04 setembro 2009

Volto à Selecção, de Liedson e de Duda

O futebol português longe do Mundial? Pior, está numa encruzilhada e não em a ver com resultados. Daí a história dos naturalizados: mas desta vez não deu tanto brado, pois não? E que laterais-esquerdos há por aí? Pois, o Queiroz é que é o mau a fita...
A selecção de Portugal tem de ganhar na Dinamarca para alimentar a história recente de marcar presença nas grandes competições. Parece que se falhar, e basta não vencer, a África do Sul ficará bem mais longe do que o extremo do continente negro, onde o Adamastor outrora assustou de morte os navegadores lusitanos. Pois chegamos à hora em que se olha para os resultados, mas não para o que os sustenta. Ou faz falhar.
Entretanto, a novela dos naturalizados conheceu mais um episódio e a TV Globo não tem nada a ver com isto. Quanto a ficção, de resto, a TVI que tanto aposta na teatralidade nacional fez como as outras: passou ao lado da "polémica" chamada de Liedson. Se puderem, confirmem comigo: isto não deu tanto barulho como noutras ocasiões similares, pois não?
Claro, basta os protagonistas serem outros e, em particular, vestirem a camisola do FC Porto que o assunto revela-se de interesse nacional e a tragicomédia tem pano para mangas, com todas as tv's pimba ao barulho para o melhor relato da coisa, o comentário mais acertado de um lisbonense encartado na maledicência e o editorial mais virulento que possa imaginar-se, procurando superar a última tirada de articulista que parece sobrar só em Lisboa, claro...
Tenho para mim que Queiroz só chama Liedson porque está disponível e... dá jeito. Com a lesão de Hugo Almeida, até Nuno Gomes voltou a ser chamado! Uma coisa é certa: o que contribuiu para voltar a interessar-me pela Selecção, após um infausto período de nojo ironicamente com a duração de um lustro, mais ou menos, em que senti mais o mau hálito dos que vociferavam em Lisboa do que um brilho pretensamente incomparável, foi esta ideia parva de não haver preconceitos e todos os jogadores e clubes serem tratados por igual.
No tocante aos luso-brasileiros, já sabem que com Deco e Pepe a música crítica tocou mais alto. Até informaram, com pesar indisfarçável mas uma inelutável falta de profissionalismo, rigor, competência e verdade histórica, que Liedson era o terceiro a jogar por Portugal nestas condições, havendo outros tantos exemplos, pelo menos, no passado recente.
Adiante. Liedson pode nem jogar, mas está lá e está porque faltam avançados de jeito. Ponto final. Por isso, até um trintão merece honras de estreia na selecção.
Mas há mais. Depois de ver André Marques - que, de resto, já apreciara com pouco entusiasmo quando foi emprestado ao Leiria - no Sporting, formado no clube leonino e rodado em alguns clubes para aparecer a jogar sobre brasas mas com muito pé frio na I Liga e na Europa. Depois de ver um outro lateral-esquerdo, formado no Benfica, a jogar de forma horrorosa pelo V. Setúbal na Luz (só o notava a cumprimentar Saviola cada vez que discutia e perdia um lance com o argentino...), um moço que até esqueci o nome...
Pergunto que outro lateral-esquerdo, e adaptado, pode Queiroz escolher para a selecção para além de Duda, que não tem propriamente dada "barraca"?
Algum lateral-esquerdo formado no FC Porto? O famigerado projecto Visão 611 estará a preparar algum no futuro? 
O problema da selecção é este. Um deserto de projectos e a falta de jogadores em posições fulcrais, como o avançado-centro, ou nem tanto mas importantes, como a lateral-esquerda.
Lembrar que os titulares internacionais mais recentes e com durabilidade eram Paulo Ferreira e Nuno Valente, altamente sobrevalorizados no FC Porto e projectados por Mourinho, só contribui para agudizar o problema e acentuar a questão da falta de valores no futebol português.
Já tínhamos um problema na baliza, com Eduardo pouco fiável e Beto e Quim ou Moreira "inseguros" quanto à titularidade no Benfica. Mais Rui Patrício que só convence Paulo Bento...
Temos um problema no ataque, vários nas laterais, entretanto joga mais um naturalizado (nada de mal, porém, hoje em dia qualquer selecção os tem, não se zanguem as virgens ofendidas) e parece que ainda a discussão maior de índole táctica é a posição de trinco de Pepe.
Vale a pena pensar nisto?  
Ah, por fim, é claro que acredito na vitória de Portugal. E no apuramento. Mas se não acontecer, pensem no que está para trás e por fazer e que foi esquecido enquanto se criaram umas tangas com um prestidigitador com uns resultados mais ou menos estimulantes mas em plano inclinado e com tendência acentuada de descida. Na euforia ninguém pensou e agora perguntam-se onde há jogadores para aqui e para ali. Mas Queiroz sabia ao que ia. E sabe que o problema é grave, sério e profundo. O Mundial-2010 não o resolverá por si. Falhar a qualificação pode espoletar o processo evolutivo e criativo que leve ao regresso ao passado e à discussão sobre o jogador português, a sua competitividade e a sua afirmação. Isto não é levantar uma pedra e tirar dali um jogador. Se fosse, André Marques e o puto do Setúbal cedido pelo Benfica podiam jogar também na selecção. Mas não seria a mesma coisa...

21 comentários:

  1. Ao adquirir a nacionalidade de qualquer país, o novo cidadão assume os seus direitos e deveres: Representar a selecção nacional é um desses direitos. O Liedson como jogador, tem tanto de astuto e oportuno como de simulador, motivo pelo qual não simpatizo particularmente. O decorrer do processo de naturalização daria certamente tempo a um jogador como Peter Crouch, para crescer e tornar-se no maior jogador do mundo. Está nos "genes da maioria" dos portugueses, sermos os "mais grandes" e não os "mais melhores".

    Se consideram pretensioso o comentário, visitem "http://civismorasca.blogspot.com", onde atesto a minha idoneidade moral e consciência cívica (podem contribuir...).

    ResponderEliminar
  2. Já agora o famoso projecto Visão 611 nem dá laterais esquerdos, nem jogadoes suficientes para fazer um plantel completo na Champions League.

    Quanto à selecção, sinceramente, o Scolari roubou-me o gosto de ver a selecção, apesar de admirar Queiroz esse gosto ainda não voltou, por isso tanto me faz que vá ao Mundial ou não. Se for para ver o Ronaldo em todo o lado no próximo Verão nos anuncios então que fique pelo caminho.

    Quanto ao Liedson, concordo com o dinamarquês, Portugal foi comprar um ponta de lança ao Brasil, da maneira como foi feita a naturalização, à pressa e quase às escondidas, pelo menos assim transpareceu.

    ResponderEliminar
  3. Visita e participa no Settore Offensivo. A opinião sobre os 3 grandes Portugueses e ainda o futebol internacional são para além de outros motivos de interesse uma boa razão para visitares e participares.

    http://sectorofensivo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. apenas um off-topic:

    alguem acabou de assistir à superleague formula onde o nosso clube conseguiu mais uma vitoria (pelo menos numa corrida quando ainda falta a 'final)? alguem reparou na falta de qualidade da realização por parte da TVI? como é possível o Porto ir em 2º e eles estarem a dar em directo o carro do Sporting parado na boxe sem acontecer rigorosamente nada e a filmar os seus reporteres sem se perceber sequer o que diziam devido ao barulho dos carros? mesmo quando já estávamos em 1º andavam a entrevistar 'vips' e a ouvir-se em directo que um desses senhores torcia pelo Flamengo porque o vermelho fazia-lhe lembrar as cores do seu clube

    seja em que desporto for, a imprensa portuguesa tenta esquecer-se de nós, mas no fim nunca consegue...ganhamos sempre seja no que for.

    abraços portistas

    P.S: incrivel o jogo da selecção. e nao se pode dizer que a culpa é do Queiroz. em 4-4-2 nao concordo com o Simão a ser um dos avançados, mas também ninguém tem culpa que Simão, Ronaldo ou Deco chutem na direcção do guarda-redes ou para fora. o unico remate que o guarda-redes tem de defender que não tenha ido direito a ele foi aos 92' num cabeceamento do Liedson, o tal mal amado que chega e mantem as ténues esperanças de ir ao Mundial. nao basta ganhar. é preciso golear a Hungria e Malta (estamos em desvantagem nos golos em relação à Suécia) e esperar que a Suécia nao provoque uma gracinha na Dinamarca que provavelmente já estará qualificada, bastando ganhar á Albânia. e mesmo com 19 pontos, ainda poderemos ser o pior 2º classificado o que implica a não ida ao play-off. enfim, as contas habituais dos portugueses

    ResponderEliminar
  5. peço imensa desculpa, caro soren, por ser portista em todas as modalidades e gostar de ver a marca do F. C. Porto vencer seja onde for. aliás, espero que faça chegar esse comentário ao Baía já que ele também anda a perder o seu tempo.

    tenho pena daqueles que dizem que são portistas só por causa do futebol. a esses não considero portistas porque fugirão com o rabinho entre as pernas um dia que a derrota chegue.

    e não sei se foi o 'falso' ou o 'verdadeiro' soren a comentar, mas espero que, como um dos convidados a escrever neste blog, não tenha sido o 'verdadeiro', porque como portista não me sinto representado por pessoas assim.

    abraços portistas

    ResponderEliminar
  6. Há quantos anos é que POrtugal não ganha um único título internacional nas camadas jovens? Aliás, nos últimos anos, nem sequer nos temos conseguido qualificar para a maioria dos europeus e mundiais.
    Isto significa que o problema de hoje irá viver-se de forma ainda mais intensa nos próximos anos.

    MPaiva

    ResponderEliminar
  7. Experimentem esta ferramenta para mandar o falso Soren embora de vez!

    toolator.com

    ResponderEliminar
  8. Onde estava o senhor 30 milhões com a cabeça, no golo da Dinamarca?

    ResponderEliminar
  9. Alguem me consegue dizer, porque é que o Simões foi com a Selecção passear.
    Não é o mais int., não é o melhor marcador da Selecção, porque sera...pensando....pensando....pensando....pensando....Pois, é Mouro.
    Ainda não querem que lhe chamem Merdail..

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. MPaiva, essa falha já foi bastas vezes comentada por aqui. O últino título foi um Europeu sub-17 em Viseu com 2-0 à Espanha mas o autor ddos golos não vingou no futebol sénior...

    O anterior título tinha sido em Israel-2000, ainda de sub-17, jogava Quaresma.

    Pois é, em sub-20 nada.

    O problema éque só agora, com o desastre à vista, se procuram as falhas. Madaíl não chamou Queiroz por acaso. Só que não se pode chorar sobre o leite derramado.

    E, para mim, o Mundial já foi... Nem me apeteceu postar o jogo de sábado, também não pude por ocorrência aflitiva de última hora, mas são raras as hipóteses até porque não dependemos de nós.

    O rtesto é... história.

    ResponderEliminar
  12. Luís,

    qual senhor 30 milhões?

    Aquele que ia para o Liverpool e teve de sair do avião?
    Depois foi para o Atl. Madrid por 25ME anunciados e valeu apenas 18ME?
    Aquele que teve 2 ocasiões para marcar, uma delas em posição mais favorável e sem tabalho algum para rematar mas atirou para o g.r.?

    É que esse simulão de jogador náo dá uma para a caixa na selecção, não me lembro de um bom jogo dele.

    Se calhar ele também não era capaz de fazer o trabalho magnífico do Bendtner que deixa qualquer central fora da jogada.

    Mas os 30ME devem fazer-te tanta febre e inveja que não sabes outra...

    ResponderEliminar
  13. Zé Luís, estás a referir-te ao jogador que o Pintinho tentou no Verão do ano passado mas levou uma nega igual à do Reyes?

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. estou a ver que o ricardo costa não consegue largar o portistas de bancada. cresce um bocadinho rapaz.

    ResponderEliminar
  16. soren, não sei o que te incomoda por eu estar ao leme, se tens dor de corno ou necessidade de ocupar a outra mão, mas és insignificante e já "conhecido" por aqui para toda a gente saber o teu carácter rasteiro e misarabilismo funcional.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Isto tem piada, o corno fácil a acusar os outros.
    Ah, esperem, não tem. Não tens mais que fazer, 05218408850026909558?

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar