29 janeiro 2007

Esplendor do sistema ou o terror arbitrário

“Elmano Santos é um medíocre. Não percebo, mais uma vez, que não se respeite uma regra básica que estava instituída, a de que nos jogos a envolver os três primeiros da tabela estivessem só árbitros internacionais. Estes não só ganham mais, têm até direito a percentagem maior do patrocínio da Era que ostentam nas camisolas (mangas), como devem ser mais responsabilizados se falharem (o que é costume). Se mandam estes ratos de porão e algo correr mal, fica a desculpa de terem um estatuto menor e lá se questionará a razão de Vítor Pereira não nomear internacionais para os jogos que envolvam os primeiros.

Bom, o Elmano não só fez a triste figura de expulsar injustamente o Lucho [Porto-Leiria], como no recente Porto-Boavista permitiu tudo, tudo, tudo aos caceteiros do Bessa. A sua permissividade com o jogo violento, de resto, manifesta-se em cada jogo do FC Porto quando os visados são os dragões. Se um portista fizer metade das faltas que um "encartado" caceteiro faz com a complacência de um árbitro medíocre, então havia amarelo e porventura vermelho.

Aliás, na esteira deste Elmano execrável, Hélio Santos é a mesma coisa. Eu chamo-lhes os assassinos sorridentes. Sorriem muito, mas enganam mais ainda.

Nem de propósito, Hélio Santos e Elmano Santos apitam os jogos da dobragem do campeonato. O primeiro esteve nas Aves a permitir o jogo violento dos locais que se viu (poupou três expulsões), o segundo já o vimos no Porto-Boavista de Novembro.

Eu tenho sempre muito medo da viragem do campeonato, especialmente quando o Porto joga fora duas vezes seguidas como vem sucedendo há muito tempo (azar?). É que, a par do calendário, há árbitros enganadores que podem deitar tudo a perder. Os dois que citei, nestas duas jornadas com Aves e Leiria, são os melhores exemplos.

Confio, porém, que a capacidade da equipa supere o adversário, o árbitro e as adversidades que qualquer jogo pode ter”.

Deixei este comentário no lançamento do jogo feito pelo Zirtaev.

Confirmados os receios, conferida a perplexidade pela reflexão pós-jogo de Jesualdo Ferreira sobre as nomeações, de critério tão díspar quanto a aplicação de normas disciplinares, o que fica além da derrota de Leiria que de forma alguma o FC Porto, à falta de melhor pontaria e falta de sorte, podia evitar?

Para já, a expectativa de ver em que resulta a diligência da SAD portista junto da CA da Liga, em princípio amanhã. E, ainda amanhã, a ver que castigo sai a Quaresma, já com um rol de sombras sobre os juízos da nova CD que não tranquilizam ninguém em termos de se advogar um mundo novo e isento em matéria disciplinar.

Harry Potter e Terrier, o rei feito bobo

Quaresma, de novo o melhor jogador da Liga até ao momento, escapou por pouco de paragem maior que duas semanas quando foi abalroado na 1ª jornada pelo “terrier” que agora teatralizou uma “alegada-simulação-de-tentativa-de-agressão”.

Em Outubro foi Anderson posto fora de acção por um mínimo de quatro meses. Mais uma entrada à margem das leis (nem falta, nem cartão, nem reparo, nem sumário…) que os árbitros internacionais, Duarte Gomes e Lucílio Baptista, respectivamente, mantiveram nos limites legais para não agirem contra os agressores e não protegerem os artistas; mas também a não darem um ar de seriedade (e equidade de tratamento de jogadores e equipas diversas) ao seu trabalho a que juntam, assim, razões de contestação à sua isenção e grandes suspeitas sobre a idoneidade que o estatuto lhes impõe.

Escapou, o Harry Potter, jogo a jogo, a agressões bárbaras (Linz), sem evitar patadas e abalroamentos. Alegrou o pobre campeonato com a sua técnica simplex de montar uma empresa na hora, inventar uma jogada no momento. Voltou aos golos brilhantes (Benfica). Tornou-se decisivo e desequilibrador quando entrou nos eixos depois de sofrer dos queixos logo na abertura…

Agora, Quaresma arrisca de 1 a 4 jogos de suspensão enquanto a horda dos agressores continua impune por aí. De rei do futebol pode tornar-se o bobo para a corte se rir com um castigo iminente. E o seu exemplo de virtuoso pode transformar-se num exemplo justiceiro para gáudio da plebe.

Lição (que já devia ter sido adquirida)

Os antecedentes de Elmano Santos e Sérgio Lacroix contra o FC Porto são já conhecidos. Até o seu envolvimento, de alguma forma, no famigerado Apito Dourado. Aos adversários permitem tudo, vide Lacroix auxiliar em Setúbal e o próprio Elmano no derby portuense. Canelas portistas a prémio com a contemporização dos árbitros.

Se daqui nada podemos esperar, nem justiça sequer na secretaria e menos ainda na Imprensa, os jogadores campeões nacionais e o treinador que queira sê-lo só podem, doravante, desconfiar e jogar para não acertarem nos postes e superarem, como é marca portista, não só os adversários mas também, e cada vez mais, arbitragens que podiam esconder melhor que são indiferentes ao tratamento abrasivo dos adversários aos jogadores de dragão ao peito sem perdoarem alguma entrada mais ríspida que Pepe, Bruno Alves ou Paulo Assunção porventura tenham.

Um internacional na Choupana… e dois penáltis por marcar

Porque, além dos antecedentes “criminosos” citados, acabará por não haver distinção, nos jogos do FC Porto, entre árbitros com insígnias FIFA e os da “vala comum”.

Dos últimos quatro jogos da Liga, só Paulo Costa é internacional e apitou um jogo do FC Porto, no Nacional da Madeira. Pois com ou sem insígnias, tal como Elmano na 6ª feira, Paulo Costa também negou na Choupana dois penáltis ao FC Porto que lutou, mais uma vez contra tudo e todos (até a azia de Carlos Brito, além da rispidez costumeira dos alvi-negros nunca reprimida), para vencer no último minuto. E já ninguém se lembra disso porque o FC Porto venceu.

E se já demonstrámos que o FC Porto tem menos penáltis assinalados a seu favor nos últimos 11 anos (a que podemos juntar já a corrente época) é por estes e muitos mais maus exemplos. E revela-se a verdade, também, de só as vitórias portistas não permitirem mais ruído sobre arbitragens ruinosas, tal o sentido prejudicial que as orientam e obrigam os portistas a correrem mais e serem melhores para vencerem.

Apitos, ambientes e arbitrariedades

Não creio -- mas deixo à vossa consideração --, apesar da restauração do ambiente circense ao ritmo de um Apito Avermelhado que foi eficaz na época do terror arbitrário de 2004-2005, que o recomeço das festividades judiciais à volta do FC Porto justifiquem isto.

Porque nem acredito que os dois penaltis negados por Paulo Costa na Choupana, antes do novo fôlego do Apito Avermelhado, fossem fruto de um acto premonitório.

Premeditado sim, porque a cegueira de julgamento, se retrata alguém investido da função de juiz, já ultrapassou a marca da indecência na classe arbitral.

O sistema, simplesmente, é que é o mesmo e visa, só, prejudicar o FC Porto.

36 comentários:

  1. Esta tudo doido...
    Ninguém quer mais chocolatinho??? Não tenham medo a PJ avisa...
    Por isso quen nas camisolas dos arbitros diz "era" (assim).
    Isto anda a mudar...vão se habituando a terem que jogar com apenas os jogadores.
    Obs-avisem a costureira para adiar o fabrico das faixas de campeão... e os foguetes... podem oferecer ao Rui Rio na passagem de ano...

    ResponderEliminar
  2. Já disse e volto a afirmá-lo, porra que estou a ficar cansado, que tudo isto começou há muito! Agora as coisas parecem-lhes estar é mais fáceis e a vergonha desapareceu por completo daquelas máscaras! Então não era suposto que estes fossem os árbitros do Sistema!? E são-no podem crer, como toda a gente pode vêr, só que o Sistema tem um rosto escondido no nevoeiro, como está o D. Sebastião! Esse rosto é eficaz e sofisticado, coloca e colocou nos lugares cimeiros todos estes "exemplares" Lusitanos: Lucílio Baptista, Vitor Pereira, Jorge Coroado, Elmano Santos, Hélio Santos, Bruno Paixão, Vítor Correia, Carlos Valente, Rosa Santos, Veiga Trigo, António Rola, António Costa, Paulo Costa, Duarte Gomes, Pedro Proença, Carlos Xistra, Nuno Almeida, Paulo Paraty, Olegário Benquerença, Militares de carreira, contabilistas, empresários, professores,etc,etc,etc.....Coroado é como que o rosto patriarcal e mais boçal de todos eles, o cara de pau, com um vocabulário neoportuguês ou pretoguês de fazer assustar as velhas professorasdo ensino primário! Diz tudo com um ar convencido, de sobrancelha semi arqueada, inexpressivo, boca inchada, sem um laivo de humanidade naquele rosto de elevado empregado da Segurança Social ou do Instituto de Emprego, que se dirige a uma enorme fila de pessoas desesperadas! Abre a boca e dela só sai asneira inesgotável no seu inenarrável e vernáculo, vocabulário ininteligível! Grande Portugal, Salvé País de Quimeras, que figuras tão ilustres conseguiste criar!

    ResponderEliminar
  3. Eh, os árbitros bem podem fazer o que quiserem, contra o Porto, que, se beneficia o Benfica, lá estará o Coroado, o Manha, o de Sintra e até o Ferrira, com os demais carolas da imprensa falada e escrita, pa dizer que foi, sim, falta do jogador do Porto e um fair play lampião, claríssimo

    Mas do vermelho ao Ricardo Quaresma, tenham lá paciência, o rapaz foi bem tramado, que aquele safanão é puro reflexo do seu movimento de impulsão, como logo após, já livre do puxão, se verifica outro igualzinho e se fosse de um Simão, de um Petit, não se vislumbrava ali além do cartão amarelo ao Tissiet, que lhe puxa e puxa a manga e se atira pò chão, numa de melro e safardana ao vislumbre de um ventinho

    Que o Lacroix, outro marmanjo gaulês bem aproveita. E cartão, a havê-lo, era ao contrário, ao Tissier, farsante, e amarelo


    Mas que cambada nos deixou o Salazar... Oh, gandas fis de puta!

    ResponderEliminar
  4. Tanta azia resulta de estarem mesmo muito mal habituados.
    Que aconteceria neste país (e em particular nesse norte) se em pleno Dragão vissem o árbitro ignorar um golo do Porto contra o Benfica, perdendo o jogo por 0-1 ?
    Pois isso aconteceu na Luz, justamente em 2004-2005, a época de que tanto falam.

    Aliás nessa temporada aconteceram muitas outras coisas, mau grado a mistificação com que todos fomos intoxicados.
    Recordo-me de várias, tais como:

    JOGOS DO F.C.PORTO

    1.C LEIRIA E 1-1 Penalty por assinalar contra, por falta de Jorge Costa
    3.C ESTORIL E 2-2 Falta não assinalada de Seitaridis, no último minuto, por trás ao avançado do Estoril que seguia isolado
    5.C BELENENSES V 3-0 Expulsão errada de Petrolina aos 20 minutos de jogo
    6.F BENFICA V 1-0 Dois penaltys contra não assinalados, com expulsão de Seitaridis poupada. Golo contra não validado
    7.C PENAFIEL V 2-0 Golo em fora de jogo validado a McCarthy
    8.F NACIONAL E 2-2Golo validado com fora de jogo de Derlei a interferir na jogada.
    9.C SPORTING V 3-0Golo validado com falta de Jorge Costa sobre Ricardo
    10.F GIL VICENTE V 2-0Penalty não assinalado contra com o resultado em 1-0
    11.C BOAVISTA D 0-1Fora de jogo mal assinalado ao ataque do Boavista em jogada de golo.
    12.F SETÚBAL V 1-0Único golo resultante de canto inexistente
    14.F MARITIMO E 1-1 Golo do empate marcado por Fabiano completamente deslocado
    16.C RIO AVE E 1-1 Penalty não assinalado a Jorge Costa
    17.F ACADÉMICA E 0-0 Agressão de McCarthy ignorada. Deu origem a sumarissimo.
    18.F LEIRIA 1-0 Único golo resultante de canto inexistente. Agressão de Fabiano punida apenas com amarelo
    21.C GUIMARÃES E 0-0 Penalty cometido por Ricardo Costa junto à linha final não assinalado, a 10 minutos do fim
    22.F BELENENSES V 1-0 Penalty não assinalado sobre Lourenço a 5 minutos do final
    27.C GIL VICENTE V 1-0 Penalty não assinalado por mão do inimputável Jorge Costa
    30.F BEIRA MAR V 1-0 Penalty não assinalado sobre Diego
    31.C MARITIMO V 1-0 Golo da vitória claramente em fora de jogo. Penalty a favor inexistente. Expulsão exagerada de um madeirense.
    33.C RIO AVE V 2-0 Primeiro golo após domínio com a mão de McCarthy

    Por sua vez nos JOGOS DO BENFICA recordo as seguintes ocorrências

    3.F ACADÉMICA V 1-0 Penalty sobre Sokota por marcar, faltou vermelho no Penalty sobre Simão.
    4.C BRAGA E 0-0 Penalty não assinalado sobre Sokota
    5.F GUIMARÃES V 2-1 Penalty fantasma assinalado a Luisão, que deu o empate a 9 minutos do fim
    6.C PORTO D 0-1 Dois Penaltys não assinalados sobre Karadas, num deles Seitaridis seria expulso. Golo de Petit não validado. Expulsão excessiva de N.Gomes.
    7.C NACIONAL V 2-1 Golo do Nacional marcado directamente em livre indirecto
    8.F GIL VICENTE E 1-1 Dois Penaltys não assinalados sobre Sokota e Karadas
    9.C SETÚBAL V 4-0 Penalty no lance em que Nuno Gomes se lesionou gravemente, não assinalado.
    12.F LEIRIA D 0-1 Penalty não assinalado sobre Sokota
    13.C ESTORIL V 2-1 Expulsão de M.Fernandes exagerada
    14.F BELENENSES D 1-4 Penalty não assinalado sobre Zahovic
    15.C PENAFIEL V 1-0 Fora de jogo mal tirado a Sokota que ficaria isolado
    16.F SPORTING D 1-2 Expulsão de Alcides exagerada
    17.C BOAVISTA V 4-0 Penalty sobre Miguel no 1º minuto não assinalado
    25.C GIL VICENTE V 2-0 Penalty sobre Karadas não assinalado ainda com 0-0
    26.F SETÚBAL V 2-0 Penalty sobre Geovanni não assinalado ainda com 0-0
    27.C MARITIMO V 4-3 Golo limpo anulado a Nuno Gomes com o resultado em 3-3 aos 70 minutos
    29.C LEIRIA E 1-1 Golo do Leiria em falta de João Paulo sobre Ricardo Rocha
    31.C BELENENSES V 1-0 Penalty sobre Nuno Gomes não assinalado com 0-0.
    32.F PENAFIEL D 0-1 Três penaltys sobre Geovanni, Mantorras e Simão não assinalados. Expulsão perdoada a Wesley

    Será preciso dizer mais alguma coisa ?

    ResponderEliminar
  5. http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=766822

    Peço aos administradores deste blog que ,por favor, façam passar o link acima por todos os blogs de portistas e se possível fazer chegar o artigo em questão ao Futebol Clube do Porto... O nosso clube não pode ser caluniado por pseudo-jornalistas... Ass: Abílio Dias

    ResponderEliminar
  6. Senhor IF, à sua pergunta "será preciso dizer mais alguma coisa?" respondo da seguinte forma:
    faça agora a contabilidade ao contrário, especialmente nos lances em que o Benfica é beneficiado e aqueles em que o Porto é prejudicado. Ou esses não interessam?
    É que, por exemplo, ou me engano muito ou no célebre jogo Porto/Boavista de que fala (e que o Porto perdeu por 0-1), o Porto perde o jogo num lance claramente irregular?

    ResponderEliminar
  7. LF tens imagens desse pretenso golo?
    Se tiveres publica-as.

    ResponderEliminar
  8. Quintino ,

    Tem toda a razão. Esse golo foi fora-de-jgo.

    Aqui vai então a contabilidade ao contrário:

    JOGOS (LANCES) EM QUE O F.C.PORTO FOI PREJUDICADO EM 2004-2005:

    2.F BRAGA E 1-1 Penalty por assinalar a favor, por mão na bola
    4.F GUIMARÃES V 1-0 Golo mal anulado a Jorge Costa
    11.C BOAVISTA D 0-1 Golo do Boavista em fora de jogo
    20.F ESTORIL V 2-1 Penalty inexistente assinalado contra
    25.C NACIONAL D 0-4 Penalty não assinalado a favor
    26.F SPORTING D 0-2 Expulsões duvidosas de McCarthy e de Seitaridis
    29.C SETÚBAL V 2-1 Golo do Setúbal obtido em fora de jogo
    30.F BEIRA MAR V 1-0 Penalty não assinalado sobre Diego
    31.C MARITIMO V 1-0 Golo mal anulado ao Porto.


    JOGOS (LANCES) EM QUE O BENFICA FOI BENEFICIADO

    4.C BRAGA E 0-0 Golo mal anulado a João Tomás
    11.C RIO AVE E 3-3 Golo de Simão em fora de jogo
    13.C ESTORIL V 2-1 Penalty mal assinalado sobre Karadas
    24.F NACIONAL V 1-0 Penalty de Dos Santos não assinalado logo aos 5 minutos de jogo
    31.C BELENENSES V 1-0 Penalty mal assinalado ao Belenenses de que resultou o golo
    32.F PENAFIEL D 0-1 Expulsão perdoada a Simão


    Agora, para não ter eu o trabalho todo, façam os vocês as contas aos pontos perdidos e ganhos devido a erros de arbitragem nessa temporada.
    Surpreendidos ??
    Quem de boa fé acreditou em toda a nuvem de mistificação que envolveu esse campeonato (lançada mais de Alvalade do que daí, faço-lhes essa justiça), acredito que fique de facto surpreendido.

    Retórica é retórica. Factos são factos.

    Quanto às imagens de que fala o pavlovdoorman, elas foram passadas na tv, e só quem não quis é que não viu que foi golo.
    Até o vosso querido Miguel Sousa Tavares o admitiu.
    Só por má fé se pode dizer que não foi golo.
    Embora não se veja a bola a bater no chão para lá do risco, percebe-se que é golo pelo movimento do Baía, que defende de dentro para fora e a bola vai depois bater no poste.
    Não é necessário ser catedrático de física para perceber isso.
    Admito que seja um lance difícil de analisar para o árbitro, mas o assistente Luís Tavares tinha obrigação de ter visto.

    ResponderEliminar
  9. O LF vê muitos jogos do Porto. Por isso adormeceu a ver lances irregulares em favor do Benfica ou trocou as imagens, só pode.
    O golo que não foi nunca ninguém o demonstrou. Já um canto directo do Clayton na Luz, que há tempos lembrei, foi tirado por Bossio da baliza (1/4/2000). Por exemplo, um golo de canto directo do Deco em Guimarães (2001, árbitro Paulo Basptista) também não contou e todas as imagens mostraram golo.
    O LF viu de certeza, porque andou aflito todo o campeonato, que o Mantorras empatou aos 94' frente à Leiria numa falta assinalada ao contrário por João Ferreira quando Karadas abalroou João Paulo; viu que Hélio Santos transformou falta contra o Benfica, por mais uma entrada a varrer do Petit, numa falta a favor que deu 1-1 no Estoril-Benfica no Algarve; viu Paulo Pereira assinalar o penálti mais anedótico com o Karadas a atirar-se em parafuso para o Benfica fazer 1-1 na Luz contra o mesmo Estoril cujos jogadores foram agredidos no túnel no final do jogo; viu Mário Mendes assinalar penálti em bola na mão a Amaral no Benfica-Belenenses, penáltis alias que ainda hoje se repetem (Gaspar, do mesmo Belenenses, antes do Natal), mas não são concedidos ao adversário (mão de Simão em Coimbra na última jornada).
    O LF está à imagem do seu presidente: atrasado mental e anacronismo com patine (não é patente, eu não me enganei).
    Ao LF interessa pouco que se mostrem números a provar como o FC Porto é mais prejudicado, entre os grandes. Interessa falar, inventar, nada provar. Olhe, ao menos diga que leu isso em cartas anónimas...

    ResponderEliminar
  10. Alguns dos lances que refere concordo em absoluto com eles e até os referi (penalti contra o Belenenses, e penalti contra o Estoril por exemplo).
    Outros não estou de acordo como a falta sobre Karadas, que era um jogador extremamente forte fisicamente, e isso raramente era entendido pelos árbitros e adverários.

    O golo do Clayton também existiu, e terá sido um dos poucos lances em que o Porto foi prejudicado frente ao Benfica nos últimos 20 anos de clássicos.
    Poderiamos falar também de um golo de Kandaurov nas Antas, ou das expulsões de Rojas, Ricardo Rocha e Eder, sem tocarem nos adversários, e que estiveram na origem de três derrotas no mesmo estádio, onde aliás o clima de intimidação era famoso.

    O do Deco em Guimarães francamente não me recordo. Ms se o meu amigo se lembra dele mesmo passados 6 anos, admito que possa ter acontecido.

    Já que vamos tão longe, lembra-se de um very-light lançado pelos SUper Dragões quase para cima do guarda-redes do Farense (Peter Rufai), no momento da marcação de um penalti que mesmo assim o árbitro validou ?

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao campeonato de 2004:

    Pergunto: QUANTOS PONTOS VALE UM JOGO contra uma equipa da "grande Lisboa", que joga num campo tradicionalmente difícil, mas que, SEM QQ EXPLICAÇÃO,... e quando corre tremendos riscos de DESCIDA DE DIVISÃO... resolve jogar no.... Algarve... num jogo arbitrado por um árbitro - Hélio Santos - com chuteiras DOS vermelhos.... com um jogador do Estoril - Rui Duarte - a não descansar enquanto não foi expulso (....jogador esse que depois ...saiu do Estoril para o Boavista... quando o Nelson foi vendido pelo Boavista aos...vermelhos...).. com os vermelhos a ganharem com um golo de um livre que não existe... numa altura decisiva, para todos, do campeonato ... em que na semana anterior ao jogo o Primo Fernando (o familiar do Veiga que, mais tarde, andou, IMPUNEMENTE, aos ESTALOS no aeroporto internacional da Portela) resolveu almoçar e jantar com alguns jogadores do Estoril... Estoril cujo proprietário era o ...Veiga.... que também era director geral dos vermelhos.... que ameaçou o Litos e o Carlos Xavier, treinadores do Estoril, com o despedimento... ?

    Vale quanto ? 5, 10, 15, 20 pontos, mais, ...um campeonato ??!!!

    Quem souber que responda...

    ResponderEliminar
  12. Decididamente arbitragem não é o vosso tema forte...

    Se falassem da grande equipa que tinham com Mourinho, Derlei, Maniche, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Deco e Ricardo Carvalho (entretanto totalmente desmantelada sem que se veja o reflexo na vossa contabilidade, mas isso são outras coisas, que pouco me importam, mas deviam preocupá-los a vós). Ou da coesão e espírito de grupo que normalmente as vossas equipas têm. Eu então teria de me calar.

    Agora de arbitragem ????!!!!????
    Vocês ??????!!!!?????
    Depois de tantos anos de Sistema Dourado ?????!!!!!?????
    É preciso ter uma grande dose de fanatismo !

    É verdade que houve um penalti não assinalado em Leiria. E depois ?
    Ainda ontem houve um sobre o Linz no Boavista-Sporting e pouco ouvi falar no assunto.

    Nem sempre quem mais alto grita tem a razão do seu lado. E vocês, decididamente, em termos globais, nem sequer deviam ter coragem para falar de arbitragens.

    ResponderEliminar
  13. O Estoril jogou contra o Benfica no Algarve de modo a fazer uma receita muito maior.
    De resto até pouparia uma deslocação ao Benfica, caso jogasse em casa.

    Quantos anos jogou o Salgueiros (e outros como o Leça e até pontualmente o Boavista) contra os grandes na Maia ?



    Quanto a almoços e jantares, parece-me também que são vocês quem menos deveria falar.
    Em todo o caso essas são situações de que a justiça se encarregará, como agora parece estar finalmente a dar sinais de querer fazer, ainda que sem as correspondentes penalizações de uma justiça desportiva demasiado temerária para com o poder há muitos anos instituido - caso contrário já estariam na segunda divisão como a Juventus.

    Aquilo que se vê no campo, isso sim, está à vista de todos. E os títulos que os clubes têm conquistado nos últimos 20 anos, também.

    ResponderEliminar
  14. Mister IF: honra lhe seja feita, a sua memória funciona para os dois lados. Ainda bem.
    Quanto ao resto, não sei se já se apercebeu mas neste blogue já se debateu e debatem assuntos que não recolhem propriamente a unanimidade de todos os adeptos do nosso clube.
    No mais, meu caro, um penalti é um penalti e tem o Porto tanta razão em reclamar como o Benfica, o Sporting ou qualquer outro clube. Porque, como diz, aquilo que sê no campo, isso sim, está à vista de todos. Assim como os títulos.
    Para finalizar, eu sou dos que pensam que se há culpas a atribuir no famoso processo, então que se atribuam. Mas a todos, por igual e e sem excepção. Porque há por aí uns senhores que podem querer vestir a pele de cordeiros, mas que todos bem sabemos aquilo que são!

    ResponderEliminar
  15. De acordo com o Senhor Elmano Santos:

    1 - O Porto só reclama porque não está tão habituado a perder como outros clubes (ele não diz mas suponho que deve estar a falar do Aves, do Estrela, da Académica...);
    2 - O jogo de Leiria teve uma ou outra decisão difícil, mas na generalidade ele (Elmano) decidiu bem na maioria delas.
    Reparem bem: generalidade e maioria... Pois é, senhor Elmano Santos, o senhor (assim como os outros árbitros) a querer falar, falava e explicava as decisões que tomou em vez de andar a refugiar-se na generalidade das situações em que na maior parte até decidiu bem!

    ResponderEliminar
  16. Caro LF, não é meu timbre discutir lances de arbitragem. Faço-o em raras excepções, tal como a da passada sexta feira em que por melhor que jogasse o meu clube via-se que não poderia sair do jogo com a vitória. Por isso não vou escalpelizar qq dos casos de que fala. Compreendo que outros o façam e ainda bem que fazem. Honra lhe seja feita em vir para cá discutir esses assuntos. Mostra que não tem medo de dar o corpo às balas.

    Mas quanto a outros assuntos sobre o FCPorto tenho que lhe dizer que está redondamente enganado. Se há blog onde se discutem os problemas do FCPorto é neste blog, aliás como já disse o Quintino. É uma questão de procurar. Mais, se há adeptos conscientes dos problemas do seu clube esses adeptos são os do FCPorto, que muito raramente se escudam em erros arbitrais para as derrotas, talvez pelo hábito em sabermos que o FCPorto tenta sempre passar por cima desses erros atrás da vitória, e olhe que eles são mais que muitos ao contrário do que o LF vê, talvez influenciado por uma comunicação social cega pelo seu clube, que consegue realçar o mais pequeno erro contra o seu clube e branquear completamente um enorme erro a favor do FCPorto. Deve ser por isso que fala em tantos erros.

    Mas há casos tão evidentes que se torna impossível o adepto mais calmo ignora-los e este último jogo é um desses exemplos. E o LF parece já ter concordado com isto, só que até acha que nós não podemos sequer reclamar justiça, sabe-se lá por influencia de quem. Era o que faltava.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Se visitar o meu blog (www.vedetadabola.blogspot.com) também verá que raramente falo de árbitros, salvo numa pequena classificação (a que chamo "real") e vou actualizando semanalmente, e onde de resto atribui um ponto ao F.C.Porto no jogo de Leiria pelo penálti não assinalado.

    Certamente que podem falar do penálti. Estão no vosso direito.
    O que me parece absurdo é passar daí para uma teoria da conspiração envolta em enorme gritaria (tipo virgens ofendidas), que não faz qualquer sentido, até à luz do que foram os últimos anos do futebol português.

    Tenho reparado que por aí fazem da imprensa desportiva um cavalo de batalha, esquecendo que é a arrogância do vosso presidente que tem alimentado a antipatia que o país (que a imprensa naturalmente reflecte) vos devota.
    É estranho aliás que um clube que tem dado tantos títulos internacionais ao país não mereça dele qualquer tipo de reconhecimento, mas sim uma animosidade permanente. Isso devem-no às constantes atitudes provocatórias, cínicas e guerrilheiras do vosso querido presidente, para quem as vitórias valem o carácter, a ética, o desportivismo, a civilidade e até a coesão nacional.

    Se também se interrogam sobre certas situações do vosso clube, penso que fazem muito bem. Os títulos por vezes abafam tudo, mas há por lá muita matéria de reflexão.

    ResponderEliminar
  18. O que o lf quer fazer passar é a menssagem que quando perdemos culpamos sem razão o arbitro, pois muito bem basta dar uma vista pelo blog e dê uma olhadela pelo Braga-Porto onde a equipa foi bem criticada juntamente com o treinador não nos escudamos atrás de arbitros para justificar os nossos fracassos.

    A revolta em Leiria tem razão de existir não foi um arbitragem normal e sempre em beneficio do infrator, a unica coisa que quero ,não é como muitos querem dar a entender que estamos á espera que nos favoreçam no proximo jogo, queremos jogar de igual para igual sem manhosices pelo meio.

    A excepção daquela época de 2003/2004 o FCPorto sempre apresentou equipas mais coesas e um nivel colectivo bem melhor que os adversários directos basta ver o percurso europeu nos ultimos 20 anos com muitos sucessos.

    Não vou entrar na onda do lance aqui ou o lance ali porque decerteza que qualquer um aqui sabe mais que eu, eu não vejo os jogos dos nossos adversários , não sei como jogam e muito menos se são beneficiados ou prejudicados.

    Temos uma equipa muito boa, com jogadores de muita qualidade, pena não serem todos, e ainda há muito campeonato e muito estádio para visitar, quero já no proximo jogo que a equipa dê uma resposta positiva e que ganhe.

    Faça chuva ou faça sol acompanharei sempre o meu clube espero que todos façam o mesmo, Vila das Aves foi um bom exemplo agora é só continuar.

    Um abraço Portuense, Tripeiro e muito Portista.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. A resposta ao meu comentário, que falava num jogo que "deu" um campeonato (coisa pouca...), foi:

    "O Estoril jogou contra o Benfica no Algarve de modo a fazer uma receita muito maior."

    Uma receita maior ??!!!! Li bem ??!!!

    Claro, faz todo o sentido.

    E (também) por causa desse jogo o Estoril foi parar à divisão de honra onde as receitas são extraordinárias...é só dinheiro...

    BRILHANTE !!!

    Não percebo como é que ainda mais ninguém se lembrou disso...

    ResponderEliminar
  21. Arbitragem escandalosa de Elmano e LAcroix...Mais um roubo a ser abafado pelo Sistema dominado pelo slb...E preparem-se para outros nas pxs jornadas!!

    ResponderEliminar
  22. Antas,

    O que quis foi desmontar a ideia de que o F.C.Porto é uma vítima das arbitragens, que tendo em conta a realidade do futebol português dos últimos 20 anos quase soa a surrealismo.

    Admito que o Benfica tenha sido protegido nos anos 60 e o Sporting nos anos 40. Mas desde que vejo futebol o sistema tem andado quase sempre com o F.C.Porto ao colo. Desde a década de 80 que assim é, se bem que com o Apito DOurado as coisas tenham refreado um pouco.

    Recordo, a propósito de Apito DOurado, que independentemente de em termos processuais as escutas constituirem prova ou não, elas são verídicas e demonstrativas de como as coisas se passavam e quem eram os interpretes.
    Aliás, era algo que há muitos anos se falava.

    ResponderEliminar
  23. Situacionista,

    O Estádio do Algarve leva 30 mil pessoas (e nesse dia encheu por completo). O do Estoril não deve levar mais de 7 ou 8 mil.

    Além disso dizer que o Estoril desceu por causa desse jogo parece-me profundamente abusivo.
    Será que na Amoreira ganhava ao Benfica ?
    Recordo que o Estoril ficou a 8 pontos da linha de água.

    ResponderEliminar
  24. Zirtaev,agora "contratas-te" 1 lampiao?O Ze Luis sim veio enriquecer o blog, agora o lampiao ja esta a meter nojo,quer atirar areia para os olhos de quem?
    Agora pessoal vamos levantar a cabeca e todos ao dragao(eu se podesse ia)no sabado? quero ver o estadio cheio a apoiar o NOSSO PORTO,para calar estes parolos todos

    ResponderEliminar
  25. o If é zarolho, é estrábico, como a mulher do guarda-livros, o da cunha e orelhas, sem mesmo meter cá pinóquios

    ResponderEliminar
  26. Caro LF (não é Luis Filipe pois não?) devo dizer com todo o respeito que me merecem as opiniões contrárias, que acho interessante que fale da questão do Estoril-Benfica como se de um favor do Benfica se tratasse! É verdade que um boa parte dos dirigentes do estoril têm ligações fortíssimas com o Benfica, mas manda o bom senso que as coisas sejam feitas com algum decoro! O Benfica devia ter jogado no campo do Estoril e ponto final, ou então por uma questão de receita deveriam ter ido pura e simplesmente e sem hipocrisias fazer o jogo ao Estádio da Luz, sempre levava mais gente e havia menos dispêndio nas deslocações, quer para uma como para outra equipa! Recordo por falar em jogos feitos fora do campo adequado, que houve uma época e já depois, muito depois, do 25 de Abril, que o Porto foi obrigado a efectuar os 5 ou 6 jogos finais do Campeonato desse ano na Póvoa de Varzim! Por uma razão qualquer o Porto teve que cumprir todo o final do campeonato fora do seu Estádio! Creio que mesmo assim ganhamos o título! O Zé Luis que me ajude nas datas e no número de jogos! E não foi por causa de nenhum very light, pois o mais perigoso de todos aconteceu no Jamor e o que aconteceu ao Benfica? Quanto ao penaltie sobre o Linz tem razão, mas quem sai beneficiado desse erro o Porto ou o Benfica? E não esqueça que o penaltie assinalado só aconteceu porque o Juiz de linha o assinalou, o árbitro a dois três metros conseguiu não ver, o que todos os outros Portugueses viram!

    ResponderEliminar
  27. LF conseguiu monopolizar as atenções aqui porque não devem ter ido ao blogue dele que quis aproveitar para publicitar.
    Se o blogue de LF tiver tantos números que por aqui mostrou deve ser uma confusão: primeiro mostra que o fcp foi beneficiado em todos os jogos ou quase. Depois fez umas adendas com os lances em que foi prejudicado. Bom, se formos ao pormenor, por exemplo, da falta do jorge costa sobre o ricado é voltar a lembrar que o nosso capitão tinha três mãos: uma para custódio, outra para polga, entre os quais estava emparadedado, e a do meio para deter o ricardo nas suas costas. Delirante.
    Os 2 penáltis do Benfica-Porto só na tv da tribuna vip lá do sítio com beberetes a rodos (iam a 5 pontos e pensaram que iam ficar a 8). O golo de petit que diz que viu, ainda hoje estamos todos para saber se entrou porque ninguém o mostrou: quiseram mostrar que viram, sem ver. O poder físico do Karadas só foi pena não ter sido mais aproveitado além daquela época.
    Bom, eu como não gosto de deixar ninguém sem resposta digo-lhe que é um imbecil. Mas juro-lhe que já vi um director de jornal (Sporting-Porto, 0-2 golos de Domingos) ir mais longe do que você que vê golos em cantos inexistentes (e vários, pelo que nos conta): pois nesse jogo um golo do FC Porto surgiu de um lançamento da linha lateral... que era ao contrário. Escreveu-se no Record, João Marcelino, salvo erro em 1996, era o tempo de Robson contra Queirós.
    E para não ir mais longe vou-lhe demonstrar a sua estupidez que pelo visto alardeia e de que se gaba por ninguém lhe fazer ver o ridículo em que cai: um penálti no Porto-V. Guimarães (0-0, olha foi com o Elmano!!!) por falta de Ricardo Costa sobre Targino, fora do campo, nunca daria penálti. Aliás, por causa de espertos como você todos os árbitros explicaram o assunto. Mas a estupidez não tem limites. Mas, pronto, você é daqueles a quem a verdade não pode estragar uma boa história, não é sua besta!
    E por aí fora. Até mete nos jogos em que o FC Porto foi beneficiado um penálti sobre Diego não assinalado em Aveiro. Olhe, o árbitro foi o internacional Duarte Gomes.
    O Pedro Proença não marca um penálti em Braga a ver o lance de Jaime jogar com a mão a 10 metros dele (árbitro). O Leiria empata no Dragão com Krpan em fora-de-jogo. O penálti contra o Estoril (2-2) que Derlei falha é claramente falta. Sabe que, com isso, o FC Porto empatou os 3 primeiros jogos, por lances mal julgados pelos árbitros.
    Você alguma vez viu o jogo Campomaiorense-FC Porto em que Bruno Paixão entrou para a história?
    Digo-lhe mais: um Benfica-Belenenses (3-1), creio que em 2002, teve em Isidoro Rodrigues a 2ª pior arbitragem que já vi a inverter completamente as coisas: leia os jornais, até os de Lisboa, desse dia. Vergonhoso.
    Viu mão do Benni num golo em Vila do Conde, como viu mão do Quaresma no último jogo no Nacional, como viu golo do Petit sem a bola lá dentro.
    Mas percebi: você diz que faz uma tabela no seu blogue e até considera que o Porto devia ganhar um ponto em Leiria. Olhe, nojo desse já eu dei conta no Record e desde o início troco as voltas ao nome que deram àquilo e que eu chamo Liga da Falsidade.
    Sabe porquê? Porque eu aceito muitos erros dos árbitros, quando as circunstâncias são difíceis e eu gosto de julgá-los lá no campo, não através da tv que é muito cómodo para nós mas desarmante para eles. Eu não os julgo assim, mas vejo a léguas os medíocres e percebo as más intenções. Conheço os Paulos Costas, os Paraty, o Lucílio nem se fala, o João Ferreira, o Elmano já sabe que adivinhei tudo antes do jogo.
    Lamento que os jornalistas, que julgam na televisão, e alguns mostram os "frames" de alguns lances tirados da tv, consigam até deturpar mais a verdade dos lances do que os próprios árbitros cuja missão é bem difícil.
    Esta, de resto, foi uma jornada exemplar: cotoveladas na 6ª, sábado e domingo. Uma alegada cotovelada do Quaresma deu expulsão, uma cotovelada mesmo, com impulsão e salto com agressão deliberada do Zé Pedro deu expulsão justamente e o Nani sobre o Ricardo Sousa que não deu mais do que uma falta mas cuja repetição na sporttv nunca deu, foi abafada. E nem Olegário nem o corajoso Bertino Miranda viram a agressão do Nani. Ah, são novos e tal...
    Por mim fique no seu blogue e expanda a sua idiosincrasia mas não volte que jamais lhe responderei.

    ResponderEliminar
  28. If, grande blog...
    Tentas ser correcto e és imparcial.
    Só por ler as tuas opiniões vale a pena cá vir a este blog e aturar o meireles a cuspir raiva para todos os lados...escreve muito mas exprimidinho... só veneno (privelegia o insulto para tentar ser engraçado ou descarregar alguma frustração social em vez de tratar dos temas com rigor). Parabéns.... mas penso que estas a bater em pedra dura ...

    ResponderEliminar
  29. Porto1969,

    Como é óbvio ninguém me contratou.
    Apenas utilizei a caixa de comentários para exprimir a minha opinião, num blog onde ainda assim há algumas pessoas civilizadas.
    Eu gosto de discutir futebol. E não só com benfiquistas.
    Acho que estas picardias são saudáveis, desde que não ultrapassem os limites da decência e do respeito, o que nem sempre tem acontecido por aqui. Mas como só me ofende quem eu deixo, não há qualquer problema.

    ResponderEliminar
  30. Meirelesportuense,

    Não se tratou de nhum favor do Benfica nem ao Benfica.
    Não me parece que esse jogo tenha sido assim tão importante na história desse campeonato.
    O Benfica ganhou-o com grande dificuldade, como se lembram, mas mesmo depois disso chegou a perder a liderança, recuperando-a no Benfica-Sporting da penúltima jornada.
    Fez-se uma tempestade num copo de água de um caso menor, que pouco ou nada teve que ver com a luta pelo título.

    Por mim pessoalmente, gostei bastante desse fim-de-semana algarvio, com um tempo fantástico e uma vitória do meu clube.

    ResponderEliminar
  31. Zé Luis,

    Os termos excessivos que utiliza não mereceriam que perdesse muito tempo a responder-lhe. Mas compreendo o seu nervosismo, não necessariamente com a derrota de Leiria (descanse que ainda levam 5 pontos de avanço), mas sim com o desmontar de algumas ideias feitas e verdades absolutas que eventualmente quereria que passassem incolumes.

    Em primeiro lugar não aproveitei para publicitar coisa nenhuma. Simplesmente, quando comento pela primeira vez seja onde for, acho honesto mostrar quem sou, e disponibilizar o endereço do meu blog é uma forma de o fazer - e aproveito desde já para o convidar a visitar, uma vez que sugere ainda não o ter feito.
    Se alguém publicita alguém sou eu a vocês, pois tenho-os incluidos na minha lista de links, tal como outro blog de portistas e dois de lagartos. E não conto tirá-los pois gosto de ler o que pensam os outros.

    Gostaria também de me penitenciar pela gaffe do penalti do Diego em Aveiro, que de facto foi em prejuizo do F.C.Porto. Dei de imediato por ela, mas como sabe não se conseguem corrigir comentários depois de publicados.

    Quanto aos outros lances, reconheço que alguns são e foram polémicos.
    Se fosse outra pessoa a fazer a classificação certamente que haveria algumas diferenças pois há jogadas que nem após várias repetições são claras.

    No entanto, o que avulta, é que nem que você se pinte de azul e branco conseguirá demonstrar com factos que o Benfica foi campeão graças à arbitragem.
    Muitas pessoas provavelmente pensavam que o Benfica depois de 11 anos nunca mais seria campeão naconal, e vendo-se perante essa possibilidade, foram forçados a arranjar desculpas e a mistificarem a verdade, para o que contaram, diga-se, com muita da comunicação social, em especial a alinhada com o Sporting.

    Quanto aos lances mais antigos de que fala, francamente não me recordo.
    Houve jogos na história do futebol em que o Benfica foi beneficiado pela arbitragem. É verdade que houve.

    Mas já que falou no Isidoro Rodrigues, lembro-me de na 1ª jornada de 2001-2002 ter prolongado o jogo 9 minutos até o Varzim conseguir o empate com o Benfica na Póvoa. Lembro-me também de expulsar o João Pinto e o Helder num jogo frente ao Boavista na Luz em 1996, e arranjar um penálti para o Boavista empatar.


    Quanto à cotovelada do Nani estamos de acordo.

    Respeitosos cumprimentos
    LF (sem publicidade)

    ResponderEliminar
  32. do very light lançado ao guarda redes do farense n foi a nossa claque k matou um adepto de outra claque.por isso enfia uma rolha nas duas bocas k tens e cala-t de ves, n fomos nos k vivemos durante umas dezenas de anos ás custas de uma ditadura,etc........

    ResponderEliminar
  33. Salazar, blá blá,...Jogo do Leiria?25 de Abril blá blá... Apito dourado Revolução dos cravos blá blá...
    Tenho a certeza que quem escreve essas bobagens nasceu depois de 1974 e nem sabe o que esta a escrever...
    Ditadura no futebol vivemos 15 anos com o Hitler do futebol (P.C.), mas essa voçes assistiram e a revolução Morgado veio terminar em 2007 ... não aceitam? então emigrem (em Italia a Juventus desceu e na França è pior...)
    Quando partirá a cadeira do vosso ditador???Não percebeste?? Pergunta ao teu papai...

    ResponderEliminar
  34. Sr LF naquele jogo recreativo x FCP da época 2004-2005 a única coisa esquisita que eu vi foi o vermelho ao bosingwa,que até hoje ninguém me conseguiu explicar por que é que aconteceu!O pretenso golo do caceteiro encartado,se fosse ao contrário era unanimemente considerada excelente decisão do trio de arbitrágem!Quanto ao jogo do estoril no algarve,se fosse o FCP a fazer isso as coisas não teriam um aspecto tão inocente como voces tanto se esforçam por lhe dar!e depois vinham os moralistas hipócritas do costume dizer que "à mulher de cesar não basta se-lo tem de parece-lo!Àh e Deus nosso senhor nos livrasse de num gesto altruista,calçar os descalços,que será apenas um aforismo de um dos seus mandamentos!Mas vocês sabem do que é que eu estou a falar!

    ResponderEliminar
  35. LF, não sei se ainda vai ler isto. Mas não se preocupe, vou-me dar ao trabalho de ir ao seu blogue e também o escrever aí. Espero depois não ser atacado por nenhum vírus peçonhento habitante dessa magnífica tertúlia que bebe uns whiskies sob o sol do Algarve como o "previlegiado"??? (não será privilegiado?) social Soares Franco que tanto o elogiou nestes comentários.

    É realmente extensíssima a sua base de dados. Mas permita-me apenas comentar algumas das suas afirmações:

    1º - Não compare bolas que entram/não entram em cantos, com bolas rematadas a 40 metros da baliza (Petit no célebre Benfica-Porto, em que os dirigentes e jogadores benfiquistas tiveram um comportamento exemplar no final do jogo...). Já que falou em física, seria impossível o fiscal de linha ajuízar correctamente esse lance. Estava naturalmente a acompanhar o ataque. Se validasse esse golo estaria a adivinhar, pois não estava na linha da bola (longe disso).
    Já nos cantos será fácil avaliar, uma vez que está na linha da bola. Tudo isto é evidente, só não vê quem não quer.

    2º - Como não vou comentar todos os lances que referiu. Apenas lhe vou contar um dos jogos mais caricatos que já vi. Não sei em que época foi, mas era um Belnenses-Benfica e jogava o Edgar no Benfica, portanto para si não será difícil lembrar-se. Pois nesse jogo o árbitro validou como golos dois remates que o Edgar fez em que a bola bate na barra e depois bate no chão, visívelmente antes da linha, nem na linha bateu!
    Espantoso, isto aconteceu durante o tal consulado dourado do FCPorto! Há coisas fantásticas, não há? Ah, e o Benfica ganhou...

    Alguns anos mais tarde, também em Belém, o Benfica marcou um golo, depois de o Simão agarrar um jogador do Belenenses à entrada da área , pelo lado direito. Parecia daquelas brincadeiras que fazemos com os amigos em jogos de futebol, em que agarramos a camisola, atiramo-lo para o lado e seguimos. É claro que a seguir paramos e rimos. Mas não foi o que o Simão fez. E o árbitro deixou! Curioso, não é? Olhe, o Benfica também ganhou, e foi durante o consulado dourado...

    3º - "A antipatia generalizada da população, que naturalmente se reflecte nos jornais." Meu caro. Não é assim tão inocente, pois não?
    Então, onde estão sedeados esses jornais? Quem é o clube de longe com mais adeptos? Não é preciso ser um expert em estatística, para adivinhar as cores cubísticas desses antipatizantes.

    Não se esqueça. O Porto é o clube que mais ganha, cá e lá fora há muito tempo. Isso cria muitas invejas difíceis de engolir para os adeptos do Benfica e Sporting. E a inveja cega. Já terá reparado que esse é um sentimento, que infelizmente grassa no nosso país, e não é só no futebol.

    ResponderEliminar
  36. Não há mais nada para dizer???É só copias de comentários...
    as vezes mais vale estar calado...

    ResponderEliminar