitar a constituição de um tribunal arbitral para julgar o diferendo, já que, em princípio, a decisão do CJ conclui o processo, a nível do edifício jurídico do futebol português", sublinhou.

    Uma coisa parece certa para o membro do TAS: este tipo de turbulência e conflitualidade "não abona nada em favor da imagem de credibilidade do nosso futebol."

    Exactamente o que Pinto da Costa disse que faria caso a decisao nao nos seja favoravel.

    Qual a postura vergonhosa que o clube teve nas ultimas horas? Diga la?

    ResponderEliminar
  4. Pinto da Costa revelou ontem que vai recorrer para os tribunais administrativos da decisão do CJ da FPF, sublinhando, no entanto, que os acontecimentos da madrugada de sexta-feira "enchem de vergonha o futebol português" e fizeram "ressuscitar o PREC".

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá ver uma coisa. PAra os outros não interessam as legalidades.

    O cozinhado tem um propósito: tirar o Porto da Champions e meter os rosas lá.

    E isto nunca esteve tão perto de acontecer!

    O resto são pormenores secundários para eles.

    Já vos disse que a vaga que a CS vai dar aos 5 artistas vai ultrapassar todos os limites...


    Tribunal Administrativo não resolverá nada desportivamente, ao que parece. Pelo menos a tempo de evitar a queda da Champions.


    Este esquema foi o mesmo que enterrou o Gil Vicente. Clube que provavelmente tinha razão, mas que está a ganhar raízes na 2ªLiga...enquanto o Tribunal Administrativo deixa o caso na gaveta



    Mas que o mal seja meu. Que a calma e a fé vos dê razão.

    Eu sou Ateu.

    ResponderEliminar
  6. Ainda nao explicou o que considera vergonhoso na postura do clube nas ultimas horas.

    Como é que voce dirigiria a defesa do clube?

    ResponderEliminar
  7. Vá ler a caixa de comentários do post anterior. Não me apetece a esta hora repetir tudo..

    Já agora aproveite para ver a capa de a bolha, ler o seu interior (se tiver estômago para isso) e esperar pelos cofineiros e afins.

    No fim some tudo e faça as contas.

    Depois chegue a uma conclusão.

    ResponderEliminar
  8. Ao correr os emails e querendo ver uma coisa que a bolha publicou hoje tive que ver algumas frases escritas pelo Delgado, por um tal de RAP, por um Seara e por um Serpa...

    Dá umas náuseas tremendas!


    pedro marques de carvalho

    A mesma bolha diz que o Porto quer/queria MAniche e que este esteve a um passo do regresso ao Porto. Diz também que o Porto quis manter o interesse em total segredo..

    Infelizmente temo que haja maior preocupação em trazer um ex-rosinha do que em alguém realmente importante para reforçar a equipa.

    Veja-se que nem um defesa-esquerdo em condições se preocupam em comprar. A compra cara de um defesa esquerdo suplente numa fraca equipa da Argentina ainda dará que falar.


    Será interessante ver também o desenrolar do Dossier Quaresma...

    ResponderEliminar
  9. Voltaram as ejaculações jornaleiras dos da capital do império falido. Vai começar a nova campanha de pressão sobre a Uefa.
    E lá se vai a champions por água abaixo.

    ResponderEliminar
  10. Nao preciso de ler bolhas para saber o que os galinaceos escrevem e pensam.

    Quanto à minha pergunta voltou a nao responder. Depreendo que nao saiba a resposta.

    Esta situaçao tem a ver com a republica das bananas em que vivemos e nao com a qualidade da defesa que o clube tem feito nos ultimos dias.

    A nojeira continua e nao vem ai um campeonato. Vem ai uma guerra. E nao é so desportiva, sera social, regional e politica.

    ResponderEliminar
  11. O presidente do CJ notificou por email o joazinho. Eles viam que iam perder, 3-3 mais o voto de qualidade do presidente.

    Prepararam o contra ataque e ganharam por 4-1. Isto só tem hipóteses de ser anulado, se se provar que o presidente do CJ não se ausentou porque quis, mas porque foi impedido de continuar...

    Percebemos que não recorremos dos 6 pontos, porque no CJ perdemos sempre 4-3. Era a cilada dos 6 pontos para a nova época e o clube não podia recorrer para os tribunais comuns devido à pena de descida de divisão. O Pinto da Costa pode recorrer, só os clubes não podem. o Boavista que se cuide, pois pode descer da 2ª!!!

    ResponderEliminar
  12. Parece que a estratégia do clube esteve sempre correcta. Gostaria que fosse possível que os fazedores de opinião como o MST e RM reconhecessem isso de forma a evitar desunião no nosso clube. É fundamental mais do que nunca estar com o Presidente e a direcção.

    ResponderEliminar
  13. Acho curioso como foi fácil atrair para o barulho o Vitória e o Paços e instrumentalizar estes clubes com o ultimo propósito de colocar os SLB na UEFA. A solução para este imbróglio todo, na minha opinião seria a demissão da direcção da Federação para que os clubes possam eleger uma nova direcção para esclarecer de vez a relação de poderes dentro da FPF. Recordo que só devido à força da AFP foi possível ao nosso clube manter o equilíbrio neste país rendido a um passado a preto e branco com um ídolo que vende óculos a idosos.

    ResponderEliminar
  14. Parece-me que aqui também existe muita pressão institucional pois o SLB revela nas ultimas contas uma perca de 10.000 sócios e seguramente que voltou a estar em causa a viabilidade económica da “instituição” e ninguém tenha duvidas que há mão de Bancos e Governo na súbita vitalidade financeira da gaivota. Mais uma vez aqui é a pobreza da voz do norte que nos trama pois não há neste momento um único Nortenho em destaque no aparelho de estado que nos valha. Só se for o Rui Rio…( que nem pelo seu Boavista se levanta)

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, soren. Há gente que vê papões em todo o lado e mistura coisas em horas impróprias.

    A verdade é que a intentona... não passou das intenções.

    Que a porcaria é imensa, não restam dúvidas.

    Que conspurca todos, levante-se que não se sentir atingido.

    Mas que há que fazer a limpeza disto, é o único caminho a seguir.

    Criou-se um problema gravíssimo, nesta dissidência do CJ do qual só temos, com alguma formalidade, a posição do presidente, sustentada, a dar a cara, enquanto do outro lado são entrevistas avulso de um tal Abreu de que não lhe vi a fae ainda. Quanto ao Álvaro Batista, que li agora é de Castelo Branco, nem de propósito - pareceu-me ver-lhe crescer o nariz na sua função simbólica de leitor de comunicados.

    Os receios mais aterradores de a Imprensa fazer um tsunami também não se confirmaram. Ninguém dá isto como certo, põe-se reservas como é de... direito.

    Porque este imbróglio não é para decidir depois de uma jantarada, por uma mão cheia de amotinados.

    Claro que a bolha rebentou, mas essa é galáctica, com sabemos, à imagem da instituição. A bolha tem noção de pensar, até, imaginando que uma grande capa, como da outra vez, leva o assunto a ser discutido na UEFA.

    É possível que, depois de tantas e temerosas pressões, o objectivo seja conseguido, pela trapaça permanente a fazer as "coisas por outro lado".

    Mas quem sabe ter razão tem sempre obrigação de lutar.

    E ao fazê-lo, como fará o FC Porto, independentemente do que está para trás, agirá em nome dos seus adeptos, por muito que alguns pensem o contrário.

    Até porque o FC Porto anteviu tudo isto e esteve sempre em posição de defesa. Mesmo contra a histeria de alguns dos seus adeptos.

    Vamos ter mais uma semanita de preocupações que decerto nos farão comer menos páo mas assim esqueceremos a crise enquanto falaremos dela no futebol.

    Ai Castelo Branco, ai Castelo Branco...

    ResponderEliminar
  16. Mais um terramoto no futebol português
    Apito Final continua à espera de clarificação. Gilberto Madail tem uma palavra a dizer
    00h07m
    Manuel luís mendes, Rui Miguel Melo e Vítor Santos
    Tudo decidido? Tudo por decidir? Gilberto Madail terá uma palavra decisiva, como líder da FPF, para se perceber quais as decisões do Conselho de Justiça que serão alvo de notificação junto do Boavista e de Pinto da Costa.

    O presidente do CJ, Gonçalves Pereira, entende que a reunião do órgão que lidera encerrou às 17.55 horas de anteontem, conforme acta a que o JN teve acesso, declarando que o encontro que se seguiu não tem suporte legal. Se assim for, os recursos do Apito Final apresentados por Pinto da Costa e Boavista, SAD não foram julgados. Pelo contrário, João Carrajola de Abreu, um dos conselheiros, garante, ao JN, que existia legitimidade para a reunião continuar e acusa Gonçalves Pereira de "querer manter o Boavista na Liga a qualquer preço".

    Mais um terramoto que abala o futebol português começou a sentir-se há dois dias. E João Carrajola de Abreu esteve no epicentro. O conselheiro recusou abandonar a reunião quando o presidente deu provimento a um pedido de escusa. O ambiente aqueceu e, no exercício das suas competências, como o elemento em causa não abandonou a sala, Gonçalves Pereira deu por encerrada a reunião.

    Os restantes conselheiros, no entanto, alegando a instauração de um processo disciplinar ao presidente, decidiram que os trabalhos prosseguiam, à revelia de Gonçalves Pereira e do seu vice-presidente. Às primeiras horas de sábado, volte-face: o Boavista descia à Liga de Honra, com a ratificação das decisões da Comissão Disciplinar da Liga, e os recursos de Pinto da Costa eram julgados improcedentes.

    Vinte e quatro horas depois de uma noite tão agitada, continua sem se perceber qual das duas decisões será considerada pelos serviços administrativos da Federação, que têm a responsabilidade de notificar os clubes e entidades em causa. Qualquer recurso após essas notificações terá de passar pelo Tribunal Administrativo, isto porque o CJ é a mais alta instância da Justiça desportiva portuguesa.

    Face à gravidade das afirmações de Gonçalves Pereira, já ontem publicadas pelo JN, a FPF não deverá enviar as notificações enquanto a situação não for devidamente clarificada. Essa posição foi revelada ao JN por um elemento de um órgão social federativo, uma vez que, "perante tanta confusão", não se vai arriscar a avançar com o processo sem saber "se foi respeitada a legalidade".

    "O que aconteceu", continua a nossa fonte, "foi demasiado grave para a imagem da FPF", considerou. "Terão existido duas actas numa só reunião? Ou duas reuniões tendo uma terminado e a outra sido clandestina, por que não foi previamente convocada? Quem fala verdade? Enquanto tudo não for respondido e averiguado, a notificação não deve seguir", conclui a nossa fonte.

    Acusações graves

    Gonçalves Pereira garante ter "todas condições para continuar e para marcar nova reunião do CJ, após as águas serenarem". Mas as acusações de João Abreu são muito graves: "Fui pressionado pelo doutor Gonçalves Pereira, para mudar de opinião e votar contra as escutas. Ele queria reduzir o CJ a seis elementos, para, com voto de qualidade, decidir os recursos para o lado que quisesse". A guerra no CJ está definitivamente instalada. Falta saber o que pensa Madail. Ontem, manteve-se incontactável. Mas terá de falar...

    ResponderEliminar
  17. É curioso que:

    - o presidente do CJ tenha apenas comentado os factos, digamos administrativos, que estiveram na origem do abrupto final da reunião, sem os valorar, sem acusar ninguém.

    - o principal visado, de resto sujeito a um incidente de suspeição por parte de dois clubes recorrentes, não acatou a ordem de sair que cabe ao presidente e agora venha acusar este de tendência de voto, mas fazendo-o ou porque queria ilibar Pinto da Costa (CM) ou para evitar a descida do Boavista (JN).

    Percebe-se a postura da legalidade de um lado e a do desespero do revoltoso do outro.

    E isto está muito longe de constituir um problema de sanidade psicológica.

    Como sempre, antes de se traçarem cenários "macro" (fora da esfera do tema), cada um tire as suas conclusões.

    Porque os homens de bem o farão.

    Ao contrário do soren, tenho melhor impressão de Madaíl, que está numa posição delicadíssima.

    Mas está confirmado que houve intentona, sublevação no CJ e, daí, é de todo impossível desautorizar o presidente do órgão a que a função institucional de Madaíl deve dar relevo.

    Porque isto pode ter tido facas longas mas não é como contar espingardas.

    O CJ há-de reunir, bem ou mal, para continuar o seu trabalho. A suspeição - quem a lançou, quem foi? - é que marcará sempre o tema, qualquer que seja a decisão.

    Mas já não sabíamos todos disto?

    ResponderEliminar
  18. Devo dizer que escolhi este espaço para debater ideias porque sempre achei que podíamos discutir tudo o que quiséssemos, por muito diferentes que sejam as nossas opiniões.

    O nosso jornalismo desportivo está de rastos e a blogosfera começa a ser o lugar de eleição para o debate de ideias e acompanhamento em tempo real daquilo que vai acontecendo no nosso futebol.

    ResponderEliminar
  19. Em minha modesta opinião, o que se passou na passada sexta-feira foi uma vergonha. Tudo isto realizado por pessoas que julgam outras, mas cujas as altitudes nada se diferenciam. Apenas se julgam, superiores aos outros, olhando-os de cima. Para mim é tempo de deixar de ser anjinho e atacar da mesma maneira, ou seja de maneira rasteira.
    Penso que estes senhores são aqueles que não tÊm quem os inspeccione. Sendo assim, estão há vontade para fazerem o que lhes dá na vinheta.
    Só mais uma perguntinha: Que lisura existe em entidades que julgam, sendo os seus elementos escolhidos pelas várias cores clubisticas ou partidárias?

    ResponderEliminar
  20. Simplesmente vergonhoso:

    «A escolta permanente da polícia a Carolina Salgado "é a mais cara de sempre feita pela PSP do Porto", garantiu ao 24horas um responsável da Polícia de Segurança Pública. o que se justifica com o facto de a testemunha do processo "Apito Dourado" estar praticamente a viver no Alentejo, mas os polícias destacados continuarem a ser do Porto, a residência oficial de Carolina. "Só em deslocações são gastos cerca de 300 euros por dia e incluindo a alimentação dos agentes", afirma a mesma fonte.
    "O pior é que eles só têm uma verba de trinta e tal euros de ajudas de custo, quase sempre têm que pagar do seu bolso parte das despesas", acrescenta. "Nem com o Presidente de República se gasta tanto, mas a segurança pessoal foi solicitada pelo Ministério Público e autorizada pela Direccção Nacional da PSP".»

    E andamos nós todos a pagar isto??

    ResponderEliminar
  21. Com este arquivamento lá vão os abutres recorrer para o TASco... como se tal fosse possível.

    Uma já está bem entalada nesses abutres. Só falta a outra.

    ResponderEliminar
  22. Este CJ foi ferido de morte. Esta insurreição dos elementos que ficaram a jantar e depois decidiram reiniciar a reunião à revelia do Presidente e do Vice-Presidente diz tudo...Eles, os interessados em resolver as coisas rapidamente e de preferência sem a presença dos mais responsáveis, é esclarecedora das suas motivações...Não os move a defesa do Direito e da Justiça, tão somente o cumprimento acelerado, que a vergonha é muita, do seu papel de correias de transmissão! Isso fica claro. Portanto a sua obscuridade após o seu veredicto fantasma justifica-se...São os novos ratos da Modernidade: são Gaivotas!...Com um CJ morto, só existe uma alternativa: constituir um novo Conselho!

    ResponderEliminar
  23. "Porcaria
    JORGE MAIA

    Este último episódio em torno do processo Apito Final, que teve como palco o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, é uma porcaria. É o tipo de porcaria que empesta o ar à sua volta, tornando-o irrespirável, e que ainda por cima vai continuar a feder durante os próximos tempos. Não tenho dúvidas de que haverá quem tenha a tentação apressada de separar o trigo do joio e também tenho a certeza de que o critério para essa segregação será a preferência clubística de cada um. O problema é que, deste tipo de porcarias, ninguém consegue sair limpo, e quem tentar separar os bons conselheiros dos maus apenas se vai limitar a sujar as próprias mãos. A administração da Justiça, assim mesmo, com maiúscula, não pode depender das preferências clubísticas de cada um, de eventuais jogos de interesses ou até de um inconfessável, mas evidente, tráfico de influências, seja em que sentido for. As decisões do Conselho de Justiça não podem oscilar entre a condenação e a absolvição, consoante muda a composição e a relação de forças dentro do organismo ao ritmo de eventuais motins ou golpes de estado. Que credibilidade tem uma Justiça assim? E quanto tempo mais vamos continuar nisto? Aquilo que aconteceu na sexta-feira é uma porcaria, e alguém devia fazer o favor de carregar no botão do autoclismo."

    Assino por baixo!

    ResponderEliminar
  24. Receio bem que a Liga dos Campeões, se vá. O Sr Platini fará tudo o que lhe for possivel para aproveitar a oportunidade de exibir o FCP como exemplo. Apesar de ser um dos mais prestigiados clubes europeus, não deixa de pertencer a um pequeno país, tendo por isso pouco peso económico, se fosse o campeão inglês, italiano, alemão ou espanhol, o tratamento seria bem diferente.
    Não sei como vai a Federação sair desta embrulhada, mas não auguro nada de bom para nós. Afinal, mesmo que seja repetida a reunião, o que duvido, ficou claro de que lado estão os elementos do CJ, pelo que em nova votação a vitória cairá para o lado que estava previamente determinado.
    Desde o inicio que o processo estava viciado, pelo que compreendo melhor agora o porquê, do Clube não ter recorrido. Bem vistas as coisas, moralmente e do ponto de vista da Liga dos Campeões, o resultado seria o mesmo, uma tremenda derrota. Pelo menos assim garantiu-se a entrada no próximo campeonato sem pontos negativos.
    É possivel que no Tribunal Administrativo se venha a ganhar, mas á velocidade que a justiça portuguesa anda, com recursos e contra-recursos, nem daqui a dez anos há resultados. Além disso, em caso de sucesso, a consequência são indmnizações. E quem nos indminiza pela humilhação por que estamos a passar? Quem indmniza o Clube pelo prestigio perdido por esse mundo fora? Os danos morais e patrimoniais, perda de receitas e desvalorização de activos, seriam calculados em dezenas de milhões de euros, onde é que a Liga e Federação iam buscar tanto dinheiro? O mais certo, em caso de condenação era nunca pagarem.
    Porca miséria. Mais valia que o presidente Pinto da Costa, tivesse partido uma perna, quando decidiu entrar "no Calor da Noite". Afinal de contas toda esta confusão se deve ao facto de, em determinado momento ele ter permitido que a cabeça pequena tivesse pensado mais que a grande.
    Estou deprimido. Desejo que o campeonato comece rapidamente, para ao menos dentro das quatro linhas, onde se joga à vista de todos, possamos continuar a ficar por cima.

    ResponderEliminar
  25. Grande blogue.
    Se quiserem visitar o meu blogue vão a :

    http://www.dragaovivo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Nelson não fique deprimido...As guerras são para se disputar. Quem tem unhas toca guitarra. Quem acha que a vida é fácil ponha-se a dormir. Um jogo de futebol é uma batalha. Os corruptos tentam mostrar que afinal corrupção é a dos outros. Fiquem tranquilos. A UEFA é nossa!...

    ResponderEliminar
  27. Sim, vamos ter um pouco de calma em relação à UEFA.

    Em primeiro lugar, volto a repetir, é preciso saber qual é a decisão da FPF. Até agora não existe nada: existem cinco vogais a dizer uma coisa, um presidente e um vice presidente a dizer outra coisa. A FPF tem que esclarecer isto. Depois de a FPF tomar uma posição é que se pode agir em conformidade. Antes seria prematuro.

    Quanto à questão da UEFA, e sendo evidente que o Platini está ansioso por tirar o FCP da Champions, é importante perceber também o seguinte:
    - as vontades do Platini valem o que valem. Antes da última decisão do Comité de Apelo ele também veio com a história de ser uma mensagem contra a batota. E poucos dias depois o Comité de APelo decidiu como entendeu que devia decidir e não como São Platini queria.
    - Por outro lado, é importante recordar um post escrito neste blog, creio que pelo Zé Luís, logo a seguir a essa decisão do Comité de Apelo, em que foram publicadas váras passagens do Acórdão desse comité. Recordemos que o Comité de Apelo colocava muitas dúvidas quanto à retroactividade da norma, solicitando à COmissão de Ética e Disciplina a junção de jurisprudência que sustentasse a sua argumentação (jurisprudência essa que não existe), e também tornava claro ser necessário clarificar bem a célebre alínea 1.04. Ou seja, o que o Comité de Apelo viu foi um atropelo do Direito pela Comissão de Ética e Disciplina. O que previu foi uma derrota em toda a linha no TAS.
    Mesmo com uma eventual derrota no CJ, e friso eventual porque até esta hora só existem decisões definitivas nos jornais, penso que poderemos estar razoavelmente confiantes quanto à UEFA. É claro, porém, que agora vai começar a habitual campanha da comunicação social que tem dois objectivos flagrantes: dar moral à mouraria e retirar moral aos portistas. Unir os mouros em torno do LFV e criar cisões entre os portistas, e em redor do presidente PdC.
    Não lhes façamos a vontade.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  28. Algumas questões jurídicas
    Publicado por CAA em 6 Julho, 2008

    "Na generalidade dos media tenho visto uma série de opiniões (doutas sem dúvida) de supostos especialistas defendendo a legalidade dos projectos de decisão achados na 2.ª parte da reunião do Conselho de Justiça. Em todas elas, a questão analisada prende-se com a legitimidade da continuação da reunião do órgão após o seu encerramento pelo presidente por força da vontade da maioria dos seus membros. Discordo das conclusões desses pareceres.
    Mas ainda que estes tivessem a razão legal do seu lado, e sem conceder, julgo que subsistem alguns aspectos que não estão devidamente considerados nessas convicções (cada vez mais doutas):
    1. Segundo os relatos disponíveis (e baseando-me apenas neles) a reunião começou a azedar no momento em que o presidente do órgão revelou a sua decisão de deferir o incidente de suspeição levantado sobre um dos membros;
    2. Este não a aceitou e exigiu que fosse efectuado um recurso para o pleno do órgão - o presidente, invocando a legislação aplicável, recusou;
    3. Seguiram-se mais protestos, a reunião ter-se-á tornado tumultuosa (o que, só por si, é motivo bastante para ferir de nulidade todas as deliberações dela emanadas - CPA/133/2/g) e o presidente decidiu pelo seu encerramento;
    4. Algumas vozes menos avisadas garantem que não está expressa a competência do presidente para encerrar a reunião sem o ‘consentimento’ do resto dos ses membros - é aconselhável a leitura da lei geral, CPA/14/2, e, sobretudo da norma constante no número seguinte: CPA/14/3;
    5. Seguidamente ao encerramento da reunião, alguns dos membros pretenderam reatá-la - aqui, e para já, não fundamentarei a minha opinão contrária;
    6. Nessa 2.ª parte, foi decidido aceitar o recurso para o pleno do órgão que terá revogado a decisão do presidente de excluir de algumas votações um dos membros devido à aceitação do incidente de suspeição;
    7. Este acto, só por si, é ilegal - e inquina com a mesma ilegalidade tudo o que ulteriormente se passou;
    8. De acordo com o disposto no CPA/45/3 (aplicável ao caso mediante a remisão do CPA/50/1), só o presidente do órgão colegial tem competência para decidir a suspeição ou impedimento - e do acto não cabe recurso administrativo (só recurso contencioso, evidentemente);
    9. Ao não aceitarem a decisão do presidente de afastar de algumas votações o membro declarado impedido, o órgão (na hipótese muito remota deste estar constituído e em reunião) cometeu um vício muito grave que afecta todas as suas deliberações subsequentes;
    10. Os membros do órgão rejeitaram a decisão de encerramento da reunião pelo presidente e não o podiam fazer; aceitaram um recurso e não tinham poderes para tal; revogaram uma decisão do presidente e não possuiam essa competência; o membro do órgão afastado pela decisão do presidente participou nas votações e estava impedido de o fazer - deste modo, inquinou com nulidade todas as deliberações em que votou não podendo estas ser consideradas para qualquer efeito legal ou desportivo;
    11. Deste modo, e salvo melhor (e mais douta) opinião, e ainda que se considere que o encerramento da reunião pelo presidente do órgão não deve colher ( e eu julgo que deve), as deliberações da dita 2.ª parte da reunião do Conselho de Justiça da FPF têm de ser consideradas inválidas por vício gerador de nulidade, mormente aquelas em que o membro declarado impedido nelas participou."


    http://blasfemias.net/

    ResponderEliminar
  29. Parece-me incrível que sejam publicados textos (ou comunicados) no site do FCPorto a dar respostas a um delgado qualquer e no entanto a instituição é enxovalhada aos olhos do mundo pelo presidente da Uefa e nem uma reacção, nem uma palavra, nada a defender a honra do clube. Mas no último mês já ficamos a saber o que vale para muitos a honra, ou seja, nada. Inclusive para muitos adeptos. Mas cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  30. Meus amigos ...
    Isto nunca foi uma apreciação baseada nos principios do Direito.
    Isto é uma guerra do sul abutre contra o Norte em geral e o FCP e Pinto da Costa em particular, guerra sem tréguas,com conivência em todos os sectores de influência política e da imprensa controlada.
    Veja-se só a capa da bola hoje, não analisa a questão em si, passa logo para a Champions...
    Isto está cozinhado e realmente, se tudo passar em claro, seremos mesmo a republica das bananas.
    O caso é complicado, não sei como juridicamente se sai dele ...
    Os portistas verdadeiros só tem é que estar unidos, vigilantes e calmos.
    Também acho que se deveria partir com urgência para um tribunal desportivo com verdadeiros magistrados e isentos.
    Mas confesso que enchi a paciência.
    ( Zirtaev, Não é possível abolir a irritante verificação de palavras???)

    ResponderEliminar
  31. Gostaria que alguma instituição do Norte se solidarizasse com o FCP, isto não é claramente uma questão de justiça mas de Lobby . Definitivamente teremos de viver com os jornais do Norte contra os da Capital, e lutar para uma regionalização que nos permita mandar na nossa própria casa. Até os fundos comunitários nos roubam.

    ResponderEliminar
  32. caros amigos,
    deviam ver a entrevista do presidente do conselho de justiça joje ás 13,00 Horas na TVI.
    Em jeito de resposta ao Joao Abreu (que o acusou de por o cachecol ao pescoço!) disse entre muitas outras coisas que o mesmo tinha competencias para votar como perito , nos casos das transferencias e não nos outros assuntos.
    Acusou-o de utilizar Linguagem nada correcta, com insultos á mistura.enfim...
    vejam a entrevista se puderem!
    Isto vai continuar a explodir!
    ...
    Soubemos hoje que contratámos um trinco (Scoppa)e um extremo (Maxi) ao Boca Juniores, ambos emprestados ao Leixões e ao Portimonense respectivamente.
    Mais argentinos?..então para que serve a nossa formação??
    ...
    a minha aposta para a surpresa indicada pelo presidente não será o Hernan Crespo?
    É só um palpite!
    Cump.

    ResponderEliminar
  33. Aposto no Maniche, será para compensar o caso Paulo Ass. ou o Tiago Motta...

    ResponderEliminar
  34. EU gostava era do seitaridis, isso sim seria um reforço que traria qualidade á equipa, manuche é bom jogador mas penso que já temos jogador que cheguem para a posição que ele ocupa.

    ResponderEliminar
  35. Esta é talvez a oportunidade de ouro de Madail para mostrar que sabe afinal arrumar a casa e que ele é que é o Presidente.

    Ao solidarizar-se com o Presidente e o Vice-Presidente do CJ, Madail demonstraria que afinal ainda manda na Federaçao e que nao admite coaçoes vermelhas.

    Nao o considero competente porque quem deixa a sua organizaçao chegar a este ponto é porque nao fez o necessario para controlar os "amotinados".

    Zé Luis, é evidente que a situaçao é delicada, por isso mesmo vai mostrar o que o vale o Presidente e qual o tipo de autoridade que tem.
    Estas situaçoes sao de ouro. E Madail pode mostrar agora o que vale.

    Tera coragem para "limpar" os vogais amotinados?

    Quanto aos pasquins, nada de novo. A mesma propaganda. Tende a evitar o descalabro total dos vermelhos motivado pela enorme superioridade Portista e pela gestao escabrosa do seu Orelhas de serviço.

    O centralismo lisboeta no seu melhor. Uma republica das bananas.

    Como diz um Maia: Uma porcaria.

    Seriamos o primeiro pais na historia, a trocar um campeao por um 4o classificado. Denegrir o talento, enaltecer a sujeira. Portugal em todo o seu esplendor.

    ResponderEliminar
  36. alguem viu a rtpN ontem?
    e que o manuel queiros disse mmo que a uefa decidiu que o porto tava na champs e que este ano nao mudava mais a decisao!
    n tou nada preocupado com uefas pk o porto no TAS ganha a brincar, a rectroactividade chega para o porto ganhar isso, o que me preocupa e a palhacada em portugal!
    um tribunal iliba o porto, condena a carolina, e os inteligentes do CJ punem o porto!
    ora... afinal no CJ e que ha magistrados a serio, no tribunal e so magistrados de treta!
    tenham juizo que a decisao so pode ser ilegal, e o PC ja recorreu po TA, onde ganha a brincar...

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  39. mil893, tal como o ricardo simães lembrou, quando dissequei aqui o acórdão do Júri de Apelo da UEFA a decisão era:

    - haja quando houver uma decisão na justia desportiva portuguesa, a admissão do FC Porto na Champions tem que passar pelo crivo dos regulamentos;

    - e a famosa alínea 1.04 d) tem de ser clarificada de uma vez por todas.

    Esta é a condição, imposta à Comissão de Controlo e Disciplina (1ª instância), para decidir futuramente situações como a do FC Porto.

    Primeiro clarificar o tempo e o modo de aplicação da alínea em causa. Depois ver se a admissão de um clube se coaduna ou não.

    Sobre isso não há receio.

    Pelo que:

    - não acredito no afastamento do FC Porto da Champions.

    - imaginando que a CCD da UEFA pega outra vez no assunto, está condicionada às imposições do comité de recurso que foi muito claro e severo.

    - se por absurdo tal fosse infringido, o FC Porto recorre sempre para a instância superior e por fim teria o TAS para decidir.

    Ora, o TAS já tem jurisprudência na matéria, pelo que

    O FC Porto está salvaguardado na Champions.

    Terramotos só se for em Portugal, porque na UEFA as coisas estão claríssimas doravante e os corruptos não têm hipótese de rabiar "por outro lado".

    Há pasquinácios e galinácios que assustam o henrique e mais alguns, que assustam por algum tempo, mas não assustam todos nem para sempre.

    Quanto ao aspecto interno, soren, o Madaíl não pode nem correr com os vogais do CJ nem desautorizar o presidente deste órgão.

    Aliás, amanhã nenhum clube será notificado do que quer que seja, só para, mais uma vez, se ver o ponto em que ficaram as "deliberações" dos amotinados, por muito que a bolha rebente de sebo e os encornados se encorajam, quais tolinhos, a correr para a UEFA sempre que uma pseudo-sentença lhes aprouver.

    Mas disto já temos a nossa conta.

    E, como eu temia, o Português está em queda neste país, nem sabem ler ou escrever, só dá nota negativa nos energúmenos.

    Repara que mesmo a Imprensa em geral não tomou como definitiva a "decisão" (como disse Gonçalves Pereira), à parte a bolha de sebo em que muitos embrulham a banha da cobra dos vendedores de ilusões.

    E é essa incerteza plasmada na Imprensa que teve de guardar algum prudente recato que faz muitos palermas não dormirem, apenas chafurdando no seu vómito.

    O pessoal das barracas é assim.

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  41. Graças ao MP, ao CJ, ao Orelhas e a alguns idiotas que pululam na Net compreendi, agora, algumas decisões da Direcção do meu clube e, por isso, só posso agradecer a essas entidades e aos ditos cretinos. Deste modo, e na qualidade de sócio do FCP (é para quem pode)venho garantir a PC o meu voto em todas as futuras AG e eleições enquanto quiser manter-se como Presidente do FCP, suspenso ou não, com 100 ou 500 anos, qualquer que seja o resultado da inventona. Mais, afirmo a minha disponibilidade para viabilizar um aumento de quotas que seja necessário para fazer face a eventual suspensão da CL e continuar a manter uma equipa de outra galáxia em relação à mísera concorrência deste Paìs.

    ResponderEliminar
  42. Sobre os barraqueiros estamos de acordo. Alias eles teem tao pouca confiança numa decisao a seu favor que o rascord é até mais comedido do que estava à espera.
    As capas da barracas sao para alimentar a alma pequenina dos vermelhinhos. Sopa dos pobres.

    Quanto ao Madail correr com os vogais, sei bem que nao pode. Quando falo em limpeza, falo do Abreu.
    E falo da reuniao de 2a feira em que se tera de esclarecer a autoridade. E ai vamos ver quem tem credibilidade: se o Presidente da Federaçao é homem de bem e acata a decisao dos verdadeiros tribunais e se baseia nela para dizer o que deve, ou, se é mais um a sacudir a agua do capote e a sucumbir perante coaçoes vermelhas da treta.

    A perseguiçao ao Porto continua e a tentativa de salvar as galinhas da sua propria gestao ruinosa prossegue. Creio, que ainda havera benfiquistas que querem ganhar dentro do campo e que nao se reveem nesta sujeira desportiva e politica.

    Espero que os Portistas estejam unidos porque nao creio que tenhamos medo da guerra e vamos ganha-la. Porque a razao esta do nosso lado.

    ResponderEliminar
  43. Marcelo Rebelo de Sousa ESTÁ ENGANADO como nós, defendendo que os amotinados não têm razão.

    Os iluminados vão acabar a fundir lâmpadas...

    ResponderEliminar
  44. Amanhã é o sorteio da Liga Sagres na Alfandega era importante uma demonstração de força embora não acredito que haja capacidade de mobilização para tal.

    ResponderEliminar
  45. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  46. Não há ninguém que retire estes posts insultuosos ao Zé Luis?

    ResponderEliminar