11 dezembro 2010

Marca Moutinho

Os 4-0 ao Juventude de Évora vão talvez para a história pelo jogo que permitiu a João Moutinho fazer o que há muito vinha a procurar. Obteve o primeiro golo ao serviço do FC Porto, numa bonita jogada de triangulações da entrada da área, pela esquerda, à assistência de Guarin para o ex-leão encostar facilmente.
Falcao também só teve de encostar para marcar a cruzamento de James, abrindo o marcador. O puto é que tanto ameaçou marcar na estreia a titular que não conseguiu, nem depois de Walter ter-lhe permitido um cabeceamento vitorioso, esbarrando nas pernas do guardião dos alentejanos. Já Walter tinha marcado, no 4-0, a passe de Álvaro Pereira, ele também na lista dos que facturaram num belo tiro cruzado para o 3-0 e no regresso à competição após lesão.

Um Álvaro pujante e apostado a cem por cento em jogar na mecha toda, tal como Moutinho e em menor grau Guarin, ao contrário do resto da equipa, Hulk incluído que nem marcou nem deu a marcar. Ruben Micael jogou a 10 à hora, desperdiçando muitas bolas e até comprometendo a segurança defensiva com deslizes em zonas desaconselháveis que expuseram os centrais, hoje com Maicon de volta à titularidade e Sereno numa rara aparição num onze que teve os principais jogadores disponíveis em campo a provarem que AVB não facilita em serviço.
Álvaro o melhor, Moutinho na sua média sempre alta e James também bem. A equipa cumpriu, Moutinho marcou e o trabalho continua a compensar. Ao invés, o Sporting perdeu em Setúbal, talvez por andar a falar muito e a pensar que joga alguma coisa.

Quem não mostrou serviço foram os putos Castro e Ukra, trapalhões que não beneficiaram de a equipa jogar descansada até pelo 2-0 ao intervalo.

Mas não é despiciendo, ainda no tocante a marcas históricas, assinalar 34 jogos sem perder, alegadamente porque se superou a marca do tempo de José Mourinho, mas este FC Porto não tem nada a ver com aquele FC Porto que tem o lugar merecido no galarim do clube e do futebol português.
São 34 jogos sem perder desde a derrota na final da Taça da Liga, em Março, 23 dos quais esta temporada. E, muito bem, o novo técnico a recordar que tudo ainda começou em Jesualdo Ferreira, prestando-lhe o devido tributo e a que não será alheio o facto de, desde então, Hulk ter voltado a jogar, após a inacreditável suspensão a que esteve estupidamente sujeito.

Faltam dois jogos para acabar o ano em beleza, tudo já decidido quando na 4ª feira se fechar o grupo da Liga Europa com a visita do CSKA Sófia e no próximo domingo numa viagem curta para difícil a P. Ferreira em que é proibido perder pontos para não animar os adversários em época natalícia.

Depois, como diz o mister, é jogar para os títulos nos cinco meses seguintes.
Merece atenção ainda as declarações de Miguel Ângelo, treinador do Juventude de Évora:

«Era difícil fazer mais do que isto. Somos uma equipa praticamente amadora, que na última semana jogou domingo, quarta-feira e hoje sábado. Para quem treina quatro vezes por semana seria muito difícil fazer melhor. Não metemos autocarro em frente à baliza, de quando em vez tentámos jogar futebol e conseguimos, faltou-nos talvez um bocadinho de profundidade ofensiva, mas isso também se deve à qualidade do Porto. Já houve equipas maiores que saíram daqui com um resultado mais pesado do que nós. O treinador Villas-Boas respeitou muito um clube com 92 anos de existência e meteu os famosos todos cá do sítio. Era bom que acontecesse isto uma vez por mês. Os jogadores puderam conviver com craques, fomos procurados pela imprensa, enfim, desfrutámos de tudo isto e foi um prazer. Pisar um palco destes não é para todos.»

2 comentários:

  1. ..."Quem não mostrou serviço foram os putos Castro e Ukra, trapalhões que não beneficiaram de a equipa jogar descansada até pelo 2-0 ao intervalo"...


    Também acho !
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. excelente jogo de Moutinho e uma exibiçao de James de deixar agua no boca! Queremos ver mais!
    Agora e vencer os próximos jogos e passar o Natal invictos.

    http://eternomagnifico.blogspot.com/

    ResponderEliminar