25 janeiro 2007

Perdemos por penáltis

Recapitulemos, a começar, o essencial das lições anteriores, com o fim de finalizarmos a matéria com um último capítulo dos esclarecimentos às meninges mais perturbadas:

- o FC Porto fez mais jogos do que os grandes rivais (o correspondente a 2 campeonatos a mais do que o Benfica e 3 a mais do que o Sporting, em jogos oficiais dos 15 campeonatos seguidos a 18 clubes, ver posta de 26/12/2006 Gloriosa Década e Meia),

- e invariavelmente dobrava a 1ª volta no 1º lugar e em 15 ocasiões ganhou 11 desses campeonatos (posta de 16/1/2007 General de Inverno sobrevive ao Inferno)

- superando o facto de ter tido nos últimos 12 anos Lucílio Baptista a apitar-lhe 26 jogos, António Costa 24, José Pratas 20, Vítor Pereira 19, Paulo Paraty e Paulo Costa 18 cada, Jorge Coroado 16, Isidoro Rodrigues 14 e por aí fora (posta de ontem, 24/1/2007 Está tudo doido ou todos estão em causa)

- e ainda foi a equipa que perdeu… por penáltis.

Jardel, Deco, Sérgio, Domingos, Rui, Za, Drulo, etc. – bah!...

Eu demonstro. Os dados compilados nas classificações finais dos últimos 11 campeonatos (desde 95-96) a que pude chegar acreditando nos números lançados na Imprensa indicam que o FC Porto, autor de mais vitórias, criador de mais golos, campeão mais vezes, com jogadores de qualidade acima da dos rivais, com craques de craveira mundial nos seus plantéis (Jardel, Deco, Domingos, Capucho, Zahovic, Drulovic, Sérgio Conceição, Ricardo Carvalho, Aloísio, Rui Barros e tutti quanti), com produção reconhecida de futebol de categoria, volume de jogo ofensivo, predisposição atacante e fautor de uma hegemonia que já chateia, pelo incómodo de quem não gosta de vê-lo ganhar quase sempre, pois essa equipa dominadora ao longo dos anos, também com troféus internacionais conquistados em 10 finais disputadas, foi a equipa que teve menos penáltis a favor e só por três foi suplantada pelo Benfica em penáltis assinalados contra si.

Pior, só em duas épocas (96-97 e 97-98), das 11 consideradas pela facilidade de recuperar essa estatística, o FC Porto teve mais penáltis assinalados do que os rivais de Lisboa.

Pior, ao volume de golos dos dragões, equivalente à sua força atacante a que não é alheia a conquista do prémio de melhor marcador da Liga em quase todos os anos (e Jardel foi duas vezes quem mais marcou na Europa, ao serviço dos dragões, e uma vez pelo Sporting), nunca foi contabilizado um número significativo de penáltis adequado a esse vendaval ofensivo.

Calimero queixinhas e perdido às voltas na 2ª Circular

Por exemplo, o incrível número de 17 penáltis dos leões em 2002 e 11 em 2004 jamais bafejou os dragões. Mesmo o Sporting marcando menos golos, teve sempre muita generosidade dos árbitros na concessão de grandes penalidades.

À parte estão as tabelas finais (Cliquem na imagem para ampliar) dos últimos 11 campeonatos, com totais de vitórias, empates, derrotas, pontos, golos marcados e sofridos, mais os penáltis a favor ou contra. Numa ou outra época, considerei até a intromissão saudável de Boavista e V. Guimarães nas contas do alto da tabela. Os minhotos foram terceiros uma vez sem algum penálti assinalado a seu favor!

A contabilidade dos penáltis ficou assim ordenada em 11 anos:

FC Porto 61 a favor, 27 contra

Benfica 69 a favor, 30 contra

Sporting 78 a favor, 20 contra

Com mais 17 penáltis do que o FC Porto e menos 7 assinalados contra si, os leões não deveriam ter muito de que se queixarem. Mas sabemos como é e o Calimero tem tendência a vaguear, choramingas, entre os dois lados da 2ª Circular. Às voltas, às voltas, não sabe onde parar e fica por ali, perdido, sem sentido, dolente e à espera da caridade arbitral.

Cinco anos e 160 jogos sem penáltis contra o Sporting

Convém lembrar, as tabelas finais provam-no, que em quatro épocas inteirinhas o Sporting não lhe viu assinalado qualquer penálti contra, mas até sofrer um num derby em 2000 com o Benfica passaram cerca de cinco anos e à volta de 160 jogos sem uma falta assinalada na sua área a favor do adversário.

Já vimos muito penálti perdoado ao Benfica na Luz (até golos contrários não validados) e muitos ainda em Alvalade (só quatro num jogo do FC Porto que Lucílio Baptista negou) e é em barda que se marcam penáltis a favor das cores daquelas bandas.

Pois é, perdemos nos penáltis.

Mas vão ver que muitos não acreditam.

P.S. - Retenham os factos e não se incomodem a mostrá-los a quem quiser dizer o contrário só de falar.

29 comentários:

  1. Muitos parabéns por todo o teu trabalho desenvolvido e já agora obrigado porque estamos mais fortes para puder contradizer os nossos inimigos.

    Podias mandar estes 3 últimos posts ao Rui Santos, ao Querido Manha, ou melhor, à Pinhão, até gostava de ver isso.

    Esqueceste de dizer que o Sporting até fez o luto pelas arbitragens..é o sistema.

    ResponderEliminar
  2. Sem comentarios....
    Continuamos a provar que somos roubados enquanto outros tentão provar o que não a nada para provar.... uns fizeram luto outros parecem cassetes dizem sempre a mesma coisa, mas esquessecem-se que as cassetes ficam gastas e quando isso acontecer vai-se calar....


    Saudações AZUIS

    ResponderEliminar
  3. Caros portistas, tal como o Zé Luís pede no seu PS, imprimam estes 3 textos, divulguem-nos e guardem-nos, e quando alguns começarem com estas cantigos de favorecimentos ao FCPorto escarrapachem estes textos e as respectivas tabelas na cara deles, porque contra facto eles não terão argumentos.

    E não estão nestes textos os favorecimentos aos clubes de Lisboa, senão os textos não tinham fim.

    Eu só chego a uma conclusão depois destes 3 textos, se por alguma eventualidade o nosso presidente alguma vez pagou fosse o que fosse a árbitros, meus amigos, apenas o fez para não sermos ainda mais prejudicados. Imaginem como seria então.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. quando era pequeno e um dia fui ás Antas, recordo-me de vir um dia pelo caminho a ler um comunicado do Miguel Sousa Tavares ( no tempo em que ele não queria demitir o presidente por causa de um livro) que foi distribuído dizendo que ser portista em Lisboa, é pior do que ser bósnio na Jugoslávia ( mais ou menos assim ).

    Estes 3 post merecem ser distribuídos nos dias dos jogos aos portistas para que não façam esquecer esta investigação magnifica.

    ResponderEliminar
  5. meus caros,

    não traz nada de novo relativamente à personagem mas merece ser lido:
    Paulo Gonçalves, ex-Boavista, é o novo funcionário da SAD benfiquista.

    O antigo director-geral da SAD boavisteira iniciou funções na passada segunda-feira e instalou-se no gabinete que antes pertenceu a Seara Cardoso.

    Paulo Gonçalves vai lidar directamente com Luís Filipe Vieira e José Veiga, quando este regressar à Luz. A sua função principal estará ligada à área jurídica, nomeadamente ao que se prende com aspectos formais de transferências e contratos de jogadores.

    Paulo Gonçalves é advogado de formação e saiu do Boavista em 2006. A entrada no Benfica era um dado praticamente adquirido há meses, apesar de também ter sido falado para a Liga, no Verão passado.

    O nome do ex-fucionário do Boavista esteve até no centro de uma polémica entre Luís Filipe Vieira e Hermínio Loureiro. No início de Agosto foi escrito que o Benfica estava a tentar impor Paulo Gonçalves na Liga. O presidente dos «encarnados» negou com violência. «Se o nome do senhor Paulo Gonçalves aparecer ligado ao Benfica outra vez, eu conto a verdade toda, não só dessa como de todas», afirmou há cinco meses.

    ResponderEliminar
  6. offshore, no milieu já se sabia há muito desta "notícia". O Paulo, alias, começou no Porto e é dragão, foi lançado nas Antas há 10 anos. Acredite no que lhe digo. É só mais um no lado de lá e um dos muitos que se fixam em Lisboa. Também entre lá e o Bessa venha o diabo e escolha...

    ResponderEliminar
  7. Menphis lembro-me disso e era uma ideia muito boa, mas que fica caro, a não ser que haja alguém que se disponha a tal.

    Offshore essa personagem não tem caracter, muitos benfiquistas sabem disso.

    Quanto a mais uma dragão do lado de la, fico na dúvida se eles querem lá quem já sabe alguns segredos do FCPorto ou se, e isto pelo que diz o Zé Luís, é o FCPorto que está a colocar agentes infiltrados em território inimigo :-).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev, há muita gente que vende a alma ao diabo...
    Eu, felizmente, vivo de cabeça erguida no meio das feras.
    Já me quiseram tramar, já me tramaram até, mas muitos sabem que não me dobram.
    E não acredito na tua última teoria da conspiração.

    ResponderEliminar
  9. Pode ser mesmo isso, como falei no meu blog, é tipo Scorsese e o filme " Infiltrados ". São as ratazanas no outro lado para os destruir por dentro.

    ResponderEliminar
  10. Aliás, o filme é " Entre inimigos " que é um remake de " Infiltrados ".

    ResponderEliminar
  11. Uma pérola chegou hoje à minha caixa de correio! Acabo de saber que o Benfica está interessado no empréstimo do Derlei! E as reações dos adeptos Benfiquistas é de cair para o lado a rir! «Então eles -os seus dirigentes- vão buscar alguém que já tem alguma "idadezinha" e que julgam andar preso por arames, enquanto saem notícias afirmando que o Porto contratou aquela que é considerada uma das mais valiosas promessas do futebol sul-americano?»
    -Os Benfiquistas ainda não perceberam que qualquer jogador que tenha brilhado no Porto e esteja sim ou não, à espera de ser reformado, é sempre em qualquer circunstância uma óptima aquisição, porque tem escola e tem aquilo que tem sido a marca do Dragão: a "fome de vencer"!...Temos se quizerem pensar um pouquinho, um stok de jogadores em carteira e disponíveis, de fazer inveja ao próprio Milan!
    Por essa razão e não por outras é que nós vencemos o que vencemos!

    ResponderEliminar
  12. Zé Luis

    Como já verificamos, tem um arsenal de arquivos, que nos tem avivado a memória de factos que porventura, achamos que não teriam a relevância que estão a ter agora.
    Saindo um pouco fora do contexto, e se possível, agradecia, a possibilidade da recolha das declarações da Dª.Carolina, na altura das buscas à casa do Presidente Pinto da Costa. Um pouco à distância, creio que não são nada abonatórias para o contexto actual.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  13. Limpa tudo, já me basta mexer nos árbitros. E entre tantas carolinas por que razão me encaminharia para essa? Tou como o poeta: não sei para onde vou, sei que não vou por aí.
    Ela já contrariou as suas versões em quantidade suficiente... Fora a questão de, além da falta de memória no livro, não ter acrescentado mais nada de boca. Embora pela boca morra o peixe...

    ResponderEliminar
  14. Menphis estava precisamente a pensar no teu post, mas como disse lá não me parece. Apenas dei essa teoria da conspiração por brincadeira.

    FCLimpaTudo, acho que a prórpia se vai enterrar sozinha e não vale mesmo a pena mexer mais na m####. O que o Situacionista fez no blog dele é o suficiente e é o que realmente interessa, desmascarar um despacho absurdo.

    Meireles... é mais um dragão no lado sul da 2ª circular. Se calhar a teoria da conspiração ainda poderá ser real :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Zé Luis... este teu último post é o que se chama 'a cereja no cima do bolo'... brilhante!! e mais uma vez, parabéns por tal estudo e tão completo... melhor, nem na farmácia!

    Zirtaev... Era bom sim que estes últimos 3 posts fossem imprimidos e distribuidos no próximo jogo no Dragão... seria então 'oiro sobre azul'... como diz o Zirtaev, os 'magnatas' do papel que avancem!!

    Memphis Child... que grande ideia que me deste... já sei o que vou amanhã publicar no meu blog... essa do comunicado do MST, não é nenhum comunicado, é uma fotocópia de uma crónica do MST, se bem me recordo, do PÚBLICO. Aliás, e quem o distribui foram os SD, fotocópias de cor azul em papel branco de muita pouca gramagem. Mas logo à noite, já vou confirmar isso, até porque guardo religiosamente esse documento, como muitos outros mais, no meu imenso arquivo pessoal... sim, no meu arquivo pessoal, que eu cá sou meio parecido com um clone do 'Dr Pôncio Monteiro'. Mas que bela ideia que me deste... já nessa altura, a 'novela mexicana era a mesma... é o que eu digo, há coisas que não mudam mesmo.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. BLUE BOY,amanhã lá comentarei no teu blog., recordando isso.

    Eu era pequenino mesmo, deveria ter 6/7 anos ( em que data foi ? ), e nem me lembro que jogo foi, recordo-me de ler isso, sei que foi a claque que distribuiu ( pensei que eram os Dragões Azuis )e lembro-me de ler aquilo e perguntar ao meu pai quem era o Miguel Sousa Tavares. Coisas de infância...heheheehe

    ResponderEliminar
  17. menphis e blue boy, não me lembro bem do que contam sobre algo a circular nas antas do mst.
    Quanto à tirada que ele disse, lá por 1992 ou 93, foi mais assim: Ser portista em Lisboa é como ser muçulmano na Bósnia, pois no auge da guerra civil na Jugoslávia os muçulmanos eram massacrados (Srbrenica, Sarajevo e outras) para a limpeza étnica.
    Quanto ao que aludem mais, contem para me avivar a memória...

    ResponderEliminar
  18. Caros Bloguistas
    Por acaso já viram a pressão inadmissível junto da FPF. e Liga, para também chegar à justiça.
    “Sócios do Benfica enviam abaixo-assinado à Federação e à Liga.”
    A crónica jornaleira de mentecaptos, inclui esta pérola: “Para o grupo de associados "encarnados", o Apito Dourado "demonstra que o espectáculo futebol tem sido manipulado, nomeadamente através da nomeação e classificação de árbitros por conveniência sem que os responsáveis tenham sido punidos até ao momento”.
    Das duas uma ou é desespero, e eventualmente alguma coisa irá acontecer, muito em breve ou já está tudo manipulado para o final do acto.

    Dragões está na altura de agir, com elevação e serenidade, mas agir com os meios que tiverem ao alcance de cada um para desmascarar esta gente, que não tem vergonha pois já perderam o decoro.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  19. limpa tudo, a classificação dos árbitros, as manigâncias dos observadores e tudo isso é o ponto mais sensível a nível da I Liga. Isso acho que vai ser apurado e tem de ser investigado. Se queremos melhor arbitragem tem de se varrer a porcaria no sector.
    Agora, isso não tem a ver com PC. Qualquer presidente manda palpites sobre um árbitro, acho que é bom ou não, que fez melhor ou pior arbitragem. Ninguém é condenado por isso, era o que faltava.
    A corrupção, a existir, será a esse nível e aí pague quem tiver de pagar. Mas quem é que manobrava as classificações?
    Ora, quem nunca promoveu Martins dos Santos e Augusto Duarte a internacionais. A conexão com o FC Porto falhará logo aí. Se o major e Pinto de Sousa manobraram é problema deles, mas apure-se a verdade.
    Isso, tal como os problemas com os jogos de Gondomar, é que vale e é o cerne do Apito Dourado. Não é se Jacinto Paixão comeu a fruta ou adormeceu com chocolate. Porque aí falhará o nexo de causalidade.
    De resto, as classificações dos árbitros foram impugnadas muitas vezes. A justiça desportiva nunca agiu, com testemunhos e queixas, porque não quis. Daí a Liga e FPF não quererem meter-se num ninho de vespas.
    É esse dossier sensível que urge aclarar. Ao contrário do que se pensa, por aí não atingem o FC Porto que há muitos e muitos anos se desligou da arbitragem.
    Agora, quanto ao título do Boavista, mais o do Benfica, isso sim dava uma boa investigação à volta das classificações dos árbitros.
    O Vítor Pereira, por exemplo, prejudicou gravosa e dolosamente o FC Porto no derby com o Boavista que fez os axadrezados ultrapassarem os dragões em 2001 para não mais serem apanhados. Está a fazer agora 6 anos desse jogo em que o árbitro, num critério desigual só ao nível de João Ferreira e Lucílio Vigarista, ou Bruno Paixão e Elmano Santos (ai amanhã!...), expulsou Deco, permitiu um golo irregular ao Boavista e não dava cartões aos outros como dava aos nossos, lembro o Folha por exemplo, em faltas rigorosamente iguais.
    Lembro, ainda, que nessas arbitragens tendenciosas e em situações de conveniência, a Imprensa abafava as polémicas. O Vítor Pereira teve nota máxima de toda a gente nesse jogo e foi uma vergonha.
    Noto, por fim, que os blogues da tanga insistem, cada vez mais, em desacreditar as peritagens de árbitros acima de qualquer suspeita como os que viram o FC Porto-E. Amadora. O Vítor Pereira foi um dos três, com Coroado que nem o chupa com molho de tomate, mais o Adelino Antunes, antigo árbitro dos anos 80 e membro da Comissão de Apoio Técnico da CA da Liga.
    Era bom que Coroado, Antunes e outro vissem o trabalho de Vítor Pereira nesse Boavista-Porto.
    E que dizer das arbitragens miseráveis e fraudulentas do campeonato de 2004-05!...

    ResponderEliminar
  20. Menphis_child... podes contar que vou lá colocar mesmo isso para que todos, ou os que se lembrem de tal documento, o possam recordar. Quanto aos Dragões Azuis ou aos Super, agora tb me deixaste na dúvida, mas acho que eram mesmo os SD, até tinha um carimbo com um dragãozinho... bem, mas logo, já tiro todas as dúvidas.

    Zirtaev... espero que não leves a mal andar a roubar-te aqui algum 'tráfego' às tuas visitas lol

    Zé Luis... é pena que não te lembres disso, talvez só fruto concerteza de não teres lá estado nesse jogo... eu como ia com o meu pai ao futebol desde 'putito' e até faltava às aulas para ir com ele de motorizada de Espinho ao Porto pela estrada antiga, estive lá nesse jogo e guardei religiosamente esse documento para memória futura... nessa altura, tb eu lá sabia quem era o MST... eu percebia era de bonecadas, porque ainda era mesmo um puto, mas já nessa altura, qq coisa que fosse de e para o FCP, era uma religião para mim... só por isso, ainda hoje tenho esse documento novinho em folha e guardado numa bolsa plástica na minha colecção infindável de bilhetes de jogos de futebol no que ao FCP diz respeito... que pena agora, com lugar anual, não termos direito a bilhetes, que pena... lá tenho eu sempre que acaba os jogos, andar como um esfomeado a olhar para o chão a ver se encontro bilhetes atirados para o mesmo chão... lol
    Sabes o que te digo?... isto é doentio carago... que raio de amor ao FCP... lol... mas como dizia, foi a partir desse momento que devoro tudo o que diga respeito ao MST sobre o FCP... admito que sou um fã incondicional dele. Bem, mas amanhã, já vais ver do que falo.

    aKeLe aBrAÇo,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Bom, acabei por desviar-me do esclarecimento que é devido por causa do Paulo Gonçalves.
    O Vieira ameaçou tudo e todos em Agosto por causa de querer meter o Paulo Gonçalves, muito conhecedor dos meandros da Liga, na estrutura que, como nos anteriores quatro anos, ele queria tomar de assalto.
    Ao não meter o Paulo Gonçalves, armou guerra e quis desacreditar Hermínio Loureiro. Chamou-lhe de tudo, disse que ele estava comprado, no Norte arregmentavam tudo, mas o futuro presidente da Liga deixou-o sempre a falar sozinho e hoje prova-se que agiu e age com independência e o próprio Vieira já foi, mais calmo, falar com ele e reconhecer que se tinha excedido. O certo é que Vieira retirou a confiança e não votou em Hermínio na Liga.
    Simplesmente, não conseguiu manter a prática anterior de colocar homens de mão em lugares-chave da Liga. Não, não era a isto que se referia na conversa gravada com o major a dizer que "eu não me chateio, estou a fazer isto por outro lado".
    Falhou a golpada, ficou mais uma vez mal na fotografia e hoje alguém vem lembrar como ameaçou, vociferou, desconfiou, excomungou, rezingou, protestou e criou o burburinho do costume e a pouca vergonha manteve o nível das últimas épocas por causa das manobras que o Benfica garantiu na Liga: até ser campeão forjado em 2005 e acabar por beneficiar o Belenenses no caso Mateus ao enterrar o Gil Vicente com aquela Cunha Leal e os mourões e cebolas que existiam.
    Esta é a história. Mas não se conta por aí, pois não?

    ResponderEliminar
  22. iniciei um site/blog com uns amigos, Visitem!! www.estadiodragao.com

    ResponderEliminar
  23. Zé Luis
    Discordo do seu ponto de vista, embora o perceba. Todavia não sejamos ingénuos, lembra-se quantas vezes o orelhas falou, de querer que a Federação e a Liga, se tornassem assistentes no processo apito dourado. Provavelmente não estará preocupado com o Gondomar ou propriamente com o Major, o que sempre pretendeu, eventualmente assessorado pelo maõzinhas e o cervan, sabe muito bem a quem pretendem chegar.
    Portanto atentos não sejamos ingénuos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  24. É sempre um prazer verdadeiro a leitura destas escritas de "Portistas de Bancada", desde que o descobri, de associação da verdade à boa sorte e mérito do FCPorto, que regala

    E deixem-me dar-lhes parabéns

    Que eu, seguindo o 1º comentador, de fazerem chegar o rol a este e àquele, como se eles não viessem cá, sugeria a escrita a outra sumidade de tique congestionado e batebola, em blog da mesma, já ajoelhado ao meio da rua, em acto impróprio, já de sectarismo extremo a berrar contra o FCP!

    Pois já se viu alguém saber assim tudo tudo só de um lado e de outro, nada, que até parece um dono da bola, lembram-se?! Que tristeza, batebola, que ao começo me pareceu ponderado, bem, mas não!...

    E Deus o ajude, a raiva e a imaginação... Mas, oh, é ter cuidado, amigo, c'o coração!

    ResponderEliminar
  25. Já ninguém fala nisto, e se calhar sou só eu que acho estranho.

    Mas alguém se lembra que quando estourou o caso Apito Dourado, as primeiras medidas de coacção impostas pelo tribunal foram a proibição dos membros da SAD do FC Porto comunicarem uns com os outros?!

    Esse é que foi o grande problema. A verdadeira razão de três treinadores numa só época e das toneladas de jogadores brasileiros duvidosos que chegaram por atacado. E a verdadeira razão (entre muitas outras não menos escandalosas) do benfiquinha ter sido campeão.

    Mais tarde essa decisão do tribunal de Gondomar veio a ser desacreditada como Inconstitucional por outro tribunal de instância superior, e só a partir daí é que o Porto voltou a ser o que era.

    Por isso, embora as provas façam prever que este processo não dará em nada, já teve o condão de atacar o FC Porto no seu núcleo, e assim dar um título ao benfica à nossa custa.

    Mas a decisões inconstitucionais já os portistas estão habituados.
    Ou não se lembram do célebre caso em que a Comissão Disciplinar da Liga, numa decisão prepotente e intimidatória decidiu suspender o McCarthy por 3 jogos. O FC Porto recorreu e a pena ainda passou para 4 jogos por ser supostamente "reincidente". Mais tarde - depois dos 4 jogos de castigo estarem cumpridos - a decisão foi revogada porque segundo a constituição portuguesa NENHUMA PENA PODE SER AGRAVADA APÓS RECURSO.

    MAS OS MEMBROS DA COMISSÃO DISCIPLINAR, COMO JUÍZES QUE SÃO, NÃO DEVERIAM SABER ISSO DE ANTEMÃO?!

    O problema é que antes de serem juízes eram TODOS benfiquistas. Aliás, quando o escândalo do Caso Mateus estourou, e as comadres LFV e Valentim Loureiro se desentenderam por causa do Cunha Leal. Este último chegou a ameaçar o LFV que ou se calava ou ele contava as manigâncias todas dessa comissão disciplinar imposta integralmente pelo benfica como condição para apoiar o Major.

    Em parte foi por isso que, quando o major foi eleito, LFV chegou a afirmar qualquer coisa do género de que "era mais importante ter gente na Liga que comprar jogadores".

    Mas claro que a nossa comunicação decidiu muito convenientemente abafar isto tudo...

    E eu só estou a falar nisto agora para realçar que se alguém controlava alguma coisa nas classificações dos árbitros e outros processos da Liga, esse alguém era o Benfica.

    Agora com o Hermínio ciram do poleiro e muito bem, daí toda a indignação do LFV. Esse porco...

    ResponderEliminar
  26. Pinto da costa, num comentário atrás também já falava disso na Liga.
    Parece-me que estes assuntos fazem dispersar os comentários para várias áreas e perde-se a concentração no tema do dia que é proposto.
    Ocorre isso por as pessoas pretenderem desabafar, sentem-se angustiadas depois de se sentirem vilipendiadas pas mentiras postas a correr e nenhuma alma pública pôr os pontos nos ii.
    Era bom que não perdessem a noção dos factos como os que procurei aqui trazer por estes dias.
    Porque emoções e opiniões todos têm as suas.

    Já agora, para os mais curiosos, e até aqueles de raiva incontida com as monstruosidades atiradas ao FC Porto, proponho a consulta de um blog de que gosto particularmente por tratar assuntos gerais, como cultura, economia e política, mas um olhar bem atento à vida real e, enfim, às manigâncias neste país - aquelas manigâncias que são abafadas pelo poder político e só a espaços exploradas pela Imprensa mas sem um fio condutor e um dom investigador que faça render as reportagens e convença o público do interesse do jornalismo para a sociedade.

    Consultem, então, uma posta de hoje sobre corrupção no país em
    http://www.xatoo.blogspot.com.
    Mete BENFICA, LISBOA, CONSTRUÇÃO CIVIL, VIEIRA, CÂMARA MUNICIPAL, EPUL, BIBI, PARTIDOS, enfim os ingredientes que faltavam para aliviar as nossas dores (vá lá, aceitem que nos sentimos doridos).
    Vale a pena.

    ResponderEliminar
  27. Antes de mais vou dar os parabens ao Zé Luis, pois os posts estão cheios de boa infirmação e bem documentados. Sou Benfiquista, mas sou leitor assiduo do Portistas de Bancada. Por acaso nunca me tinha dado ao trabalho de fazer uma investigação deste tipo, mas acho bem que haja alguém que o faça, e que sobretudo, fundamente bem os argumentos, como é o caso. podería-se aprofundar ainda mais este estudo das grandes penalidades e verificar quais das que foram assinaladas é que tiveram influência directa no resultado final do jogo, pois é claro que de todas estas grandes penalidades apontadas há aquelas que não modificaram o resultado final, que foram falhadas, pois são essas que interssam. Não importa um clube ter a seu favor 10 grandes penalidades numa temporada, se dessas dez falhou 9 e só marcou uma... Não sei se me fiz entender... De qq forma, está aqui um bom trabalho que merece ser estudado noutras paragens. Abraço Johnny

    http://abolaeredonda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Johny, não é possível ir por aí. Teria, então, de ver-se quais as que foram bem assinaladas e as que foram "inventadas".
    Basta a estatística para, liminarmente, saber se uma equipa teve muitos penáltis ou não. O escandaloso número do Sporting em 2002, com 17, não existirá em lugar algum do mundo!!! Porém, para os sportinguistas, ficaram talvez outras 17 por marcar...
    A respeito da sua concretização, isso terá mais relevância, por exemplo, no caso de decidir o melhor marcador de um campeonato. O Simão leva 5 golos, salvo erro, e 4 foram dos penáltis atribuídos ao Benfica, não interessa se bem se mal.
    Agora, indesmentível é que o Sporting teve mais penáltis que todos os outros e até teve menos contra, incluindo cinco anos e 163 jogos sem ter algum penálti marcado contra. Isso também é extraordinário. Para isso servem os números. O resto são interpretações à conveniência de quem interessa isto ou aquilo.
    Não deixo de registar que para um benfiquista esta questão é pacífica. Também se não o fosse, teria de provar o contrário que os números revelam e não só não o lograria fazer como cairia no ridículo de contrariar o incontestável.
    Por isso dei-me a este trabalho que só corrobora o que há 30 anos venho a ver no futebol português.

    ResponderEliminar