28 setembro 2009

A arbitragem, pois...

Liedson protesta, faz faltas e chuta a bola com o jogo parado que não recebe amarelo. Os "critérios de arbitragem" detectam-se quando só se trata de Hulk, cujo comportamento é visto à lupa. E o FC Porto, de novo com inúmeras queixas de Duarte Gomes, perde como o PSD: falta de firmeza e de mal explorar os factos a seu favor no palco mediático...

Passado mais um clássico, olhado agora sob a sempre controversa arbitragem porque um clube de Lisboa perdeu outra vez com o irredutível clube "do Norte", o FC Porto acaba, mais uma vez, como se tivesse ganho com favores do árbitro. A fabulástica gestão dos amarelos é esgrimida com o beneplácito de experts da contra-informação em nome do clube calimero do regime. Uma vez mais, Paulo Bento comporta-se como o menino de feitio insuportável de não saber perder e a versão de coitadinho é amparada pela ternurenta visão dos defeitos de arbitragem prejudiciais ao leão.

O Repórter SportTV que aqui retratei, com direito ao primeiro exclusivo de som (além da imagem) à saída do campo, só fez o que os outros pés de microfone, igualmente "industriados" para o fazerem por deformação profissional: abrindo o som à "indignação" leonina. E, no âmbito desta, é lógico que, no campo contrário, só poderiam questionar Raul Meireles sobre a sua não expulsão, como reclamada pelo adversário.

Nenhum repórter de pista, nenhum comentador, nenhum analista, nenhum elemento de apoio na Redacção que vê e revê os lances na tv, ninguém levantou questões pertinentes sobre os tais "critérios de arbitragem". Na onda da omissão de factos relevantes, os próprios ex-árbitros como Coroado, Rosa Santos e Rola do inconclusivo e inenarrável Tribunal de O Jogo, são sujeitos a uma selecção de lances a que parece serem alheios. Pedagogicamente, deveriam escolher lances para comentar e ensinar as Leis do Jogo nesse contexto, às vezes nem é preciso um lance polémico para passar uma boa informação. E, contudo, como experts, poderiam explicar o seguinte que escapa à análise mais comum, conveniente e polémica:

Liedson pode protestar, com veemência, junto do árbitro-auxiliar? Pois fê-lo claramente a discutir um lançamento lateral, muito visível. Será que só Hulk é passível de levar amarelo por reclamar que um guarda-redes está a retardar a reposição da bola em jogo, como em P. Ferreira?

Liedson, amiúde aqui evocado como avançado muito faltoso e às vezes com entradas perigosas e mesmo maldosas - lembram a sarrafada dada em Helton no jogo de Fevereiro, entrando aos pés do guarda-redes para o magoar e diminuir fisicamente? -, usa toques subtis para afastar os defesas, compensando a inferioridade atlética, e quando são marcadas essas faltas farta-se de protestar e às vezes leva mesmo amarelo. Desta vez não fez tantas faltas, mas que protestou imenso, ai protestou, mas notou-se alguma reacção do árbitro ou até percepção do COMPORTAMENTO INCORRECTO E REPETITIVO?

Não, não passava nada, mesmo quando Postiga, no outro lado, barafustava contra o outro "liner" por causa de um fora-de-jogo.

Entretanto, Polga fizera uma primeira falta sobre Hulk, de que resultou o 1-0. Naquela zona, perto da área, não era lance susceptível de amarelo? Duarte Gomes não mostrou. Polga fez uma segunda falta, em frente à área, mas de novo sem cartão. Acabou por levar amarelo numa falta a 30 metros da área... do FC Porto. Depois foi expulso com o lance, inequívoco, do penálti.

Fora o segundo amarelo, justíssimo, por falta feia de Miguel Veloso, com nova expulsão e invasão de campo do incontinente treinador leonino que mostra ao seu clube e ao País como o Sporting deve ser com os árbitros, tudo menos simpático, parece que só se passou uma falta de Meireles que devia, sim senhor, ter dado um segundo amarelo. O primeiro, como pode argumentar-se à moda simplex de Paulo Bento, cuja carreira de jogador se pautava por muitas faltas, saiu para Meireles à primeira falta e a meio-campo, sobre Liedson, tal como sucederia a Tomás Costa num lance em que nem falta fez e foi-lhe assinalada mão na bola quando se apoiava no chão com a mão sem a bola fugir-lhe para eventualmente ajeitá-la a seu gosto.

Não, é que além de repetidos protestos de Liedson, vimos ainda:
- Abel, já amarelado, fez uma carga feia sobre Hulk e não foi expulso;

- Moutinho pediu amarelo para Meireles ser expulso, mas só Hulk leva amarelos por pedir amarelo para o adversário - ainda ninguém viu algum jogador, além de Hulk, ser penalizado assim, pois não?

- Liedson ouve o árbitro apitar, para um fora-de-jogo, mas ainda recolhe a bola para chutá-la para longe, até entrou na baliza, mas não há muitos jogadores que escapem ao amarelo inevitável, pois não?

- Tonel agarra uma bola que lhe fugiu pela lateral, foge com ela, retarda o reatamento do jogo deixa um portista "pendurado" à espera da bola mas mais uma situação de incorrecção prevista na Lei não teve sanção disciplinar correspondente.

Dispersos, por aí, só fragmentos de acções disciplinares em que o árbitro terá ficado por punir jogadores do FC Porto. Entre quem não viu sequer nenhuma das faltas sobre Hulk cometidas por Polga, também parece que a cacetada de Miguel Veloso em Fucile não era passível de amarelo para uns quantos e o leãozinho bacoco ainda revelou que Duarte Gomes lhe pediu "desculpa" pelo cartão; e ainda li algures que até Fucile devia ter sido expulso. Fucile, como Bruno Alves, também já não pode saltar sobre Caicedo em lances que têm sido sistematicamente apitados contra o FC Porto. Mesmo a Tomás Costa era reclamada uma expulsão, porque isto é mesmo a pedido...

Mas o FC Porto não reage. Com meios para tal , infelizmente não vai elencar estas situações de amarelos por mostrar a vários adversários e denunciar o que são "critérios de arbitragem". Como o PSD sem explorar os factos fracos da governação socrática e tantos rabos de palha do PM feitos "por outro lado", o FC Porto não convence no plano mediático sabendo que, por democracia asfixiante no sector, não tem as simpatias, não é digno de imparcialidade e também não se sabe defender quando mais é pisado, vexado, bombardeado.

Por mim, no pouco que posso, nunca passarão em claro branqueamentos de arbitragens e os adeptos adversários confirmam que mesmo a ganhar há portistas que têm razões de queixa, como sempre tivemos: não só da "memória selectiva" de paineleiros e perdigueiros da opinião, mas dos lances em concreto que deixam impunes Benfica e Sporting de forma sistemática, para ganharem relevo ass queixas contra Bruno Alves ou Hulk. E evito voltar a falar dos recursos do plantel leonino e das substituições sem ambição nem dimensão de Paulo Bento.

Procurei imagens por aí mas não vi resumos com os lances que identifico. Se alguém puder, que os envie. Se os calimeros desejarem contestar, pois mostrem as imagens e pergunte-se se tantos e tantos cartões não ficaram por mostrar ao Sporting.

act.: Os programas da noite de aborrecimento desportivo não mostraram qualquer imagem que pudesse penalizar o zborden. Pois...

15 comentários:

  1. Já nem os portistas o vêm. É um desespero, ninguém defende o clube, só os blogs.
    Ao menos do clube também não vem ninguém a queimar o treinador ou jogadores, o que seria fácil.
    Ai Porto, ganha juízo.

    ResponderEliminar
  2. Belo Post. Há que denunciar o branqueamento habitual e a pouca proactividade na defesa nossa ca(u)sa...mesmo que as armas comunicacionais sejam desiguais.

    Pois é! Eu fui ao Dragão e momentos antes do Raul Meireles levar o primeiro amarelo do jogo, comentei "premonitoriamente" para quem me acompanhava que seria o F.C. PORTO a inaugurar os amarelos do jogo. Porquê? Porque já tinham acontecido VÁRIAS faltas e reclamações por parte dos calimeros do costume e o tal de Duarte Gomes "aos costumes dizia nada".

    E depois lá vêm as "calimerices" do Paulo Bento e afims. Não há pachorra...

    Tal como não há pachorra para os "nossos" opacos comentadores-paineleiros nos programas da TV e Rádio, como é o caso do Miguel Guedes na Antena 1, que vai quase sempre mal preparado, é muito educado (o que só lhe fica bem), mas que não age e pouco reage quando a fita é montada pelo Alfredo Barroso ou pelo Medeiros Ferreira, também quase sempre "apoida" pelo radialista de serviço.
    Ontem lá pelas 19h40 ouvi a parte final do programa e já estavam a falar do jogo do Dragão. Às tantas, o Alfredo Barroso enumerou um a um os lances que achou terem prejudicado o SCP. Teve inclusivé o desplante de achar que a falta sobre o Hulk, que daria o respectivo livre e golo, não fora falta, logo não seria golo e que o Hulk deveria ter visto o amarelo. Incrível, não é?!!. E que o penalti podia ser, mas também não haveria razões grandes para o segundo amarelo ao Polga, logo não deveria ter sido expulso, assim como a acabar o jogo o DG não deveria ter dado o segunto amarelo e respectiva ordem de expulsão ao Miguel Veloso e ao PB, a bem do bom senso, etc. etc.
    Expulsão sim, mas para o Raul Meireles por não ter levado um segundo amarelo e assim ser expulso, prova de «benefício nítido para o FCPORTO, graças à dualidade de critérios do árbitro», repisava ainda o Alfredo barroso.
    O que disse o Miguel Guedes a isto?. Nada. Sim, Nada. Passou adiante para falar do jogo, blá, blá, blá. Ou seja não ia preparado, não achou nada de anormal na arbitragem que justificasse desmontar as teses calimeras leoninas. Apenas confirmou que o único erro fora a não expulsão do Raul Meireles. Pasme-se!!!!
    Com portistas-comentadores destes...

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu também não consigo perceber a postura dos nossos comentadores. Pessoalmente, até simpatizo com a maioria (Miguel Guedes e Rui Moreira, por exemplo) mas fico com pena que só pontualmente verbalizem aquilo que me vai na alma. É por essas e por outras que deixei (ou evito até onde a tentação mo permite) de ver e ouvir esses programas.
    Pessoas como o Alfredo Barroso deixam-me doente tal são os disparates que dizem. Já me basta o Paulo Bento! E se é algo que não me traz saúde, porque diabo hei-de eu me propor a isso?

    Não deixa de ser curioso que esses comentadores, tal como muitos de nós, dizem e escrevem que a equipa do Porto está com falta de atitude, pouco aguerrida, etc.. e depois, naquilo que é o seu campo, fazem a mesma coisa! São moles e não poem a boca no trombone... Não digo que se entre sempre de carrinho a pés juntos nos debates mas pelo menos que levem a lição bem estudada.
    O que mais me irrita é ver que as coisas não mudam. Apesar de estarmos em 3º, o senso comum que prolifera pela comunidade desportista é que o slm é a super equipa que tem tido arbitragens isentas e sem erros, leva tudo à frente, a melhor na Europa e arredores e nós continuamos o clube que lá vai recebendo os favores dos árbitros.
    E isto lixa-me não é propriamente pelo que os lampiões ou calimeros pensam mas porque essa é a maior causa para o facto de, após quase 30 anos com uma performance desportiva extraordinária ainda temos de andar a fazer contas com número de adeptos sócios e afins. Houvesse isenção e se calhar cada vez mais dizimavamos a possibilidade dos adversários ganharem fosse o que fosse.

    Há sapos que não consigo simplesmente engolir e o facto de se repetirem estas cenas deixa-me perplexo. O ano passado, em alvalade contra o scp para a taça foi a mesmíssima coisa. O Paixão fez uma arbitragem miserável onde fomos extremamente prejudicados. No final, nos microfones, lá estavam os calimeros a protestar e a ideia que transpareceu foi que o Paixão nos ajudou!!! Nos paineleiros lá estavam o Alfredo Barroso e o Rui oliveira e costa a dizerem o mesmo: fomos altamente prejudicados. Não há pachorra! Vão se curar! Este ano: Déja Vu!

    Mas isto é bater no ceguinho...

    Eu quero ver é se a moda pega nos clubes do regime e começam a dar uns toques na bola (como o slb anda a fazer). Juntem à mistura as roubalheiras do costume e o fcp com as dificuldades habituais, se os campeonatos e taças passarem a ficar no sul até onde vai o silêncio da sad...

    PS: quando é que SAD aperta o gasganete ao Ricardo Costa?

    ResponderEliminar
  4. O que mais me irrita é ver o PC sentar-se ao lado desse calimero do bettencourt.

    Não quero misturas com essa gente!

    Sempre a queixarem-se, sempre a chorarem, sempre a "vender" a ideia que nós nunca ganhamos com mérito.

    E depois a opinião publica vai na "conversa".
    Alguma vez se admite que depois dum clássico azul e verde as capas dos jornais do dia seguinte sejam todas vermelhas?!?

    Esta espécie de desprezo já cansa...

    ResponderEliminar
  5. Também havia reparado no continuar de jogada do Liedson e no reter de bola do Tonel,mas muito honestamente até já me tinha esquecido,nos bate papos no tasco pelo menos,o que para mim sugere que nós Dragoes já passamos faz muito a mantalidade cá do burgo,talvez seja da convivência da champions,lá aprendemos que de nada valem as vitórias morais olhem cagadeira para os paineleiros e capas dos jornais vamos vergar tudo e todos ao peso dos titulos e estes ultimos 20 anos alegres já nimguem me tira.
    Agora o que me preocupa é o meio campo do FCP Meireles tantos passes falhados mal mal Guarim só para batatais quanto ao Mariano nem para as vindimas o queria trapalhao como é ainda apanhava as folhas ou o caralhoCOMO É POSSIVEL ESTE GAJO JOGAR TANTAS VEZES NO GRANDE FCP ele há cada coisa.
    Vão mas é buscar o Castro já é prá ai a 25 vez que o digo.

    ResponderEliminar
  6. Verdade seja dita, não vi nada demais do PB, só o vi a dizer que as nomeações são uma provocação.
    Alguém me quer convencer que isso é terrível? É que se for apenas por isso, também o FCP deve estar calado. Eu ainda defendi que o PC devia-se ter deixado ficar suspenso e mandar cada vez mais postas, mas não foram por aí. Tenho alguma pena.

    ResponderEliminar
  7. Espero que logo o Dr. Rui Moreira vá bem preparado para o festival de choradeira que vai ser com o Calimero e o Encornado.
    Levar os lances todos bem esquematizados e analisados.
    Preocupa me é a campanha nojenta, como a do ano passado com o Bruno Alves, que estamos a assistir para tentar condicionar a forma como o Hulk joga. Essa corja nojenta que se autodenomina de jornalistas, está novamente a tentar utilizar a estratégia da "mentira dita tantas vezes para a uma verdade universal..."

    ResponderEliminar
  8. Zé Luis,

    o 'Offshore' das 29/9/09 14:06 não é o verdadeiro.

    Atenção a futuros comentários de Offshore de "Perfil não disponível"

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís, assino por baixo, não há nada a crescentar. Grande post.
    Quanto ao liedson, por acaso durante o jogo as suas costumadas provocações foram rema de conversa com o colega do lado.
    É que este tipo faz o que quer, provoca e ... nada!!!
    Também espero que Rui Moreira logo fale grosso e devia até inspirar-se neste post. Nãofalta aqui nada...

    ResponderEliminar
  10. Pedro Henriques no Olhanense-FCP.

    já agora, alguém aqui sabe quando é que são a venda dos bilhetes para o Olhanense-FCP ?

    ResponderEliminar
  11. Olha,o pedrito para olhão!
    Mas o homem não é que andava desaparecido?
    Será que vamos ter um pedrito genéticamente manipulado?
    É que eu penso que o homem vai querer relançar a carreira depois da travessia do deserto!

    ResponderEliminar
  12. Porque não concordamos com a opção da RTP em retirar o épico Domingo Desportivo da grelha de programação.

    Assinem a petição para o seu regresso.
    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N374

    Ajudem na divulgação através de sites,facebook, twitter, blog´s, amigos, etc

    ResponderEliminar
  13. O Porto contra-argumentar o SCP e/ou o SLB e/ou a comunicação social, ou seja, mergulhar no lodaçal argumentativo futeboleiro, não levará nunca a lado nenhum. Nesse campo, o Porto perderá sempre, porque faça o que fizer, diga o que disser, a cs lisboeta vermelha e verde arranjará sempre forma de distorcer, de denegrir, de falsear, e o Porto sairá sempre como o mau da fita. E a chusma vermelha e verde que se alimenta deles só acredita naquilo em que quer acreditar e acreditará sempre naquilo que eles dizem. Seria pura perda de tempo e energias.

    O Porto tem é que continuar a ser capaz de ganhar, com esta cs e com estes árbitros e com o ambiente de cortar à faca que eles criam ao FCP. O que é facto, é que apesar da "sabedoria" mediática de SCP e SLB, quem ganhou 11 dos últimos 15 campeonatos foi o Porto; De pouco lhes valeu a "sabedoria" mediática; De muito mais valeu ao Porto a capacidade de sofrimento e de ser mais forte que todos os obstáculos que lhe são criados.

    Desde que o Porto continue a ser capaz de ganhar, estou-me completamente cagando para o que a cs pensa e faz pensar do Porto e para o que pensam ou deixam de pensar do Porto os adeptos dos 2 eternos levados ao colo de Lisboa. Estou-me completamente cagando para que eles achem ou deixem de achar que somos corruptos, que compramos os árbitros todos, que lhes fornecemos as putas todas. Quero saber tanto do que eles pensam e dizem como do zumbido das moscas. Desde que o Porto, dentro de campo, seja mais forte que as 2 equipas adversárias (como tem sido quase sempre na era PdC), estou-me cagando. Até me dá gozo a dobrar ou a triplicar.

    O que me preocupa muito é o Prof. Jesualdo ser tão tapado e encolhido. Isso é que me preocupa mesmo muito. Só mesmo uma pessoa tão tapada para deixar o Guarin (não) jogar em Braga do princípio ao fim do jogo, com o Belushi "fresquinho que nem uma alface" no banco, os 90 minutos. Os centrais e os trincos do Braga, que são bastante duros de rins e que não iam apreciar nada a dinâmica e a criatividade do Belushi, ficaram-lhe (ao Prof. Jesualdo), de certeza, muito agradecidos.

    E quando os jornalistas tentam fazer passar a ideia de que o Atlético de Madrid é uma equipa fraquita (para diminuir uma eventual vitória ou tornar mais miseráveis eventuais empate ou derrota), custa vê-lo, tão encolhido, tão sem argumentos para os rebater, quando era tão fácil fazê-lo.

    Era só dizer-lhes: - Sim, são fraquitos. Ainda não perderam na CL, já fizeram 13 jogos e ainda não perderam nenhum, são fraquitos. Esta época já foram à Grécia ganhar ao Panathinaikos, onde se contam pelos dedos de uma mão as vezes que o Panathinaikos perdeu para as competições europeias, são fraquitos sim senhora. Na pré-época, com 6 dias de preparação, vieram ao Estádio da Luz ganhar a uma equipa com 3 semanas de preparação e que a avaliar pelo que vocês têm dito e escrito pouco lhe falta para ser a oitava maravilha, são fraquitos, está visto. Fortes, fortes, são sem dúvida nenhuma os colossos Bate Borisov e Vorskla Poltava.

    E eles afinavam logo e perdiam o pio de certeza absoluta.

    ResponderEliminar
  14. Depois de ontem ter assistido ao Trio D'Ataque e ter ouvido o Calimero dizer que o Polga não toca no Hulk no lance da falta, já vi porque é que eles adoram o Paulo Bento...looooooooool.
    Foi uma tirada ao nível do lance do ano passado entre o Rochemback e o Rolando, onde ele tb afirmou que foi o Rolando que deu uma cabeçada no cotovelo do Roca.
    E ainda dizem que os Calimeros não têem sentido de humor.

    ResponderEliminar
  15. O José Manuel Intestino Delgado, director do Jornal "a Bola", publicação auto-intitulada equidistante dos clubes, acompanhou o SLB à Grécia para "fazer a reportagem".
    Como não é a primeira vez que isto acontece, assinale-se os elevados padrões deontológicos do dito sujeito.
    Por sua vez, o Record hoje dá primeira página ao Aimar.
    Amanhã vai antecipar o jogo em Atenas passando ao lado do jogo que hoje se disputa no Dragão (para aquela competição, a Champions League, conhecem?).

    Tudo igual na capital....

    ResponderEliminar