03 janeiro 2007

Adriano dispensável?!?

Não consigo compreender a anunciada dispensa de Adriano. É certo que do FCPorto ainda não houve qualquer confirmação, mas onde há fumo há fogo e a “novela” sobre o avançado brasileiro do FCPorto neste mercado de Inverno deve ter fundamento.

Vários rumores se têm ouvido e lido nos jornais. Desde a troca do brasileiro com o Carlos Martins do Sporting, a ida para o Braga por troca por um jogador (Diego) que estes têm emprestado ao Penafiel que está na 2ª divisão (!!!!) e agora o interesse dos gregos do Panathinaikos.

Mas ajudem-me por favor:
Não foi o Adriano que veio emprestado para o FCPorto apenas a meio da época passada?
Não foi o Adriano o melhor marcador da liga durante a 2ª volta da época anterior ao serviço do FCPorto?
Não foi o Adriano o marcador do golo que nos tornou matematicamente campeões em Penafiel na época passada, além de outros golos importantes?
Não foi o Adriano o marcador do golo que nos deu a última taça de Portugal contra o Setúbal?
Não foi o Adriano contratado pelo FCPorto tendo este accionado o direito de preferência sobre o jogador no final da época, pagando mais de um milhão de euros?
Não foi o Adriano que assinou há apenas meio ano um contrato com o FCPorto para 4 épocas?
Não foi o Adriano o melhor marcador do FCPorto da pré-época?
Não foi o Adriano o marcador, já esta época, do espectacular golo que nos abriu caminho para a conquista da super-taça?

Podem existir vários factores para o brasileiro ser dispensável, mas não creio que o factor desportivo seja neste caso o factor decisivo. Postiga está bem, mas e se o “caxineiro” se lesionar ou atravessar um mau momento? Bruno Moraes aguentará no seu lugar por quanto tempo? Aguentará ele quantos jogos seguidos a titular sem se lesionar? E será ele um ponta de lança propriamente dito como Adriano? E quem entra quando o Moraes estiver cansado, o Sokota? Mais vale não comentar. Ou será que outro ponta-de-lança vai ser contratado? Apesar de nem querer admitir esta hipótese (comissionistas?), quem arranjariam melhor que o Adriano por um milhão de euros?

Ou existem muito boas explicações para este caso vindas do interior do grupo de trabalho ou, como já disse num post anterior, só compreendo a dispensa de Adriano mediante uma situação, a compra de um avançado direito de alto nível para jogar a qualquer momento no lugar do Lisandro quando este for necessário no centro ou para este ser uma real opção para o centro do ataque.

16 comentários:

  1. Concordo com tudo, Zirtaev, e como disse na primeira ocasião em que surgiu a possibilidade de Adriano sair. Mas se sair é por algo que o balneário sabe e só mais tarde se conhecerá cá fora.
    O mercado é para isto mesmo, no futebol. Agora, o FC Porto não comentou ainda e o jogador diz querer continuar. Pode ser que tudo fique como está. E Adriano volte a ser útil.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo, Zirtaev. Julgo que o Adriano tem uma grave lacuna: é fraquíssimo nas recepções de bola (ao contrário do Postiga). Contudo, tem claramente lugar no nosso plantel e, a meu ver, já mostrou muito mais do que o Bruno Moraes (que, quando começou a jogar, prometeu muito, mas, ultimamente, pouco tem feito). A hipotética dispensa é um erro.

    ResponderEliminar
  3. É só jogadores a sair do plantel? E quem entra?

    Quem é melhor que o Adriano?

    Porquê os zig-zags nas contratações? Os bons jogadores deixam de repente de o ser?

    Concordo inteiramente contigo, Zirtaev.
    Aproveito esta oportunidade para desejar a todos os meus amigos portistas e colegas de bancada um excelente 2007, igualmente cheio de alegrias para o nosso mágico clube.
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  4. o vosso blog é optimo.
    estou totalmente de acordo. isto das contrataçoes e vendas anda mesmo a cheirar muito mal. contratam-se jogadores, que depois se emprestam, outros que se vendem sem se perceber porquê, há passes que são do clube, outros que são a 50%, fica-se sem perceber de quem. acho que isto anda tudo muito estranho

    ResponderEliminar
  5. Zirtaev!

    No FêCêPê (fecepe.blogspot.com), estou a organizar uma votação para eleger a melhor foto de 2006 que se relacione com o nosso enorme clube. Ajudem-me a escolher.

    Abraço,
    Aníbal

    ResponderEliminar
  6. Por muito que tente, não consigo entender esta saída - a menos que haja problemas no balneário. Neste momento, Adriano não consegue disputar a titularidade a Postiga. Mas tem qualidades para lutar para ser um importante suplente e conseguir a titularidade em alguns jogos. Por outro lado, Sokota continua a ser uma carta fora do baralho.

    Aparentemente, saímos de Janeiro com um plantel mais curto. Se Ezequias não era uma opção válida (Mareque será muito melhor, com toda a certeza), D. Valente e Adriano eram suplentes que poderiam ser opção em algumas fases da prova (e de alguns jogos). Responsabilidades - e esforço - acrescidos para quem fica. Sobretudo se o FCP tiver uma carreira longa na Champions, que obrigue a rodar jogadores no campeonato.

    ResponderEliminar
  7. O Adriano devia permanecer no plantel, pelo menos até final da época. Constitui uma opção válida principalmente, tal como aqui foi dito, se o Postiga se lesionar ou se regressar à (má) forma do passado.

    Concordo que se queira encurtar o plantel, mas isso devia ser feito à custa de Ezequias e Tariks.

    ResponderEliminar
  8. Que estupidez (a confirmar-se) a dispensa do Adriano!! Nunca vi o Postiga fazer uma época inteira sem se lesionar... e depois quem sobra? O Maraes? Ok, parece bom, mas aguenta sem se lesionar? Mandar embora o Adriano e ficar com o Shakota??? Valha-me Deuzzzz só tiros no pé...

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  9. Caro Zirtaev,
    Concordo com a preocupação.
    Ainda para mais sempre fui particularmente apreciador das qualidades do Adriano. Não é nenhum craque mas é um bom avançado e um belíssimo jogador de equipa.
    Que já muito nos ajudou !!

    Só concebo uma hipótese... vem aí aí outro avançado.
    Espero bem que valha a pena...

    ResponderEliminar
  10. De novo ao convívio deste grande conjunto de portistas.
    Quanto à questão da dispensa do Adriano tenho para mim que não faz grande sentido porque fica o Sokota. Se saísse o Sokota também, ainda compreendia especialmente se viesse outro avançado. Assim, apesar de considerar que o Adriano também não é "espingarda por aí além", ficar com o Postiga, um estropiado (Sokota), um caso clínico (Bruno Moraes) e um lutador mas que actua fora da sua posição (Lisandro) é capaz de ser pouco.
    Quanto ao Mareque, afinal o homem chega ou não chega?
    Das outras saídas - Ezequias e Diogo Valente - nada a dizer, embora mais uma vez se prove que comprar a granel não leva a lado nenhum.
    Já agora, o Tarik e o Alan também não estão na calha para sair?
    Quanto à ideia de trocar o Adriano pelo Carlos Martins é caso para dizer... cruzes canhoto!!!

    ResponderEliminar
  11. Assino por baixo as interrogações pertinentes do Zirtaev, eu próprio as faço e não concordo com a sua dispensa. Foi importante o ano passado e será este ano se for jogando pois é um bom avançado, já o demonstrou, a ele podemos agradecer boa parte do título do ano passado.
    Dispensar era o Sokota, para rodar e depois ver no que dá, bem precisa, para ganhar confiança e ter mais sorte.

    ResponderEliminar
  12. Começo a ficar muito preocupado com estas situações. Os comissionistas continuam a fazer o que querem e lhes apetece dentro daquela SAD. Esperemos que a equipa não se ressinta destas situações. Mas começam a ser demais.

    O que havemos de fazer Lucho? Para já não podemos fazer nada e enquanto a equipa se mantiver a bom nível só temos que ficar contentes, já os maiores accionistas é que têm de se preocupar mais com estas situações. Eu como pequeno accionista e apenas por paixão quero é que a equipa ganhe, mas se a equipa começa a perder podem crer que sou dos primeiros a lembrar destas situações.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Esta dispensa é msm 1 incognita para mim! Especialm/ plos motivos k ja foram aki enunciados..
    Ha sp o caso, k aki tb ja foi falado, de haver alguma historia por detras k ainda desconhecemos..
    Seja como for, eu sp gostei do Adriano e axo k fazia imensa falta à equipa! Vamx ver o k vai acontecer até ao fecho do Mercado de Inverno..
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev, estou completamente de acordo com o que dizes sobre o Adriano. Todos sabemos que é um jogador sem grande técnica sendo muitas vezes trapalhão mas a verdade é que tem faro pelo golo e dá garantias físicas já que é um jogador pouco dado a lesões.
    Para além do Adriano a minha preocupação recai sobre a nova contratação...o tal Mareque.
    Uma fonte que eu considero seguríssima revelou-me uns pormenores sobre a capacidade física do argentino. Por enquanto aguardo que seja público o resultado dos exames médicos feitos ao jogador (embora algo me diz que já foram feitos exames ao jogador) e depois quero ver os primeiros dias do jogador a treinar com a equipa. Se vir que esses tais "pormenores" se confirmam, fica aqui a promessa que escreverei um post sobre isso! Entretanto, haja esperança no rapaz e na rápida recuperação dos nossos lesionados pois tempos difíceis se adivinham e dava um jeitaço ter o plantel todo disponível!!!
    Abraço a todos

    ResponderEliminar