17 dezembro 2010

Escalada da Europa pela vertente mais íngreme


Sevilha e, provavelmente, CSKA Moscovo no futuro (Fevereiro/Março) do FC Porto na Europa. A escalada até Dublin, a 18 de Maio, começa ao pé de casa, na familiar capital andaluza, para passar por um dos picos intermédios mais distantes, a capital russa. Com os russos normalmente em pré-época no início do ano, para o seu campeonato que começa em Março, era preferível a ordem inversa de jogos, mas terá de ser assim.
Pelo meio dos jogos europeus de Fevereiro, o FC Porto recebe o Nacional. Antes de ir a Sevilha vai a Braga, esperemos que siga um percurso vitorioso como tiveram os minhotos com os espanhóis.
A UEFA, entretanto, já confirmou o Porto-Sevilha para terça-feira, 22 de Fevereiro (tal como o jogo caseiro do CSKA) - o que deve implicar o adiamento do Porto-Nacional ou jogá-lo no sábado, no limite, é importante perceber o que se passa. Olho para o calendário e só vejo 27 de Janeiro livre, para uma eventual antecipação. O fim-de-semana seguinte é para a Taça da Liga e o Nacional vai jogar a veiro (29 ou 30). A 1 de Fevereiro há Taça de Portugal (1/2 final). Aqui é que as coisas apertam. A 9 de Fevereiro há Portugal-Argentina (Londres). Não sobra mais nada. A seguir com atenção. Sporting e Benfica têm o mesmo interesse em prescindir de um jogo crucial do campeonato entre dois jogos europeus.
Já Sporting e Benfica têm o derbi agendado precisamente para o meio das duras eliminatórias que também têm de enfrentar. É que estas coisas causam mossa, três jogos de alta intensidade física como são sempre confrontos com britânicos e alemães. E nunca se sabe como as equipas estarão em Fevereiro, mas a rotatividade do plantel no Janeiro com Taça de Portugal e Taça da Liga é fundamental para saber da valia dos grupos em toda a sua extensão e até que ponto reagem bem ao desgaste físico e emocional. Aspectos a ter em conta e que me fazem sempre olhar com atenção para o calendário.
Acabei por acertar o adversário para o Braga, o Lech Poznan que derrotou em casa o Man. City e acabou por afastar a Juventus com quem não perdeu. Os arsenalistas também conhecerão o gelo polaco a 17 de Fevereiro, jogando primeiro fora, com a perspectiva de receberem a seguir um dos mais ilustres clubes mundiais, o Liverpool (que defronta o Sparta de Praga e até a similitude dos nomes das cidades Praga e Braga pode ajudar os reds a visitar o Arsenal do Minho.
Quase acertava no Paris SG para o Benfica, mas dos três adversários que sobravam, com o PSV que também era um palpite meu, saiu o Estugarda que se debate com problemas na Bundesliga. Mas está em perspectiva um Paris SG-Benfica na fase seguinte.
O Sporting reencontra o Rangers a quem não marcou um golo com Paulo Bento, há dois anos, perdendo 0-2 em Alvalade depois de 0-0 em Ibrox. E, a seguir, tem em perspectiva, se passar desta vez, reencontrar o Lille ou, o mais certo, apanhar o PSV Eindhoven.
Na Liga Europa acabaram por sobrar dois jogos com repescados da Champions: Basileia-Spartak e Rubin-Twente. Mas há muitos jogos em cartaz que podiam ser da própria prova-rainha, como o Nápoles-Villarreal, o Sevilha-Porto, o Anderlecht-Ajax ou mesmo o Besiktas-D. Kiev.
Na Champions, reedita-se a final Inter-Bayern e há reencontros também entre Lyon e Real Madrid, na fase maldita para os merengues que desde 2004 não superam os oitavos, tal como Arsenal e Barcelona, que igualmente se viram frente-a-frente na época passada. Marselha com M. United para Lucho, Milan com Tottenham e Schalke com Valência em cartaz, a par dos menos atractivos Shakhtar-Roma e Copenhaga-Chelsea. Jogos que não têm o interesse de alguns acima citados para a Liga Europa.
ACT.: às vezes calha apanhar um programa tipo "Opinião Pública", como vi esta tarde na TVI24. E acontece muito, em matéria de futebol, ouvir-se as maiores alarvidades dos maiores broncos que acham ter uma opinião válida sobre a coisa. Também sucede que qualquer convidado que vá a estúdio falar do assunto seja lisbonense e do recreativo ou do desportivo. Seja como for, é frequente também que um chico-esperto desses diga ter uma opinião igual à de outrém, mas este, pela sua posição, o cargo ou o clube onde está, não deve dizer certas coisas. Aconteceu que surgiu no ecrã um Rui qualquer coisa a malhar no que Villas-Boas disse há tempos sobre os repescados da Champions. Que não deve dizer aquilo (mesmo que o pense), que se calhar para o ano ou noutro ano o FCP é 3º no seu grupo e também é repescado para a outra prova, blá, blá, blá. O que se passa com estas repescagens é uma vergonha, realmente, e há muito o digo também. Já não basta os eliminados da 3ª pré-eliminatória terem a certeza de ir para a Liga Europa, depois dos grupos também vão. Um duplo proteccionismo inconcebível. Pois, mas dizer isto é crime, sabe-se lá se um dia não nos favorece a nós... E não é que o jornalista convidado até partilha a ideia de AVB, mas só acha que este, um técnico de uma equipa de topo, não o deve dizer? Para compor o ramalhete, alguns dos vagabundos que mal sabem dizer duas frases seguidas lá vieram "bater" numa opinião consolidade e justa do técnico do FC Porto. Isto é assim, um atraso atávico. Não admira que muitos jornalistas portugueses condenem coisas como o WikiLeaks...

10 comentários:

  1. Boas

    Se a eliminatória fosse agora eramos favoritos. Em Fevereiro logo se vê.

    Vi há pouco tempo o jogo do Sevilha com o Almeria, em que perderam, em casa, por 1-3 contra uma equipa que tinha sido esmagada (8-0) pelo Barça recentemente. Pareceu-me uma equipa desmotivada, sem força, sem alegria. No entanto há que realçar o Kanoute, o Fabiano e o Navas, jogadores que podem fazer a diferença no ataque. Meio campo forte fisicamente com Romaric e Zokora (dois internacionais costa marfinenses). A defesa parece-me fraca, espcialmente a nivel de centrais. O guarda-redes Palop já tem uma idade mas é seguro.

    Pena é que o jogo, aqui no Dragão, será a uma terça feira às 17 horas. Convinha um estádio cheio.

    Um abraço

    PS: Parece que o Dr. Poncio vai desta patra melhor. Já não estava em grande forma mas não será esquecido quando deu o corpo às balas numa época (donos da bola) em que eramos (e ainda somos) atacados ao mais baixo nivel. Que recupere depressa.

    ResponderEliminar
  2. De facto as coisas parecem negras para o Sevilha! Tinham logo que calhar com o FCPorto, estando outras la bem mais acessiveis...

    ResponderEliminar
  3. Não podemos desprezar uma equipa de topo do campeonato espanhol. Nem agora, nem mais tarde.

    Eu não só acho o FC Porto favorito - mas sem menosprezar o adversário - como há muito só tenho a ideia de que é um dos grandes candidatos à vitória final.

    La Palisse porventura diria que se é um dos maiores favoritos pois defrontará qualquer opositor. É evidente.

    Mas não invalida que se reconheça potencial noutras equipas igualmente e o CSKA acabou de fazer das melhores fases de grupos de sempre. Também podemos argumentar que em duas vezes, na Champions, mandámos o CSKA desta para melhor.

    Mas Sevilha e CSKA são das equipas mais fortes em presença, aliás já vencedoras da Taça UEFA, o Sevilha em dois anos consecutivos e os russos logo antes deles (2005) depois de ter sido despachados do FC Porto da Champions e eliminado o Benfica de Trapattoni e o Sporting batido na final de Alvalade.

    Esta situação faz-me lembrar aquele tempo em que se dizia que o FC Porto ganhou normalmente ao CSKA como se fosse uma equipa fraca, mas esta acabou por despachar sem problemas os fala-barato do recreativo e do desportivo lá da capital do trólaró em que falar é fácil e concretizar torna-se muito difícil.

    É esta ideia que tem de estar sempre presente, a par de humildade para reconhecer a capacidade do adversário.

    O Sevilha perdeu 1-3 com o Almeria? DD, o Sevilha levou cinco do Barcelona, salvo erro, tal e qual o Real Madrid. É claro que agora ainda tenta acertar o passo e obviamente não é a equipa que venceu dois anos seguidos a UEFA. Mas em Fevereiro nunca se sabe e não deixa de ser uma equipa forte da mais competitiva Liga do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao jogo do Dragão à 3ª feira, algum teria de ser antecipado com 3 clubes portugueses a jogarem em casa.

    Eu creio que, pela transmissão que segui no Eurosport - à falta de melhor, que não são os canais secundários das tv's portuguesas -, apesar do bimbo que fala em português do mais banal à bacorada mais insana não ter percebido a alusão ao facto, o director da UEFA esteve a explicar o mecanismo, mas não ouvi porque o fala-barato e inútil de serviço abafou as explicações.

    O FC Porto teve de mudar a data do seu jogo em casa por causa do Braga, que tem prioridade por vir da Champions. Para não haver dois jogos em cidades próximas, mesmo que em horários distintos no mesmo dia, antecipou-se o jogo do Dragão.

    Porquê às 17h? Porque 3ª e 4ª feira são dias de Champions e a 4ª feira está vedada à Liga Europa, sobrando a 3ª feira mas com horário que não conflitue com o fixo das 19.45 (20.45h) da Champions.

    ResponderEliminar
  5. eu não sei se há jornalistas contra o Wikileaks...
    Para mim são mais como aqueles cachorrinhos que fazem umas "habilidades", sabendo que depois lhes dão um osso!

    ResponderEliminar
  6. "eu não sei se há jornalistas contra o Wikileaks..."

    Há, e muitos. A maioria nem o confessa. A maioria nem tem opinião. Ao invés, a maioria tem medo. O WikiLeaks é incómodo para os acomodados.

    Alguns, afoitos, atrevidos ou sem medo da própria ignorância, até escrevem contra o WikiLeaks. Desses, normalmente, não se conhece se alguma vez deram uma notícia. Nem uma pequenina. Muito menos um furo, uma cacha, uma bomba. Mas escrevem. Pelo direito à opinião, que pode ser boa ou má mas convém ser fundamentada.

    Aliás, só escrevem os que são contra. Por esses se vê a maioria. Silenciosa. É o problema de Portugal. Pessoas sem opinião, sem voz, sem força, sem vontade, sem expressão.

    No fundo, esse é o problema.

    É inacreditável, apesar de o vermos diariamente e em especial nas tv's e nos telejornais dos Albertos Carvalhos e Julios Magalhães, como o nível e a função de jornalista têm sido torpedeados.

    Acontece porque muitos são afastados. E outros morrem, como Carlos Pinto Coelho. Acontece. E é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  7. Zé Luís disse...
    "O FC Porto teve de mudar a data do seu jogo em casa por causa do Braga, que tem prioridade por vir da Champions."

    Se é esta a explicação, é inacreditável. Quer o FC Porto, quer o Braga eram cabeças-de-série neste sorteio e, em caso de desempate, o ranking UEFA do FC Porto é muito melhor que o do Braga.

    ResponderEliminar
  8. José Correia, a UEFA dá prioridade consoante as competições. Normalmente é assim. Eu sigo apenas o "protocolo" habitual da UEFA.

    Como explico, não consegui perceber no Eurosport a explicação dada por Giorgio Marchetti que explanava a situação mas o bronco português fala-barato não percebeu o que se passava e não deixou ouvir o dirigente da UEFA. Apercebi-me que Marchetti falava do Porto e do Braga, só mesmo isso e na parte final da sua explicação. O ruído do locutor português não me deixou ouvir tudo e a UEFA dá sempre, previamente, este tipo de explicações. De resto, como digo, segue a norma dos procedimentos nestas circunstâncias.

    Entre desviar o jogo do Sporting e um dos dois do Norte, separados por 50 kms, a UEFA optou entre um dos do Norte. Daí eu ter pressentido o tipo da UEFA a falar do assunto sobre Porto e Braga. Como a UEFA dá prioridade, a mudar horários ou dias de jogo, à competição mais importante, a explicação lógica dedutiva é essa, mas é a minha, não tem nada de oficial.

    Da mesma forma, como explico, se 3ª feira tem jogos da Champions, tal como acontece noutras fases da Liga Europa (eliminatórias), se há jogos coincidentes os da Liga Europa são até às 18h (europeias), porque a Champions tem prioridade e horário fixo (20.45h).

    Não tem nada de transcendente. Os procedimentos normais são estes.

    Imagina que se estivessem Sporting e Benfica nas mesmas circunstâncias um deles mudaria o dia do jogo. Como o Benfica vem da Champions, seria o Sporting a mudar o seu jogo.

    Esta explicação do horário do Dragão às 17h é esta mesmo, oficial, da rotina destas coisas, ainda que não a tenha ouvido de ninguém.

    Aliás, o jogo do CSKA com o PAOK sofreu a mesma vicissitude na 2ª mão, pois Rubin e Spartak de Moscovo vieram da Champions e o Zenit tem melhor coeficiente do que o CSKA e também começou a época na Champions (eliminado no play-off pelo Auxerre).

    Não sei se a Imprensa dá alguma explicação alternativa, mas o FC Porto é que não é tido nem achado nisto. É o que dá a centralização dos direitos tv na UEFA, eles é que impõem datas e horários nas suas competições. Os clubes não riscam nada mas sabem que é assim e estão sujeitos a estas condições porque recebem bom dinheiro.

    Agora, interessa-nos é saber se, jogando com Sevilha a 17 e 22, há hipóteses de se jogar com o Nacional a 20, o que eu não acho. Daí eu admitir, por mera recreação, que o jogo pode ser antecipado (só vejo 27 de Janeiro) ou adiado e aí não sei bem para quando. Em Março, esperemos que sim, temos eliminatória com CSKA e jogo da Selecção também. Há poucas datas disponíveis.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís, percebo a tua explicação mas, conforme disse, acho inaceitável que sendo o FC Porto e o Braga cabeças-de-série neste sorteio (estavam no mesmo pote) e tendo o FC Porto um ranking da UEFA muito melhor que o do Braga, seja o FC Porto a equipa prejudicada.
    Aliás, das quatro equipas portuguesas presentes neste sorteio, o FC Porto é a que tem melhor ranking e é precisamente aquela que tem de mudar o dia e hora do seu jogo. Incompreensível e inaceitável.

    ResponderEliminar
  10. Pois, caro amigo, mas é assim mesmo. A prioridade não é o ranking, mas o privilégio da competição de maior nomeada.

    Então, do play-off não sobram para a Liga Europa os eliminados?

    Os 3ºs dos grupos da Champions não são repescados também?

    Há porventura alguma situação em sentido inverso, alguém saltar da LE para a CL?

    As regras do jogo são estas. E garanto-te que são-no há muito tempo.

    Já quando havia as 3 taças, nos anos 90, era assim: se alguém podia conservar a data fixa para jogos era quem jogava a Taça dos Campeões.

    Sem tirar nem pôr.

    ResponderEliminar