26 setembro 2009

Falcao também sabe voar sobre os centrais

FCPORTO 1 - 0 SPORTING CP
Marcadores: Falcao ( 3')

Equipa: Hélton, Fucile, Álvaro, Bruno Alves, Rolando, Fernando, Raúl Meireles ( Valeri 83'), Belluschi, Mariano ( Tomás Costa 70´), Hulk e Falcao ( Farías 78').

Já é quase tradição, mais ou menos como as desculpas de mau perdedor vindas dos lados de Alvalade, provou-se, mais uma vez, que, depois de uma derrota, nada melhor do que jogar contra o Sporting para que a viragem do FCPorto rumo às vitórias aconteça.

O FCPorto voltou a vencer, numa partida onde teve várias oportunidades para acabar com as esperanças sportinguistas, mas que, quase incompreensivelmente, acabou em sofrimento e a defender com unhas e dentes uma vantagem mais do que justa.

Com a equipa esperada, o regresso de Belluschi e de Mariano à titularidade, o FCPorto entrou de forma avassaladora, Hulk, que fez uma grande exibição mostrando que é este Hulk que a equipa precisa, entrava endiabrado pela defesa do Sporting dava a bola a Falcao mas este rematou froxo para as mãos de Rui Patrício.

Quase no minuto seguinte, Hulk sofre falta, Belluschi, que diferença entre o argentino e Raúl Meireles a marcar livres e cantos, coloca a bola com classe para o meio, onde aparece de rompante o colombiano Falcao não dá hipóteses ao guarda-redes sportinguista.

O FCPorto entrava de forma electrizante, com Hulk endiabrado, remetendo o seu adversário para a defesa, defesa essa que tremia sempre que se apanhava com os jogadores portistas na frente.

O meio campo do FCPorto funcionava bem, o futebol fluía com rapidez e com clareza, o adversário tinha sido completamente amarrado e apenas tentava criar perigo em lances de bola parada.

O Sporting a jogar sempre da mesma maneira, pontapé para a frente e à sorte, tentando arrancar faltas de todas as maneiras e quando não era possível, protestavam com o árbitro, comportando-se como meninos mimados a quem lhe roubavam o brinquedo, confesso é a equipa que mais me irrita ver jogar.

Na primeira parte, o FCPorto ainda criou algumas oportunidades de golo, Hulk sempre em destaque, Belluschi a pautar o jogo com classe no meio campo, Falcao a demonstrar garra e talento, apenas destoavam Raul Meireles, mais uma vez, parecendo perdido querendo fazer tudo ao mesmo tempo e Mariano, embora tacticamente bem mas quando a bola vinha para os pés não lhe dava o melhor seguimento.

Na segunda parte, o FCPorto entrou na mesma, dominador, um pouco à imagem do que fez na 2ª parte, até que aos 52 minutos,Hulk sofreu uma falta na grande área, Polga é expulso, mas o colombiano Falcao permitiu a defesa de Rui Patricio.

Aquilo que poderia ser “a morte” do jogo, tornou-se num momento de uma incompreensível apatia portista, a equipa quase que ofereceu o domínio da partida ao adversário, e com isso passou por alguns momentos de aflição .

A equipa recuou bastante, Jesualdo Ferreira tirava Mariano para dar lugar a Tomás Costa, posteriormente Falcao teve que dar o lugar a Farías, mas a equipa portista não conseguia esticar o seu jogo.

Pareceu-me uma equipa demasiada presa psicologicamente, acredito que com as vitórias tudo se desanuviará, mas senti que a equipa tinha receio de arriscar, era um jogo onde apenas a vitória interessava e o FCPorto quando se viu a jogar contra 10, foi uma equipa receosa de si própria e que preferiu defender o resultado, ao invés de ter arrumado logo a partida. Os assobios vindos da bancada não ajudavam, mas a equipa não se soltou o quanto deveria fazer a partir do penalty falhado.

O que interessava era mesmo a vitória, isso foi conseguido, o FCPorto continua a ser uma equipa em construção e não se poderá queimar etapas do seu desenvolvimento, agora venha um Atlético de Madrid em crise de resultados o que é sempre perigoso. Quanto ao campeonato, demonstramos que estamos na luta.

24 comentários:

  1. Boa leitura de jogo do Jesualdo ao colocar o Hulk à direita, em que penso onde se ganhou o jogo

    ResponderEliminar
  2. Bem visto. Grande Hulk, Grande Bellschi, Grande Porto na 1ª parte, Grande Burrice na 2ª parte.

    ResponderEliminar
  3. eu não vi o jogo porque não pude..por isso não posso comentar muito!

    mas acho que se deve realçar uma coisa..o jesualdo não inventa, joga com o meio campo que deve ser e...ganhamos!!!

    quem diria hein?? até com o mariano na equipa se consegue ganhar a um grande bastando para isso não inventar e por a melhor equipa possivel! uau, será que o jesualdo depois de hoje descobriu a polvora??

    duvido mas nunca se sabe..

    ResponderEliminar
  4. O Mariano esteve de facto completamente ausente do jogo. Já Belluschi mostrou, na minha opinião, ser indispensável ao Porto. Sem ele o Meireles não consegue ser o pendulo necessário à equipa e ele próprio assume obviamente também essa função.

    A questão agora será: que equipa para o Atlético? Com ou sem Mariano?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Tripamoura, pois esta não passa, porque não enganas ninguém. Regista.te e dá a cara.

    Queixas, vai ao Totta...

    ResponderEliminar
  7. Perante as condições proporcionadas pelo desenrolar do jogo e suas incidências, vi o jogo com o coração nas mãos...desnecessário!! Invente-se um "descomplicador" urgentemente. Para uso imediato: Recepção, passe, desmarcação e de outros aspectos técnicos não percebo nada...

    ResponderEliminar
  8. Para o Atletico a mesma equipa claro! a não ser que o varela ou o rodriguez recuperem!

    apesar de tudo mais vale jogar com o mariano a extremo do que um adaptado tipo falcao ou farias! mas o provavel é que o jesualdo invente, e tire o falcao ou o belushi para meter o guarin lol

    ResponderEliminar
  9. O Burrualdo devia ter tirado o Meireles ao intervalo a ver se deixava de fazer disparates.
    Gostei de ver o Fucile acertar nos lances todos, é um regresso que saúdo efusivamente. E o Álvaro a não fazer faltas (marcadas ou não) parvas.

    ResponderEliminar
  10. A mesma equipa não vai ser com certeza pois o Fernando está castigado.Vai ter que entrar alguém...Guarin?Não necessariamente para o lugar do Fernando,mas só estou a ver o Guarin a subir ao 11.A menos que o Cebola tenha uma recuperação supersónica.
    Jogar com o At.Madrid sem jogadores como Varela e Rodriguez é um certo desconsolo,confesso.

    ResponderEliminar
  11. Eu às vezes passo-me e faço posts que depois nem gosto mas o Jesualdo tem dias em que me irrita profundamente e considero um dado adquirido de que perdemos pontos em Braga por palermice do professor. Uns chamam-lhe medroso, outros, teimoso e há ainda quem o considere demasiadamente rígido na questão dos equilíbrios da equipa.
    A derrota em Braga é da sua exclusiva responsabilidade porque resolveu modificar os referidos equilíbrios para uma postura de cariz mais defensivo, ou talvez, "equilibrada" demais!
    A meu ver, sem necessidade nenhuma.
    Jesualdo tem de perceber que no FCPorto estamos habituados a entrar para ganhar. Em todos os jogos.
    Temos um bom plantel e o Belluchi é fundamental para haver criatividade, movimento e qualidade de passe para servir os avançados.
    Trocar o Belluchi pelo Guarin, no jogo de Londres, ainda entendo. O Chelsea é de outro planeta... mas com o Braga?

    O Braga jogou muitíssimo bem porque o Domingos soube aproveitar a falta de um criativo para "soltar" mais um bocadinho o seu meio campo e esteve sempre em vantagem numérica.
    O FCPorto apresentou-se demasiadamente humilde. Uma mascara que não nos serve! pelo menos a mim.

    Contra o Sporting, como disse o fredy, apenas não inventou!
    Aquele 11, com o Varela/Rodriguez em vez de Mariano é a melhor equipa que o FCPorto tem neste momento.
    Agora falta apenas mais treino, mais intrusão entre antigos e novos e acredito que Jesualdo, se não se puser a inventar muitas vezes, vai ter ali uma equipa fantástica para conquistar o penta.

    Contra o Atlético, também não tem que inventar. Fernando, Meireles e Belluchi, Hulk, Falcao e Mariano.

    Acho que o Varela e o Rodriguez vão passar algum tempo no estaleiro.

    ResponderEliminar
  12. A reacção da maioria dos adeptos que estiveram no Dragão reflecte o que se passou no relvado. Agrado pelos momentos altos que o FC Porto conseguiu impor, quer no arranque do jogo como o da segunda parte e preocupação com desespero e assobios à mistura no restante da partida.

    Fraqueza inconcebível se tivermos em conta a valia dos jogadores que compõem o plantel.

    Jesualdo não se pode escudar com os novos. O problema não é desses. É mais dos outros,com Mariano e Meireles à cabeça. Se o primeiro não tem lugar nem no plantel, o segundo está a pedir banco há muito.

    A falta de qualidade de passe continua a ser um dos calcanhares de Aquiles. Pode parecer um pormenor mas é da maior importância. Este defeito impede o controlo do jogo, do adversário, prejudica as transições ofensivas e põe em causa a segurança defensiva. É urgente solucionar este problema.

    Apesar de tudo o fundamental foi conseguido, os três pontos, mas este tipo de exibições a continuarem vão trazer muitos dissabores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. 15 mintuos foram suficientes para acabar com a farsa da EB2+3 de alcochete(a famosa escola de alvalade).
    Depois, veio a desilusão. Em vez de tábua funda e arrebentar com estes simpaticos gatinhos, colocamos o ponto morto esperamos 75 minutos pelo apito final do arbitro.....
    A falta de agressividade e ambiçãpo do prof em nada coincide com a historia do nosso clube. É triste gastar fortunas por esta paixão, e ver o FPORTO sem respeito pelo futebo espectaculo.
    O Sporting com uma defesa macia, que em nada fica a dever ao Setubal, convidou à velocidade do FCPorto. Nós, porque não queremos favores de ninguem, ignoramos a oferta e o sr meireles fez questão de comandar esta recusa.

    Apenas um reparo para os famosos assobiadores do dragao, que aos 10 minutos já pediam a substituição do mariano, esquecendo-se da importancia deste no plano tactico....os mesmos que berravam e gritavam para que fucile fizesse o passe para o hulk antes do tempo certo, no lance do que deu origem ao penalty. Enfim...como dizia o outro, só com um pau de marmeleiro pelas costas abaixo é que isto se resolvia.

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez e contra o pior sporting dos últimos anos fizemos um jogo péssimo. O culpado é só um, o senhor que está no banco e que me recuso a pronunciar o seu nome. Mete o Mariano e claro em baixo de forma o rapaz não rende e leva com assobios e depois o rapaz fica condicionado para próximas batalhas. Este senhor manteve o nosso melhor elemento do meio campo afastado durante dois jogos que nos valeram duas derrotas. Eu rio-me daqueles que dizem que contra o Chelsea fez bem, quando como? Só porque era o Chelsea? O rapaz não tem cabedal? mas o Xavi e Iniesta tem mais cabedal? Mas somos o Grandioso e Maior Clube de Portugal ou somos uma merda como o clube da galinha depenada ou calimeros? Este Jesualdo é uma vergonha, o problema não é o Guarín, que ele está a queimar com o entra e sai entra e sai, o problema é Raul Meireles, que não corre, não defende, erra passes e não recupera,o rapaz tem de descansar, está sem ritmo, mas o senhor do banco não ve isso. A ganhar aos tres minutos o Sporting tinha de ser goleado e não foi porque culpa do mesmo do costume.

    ResponderEliminar
  15. Nightwish,

    O sr meireles faz tantos disparates como fazia o ano passado. A diferença, é que lucho cobria metade dessas asneiras.
    Jogar ao lado lucho é uma coisa, jogar sem ele é completamente diferente. Nao tens apoio, nao tens espaço, sentes-te perdido no campo. O sr meireles joga excactamente o mesmo que o ano passado : bem ou mal, fica ao Vs critério.

    Fernando, o melhor do FCPorto este ano na minha opinião, é outra vitima. Sem lucho, é obrigado a pegar na bola, distribuir jogo, algo que não faz bem. O BAlves apanha amarelo, numa perda imperdoavel do Fernando.

    Lembram-se de Maniche ? Costinha ? O que é que lhes aconteceu depois de jogarem ao lado de Deco ?

    ResponderEliminar
  16. Contra o At. Madrid, Jesualdo vai ter mesmo de inventar. Fernando está castigado, Meireles está na forma que todos vemos e Prediger, supostamente contratado ser alternativa a Fernando, nem sequer foi inscrito na Champions.

    ResponderEliminar
  17. Concordo com a análise ao jogo do Zé Luis. Para mim o aspecto mais saliente, foi a facto da equipa mostrar alguma intranquilidade na segunda parte, em minha opinião, fruto da necessidade absoluta de vencer, tendo em conta as duas derrotas anteriores e o facto, não decisivo mas importante, de poder ficar a 8 pontos do primeiro lugar. Claro que temos um bom plantel, mas a ausência de dois extremos, Varela e Rodrigues, não é dispicienda. Mariano é, para mim, um suplente útil, mas não é igual áqueles dois, alem disso, por mais forte psicologicamente que seja, é impossivel ficar indiferente aos assobios logo ao primeiro erro. Eu acho que há adeptos que já vão ao estádio só para o assobiar, não me surpreende por isso que o Porto jogue melhor fora de casa do que no Dragão. Eu concordo que se manifeste desagrado, assobiando a equipa no final do jogo, quando se joga mal e se perde, agora durante a partida, é dar trunfos ao adversário e isso para mim é inaceitável.

    Outra evidência que muitos portistas esquecem, é que, tal como o treinador afirma e muito bem, a equipa está em construção. Ontem particularmente na segunda parte, foi patente o motivo pelo qual um tal Lucho Gonzales, custou ao Marselha cerca de 20 milhões de euros e um ordenado de 300 mil por mês, enquanto Belluchi ficou ao Porto por cerca de um terço daqueles valores.

    Acredito que a equipa virá a atingir um nível de qualidade tão ou até mais elevado que a da época transata, mas levará o seu tempo e, com assobios, levará ainda mais de certeza.

    ResponderEliminar
  18. Vitória 1-o, o que interessava primordialmente,justa mas ...
    as questões do costume já focadas em comentários anteriores.. 15 minutos excelentes e depois o sofrimento.
    Recuo da equipa e até contra 10, enormes dificuldades em construir jogo para a área.
    Festival de passes errados em zonas proibidas, perdas de bola infantis - não é de agora - que podem dar graves problemas. Faltas imensas e a permitirem cruzamentos...
    Falta de um centrocampista que paute o ritmo da equipa e segure a bola,serene o jogo, dê jogo atacante.. é aqui que para mim está um dos problemas.
    Além diso a mania de não matar o jogo.
    Um aviso: este ano a coisa será mais difícil pelas questões do costume - árbitros e comunicação social - mais uma objectiva melhoria evidente dos abutres que, quer queiramos, quer não, tem melhores alternativas este ano no banco.
    Acredito que podemos ganhar, que somos melhores, mas temos de fazer mais e se calhar - se o Valeri por exemplo não render mais - temos de na abertura do mercado de ir ( como já devíamos ter feito) buscar alguém realmente bom para o meio campo e mais um avançado diferente.
    Esperemos é que não se cave nemhum fosso até lá difícil de conjurar.
    De resto,aprender com os erros, confiança e força FC Porto.

    ResponderEliminar
  19. Eu até acho que as coisas não se resumem às questões táctica. A ideia com que fico é que este ano grande parte da comunidade portista anda nervosa, muito nervosa.

    1. Começa na nossa equipa (que sofreu mais umas alterações no 11 titular com as saídas de Lucho e Lisandro) e cuja performance ainda não está estabilizada. E pensando bem, a época passada, apesar de constante a partir de uma certa altura, não foi propriamente a constante exibicional que muitos pretendiam, ou seja, era um estado de espírito algo frágil. Os resultados, esses apareceram, como ontem.

    2. O principal adversário está melhor e o absoluto exagero que a CS (em toda a sua linha) criou à volta deste fenómeno não deixa ninguém indiferente. Nem portistas nem sportinguistas.
    Quer queiramos quer não, essa 'preocupação' gerenalizada (a que juntamos os habituais casos que vão aparcendo nos jogos dos lampiões devidamente branqueados pela CS) também afecta o grupo de trabalho do FCP. Afecta e vai continuar a afectar.
    Na minha opinião, essa 'afectação' interfere na performance da equipa e gera pressão que se viu quer em Braga quer ontem... Falta confiança para ignorar a tal onda que por aí prolifera e fazer a nossa vidinha tranquilamente.

    ResponderEliminar
  20. Quero destacar o último comentário do Santos, Subscrevo inteiramente, parece que andamos com medo deles, desde adeptos até equipa . E anda tudo muito nervoso, o que é preciso é ganhar porque as ondas também se desvanecessem.

    ResponderEliminar