17 dezembro 2008

E. Amadora 2-4 FCPorto

Lisandro 11', Vitor Moreno 28', C. Rodriguez 45' e 84', Vidigal 62' e Hulk 63' Equipa: Helton, Fucile, Rolando, B. Alves, P. Emanuel (T. Costa 91'), Fernando, R. Meireles (Guarin 63'), Lucho, C. Rodriguez, Lisandro e Hulk (M. Gonzalez 87')

27 comentários:

  1. Quem disse que o gajo foi muito caro? Desconfio que esses ficaram como coração nas mãos quando o viram no chão agarrado ao pé.

    ResponderEliminar
  2. E já agora grande jogo também do Barack Obama, perdão, Fernando e do Rodriguez...

    ResponderEliminar
  3. Fucile complicou..o tridente no ataque descomplicou.O arbitro mais que prejudicou : 2 penalties a nosso favor ,faltas inventadas - numa delas originou o 2-2!!
    Exibição foi muito agradável,num péssimo relvado -deixaram de pagar aos tratadores da relva também?
    Coincidencias...
    Novamente em grande..os outros que se cuidem!
    Cump..

    ResponderEliminar
  4. Rodriguez, hoje podia ter feito um hatrik!! Esteve muito bem, a melhorar jogo apos jogo.

    Hulk e Licha.. cada vez melhor.

    Sobre tudo um bom jogo, com a nossa vitoria, é o que conta!


    P.S.
    Denoto falta de agressividade ao homem da bola, sobre tudo, quando circundam a nossa grande área, isto é muito perigoso.

    ResponderEliminar
  5. Vi um resumo do jogo e vi coisas muito interessantes, além de um penalti clarissimo por marcar a nosso favor e de um relvado que mais parecia um campo de batatas.

    Pelo menos sao coerentes, teem um estadio horroroso, numa das principais aberraçoes urbanisticas do pais, selva de pedra onde a relva tem dificuldade em crescer e quem nao tem dinheiro para pagar salarios também nao deve ter para tratar do relvado.

    Excelente o cabeceamento de Rodriguez e o golo de antologia do Hulk. No 4o golo o remate é bom mas o Nélson tem responsabilidades.

    Se ganharmos no Domingo seremos primeiros à condiçao o que provoca grande pressao sobre os fraquissimos galinaceos.

    Rodriguez esta a tornar-se decisivo. Jesualdo esta a dar-lhe mais liberdade, o raio de acçao aumentou como se impunha e a coisa melhora a olhos vistos. Aparece muito mais vezes na area e a pressao alta é muito boa. Quando a maquina estiver mais oleada podemos sufocar a espaços.

    Espero que na entrada do proximo ano o Porto tenha trabalhado o ritmo competitivo para manter o embalo. Se com Lucho tivermos "novo ano vida nova", cheira-me que ainda nao vimos sequer metade do que esta equipa pode fazer. Espero um Fucile recuperado com menos viagens.

    Resolver o problema na lateral esquerda é imperioso para podermos ter aspiraçoes na Europa.

    O bloco defensivo ressente-se do problema das laterais e hoje mais uma vez tivemos um erro colectivo que provocou o segundo golo do Estrela.

    O golo de Hulk é o momento que determina a nossa vitoria. Deixa, pelas razoes que todos compreendem, psicologicamente de rastos o adversario. O tal gajo que nao devia ter sido contratado porque ninguém o conhecia, porque era muito caro, porque jogava num campeonato que ninguém conhecia, etc, etc. Ha quem consiga ver defeitos em tudo so para poder criticar o que, sem conhecimento de causa, nao é criticavel.

    ResponderEliminar
  6. A sério?! Está confirmado?!

    Olha que não se brinca com coisas sérias...seria uma excelente notícia.

    ResponderEliminar
  7. Nao esta confirmado. Mas fala-se do fim do emprestimo no proximo ano.

    Coincide com a saida de Jesualdo, faz todo o sentido. Conversa do empresario do proprio.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da atitude com que o FCP entrou em campo para resolver o jogo rapidamente espero que esta atitude seja para manter, e que o que aconteceu na primeira parte do jogo de setubal seja coisa do passado.

    Desde inicio que acreditei na qualidade do fernando até porque acompanhei a carreira dele o ano passado, mas não esperava que crescesse tão rapidamente melhora de jogo a jogo e hoje fez um grande jogo.
    O mesmo se pode dizer de Hulk que já passa a bola e desce para recuperar bolas tambem não esperava que evoluísse tão rapido, grande jogo tambem e grande golo.

    Rodriguez está muito melhor, isola-se muitas vezes mas não pode perder tantos golos quando está sozinho para o guarda redes, já contra o arsenal tinha perdido um golo e hoje perdeu 2. Tem que treinar essas situações porque com a velocidade que tem pode facturar muitos golos nestas situaçoes.

    Fucile fez um jogo muito atipico esteve num golo do porto e em 2 do estrela, cada vez mais fico com a sensação que joga melhor á esquerda do que á direita no que toca a defender.

    Lucho continua a meio gás, resta saber até quando.

    Tomas costa entrou nos ultimos minutos para jogar a lateral, acho que pode ser uma solução interessante, e acho que o porto podia usar a intercalar para tomas costa adquirir rotinas da posição, e "afinar" o tempo de corte porque faz muitas faltas.

    Só uma nota para o facto de guarin começar a aparecer, e rodriguez e fucile estarem a subir coincidir com a paragem das viagens para a selecção, estes jogadores saem muito prejudicados com estas viagens, o porto devia tentar negociar uma forma de gerir estas chamadas á selecção de forma a não afectar tanto o rendimento deles.

    ResponderEliminar
  9. Ibson?? que o vendam bem vendido.

    O empréstimo termina em JUNHO, logo, ainda falta muito tempo.dizer que ele vem ou deixa de vir é mero palpite!

    Espero que a SAD tenha o bom senso de contratar um lateral esquerdo em condições...

    ResponderEliminar
  10. Lateral esquerdo em condicoes? Que tal o Leandro? Ja e nosso ha 3 anos e pelos vistos faz parte do melhor 11 do brasileirao agora findo.
    Nao estou totalmente inteirado da qualidade do Leandro mas nao acredito que o Benitez ou o Lino tivessem lugar no melhor onze do campeonato Brasileiro.

    ResponderEliminar
  11. Não vale a pena fazer mais elogios à prestação do FCPorto na reboleira porque o essencial já foi dito em quase todo lado.

    O que ainda ninguém falou foi da paupérrima prestação do Lucho a juntar a tantas outras que ultimamente tem ensombrado a classe deste Argentino.
    Mete dó ver Lucho em campo e acho ridículo que Jesualdo se preste a jogar com 10 durante 90 minutos.
    Parece que voltamos aos tempos das vacas sagradas e também me parece que Jesualdo continua a sentir prazer em cometer erros patéticos de casting para o 11 titular.
    Se a ideia é por Lucho a jogar, esteja como estiver, para o vender, está bem tramado porque este Lucho, nem o Rio Ave quer!

    ResponderEliminar
  12. Ahn? Lucho new o Rio Ave quer? Tás doido. O Lucho está bem, nao compromete e continua com grandes detalhes. Vocês querem sempre os jogadores do porto estejam no auge. Certamente quando voces jogam à bola com os vossos amigos, têm fases em que nem o raio da bola conseguem rematar. Por isso, acho que o Lucho está bem a jogar.

    ResponderEliminar
  13. De destacar o grande ombreamento do Rodrigues no segundo golo e obviamente o grande golo do Hulk. Gosto cada vez mais deste FC Porto e como alguém disse anteriormente também prefiro ver o Fucile na esquerda.
    Mas alguém me pode explicar como é que no segundo golo do Estrela é o Fucile que está a marcar o jogador mais alto e com maior poder de finalização nas bolas paradas? Isto não deveria ser treinado durante a semana?

    E realmente algo se passa com o lucho, ou então como todos os outros jogam tão bem, ele acaba por não se sobressair :)

    ResponderEliminar
  14. Flip, antes de dizeres mais disparates aconselho-te a rever o jogo de ontem, se tiveres oportunidade e esquece tudo o resto. Concentra-te apenas no Lucho e observa atentamente a sua exibição.
    Eu não estou aqui a dizer que o Lucho não presta! Nada disso. Adoro o Lucho, acho-o um jogador de altíssimo calibre e qualidade e aceito perfeitamente o seu abaixamento de forma. O que não compreendo é a sua chamada ao 11 inicial quando está num péssimo momento, não contribui para atacar nem para defender e numa altura em que até temos alternativas muito validas para a sua posição como são o Guarin ou o Tomás Costa.
    Estando o Lucho no mau momento em que esta, nem sequer é bom para ele que esteja a jogar e a ser visto por potenciais interessados na sua aquisição.
    Fiz-me entender?

    ResponderEliminar
  15. nada a acrescentar quanto à generalidade do jogo do FCPorto. Começa a dar gosto ver este FCPorto a carburar em pleno no que diz respeito ao ataque. Creio que ainda pode melhorar bastante. Falta alguma solidez na defesa (Pedro Emanuel a esquerda não ode ser). O Lucho está em baixo mas coninua a ser uma mais valia.
    Finalmente o Hulk e o Licha começam a entender-se! Foi bom verificar que procuram jogar um com o outro. O Hulk encheu-se de brios e defendeu tanto como atacou..é impressionante!

    Falta alguma solidez, mas com a chegada de um bom defesa esquerdo as coisas vão melhorar!

    Ontem, já tremia a voz ao FdP do jorge Baptista...começam a ter algum medo



    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. A questao do Lucho tem muito que se lhe diga.

    Se se pode apontar falta de coragem e nervo do treinador para desde o inicio trabalhar o sistema que agora esta a trabalhar, com Hulk e Lisandro, nao sei se isso sera tao claro na utilizaçao ou nao do Lucho.
    Precipitei-me depois de o ver mudar de lateral esquerdo 3 vezes no mesmo jogo e de lateral direito outras 3 noutra partida, ao dizer que devia sair.
    Pensava que o homem estava desnorteado, ja nao ia la.
    Nao teria coragem para mudar nada no seu rigido esquema aperfeiçoado ao longo de uma vida, que nao funciona com os jogadores que tem.

    Mas, tenho toda a certeza, a estrutura do clube falou mais alto, houve muita conversa na semana de Kiev e o treinador mudou. Finalmente.

    A questao do Lucho é neste momento complicada.
    O Lucho esta em baixo, mas ja esteve bem pior.

    Tal como o Fucile, nao me parece estar ainda muito bem fisicamente, mas ja esteve bem pior.

    Ha muitos jogadores novos e com toda as mexidas nas laterais e um trinco novo, Jesualdo nao abdica de Lucho.
    Lucho nao tem estado mal defensivamente. Ofensivamente neste sistema nao tem tanta preponderancia, em algumas situaçoes deixa de ser o pivot. E como ainda nao esta bem fisicamente, o seu futebol ofensivo fica sem rasgo.

    Eu acho que o devemos reter deste jogo é precisamente a capacidade ofensiva e a profundidade do futebol da equipa, mesmo com Lucho de rastos. Nunca nas epocas passadas vimos isto. Com Lucho em baixo de forma, algum dia o Porto marcava 4 golos num jogo?

    Mas com tanta mudança e com tanta coisa nova para preparar, sera seguro tirar Lucho do onze? Nao sei.

    Quanto ao Ibson, gosto do jogador e escrevi o nome para armar confusao, esta claro. Mas caro Lima, no FCPorto, para vender jogadores bem vendidos é preciso que eles singrem na Europa (salvo raras excepçoes). Assim se vendem os Andersons, Bosingwas, Pepes e Quaresmas. E claro que todos os empresarios levantam o giroscopio quando a equipa acaba em primeiro na fase de grupos da Liga dos Campeoes. Ainda por cima se estivermos a falar de jogador que ainda pode ser inscrito na prova. Agora ja quer voltar. Mesmo com Jesualdo como treinador.

    Uma coisa é certa, o empresario lançou o tapete ao Porto para que o Ibson volte. Depende do proximo treinador.

    Para agora temos outros que teem que ser integrados. E precisamos de um lateral esquerdo de raiz com condiçoes para jogar na Europa.

    E caros Portistas, nao se chateem uns com os outros. Chateem-se antes com os infiltrados que por aqui aparecem de vez em quando.

    ResponderEliminar
  17. Boas tardes companheiros,

    Acho injustas as criticas que têm sido feitas ao Lucho em alguns posts.

    Caso não tenham reparada há já alguns jogos que o Juju deixou cair o seu classico 4-3-3 e joga num 4-4-2 hibrido em que quando o Porto ataca o Rodriguez abre a esquerda.

    O papel do Lucho, na minha opinião, tem sido a equilibrar e compensar a equipa no lado direito o que origina uma menor preponderancia no
    ataque da equipa. Aliás era essa a sua posição no River Plate. Acho que não está mal fisicamente, houve épocas em que esteve bem pior.

    O próprio Jesualdo já salientou isso quando num conferencia de imprensa veio dizer em resumo que o Lucho este ano tinha um papel diferente dos anteriores nos quais aparecia mais na area e marcando e assistindo mais.

    O Lucho está menos solto, tem que fechar na direita e passa menos jogo por ele. Mas continua um excelente jogador.

    Para o Lucho jogar mais no centro a alternativa seria o Meireles descair para a direita, lugar onde não tem rotinas e os "estragos" seriam maiores. A outra solução passaria por tirar o Meireles da equipa e colocar na direita ou o Tomas Costa ou o Guarin, jogadores que em minha opinião estão ainda verdes para agarrar um lugar no Porto. Já nem falo no Mariano, excelente profissional, mas muito trapalhão.

    O problema é: Será melhor um Lucho mais apagado, mas a aquipa mais equilibrada, ou um Lucho mais em jogo e voltar ao 4-3-3 e ter que puxar o Lisandro para a direita onde rende menos?

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. Muito bem visto Hugo.

    O Galinhas-Metadona esta ao rubro.
    Que duas grandes equipas.
    Como me divirto.

    ResponderEliminar
  19. Nós os portistas, devemos ser exigentes, claro! Mas não sejamos utópicos. Dizer que o Lucho não tem lugar nesta equipa é uma heresia. Mesmo não estando a atravessar uma fase exuberante, poucas equipas no mundo se poderiam dar ao luxo de prescindir de um jogador com a qualidade de Lucho Gonzales.
    Felizmente para nós, esta equipa do Porto começa a depender cada vez menos dele, mas isso, na minha opinião, é mais mérito da qualidade dos outros jogadores e da estratégia montada pelo treinador, do que resultado de um abaixamento de forma significativa do Lucho.
    Quanto à equipa, começa a materializar algo daquilo que antevi no inicio da época. Aquele trio de ataque, Lisandro, Hulk e Rodrigues, já revela uma apreciável capacidade de entendimento, e aqui, apesar dos detratores do Jesualdo, há muito mérito do treinador. A forma como trocam de posições, como atacam os defesas adversários, como explodem na direcção da baliza é notável. Não esqueçamos que se trata de três jogadores, com média de idade de 23 anos, que tem apenas alguns meses de trabalho em conjunto, revelando porém já excelentes combinações.
    Acho que temos todas as razões para sonhar. Estão reunidas as condições para uma grande época.
    De vez enquando lá reaparece o mito Ibson. Grande jogador, fez uma boa época no Brasil, etc, etc.. Mas porque diabo não aparece ninguem na Europa, ou noutro lado qualquer, disposto a pagar ao menos o custo do passe dele? Tantos empresários, tantos olheiros e ninguém convence nenhum treinador na Europa a apostar nele? É estranho.

    ResponderEliminar
  20. Chego um pouco tarde, mas a tempo de subscrever inteiramente as opiniões do Soren, do Hugo e do Nélson Barbosa.

    Parece que, mais do que não ver e perceber, algum pessoal não entende que o Lucho joga noutro registo, tem outras funções e ele, como Rodriguez, faz parte do novo equilíbrio necessário ao meio-campo com a entrada do Hulk no ataque.

    Todo esse novo arranjo da equipa deixa Lucho "diferente" e alguns não se habituam, porque não entendem ou não querem ver ou, porventura, estão à espera que um jogador que nunca foi de ir atrás da bola metida no espaço vá agora jogar num sentido mais defensivo e estique a corda até dar profundidade ao ataque num flanco.

    Para mim, o pior do meio-campo foi Meireles, ontem, e é Meireles que está a permitir muito jogo do adversário junto à área portista. Lucho e Fernando - mais um jogão enorme deste trinco por excelência - roubaram muitas bolas, Meireles esteve mais apagado e parece-me um pouco mais fatigado. Joga na mesma posição em que jogava mas está a produzir menos, tem menos chegada à área mas isso deve-se decerto aos cuidados que o meio-campo passou a ter e, no lado esquerdo, convém recordar que não se pode deixar Pedro Emanuel entregue à sua sorte...

    Fucile pode dizer que teve azar no primeiro golo, mas foi aselha mesmo pois devia ter jogado com Helton, que sabe jogar com os pés, em vez de dar a bola ao adversário, fosse canto ou lançamento. O golo é incrível e o segundo de novo inconcebível, como disse Jsualdo.

    Parece que temos um ataque de respeito e uma defesa de meter medo.

    Vi o jogo pela tv sem ver as equipas e os bancos, mas pareceu-me que Benitez estava lá. Ora, acho inadmissível a última substituição, não meter o Benitez e lançar o T. Costa a defesa-direito e Fucile a passar para a esquerda.

    Corrijam-me se estiver equivocado, mas acho muito mau um treinador fazer "isto".

    Vi, naquele campo sem condições e um relvado horrível, um árbitro que me fez lembrar o Lucílio Vigarista, marcava tudo contra o Porto e negou 3 penáltis: o da mão de Hugo Carreira, a falta sobre Hulk antes do 1-2 e aquela falta da 2ª parte marcada fora da área quando o lance sobre Lisandro foi dentro da área. Mais um golo anulado sabe-se lá porquê.

    Horrível, ainda, a transmissão da RTP. E querem com imagens de merda ajudar os árbitros a decidir bem? E com patetas como o Tadeia a comentar? Foda-se, um fdp que aponta um penálti a favor do Porto, o Nélson com defesas impossíveis e um golo fortuito do Estrela e resume que o empate aceita-se? Na jogada, de canto, seguinte, há 1-2 e já diz que o Porto vai para o intervalo a ganhar bem? Esta cão bada de Lisboa não tem mínimos de decência intelectual, ou copiaram ou foram copiados pelos políticos e governantes que afundaram o País no descrédito absoluto.

    Já perceberam que foi um jogo que me irritou muitíssimo: pelo 1-1 inacreditável, o 2-2 inconcebível, o golão extraordinário do Hulk, os dois do Cebola para amenizar o meu descontentamente, um árbitro de merda, transmissão deficiente, comentários medíocres. E podiam ter sido 6 ou 7 e andámos ali a tremer com pavor sobre o próximo momento-limão para amargar a noite.

    ResponderEliminar
  21. Zé Luís, e a pergunta do jornalista da RTP ao Hulk se ele queria fazer aquilo ? se queria marcar o golo ?

    ResponderEliminar
  22. E as gargalhadas na RTP1 aquando do primeiro golo do Estrela?

    ResponderEliminar
  23. Menphis, e o pé-de-microfone que lembrou ao Lázaro ter o Estrela recuperado "três vezes" no marcador?

    ResponderEliminar
  24. é verdade. foi esse mesmo...LOL o meu pai, que não viu o jogo disse " 3 vezes" eu respondi-lhe pois " como não sabia que ia jogar, começou logo a perder,empatou no momento em que entrou em campo.

    ResponderEliminar