22 janeiro 2007

Se passarmos o Chelsea...

- Qual a equipa que te parece com mais hipóteses de ganhar a Champions?
- Depois dos oitavos-de-final, as oito equipas que se apurarem, ainda por cima com os jogos a serem decididos por sorteio, terão todas hipótese de chegarem ao título.

- O FC Porto inclusive...
- Sim, se passar dos oitavos-de-final. Nessa altura, as equipas serão todas muito iguais.

Parte de uma entrevista de António Tavares Teles a Jesualdo Ferreira na passada Quinta-Feira in O Jogo. Podem ler a entrevista completa aqui.

"Jesualdo Ferreira disse que o FC Porto pode este ano ser campeão europeu. A resposta gerou o silêncio, quebrado aqui e acolá pelo ruído das facas a serem afiadas numa pedra abrasiva. Estarão prontas para o eventual dia em que o treinador do FC Porto se torne na vítima. Ou então, serão guardas bem afiadinhas, esperando outra oportunidade para serem utilizadas, nem que seja noutro pescoço. O risco é real: os portistas podem ser, de novo, donos da Liga dos Campeões. Ou ficar já pelo caminho. O que não será uma derrota, nem a tal oportunidade para ir buscar a faca afiada. Perder com o Chelsea não é o mesmo que ser eliminado pelo Atlético, ultrapassar um dos pedaços da fortuna de Roman Abramovich será diferente do que uma equipa da II Divisão ganhar a um campeão de Portugal.

O treinador do FC Porto poderia ter jogado fácil, optando pelo discurso do lugar comum e garantindo, de peito feito, que "jogará olhos nos olhos" com o bicampeão inglês. E ficar por aí, tranquilamente sentado no topo do campeonato português, podendo, por enquanto, olhar para a discussão, mais abaixo, entre vizinhos. Preferiu falar da possibilidade de ir mais longe, tão longe como o treinador do próximo obstáculo europeu. Um obstáculo enorme, rodeado de milhões por todos os lados. E fez sem que com isso tenha dado aos adversários, por enquanto mudos, uma arma de arremesso. A declaração de Jesualdo não tem características de boomerang. Afinal, de que poderão acusá-lo se for eliminado pelo Chelsea? De ter sido a equipa portuguesa que mais jogos fez nesta edição da Liga dos Campeões. Só se for."

Alcides Freire in O Jogo

E se, logo este ano, em que os dourados mais falados são outros, fosse realmente um ano dourado para o FCPorto mas na Europa?

15 comentários:

  1. se ganhasse-mos ia de cuecas para a baixa.agora mais a serio se ganhasse-mos eu nao sei o k ia ser do benfica e do sporting.2 ligas dos campeoes em 4 anos era tipo o enforcamento do saddam para eles.morriam de inveja.mas arranjavam logo desculpas de que o pinto da costa tinha comprado os arbitros e tretas desse tipo.se passarmos o chelsea "o ceu é o limite"

    ResponderEliminar
  2. De facto o teu blog está a ficar muito famoso, quando o acedemos já temos direitos aos habituais e irritantes pop-ups,é sinal que já és famoso, mas também é merecida a fama dele.

    é uma coisa que tenho dito a muita gente, o Mourinho vai provar o sumo da ironia da vida. Foram os êxitos do FCP ( e dele também, é claro) que o puseram no Chelsea. Pode ser mais um êxito do FCP que o tire de lá.

    Era bom o FCP ganhar ao Chelsea, além de arrumar com o fantasma Mourinho, calava muitas vozes que já festejaram o pseudo-apuramento do Chelsea.

    Quanto ao FCP ser campeão europeu, tenho um bichinho dentro de mim que me diz que o FCP irá ser FCP brevemente, pode não ser este ano, mas até 5 anos.

    ResponderEliminar
  3. Queria dizer irá ser campeão europeu..enganei-me..é por ser de manhã

    ResponderEliminar
  4. Guga com o FCPorto nunca faças promessas desse género, mesmo que a brincar, é que corres um risco muito grande de as teres que cumprir.
    Bem mas verdade seja dita passando aos oitavos de final verdade seja dita temos tantas hipoteses como os outros de chegar a final, essa é a mais verdade das verdades.
    Mas vamos encarar este proximo jogo com o "chelski" com atitude ganhadora e sem medos porque ninguém é invencivel e depois vemos.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. Menphis acredita que não tenho qq poder sobre esse popups. Aliás ficava chateado com os blogs onde isso acontecia, julgava que eram os próprios que colocavam a publicidade, mas é o próprio blogspot que faz isso. Assim só tenho que pedir desculpas aos visitantes dos blog.

    Era realmente muito engraçado o FCPorto eliminar o Mourinho e logo no ano em que ele tenta, mais que em qq ano, o que só conseguiu no FCPorto e com uma equipas em que só um jogador (Sevchenko) vale que a equipa toda com que ele foi campeão Europeu.

    Qt ao Guga, o Antas tem razão, cuidado com as promessas que se fazem. É mesmo possível acontecer.

    Mas o que maior prazer me daria era em termos nacionais e em ano de apito dourado. A inveja ia-se fazer notar à escala máxima.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mais importante do que a constatação de que seremos candidatos, se eliminarmos o Chelsea, é o facto de o nosso treinador ter a coragem de assumir essa ambição publicamente. É um importante sinal de confiançar que é transmitido aos adeptos e ao balneário. Jesualdo não pára de me surpreender pela positiva!

    ResponderEliminar
  7. O Porto terá grandes hipóteses de ser de novo Campeão Europeu dentro de dois tres anos se não mexer na equipa demasiado e a retocar sobretudo no que toca à contratação de um bom ponta de lança, um central e um extremo para fazer parelha com o Quaresma.
    Mas para isso não pode perder o dito Quaresma, o Pepe, o Lucho, o Anderson e mais um ou outro nuclear, o que me parece difícil.
    Mas se o conseguirmos, ai isso será um garante de bons resultados.
    Este ano, mesmo que eliminemos o Chelsea que espero venha cá jogar da mesma forma que tem jogado, não me parece que consigamos gnhar a taça pois a equipa tem alguns pontos fracos. Mas o sonho comanda a vida e há que pensar positivo.

    ResponderEliminar
  8. Se ganhassemos ao Chelsea, era caso para dizer que só faltavam mais 4 jogos para Atenas.
    Não custa nada sonhar, mas sinceramente, nesta fase, já nada temos a perder e sim muito a ganhar... o minimo foi cumprido, ou seja, passar aos oitavos. A partir de agora, quem tiver unhas que toque guitarra.
    Sei que não vai ser fácil, mas como sempre, tenho fé, muita fé... e só lamento que os jogos não tivessem sido já, para aproveitar a 'má onda' do special one. É pena, mas nada a fazer... apenas vencê-los e depois sonhar com ATENAS.
    Eu por mim, já tenho na agenda reservados uns dias para em Maio próximo ir conhecer Atenas... é caso para dizer, 'Que os Deuses estejam connosco' e tudo será muito mais fácil.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Sejamos realistas: há não só poucas hipóteses de eliminar o Chelsea, menos ainda de o FC Porto ser de novo campeão europeu.
    Poucas hipóteses não reduz a zero as probabilidades. E é aí que a equipa tem de trabalhar, será nisso que Jesualdo acredita.
    Se passar o Chelsea, passa a ter mais hipóteses de ser campeão europeu.
    Mas, além de o Jorge salientar correctamente a existência de pontos fracos da equipa e a própria menor maturidade dela em comparãção com a da equipa de 2004, a experiência de todos nós também deve notar isso: "aquela" equipa tinha vários jogadores há vários anos, ganhou antes uma Taça UEFA e foi trabalhada com tempo e a tempo de se consagrar.
    Esta diferença é fundamental. Jesualdo tem todo o direito a sonhar. Afinal, alguns comemoram a 1ª vitória como se outras 12 se seguissem até serem campeões europeus. Sabemos como acabam muitos sonhos feitos do nada ou de um triunfo inesperado e precoce.
    Continuo a achar que não temos ponta-de-lança, a pecha maior, para amedrontar alguém na Europa, e que o Hélder Postiga de quem falo já ultrapassou as minhas melhores expectativas, talvez mesmo as dele e de todos.
    Prefiro que a equipa ganhe todos os jogos da Liga até defrontar o Chelsea. Depois... vê-se.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Não vai ser fácil de facto eliminar o chelsea,no entanto vamos lá cair no lugar comum de dizer que não há adversários nem jogos fáceis!Por outro lado ser campeão europeu não é fácil para ninguém!Poderá o FCP ter menos hipóteses devido às limitações que manifestamente tem!Vamos jogar e depois vê-se!Plenamente de acordo com o amigo Zé Luis.

    ResponderEliminar
  12. É evidente que é muito difícil e este Chelsea não é o Chelsea que vai jogar com o FCPorto. Qd o Terry voltar a defesa praticamente volta ao normal e uma defesa estável dá aso a uma equipa estável. Mas há que manter a fé, tudo é possível.

    E já que falam da equipa de 2004, a grande vantagem era essa mesma, ser uma equipa e já madura, porque se compararmos jogador a jogador até que os valores individuais não serão assim tão díspares.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Assim Jesualdo,ja estou a gostar + do homem,Porto sem medo de nada nem de ninguem,respeito sim,medo nao,dia 21 vamos ao dragao ver 1 bom jogo de futebol,ganhamos 2/0,e vamos a Londres jogar com o resultado 0/0,que foi?eu e que sei.
    em 2004,oh vem ai os ingleses,oh vem ai os franceses,oh vem ai os espanhois.Portistas tudo e possivel,quem melhor do que nos sabe disso?

    ResponderEliminar
  14. Com quem joga o FCP para a taça de Portugal??
    ...
    Deixem lá ... eu consultarei noutro blog...
    :)

    ResponderEliminar
  15. Tudo bem,

    Acredito plenamente que o FCP,pode eliminar o Chelsea.A equipa do Chelsea é normal,não é de outro mundo,nem de outro campeonato.O FCP,também tem grandes jogadores.

    Abs,
    César Morais

    ResponderEliminar