07 dezembro 2008

Quando do banco sai um bom fim

V. Setúbal 0-3 FCPorto
B. Alves 65', Guarin 68' e Lucho 79'Equipa: Helton, Fucile, B. Alves, Rolando, Lino, Fernando, T. Costa (Guarin 57')), Lucho, C. Rodriguez (Mariano 78'), Lisandro e Hulk (Tarik 82')

O FCPorto provou que o Estádio do Bonfim quase se poderá considerar um estádio-talismã, já que há 26 anos que as equipas portistas conseguem lá arrecadar sempre resultados positivos.

Embora o resultado final possa ser enganador na leitura da partida, nem o FCPorto foi tão forte para marcar 3 golos nem o Vitória de Setúbal foi tão fraco para os sofrer, a equipa tricampeã nacional conseguiu conquistar mais 3 pontos importantes na perseguição ao líder Leixões, sem qualquer réstia de injustiça face àquilo que se veio a verificar dentro das quatro linhas.

A vitória veio a calhar para a equipa, acima de tudo, mais eficaz, mais segura, com maior qualidade, para a melhor equipa no campo, mesmo que não tenha realizado uma grande exibição. Mas, também é assim que se começam a conhecer as equipas campeãs, são nestes jogos onde, mais do que uma exibição de encher o olho, são necessárias verdadeiras equipas no sentido lato da palavra. Equipas com muito espírito de sacrifício, que saibam sofrer e que consigam contornar todas as dificuldades que possam vir a encontrar no seu caminho.

Jesualdo Ferreira lançou Lino para esquerda da defesa, em substituição do lesionado Sapunaru, e Tomás Costa, em detrimento da poupança de Raul Meireles que teve uma semana difícil, tendo mantido a mesma base táctica relativamente à equipa que actuou frente à Académica.

O FCPorto voltou a não começar bem na partida, fruto de alguma, inexplicável, apatia e falta de velocidade, passes muito denunciados e algo confusos, o que dava possibilidade ao Vitória ganhar confiança e procurar repetir façanhas recentes contra outras equipas. A equipa de Setúbal procurava sempre defender mais em cima do FCPorto, pressionando logo, e sempre muito alto, os laterais vitorianos eram vigorosos a defender e rápidos a atacar o que trazia imensas dificuldades à equipa portista em procurar o golo.

Apesar de Hulk tentar fazer pela vida puxando a equipa para a frente, a influência do brasileiro na equipa está a crescer, e isso está-se a sentir aos poucos, via-se que o meio campo portista não tinha o esclarecimento de outrora, a ausência de Raúl Meireles notava-se um pouco, em virtude de Tomas Costa não ter interpretado bem o seu papel.

A equipa portista tomava noção das dificuldades impostas pelo Vitória de Setúbal e notava-se querer equilibrar mais o jogo, tentando imprimir maior velocidade ao seu futebol, aos 25 minutos depois de uma grande jogada individual de Rodriguez, Lisandro Lopez, inexplicavelmente, falhou um golo claríssimo à boca da baliza, tendo rematado para trás quando um toque era o suficiente para abrir o marcador.

A primeira parte foi jogada em alto ritmo, muito disputado no meio-campo, sempre muito equilibrado, mas as oportunidades de golo só surgiam, através de remates de longa distância e sem qualquer perigo para as balizas, excepção ao falhanço inacreditável de Lisandro.

Na segunda parte, a partida começava da mesma forma como tinha terminado, tudo na mesma toada, um Vitória de Setúbal a procurar surpreender um FCPorto algo adormecido, e com preguiça de acordar, apesar das várias tentativas de Hulk despertar os seus companheiros.

Até que, Jesualdo Ferreira mostrava à sua equipa que não estava satisfeito e fazia um aviso à navegação, tirando do banco um trunfo para tentar ganhar a partida, Guarin entrava para o lugar de Tomás Costa, e, coincidência ou não, a equipa viria a se transformar de forma positiva.

O FCPorto começava a jogar com maior clareza, outra dinâmica, maior velocidade e a procurar o golo com maior objectividade. Mas foi de bola parada, e através de um canto, que o golo apareceu, após um canto marcado por Lucho, Bruno Alves cabeceava para o fundo da baliza, não dando hipóteses ao guarda-redes adversário.

Quase sem possibilidade de dar resposta à equipa de Setúbal, o FCPorto alargou a sua vantagem, Hulk consegue recuperar a bola no seu meio campo ao seu estilo, com uma imensa capacidade de explosão, grande velocidade e muito forte fisicamente, depois oferece o golo a Guarin que, após o defesa do Vitória ter conseguido interceptar o primeiro remate, não se fez rogado e rematava sem hipóteses para o guarda –redes vitoriano.

A partir daí, confirmariam todos os adjectivos que têm vindo a ser colados à equipa portista, o FCPorto era um colectivo tranquilo, dinâmico, muito seguro de si e sempre dominador não dando mais quaisquer hipóteses à equipa adversária de sonhar em chegar ao empate. O seu futebol já fluía com maior naturalidade e maior objectividade e sentia-se que a vitória na partida já não mais estaria em causa.

Mariano Gonzalez entrava para o lugar do desgastado Rodriguez e, mais uma vez, do banco iria sair boas novidades, mesmo no minuto seguinte à sua entrada, Mariano assistiu de forma perfeita o seu compatriota Lucho Gonzalez que num remate potente alargava a vantagem portista dando por terminadas, se é que ainda existiam, quaisquer esperanças à equipa vitoriana.

Até ao final, apenas de salientar o regresso à equipa de Tarik e o controlo da partida sempre feita com enorme tranquilidade e confiança confirmando um resultado justo, embora pesado, num Estádio, onde desconfio que os nossos adversários directos terão as mesmas dificuldades, mas menos competência do que o FCPorto teve para contorná-las com sucesso. E já vão 6 vitórias consecutivas, sendo metade dessas a contar para o campeonato, assim o assalto ao objectivo primordial, o primeiro lugar da Liga, está cada vez mais perto.

31 comentários:

  1. Mais uma vitoria sofrida..
    Fernando e Tomas Costa, para mim, foram os piores..

    Até quando Ibson vai continuar afastado desta equipa, que não tem ninguém para segurar a bola no meio campo quando é preciso? então quando o Lucho está abaixo de forma, ainda é mais evidente..

    Já tinha referido, e continuo a referir, em França existe muito bons jogadores, reparem naquele Cissokho do setubal, que veio da 2ªdivisão.. enfim!! um mercado apetecivel, ainda mais com jogadores europeus, habituados e sem precisarem de meses de adaptação como alguns sul-americanos.

    Espero que a equipa recupere bem fisicamente, e entre confiante no jogo com o Arsenal, temos uma resposta a dar, não só ao Arsenal, mas a todo o Mundo.. apagar aquela goleada.

    Força F.C.Portooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Menphis, o FC Porto marcou 3 golos porque os construiu, não porque tenha tido sorte ou não tenha jogado para tal. O Setúbal não merecia perder por tantos, é verdade, mas o futebol tem destas pequenas crueldades.

    Vi um grande jogo de futebol e a 1ª parte do melhor de todo este campeonato, graças ao empenho e busca da vitória das duas equipas.

    Grande Setúbal, excelente mecânica, muito bem organizado, nons jogadores, réplica de 1ª classe.

    O FC Porto voltou a jogar com menos um, Tomás Costa confirma-se a nulidade absoluta em construção de jogo e quando toca a defender é um bocado ao molho e fé em Deus.

    Para o FC Porto estar no momento em que está a jogar sempre, ou quase, com menos um, às vezes com menos dois como com a Académica, agora imagine-se se no jogo de ontem, em que tudo funcionou bem naquelas condições climatéricas e com as já escandalosas insuficiências de Tomás Costa e a inutilidade absoluta de Fucile de cada vez que passa a linha de meio-campo, com o Raul Meireles ali era um festival de futebol.

    Mesmo assim foi bom, salvo as excepções referidas.

    E a melhor vitória de toda a época pelos números expressivos.

    Pena ter de ser uma excelente equipa a perder por 3, mas também não é exagerado face ao que as equipas produziram até final, com oportunidades escandalosas de Lisandro e Rodriguez, mais os remates de Hulk.

    O futebol jogado aberto e para ganhar proporciona estes desequilíbrios. Há equipas que parecem sair-se melhor a defender sempre para perder por um ou dois.

    O Setúbal vamos rever em breve na Taça da Liga no Dragão, dentro de um mês, mas até lá que não se renda porque o bom jogo traz sempre bons resultados.

    A substituição de Tomás Costa não foi por acaso, pode ter sido coincidência surgir logo o golo, mas Jesualdo viu aquela cena - mais uma, como com o Leixões, do careca ver jogar e nem se mexer, o Setúbal a fazer meiínho perto da área portista. Que seja uma boa opção, é o que desejo, porque dali não vai sair mais nada de lúcido, de tangível, de alegria e utilidade para o jogo.

    ResponderEliminar
  3. " O FC Porto voltou a jogar com menos um, Tomás Costa confirma-se a nulidade absoluta em construção de jogo e quando toca a defender é um bocado ao molho e fé em Deus."

    Mas tu existes? deves-te ter esquecido do comprimido hoje...trata disso e penitencia-te pelos teus pecados...

    Há cada um...

    ResponderEliminar
  4. angelodias, se fores mais um chico-esperto a não responder à questão - o que fez/faz Tomás Costa no jogo - vai tomar o comprimido no cu!

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com o que dizes sobre o Tomás Costa. Não fez um bom jogo, de facto, e foi bem substituido.

    Mas nos jogos anteriores ele mostrou qualidade e faz falta.

    Já o Fernando é um tipo jovem. Gosto da sua movimentação mas de tempos a tempos comete erros compremetedores. Talvez seria bom testar o Pélé na sua posição para ver como corre a coisa. Mas parece que o Jesualdo não se tem dado bem com ele.

    ResponderEliminar
  6. flip, nunca ninguém me demonstrou a qualidade do Tomas Costa. Várias vezes pedi exemplos da sua qualidade, que eu não vejo no campo.

    Uma coisa é acharmos que um tipo integra-se bem no jogo de equipa.

    Outra é apontar ou omitir os tais "erros comprometedores".

    São dois planos distintos.

    O Fernando integra-se harmoniosamente na equipa, o que não invalida erros comprometedores eventuais.

    O Tomás Costa não se integra, pode não ter erros comprometedores mas está ali a mais, não acrescenta nada, mesmo que não subtraia.

    Neste aspecto, subtrair já bastou no jogo com o Leixões.

    Mas aí a culpa é de quem meteu o Tomás Costa a titular e deixou o Fernando no banco.

    O mesmo responsável que não se tem dado com Pelé, ainda que este acrescente algo à equipa quando entra.

    Parece que estamos a falar na mesma coisa, mas não.

    A inutilidade do Tomás Costa ajudou ao pouco esclarecimento do meio-campo em períodos da 1ª parte. Não se sabe se defende, se ataca, se passa mal ou é só fraco por natureza.

    À gente à cata do que eu possa escrever sobre o Tomás Costa, mas não só até agora nunca o vi bom jogador, admitindo ser apenas uma opção de recurso que pode ser válida, como até agora nunca alguém por aqui descreveu as coisas positivas que faça em campo e já são algumas ocasiões em que repetidamente faço esse repto.

    Há gente à cata de saber como eu pontuo este ou aquele. Tanto dou zero ao Tomás Costa como ao Lucho que para mim foi sempre o melhor jogador do campeonato desde que cá está.

    Alguém quis notar que eu dei 7 ao Tomás Costa no jogo de Istambul, que requeria muita luta, entreajuda, raça e isso ele dá nos jogos de pressão sobre a defesa.

    Mas quem viu isso não notou que esse 7 foi a pior nota, das que dei nesse jogo, do sector do meio-campo...

    Esta discussão aceito que seja meramente académica, mais do que uma matéria de gosto que por natureza é indiscutível.

    É a mesma discussão sobre quem é melhor a lateral-esquerdo (ou direito, já agora), quando há uns que são melhores a defender e outros melhores a atacar.

    Falo de Fucile e Lino, cuja avaliação já aqui abordei repetidamente.

    Há quem goste, há quem não goste, mas o veredicto do campo não me desmente.

    Aliás, ontem viu-se mais uma vez a diferença, que pode ser pequena, ou também meramente académica.

    Há quem confunda a obra-prima com a prima do mestre de obras.

    Tomás Costa, como a questão dos laterais, torna-se um exemplo do que torna imperfeito o FC Porto actual - que, por isso mesmo, tem de jogar num registo/modo diversificado, com os jogadores que tem como diz Jesualdo.

    Conquanto cada um dê a sua opinião e a avalize com argumentos substanciais não virá mal ao mundo.

    Dourar a pílula é que não é comigo.

    Fazer falta não tenho reparado a Tomás Costa, tantas as faltas de posicionamento e de técnica que se vão anotando. Insisto que será no limite uma opção de banco válida sempre que a equipa não dependa dele para ser melhor, apenas mais solidária, combativa, resistente.

    ResponderEliminar
  7. É evidente que o Porto não fez uma exibição de encher o olho. Nenhum jogador atingiu patamares de qualidade que estão ao seu alcance, mas não me importo nada que com exibições deste calibre, consiga resultados idênticos. A equipa globalmente movimentou-se bem, as constantes trocas entre os trio mais adiantado, Lisandro, Hulk e Rodrigues, começam a surtir efeito, ainda que não se traduzam para já em golos, mas lá chegará.
    Quanto ao meio campo, Lucho não fez um grande jogo, sobretudo errou um número de passes, que não é normal nele, pois é... mas colocou a bola na cabeça do Bruno Alves para o primeiro golo e marcou o terceiro, aliás, excelente. Que repita o mesmo em todos os jogos e para mim chega; Fernando continua numa fase afirmação, cometendo alguns erros, porém é cada vez mais elemento fulcral no esquema de funcionamento da equipa; Tomás Costa, não é Raul Meireles, assim como Guarin também não o é, mas é reconfortante verificar que este ano existem para o centro do terreno várias opções úteis, os jogos da Turquia e o de ontem, demonstraram-no claramente.
    Relativamente ao sector defensivo, ficaram uma vez mais em evidência as debilidades do Lino a defender, e, já agora, ontem também a atacar. O Fucile não é o Bosingwa, muito menos o Daniel Alves ou Maicon, se fosse não estava no Porto, mas que diabo, será que há nesta equipa algum lateral melhor? Não ataca bem? Pois... mas por acaso até foi ele quem efectuou o cruzamento de que resultou o terceiro golo, para uma nulidade, nada mau. Continue a fazer isso em todas as partidas e fico satisfeito.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. Pois, não foi de encher o olho.

    Quando for todos irão notar.

    O que vi foi, à parte o Leixões, o melhor adversário em Portugal que esta época o FC Porto defrontou.

    E obteve a vitória mais folgada.

    Procurem agora sinónimos e não antónimos...

    ResponderEliminar
  9. "Tomás Costa, como a questão dos laterais, torna-se um exemplo do que torna imperfeito o FC Porto actual - que, por isso mesmo, tem de jogar num registo/modo diversificado, com os jogadores que tem como diz Jesualdo".

    Zé Luis: Não acha que, mesmo com dois grandes laterais e sem o Tomás Costa, o FC Porto actual continuaria a ser imperfeito? Claro que acha. E não sei se concorda, mas a solução para os problemas da equipa, esta ou qualquer outra, está justamente no que diz Jesualdo; jogar num registo/modo diversificado, de forma a extrair de cada jogador, o que ele tem de melhor em beneficio da equipa, e na minha modesta opinião, o Jesualdo tem vindo paulatinamente a conseguir fazê-lo bem.

    Podemos e devemos exercitar o nosso direito à critica, ter opiniões diferentes, até radicalmente opostas, mas para mim, a equipa, e quando digo equipa, refiro-me ao todo, equipa técnica, estrutura de rectaguarda e jogadores, está no bom caminho, para nos proporcionar grandes momentos esta época.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  10. "jogar num registo/modo diversificado, de forma a extrair de cada jogador, o que ele tem de melhor em beneficio da equipa, e na minha modesta opinião, o Jesualdo tem vindo paulatinamente a conseguir fazê-lo bem."

    entao nao tem vindo a fazer bem..o lucho marcava um ror de golos, fazia um ror de assistencias..e agora nem uma coisa nem outra! anets pelo contrario..tem piorado ano após ano.


    e o ze luix ta mesmo obececado com o Tomas Costa.. 99% acham ele bom..mas este continua a dar-lhe lol

    há gajos que sao mesmo maus, tipo mariano e benitez..esses se houver alguem que os defenda deve tar maluquinho ou a querer ser ridiculo. acho que o mesmo se pode dizer a quem não dá nem um pouco de valor ao tomas Costa..deves ser contra carecas paí lol

    ResponderEliminar
  11. Uma perguntinha sobre o BENFICA!!!

    Porque é que o Reyes pode jogar com o braço engessado!!!

    Ninguém reparou que ele esconde o gesso por baixo da manga (bem comprida) do braço esquerdo.
    Ele até agarra a ponta da manga para não se ver.

    Eu vi qd ele estava no banco sem camisola!!!

    Já lá vão 3 jornadas pelo menos...

    Abraço
    TC
    http://democraciaemportugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Viram o nascer de uma grande promessa do nosso futebol??? Artur Soares Dias.
    Que ganda ponta de lança. Partiu compeltamente uma equipa bem organizada e que troca bem a bola.

    Coloquem o gajo a treinador das gayvotas, pois o quiquinho não faz melhor.

    Valeu tudo para o lado dos benfas. Perdou expulsão a Luisão, David Luis e sem esforço o Binya também levava o 2ª amarelo.

    Este de certeza que vai aparecer em primeiro na classificação dos arbitros.

    Espero que a melga vestida de armani da feira, se enontre com o mesmo no local do costume para lhe dar 5 beijos.

    Quanto ao treinador do marítimo nota 0 por deixar o seu numero 8 em campo. Melhor era impossivel.
    Vamos ver se faz o mesmo no Dragão.

    Para acontecer isto que acabamos de ver já estão com medo do Dragão... tenham medo, muito medo mesmo, pois o primeiro lugar vai ser nosso.

    Já acabou o negócio da TV....

    ResponderEliminar
  13. Sempre quero ver a atitude dos jogadores do Marítimo com o Porto no próximo fim de semana. Enfim... um autêntico passeio, de qualquer modo nem assim chegava para passarem na UEFA e pior que o Marítimo que jogou hoje, o Metalist não pode ser, nem mesmo estando já apurado.

    ResponderEliminar
  14. As Princesas do Reino do Dragão

    http://legionofdragons.blogspot.com/2008/12/as-princesas-do-reino-do-drago.html

    a não perder!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Nelson Barbosa, mas o ponto que referes não deixa de merecer a minha concordância. Jesualdo tenta extrair o melhor de cada um.

    Só que quando temos em campo certos jogadores as coisas podem sair um bocadinho melhor ou pior.

    E há diferenças consoante o registo do jogo, mais para atacar ou para defender. Em Istambul Tomás Costa podia "substituir" a ausência de Lucho, porque o bloco baixo justificava-se numa estratégia diferente.

    Quando o FC Porto tem de assumir o jogo, Tomás Costa nem "substitui" o Lucho nem o Meireles, como se viu em Setúbal.

    Pelo visto ninguém repara nos pormenores técnicos dos jogadores na recepção e passe, ou na ideia táctica do desempenho de cada um.

    Mas o repórter de pista do jogo do Bonfim percebeu quando Jesualdo se decidiu a tirar o Tomás Costa: este andou a ver os sadinos a jogarem ao meiínho em frente ao bico da área portista pelo lado esquerdo.

    Tomás Costa enquadra-se naquele tipo de jogador que Jesualdo consagra entre os que não são agressivos em posição defensiva. Não faz faltas, mas se ao menos compensar em lucidez e saída de jogo já era um contributo para a equipa - e não é, por muito que se recusem a ver.

    Mas mal de mim se teria de ficar um dia a explicar as deficiências de Tomás Costa, num jogo globalmente bom da equipa, com uma boa vitória ante um óptimo opositor.

    Eu acho que o FC Porto jogou bem, gostei da 1ª parte de parte a parte mas parece que uma boa parte das opiniões são no sentido de uma fraca 1ª parte da equipa.

    A equipa assumiu sempre o jogo, conquanto se tenha exposto ao adversário que mostrou qualidade e foi perigoso.

    Se aponto uma ou outra falha que influencia o colectivo é só para acentuar que com 11 o jogo seria muito melhor.

    E as muitas situações positivas suplantam claramente as questões negativas.

    Se houve permissividade do meio-campo na 1ª parte foi pelo 4x3x3 mais acentuado e por Tomás Costa pouco ajudar a esclarecer a manobra do sector, com e sem bola.

    Quando Rodriguez baixou um pouco mais, no registo do que vem fazendo, a equipa teve base para sair a jogar em condições, tapando melhor os corredores e criando saídas de jogo que propiciaram que Hulk se soltasse.

    Já agora, sobre Guarín, ainda me parece demasiado macio, muito pézinhos de lã, mas este tem jogado pouco tempo e não demonstra grande confiança.

    Agora o ponto: se Jesualdo pediu, ao intervalo, mais garra e agressividade, defensiva e ofensiva, foi porque não a tinha, apesar de um lutador como Tomás Costa estar em campo.

    É que estar lá, por si só, não chega. E isso faz muita diferença num Porto ganhador ou não.

    ResponderEliminar
  16. Há que juntar este Artur da Távola Encarnada ao rol dos Proenças, dos Brunos e dos Lucílios. O homem promete. O SLB começou a ser levado ao colo logo de início e o colinho não parou até ao fim.

    Foras de jogo mal tirados ao Marítimo; Penalty que surge na sequência de um livre marcado quando jogadores do Marítimo estavam a interpelar o árbitro e este nem sequer estava a olhar para a bola e que tinha de ser repetido não havendo portanto nem penalty nem expulsão.

    Falta de Luisão, por marcar, quando impediu jogador do Marítimo de se isolar empurrando-o pelas costas e respectivo livre muito perigoso contra o SLB, por marcar, e expulsão de Luisão, por efectuar.

    David Luiz dá biqueiradas e outras sarrafadas a torto e a direito e não são mostrados os respectivos amarelos que dariam vermelho e não são marcados os respectivos livres perto da área do SLB.

    Resumindo: Há uma data de jogos que o SLB anda a ser beneficiado para o jogo que está a efectuar e para os que se seguem. Já não têm conta os sarrafeiros do SLB que ficam por expulsar, jogo após jogo: Luisão e Nuno Gomes, pelo menos, com o Porto. Maxi Pereira e outra vez Nuno Gomes no jogo com P. Ferreira. David Luiz com a Académica. Luisão e outra vez David Luiz com o Marítimo.

    Mas pior ainda que as ajudas arbitrais é a atitude das televisões e dos comentadores. Quando se trata do FCP, arranjam imagens de todos os ângulos e mais algum à cata de uma qualquer irregularidade ou fora de jogo. Quando se trata do SLB, não conseguem arranjar uma imagem onde dê para ver se foi penalty ou não, se foi fora de jogo ou não, só mostram imagens que não dão para ter certeza de nada, deliberadamente não mostram as que esclareceriam os casos, por puro benfiquismo. E o contentamento que eles mostram na voz por o SLB estar a ganhar, nem disfarçam. Quando é o Porto, parece que estão de luto.

    O sócio Proença, amanhã, no jogo do Leixões, não é de certeza mera coincidência. O Leixões vai ser deitado abaixo pelo Proença, tal como já aconteceu ao Porto em Vila do Conde, para que o SLB possa ficar em 1º.

    Quinta-feira, dificilmente o Metalist não ganha a esta escumalha. Sem os árbitros da apaf, não valem nada. Força Metalist, menos de 3 é derrota.

    ResponderEliminar
  17. Sábado há Taça em Cinfães (15, SportTV), o Marítimo é só no domingo seguinte e até lá joga em Alvalade, domingo, na Taça da Liga, enquanto antes de receber o Marítimo o Porto vai à Amadora fazer o jogo atrasado.

    Sobre o Marítimo, que vi hoje, muita lentidão, muita distracção, muita confusão táctica. Quase ninguém sabia o que andava ali a fazer, tirando os centrais e os avançados.

    O árbitro não devia ter expulsado o Marcos, pois Suazo fugiu da zona frontal da baliza e, como se viu até pela jogada anterior em que não marcou, ficaria com menos hipóteses de marcar ou menos possibilidades de sucesso no remate que fizesse.

    Esta é, a existir a possibilidade acrescida de êxito, a condição sine qua non para se decidir da expulsão do g.r. num lance destes, mas ainda agora vi no campeonato alemão um árbitro fazer o mesmo num penálti para o Wolfsburgo.

    ResponderEliminar
  18. Os benfiquentos questionaram, como é suposto da sua condição, a nomeação de 3 árbitros do Porto para os jogos dos grandes, todos fora.

    Eu achei estranha foi a nomeação de Pedro Proença para o jogo do Leixões...

    ResponderEliminar
  19. O Estádio dos Barreiros tem poucas condições, mas deve haver lugar para sentar na tribuna o director-desportivo e o director de comunicação do Benfica, em vez de somarem ao factor de pressão permanente sobre a arbitragem com a sua presença num banco ad hoc, entre o das equipas e o dos maqueiros.

    Controlo é preciso.

    O controlo parental, por exemplo, sobre Artur Soares Dias amanhã não se vai ver em O Jogo. O pai Soares Dias deve ter ido na maré à Madeira.

    ResponderEliminar
  20. Pois é, Zé Luís, com mais um bocadinho de "boa vontade", os directores do SLB ainda se sentam no banco da equipa adversária, como no tempo do Calabote.

    Amanhã, o papá Dias, é capaz de dar nota 20 ao rebento sebento.

    ResponderEliminar
  21. Do purgatório ao paraíso, assim se pode falar do estado de alma dos nossos rivais e dos jornalistas da nossa praça.
    Só não percebeo como não existe uma imagem da TV que nos mostre a real posição do suazo no lance que dá origem ao Penaltie!
    Parece-nos fora de jogo e por coincidencia no lance anterior, o outro fiscal de linha anulou uma jogada perigosa ao ataque do maritimo por fora de jogo inexistente - dois metros atrás!
    A atitude dos jogadores do Maritimo foi deplorável, não me lembro de uma derrota taõ pesada , num clima humido e dificil para qualquer adversário.,o valencia venceu lá 1-0 e a juventus venceu 4-0 há uns anos.
    Estou para ver a atitude dos moços no Dragão..de resto a procissão ainda vai no adro!
    Relativamente ao Fucile e ao Tomas Costa não posso estar de acordo com o Ze luis.
    O Fucile é o lateral da Seleção do Uruguai, ás vezes compromete ,mas é abnegado e luta até ao fim.
    O tomás é para mim ( tal como o Guarin) um jogador que esta a jogar fora do seu lugar habitual -medio direito.
    Pelo menos era assim que o via brilhar na Argentina, onde por vezes fazia todo o corredor direito com um pulmão fora do vulgar.
    O Guarin tambem joga melhor a medio ofensivo, porque gosta de ter a bola nos pés.Ora se o poem a jogar a trinco ou mais atrás, tem maiores probabilidades de perder a bola e de ser crucificado pelos adeptos.
    Se o professor pardal os puser nos lugares onde rendem mais , a qualidade de jogo melhora a olhos vistos.
    Infelizmente as invenções do Pardal foram ruinosas, mas agora ele já percebeu com quem pode contar e que O Hulk tem de jogar sempre, nem que seja para atrapalhar os defesas contrarios, permitindo o libertar dos companheiros.
    Cump.

    ResponderEliminar
  22. Este Zé Luis é uma figura inenarravel. Que personagem! Já aqui tinha dito que o Tomás Costa lhe deve ter comido a namorada, mas se não for isso, deve ter sido alguma coisa parecida, pois só isso explica esta perseguição ao argentino! Abre os olhos marreta!

    ResponderEliminar
  23. A falta de vergonha e de ética é tanta que hoje o pai afirma no jornaleco do porto, que o seu rebento fez uma arbitragem de alto nível.
    Se tivesse dois dedos de sensatez teria se escusado a comentar as asneiras do filho, mas é o que temos...O vermelho tolda a inteligência.

    Vejam as imagens da TVI que demonstram que Suazo faz pé em riste ao guarda-redes. Vejam as imagens que o mesmo Suazo arranca de posição ilegal.

    Engraçado que so paineleiros comentam os lances que os jornalistas escolhem. Então e a expulsão do Luisão? Não se discute porque o soarinho não marcou?

    Todos os anos existem escandalos para o lado dos gayvotas; Jogadores que falham penaltis e a seguir assinam pelos bermelhos. Arbitros que são sócios e tem cadeira na igreja...etc...etc.
    Jogadores que oferecem camisolas e botas...
    Director desportivo e director da comunicação que se sentam junto aos bombeiros e junto à linha lateral. Jogadores que jogam com braço engessado, etc..etc..A ânsia e o nervosismo era tal, que até davam murros na cobertura.

    Só gostavam de saber onde vão buscar dinheiro para pagar 70 milhões de salários mensais...Será que vão ao banco que tinha aquele buraquito em Cabo Verde?
    Por onde passeou o Gayvotas na última êpoca? Coincidências???

    ResponderEliminar
  24. Louro, eu sei que o Fucile é abnegado e tudo isso, não está em causa, só o problema de ele ser muito fraco a atacar ou a ajudar ao ataque, melhor dizendo.

    Sobre o Tomás Costa, acho que para saber fazer um passe em condições e iniciar uma jogada de ataque não tem de haver diferença jogar à direita ou à esquerda.

    Quanto ao que dele mais ninguém vê em termos de marcação, não posso fazer nada por isso.

    Do Guarín, acho-o melhor de bola do que Tomás Costa, já o disse desde o início da época, só refiro que é muito macio, precisa de ser mais determinado na disputa de bola.

    Isto é uma questão de conceitos, não uma questão de gosto, mas há quem confunda o jogador consoante jogue na equipa A ou B.

    ResponderEliminar
  25. Acho injusto comparar o Tomas Costa ao Meireles.
    O Meireles joga nesta equipa ha anos e quase que poderia jogar de olhos fechados.
    O Tomas Costa chegou este ano e tem jogado varias vezes mas sempre em posicoes diferentes, o que entre outras coisas tambem podera explicar uma maior percentagem de passes errados.
    Alias a falta de rotina afecta mais jogadores que gostam de soltar a bola rapidamente e teem preferencia por jogar a bola ao primeiro toque, para isso e preciso prever correctamente as movimentacoes dos companheiros mais proximos em diferentes situacoes de jogo, o que so se ganha com pratica.

    ResponderEliminar
  26. A primeira parte ainda chegou a assustar, mas a conversa ao intervalo resultou.

    Hulk para mim é excelente!

    ResponderEliminar
  27. Jorge, não deixo de reconhecer que essas observações são pertinentes.

    Mas isso não apaga que, de momento, tem sido inútil, ou não tem acrescentado nada à equipa.

    Querem andar à volta do problema, continuem à roda.

    ResponderEliminar
  28. O FC Porto ficou nesta jornada mais próximo do 1º lugar, que é agora, ao fim desta jornada, do Benfica.

    Mas o Leixões jogou com muito garbo em Guimarães e foi muito infeliz na finalização.

    Se no Dragão marcou 3 em 7 remates, hoje fez uns 10 e não acertou no alvo, eram desvios falhados por milímetros, um estouro na trave do Zé Manel e uma defesa espantosa do Nilson a remate de 1ª de fora da área do Wesley.

    Tivesse entrado uma dessas bolas e o Leixões mereceria outro resultado totalmente diferente. Acabou por sofrer um golo de desvios traiçoeiros na sequência de um lançamento lateral.

    Há dias assim.

    ResponderEliminar
  29. Menphis, corrige aquela primeira frase do post... "já que à 26 anos".... é com "há" de haver 26 anos... "conseguem irem".... é mais "conseguem ir".... Não me dei ao trabalho de ler mais.... para um blog tão visitado e tão conceituado, há que dar mais atenção a estes pormenores. Fica bem.

    ResponderEliminar
  30. Este fim-de-semana alongado permitiu-se ver uns jornais dispersos, mas não a bolha do Delgado (anotado no "Pobo do Norte") a dizer que o Porto está na luta pelo "tri", além de que o Jorge Sousa prejudicou o Setúbal, numa daquelas apreciações costumeiras de arbitragem dos alienígenas do regime.

    Mas vi por acaso o Jogo e o Rascord, hoje, a "estudarem" o modo de jogar do Porto, o que teve de mudar com a inclusão e Hulk no ataque, as compensações a meio-campo e a nova função pouco perceptível de Lucho, que o faz correr mais sem bola ainda que tenha dado muita bola no Bonfim, digo eu.

    Quanto aos "estudiosos", não sei porque se lembraram disso agora, tão desatentos são e relapsos nas faltas escolásticas que parecem os deputados desaparecidos das votações na AR...

    ResponderEliminar