15 setembro 2009

Pede-se personalidade de campeão

«O maior dos argumentos do FC Porto é a nossa identidade. A forma de jogar que encontrámos há muito tempo. E lembro que este é 27º jogo na UEFA Champions League. Não era agora que mudaríamos o nosso processo e o nosso estilo»

«Antes de pensar no resultado do jogo e no adversário temos de perceber as nossas qualidades e as nossas capacidades. Temos de discutir o jogo, q
ueremos jogá-lo»

«Nada muda aquilo que queremos; nada muda a identidade, a capacidade competitiva e filosofia ofensiva do FC Porto. Se apostamos em defender bem é porque queremos atacar muitas vezes»

«Historicamente nunca ganhámos aqui em Inglaterra, mas um dia vamos ganhar. Espero que seja comigo e que seja o próximo jogo. Recordo que só na temporada passada é que uma equipa inglesa ganhou em casa do FC Porto. Como somos todos filhos de Deus, também é algo que nos vai acontecer um dia e espero que seja já no próximo jogo» Jesualdo Ferreira in site FCPorto

Para que o FCPorto possa levar de vencida o Chelsea pede-se sobretudo que não perca a sua personalidade, indo de peito feito, sem tiques de inferioridade, sem medo e, sobretudo, sem falhas de concentração fatais.

Contra uma equipa que vale pelo seu conjunto, com um meio campo de luxo, onde pontifica o “saudoso” mágico Deco coadjuvado pela classe de Lampard, o FCPorto necessita de estar concentrado, sendo eficaz em todas as oportunidades que conseguir criar.

Na equipa inicial, aposto na entrada de Rodriguez para o lugar de Falcao, porque o colombiano é um jogador mais preso na área e penso que Jesualdo Ferreira irá apostar numa equipa sem qualquer ponta de lança.

É um jogo onde o FCPorto não tem nada a perder, é a 1ª jornada, fora, a pressão é deles por isso acredito numa equipa solta e com vontade de mostrar serviço.

FCPORTO- CHELSEA FC

( 1ª Jornada da Champions League 2009/2010)

Estádio Stanford Brigde

19:45 horas, RTP1

Árbitro: Konrad Plautz





6 comentários:

  1. Um bom jogo para medir este porto.
    Concordo que com a entrada do rodriguez, colocando hulk no meio. Muita dinâmica e capacidade de fazer as mudanças de velocidade em transicção.

    Espero que o bruno alves se concentre exclusivamente no jogo. Meireles e o belluschi vão ser obrigados a um desgaste tremendo e tenho receio nesse aspecto.
    Por fim o helton tem que estabilizar nos grandes palcos.

    ResponderEliminar
  2. O que eu temo mais do Chelsea é o seu meio campo, que parece um rolo compressor empurrando as equipas contrárias para trás. Ao contrário, acho que o sector da nossa equipa que ainda não demonstra solidez, entendimento e consistência é a nossa linha intermediária. Meireles e Belluschi ainda estão muito intermitentes e precisam estar no seu melhor para suster jogadores do calibre de Essien (um touro) e Lampard.

    Acho que devemos explorar o lado de Ivanovic, claramente o defesa máis débil do onze inicial do Chelsea, e apostar tudo nas transições rápidas com os nossos velocistas Hulk Rodriguez e Varela.

    PS- Gostava de ver um despique corpo a corpo entre o Essien e o Hulk...acho que até fazia faísca :)

    Saudações des(portistas)!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o Jesualdo nao devia inventar. Pensei que já tinha perdido esse vicio, quando tão mal resultados deu cá dentro, nomeadamente com os outros grandes, e lá fora. Mas, enfim, como todos sabemos, a Mariana vai ter que ser titular, nem que para isso fiquem de fora dois (Varela e Falcão) dos melhores jogadores deste inicio de época. Espero que esteja enganado...

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Tolinhas, O jesualdo quando inventa costuma meter água, se temos um Falcão a meter golos e num nível crescente extraordinário, porque há de ficar de fora?
    Precisamos marcar em Stamford Bridge, esperemos que tudo corra bem.

    Força FCP.

    ResponderEliminar
  5. Teoriacamente percebo a ideia do treinador. Joga com Guarin no lugar do Belluchi, porque aquele é mais forte fisicamente e com a experiência do Mariano, para tentar equilibrar aquele meio campo fortíssimo do Chelsea. Na frente, vai apostar na velocidade e combatividade do Hulk e do Rodrigues para desestabilizar a defesa adversária.

    Convém não esquecer que o Chelsea não é propriamente o Leixões, é claro que se o Porto perder, resultado mais lógico, o pobre do Jesualdo vai levar com os epítetos do costume.

    Cá por mim, sou realista, gostava de ganhar, o empate seria muito bom e uma derrota não me tirará o sono. Afinal, na fase de grupos das duas últimas edições, fomos goleados em Inglaterra no inicio e acabamos em primeiro lugar no grupo. Não me importa de repetir a dose. O importante é como acaba e não como começa.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar