09 julho 2008

Rumo à Champions e a cores


Os grupos para Setembro e uma recordação cinzenta de Quique Flores

O FC Porto já começou a trabalhar. Não apresentou jogadores, apesar de contratados. Teima em arreliar os adeptos, que querem mais visibilidade dos seus craques e mais informações da SAD. Mas é contraponto ao regabofe da concorrência, onde o 2 em 1 já não pega e em vez de Carlos Martins a puxar Pongolle vem só o ex-sportinguista para ser o 10 que em Alvalade nunca foi. Ou, então, até um desconhecido Jonás que nem sabia existir no Maiorca acaba no Newcastle. Podiam ter tentado o Tomasson que saiu a custo zero do Villarreal para o Feyenoord.

Não se percebe a razão de o FC Porto ter sido o primeiro (será por ser o único...) grande a iniciar a nova época. Há 2,5 anos e picos na liderança da Liga, os tricampeões podiam gozar melhor o título dos 20 pontos de avanço. Jesualdo bem tinha razão que aquilo dos -6 pontos era de pôr um asterisco...

Mas o FC Porto está aí, em breve os outros também, indiferente ao barulho das secretarias e aos resmungos de desesperados. Não tarda conhecer o calendário da Liga e para a Champions, em Setembro (16 e 17), já se podem vislumbrar os grupos a sortear:

Pote 1
Man. United
Real Madrid
Chelsea
Inter Milão
Roma
Bayern Munique
Lyon

Pote 2
FC Porto
Villarreal
Werder Bremen
Sporting
PSV Eindhoven
Zenit St. Petersburgo
Celtic

Estas são as principais equipas com entrada directa e alguma certeza da inclusão dos dois primeiros potes. É claro que da 3ª fase de qualificação haverá equipas como o Barça, o Arsenal, o Liverpool, a Juventus, o Marselha, o Schalke, o Steaua e o Spartak de Moscovo que podem vir a apurar-se e com coeficiente próprio para entrarem nos lugares de topo e na sua maioria dividirem-se pelos potes 3 e 4. E sobram ainda potenciais qualificados como o Rangers, o Galatasaray e o Fenerbahce, o Shakhtar e o D. Kiev, até o Standard e o Anderlecht ou o Panathinaikos e o Olympiacos, a Fiorentina e o Atl. Madrid, além do CFR Cluj que entra directo nos grupos em último lugar.

Apesar de o site da UEFA apresentar o Vitória SC (Guimarães) como "runner-up" (2º classificado) em Portugal, não se vislumbra que os desgraçados-II cá da terrinha da inveja passarão a pré-eliminatória onde vão apanhar um tubarão...

Vamos ver a Champions no Dragão e na tv a cores.

O que me faz recuperar um excerto de uma entrevista de Quique Flores a O Jogo, logo que foi apresentado na Luz como mais um salvador da pátria (Saramago deve ter razão quanto à anexação ibérica começar pelo menos em Lisboa, e estão muitos preocupados com os argentinos no Dragão).

Já estive para a trazer aqui, mas nesta hora não resisto a lembrar o curto diálogo, uma pergunta-uma resposta, que ficou numa "caixa" da conversa aí de há um mês:

O Jogo - Lembra-se da final entre o Benfica e o Real Madrid (1962)?
Quique Flores - Não muito, foi há que tempo, era tudo a preto e branco... (risos).

23 comentários:

  1. O parolismo nacional sabe lá qual o lado esquerdo ou direito da bandeira.

    O parolismo nacional sabe lá porque a bandeira é verde e vermelha.

    O parolismo nacional sabe lá porque existe na bandeira uma esfera armilar, um escudo branco, sete castelos e cinco quinas.

    O FC Porto vai á liga dos Campeões e o Benfica de certeza que não, ainda bem!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas o que interessa é o futebol e para mim a bravura desta gente esteve em ter medo de discutir a inserção do Paulo Assunção que já tinha tempo suficiente no país para se naturalizar... com naturalidade.
    Porto!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. manuel serrão no jn:

    NÃO SENDO PALHAÇOS QUE PODERÃO SER?

    Teria que dizer que o mundo inteiro está a assistir a mais uma grande palhaçada do futebol português, se o trabalho dos melhores palhaços europeus não fosse mais sério. Não sei que palavra usar, nem descortino já um qualificativo que, qualificando o que se está a passar, não desqualifique gente séria como os palhaços profissionais.

    É o respeito por esta classe que faz rir as nossas crianças, que eu, adulto confesso, prometo não usar mais o termo palhaçada para esta... (lá está, não tenho termos!) nem o designativo palhaço para os... (lá está de novo a falta de vocabulário!) que a estão a protagonizar.

    Para os cargos do estilo dos de Conselho da Justiça ou Conselho de Disciplina da FPF e da Liga, costuma dizer-se que qualquer pessoa (até se costuma dizer burro) serve quando as coisas correm bem. É como nos acordos de divórcio por mútuo consentimento genuíno, em que a letra do que está estipulado só vale se as condições amigáveis em que foi desenhado se alterarem.

    Quando está tudo bem, as comadres não se zangam e os passarinhos chilreiam por tudo o que é lado, as leis não estorvam, os regulamentos não têm lacunas e mesmo que continue tudo parado, tudo corre sobre rodas.

    Há gente, os tais optimistas de que gosta de falar, por exemplo, o meu amigo Antero Henriques, do F.C. Porto, que em tempo de bonança acha um desperdício prever a tempestade. Mas também há gente, os tais a que eu dantes chamava palhaços, que perante a bonança desgraçada dos seus desventurados resultados desportivos aplica e investe todas as suas energias na sementeira de tempestades.

    Aquilo a que estamos a assistir desde que o senhor Filipe Vieira, a D. Leonor Pinhão e a Dr.ª Morgado decidiram conjugar vontades para estimular uma alternadeira a tornar-se escritora, com a credibilidade que vários tribunais já qualificaram adequadamente, é uma... (juro que hei-de encontrar o termo que substitua palhaçada com vantagem!).

    Curiosamente, chegamos a um ponto em que verificamos que foi uma súbita preocupação de afastar a Justiça do futebol, que mais contribuiu para que o futebol se queixe mais dela.

    No dia em que o Conselho Superior da Magistratura decidiu que os juízes no activo não poderiam integrar órgãos jurisdicionais do mundo do futebol, nem lhe passava pela cabeça que em vez deles seriam os advogados a classe bafejada com essa missão.

    Mais valia um juiz roliço e ofegante atrás de uma bola em flagrante off side, do que um advogado a fingir que é imparcial numa reunião do Conselho de Justiça da FPF ou de Disciplina da Liga.

    Quando uma Federação não tem rei nem roque porque só tem um presidente que faz figura de... (agora quase que me arrependi da decisão pessoal supracitada!) e a Liga tem um político que só usa camisa de viscose, ter conselhos jurisdicionais quase só compostos por advogados, é como se cada reunião fosse um jogo de subbuteo!

    Como adepto e sócio do F.C. Porto, o que me faz pena (para além da vergonha), é que depois de o meu clube ter posto Portugal nos píncaros do futebol mundial, tornando-o um país futebolisticamente respeitado por todos, venham agora uns... advogados (será que finalmente encontrei a palavra certa?) deitar por terra em meia dúzia de dias o que levou tantos anos a construir.

    ResponderEliminar
  4. Zé,

    Segunda-feira, os abutres todos vão estar de olho no TASco.

    Que os abutres são grandes frequentadores de tascos, já todos sabemos. Mas este TASco tem qualquer coisa mágica que os atrai de uma forma inexplicável. É a última esperança. O último bilhete mágico para entrarem num mundo fabuloso para o qual não estão preparados.

    Com actas e actos próprios de quem quer promover a verdade da mentira.

    ResponderEliminar
  5. O que interessa é que ACREDITO que obviamente iremos POR DIREITO à Champions. Ponto Final.

    Relativamente ao texto, creio que do JN, do Manuel Serrão acima transcrito, simplesmente genial, afinal os PALHAÇOS merecem consideração, já os advogados...

    Também foi giro saber que os benfas propuseram o rui bosta para o "board" da ECA. Resultado perderam por 11-1. Ah! Ah! Ah!...pobres gaivotas...

    Claro, que PRESTÍGIO e RECONHECIMENTO de COMPETÊNCIA, para lá da já habitual DESPORTIVA, é com o FCPORTO que efectivamente foi eleito para a sua (da European Clubs Association - ECA)Comissão Executiva, representando assim um conjunto de 102 países junto da UEFA.

    Custa muito aos verdadeiros CORRUPTOS, não custa? Danem-se!!!

    ResponderEliminar
  6. Abutre é o nome vulgar dado a aves falconiformes da família Accipitridae, de hábitos necrófagos, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Os abutres assemelham-se exteriormente aos urubus e condores (os abutres-do-novo-mundo), mas estes pertencem à família Cathartidae. Os abutres são aves de grande envergadura, usando correntes de ar quente para planar, têm cauda pequena e geralmente são desprovidos de penas na cabeça.

    Os abutres são mais longevos em relação a outros pássaros, chegando a viver 30 anos em cativeiro.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Abutre

    Com que então, abutres-do-velho-mundo?

    Não está mal visto, não senhor.

    Agora, percebo porque eles têm escrito na gola dos equipamentos:
    "A comer restos mortos desde 1904"

    ResponderEliminar
  7. Acho bem que se discuta a comunicação do clube,etc..

    Vir dizer que vamos à Champions, porque sim, é que já destoa.

    Todos sabemos que segundo a tese de alguns o resultado só poderá ser um.Porto na Champions. E provavelmente a razão e as leis apontariam nesse sentido.
    Como talvez apontassem para o não castigo da Liga, o não castigo da 1ª instância da Uefa.


    Eu não sei se o Porto vai à Champions. Achei ridículas as manifestações de euforia após o anulamento da decisão de 1ª instância. O jogo tinha sido empatado, mas era preciso voltar a dar cartas. Todavia, houve uma manifestação eufórica, como se de uma decisão final se tratasse.


    É por toda a gente andar em euforias e fanatismos a falar destes assuntos que ninguém consegue perceber NADA do que se passa. São "especialistas" disto e daquilo, são advogados, juízes, filósofos..


    O Freitas do Amaral entra ao barulho, mas parece que é só pelo dinheiro. Primeira coisa a fazer é dizer que não vai sequer ousar fazer o essencial.

    Bravo!!

    MAgnífico!!

    Talvez consiga dizer daqui a 15 dias que aquilo foi uma palhaçada,etc...

    É que ainda ninguém percebeu isso. Quanto ao importante a resolver já lavou as mãos e deixa isso para o próximo Messias.

    ResponderEliminar
  8. Aquela pergunta ao Quique é mesmo de morrer, então se o gajo ainda não tinha nascido!?...

    ResponderEliminar
  9. este henrique e um bocado gayvota nao e?
    tens tanto de portista como eu de lampiao!
    vamos a champs, quer queiras quer nao, o resto sao manobras pa distrair as papoilas!

    ResponderEliminar
  10. Oh amigo PHOENIX,não havia necessidade!Então os abutrs assemelham-se aos CONDORES?Eu concordo,mas não queria que se soubesse!Quanto ao vai não vai à LC,confesso que estou completamente baralhado e estupfacto com tanta falta de pudor da gentalha que tem o poder de decisão nesta treta de país,portanto só confio no departamento juridico do FC Porto e prefiro esperar para vêr!

    ResponderEliminar
  11. Só agora é que perceberam que o Henrique é Benfas?...D...Eu já tinha percebido isso há trezentos e sessenta e cinco dias atrás...

    ResponderEliminar
  12. do blog janela de contraste:
    FC PORTO RECUSOU 4 MILHÕES

    Paulo Assunção foi, finalmente, apresentado como jogador do Atlético de Madrid. Como jogador livre, depois de ter rescindido, unilateralmente, o vínculo com o FC Porto e depois de fracassadas as tentativas de entendimento entre os clubes para a transferência.
    O Atlético de Madrid chegou a oferecer aos dragões cerca de 4 milhões de euros (numa primeira fase, a oferta era de 2 milhões mais a cedência de um jogador), valor que foi recusado pela SAD portista, indisponível para dividir esse montante com o Nacional da Madeira, clube que detém (ou detinha), em igualdade com o FC Porto, os direitos financeiros sobre o futebolista.
    Argumentam os responsáveis do FC Porto que o valor era insuficiente para cobrir outras propostas que chegaram à SAD portista, supostamente na ordem dos oito milhões de euros. Mesmo sem acordo, Paulo Assunção já vestiu a camisola “colchonera”. O FC Porto promete agora reagir e “ludibriar” os interesses do Nacional. Mas há quem esteja atento à jogada e também estude a possibilidade de avançar para a FIFA com uma queixa sobre os dragões. Paulo Assunção vai continuar, por certo, a ser notícia.

    ResponderEliminar
  13. E que acham de o FC Porto não aceitar esses 4 milhões de Euros, para não os dividir com os Alvi-Negros Madeirenses e usá-los antes, juntamente com os Colchoneros, para baixar o preço de um jogador do Atlético de Madrid...?
    Pois, eu acredito que aqui é que está a base da questão. E muito sinceramente acredito mesmo que ainda vamos ver o «Gnomo» vestido de Azul e Branco.
    Tenho Ódio a esse Jogador e jamais me esqueço do que assisti na celebração do mais escândaloso título alguma vez conquistado em Portugal, com ele e o Petit a cantarem contra o nosso Presidente!
    Contudo, não posso (infelizmente) colocar em causa o seu valor enquanto futebolista e estou mesmo a acreditar que o Simão vai ser jogador do nosso Clube. Desportivamente será um excelente negócio, mas pessoalmente vai-me custar muito mesmo vê-lo com o nosso Símbolo ao Peito... Isto se acontecer, claro!

    PS - É claro, que custará muito mais aos "pobres" dos 6 milhões de Gaivotas...

    ResponderEliminar
  14. O Zé Luís é um optimista; eu, pelo contrrário, sou um pessimista ... vamos aguardar com serenidade para ver no que dão as manobras de bastidores de Platini!

    ResponderEliminar
  15. Não acredito que o Henrique seja abutre. Os abutres são muito mais optimistas do que ele. Todos os dias, eles acreditam que alguém vai morrer para poderem comer restos mortos.

    Amigo Condor, ao menos "és" um abutre-do-novo-mundo. Se isso melhora a tua situação, já não sei. Não deixas de "ser" um abutre. Mas tu lá sabes.

    ResponderEliminar
  16. Cá está a grande surpresa prometida: Sapunaru.

    Fonte:
    http://www.ojogo.pt/24-140/artigo732079.asp

    Estou mesmo surpreso. Não estava nada à espera. Desta vez, o PdC tirou um Sapu da cartola. É obra.

    Um Sapu que custou 2,5 milhões por 50% do passe até deve caminhar sobre a água.

    Porventura, haverá, por aí, alguma princesa (o Mano, talvez) disponível para dar um beijo na boca do nosso Sapu para vermos se ele se transforma nalgum princi...pal goleador europeu?

    Espero que o PdC tenha acertado desta vez, para não engolirmos mais um Sapu. Aguardemos para ver.

    ResponderEliminar
  17. Só um reparo. Não chamem gaivotas aos abutres.

    Primeiro, é ofensivo para as gaivotas.

    Segundo, vocês também não gostavam que vos chamassem benfiqui**** (o blog é respeitável e não devemos escrever palavrões).

    Lá porque o analfabruto do milionário abutre não sabe o que é um abutre, nem tão pouco sabe pronunciar o nome e aligeirou para gaivota, não devemos cair no mesmo erro.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Este ano, estamos cá uns mãos largas:
    Rolando - 0,7M
    Tomás Costa - 3,2M
    Cristian Rodriguez - 7M por 70% do passe
    Nelson Benitez - 1M por 50% do passe
    Fredy Guarin - 3M por 50% do passe
    Cristian Sapunaru - 2,5M por 50% do passe

    Mariano Gonzalez - 3M

    Total: 20,4M

    Zirtaev, se for possível confirma-me esses valores das contratações.

    Atenção, se este ano não fizermos uma boa Liga dos Campeões corremos o risco de irmos para o pote 3 na época 2009/10. Neste momento, estamos em 24º no ranking da UEFA. A merd* da 2ª circular já está à nossa frente, graças aos resultados na Taça UEFA.

    Fonte:
    http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/data/method3/trank2009.html

    ResponderEliminar
  19. Phoenix, todos os valores se confirmam pelo que foi sendo noticiado, menos o do Guarin e do Sapunaru em que são anunciados valores contraditórios nos diversos órgãos de informação social.

    Mas tb o que é isso de quererem saber das contas do clube? Os sócios que se metam nas suas vidas.

    E quem precisa de saber quais são a contratações, já que nenhuma é anunciada oficialmente, nem nos normais comunicados no site oficial? Que leiam o jornal o Jogo.

    Página oficial do clube? Isso existe? Ah, para se fazerem sócios e pagarmos o Dragon Seat. Ou seja €€€€.

    Enfim...

    Já agora e se os valores que apresentas estão correctos, lá se foi o dinheiro do Bosingwa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. O porto goleou o ribeirão por 8-0 em jogo de preparação.

    ResponderEliminar
  21. É um clube que se gere muito mal. Aliás, tendo em atenção a desproporção de ganhos nos campeonatos europeus, aqui ao lado no jogodirecto.blogspot, não percebo como os sócios do FC Porto ainda não fizeram uma revolução e não puseram estes gestores na rua! Man UTD: 65 milhões por ano. FC Porto: 52 milhões em 5 anos. FC Porto 1 Taça Uefa, 5 Ligas, 2 Taças nacionais, 2 Super-taças, 1 Liga dos Campeões, 1 Intercontinental.

    Sempre no top15 (16?) nos últimos 6 anos. Sempre nos POTES DA FRENTE.

    alldragonsforum.net

    ResponderEliminar
  22. Zirtaev, todos sabemos do furioso ataque a que o Clube tem sido submetido há muito tempo. Até aqui -há uns meses- as coisas tinham um carácter de alguma naturalidade, hoje parece-me claro que a situação se agravou e o poder de fogo assestado sobre nós foi quintuplicado...O Clube adoptou uma estratégia de contenção informativa. E embora o sócio pretenda saber de tudo em tempo real, parece-me justo que o Clube esteja mais preocupado em não dar o flanco a tantas investidas e apenas fornecer o mínimo informativo que for necessário. A posição que muitos sócios e adeptos assumiram, de crítica sistemática e cerrada, também não favorece a desejada abertura... tenho estado, por razões sobejamente conhecidas, nestes últimos dias, muito mais próximo das instalações do Clube e aquilo que me surge como inevitável sentir é a constatação da grandiosidade que este tomou nos últimos anos. Há uma expressão de crescimento extraordinária...O Clube tem de preservar todo esse património que muitos desejam destruir. Os sócios têm de ter essa consciência.

    ResponderEliminar