09 janeiro 2007

Alarmismo injustificado

“Os assuntos de tribunais são para ser tratados em tribunal”. Não é original, mas é uma sentença e foi dita, impenitentes amigos portistas, por Pinto da Costa, em Março de 1996. Ao folhear jornais antigos, dei de caras com um bate-boca próprio da época, de todas as épocas como agora se comprova.

O tópico da altura explicarei adiante. Vem, contudo, a propósito de muitos adeptos portistas deste blog terem comentado, a respeito de um texto respigado do Portal dos Dragões, a ausência de réplica do FC Porto às constantes malícias noticiadas sobre o Apito Dourado e às persistentes insinuações de que o FC Porto e o seu presidente são os principais arguidos do caso que se reporta a manigâncias diversas não só ligadas à Arbitragem, mas a promiscuidades entre futebol e política através de interesses autárquicos de que é tema central as relações da Câmara de Gondomar com empreiteiros e promotores imobiliários, é bom não esquecer.

LEMBRAR MAIS UMA VEZ…

Ora, pergunta-se como o FC Porto não reage, ninguém dá voz à indignação face às investidas – e atoardas – feitas contra o clube. É, da parte da SAD, o mesmo silêncio a respeito da propalada saída “iminente” de Quaresma para o Atlético de Madrid, que se repetiu agora relativamente a Adriano e até a Ricardo Costa. É certo que questões de mercado de transferências são resolvidas num abrir e fechar de olhos, às vezes precipitadamente, outras em cima da hora. E estas coisas devem ser levadas na devida conta. Às vezes até parecem “feitas” para logo serem desfeitas. E até final do mês nunca se sabe…

A Justiça fia mais fino. Houve hossanas à nomeação Maria José Morgado para titular um processo mediático mas banal; “ameaças de tentativas de acusações” multiplicaram-se; muitos “culpados” já encontrados e julgados sumariamente pela opinião publicada; alguma Opinião Pública envenenada e com azia de dezenas de anos; uma suposta prova num livro de chacha que não revela grande coisa; o agitar de um fantasma quanto a um possível segundo livro mais comprometedor. Mas nada de concreto. Então, porque se preocupam os adeptos? Pela falta de futebol jogado? Por, afinal, ninguém sair (para já…) da equipa? Por Mareque não dizer nada como ilustre desconhecido? Por o defeso natalício ter quase um mês? Por nada haver para dizer – e, neste momento, nada mais para inventar e manchetes para multiplicar com mancheias de coisa nenhuma e outras de absolutamente nada?

ANO DO PORCO

Pelo início do ano do porco, para os chineses, ao invés vieram as bacoradas e as porcarias do Benfica, as do costume: já foi ilibado de dívidas fiscais com acções sem cotação como garantia de pagamento; salvo de descer de divisão por incumprimento fiscal; poupado em decisões da Comissão Disciplinar; protegido “a fazer as coisas por outro lado” nos lugares-chave da Liga; favorecido pela Arbitragem; e agora queria passar impune num caso (mais um, no seu longo historial nesta matéria) de doping comprovado.

E Pinto da Costa, dez anos depois, poderia limitar-se a lembrar aos adeptos portistas que os assuntos de tribunal tratam-se nos locais próprios. Como o fez em relação a supostas acusações no livro insosso há pouco publicado: “Falamos no tribunal”, disse secamente.

Face aos agitadores de serviço, a algazarra foi grande. Mas quem se deu ao trabalho de ler e avaliar o conteúdo das informações, mais do género de contra-informação ou má informação para ser objectivo, que retirou daquilo tudo que emporcalhou o Natal?

CALHEIROS E BARATA

A tirada acima recuperada, de há 10 anos, passou-se, imagine-se, com… Carlos Calheiros. Ele próprio sempre acusado de favorecer o FC Porto e até de ter passado férias no Brasil à custa do clube, via Cosmos, no Verão anterior, saiu-se com esta: “Pinto da Costa manda na Arbitragem”. Não directamente, claro, mas com influência sobre o então presidente da Comissão de Arbitragem, Cruz Pereira. E que litígio se passou? Pois o Calheiros protegido portista queixou-se de “os dirigentes do FC Porto estarem zangados comigo, por ter anulado um golo ao FC Porto num jogo no Restelo que terminou empatado [1-1]. No final do jogo nem me cumprimentaram”, desabafou.

Estão a ver? Calheiros dirigia 1 ou 2 jogos do FC Porto numa época e, assumido portista, era facilmente conotado como favorecendo os dragões. O bastante para se considerar que era com Calheiros que o FC Porto ganhava títulos. Amiúde juntava-se o caso Guímaro, condenado por uma falcatrua num Leça-Ac. Viseu; volta e meia associava-se Francisco Silva, apanhado com dinheiro na mão num Penafiel-Belenenses.

Lembro isto, também, por denotar que muitos adeptos são algo jovens e não viveram peripécias de há 10 e 15 anos. Apercebo-me que nos blogues há malta jovem que “ouviu falar disto e daquilo” mas não conheceu a realidade. Eram as guerras de antigamente que se acirraram quando, após um período em que os rivais não se davam conta do ascendente portista paciente mas firme, aceitando que o FC Porto não sofria da irregularidade de antanho mas confiando que não passaria “das marcas”, a supremacia passou a hegemonia, todos foram ultrapassados e o medo instalou-se em Lisboa.

A era do penta tivera início e em 1996 Calheiros retirou-se da Arbitragem. O FC Porto, longe de ter os seus favores para ser campeão, teve um “caso” com Calheiros por ter sido anulado um golo, de forma discutível, aos campeões em Belém nessa época.

Por essa altura, o polémico Fernando Barata -- dirigente do Farense e do ramo hoteleiro no Algarve que uma vez alvitrou que o FC Porto “comprara” em 1984 o apito romeno Ioan Igna para eliminar o Aberdeen (nas Antas, faltava a 2ª mão que Vermelhinho decidiu de forma sublime) e teve de se retractar em Tribunal e pagar uma indemnização a Pinto da Costa por ser “desbocado” – disse que “pagava férias aos árbitros” disponibilizando os seus hotéis.

Pois, os outros é que são corruptos. Dez anos depois vemos o mesmo filme. Veremos, por fim, quem são os grandes protagonistas. A ligação entre factos, casos e personagens também pode ser feita assim. E tiram-se conclusões diferentes. Para bom entendedor…

24 comentários:

  1. Bom Post.

    Sempre bom lembrar, porque a mentira que "os de Lisboa" querem instalar depois de muito martelada faz parecer que e verdade.

    Todos os portistas sabem que o Porto tem de ser muito melhor para vencer, porque tem sempre a pressao dos lobies de Lisboa, a campanha da comunicacao social, toda formada em volta desses mesmos clubes. Mas ja muito fez Pinto da Costa seguindo a campanha iniciada por Jose Maria Pedroto. Porque nas epocas anteriores a 1974 bastava atrevessar a Ponte D. Luis ja estavamos a perder.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo perfeitamente o que queres dizer com o teu texto. É evidente que sempre que se levantam este género de "atentados bombistas" de autênticos terroristas contra o nosso clube e o nosso presidente, este acaba por em tribunal esclarecer as coisas e no fim têm sido os autores dos atentados a pagar as favas com as respectivas indemnizações. Não tenho dúvidas disso como portista atento que tento ser. Mas normalmente a noticia das indemnizações vem em pequenas caixas e só mesmo os portistas atentos se apercebem delas.

    Por isso acho que o problema acaba por ser outro e esse é precisamente a conspurcação do nome da instituição FCPorto. As notícias contra o nosso clube vem sempre em grandes caracteres e a opinião publicada acaba por influenciar a opinião pública, sendo que esta, e aqui incluo muitos portistas, acaba por ficar sempre com a ideia que o que se foi dizendo é verdade.

    Assim defendo que, para além dos tribunais, a imagem tem de tentar ser limpa atempadamente, e isto quer dizer logo que a conspurcação é feita. Não sei bem como.

    Os portistas anónimos vão tentando fazer o seu papel, e cabe à SAD e ao próprio PdC tentar fazer o resto. Seja de que maneira for, mas de maneira vistosa. Desmentindo categóricamente, nem que se tenha de convocar conferências de imprensa em horário nobre. Sei lá... Qq coisa que tente minimizar a má imagem.

    Por isso coloquei o texto do Mário Faria, o tal de nome "O regresso do apito dourado", porque reflectia um pouco o meu estado de alma e acredito de muitos portistas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. O tempo em que queríamos ver Lisboa a arder acabou. Tudo porque agora somos uma SAD cotada na bolsa e a nossa imagem terá que ser preservada aos olhos dos accionistas, ao fim e ao cabo, são eles que nos dão dinheiro e sustentam os dirigentes.
    Lembro-em que nessa altura, na altura do Penta, existia os " Donos da Bola " e aí ódio ao FCP/PC ( permite-me que junte os dois, clube e presidente)era mais faccioso, mais rasteiro, agora é um ódio mais "empacotado". Por exemplo, agora o ódio é demonstrado com a histeria colectiva que se gerou com a nossa última derrota.
    Além do mais, hoje o FCP já não é o clube regional de antigamente, agora somos mais nacionais (já somos 2º com mais adeptos) e até a nossa imagem internacional é outra ( ver artigo dos adeptos de Indonésia e até o actor do CSI gosta do FCP ).
    Concordo com o Zé Luís, o PC deverá combater no tribunal, porque estar sempre a ligar e a reagir a esses factos iria desgastar, ainda mais, a sua imagem.
    Além do mais, acho que os adeptos portistas andam um bocado influenciados pela campanha empacotada que existe na comunicação social. O que me doí mais é que os piores adeptos, os mais críticos, são os mais velhos e os que têm mais anos de sócio, já deveriam estar vacinados contra isto. ah...e são aqueles que dizem que antigamente é que era bom. Pois...nem se podia atravessar a ponte, antigamente é que era bom.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis, (belo nome esse, eheh) de tudo o que relembras aos mais novos eu foco-me apenas num detalhe, a aceitação por parte do Fisco dos papéis do Benfica como garantia de pagamento das dívidas que o deveriam fazer descer de divisão para os esclões amadores, tal qual afectou o Salgueiros. Gostaria de lembrar que essa aceitação teve um preço irreparável para a instituição vermelha, que foi como em pelno período fascista colar-se a um regime, no caso o benfica por meio dos seus orgãos sociais colou-se ao entao candidato Durão Barroso nas eleições a Primeiro-Ministro num acto público e à vista de todos na TV. Isto sim é perder a cara (como dizem os brasileiros) isto sim é um clube vender a sua alma...
    Quanto ao Nosso Presidente tudo se resolverá e disto tudo só uma pessoa se vai prejudicar, aquela que assumiu que contratou alguém para bater em terceira pessoa, essa é a realidade o resto é palavra contra palavra.

    ResponderEliminar
  5. Já faz parte da nossa vida de portistas ter de remar contra ventos e marés.
    Gostei de ler o que disse o Pavlovdoorman sobre a vermelhice, num país em condições essa corja já estaria na despromovida há muito. Mas os cães ladram e a caravana passa, nos tribunais é que se vai ver, desde que as investigações sejam imparciais.
    De resto chamo à atenção para uma pequena notícia no Jogo de hoje ( 9/1 )no " Notícias na hora " em que se dá conta de sermos os únicos a ter uma Casa na Índia ( Goa ) e onde os seus habitantes simpatizam muito com o nosso Clube, com o Quaresma e o nosso Presidente. Dizem até que em vez do Cavaco, quem lá deveria ir era o Pinto da Costa.
    É assim que vemos o nome do nosso clube projectado internacionalmente, num país largamente populoso e onde dever+íamos investir e captar este grande capital de simpatia pelas nossas cores, promover a deslocação da equipa lá, contratar um jogador indiano de bom nível se existir, enfim, fazer o que fazem os colossos Manchester, Real, etc por este mundo fora.

    ResponderEliminar
  6. Não sei se leram a entrevista de Pinto da Costa ao Diario de Noticias mas aqui vai uma citação que resume todo este alarido "Portugal é um País de invejosos".
    Como dentro das 4 linhas já não chegam para nós e já começamos a ser um monstro á beira deles há que cortar o mal pela raiz lançando informações caloniosas utilizando os meios de comunicação e os comentadeiros que estão a soldo do clube para continuar o bota-abaixo.
    Já passamos por isto uma vez a unica diferença é as proporções do circo nunca chegou a este ponto.
    Agora ao que o Zé luis escreveu vou só pegar em duas coisas o senhor Fernando Barata era tão bom samaritano e sabia tanto que conseguiu levar o Farense a falencia e o imortal para as divisões com negocios nada claros com empresas sediadas ali e acolá que ninguém sabe aonde.
    Outra situação é a do arbitro Carlos Calheiros que tal como Martins dos Santos só porque assumiu que era portista vamos lá fazer uma história, nunca olhando que estes senhores sempre que arbitraram o FCPorto em caso de duvida era sempre contra o Porto.
    Que moral têm os clubes de lisboa para apontar o dedo a quem quer que seja, só se abre os olhos para um lado porque do lado deles o paraty já pode jantar com veiga que não há maldade nenhuma, o devesas neto e o cunha leal já podem ir na carrinha da LPF ver o clube do seu coração para as competições europeias e quando foram a liverpool com no avião da equipa tiveram a distinta de dizer "Que mal tem irmos ver o nosso clube até pare que é crime"...
    Dualidade de critérios e "oculos" diferentes talvez os mesmo oculos usou a antiga ministra quando aceitou as rifas do slm (eu chamo rifas porque de acções não tinham nada)para pagamento de dividas ao fisco, os mesmo oculos usou FPF quando recentemente arquivou um caso de Doping , os mesmo oculos usou o ministerio publico quando viu quer a Caixa Geral de Depositos e a Epul DAR dinheiro indevidamente ao clube dos seus corações.
    Espetacular nisto tudo é que só aqui no Norte é que somos os trafulhas, la para baixo tudo se resume em parcerias e namings palavras tão na moda.
    Que cegueira vai neste País.

    ResponderEliminar
  7. Este silencio demonstra 1 coisa,o nosso clube e + maduro + profissional,e pelos vistos tambem temos bom apoio juridico(penso eu)ainda hoje li o que o Pinto da Costa disse sobre o orelhas,ele nao se cala,fala nas alturas certas.
    Mas ha certas coisas que nao sao comparaveis,o hoteleiro se fosse mouro nem a tribunal tinha ido,temos o ultimo ex. do nuno doping assis,se nao fosse 1 tribunal suico nao tinha sido condenado,o orelhas foi o unico estupido apanhado a escolher arbitros e nem ouvido foi,por isso se entendi bem o teu post nao podemos esperar que se passe com os intocaveis encarnados o que se passou com o outro algarvio

    PS,fazei 1 postzito para animar a malta

    ResponderEliminar
  8. Voçes são todos uns doentes!! Lá em casa sempre me ensinaram 1ºbrio e honestidade depois os resultados. Voçes se esquecem que eu como milhões do norte e centro do pais somos do Benfica. Quando falam é sempre Lisboa/Porto e o resto á paisagem!!Essa confusão Norte/Sul é das vossas cabeças e do vosso cromo Costa que se fosse na Suíça já estaria preso a muito tempo. A diferença de um benfiquista e de um portista é que quando a PJ bate a porta na Luz nós abrimos a porta e batemos palmas quando prendem um Vale de Azevedo, voçes fecham (o cumulo a PJ avisa)para defenderem aquele que nunca quererá sair do FCP pois senão verão com mais nitidez as suas contas(o que robou). Já agoraperguntem a um bancário a fortuna dele e vão Aveiro e perguntem pelas falências e calotes que deixou por lá.Ganhou como??? Dáááááááááhh....

    ResponderEliminar
  9. Fizeram-me recordar os tempos dos donos da bola!Programa de baixo nivel que era transmitido pela sic e promovida pela máfia do benfica!Era nojento,até dava voltas ao estomago,aquela manifestação de pequenez de falta de caracter!Não deve haver exemplo no planeta,um clube ser vitima de tanta baixaria só porque é melhor!Depois temos que aturar estes mediocres dos lampiões sempre prontos a dar-nos lições como se fossem seres superiores e nós uns coitados de uns cidadãos de segunda!Imaginem até tenho de ler bacoradas do genero"até batemos palmas quando prendem um vale e azevedo"Não há duvida são mesmo seres superiores,se não tivessem nascido teriam forçosamente de ser inventados!Quanto ao PRESIDENTE,falou e falou bem como é seu apanágio,ao contrário de muito papagaio que fala fala e não diz nada que tenha jeito!Após isto só recomendo aos portistas com peso mediático que estejam atentos às manobras lá da capital que visam unicamente destruir um clube que está a crescer preocupantemente para a realidade liliputiana deste canteiro à beira mar plantado,ou atirado ou prostrado,que sei eu!

    ResponderEliminar
  10. Volto a dizer Portugal não é só Porto e Liboa!! Ainda se fala dos Donos da Bola e esquecem do maior Cromo da TV (Pôncio Monteiro).É revoltante vermos (Portugal e não Lisboa)a porcaria que o futebol portugues foi se tornando com casos a vista, mas o P.C. e Reinaldo Teles sabem fazer (gajas,viagens,PJ,espancamentos,ameaças,...)Os portistas têm a mania da perseguição e da inferioridade. Eu estudo no Porto mas sou de Braga e por isso sou obrigado a ouvir todos os dias tantas asneiras!! A sorte do P.C. é que os adeptos do Porto são os maiores "fanáticos doentes" (com os olhos fechados) da Europa.
    Que sorte não P.C.???

    ResponderEliminar
  11. Jornalista estagiário mas porquê está a estudar no Porto? Braga não é uma aldeia que tenha uma faculdade em condições ? Ou é melhor estudar no Porto do que em Guimarães?

    ResponderEliminar
  12. Pronto,é jornalista estagiário!Quando passar a "pronto"vai ser mais um jornaleiro "isento"como muitos que pululam no jornalismo cá do sitio!Queira Deus que o infeliz não se dedique ao "jornalismo desportivo à moda de lisboa!Olha já agora quando fores embora do Porto farto de ouvir asneiras,não te esqueças de fechar a porta!

    ResponderEliminar
  13. "Braga não é uma aldeia que tenha uma faculdade em condições ?" Esta frase mostra bem duas coisas: ignorância em termos de conhecimento do paìs onde vives e o que os adeptos FCP acham de todas as cidades do país sem ser o Porto. Como não podem se comparar com a capital(Lisboa)sentem se inferiores pois ñ podem a vulgarizar como fazem com as outras cidades. Estudo no Porto porque já TRABALHO E DESCONTO para o Estado Português e posso escolher onde irei tirar o meu curso. Tenho a certeza que ñ serei daqueles jornalistas que apanham nas Antas ou no Dragão e depois com medo só falam bem do FCP, ou com as birrinhas ironicas do P.C. têm medo de fazer algumas perguntas. Como reparaste eu escrevo FCP que é bem diferente de Porto (vai lá a Boavista vêr). Já agora...sabes onde é a 2ª maior casa do Benfica do país? É onde eu escolhi para tirar o curso...

    ResponderEliminar
  14. Mais um curso que o gajo tirou? Agora é Jornalista estagiário? Estou espantado com as capacidades deste Iluminado...Parece o "Leonardo de Avintes" do nosso tempo, é o que se chama uma autêntica inciclopédia com duas pernas...O melhor que temos a fazer é convidá-lo para vir tomar um café connosco e promover com ele um Sarau Cultural durante um fim de semana inteiro, que acham? Estás disponível? Não te preocupes que não te levamos para o "Calor da Noite", porque poderias constipar-te quando tivesses que regressar a casa...Estes Benfiquistas são mesmo impagáveis, por isso eles são seis milhões de tudo o que quisermos ou imaginarmos, são o que Schopenhauer definiu como "aquilo que se reproduz à razão de não sei quantos milhares por segundo"....Digamos que são uma espécie de "espermatozóides" ainda por catalogar...Aparece "meu filho" estou cada vez mais divertido com o teu conhecimento!!!

    ResponderEliminar
  15. "...chama uma autêntica inciclopédia com duas pernas..."
    Oh Sr Meireles!!! Não percebo o que dizes mas... um cursinho secundário precisavas tu ... ou primário!!! Deixa lá os livros da Carolina e da Gina e por vezes consulta uma ENCICLOPÉDIA.
    Esta foi de graça mas se deres muitos mais erros começas a pagar!!!
    Parabéns, pois escrevendo assim até és muito corajoso para estar sempre a escrever!!

    ResponderEliminar
  16. Afinal estavas atento meu grande ignorante, esta foi só para te picar meu filho da "tua mãesinha". E não preciso de me esconder atrás do anonimato como tu meu Brilhantina de trazer por casa...

    ResponderEliminar
  17. Sou pois - filho da mãezinha e do pãezinho, não sei a história que te contaram quando nasceste mas todos temos que ter um pai...

    ResponderEliminar
  18. E tu não sabes quem é o teu pois não?

    ResponderEliminar
  19. E do Pãesinho? Ai o teu pai era padeiro?....

    ResponderEliminar
  20. Já percebi...Pâesinho/Padeiro, Padeiro/Fôrno, Fôrno/Calor da Noite, Calor da Noite/Carolina...És um filho da Tua Mãesinha...Mas espera aí, eu já tinha chegado a essa conclusão!....

    ResponderEliminar
  21. Carolina/cidade do Porto , cidade do Porto/FCP ; FCP /lambe o rabo ao PC ; lamber o rabo do PC/Meireles ;
    tal mãe tal filho/Carolina
    E como Carolina só há uma...
    Só falta o paizinho (será para isso as votações do 1º comentário e ninguém quer ser - o Meireles já escolheu!!)...

    ResponderEliminar
  22. Já percebi o que tu queres. Não vais ter sorte porque está murcho....Vai ter com o Orelhas...Ou com o Zé Veiga! E eles que te aviem...

    ResponderEliminar
  23. ja n bastava ouvir parvoices dakele papagaio do orelhas ainda vem este "jovem estagiario" para aki outro papaagaio k n sabe diser nada de jeito.se tens assim tantas bolinhas pk e k e vais ter com a claque dos super ou ultra dizes k es contra o porto e começas a faser perguntas a eles se tiveres bolinhas....mas leva o exercito a escoltar-te, vais precisar dele.
    falam tanto no apito dourado e nas meninas, viagens, etc mas n fomos nos k vivemos as custas de uma ditadura ou achas os titulos aparecerm por vos serem bons, tem visto ultimamente km e k ganha taças uefas e LC,INTERCONTINENTAIS, etc.voltem para a porcaria dos vossos blogs ou n sabes ler

    ResponderEliminar