22 setembro 2009

Outro roubo, a procissão saiu do adro

ACT.
Triloggia da obsessão, em nome do Pai, do Filho e do Espírrito Santo







Um penálti inventado em Alvalade, outro a pedido mas inexistente. Que árbitro resiste à pressão do recreativo e do desportivo? Os andores saíram da igreja, as beatas zelarão para que não os belisquem. A asfixia democrática dos pasquinácios desportivos garante o cumprimento incólume da cerimónia de entronização
Só hoje vi as imagens e, obviamente, não deixo passar em claro. Mais um jogo desvirtuado grosseiramente, mais um penálti a ajudar um clube lisbonense. No domingo foi o desportivo, ontem o recreativo. É assim, os árbitros têm uma missão muito difícil mas deviam saber -- já é tempo disso até por terem acompanhamento psicológico e técnico, uma boa experiência e exemplos do que devem ou não fazer -- que só se deve marcar um penálti com certeza absoluta.
O árbitro é o juiz de campo e como um juiz num julgamento só deve aplicar a pena máxima na posse de todos os dados, para ser inatacável e justa a sua decisão. O penálti é precisamente chamado o castigo máximo, mas este pode ser também uma expulsão e só com certeza absoluta de uma infracção muito grave deve ser aplicada pena ccorrespondente prevista nas leis do jogo.
Mas os árbitros portugueses não aguentam a pressão. E, ciclicamente, lá cedem aos gritos do público, aos jogadores de braços levantados a pedir falta e amarelo e sem receberem o que hoje está previsto de um cartão amarelo que pelos vistos é só para o Hulk.
É assim e já tardava, na Liga do taberneiro. Como os clubes da capital são beneficiados grosseiramente, a Imprensa do regime cala-se. Não é isto sintoma da asfixia democrática? O silenciamento das barbaridades acabará, decerto, quando o FC Porto eventualmente beneficiar de um penálti ou um golo irregular. Aí a Imprensa do nível mais rasteiro começará a contabilidade dos "prós&contras".
A vantagem deste post é que, ao contrário dos benfientos que enxameiam o País e desgraçam a sua reputação e alguma salubridade social e política, por aqui não pululam adeptos dos calimeros e vamos ter uma sessão sossegada, sem fúria avermelhada a ditar que sentinela esteja alerta.
Esclareço, já agora, que o penálti reclamado por mão de Miguel Garcia não existe: é ressalto de bola no poste que vai à mão e esse desvio involuntário não retira a nenhum sportinguista a possibilidade de marcar. Quanto ao penálti assinalado, foi bola no peito e Rui Costa, como Jorge Sousa em Leiria, apitou por dedução - não viu - e sob pressão. Veremos se o invisível Vítor Pereira os afastará, hoje é dia de nomeações e sábado há Porto-Sporting.
Há medo dos árbitros quanto ao reflexo que as suas decisões podem ter nas capas dos pasquins desportivos. Se assinalarem a favor dos clubes do regime, diminuem os seus receios de serem massacrados. Podem até ser elogiados.
Parece que o árbitro foi pedir desculpa ao Jorge Costa no final. Imagino que as capas dos pasquins não falem de mais um roubo. E, portanto, a procissão saiu do adro e os andores são levados ao colo, as beatas não os beliscarão e a cerimónia de entronização do embuste decorrerá com o complacente silêncio dos correios evangelizadores.
p.s. - grandes golos de Rabiola e Castro, que só vi no resumo desta manhã. Ouço dizer que o Olhanense - a que chamarão a nova equipa B do FC Porto, zombando e denegrindo sem atentarem na qualidade futebolística que só abrilhantará a Liga da treta - portou-se bem e jogou para ganhar. Ainda bem, vi a U. Leiria no domingo e gostei muito, parabéns aos clubes promovidos, em contraponto a outros que evitaram a descida ou à rasca ou na secretaria.

17 comentários:

  1. O penalty do Miguel Garcia também não existiu...deve ter sido intervenção divina!

    O penalty é de facto mal marcado,mas o erro anterior não pode ser esquecido!

    Nem o penalty escandaloso contra o Braga em Alvalade...

    ResponderEliminar
  2. Um hino à decência, Parabéns pelo artigo! Graças a Deus que sou ateu.

    ResponderEliminar
  3. Olha, há mesmo um calimero por aqui.

    Ó pá, já conheço o arrgumento.

    Por isso antecipei-me e dei a minha visão do lance do Miguel Garcia: não é voluntária a mão, a bola ressalta do poste e não vai para a baliza nem se antevê que algum sportinguista possa aproveitar para a recarga, caso contrário até aceitaria.

    Mas as Leis do Joggo têm de ser sempre actualizadas para vosso proveito e justificação.

    Se não for assim, o Paulo Bento já ditou a tirada: ninguém saberia se com 1-2 o Sporting não daria a volta ao resultado na 2ª parte...

    Tudo tão previsível.

    Menos uma coisa:
    - se fosse assinalado penálti ao Miguel Garcia, seria convertido?
    - e seria caso para expulsão, sem haver oportunidade de golo flagrante porque a bola não ia para a baliza e nenhum atacante estava à mercê de marcar?

    A verdade é que do penálti inexistente o Moutinho marcou.

    Já tínhamos saudades dos penáltis em Alvalade.

    ResponderEliminar
  4. Duarte Gomes no clássico.

    Hum...

    Os lagartos vão-se queixar que têm um processo contra ele por causa do desencontro com o treinador de g.r. e que a CD da Liga ilibou (o árbitro).

    Vai parecer a guerra política: "isto" é para favorecer o FC Porto.

    Só que nos jogos Porrto-Sporting, o Duarte Gomes revela sempre a sua ccostela antiporrtista.

    O Jorge Sousa criminoso em Leiria vai apitar o líder Braga em Olhão. Serve para travar os minhotos, sim senhor. Nem de encomenda, esta estava mesmo preparada.

    Ah, o Rui Costa foi para a jarra? Então o Jorge Sousa continua aqui com mérito.

    O despudor no seu melhor, Vítor Pereira?

    ResponderEliminar
  5. Brilhante !


    Zé Luís :
    Estamos na mesma onda !



    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olha um calimero por aqui!
    Meu caro, vou-te ensinar uma coisa, no futebol não há "lei da compansação"! Ou seja, o árbitro não pode "errar de propósito" para compensar outro erro, se não, para além de estar a errar duas vezes, está a prejudicar o adversário, que não tem a mínima culpa do seu erro, 'capiche?!

    Abraço Zé Luís, sempre em grande!

    p.s- deve ser a primeira vez na vida que o pasquim RASCORD dedica três manchetes consecutivas ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  7. não vou ser original, mas

    Brilhante !


    Zé Luís :
    Estamos na mesma onda !

    ResponderEliminar
  8. Recordar Duarte Gomes ou o Ali Bábá como Rui ALves o designou após ter sido roubado em Alvalade:

    3ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 5-1 P.FERREIRA (DUARTE GOMES - LISBOA)
    - (3-1) 69' Penálti contra o Sporting não assinalado. Ferreira cai na área, após disputa com Izmailov, sem que o árbitro nada assinale. Incorrecta a decisão. Diz JC:"Com o pé esquerdo à frente de Ferreira e o braço do mesmo lado nas costas, Izmailov contribui para a queda do jogador do Paços de Ferreira. Grande penalidade por assinalar."
    - Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.

    28ªJORNADA:SPORTING 2-1 V.SETÚBAL (DUARTE GOMES - LISBOA)
    - (0-0) 24' Penálti contra o Sporting não assinalado.Existe falta de Tonel sobre Robson dentro da grande área do Sporting. Diz RS:" Tonel apoiou-se em Robson, e o árbitro devia ter interrompido a partida para a marcação de uma grande penalidade."
    - (1-1) 54' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. O árbitro agiu mal ao admoestar Derlei e Zoro com o cartão amarelo. Diz JC:"A falta cometida por Zoro foi normalíssima, mas Derlei reagiu bruscamente dando uma cotovelada no adversário. Justificava-se a exibição do cartão vermelho para o avançado do Sporting." RS:"O árbitro interpretou mal o lance. Zoro mereceu o cartão amarelo pela falta, que o árbitro devia ter marcado. Derlei devia ter sido expulso pela cotovelada que deu ao defesa do Setúbal." AR:"Zoro comete falta sobre Derlei, e este, tentando tirar desforço do adversário, dá-lhe uma cotovelada. Devia o árbitro ter exibido um cartão vermelho ao jogador do Sporting."
    - Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO COM RESULTADO EM 0-0 E PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING QUANDO SE VERIFICAVA UM EMPATE.

    ResponderEliminar
  9. Como previ, a indignação leonina veio camuflada na Imprensa do regime.

    Isto é para favorecer o Porto?

    Ninguém assume, são fontes de Alvalade. Isto paarece campanha eleitoral...

    ResponderEliminar
  10. Só para ser rigoroso e avivar as memórias mais fraquinhas, acabando o assunto por aqui:

    DUARTE GOMES em 2008-2009:

    Bnfca-sptng (2-0), protegeu leões disciplinarmente e não marcou g.p. de Postiga sobre Sidnei (agarrão); sptng-guima (2-0), nega g.p. a Izmailov (1’) não valida 3-0 de Postiga (bola para lá da linha de baliza) e muita permissividade em jogo violento; fcp-mrtmo (0-0), critério disciplinar em prejuízo do fcp, não expulsa Olberdam com 2º amarelo, sem punir perdas de tempo, da amarelo a Marcos só nos descontos e expulsa Miguelito também mas por bocas; Belém.fcp (1-3), ridículo amarelo a Fucile para suspensão de 5º cartão, golo azul em fora-de-jogo; sptng-setubal (2-1) nada a assinalar; Trofa-fcp (1-4) nada a assinalar.

    ResponderEliminar
  11. Seggue:

    DUARTE GOMES em 2007-2008

    Bvista-fcp (0-0) golo anulado por milímetros ao fcp, expulsão perdoada a Hussain; sptng-leixoes (2-0), golo mal anulado ao sptng com 0-0

    ResponderEliminar
  12. Segue:

    DUARTE GOMES em 2006-2007

    Fcp-leiria (2-1), Tixier parte nariz a Quaresma sem sanção; set.-fcp (0-3) permite agressividade inadmissível aos sadinos sem amarelos; sptng-nacional (5-1)* inacreditável em 10 minutos com g.p. dada ao sptng, cv por mostrar a mig. Veloso, golo do 1-1 em falta de Bueno encavalitado num defesa – op. A hérnia fez terminar época.

    Este um dos maiores ROUBOS da história do futebol português!

    ResponderEliminar
  13. Segue:

    DUARTE GOMES em 2005-2006

    Martmo-fcp (2-2); rave-fcp (0-0) critério disciplinar sempre favorável aos locais; sptng-fcp (0-1)* expulsão incrível de bosingwa para pôr 10 contra 10 em campo, vencia o fcp por 1-0, interrompe contra-ataques portistas a favorecer o infractor

    ResponderEliminar
  14. Segue:

    DUARTE GOMES em 2004-2005

    Vg-fcp (0-1)* 2 golos mal anulados ao fcp; gil-bnfica (1-1) 6' de descontos para o Benfica empatar de livvre directo de Simão; sptng-bvista (6-1); sptng-bnfica (2-1) expulsa mal um defesa do Benfica com 0-1; Belém-sptng (0-1); bmar-fcp (0-1)* gp negada a Diego que desespera no chão

    ResponderEliminar
  15. Segue:

    DUARTE GOMES em 2003-2004

    Bfica-belém (3-3); Moreira-fcp (1-1); bnfica-braga (2-0); bmar-sptng (0-2)

    Jogo do FC Porto com Moreirense em Braga

    ResponderEliminar
  16. Seggue:

    DUARTE GOMES em 2002-2003

    Boavista-FC Porto (0-1)

    ResponderEliminar
  17. Segue:

    DUARTE GOMES em 2001-2002

    Fcp-vzim (3-0); faro-bnfca (0-2); bnfca-sptng (2-2)*mau para os dois; set.-bnfca (1-1); vg-bnfca (1-4)* até j. ferreira 4º árbitro expulsou Romeu ao ver na câmara junto ao relvado uma agressão a Simão; vzim-sptng (1-3)

    ResponderEliminar