12 janeiro 2007

E quem vem a seguir?

«Apesar do bom momento desportivo que estamos a passar, o que se passou na taça foi apenas um percalço, estamos talvez a passar um dos momentos mais difíceis e decisivos da nossa história!
Toda esta história do apito dourado vem na sequência de longos anos em que quem não nos consegue vencer tenta denegrir-nos e colar as nossas vitórias a compras de árbitros, cacetada, jogo violento, etc. Uns fazem-no conscientemente, com método, com um objectivo determinado. Têm a faca e o queijo na mão. Estão na capital, têm o poder, os jornais, as televisões, e, alem disso são muitos mais! Outros (a maioria), de Norte a Sul do país, fazem-no inconscientemente, são levados a acreditar nisso, pelos media, pelos dirigentes dos seus clubes (Benfica e Sporting) e principalmente porque são tão doentes pelos seus clubes, como nós somos pelo Porto! Quer queiramos quer não! Isto leva-os por vezes a ter atitudes irracionais connosco, mesmo quando estamos entre gente conhecida.
O que podemos fazer em relação a isto?
Duma coisa não tenho dúvidas, o Porto é muito melhor que os outros, mais organizado, muito mais competente. Tudo isto é fruto talvez da nossa maior capacidade. O nosso povo tem muito mais raça!
O que tornou o Porto maior foram sem dúvida Pinto da Costa, Pedroto e outros ilustres dos primeiros tempos de Pinto da Costa, como por exemplo Teles Roxo ou Pôncio Monteiro.
O que eles fizeram foi mudar completamente a nossa mentalidade, tornaram-nos mais destemidos, acordaram-nos duma letargia em que talvez tenhamos entrado por causa do Estado Novo e do intenso domínio de Lisboa sobre o resto do País em algumas questões.
Para o fazerem usaram tácticas arrojadas. Por vezes quase de guerrilha. Sempre debaixo de fogo, batemos muito neles, crescemos e torná-mo-nos os melhores.
Mas chegou uma altura em que essa estratégia já não resulta. Este país está completamente dominado por Lisboa. Agora, mais do que tudo, temos de ser mais inteligentes do que eles. Jogar de mansinho. Para usar uma linguagem militar, somos o exército mais forte, mas estamos numa posição muito má!
Quando ouço certas coisas sobre o Porto, ditas por eles, quase que espumo. Discuto, esperneio, quase que me apetece bater-lhes! Mas se estou em minoria, e no campo deles, não consigo nada, entre eles até farei figura de ridículo.
Sinto isto na pele, pois, como a minha mulher é do Sul, vou lá frequentemente. Óbviamente, ouço muitas piadinhas, discuto. Mas sinto sempre da parte de quase todos eles descrédito em relação ao FCPorto, e também ao Porto Cidade. Quando sabem que sou portista, novos e velhos, torcem o nariz. E pensam, como é que este gajo é do Porto, é um clube nojento, corrupto, etc.
Concluindo, pessoas como MST, brilhantes, mas portistas, não são consideradas por eles. Muitos têm-lhe ódio neste aspecto. Tal como a Pinto da Costa. E falando nele, tenho a dizer:
É um guerreiro que não desiste, mas não vai durar sempre! Depois de passada esta tormenta, que ele mais uma vez vai vencer, mais tarde ou mais cedo vai ter que ter o seu descanso.
E quem vem a seguir?
O perfil e o estilo terá que ser diferente de Pinto da Costa. Infelizmente, a situação que temos neste país cada vez mais macrocéfalo a isso obriga.
Para mim quem vem a seguir (dentro de quanto tempo é uma incógnita) terá que ser alguém que neste momento está a construir uma imagem de credibilidade perante toda a gente. Mas que também não se encolhe e bate o pé!»

Texto do Justiceiro Azul, comentário a um post no blog Bi-Campeões do Mundo.

Aproveitando este texto e o facto de Pinto da Costa ter dito na sua última entrevista ter outros planos para Vítor Baía, o que levou muitos a pensarem que este poderia vir a tornar-se o nosso futuro presidente, vou colocar uma questão na Opinião da Bancada que é delicada, mas comentada por todos os portistas em surdina, tal o sacrilégio que é termos que ver o nosso clube sem o Grande Presidente Jorge Nuno Pinto Da Costa.

Então, salvaguardando o "
guerreiro que não desiste, mas que não vai durar sempre!", e por mero exercício de futurologia, que esperemos corresponder a um futuro ainda longínquo já que Pinto da Costa é o NOSSO PRESIDENTE enquanto quiser continuar nesta luta, coloco nas opções alguns possíveis candidatos, para sentir o pulso dos Portistas de Bancada em relação a esta questão. O candidatos que escolhi e que, por uma razão ou por outra, já foram chamados para o assunto, são os do seguinte quadro (podem já aproveitar para votar).

Quem acham que deve suceder a Pinto da Costa?
Vítor Baía
Actual jogador do FCPorto
António Oliveira
Empresário e accionista da FCPorto SAD (Detém 11% das acções)
Fernando Gomes
Empresário e ex-jogador do FCPorto
Rui Moreira
Empresário, membro do conselho consultivo da FCPorto Futebol SAD e comentador do Trio-de-Ataque
Fernando Gomes
Administrador da FCP SAD e representante para as relações com o mercado da FCPorto Futebol SAD
Jorge Costa
Ex-jogador do FCPorto e actual treinador adjunto do SCBraga
Os nomes estão lançados, o voto é vosso e já agora justifiquem as vossas opções. Para terminar relembro o que o Presidente disse na sua última entrevista: "Quem me suceder deve ser uma pessoa com total disponibilidade, mas não pode ter a mínima preocupação de tentar imitar-me".

55 comentários:

  1. Eu escolhi e votei em Rui Moreira, mas devo dizer que este voto assim feito é muito redutor, porque para aceitar que ele fosse efectivamente "o meu Presidente" eu escolheria para o acompanharem outros nomes que ajudariam a complementar o elenco e permitiriam compreender melhor o meu pensamento. Vitor Baía e Jorge Costa poderiam ser dois nomes a secundá-lo, um pelo seu raciocínio arguto e educação, o outro pelo seu portismo alma e força de vontade, ambos pelo seu passado desportivo, o seu conhecimento do Clube e suas estruturas. E para completar o grupo arriscaria António Oliveira como responsável técnico/desportivo, mas não desdenharia que Fernando Gomes ex-Presidente da CMPorto também estivesse presente neste quadro como figura tutelar...No fundo todas as sensibilidades são para acolher, agregar e permitir criar a maior união possível...Há e não poderíamos esquecer nomes, muitos dos que ainda lá permanecem, figuras menos mediáticas, mas que foram muito importantes durante todos estes anos...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Não fales assim do Benfica e das cidades que descrevestes, sabes porque?
    Porque o Norte não é o Porto muito menos o FCP (apesar de ler comparações do presidente da república com o presidente do FCP).
    A 2ª maior casa do Benfica é no Porto, todo o norte é dominado pelo Benfica (Braga,Aveiro,Sto Tirso,Póvoa Varzim, Viana,...).
    Todos nós tivemos os nossos traumas de infância...mas não vamos por as culpas ao Benfica.Qualquer dia pomos fogo em Lisboa (até já pensaste nisso não?). Deixem lá essa mania de inferioridade e de persiguissão (pois a PJ avisa)!!!

    ResponderEliminar
  4. Oh meu filho da "tua mãesinha" não utilizes cobardemente o meu nome e mostra o teu carácter verdadeiro...Se és homenzinho vê lá se escolhes uma definição que te sirva melhor e mostra-te sem receio. O que tens vindo a mostrar é como vós os Benfiquistas são, um bando de mafiosos encapotados e cobardes, que se escondem atrás do anonimato para poderem dizer todas as barbaridades que vos der na gana. Mas isso só demonstra uma coisa, o medo que vocês têm de nós. Mesmo sendo seis milhões e uns trocos, têm um enorme cagaço deste "grupinho" diminuto que vos espera aqui para os lados do Dragão sempre destemidamente e quando aparecem é todos juntinhos quais sardinhas metidas em latas de conserva, de olhos vermelhos -da cervejola- e de rosto coberto...

    ResponderEliminar
  5. Desculpa Zirtaev por utilizar o teu espaço de uma forma menos ilustrada mas tenta compreender que muitas vezes é difícil mantermo-nos calados perante tamanha estupidez...É verdade que eles são mais que as mães mas as pulgas também são aos milhões e nem por isso gosto de as ver saltar perto de mim...Lá as formiguinhas ainda tolero, desde que elas não venham infestar o meu espaço e lambuzarem-se em todo o meu açúcar...

    ResponderEliminar
  6. "o meu espaço e lambuzarem-se em todo o meu açúcar... " - esta frase mostra todo o verdadeiro (mei)RELES da humanidade.
    Até vou tomar uma dose de insulina com tanta doçura no ecran...

    ResponderEliminar
  7. Este Anonymous que escreveu um comentário muito didáctico não deve saber a diferença entre inferioridade e injustiça!
    Se há aqui alguém que se sente inferior és tu meu ignóbil que nem um comentário identificado fazes!!!
    E escreve-se "persEguição" e não "persiguição"!!!
    Já agora, andaste a entregar os Census aqui pelo norte, não? É que pareces-me muito conhecedor das cores clubísticas das regiões!!!
    Esta mourada...são chatos pá!!! Não desgrudam!!!

    Bem, falando do que interessa, não votei pois é uma matéria dificil que eu não tenho bem estudada! :)
    A meu ver, quer o Baía quer o Jorge Costa não têm (neste momento) o perfil para serem presidentes, mas acho que têm de ter lugar lá dentro pois vão ser eles a nova geração de dirigentes do FCP.
    O António Oliveira sinceramente não me parece, embora tenha andado a "formar-se" no Penafiel...não acho que seja a melhor opção!
    O Fernando Gomes (ex bota de ouro) nem pensar!!! As más relações com o Pinto da Costa levam-me a acha que será muito difícil que seja ele o substituto. Para além disso (pelo que sei) ele anda "desligado" do clube e já não deve conhecer muito bem os cantos à casa! O Fernando Gomes da SAD, pessoalmente não gosto dele e sinceramente nuca o vi a fazer nada que me impressionasse positivamente!
    Sobra o Rui Moreira que me parece ser um grande portista e tem muitas das qualidades necessárias para ser um bom presidente. Como se sabe ele é já presidente de uma grande instituição, a ACP (Associação Comercial do Porto) e tem uma excelente reputação aqui pelo Norte (sim oh cobardolas, também incluo Braga,Aveiro,Sto Tirso,Póvoa Varzim, Viana,... pois também andei a entregar os Census!!!). Eu pessoalmente nutro grande admiração pelo homem e pronto, acabei de decidir que vou votar nele embora tenha poucas esperanças que ele aceitasse o cargo!
    Mas espero que o Baía e o Jorge Costa estejam lá no meio para começarem a ganhar calo nestas coisas de administração!
    Enquanto isso não acontece, temos lá o nosso grande presidente que estará infinitamente ligado à transformação de um simples clube de bairro num dos maiores clubes da Europa!

    ResponderEliminar
  8. Não consigo pensar num grande sucessor de Pinto da Costa. Acho que, futuramente, quando o PC abandonar o FCP, o clube e a SAD irão ter diferentes presidentes. E candidatos não vão faltar porque é um lugar bem apetecido, ser presidente do FCP.

    Na SAD Fernando Gomes ( o administrador) é um bom nome, tem um à-vontade na área dos negócios, é uma pessoa com reputação na UEFA/FIFA, e já conhece bem como se fazem os negócios, além do mais, parece-me ser um bom gestor.

    Vítor Baía e Jorge Costa fariam uma grande dupla, acredito que Baía seria um bom presidente e Jorge Costa um bom director desportivo,espero que PC prepare bem a lição ao Baía. Têm uma grande vantagem, conhecem o futebol português por dentro e sabem muito de futebol, o que lhes davam uma grande vantagem.

    Fernando Gomes, o jogador, apesar de ser um bom gestor acho que está por fora do futebol português já à muito tempo. Além do mais, não gosto dos amigos dele : Veiga e Octávio Machado.Relembro que ele está fora do FCP por causa do Octávio e depois vai ver a UEFA com o Octávio juntos, a memória é curta.

    António Oliveira, apesar de ser grande accionista não gostava de o ter como presidente. Este sim, é uma imitação barata de PC, e tem muitos interesses financeiros, o clube ficava, ainda mais, na mão desses interesses. Acho que não pensava no clube, mas mais nos negócios.

    Rui Moreira, não me parece ser um bom nome, não pelas suas qualidades, mas por não ter um conhecimento mais de dentro do futebol.

    Votei no Baía, mas acho que ele precisa de ser dirigente 4/5 anos a director geral, como o PC disse na entrevista, a sua vantagem é percorrer os caminhos de seccionista e de dirigente e só depois chegar a presidente, acho que a ideia dele pode ser esse para o Baía.

    Por último, queria lançar mais 2 nomes, não digo como presidentes mas como directores: Pedro Emanuel e que tal Futre ??? Já alguém pensou nele?

    ResponderEliminar
  9. Mas afinal estamos aqui para debater a ideia lançada pelo Zirtaev ou para responder a um conjunto de ideias pré-concebidas lançadas por um anónimo qualquer?

    E digo pré-concebidas porque a mim pouco me importa que haja não sei quantas casas do Benfica no Norte e no Centro, pois também as há do FC Porto a Sul e nas ilhas.
    Quando se precisa de vir a terreiro afirmar que «somos melhores porque no Norte é que temos adeptos» - e assim dar dimensão nacional à instituição -, está tudo dito...

    Pré-concebidas porque escamoteiam por completo a realidade sócio-económica entre a região de Lisboa e Vale do Tejo do resto do País - exceptuando o Algarve que nalguns indicadores está claramente acima da média nacional - que não têm nada a ver com o futebol.

    Quanto à questão colocada pelo Zirtaev, do leque de nomes que colocou à discussão apostaria numa SAD formada por Rui Moreira, Vítor Baía, Fernando Gomes (o actual economista da SAD) e Jorge Costa.

    Não será de termer a inexperiência (alegada) pois se assim fosse também ninguém se lançava no mercado de trabalho ou aceitava ser candidato fosse ao que fosse.

    Admito, contudo, que possam existir outros nomes. Fora de questão para mim estariam sempre António Oliveira, Fernando Gomes (o ex-presidente da Câmara e isto por razões ligadas à sua maneira de actuar, por exemplo, em relação à Câmara do Porto).

    O bi-bota de ouro, Fernando Gomes, também seria uma alternativa que eu consideraria...

    Fundamental é que se acautele o futuro pois as SAD´s, como sociedades anónimas que são, estão sempre sujeitas às regras do mercado.

    ResponderEliminar
  10. uma coisa é ser inexperiente no mercado de trabalho, outra é no mundo de futebol onde existem muitas cascas de banana, é preciso saber onde elas estão.

    Mas é claro Rui Moreira, com uma equipa de pessoas conhecedoras podia ser uma bom nome.

    Aliás, acho que até é um pouco injusto falarmos só dos presidentes, acho que deveríamos dar valor à equipa que o rodeia. o Presidente, claro que é o mais importante porque dá a cara, mas um grande presidente com uma equipa que não rema para o mesmo lado, não vai a lado nenhum. Ou então muda de equipa até arranjar melhores pessoas.

    não podemos esquecer que a organização do FCP é elogiada, o presidente é o chefe mas outros sabem o que fazer e bem, não esquecemos o Domingos Pereira, Luís César, etc.

    ResponderEliminar
  11. Oh Ricardo não sei com quem tens andado para afirmar que metade da população irá presa se o mafioso for preso, quem eu conheço não vai de certeza...
    Eu ler o livro do Coroado??Nem a da vossa rainha Carolina, quanto mais de um arbitro revoltado por nunca ter ido ao Brasil e ter comido chocolatinhos...
    Em relação aos titulos... isso anda a mudar... a PJ anda por ai (ou ainda não te avisaram???)
    Obrigado pelo favor da resposta pois realça as minhas convicções,,,

    ResponderEliminar
  12. Menphis é evidente que a equipa é muito importante para quem irá estar na direcção, mas vou só dar um exemplo, PdC ganha as suas eleições poucos sabem quem o acompanha e por certo se soubessem alguns dos nomes que lá estão fariam as pessoas não votarem nele, e é desse pressuposto que parto. Essa pessoa vai ser o topo, a voz do clube, quem defende o clube em situações mais subtis e quem as pessoas realmente ouvem. Vai ser essa pessoa a responsável máxima para o bem, mas principalmente para o mal. Quem vai votar (a grande maior parte) irá votar num nome e se tiver alguém mais mediático ou mais competente a acompanhar tanto melhor. Por isso o exercício que tento fazer é qual o nome em que as pessoas votariam para estar à frente do nosso clube.
    Apesar disto, é evidente que tens toda a razão, a equipa é (ou deveria ser) determinante.

    Quanto ao benfiquista que anda por aqui a comentar. Meu caro é muito bem vindo, apesar de andar a tentar picar os portistas e não sei bem quais o seus objectivos. Mas por favor faça-o com um só nome. Será que não pode arranjar um nick que seja, tem de andar sempre a mudar. Garanto-lhe que se continuar com isso apago os seus comentários. Eu respeito-o, mas paraquedistas que parecem só querer a confusão, no meu blog não. Já fui tolerante demais.

    Peço aos portistas que lhe respondem que mantenham a elevação do seu discurso o máximo possível. Bem sei que é difícil, mas com insultos não pode haver uma boa discussão. Até pq falam de temas que são importantes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. A avaliar pelos erros ortográficos e constante tentativa de discutir com o meirelesportuense, eu diria que este anónimo é o sociologo/psiquiatra de posts recentes...

    Já te disseram, se queres curar as úlceras da tua azia toma uns anti-ácidos, não tentes vir para aqui discutir com quem percebe porque é areia de mais para a tua 4ª classe...

    ResponderEliminar
  14. Meireles ou mal é a mesma coisa (tb vais dando os teus errinhos...)
    Parabéns ao zirtaev e desculpa qualquer coisa mas tudo começou com o Sr Meireles a comentar de uma forma pouco sensata a um comentário meu. Desculpa pois mostraste um portista com caracter (assim como muitos amigos portistas que tenho).

    ResponderEliminar
  15. Caro Zirtaev,
    Começo por dizer que para mim, neste momento e sem desprimor para ninguém, o cargo de presidente do FCPorto é talvez a 4ª figura de Estado, logo depois do Presidente da República, Primeiro Ministro e Presidente da AR (sendo que, no top 20, não entra mais nenhuma presidência de clubes).

    E não estou a usar o critério da INVEJA, porque se o fizesse teria de passar a presidência do nosso clube para 1º lugar, de forma isolada.

    Critério esse que não tem só aspectos negativos. Querem ver um positivo ?
    Desde logo, é por isso que, ao contrário de muitos de vós, eu adoro ler estes anti-portistas (anónimos ou não) que tantos nos invejam !!! Eles até espumam...
    Como somos, INFELIZMENTE, um país de invejosos, é na inveja deles que eu vejo a nossa grandeza !!! Quanto mais inveja sentem, maior (estive quase para dizer “mais grande” ...) tenho a certeza que somos !!! E o melhor, é que a inveja deles não pára de crescer .... e cresce ... e cresce ... e cresce.... e, entretanto, já somos bi-campeões do mundo .... coisa que nenhum deles, por razões mais do que óbvias, consegue perceber o que é ...

    Quanto ao meu voto, Zirtaev, não me leve a mal, mas não o exerci.
    Não porque não seja perfeitamente pertinente e legítima a questão.
    Não porque, como disse de uma forma ÚNICA o Justiceiro, e por si foi bem realçado, não saiba que o “guerreiro que não desiste, mas que não vai durar sempre !"
    Não porque ache que não temos portistas com o valor e a capacidade de continuar a engrandecer o nosso clube. Porque temos !!! Não tenho a mais pequena dúvida !!!

    Mas sim, porque acho que o NGP ainda vai durar, com VONTADE INDÓMITA e CAPACIDADE INIGUALÁVEL de trazer para o NGC muitos mais SUCESSOS E ALEGRIAS, durante vários anos.
    (por outro lado, é curioso ver “o outro lado”, e, neste momento, já estou a imaginar que só, de pensar nessa possibilidade, os anti-portistas estão com a raiva nos limites máximos ... começam a espumar....calma..., tenham calma ... como dizia o vosso tão idolatrado presidente Vale e Azevedo...tenham calma, bebam um copo de água ... sejam sérios... tenham calma...).

    Tão “só” por isso (não votei)!!!

    ResponderEliminar
  16. Quando falei da equipa, falei especificamente do Rui Moreira.

    Não o vejo com muita força para ser presidente do nosso clube,não quero dizer competência já que estava a ser injusto para um homem que foi muito competente nas suas funções públicas já exercidas e eu não tenho direito de julgar ninguém que não conheço.

    Enfim, concluindo o meu raciocínio, não vejo o Rui Moreira como bom presidente, mas se tiver uma equipa forte a ladeá-lo, por exemplo a equipa que o Quintino diz no post dele, acredito que seria uma boa alternativa, agora sem pessoas por trás que tenham já escola no futebol, não vou muito com ele.

    ResponderEliminar
  17. Situacionista ressalvei isso mesmo. O nosso presidente é o PdC, mas não devemos ser autistas ao ponto de considerar que ele durará para sempre. Isto é meramente um exercício de futurologia e que nunca implicará em nada dentro do clube. Por isso os votos são apenas para tentarmos ter um ideia de quem estaria em melhor posição para dar o corpo às balas e assumir tamanha responsabilidade. Todos continuamos a querer PdC nem que seja até aos 100 anos.

    Menphis compreendo o que dizes, mas daqui a pouco estás a juntar os meus candidatos todos para uma direcção :-). Mas que assim seja. Imagina então uma direcção composta por todos estes nomes, quem quererias a Presidente da FCPorto SAD e já agora da FCPorto Futebol SAD? Fica a pergunta também para os outros.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. É verdade tinha-me esquecido do parabenizar o Ricardo pelo seu excelente comentário que demostra a dificuldade de um portista em Lisboa, mas principalmente demonstra o porquê das assimetrias entre Lisboa e o resto do território, isto num país tão pequeno.
    Parabéns mais uma vez Ricardo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Concordo com o texto do Ricardo que resume o que eu também penso.
    Quanto à presidência, é difícil.1º que o PC fique por mais tempo.
    Depois os outros..
    Oliveira não, não confio nos seus dotes de dirigente.
    Baía Precisa de experiência, Rui Moreira é um bom nome, talvez o mais interessante mas tem de saber mais do futebol português e é muito políticamente correcto, pelo que teria de estar bem rodeado.
    Seria mau sinal se, de repente, nos começassem a bater todos na costas com palmadas de " amigo ".
    Nós temos que ser trinta vezes melhores que os outros para conseguirmos resultados e felizmente temo-los conseguido.

    ResponderEliminar
  20. Zirtaev,
    Acho a iniciativa fantástica. Já o tentei no meu blog que foi destruído por uns malvados hackers (daqueles que acham que as mulheres não devem falar de futebol). Tal como o situacionista, acho que nunca haverá um presidente como o NGP JNPC. Mas, ao contrário dele tenho a certeza que não vai durar sempre. A ideia de um triunvirato parece-me bem com Rui Moreira acompanhado por F. gomes sad e Vitor Baia. O Vitor porque sabe de futebol, o Gomes porque conhece as contas e os cantos da casa, o Rui Moreira porque tem dado à associação comercial enorme e positivo protagonismo. ainda há dois anos só se ouvia falar no Ludgero, lembram-se? Depois porque defendeu o clube contra o dr rui rio (e eu voto rio...) no plano de pormenor das antas e depois na sessão da católica onde o dr rio comparou pinto da costa ao tapie, porque defende bem as nossas cores e sabe até onde deve ir com o fair play. Mas ainda bem que temos muitos candidatos. Quem não quero é o bibota e o antonio oliveira, porque esses tem sido o inimigo interno, e quando sairam do FCP nao se portaram muito bem. Já agora, poncio a presidente da assembleia geral!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Caros Bloguistas
    Nestes candidatos votaria no Vitor Baia, pela mística, ponderação bom senso e principalmente por já nesta altura perceber muito de futebol conhecendo também os próprios meandros, nomeadamento contratos, relação com empresários, formação etc.. A opinião generalizada será que não tem experiência para logo muito novo assumir tamanha responsabilidade. Todavia dou como exemplos Romenig, Bakembauer e Platini nomes dos mais sonantes que bem cedo enveredaram pelo dirigismo desportivo com muito sucesso.
    Devo acrescentar que o Situacionista tem toda a razão, mas o homem não dura sempre, e ainda estamos no campo das hipóteses.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  23. O BIBOTA D'OURO VAI SER DE CERTEZA O NOVO PRESIDENTE DO F.C.PORTO......

    ResponderEliminar
  24. Votei no Baía, mas admito que Fernando Gomes seria um bom presidente da SAD. Apoio Jorge Costa na direcção, mas, como já disse, adorava ver Futre no FCP.que acham? Como director desportivo?

    ResponderEliminar
  25. Sendo sincero Zirtaev, comecei a ler as declarações dos restantes intervenientes mas desisti a meio pois começaram a descambar para outros territórios.
    Quanto à questão que colocas no blog respondo Rui Moreira.
    Rui Moreira é alguém respeitado no Mundo exterior ao futebol, alguém com experiência nos negócios, economista de formação e em actividade. O facto de não estar por dentro do futebol seria facilmente rebatido com a coadjuvação de Baía como director geral.

    Como segunda escolha teria Fernando Gomes o Bi-bota pois é outra pessoa com uma elevação enorme e de grande correcção só que tem contra si (não no meu caso) o facto de ter afrontado Pinto da Costa.

    Fernando Gomes o outro nunca, seria um continuar de mundos submersos. Oliveira idem aspas.

    Jorge Costa não gostei do que fez no seu café após sair do clube desavindo com o treinador...O clube não tem culpa.

    Bom e por hoje é tudo
    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Mas acho que ele só poderia vencer com uma boa equipa directiva e claro Vitor Baia do seu lado.

    ResponderEliminar
  27. Penso que até neste blog deveriamos consultar quem deveria ser presidente do Benfica.
    Passo a explicar:
    Há por aí muitos portugueses enganados. Há muita gente que acha que o nosso país anda mal porque a economia isto e as finanças aquilo. Há uma quantidade razoável de nacionais que estão convencidos que Portugal não está bem porque se ganha pouco ou porque os preços sobem.

    Nada disto.

    O nosso país está em crise porque o Benfica não é campeão. É tão simples e tão claro como isso. Sempre que explico isto a não-benfiquistas começa logo o esbracejamento e os risos sarcásticos. Estas pessoas não compreendem.

    Os adeptos de outros clubes de futebol não entendem a quantidade de benfiquistas que compõem a nossa população e teimam em não querer ver a verdade.

    O povo anda triste? Não… os benfiquistas andam tristes! Só que são tantos que se confundem com a população do país.

    Quando o Porto é campeão o país não melhora; quando o Sporting ganha, o optimismo português não aumenta. Não.

    Mas se o Benfica for campeão nacional, marquem bem as minhas palavras: o nosso país disparará. A produtividade aumentará, a economia recuperará, o rendimento escolar será melhor, as pessoas andarão mais felizes e “optimismo” será a palavra de ordem. Isto não é uma teoria… é a mais pura das verdades. É um axioma.

    Portugal é Benfiquista. O grande problema é que a maioria dos actuais jogadores do Benfica não…

    ResponderEliminar
  28. Caro anónimo benfiquista, esse é um mito muito badalado, que andou a "engordar" durante 11 anos, alimentado pela anedótica incapacidade do benfica ganhar um único título neste período.

    O problema da sua teoria é que o benfica foi campeão à sensivelmente ano e meio. E ao contrário do que muitos diziam, o país não dispararou. A produtividade não aumentou, a economia não recuperou, o rendimento escolar não foi melhor, as pessoas não andaram mais felizes e “optimismo” não foi certamente a palavra de ordem.

    Aliás, li vários artigos de opinião em diversos jornais desportivos e não só, de pessoas de diferentes cores clubísticas, que atestavam que de facto, o mito não passou disso mesmo.

    Eu percebo que os benfiquistas se têm de agarrar onde podem.
    Já nao usam o argumento que são os melhores de Portugal porque seria uma mentira demasiado ridícula e penosa. Por isso tentam usar o argumento de que são os maiores. Se é isso que o satisfaz tudo bem...a selecção da China também deve ter muitos adeptos e não é por isso que vale alguma coisa...

    Além disso já toda a gente começou a perceber que o famoso mito dos 6 milhões (essa sim a maior invenção de sempre) não passa disso mesmo. Um mito...

    ResponderEliminar
  29. Nao sera sacrilegio este post?
    eu vou pelo baia,sabe de bola,tem carisma,ambicioso,respira porto,fala Porto,nao tem papas na lingua.
    Mas isto e 1 visao,que o Jorge Nuno fique no comando por + alguns anos.
    anonimo,nao sera por causa dos encarnados no poleiro,que este pais vai mal?ou sera o pais comandado a partir do norte e por Portistas,se os lampioes forem campioes,opel,yasaki,johnsen, calcado,texteis,etc.. voltam a portugal

    ResponderEliminar
  30. Outro nome interessante poderia ser o de Paulo Teixeira Pinto,mas deve muito dificil para ele nos próximos anos dado que é presidente BCP,mas se a OPA do BCP sobre o BPI falhar pode ser que Paulo Teixeira Pinto tenha alguma disponibilidade para ter um papel importante no futuro do FCP.

    ResponderEliminar
  31. Oh Zirtaev, então e o Reinaldo Teles? E o Antero Henrique? Um pouco reduzida essa lista não?

    ResponderEliminar
  32. TEIXEIRA PINTO. Entrevistado pela 'Sábado', Paulo Teixeira Pinto, líder do Millenniumbcp, foi capaz de debitar um onze-tipo do FC Porto com quase trinta anos. É portista e gosta de dizê-lo.

    ResponderEliminar
  33. atraves do blog bicampeoesdomundo que visito regularmente descobri este blog. muitos parabens, é excelente! como portista de lisboa, onde vivo há 35 anos (apesar de ser de campanhã e ainda manter o sotaque) quero dizer que para mim o Rui Moreira e o Vitor Baia são as melhores escolhas de todas. Como já li nos comentários o ideal era concorrerem juntos numa lista. afinal, para substituir o pinto da costa, só dois. entre eles apesar de tudo voto no rui moreira porque é a voz do norte que agora se houve cá em baixo em tudo o que diz respeito ao desporto economia e politica e acho que o renascer do norte passa por isso e claro pelo fcporto que deve ser forte, indiscutivel. ja agora, e para azedar, acho que o pinto da costa devia ir embora este ano porque as contas estao como estao, porque ha o problema que ele criou com a carolina, porque precisamos de acabar com o clima de suspeiçao. obvio, ele foi importantissimo, mas rodeou-se mal na sad e na vida particular que trousse para dentro do nosso clube. como os resultados tem sido bons, andamos todos embalados e adormecidos mas se as contas sao o que sao estamos tramados daqui a pouco tempo e ja nao há saco para as contrataçoes dos irmaos caldeira que ele acaba sempre por aprovar. nao ha homens insubistituiveis, bolas, e o meu clube é o FC Porto nao é o pinto da costa FC por muito que ele nos tenha dado, e por tudo o que ele nos deu eu estou GRATO!

    ResponderEliminar
  34. Acho que o Presidente do FCP tem de ser alguem com uma estrutura moral e intelectual acima da media, bom dominio do discurso e apresentacao de ideias claras e actuais e sempre oportunas, e principalmente saber ser leader e estar bem posicionado na sociedade.
    Saber ser leader e tambem saber formar uma equipa dirigente com conhecimentos e dominio nas areas que vai chefiar.
    Eu votei no Rui Moreira porque de todos eles me parece o unico com algumas qualidades nessa funcao, todos os outros podem ser uteis na equipa que ele formar, mas claro tem de ser ele a convoca-los pois uma equipa tem de ser forte na uniao e solidaria na execucao das tarefas.

    ResponderEliminar
  35. Caros anónimos (que pena não terem uma identificaçãozita) e restante novos participantes muito obrigado pela vossa participação e sejam muito bem-vindos, espero que voltem.

    Udl, com certeza mais nomes existirão. O Reinaldo Teles lembrei-me dele, mas acho que nunca se candidatará. Já o Antero Henriques não me lembrei, assim como de o Teixeira Pinto (como lembram e bem os anónimos das 22h24 e das 1h52). Tb poderia ter posto o Adelino Caldeira que é o actual braço direito, mas o que é certo é que na altura que fiz o post esses nomes não me surgiram na ideia como possíveis candidatos. Peço desculpas por isso.

    Aos que não votaram por dizerem que querem que PdC dure muitos anos, por favor, ninguém está aqui a tirar o PdC do poder e pensar no futuro é inevitavel que tenha que acontecer mais tarde ou mais cedo. É apenas um exercício para discussão dos portistas. Por isso votem que não é por votarem que PdC se vai embora. (este blog ainda não tem esse poder ;-))

    Pavlov, que pena não teres lido todos os comentários. tirando um ou outros, todos têm questões muito interessantes para qq portista. O meu obrigado pela contribuição de todos os comentadores, pelo elevado nível de discussão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Eu votei no Vitor Baia,e se pudesse tambem votava no Jorge Costa, axo que formariam uma boa dupla...

    ResponderEliminar
  37. Só quero esclarecer uma coisa: Eu não utilizei ao longo de uma longa troca de palavras neste espaço qualquer outra denominação que não aquela que sempre utilizo: Meirelesportuense! Alguém que parece ter as qualidades do Camaleão, ora é "Sociólogo", "Psiquiatra", depois "Psicólogo", logo a seguir "anónimo", para se transformar em "jornalista" no momento seguinte e de repente novamente "anónimo" é que pode pensar que os outros procedem como ele e usam disfarces constantes...Aliás esse sujeitinho utilizou para cúmulo o meu próprio nome para se acobertar na confusão e no labirinto de personalidades em que gosta de chafurdar...Eu diria que é para além de outras "anormalidades" nítidamente um caso de Esquizofrenia profunda. Seria melhor pedir uma consulta ao Dtr. Mota Cardoso o "cabeludo/careca" -outra característica reveladora dos amantes da camuflagem- e companheiro "inseparável" do Rui Rio que não é do Douro, como alguém muito sapientemente definiu...

    ResponderEliminar
  38. Meireles, como e que pensas que eles sao 6 milhoes,so assim.
    Ontem deram + 1 amostra de 1 PORTUGAL ENCARNADO,1 jogador BEBADO e a CHAMAR BURROS AOS PORTUGUESES,estava BEBADO mas nao de andar nas discotecas,foi jantar com a mulher.caros Portistas,se alguem for apanhado a conduzir com alcool,ha duas maneiras de 1 gajo se safar,mentir:
    1 sou jogador dos encornados
    2 fui jantar com a mulher
    So espero que a lei seja igual para todos,na proxima visita a portugal acabou-se as twins,viva a cerveja com alcool e o vinho bom,o gajo nao e + do que eu.

    ResponderEliminar
  39. muito bom o vosso blog que descobri através do bicampeoesdomundo!
    parabens.

    ResponderEliminar
  40. acho interessante esta sondagem e não percebo muito bem porque é que se há de pensar que o nosso Presidente vai durar sempre ou vai querer ou ter saude para continuar a dar-nos alegrias. parece-me ha distancia e vivo en frança o que nao me permite saber tudo que o proximo presidente tem que ser alguem com provas dadas na gestao de instituiçoes publicas que seja ao mesmo tempo competente e incondicionalmente portista, que goste de futebol e conheça os meandros. por aquilo que vejo na televisao e lei no record o rui moreira tem todas as caracteristicas. claro que nao sabe de futebol mas isso aprende-se e se for um bom lider vai saber encontrar quem o ajude , uma pessoa como o rui barros (esquecido aqui) ou o baia. aqui em frança o olympique de lyon é o exemplo maximo de como se pode projetar uma equipa de uma cidade secundaria e o presidente tambem nao sabia muito de futebol. o que eu acho importante é que seja alguem que sirva o clube e nao precise do clube para ter protagonismo ou ganhar dinheiro. pelo que sei o rui moreira já é presidente de uma grande instituição e ao que consta tem dinheiro e muito boa reputaçao. tenho um familiar distante que trabalhou com ele e que me diz que o homem é como aparece na televisao, que sabe ouvir mas sabe mandar, que fala manso mas é teso. estive na duvida em quem votar porque tambem me da vontade de votar no baia e no jorge mas isso é o nosso amor aos grandes atletas. mas pensando bem votei no rui moreira pelo que disse e nao sinto que esteja a trair o pinto ca costa. nao estamos a falar numa alternativa mas num sucessor.

    ResponderEliminar
  41. Meireles, penso que o zirtaev já te pediu para elevar o discurso e escrever apenas sobre o tema em questão... e como o blognão proibe visitas de adeptos de outros clubes e gosto de ler alguns comentários (o teu não se inclui)...cá estou eu...
    Mas já agora ...sujeitinho deve ser o teu pai pois não consiguiu fazer nada melhor.
    Em relação ao comentàrio do porto 1969, caso Luisão - a lei foi respeitada, pois diz que há a possibilidade de "pagar" a infracção com trabalhos comunitários, que eu acho mais benefico para a sociedade um jogador conhecido estar a jogar a bola,... com crianças de uma qualquer instituição do que tirar por 120 dias a carta de condução!!!
    E mais, fiquei contente em saber que houve esse caso pois é sinal que em Lisboa ´não é por ser jogador de um grande clube que se deva perdoar... mas existe outras cidades do país em que nunca apanham jogadores (será que não bebem ou andam pelas noites???), surpreendeu-me nunca apanharem o Jardel(amigo do Reinaldo Teles) ou foi pena não apanharem o Yuran pois hoje ainda estaria vivo um boavisteiro.
    Em relação ao "ha duas maneiras de 1 gajo se safar,mentir:"
    eu acho que bastava 1: a PSP avisar ao Benfica que estaria ali naquela noite (como faz a PJ do Porto as rusgas...)

    ResponderEliminar
  42. Moral da história: "Quem lida de perto com crianças acaba mais tarde ou mais cedo por ter de lhe mudar as fraldas ou então o cheiro torna-se insuportável". Boa tarde meus caros confrades devidamente assumidos. E viva o FCPorto...

    ResponderEliminar
  43. Querem ver que no facto de o luisão ter sido apanhado a conduzir,com uma moca do camano,tem dedo do Pinto da Costa?

    ResponderEliminar
  44. Não tem, mas poderiamos comparar a justiça (porto 1969) das duas instituições (PJ Porto / PSP Lisboa).
    Ninguem me tira da cabeça que se a PJ do Porto favoreceu o FCP(no caso apito dourado/P.C.) de certeza que a PSP do Porto em muitas noites tb ajudou ...

    ResponderEliminar
  45. parabens pela iniciativa. não percebo porque aindam a discutir outras coisas. quero lá saber do luisão, por mim que beba à vontade de de preferência na véspera dos jogos. votei rui moreira porque acho que ele tem imensa categoria, quando defende os nossos pontos de vista, também porque a experiencia de empresaro de sucesso e duma grande associação de qye cada vez ouço mais falar me agrada. as posiçoes dele pelo norte são importantisimas e tem mostrado ter os tomates!

    ResponderEliminar
  46. Antes de mais deixe-me prestar-lhe as minhas homenagens pela iniciativa de abordar esta temática que quanto a mim começa a estar na ordem do dia, não obstante desejar ao Nosso Grande Presidente (à frente NGP) o exercício das suas funções durante muitos anos! Mas tal como referiu o Justiceiro não será para sempre, pretendendo partilhar com todos os requisitos que considero essenciais o sucessor reunir: Capacidade de liderança, capacidade de reunir consensos, ser um incondicional apaixonado pelo clube e que já tenha experiência nos "meandros"! Neste contexto e considerando os candidatos, votei no António Oliveira!
    Quanto ao facto do Justiceiro considerar que o deverá ser necessáriamente diferente do NGP, não estou de acordo, sobretudo e em particular em relação à estratégia! O sucessor nunca deverá aceitar que "Lisboa" nos menorize e que o espírito "bairrista" prevaleca na defesa intransigente dos nossos interesses! Não somos de todo um clube de bairro! Mas o espirito "move montanhas" !! Sempre foi este o lema do NGP e deverá na minha óptica ser também do sucessor para que continuemos a ser o melhor clube português!
    Saudações
    P.S: Mais uma vez parabens por este espaço (mais um) referente à nossa "causa"

    ResponderEliminar
  47. Eu votei Rui Moreira e justifico. Está na hora de cortar com um certo passado recente que não nos deve orgulhar. Está na hora de acabar com a influencia de Reinaldos e Irmão Lda. Esta na hora de acabar com a putaria a entrar de braço dado dentro das nossas instalações. Esta na hora de manter o alto nível de profissionalismo na organização técnica do futebol e de colocar a imagem ao mesmo nível dessa organização. Penso que o Rui Moreira poderá ser o homem dessa mudança. COncordo com a necessidade de chamar homens como Vitor Baía e até Jorge Costa a assumirem papeis importantes na organização do clube.

    António Oliveira seria a evoluçao na continuidade, seria a manutenção de ligaçoes perigosas com o mundo da família Oliveira.

    Luis, portista desde o berço

    ResponderEliminar
  48. Rui Moreira, nunca.
    É vaidoso e não encaixa minimamente no Porto dos adeptos. Chega a parecer um graúdo mimado. Como sabemos, não é isso que o povo do Norte aprecia. Nunca contrariemos os valores do garnde valuarte do Norte, O nosso Porto. Ruizinho - NUNCA.
    Prefiro o Jorge Costa - Um grande lutador que merece transportar o nosso Pendão. Por agor, o Oliveira seria a escolha mais do que acertada, tendo em conta os nomes apresentados.
    Viva o nosso Grande FCPorto!

    ResponderEliminar
  49. A ultima vez que o Jorge Costa transportou o nosso pendão no braço, atirou-o ao chão. Eu votei no Baía, mas nao acho o Rui Moreira vaidoso. Só não sei se ele sabe o suficiente de futebol... Mas acho uma boa escolha.

    ResponderEliminar
  50. não sei quem é esse Rui Moreira, mas se comenta no Trio de Ataque já é suficiente para NAO levar com o meu voto :)

    penso que o homem certo para dar continuidade ao trabalho do Presidente Jorge Nuno é o Vítor Baía, tem todos os requisitos para a sucessão!!!

    ResponderEliminar
  51. Falta aí uma opção na qual eu votaria.

    O Miguel Sousa Tavares!!

    Portista de alma e coração, pessoa inteligentíssima, sem medo de dizer o que pensa seja contra quem fôr.

    ResponderEliminar