23 janeiro 2007

O porco não cai à velocidade da Luz

Não é por se deixar cair um porco e uma lanterna de uma árvore,
e verificarmos que caem mais ou menos à mesma velocidade,
que podemos concluir que um porco anda à
velocidade da luz.

Faz por estes dias três anos do já famoso FC Porto-E. Amadora (2-0). Insípido, irrelevante para a “economia” desse campeonato, o jogo ficou retido na História por suspeitas, via caminhos enviesados, que numa primeira fase entraram para a prateleira do arquivo de um tribunal mas de cujo bolor e verdete alguém entendeu retirá-lo com o bafo de uma Morgado de antigos solares atarefada em pôr a brilhar o baço sistema judicial português.

Será já, talvez, o jogo mais badalado da História. Contudo, tendo sido alvo de transmissão televisiva, nenhuma tv se propôs repetir o encontro na íntegra. Estranho que algo à mão de semear, ainda que os boatos sejam alvo mais fácil para medrar, para satisfação dos adeptos, da curiosidade geral e da reposição do valor e da verdade das coisas não se tenha alguma vez retransmitido o jogo. Fica uma espécie de um boato…

Este caso, além das escutas telefónicas transversais a um outro momento de investigação, teve, ainda, uma minuciosa verificação técnica feita por três ex-árbitros de reputado perfil. E nada encontraram de suspeito na condução do referido jogo, atribuída ao árbitro eborense Jacinto Paixão. Aliás, se uma equipa foi beneficiada nessa partida foi a do E. Amadora, com um jogador poupado a expulsão por entrada violenta sobre Costinha, ao que me lembro, além de várias situações de fora-de-jogo indevido assinaladas ao FC Porto, na conclusão pericial.

Manhas que cantam

João Manha, na Record Dez, de 16/12/2006, subitamente recuperou o “diz-se que é uma espécie de escândalo”. Já não dava crédito a esse julgamento especializado, entendendo menorizar, cito, “averiguações técnicas da Polícia, envolvendo peritos acima da suspeita generalizada com o objectivo ridículo de encontrar um nexo de causalidade directa para os alegados crimes de corrupção e tráfico de influências”.

Reparem, e sublinho-o, no ridículo da tese. Tem de provar-se, como na primeira avaliação judicial se concluiu, que haja um prémio correspondente a uma falcatrua. Mas não se detectou falcatrua. Nada de suspeito ocorreu no jogo, chispa suficiente para justificar uma investigação.

Se há indícios, ou suspeitas de crime, deve investigar-se, embora o nosso baço ministro da Defesa o tenha negado sobre os voos da CIA nos Açores: “Não há indícios, não há averiguações”, disse sem convencer.

Escrevia ainda o mesmo ex-jornalista de causas antiportistas, a concluir a sua fedorenta tese da corrupção-que-tem-de-haver:

“Com a mesma lógica das análises [as dos árbitros peritos] que se seguiram aos jogos denunciados nas escutas telefónicas, ainda vai aparecer alguém a lembrar-se que o Porto perdeu um clássico na Luz apitado por Martins dos Santos ou que Augusto Duarte raramente dirigiu jogos dos azuis e brancos”.

Claro que o Augusto Duarte dirigiu jogos dos azuis e brancos. Esse campeonato alegadamente sob suspeita levou o apito bracarense, que viria a ser despromovido à 2ª categoria, ao Beira-Mar-FC Porto (0-0), único jogo em que dirigiu os portistas, outro jogo sem influência na “economia” do campeonato.

Mas essa das manhãs que cantam, dos manhosos comentários cuja insídia não colhe, é só para distraídos.

O golo virtual de Clayton

E não é que o próprio Manha conhece um clássico perdido pelo Porto na Luz apitado por Martins dos Santos?

Eu lembro-me, o João Manha lembra-se, que a 1 de Abril de 2000 o 1-0 final, além de muito feliz num tiro para o ar de Sabry, teve muito para contar e o deixou embaraçado.

O agora também suspeito Martins dos Santos, alegadamente um árbitro do chamado sistema mas cujo pretenso proteccionismo de dirigentes manobradores não chegou para erguê-lo a internacional da arbitragem, influenciou o resultado.

Um canto directo de Clayton, da esquerda, foi tirado dentro da baliza por Bossio. O auxiliar também não viu a bola dentro da baliza, apesar do ângulo favorável que um “liner” sempre tem na marcação de um canto. O FC Porto viria a perder o campeonato e nesse jogo agravou-se a diferença pontual para o então líder Sporting. Em Alvalade, o FC Porto perdeu o comando da Liga num jogo em que um golo portista foi invalidado a Jardel por alegadamente a bola ter sido cruzada para lá da linha de fundo, com o mesmo árbitro-auxiliar a ver, dessa vez, a situação irregular. Para precisar, o árbitro-auxiliar comum aos dois jogos foi (é) Paulo Januário, que me dizem ser portista (Martins dos Santos confessou sê-lo, numa entrevista)

Pior: nessa altura a RTP tinha câmaras para fazer “imagens virtuais” e demonstrou, claramente, que o golo de Clayton na Luz devia ter sido validado. Mas só no dia seguinte à noite, no Domingo Desportivo, pôs no ar as imagens. E levou o embaraçado João Manha a lamentar a má visão de jogo que teve, suplantado pela óptica mais certeira das câmaras, ainda que o ex-director do Record, Rui Cartaxana, nem nessas imagens quisesse acreditar.

Vamos ver o porco voar…

Pelo sim pelo não, desconfiado como sou, dei-me ao luxo de escrutinar não as arbitragens, embora lhes conheça as manhas e tendências, mas todos os árbitros que desde 1994-95, início da saga do penta portista, dirigiram jogos dos três grandes.

Apanhei 62 árbitros no total, uma lista e conclusões que darei amanhã a conhecer, já que vamos entrar na 2ª volta da Liga e convém avivar as meninges com factos, não com interpretações e nexos de causalidade cuja semântica não desdenha do sexo dos anjos. Para já ficam os interessados a saber que, de 408 jogos possíveis do FC Porto em todos os últimos 12 anos (doze, é muita fruta), Augusto Duarte apitou nove (só 9) e Martins dos Santos quinze (só 15) jogos do FC Porto. Não chega para rotulá-lo de “testemunho sólido”, terminologia aconselhada a fixar e exprimir mesmo sem ligá-la a acórdão jurídico algum, de que foi o suficiente para 8 desses títulos serem ganhos pelos dragões.

Como rampa de lançamento, deixo no ar a comparação com o porco e ridícula tese de cair à velocidade da luz se for lançado de uma árvore ao mesmo tempo que uma lanterna.

19 comentários:

  1. Caro Zé Luís: Junto um comentário meu já feito há pouco no Blogue Bi-Campeões do Mundo e agradecia que desse a sua opinião sobre ele!
    «De acordo com o comentário do f.c.limpa tudo que tomou e de uma forma corajosa a posição pessoal de enviar uma exposição ao PGR e solicitar esclarecimento a essa exposição, proponho o seguinte: que alguém ligado ao F.C.do Porto redija algo do género acima descrito, com a maior precisão possível de todos os actos que são do conhecimento público e que "ofendem" aquilo que é a justiça e o comportamento éticamente correcto na área Desportiva. Que faça esses relatos de forma exaustiva e inclua neles por exemplo o que se passou este domingo na Luz onde mais uma vez o Lucílio Baptista decidiu "dar" uma ajuda ao SLB e expulsar um jogador da UDLeiria sem nenhuma razão para o ter feito -como é a opinião unânime dos comentadores Desportivos devidamente avalizados- e com isso mais uma vez -este ano- deu um empurrão aos senhores da 2ª Circular! A Justiça em Portugal não é para ser aplicada apenas a alguns réus considerados "convenientes", mas a todos os Portugueses tenham eles "orelhas pequenas" ou não, sejam eles residentes no Sul ou não! Que esse documento faça essa exaustiva alusão aos factos já conhecidos e a outros ainda por discutir, seja posto a circular amplamente e seja subscrito por todos aqueles que estão descontentes com o rumo "patético" que a Justiça está a trilhar em Portugal. Em última estância, que venham Juízes de fora do País -que mereçam credibilidade- apreciar estes casos que aparentemente não podem ser avaliados pelos Juízes de dentro, de uma forma honesta e isenta!Corremos o risco de assistirmos a um "julgamento farsa" comandado sabe-se lá porque interesses! Viva a Justiça! Viva Portugal! Viva o FC do Porto!»


    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente assisti a uma confissão Pública do Barbaças admitindo claramente a existência de Sistemas de Corrupção nos períodos em que Benfica e o Sporting eram campeões anos e anos seguidos. ACONTECEU NO DIA SEGUINTE...Mais, confessou que o Marinho Neves era pago pelo Sporting para saber antecipadamente as nomeações dos árbitros -diz ele que era para acabar com a corrupção- e que era uma espécie de Agente Secreto do Sporting no Norte...Enviava relatórios para o Dias da Cunha, todas as semanas.Está por conseguinte justificado a existência do livro! Esse, eles já descartaram -já está queimado e as malandrices que tenha feito,assim como as dos seus PASSADOS GLORIOSOS, entraram já em período de caducidade, como no "caso" João Pinto- faltam-nos saber quem são os "outros" que trabalharam e ainda trabalham para o Sporting e já agora quem são "aqueles" que trabalharam e ainda trabalham - e devem ser muitos mais que as mães- para o Benfica!Também disse o "Barbaças" que o "mestre" Cândido de Oliveira -um dos "ilustres" fundadores da ABola, ex-treinador do Sporting e do Benfica e ex-seleccionador Nacional- afirmava que para se ser Campeão Nacional era preciso reunir três condições: TER OS ÁRBITROS NA MÃO, TER DO SEU LADO A COMUNICAÇÃO SOCIAL E NO MÍNIMO UMA EQUIPA JEITOSA!!! Agora percebemos porque é que o Benfica, o Sporting e o Boavista conseguiram ser campeões nos anos em que tinham apenas equipas jeitosas!!! O Porto mostrou que para além de uma excepcional capacidade organizativa, não tinha nem nunca teve, a comunicação social do seu lado -como todos já percebemos- mas TINHA Super Equipas e assim nem com árbitros a roubar de toda a maneira e feitio como o Lucilinho Trocaletra -voltou neste fim de semana à LUZ e "deu vermelho directo" a um jogador do Leiria sem que este tenha feito nada ao Petit ele que "nem amarelo" achou dever dar ao Katsouranis quando este partiu a perna ao Anderson!!!- e muitos outros o fazem descaradamente!!! E o coitadito do Careca/mãosinhas voltou a pôr gravata Salmão, o Barbaças regressou ao Verde e o comentador decidiu pelo meio termo: castanho! É isso, VERDE e VeERMELHO dá Castanho? Guilherme Aguiar continuou CLARO com o azul e branco...Para além disso teve o "Barbaças" a confissão da maior BURRICE que eu já ouvi em toda a minha vida: disse ele que uma vez ao tentar sair da cidade do Porto, passou DEZASSETE vezes pelo Estádio das Antas -o único local que pelos vistos conhecia mais ou menos no Porto- e teve de ser encaminhado por um Táxista até à Ponte da Arrábida para poder ir direito à sua terriola! Por amor de Deus, eu quando fui pela primeira vez a Lisboa -tinha apenas sete ou oito anos- não me enganei no caminho nem para lá, nem para cá: mas claro sou PORTISTA!!!!Estou BANZADO!!!...Sporting, Benfica, Carolina, Marinho Neves, Santana Lopes, LFV, JVigarista, Cervan, SIC, TVI, RTP, SPORTV, MJM, PGR, PR, PMin., PCMPorto, PCMLisboa, investigar, investigar, investigar!!!! E dizia o "Barbas" para terminar que os árbitros no tempo dos CINCO VIOLINOS tinham MEDO de afrontar o SPORTING porque este tinha homens influentes no GOVERNO...PERGUNTO EU: e o BENFICA como conseguiu ganhar tantos anos durante o FASCISMO???INVESTIGAR MJM, INVESTIGAR, INVESTIGAR...Porque o CRIME não CADUCA....

    ResponderEliminar
  3. O caso Apito Dourado tem uma explicação simples.

    Fala-se há anos na corrupção desportiva. Quando apareceu, exactamente, este caso? Foi no exacto momento em que se quis abafar a Casa Pia e "chutar" para canto o juiz que estava a fazer estragos. O caso da Casa Pia continua sem resultados palpáveis, mas já ninguém fala disso (e, pelos vistos, os melhores recursos do ministério público estão a ser utilizados para fazer um compêndio dos significados da palavra "fruta").

    O Apito Dourado é perfeito, para esse efeito. Para desviar as atenções de violações de crianças perpetradas pela elite de Lisboa, não há melhor do que um processo envolvendo o futebol (que desperta sempre paixões), e tratar de indiciar destacados dirigentes desportivos do Norte (deixando excitado o povão de Lisboa). Arranjar todos os pretextos, por absurdos que sejam, para indiciar o nosso Presidente, é a cereja em cima do bolo (alguém explica que PC seja arguido mas LFV, depois daquelas célebres gravações, não seja)...

    ResponderEliminar
  4. Este processo ameaça transformar-se num caso sério.
    Há suspeitas de corrupção? Como jurista só posso dizer uma coisa: investigue-se.
    Como cidadão, continuo a afirmar o mesmo.
    E o mesmo digo enquanto portista.
    Mas...
    Não se faça da investigação um verdadeiro auto de fé em que a uns aparentemente tudo se perdoa (tudo se esquece) e a outros tudo se exige.
    Não li (nem irei ler) essa obra prima da literatura que Carolina Salgado assina (pois alguém a escreveu por ela).
    Mas, daquilo que tenho visto, até ao momento não trouxe factos novos relevantes ao processo que não fossem já do conhecimento público (outra questão deveras interessante esta das fugas de informação selectivas. Experimentem vocês ser notificados pelo Tribunal para deporem em processo crime e vejam como são notificados. É sempre para ir lá tratar de "assunto do seu interesse". E uma pessoa que, estando inocente, não sabe do que se trata, vai lá perguntar o que é e logo lhe dizem que "está em segredo de justiça". Quem tem culpas no cartório, claro está que não tem interesse nenhum em lá ir!).
    Como dizia, não junta nada de novo, até já se contradisse na questão das agressões ao Ricardo Bexiga, mas serviu para se reabrir uma investigação a um jogo em que, sinceramente, não vi em que é que o FCP tenha sido beneficiado.
    Luís Filipe Vieira é, também ele, apanhado numa escuta telefónica muito curiosa e, até ao momento, nada! José Veiga é apanhado numa escuta telefónica muito curiosa e, até ao momento, nada! Pedro Santana Lopes, enquanto presidente do Sporting, afirmou saber como e onde se compravam árbitros (Canal Caveira, lembram-se?) e, até ao momento, nada.
    As conclusões lógicas que se podem retirar disto tudo são:
    - os coruptos do futebol juntaram-se todos na área do Grande Porto (é obra!);
    - os árbitros de futebol são todos, sem excepção, permeáveis à corrupção e, mais que isso, revelam um temor excessivo pois nunca nenhum veio à praça pública revelar fosse o que fosse de pressões. Ora, assim sendo, os árbitros são todos portistas ou boavisteiros.
    - A Justiça, tal como a vemos nas estátuas junto a alguns tribunais, está vendada mas será que tal venda é para que não seja imparcial e assim só veja o que convém no momento certo a alguns? Não acredito, nem o posso admitir.
    Então, se assim não é, porque é que não temos mais investigações em curso e, havendo-as, porque não se fala delas? Por exemplo, porque é que não se fala agora do Nacional e do União de Leiria?
    E não seria de ficar com dúvidas sobre o facto de em dois jogos consecutivos o Benfica ter sido claramente beneficiado pela arbitragem?

    ResponderEliminar
  5. Não posso, como compreendem, responder a tudo e a todos. Para já nota-se uma preocupação excessiva com o Apito Dourado. Não tenho essa ideia fixa. Nem acredito que, desenterrando um morto, haja qualquer milagre da ressurreição, nem até à Páscoa.
    Só me atenho aos factos. Como os que, levemente, começo hoje a enumerar. Chamou-me a atenção aquele comentário sobre o Martins dos Santos num jogo Benfica-Porto. A ironia é que a denúncia é feita pelo próprio. Não estamos na época das contradições?
    Retenho factos, muitas imagens e comentários e é para desfazer falácias postas a correr, e não meras interpretações sobre se o processo é picante ou salgado, que lembro os casos.
    Meireles, nenhum dirigente do FC Porto podia fazer esse trabalho. Que eu saiba, lá dentro perdeu-se a noção de registar esses desvarios, nem Pôncio Monteiro tinha arquivo para tal e só eu de memória terei um maior do que ele supostamente teria.
    Já percebi que o Meireles é dos mais antigos mas "frescos" e viveu muitas emoções deste tipo que agora comentamos. O domínio dos árbitros é conhecido, as preferências da Imprensa também, uns e outros com resquícios salazarentos que, não é para admirar, está plasmado agora na eleição dos 100 maiores portugueses. Não temos emenda!
    Mesmo a questão de fazer uma equipa jeitosa, bem, lá voltamos ao antigamente e acima de todos ao desvio do Eusébio da Alvalade para a Luz, como em Espanha foi, sob a égide de Franco, o desvio de di Stéfano do Barça para o Madrid.
    A propósito, como gosto de picar os outros que falam ao desbarato de coisas porcas e más, lembrei num blog de um amigo que um dirigente leonino, nos anos 40 ou 50, entrou de pistola em punho no balneário do árbitro de um Atlético-Sporting na Tapadinha.
    Naquele tempo, os cinco violinos podiam não chegar e o Atlético tinha boas equipas e chegou a ficar à frente do Porto no campeonato por uma ou duas vezes.
    Não tardou que outro blogger viesse, de seguida, lembrar que o dito dirigente foi Góis Mota e, ao contrário do que eu supunha ele ser ministro de qualquer coisa, seria o comandante da Legião Portuguesa!
    Estamos entendidos quanto ao que muito se ouve dizer dos tempos antigos de impoluta verdade desportiva e cavalheirismo à prova de bala...
    O Nuno tem razão a falar do contexto político e a manobra de diversão que o Apito Dourado propiciou para salvar a pele de muitos políticos comprometidos na Casa Pia. Alguns deles malharam em Ferro frio e não mais se ouviram por perto nem de longe...
    E aqui também vem bater o ponto do Quintino. Os mafiosos estão todos aqui. As denúncias mais comprometedoras, reveladas pelo Público dois anos depois ddas outras, ainda não tiveram seguimento. Mas a Justiça há-de funcionar. Ou como eles dizem, hum, hum, hádem perguntar a quem de direito e eles que diguem...

    ResponderEliminar
  6. Caro Zé Luis falando do jogo em questão além do cartão mencionado ao que me lembro existe um pênalti a nosso favor não assinalado.
    O jornalista mencionado é um triste de um senhor que não se assume sendo perfeitamente assumido, aliás teve direito a uma menção minha no Tribunal após o jogo com o Atlético (http://tribunal-das-antas.blogspot.com/2007/01/jornalismo-desportrivo-vs.html).

    O apito dourado mais não é do que a desculpa dos pobres de espírito, não se procura justiça, procura-se linchamento. Quero ver se por acidente nada sai de relevante de tudo isto ainda vêem dizer que a procuradora/justiceira também está comprada.
    Apito dourado é trabalho comunitário.
    Apito dourado é vermelhos em lances sem falta, e depois têem a lata de dizer que foi para beneficiar o PORTO; e logo com quem Lucílio o «clássico» baptista.Ainda me lmebro das épocas consecutivas em que nos apitou na Luz e mais tarde em Alvalade, lembro-me dos penaltis sobre Zahovic e Yuran, lembro-me dos cartões esquecidos...

    Enfim uma tristeza de tanta inveja que por aí anda.
    Mas digam o que disserem façam o que fizerem o Porto é uma Nação.

    ResponderEliminar
  7. Continuo na minha, tudo vai ser feito para a obtenção de uma condenação dê lá por onde der. A justiceira tem de mostrar serviço e isso só será válido se condenar o PC.
    Não confio na sua isenção.
    Quanto aos tempos da outra senhora,bem novinho era eu já via o eusébio e o coluna a arbitrarem os jogos, bastava levanterem o braço era logo falta. Verdadeiras vergonhas tivemos que passar com autênticos " roubos de Igreja " como dizia o saudoso Pedroto. Daí o despudor e a inveja como os mouros falam agora, inclusivé as duas aves raras desse programa da 2ª feira que já me recuso a ver, ainda por cima quando quem nos deve defender é soft e claramente cilindrado pelos outros dois trogloditas.

    ResponderEliminar
  8. Ficam, neste excelente post, alguns dados muito importantes a reter que desmistificam muitas mentiras que de tão repetidas chegam a parecer verdades.

    Além de desmascarar manhas e outros como ele, os números que apresentas sobre os árbitros que são tão conectados aos portistas são esclarecedores. Em 408 jogos, apenas 24 foram apitados por eles e ainda por cima falas de alguns em que os beneficiados foram precisamente os acusadores. Mostra a lata que existe para aqueles lados com a conivência dos media de sempre.

    Já agora gostava de saber o número de jogos apitados pelos cúmplices do costume: L. Batista, B.Paixão e J. Ferreira. Eternos inimigos do FCP e tantas vezes chamados nas horas mais difíceis e que mesmo assim não evitam a continua ascensão do Dragão.

    É interessante tb perguntares o porquê da não exibição do tão falado jogo na tv, exactamente no mesmo dia que MST o faz na sua crónica em terras de infiéis. É sinal que os pensamentos são os mesmos e que não existe nada a temer qt ao assunto.

    Por mim o advogado de PdC fazia o mesmo que o advogado do Jacinto Paixão. Pedia para se divulgar tudo na imprensa, tudo acerca das investigações, dos interrogatórios, tudo. Se não há nada a temer era isso que deveria ser feito e por outro lado ficaríamos as saber em que moldes a investigação está a ser feita, já que começam a haver bastantes dúvidas sobre a sua imparcialidade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Alguem ouve falar dos chocolatinhos da cor do Mantorras????

    5 milho€s de €uros!!!!

    Luis Filip€ Vi€ira ARGUIDO!!!!

    Nao p€rc€bo €ste €stranho sil€ncio!!!!

    Grande post este, com a verdade a vir novamente ao de cima!
    Lembro-me perfeitamente do canto directo mas confesso que nao sabia o nome do larápio que apitou esse jogo.

    MUITO OBRIGADO!

    Abraço a todos os que gostam de futebol e já agora também para os benfiquistas para eles nao ficarem a chorar!!!

    "...ajoelhados perante a superioridade do Campeão Nacional..."

    ResponderEliminar
  10. meus amigos, este caso não vai dar em nada na justiça, ou melhor, vai dar mas é algumas indemnizações que a Carolina vai dar a alguém.

    O problema é que o PC não pode ver ninguém a fumar outras coisas que não cigarros e quer ajudar, mas enfim...

    ResponderEliminar
  11. A propósito...EXCELENTE post, parabéns Zé Luis

    ResponderEliminar
  12. Ze Luis excelente(jornalismo) post,digno do pulitzer.
    Para mim longe de portugal a certas coisas que me confundem,nao seria preoritario 1 caso de pedofilia que abalou portugal e a europa,sendo noticia em jornais e televisaos europeias?Se ouve correpcao(coisa normal em portugal,vai ao medico ou tratar de algum papel,nao conheces ninguem estas lichado)que se investigue em todas as direcaos (cores) nao so numa tentando chamar estupidas as pessoas,e a preposito de estupides como apareceu parte do processo na net?

    ResponderEliminar
  13. Para não destoar da unanimidade... Zé Luis, parabéns por mais um grande post!!
    Quanto ao tema em si, pois, se a inicio me assustei com o inicio da 'tempestade Vaca Carol', hoje, depois de melhor conhecida a figurinha e os seus ditos e escritos, podemos estar descansados porque tudo não passa da mesma novela do costume, 'A REVOLTA DOS MEDÍOCRES', com um final anunciado, a ABSOLVIÇÃO!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Excelente trabalho!Só quem não quer ver é que não repara nos pormenores!Já sabemos que tipo de jornalistas temos,são jornalistas do tipo "rasca tendenciosa"!Os manhas,os cartaxanas os pinhões etc,estão ao serviço da segunda circular,mas mais dos vermelhos!Eu sempre disse que para credibilisar o futebol portugues tinham que começar a limpar a comunicação social,retirar aqueles sacanas que usam os jornais,rádios e canais de televisão,muitas vezes pagos com o dinheiro de alguns impostos que eu pago"sim porque eu não os posso pagar todos"para servirem os seus clubes e denegrirem e arrastarem pela lama o nome de outro!Pequeno exemplo:Noticia do jornal da cic:A comissão de disciplina da fpf decidiu instaurar processos disciplinares a onze árbitos por suspeitas de corrupção na época 2003-2004!Imágem de fundo da noticia:O FCP a jogar nas Antas e o árbitro a mostrar vermelho a um jogador adversário!Comentário do antiporto,cabeça de ervilha:Pois é é sempre a mesma coisa o PDC compra os árbitros todos!Conclusão do produtor do programa:Missão cumprida!

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev e amigos, os números todos prometi-os para amanhã. Nomes e números. Faites vos jeux!

    ResponderEliminar
  16. Pois...os comentários deste tipo-de-comentador-desportivo nunca me passaram ao lado. Não é muito difícil perceber que o tal tipo-de-comentador-desportivo não morre de amores pelo nosso clube e por norma as nossas boas exibições são associadas mais ao demérito dos adversários do que propriamente ao mérito da nossa equipa!
    Resumindo e concluindo, não vale a pena ouvi-lo!

    ResponderEliminar
  17. Meus Deus ilumine estas gentes!!!
    Quase campeões e é só lanças contra uma equipa que vai em 3º...porque será?? A grandeza não só se vê em pontinhos do campeonato...
    Em relação ao apito dourado o caso (juntamente com o da Casa Pia) mais nojento da Europa não tenho dúvidas que a culpa morrerá solteira (apesar de todas as provas). Os mais ferozes adeptos do FCP, que batiam no peito a amar a Carolina (acima de tudo, basta recordar as imagens daquela senhora nas bancadas da Luz)devem já pensar que as pessoas que amavam passarão a odiar e se a justiça ñ falhar (como no caso Vale de Azevedo) tb odiarão o P.C.Mas como sou cidadão português honesto e realista só tenho uma palavra a dizer para a investigação e para quem defende o camuflamento: NOJO

    ResponderEliminar
  18. Caro Pedro Mendes. Estamos em 1º lugar com toda a justiça, assim como fomos campeões todos estes anos, com toda a justiça. Ninguém atira lanças contra o clube que vai em 3º lugar, as lanças são apontadas a todos aqueles que com desculpas esfarrapadas, como está provados nestes 3 posts do Zé Luís, tentam achincalhar e denegrir todo o mérito das conquistas do FCPorto.

    As acusações vêm de todo o lado e como quem não se sente não é filho de boa gente, os adeptos do FCPorto têm de reagir e nada melhor que provar com factos as mentiras que TAMBÉM os adeptos do clube 3º classificado tentam impingir a todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar