26 setembro 2008

Poupança de "Lucho"


Convocados:
Benítez, Bruno Alves, Candeias, Farías, Fernando, Guarin, Helton, Hulk, Lino, Lisandro, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru e Tomás Costa.

FCPorto - Paços de Ferreira, 21H15 - RTP1

13 comentários:

  1. Todos com os jogadores amanha no Dragão

    É verdade que vimos de um resultado menos feliz, independentemente de razão A ou B que possamos apontar a terceiras entidades com total culpa nos jogadores. Ao contrario dos comentarios da lampionagem que ouvimos por ai, a grande falta no FC Porto, a pedra que está por encaixar é um nº 6, é um Paulo Assunção. Foi nas ultimas epocas senão o jogador mais importante um dos mais importantes na coesão da equipe e não é fácil de um momento para o outro encaixar uma equipe no mesmo molde com um jogador de caracteristicas diferentes. É preciso dar tempo,é preciso compreender e fazê-los ver que estamos ali do lado deles. Penso que será uma questão de semanas para o Jesualdo adaptar um Fernando, um Pelé a 100% áquele lugar, ou então inevitavelmente mudar a tactica e sistema de jogo para um que se encaixe ao novo molde de jogo da equipe, mas tudo isso leva tempo e neste momento aquilo que eles menos precisam é de assobios. Depois do que passámos este verão com a corja toda atacar-nos, depois de este arranque menos conseguido, é altura de pensar duas vezes antes de assobiarem um jogador. O nosso clube é diferente e é nisso que vocês têm que demonstrar que são diferentes. Não acredito na falta de empenho dos jogadores ainda é muito cedo é tempo de lhes dar oportunidade de rectificarem o jogo de Vila do Conde.

    Como dizia o Pedroto muitas vezes no FC Porto uma vitoria vale por duas. Este ano parece que vai ser um desses anos, ha uma certa equipe que investiu á maluca e tem imperativamente que ganhar algo este ano, senão cai o carmo e a trindade. E para isso já se percebeu que vai acontecer de tudo.Não sejam mais uma adversidade para a nossa equipe tb...mesmo que as coisas não estejam a correr bem ... NÃO ASSOBIEM.. APLAUDAM porque eles levam o nosso orgulho ao peito.. a NOSSA CAMISOLA

    O FC PORTO SOMOS NÓS

    ResponderEliminar
  2. Grande Jesualdo!!!
    Mais uma vez tem que ser o ódio de estimação de muitos portistas a ter que levantar a voz na defesa dos interesses do clube,fazendo o papel que cabia á Sad que prefere ficar calada e ver o clube ser sistematicamente prejudicado sem nada fazer.
    .
    .
    Por isso Jesualdo tem todo o meu respeito e admiração.Não sou por ser o 3º melhor treinador português na actualidade e por fazer excelentes omoletes -diga-se equipas campeãs- sem utilizar nenhum dos reforços que a Sad lhe deu desde que cá chegou,aproveitando ainda a herança que tinha para trás.
    .
    .
    Não só é um bom treinador,como é sério,metódico,rigoroso e um homem com valores e uma dignidade tremendas.
    .
    .
    Mais uma vez foi ele,o mal amado,aquele que os adeptos adoram acusar de ser o culpado de todos os males do clube que saiu em defesa da equipa e não os administradores da Sad que permanecem como sempre calados..

    .
    Ua injustiça o facto de os adeptos portistas não terem ainda dado o devido valor e prestado a devida homenagem pelos excelentes serviços que Jesualdo tem prestado ao clube.
    Ele faz de treinador,de presidente,de adepto,de administrador,ele tem que fazer tudo,e não ser importa de desgastar a imagem e de se prejudicar a ele em nome dos interesses do grupo.
    .
    .
    Se isto não é digno de admiração não sei o que será...
    .
    .
    Adorei ouvir Jesualdo dizer aquilo que a comunicação social não teve coragem de dizer ao longo da semana e que tentou camuflar.
    .
    Já que nem o Rui Moreira nem o Guilherme Aguiar destacaram o roubo que tem sido o ínicio desta liga,ainda bem que foi preciso aparecer Jesualdo para lembrar a tudo e todos como o Porto perdeu 4 pontos,o Benfica ganhou 5 e o Sporting ganhou 6...
    .
    .
    A resposta que era precisa tinha que vir como sempre veio ao longo dos ultimos anos de Jesualdo,uma vez que parece que só ele dá a cara no nosso clube.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  3. O Jesualdo nunca vai ser adminrado enquanto permanecer FCP, talvez se no fim de ele ir embora vir um estrangeiro qualquer as pessaos se lembrem dele.

    Quanto ao jogo, é para ganhar obviamente, sem Lucho vai ser complicado espero que a equipa supere essa falta.

    ResponderEliminar
  4. ricardocosta,

    Curioso o facto de vires criticar o 'ódio de estimação' de alguns portistas para com o JF...

    Eles não podem ter os seus 'ódios de estimação' seja com o JF, seja com o RQ7 ou com o Postiga, pois não ?!

    Mas 'outros' já os podem ter, desde que sejam com o Mariano, com o Benitez ou com a SAD. Esses sim, são legítimos...

    Ainda relativamente ao Benitez, deixa-me que te diga, que a diferença entre ele e o teu 'bem amado' Fucile, é muito ténue, com vantagem para o argentino obviamente, pois quando chega à linha final não precisa de andar à procura do pé. Mas apoio qualquer um dos dois...

    Não te esqueças que em última análise, o grande responsável por o Mariano, ou o Benitez quando é caso disso, jogarem a titular é o JF...

    Então talvez este post esteja em contraciclo com alguns dos teus 'ódios de estimação'...

    Sou PORTISTA, NÃO sou Quaresmista muito menos SADista. Apoio os que lá estão e para mim são esses os melhores e não aqueles que sairam e gostaria que lá estivessem.

    É tão simpático ver-te a defender o JF, mas enoja-me (desculpa o termo) ver-te a 'queimar' outros profissionais do, nosso acho eu, FCP.

    Coerência, Please...

    PS. Justificar a nossa incompetência com a incompetência dos outros (arbitros) torna-nos iguais aos calimeros e gaivotas. E acho que ainda não o somos...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com este ultima "análise" e nem consigo acrescentar mais pois teria dito algo muito semelhante.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Costa,
    acho que a critica é justa quanto ao Gulherme aguir mas nao tanto uanto ao rui moreira que falou nisso no penultimo programa e alias ate foi insultado por isso num blog do benfica, nao sei se viste. e desta vez voltou a atacar a arbitragem mas o benfas daniel interrompeu-o logo no inicio e queria obriga-lo a falar so de nomeaçoes. mas o princpal é o jesualdo e eu nao partilho esse entusiasmo todo acho que ele comete erros, desde logo a poição do rodriguez que fica inutil, acho que o rdriguez é bom para jogadas interiores com a bola, nao é um extrmo. mas eu sou só uma espectadora tu sabes muto mais. e ele, ainda mais.

    ResponderEliminar
  7. O comentário do Jorge Maia na edição d'O Jogo de hoje está muito bom.

    "Eu sabia que Quaresma ia fazer falta ao FC Porto. E não estou a falar dos dribles, nem dos cruzamentos de trivela e nem sequer dos golos. Esses, de uma forma ou de outra, Jesualdo Ferreira pode resolver com Rodríguez ou Hulk ou Candeias. Quaresma faz falta especialmente por causa dos assobios. Na última temporada, os adeptos do FC Porto nunca assobiavam a equipa, assobiavam Quaresma. E isso era um sossego. Por um lado, os companheiros que raramente se sentiam atingidos pela veia crítica dos adeptos e por outro, Quaresma raramente se sentia afectado pelos assobios, com o seu rendimento a variar muitas vezes na razão directa da intensidade dos mesmos. Agora é diferente. Ninguém sabe quem é que os adeptos do FC Porto assobiam ao certo, se têm um alvo específico ou se assobiam a equipa inteira e isso pode causar ansiedade em jogadores pouco habituados a tanta atenção. A única coisa certa, tal como o próprio previu há alguns meses, é que já não assobiam Quaresma."

    ResponderEliminar
  8. Justificar a nossa incompetência com a incompetência dos outros (arbitros) torna-nos iguais aos calimeros e gaivotas. E acho que ainda não o somos...

    deko, se a tua obsrvação anterior tem todo o sentido e cabimento, ja o "p.s." que respigo acima não tem.

    Mas porque carga de água não podemos falar de arbitragens?
    Afinal, também concordas que estamos "condicionados" para falar de arbitragens?
    És capaz, então, de dizer que pesa mais no resultado de Vila do Conde os 60' de inoperância do que os 30' finais mais que suficientes para justificar a vitória; e, ainda, que pesa menos o penálti não assinalado a favor do FC Porto?

    Em que ficamos?

    Eu precisamente ia fazer uma observação sobre as declarações de ontem do Jesualdo:
    1) já se sabia que a ortodozia lisbonense, dita Imprensa do regime, ia encaixar mal as verdades, indiscutíveis, que o professor enumerou;
    2) o Paulo Bento, quem devia ter menos razões para falar de arbitragem, hoje contra-atacou a desfazer o que disse o Jesualdo, como se Paulo Bento fosse exemplo, sério e intelectualmente honesto, para falar do assunto.

    Mas se há portistas que também pensam que não devemos falar de arbitragem, não precisamos do inimigo do exterior...

    A lógica do Paulo Bento é, afinal, a dos calimeros, com a agravante de ser falso e mentiroso, além de incomodado de cada vez que se fala num benefício ao Sporting.

    É sintomático, por fim, que o discurso de Jesualdo seja desde logo confrontado com o "ah, não devias falar porque o porto jogou mal".

    Tomo, ainda da Imprensa de hoje, uma tentativa idiota de "explicar" a razão de o FC Porto não ter ganho os dois jogos fora de casa (para quem se abstrai dos erros de arbitragem): António Tadeia, em O Jogo, descobriu a pólvora ao constatar que o goleador Lisandro não está a marcar como era suposto e fez na época passada.

    Grande coisa!

    Deve ter sido o contrário em 1999-2000, quando o goleador Jardel marcou mais golos que nunca pelo FC Porto (38, salvo erro) e a equipa no conjunto marcou menos 19 golos do que na temporada precedente.

    Portanto, quando queremos arranjar "desculpas" somos presos por ter cão e por não ter.

    O Lisandro é porque falha, e a equipa também.

    O Jardel era porque marcava, mas a equipa fazia menos golos.

    Estas discussões são como as cerejas.

    O último Trio d'Ataque pôs a questão de quem fazia mais falta ao FC Porto: Quaresma, Bosingwa ou P. Assunção? Este foi o menos votado.

    Porém, lembremo-nos de que Lucho e Lisandro diziam há uns meses que o melhor jogador da equipa era o P. Assunção. Mas os adeptos ou coisa que o valha votaram-no em último.

    De resto, para ter-se a percepção do que está a falhar (um monte de coisas, obviamente, e não uma coisa de cada vez), alguns palermas do costume lá vêm falar do P. Assunção. Para mim até tem sido o aspecto menos notório, sem deixar de ressalvar que é uma questão importante, mas no contexto de outras, e que por si só não resolveria o problema colectivo.

    Para rematar que, como é óbvio, quem não tem mais para dizer devia ficar calado, pois é natural que as equipas não se mantenham iguais todos os anos e de vez em quando há saídas que têm de ser colmatadas e é espúrio estar a dizer que falta a, b ou c.

    Só faz falta quem está. Quem foi à sua vida não resolve problema nenhum dos que ficaram.

    Deko, a propósito dos "ódios de estimação", eis um exemplo flagrante do que por aí vai, não sei se condicionado pela opinião, às vezes feita precisamente por "ódio de estimação", de Rui Moreira: aproveitava para perguntar ao Zirtaev porque raio é previsível o Nuno na baliza? O Helton também foi responsável pelo 0-0 do Rio Ave?

    ResponderEliminar
  9. A minha equipa para hoje:

    Nuno
    Sapunaru
    Rolando
    Bruno Alves
    Lino
    Fernando
    Raúl Meireles
    Freddy Guarín
    Daniel Candeias
    Cristián Rodríguez
    Hulk.

    ResponderEliminar
  10. Caro zé luis,

    Pois então vou eliminar o último paragrafo e vou dizer que "Não ganhamos ao Rio Ave porque o sócio do benfiquinha não nos assinalou um penalti a favor".

    Ok, certo, parece muito mais 'portista' assim !!
    Mas espera lá... Quem ia marcar o penalti ?! O Lucho ?! Mas qual Lucho ?! O que marcou o penalti na Luz ou o que o tinha falhado em Loulé ?!
    Pois é... Certo, certo só temos a morte...

    Mas há arbitragens que determinam resultados de jogos ?!
    - Claro que as há !! Aquela famosa do Paixão em Campomaior, por exemplo.
    - A do sócio do slb em Vila do Conde ?! Na minha opinião, NÃO !!

    O Lucho e o Lisandro disseram o que disseram (o Assunção é o maior, bla,bla,bla...) no contexto em que foi, ou seja, para 'queimar' o RQ7. Não nos podemos esquecer que naquela altura o clima entre o RQ7 e os argentinos chegou a ser de 'cortar à faca' e sempre dava menos nas vistas dizer isso que terem dito que "o FCP era Lucho, Lisandro e mais 9"!

    Claro que com o RQ7, Assunção e Bosingwa nunca perdemos jogos nem taças, nem campeonatos, e quandos os perdiamos era sempre por culpa dos arbitros. As exibições do FCP quando este trio jogava em simultâneo eram sempre de 'primeira apanha', irrepreensíveis. Acredite quem quiser...

    Neste momento, o melhor GR do FCP é o Helton... Quando o Paulo Bento for treinador do FCP pode pôr o Nuno a jogar...

    Hoje devem jogar os melhores 11 jogadores disponíveis sem estar a pensar no jogo de Terça...

    ResponderEliminar
  11. deko, duas constatações:

    a) não houve sequer penálti em Vila do Conde
    b) os argentinos queriam era ver o Quaresma pelas costas (e nós a pensarmos que eram os adeptos...)

    Talvez tenhas razão.

    Portanto, deves saber até quem são os 11 melhores disponíveis...

    Mas convém falares antes, para não vires zurzir no Jesualdo se algo correr mal e não concordares, a posteriori, com o onze que ele eleger.

    Mas são os 11 que tu achares melhores ou os que Jesualdo achar melhores?

    Se correr mal, hoje à noite, porque tudo é possível no futebol (até dizer que um penálti sonegado não é decisivo num jogo; mas poderia ser?...), podes juntar-te ao coro dos que avaliarão o mau jogo do FC Porto e não terá importância que o árbitro não marque um ou dois penáltis pelo meio...

    Afinal, à 8ª jornada da época passada, o FC Porto ja reclamava de 6 penáltis não marcados. E foram sublinhados. Mas como se ganhvava sempre não valia a pena falar, até porque a equipa superava os erros dos árbitros. Pois...

    ResponderEliminar
  12. zé luis,

    O melhor 11 é... O melhor onze na opinião do treinador, obviamente !! E por duas razões:

    1. Não lido com os jogadores todos os dias, logo, não sei o 'momento de forma' de cada um deles;
    2. Se eu percebesse de futebol METADE do que o Jesualdo percebe... Podia ser treinador de qualquer uma de 10/12 equipas da Superliga.

    Além disso, este blog já tem muitos iluminados que percebem mais de futebol que qualquer treinador do FCP (e não apenas o Jesualdo, pois isto é ciclico...)

    O problema é mesmo nosso (adeptos do FCP) que estamos habituados a caviar e quando nos servem marisco... Começamos logo a dizer que é uma vergonha e nunca se viu nada assim...

    Mas há alguma fórmula de se eliminarem os erros de arbitragem ?!
    Se há digam qual é, se não há, vamos então reduzir a sua influência ao minimo, procurando jogar sempre (muito) melhor que os nossos adversários, o que a maior parte das vezes será suficiente para se sobrepor à 'interferência' da arbitragem.

    E os balanços de arbitragem não se fazem à 3.ª jornada (muito menos à primeira, como o outro...).

    E se temos 'dois dedos de testa' não podemos dizer que o penalty de Vila do Conde é um escândalo e contra o Ferne a arbitragem foi impecável, pois na minha opinião tanto em Vila do Conde como no Dragão houve 1 penalty que o arbitro não assinalou porque... Não viu.

    Agora vou jantar, pois tenho que me fazer à estrada...

    ResponderEliminar
  13. Nao liguem ao que se passa com as arbitragens, nem com o que se passa na Liga.
    Nao se cansem mais com as omissoes e mentiras dos jornais, revistas, televisoes e radios.

    Nao se cansem com os roubos feitos ao Porto, de dinheiro que lhe pertence que vinha da Uniao Europeia para o desenvolvimento da cidade e que foi “desviado”.

    Nao se preocupem com um Portugal mais descentralizado. Nao vao procurar saber porque é a Luso Ponte sao 5 empresas, das quais duas teem CEO’s que sao ex ministros das Obras Publicas de PSD e PS e nao procurem relacionar isso com a “decisao Alcochete” para o novo aeroporto. Nao se preocupem com o facto do Porto vir a ser altamente prejudicado com isso.

    Nao se preocupem em ter um Presidente que é o melhor gestor desportivo dos ultimos 30 anos (provavelmente em toda a Europa) que é o unico investigado por aquilo que todos fizeram e alguns continuam a fazer, a coberto das estruturas podres do nosso futebol e da nossa justiça.

    O Porto jogou mal e porcamente durante 60 minutos. Depois jogou menos mal durante 30. Jogou provavelmente o suficiente para ganhar. Isso ja foi esmiuçado.

    E os erros clamorosos do pénalti nao assinalado e do amarelo ridiculo ao Hulk? Esses nao podem ser esmiuçados porque? Especialmente quando os os tais que desviam dinheiros e fazem alteraçoes ilegais de PDM’s beneficiam de erros identicos para ganhar pontos?

    Esta como as outras, é uma questao de justiça. Mas ja ninguém se importa com isso.

    ResponderEliminar