26 março 2007

Fim-de-semana tranquilo…

Devem ter reparado, como eu, quão calmo foi este fim-de-semana. Mesmo um jogo de futebol da Selecção Nacional, apimentado por uma tablóidesca espera e perseguição a uma congénere rival da Bélgica, não motivou as paixões por aí além. E o êxito do râguebi lusitano nas paragens do Rio da Prata pouca ressonância teve, para além do óbvio enfatizar da gesta de que poucos deram conta. Houve até turbulência minimizada num jogo de hóquei em patins, onde o factor casa fez, mais uma vez, os locais mostrarem a sua valentia e os adeptos oliveirenses ameaçarem o banco portista logo socorrido pela sua massa adepta.

Os belgas, coitados, passavam a bola aos portugueses: veja-se o 1º golo, três defesas dão-se a três portugueses. Selecção medíocre que mal trocou a bola três vezes seguidas para a sua frente, a Bélgica entregou-se ao algoz. Nunca foi como o Uruguai do râguebi, que sem ameaçar entrou mesmo com patadas no jogo e viu um jogador expulso logo aos 2 minutos…

Meio-campo diferente…

A 1ª parte de Portugal foi fraquinha: individualismo dos dois desequilibradores mas nada de jogo colectivo. Faltou Deco ali a nº 10 como faltou a mecanização do meio-campo que há três anos vinha alimentando uma falsa saga scolariana: o meio-campo do FC Porto feito por Mourinho já não está. Daí tudo ser mais difícil, apesar de os milagres acontecerem como a Sérvia perder no Cazaquistão.

Soltaram-se os golos, tão débeis eram os belgas. E Quaresma marcou do que chamam de trivela, uma invenção portuguesa em que se insiste sem eu perceber porquê, como alguns puristas lusitanos teimam em chamar “king” ao Eusébio que de inglês saberá quando muito dizer Mozambique…

E Quaresma!

Quaresma marcou da forma que os portistas estão habituados a celebrar. Golos desses, nos últimos dois anos desde a invenção de Barcelos, não lhe valeram a chamada para o Mundial, onde faltou quem pudesse alternar com Cristiano Ronaldo no desviar da atenção dos defesas contrários. A falta, dele e de outros como Hugo Almeida e João Moutinho ou mesmo Nani, custou muito, ainda que muitos se tenham babado com o feliz 4º lugar na Alemanha.

O Quaresma do Porto que Scolari não viu durante dois anos, ou particularmente na época passada até à final da Taça de Portugal que Quaresma ajudou a decidir, foi quem fez a vontade ao seleccionador de marcar da tal trivela. Mas nem isso, a prova esfregada no nariz do mais teimoso treinador, motivou uma centelha de discussão. Foi um fim-de-semana calmo.

Porquê?

Sábado trouxe o alerta e o Domingo chegou santo, cálido e pacato como quando não há futebol. Um amigo desabafava que ao menos neste fim-de-semana não veria o seu Boavista perder… Boavista que podia ter servido, até, a entrevista, chocha como de costume, de Judite de Sousa a Valentim Loureiro de 5ª feira à noite, sem nada de relevante vir à tona, a não ser a impreparação da entrevistadora ou a deliberada (soprada, sugeriu o entrevistado mordaz…) tendência para tocar nos assuntos já sem assunto e já contestados publicamente pelo major.

Sem abutres…

Ah, é isso, o fim-de-semana foi calmo, tão tranquilo, que nem o facto de Pinto da Costa, em Mirandela, ter voltado a apelidar de abutres a malta da Imprensa, que tanto gosta de se pôr a jeito de críticas verrinosas como de caneladas e estaladas em que o aeroporto de Lisboa é pródigo, mereceu uma reacção, uma picadela ou assomo de coragem de algum tribuno.

Constatei, por fim, que a falta de notícias do Apito Dourado, no Blog da Bola e no Correio da Manhã, depois do semanários, contribuiu para uns dias tão plácidos e preguiçosos que as televisões não tiveram pano para fazer meia manga.

Talvez esse relaxamento da manipulada Imprensa e sector audiovisual resultasse da súbita inacção pelo romper primaveril e auspício de dias mais convidativos ao lazer.

E à sucapa…

O prenúncio de acalmia já vinha do silêncio sepulcral sobre as habilitações académicas de José Sócrates denunciadas num blog (“Do Portugal Profundo”) e investigadas no Público que mereceram só alguns laivos de indignação das carpideiras do regime nos jornais dessas referências de pasmaceira que nos entediam… Depois da alteração forçada no perfil do antigo engenheiro Sócrates que agora é só licenciado em engenharia, nem o corte à sucapa – um fim-de-semana tranquilo propicia pequenos delitos sem grandes ondas – da associação à sua namorada F. Câncio, feito alegadamente pela própria, agita as águas deste País estagnado que já mal se excita com Ota e Tgv em que ninguém acredita verdadeiramente…

Mesmo a desagregação centrista ao estilo da antiga Jugoslávia, sem valer tanto quantas as atenções e análises num fait-divers que se arrastou toda a semana, deixou as mesmas marcas invisíveis que as passagens do CDS pelos sucessivos Desgovernos que vamos tranquilamente ratificando…

P.S. – Deve ser por TUDO ISTO que ontem o Bruno (“Avatares de um desejo”) lembrou José Gil, pensador português, assim:

A não-inscrição é outro traço dominante na psicologia nacional. As coisas passam mas não mexem verdadeiramente com as pessoas, não se inscrevem, resultando daí uma inacção, uma falta de afirmação e também de responsabilização. A não-inscrição explicará também a falta de debate no espaço público ou até de verdadeiras críticas de arte, a livros, a espectáculos. As discussões são muito pobres, nunca se vai ao âmago das coisas e dos problemas, fica-se sempre pela superfície. Os portugueses não sabem falar uns com os outros, nem dialogar, nem debater, nem conversar. Duas razões concorrem para que tal aconteça: o movimento saltitante com que passam de um assunto a outro e a incapacidade de ouvir. Também o medo, fruto dos anos de ditadura, impede que se assuma a liberdade plena, que se diga o que se pensa. Um certo culto do “sôtor” e a reverencia a quem tem poder são ainda peias que tolhem o pensamento e a acção livres. Por outro lado, pensamos que nunca estamos à altura, que não somos suficientemente bons, anulando-se assim todas as potencialidades criativas. É a famosa falta de auto-estima a que a tão badalada teoria da inveja promove. Ou seja, numa sociedade em que o imobilismo grassa quem quer fazer é, inevitavelmente, mal-visto, alvo de intriga e de maledicência. Quem se destaca será, portanto, excluído do grupo”

53 comentários:

  1. Falta só dizer que o porto em basket tambem ganhou a taça de portugal em paços de ferreira, e os super voltaram a estar presentes assim tanto em azemeis como em paços de ferreira sempre ao lado do nosso porto... porque o porto nao é só futebol... já agora, quarta em fanzeres, Porto-Oliveirense, pra ver quem vai a final, não faltem...


    E os meus parabens pra a equipa de rugby (modalidade que pratico ha muitos anos e que me ensinou tanto na vida), que a qualificaçao para o mundial leva jovens a praticar este fantastico desporto...

    ResponderEliminar
  2. Esta acalmia toda dá para desconfiar porque esperamos uma semana de títulos bombásticos dos jornais para o jogo de Domingo.

    O mais importante é ver um FCP muito forte nas modalidades amadores conquistado a Taça e o hóquei em patins demonstrou a raiva e inveja que existe neste país com o sucesso do FCP, seja no futebol seja noutra modalidade.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, atenção à noticia do jornal " Marca", que conseidera Quaresma e Ronaldo os melhores jovens do momento e que é uma jóia a caminho de Madrid.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à secção de basquetebol do FCPorto pela vitória na taça. Vou fazer um post sobre essa conquista no meu blog

    ResponderEliminar
  5. De facto foi um fim de semana de relativa acalmia nos ataques ao FCP por parte da imprensa...retirando talvez aquela em que o CM faz uma comparação entre os 125 000 euros de vencimentos anuais de LFV em relação aos 740 000 de PdC...

    Não posso deixar de ficar "chocado" com a enormidade do vencimento de PdC para um país como o nosso mas a forma como a notícia foi publicada retira qualquer crédito (se é que ainda existia) ao CM.

    Poderia abordar uma outra perspectiva que tenho sobre o assunto mas reservo-me durante esta semana a escrever qualquer opinião menos favorável por motivos óbvios.


    Um abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Já coloquei um post no meu blog sobre a taça ganha em basquetebol. Qt ao fim de semana destaco o golão de quaresma. Queremos 1 igual domingo.

    ResponderEliminar
  7. Apesar de tranquilizante, é realmente estranha esta acalmia. A selecção terá contribuído para que o ruído fizesse um intervalo. Vamos ver o que nos reserva o resto da semana.

    Mais uma vez, e apesar de já estarmos habituados, grande, grande, enorme golo do Quaresma. Podem vê-lo, deliciarem-se e revê-lo novamente aqui.


    Teixeira qt a essa notícia de PdC ganhar 6 vezes mais que LFV, tenho três considerações a fazer:

    1º PdC (nos últimos 6 anos, desde que LFV está no benfica) ganhou:3 campeonatos, 2 taças de Portugal, 3 supertaças, 1 UEFA, 1 Champions e 1 título de campeão do mundo; LFV ganhou: 1 campeonato, 1 taça de Portugal e 1 supertaça.
    Logo como poderás ver as contas estão mal feitas. (Isto foi bem lembrado no blog Bi-campeões do mundo pelo situacionista)

    2º Brincadeiras à parte, os valores apresentados são os declarados. Penso não precisar de dizer mais nada.

    3º PdC dedica-se a 100% ao clube, não tendo outras ocupações, já o mesmo não se poderá dizer de LFV.

    Parabens ao basquet pela taça conquistada,ao hoquei em patins e à natação que quebrou mais um recorde nacional.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev,

    apesar de entender que a falta de lucros apresentados pela SAD portista não serem merecedores de prémios tão avultados entendo que a "notícia" da forma como foi apresentada só prova a "merda" de caminho que o CM insiste em percorrer.

    Quase tão maus como o 24h ou o Record. Eu escrevi quase?...(LOL)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Acho pouco o que ganha Pinto da Costa. Entendo até que não deveria haver mais nenhum funcionário no clube que ganhasse mais do ele. Se o Orelhas ganha 1/6 do seu salário, isso é que é uma enormidade, para quem só administra árbitros! E se for a EPUL a pagar-lhe o ordenado deixa de ser uma enormidade para ser um roubo a todos os portugueses

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev, deixa-me brincar um bocadinho mas o hóquei em patins perdeu...parabéns? lololoolol

    Agora a sério, até no basket o mérito das vitórias são contestadas pelos treinadores e as arbitragens são postas em causa...mais vale nem ler jornais.

    ResponderEliminar
  11. Nesta semana de acalmia destaco a vitória do Rugby, a vitória na Taça do nosso FC Porto e o supergolo do Quaresma.
    Quanto aos pasquins, nada a comentar senão é dar importância de mais.

    ResponderEliminar
  12. Amigos, não falei do básquete deliberadamente. Até vi os três jogos na tv, confesso que é raro, mas depois de ouvir o Carlos Barroca a dizer que o Belenenses teve uma prestação extraordinária, quando chegou a estar a 2 pontos do FC Porto que comandou o jogo todo e esmagou na maior parte do tempo, preferi não falar do caso. É como no futebol, deixá-los falar...
    Depois, já estou como os outros que desvalorizam as taças alheias. Bah...
    O hóquei perdeu e não mencionei. Há tempos falei até das mil e uma maneiras que arranjam de mudar a fórmula do campeonato só para o FC Porto não ganhar mais uma vez.
    Nem quis, vejam lá, meter veneno na votação que de facto dividiu os portugueses entre Salazar e Cunhal.
    Livra!...
    Após meses a fio sem se falar de outrqa coisa estes foram dias livres de Apito Dourado. Há coisas fantásticas não há?...

    ResponderEliminar
  13. LOL Menphis, eu sabia que tinha perdido, mas tinha ideia que teria passado, afinal, e como o sd86 já referiu acima, vai disputar na próxima 4ªfeira o 3º e jogo decisivo. Se calhar os meus parabéns não são de todo descabidos, se calhar só me adiantei.

    E já que falamos no hoquei, e tal como em tudo em Portugal, o FCPorto é mal tratado, senão reaprem:
    « clube Pentacampeão nacional não tem cobertura da federação do país que defende como mais ninguém tem defendido. Então não era de prever esta possibilidade, e de adiar o 3º jogo para depois da Final Four da Champions League?!

    O FC Porto não precisa de grandes adversários na europa como o Barcelona, Bassano e Companhia. Basta-lhes a esta Federação, que sem dúvida merece os nossos cumprimentos pelo excelente trabalho que está a fazer em prol dos interesses dos seus clubes.»
    In Portal dos Dragões

    Enfim, mais do mesmo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís, foi quase ao mesmo tempo o comentário. Mas é isso, só falta mudarem a fórmula do campeonato no hóquei para fazer o FCPorto perder.

    Mas é deixá-los falar, afinal não podemos de todo dar muita importância a quem escolhe um ditador para melhor português de sempre. Se os alemães tivessem a mentalidade desses portugueses com toda a certeza escolheriam o Hitler para melhor alemão de sempre. Que saudosismo vai por esse país dos tempos em que o clube da luz tudo vencia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Os meus parabéns à equipa de basket do FC Porto pela conquista da Taça de Portugal!!
    Este fim-de-semana não houve futebol, mas o nosso Mágico Clube continua a dar-nos alegrias.
    Quanto à selecção do Scolari, destaco o golão, simplesmente brilhante, do nosso "Harry Potter". Um golo só como ele sabe fazer. Tal como referiu o Lucho em cima, esperemos todos que faça uma maravilha destas no dia 1 de Abril.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  16. Já era tempo de assumirem a vossa condição de portugueses de corpo inteiro, e apoiarem a selecção nacional independente de simpatizarem ou não com o treinador.
    Afinal o Quaresma está lá ou não ?
    Não está também o Meireles ?
    Ainda queriam lá o Vitor Baía ?
    Já não gostam do Paulo Ferreira, do Ricardo Carvalho e do Jorge Andrade ?

    Se o FCP até teve alguma razão de queixa das convocatórias no passado (p.ex Bruno Vale), neste momento esse machado já devia estar encerrado.

    Estive em Alvalade e vi sportinguistas a aplaudir de pé o Peti e o Quaresma quando saíram. Isso sim é apoiar a selecção.
    Quando os jogadores vestem a camisola das quinas são jogadores do nosso país, independentemente da sua entidade patronal da altura (que ao contrário da sua condição de portugueses muda várias vezes na vida).
    Qauresma já foi do Sporting, como Simão, Maniche foi do Benfica, Deco veio para Portugal para o Benfica, Nani,Vitor Baia e Postiga eram benfiquistas em crianças. Quim era sportinguista, Derlei jogou no Porto, os pais do Moutinho e do Veloso jogaram no Benfica. Miguel jogou no Benfica e no Sporting em juvenil.
    Todos eles são profissionais altamente bem pagos, e seguramente que se riem de fanáticos como vocês (fazendo a justiça de lembrar que há bem piores)
    Vejam o futebol como ele é: um jogo.
    Deixem de vez esse fanatismo absurdo e idiota, essa cegueira que vos pode dar títulos mas vos retira respeitabilidade.

    Fim de semana calmo ? Porquê ?
    Porque não jogou o Porto ?

    Cá por mim sofri bastante com o jogo da selecção, e só não sofri mais porque os nossos rapazes abriram o livro e deram um recital na segunda parte que até me fez ter pena de o jogo terminar

    ResponderEliminar
  17. já tenho garantido o bilhete para a cestinha de pão :)

    ResponderEliminar
  18. Calmo, calmo, dizia eu, que nem a falta de fair-play, e de decência!, do público de Alvalade foi destacada pelos assobios ao hino belga (outra coisa que preferi não destacar). E desconfio que o Barnabé foi um dos assobiadores (agora não resisti) num estádio onde ainda se registam invasões de campo. Somos valentes ou não?.
    offshore, os SD chamam-lhe lixeira, não há nada como ser simpático e não suscitar a ira dos adeptos daquelas bandas... Bom proveito e, olhe, eu nem pela tv vou ver, estarei fora à espera de umas mensagens a dar os marcadores...

    ResponderEliminar
  19. BARNABÉ - o senhor escreveu: "(...) e seguramente que se riem de fanáticos como vocês (fazendo a justiça de lembrar que há bem piores). Vejam o futebol como ele é: um jogo.
    Deixem de vez esse fanatismo absurdo e idiota, essa cegueira que vos pode dar títulos mas vos retira respeitabilidade».

    Fica aqui a pergunta: estava a ver-se ao espelho quando escreveu?
    É que não vi por aqui ninguém a atacar a selecção.

    Ou já não admite que as pessoas possam falar do que lhes apetece?
    E para que não restem dúvidas eu fiquei satisfeito com a vitória e também aprecio os bons jogadores independentemente do clube.

    ResponderEliminar
  20. Barnabé, acho que não entendeste bem o alcance do post do Zé Luís. Não sei qual foi a real intenção dele, mas pelo menos não o entendeste da mesma forma que eu. A calma por ele referida terá tido a ver com a pouca saída de notícias, por parte dos "abutres" a falar mal do FCPorto. Isto hoje em dia é por si só já um facto de destaque, penso ter sido este o cerne do post do Zé Luís.

    Quanto à selecção refiro apenas o seguinte, qualquer adepto de futebol gosta de ver jogar o Moutinho, adora ver jogar o Quaresma e entusiasma-se a ver jogar o Ronaldo e eu sou um adepto de futebol. Infelizmente não consigo delirar com as vitórias desta selecção, da mesma forma que não fico contente com as suas derrotas. Se quer que lhe diga, sinto alguma indiferença, mas como disse o Quintino, não me viu por aqui ninguém atacar a selecção.

    Já agora faço-lhe uma pergunta, o que diriam os impolutos adeptos benfiquistas e sportinguistas se os assobios ao hino belga acontecessem no Dragão?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Ó Barnabé para ti aqueles gajos que não respeitaram o minuto de silêncio ao Bento eram imbecis, incultos e todos os adjectivos que os escribas da Capital conseguiram arranjar. E o que seriam aqueles que assobiaram todo o tempo o hino da nação Belga? Pessoas civilizadas? Patriotas de taberna? Ou imbecis telecomandados?

    ResponderEliminar
  22. Alguém que mande o link desta página para o Trio D'Ataque a ver se o Dias Ferreira ainda tem coragem de dizer que não foi falta do Polga sobre o Pepe!!

    vejam aqui

    ResponderEliminar
  23. É verdade Quintino. Nem a senhora do Morgado fez sair nenhum comunicado do Apita o comboio, mas penso que lá para meio da semana ser-lhe-ão dadas ordens para tal! Nem o Salazar se lembraria de gente desta!

    ResponderEliminar
  24. E para quem tiver dvidas de quando é que o Polga toca na bola, é ver:

    AQUI!!

    ResponderEliminar
  25. Eu é que não tenho o e-mail dos gajos senão mandava já, a ver se têm a decêndia de repôr a verdade dos factos!!

    ResponderEliminar
  26. Nuno,

    excelente contribuição com essa dica.

    Excelente foto.


    Reparem só no comentário deste cegueta no tal link que o Nuno disponibilizou:

    "Sérgio Redondo:
    Eu quando vi o jogo reparei, e a foto confirma. Infelizmente a foto não mostra o movimento completo do Pepe. Ele chuta contra o pé de Polga, e não contra a bola... o movimento que ele fez foi tão longe da bola que foi obviamente propositado para provocar o embate. Na TV isso foi claríssimo. Aqui, na foto, também dá para perceber que o pé do Pepe não está, nem de longe, ao nível da bola que está bem mais abaixo e para o lado. O Polga, naturalmente, não tem culpa que chutem contra ele em vez de chutarem na bola... (excelente foto como todas aqui na galeria)"


    HAHAHAHAHAHAHA

    Nem com uma foto destas à frente dos olhos!

    Deve ser "jornalista" do CM...ou então é o barnabé...


    Abraço à bancada

    ResponderEliminar
  27. Era pró trio e pró azias do coroado, a ver se esses ceguinhos abriam os olhos.

    ResponderEliminar
  28. Caramba, ando a dormir... o Dias Ferreira é da Sic Notícias.

    E para aí, ou arranjamos o e-mail do Guilherme Aguiar, ou nem vale a pena o esforço do e-mail da SIC.

    ResponderEliminar
  29. Obrigado Zé Luís, já enviei o e-mail... era bom era que houvesse mais gente a enviar, para ver se eles não metem isso de lado.

    ResponderEliminar
  30. Também já enviei.

    De qualquer das formas os possiveis direitos de autor impossibilitam a RTP de colocar a foto. Serve apenas como um género de "chamada de atenção"...


    [[]]

    ResponderEliminar
  31. Em 1º lugar nem sou do Sporting - sou benfiquista mas gostei de ver a forma como adeptos do Sporting aplaudiram Petit e Quaresma.
    Eu próprio aplaudi o "cigano" de pé, e espero vê-lo marcar muitos mais golos daqueles com a camisola da selecção.

    Em segundo lugar não assobiei coisa nenhuma. Achei essa uma atitude bastante incorrecta, mas que se tratou de um excesso próprio de quem tudo estaria disposto a fazer para apoiar a sua equipa.
    Convenhamos que os belgas também se puseram a jeito.

    Finalmente, parece-me que esse vosso modo tão portista de menosprezar a selecção tem a ver com uma certa "vozdodonice", se me permitem a expressão, que os leva também a desculpabilizar actos de corrupção, e a aceitar impavidamente tudo aquilo que o vosso presidente diz e faz.
    Como ele embirra com o Scolari, então è vê-los a virar as costas à selecção do vosso país, só porque não é convocado A, B ou C.

    Quando era o António Oliveira o seleccionador, também vos era indiferente a selecção ?

    Para mim foi sempre igual.
    Igual o apoio e o sofrimento, pois os resultados agora são inegavelmente melhores, e as alegrias muito mais.

    ResponderEliminar
  32. Barnabé, para mim a Selecção é ou deve ser de todos, não do Oliveira nem do Scolari. E também pouco me disse a Selecção no tempo antes como diz no tempo actual.
    E se pensa (pensa?) que alguém aqui segue o que Pinto da Costa disser está enganado, há por aqui muitos que querem vê-lo pelas costas, tantos ou mais do que no benfas dizem querer ver pelas costas esse louvor de intelectualidade e verticalidade que é Luís Filipe Vieira. Já para não falar do Zé da Veiga. Ricos cromos para trazer à caderneta.
    Eu tenho opiniões próprias sobre tudo no futebol, do FC Porto à Selecção. E não gosto de Scolari, nem gostarei nunca, por aquilo que já disse, que já fez, que já mentiu, que já insultou, que já encheu muita gente em Portugal.
    Pois, você é do Scolari porque fez frente ao Pinto da Costa, já sabemos... É essa a vossa missão, seguir como carneiros quem puder pôr Pinto da Costa na ordem.
    Triunfos tão reles, sinceramente...

    ResponderEliminar
  33. O no meu e-mail, pedi, para na impossibilidade de mostrar as imagens (quanto a direitos e tendo em conta que está num site público, não sei até que ponto estarão impedidos de usar, pelo menos mostrando o site e não as imagens isoladas, penso que podem), para pelo menos mostrarem aos comentadores, para que possam comentar com estes dados.

    ResponderEliminar
  34. ZÉ LUÍS :

    Sem abutres…

    Então, para quê fazer ondas , se o trabalho de casa foi bem feito e, por isso, o SLB já só está a 1 PONTO ?

    Agora, se o F.C.PORTO ganhar na LUZ... lá se vai a Primavera !

    ResponderEliminar
  35. Barnabé, o desprezo pela selecção, pelo menos o meu, tem realmente a ver com o seu seleccionador. Vibrei muito com o HCoelho no Euro2000, como vibrei com o Oliveira, como vibrei com o Queirós. O Scolari provocou, maltratou e desrespeitou o Porto clube e o Porto cidade. E não vale a pena escamotear aqui todas as razões. Ele fez-me criar de tal maneira um asco por ele que nem no euro2004, com meia selecção campeã europeia pelo FCPorto consegui entusiasmar-me. Qd ele for embora voltarei a ser o mesmo que era antes. PdC não tem nada a ver com isto, como dizes dos belgas eu digo o mesmo do Scolari, ele põs-se a jeito.

    O Zé Luís tem razão qd diz que vocês gostam do Scolari por ele ter enfrentado PdC. Mesmo qd ele cismava em não colocar o meio campo campeão europeu vocês achavam bem, mesmo vendo que a equipa não jogava nada. Esta foi mais uma, só os portistas viam o que todos deveriam ver mas não queriam, porque o Scolari era o melhor, afinal ele enfrentou aqueles gajos do Porto.

    Nuno grande sequência de fotos e esclarecedoras.

    Se quiserem mais alguns contactos, eles aqui estão:
    triodeataque@rtp.pt
    ruisantos@sic.pt
    geral@sol.pt
    cartas@correiomanha.pt
    diario.digital@mail.telepac.pt
    maisfutebol@iol.pt
    cidadaoreporter@expresso.pt
    geral@oprimeirodejaneiro.pt
    ptadeu@24horas.com.pt

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. ZÉ LUÍS :


    ...TRIVELA...


    [Resposta] A palavra trivela, termo do futebol de «origem obscura», quere dizer «chute de curva, com efeito, desferido com o lado do pé» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).


    Tens razão . Também sou , evidentemente , da mesma opinião.

    Quanto à «origem obscura» ...parece-me que não será bem assim!...

    Vou estudar o assunto.

    ResponderEliminar
  37. Depois de ler os comentários que foram feitos sobre a Selecção Nacional e o Scolari, envolvendo também Pinto da Costa, vou então pronunciar-me:
    Eu não apoio a Selecção! Com isto, também não quero dizer que torço para que perca. Mas já estive mais longe de o fazer.
    Não posso com o Scolari, com o Madaíl, e com todos aqueles que estão contra o FC Porto!!!
    Passo a explicar:
    Sempre fui portista, e sempre torci pela Selecção Nacional! Mas para mim, a Selecção Nacional não tem nada a ver com os clubes. A Selecção Navional é de todos e todos os portugueses devem estar com ela.
    Mas certo dia, alguém decidiu colocar-lhe o Scolari como treinador. Quando ele veio para cá, não tinha nada contra ele, mas foi só esperar uns meses para ver a patetice que ele veio fazer.
    Começou com a embirração para com o melhor guarda-redes português que alguma vez existiu, de seu nome Vítor Baía. Não o convocou uma única vez, preferindo chamar o aviário do Montijo, que até então era apenas um iniciado no que dizia respeito a defender a Selecção.
    Esse foi o ponto de partida, para uma guerra entre portistas - como Presidente Pinto da Costa - e Selecção Nacional.
    Depois de ouvir muitas histórias sobre a saída repentina de Vítor Baía da Selecção, eis que houve uma que foi a mais ouvida.
    A história que Vítor Báia foi testemunha em tribunal contra Madaíl.
    Madaíl terá desde então, como missão, pôr Vítor Baía fora da Selecção e quando contratou Scolari, esse seria um acordo garantido. O tempo passou, e Vítor Baía nunca mais pôs os pés na Selecção!
    Os disparates continuaram com a chamada de Bruno Vale, terceiro guarda-redes do FCP, entre outros.
    Scolari por sua vez, sempre pôs o FC Porto e nomeadamente Pinto da Costa de lado. Isso é um facto.
    Os portistas sempre viram mal Scolari desde então, não apoiando a Selecção com deveria ser. Eu próprio faço isso.
    Não me interessa se a Selecção ganha, ou deixa de ganhar.
    Tantos foram os disparates e asneiras que o Scolari fez naquela equipa, que enquanto ele não for embora, não voltarei a vibrar, como já tanto fiz, pela Selecção Nacional.
    Gostava também de saber, para além do Vítor Baía, porque é que o Quaresma não foi ao Mundial? Ficaram contentes com o quarto lugar?? E se o Quaresma lá estivesse?
    Porque razão é que o próprio Bosingwa, e o Bruno Alves não são convocados? Para jogar o Tonel?
    Porque é que o Pedro Mendes não vai à Selecção?? E o João Tomás? Porque estão lá o João Moutinho e o Nuno Gomes?
    Agora queria fazer umas perguntas ao barnabé:
    "Igual o apoio e o sofrimento, pois os resultados agora são inegavelmente melhores, e as alegrias muito mais."
    De que clube era a defesa e o meio-campo da tua Selecção no Euro 2004 e no Mundial de 2006?
    Quem era a equipa que tinha mais de metade dos jogadores titulares na Selecção?
    Com os jogadores que atrás enumerei, o quarto lugar no Mundial teria sido assim tão bom?
    E como já aqui foi referido, se os assobios do jogo com a Bélgica fossem no Dragão, qual seria a vossa reacção?

    Esta é a minha opinião sobre a Selecção (do Scolari)!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  38. Trivela, também conhecido como remate de três dedos, porque na sua execução, este remate "apanha" os 3 dedos da parte de fora do pé.

    ResponderEliminar
  39. Tripeiro resta dizer que Baía, vencedor da Champions League pelo FCPorto, foi na altura que Scolari chamou, por exemplo, Bruno Vale considerado o melhor GRedes da Europa.

    Nunca me esquecerei daquela conferência de imprensa em Lisboa em que um jornalista lhe perguntou algo sobre VBaía e o, suposto, seleccionador da nossa selecção reagiu mal, quase insultando o jornalista e dizendo jocosamente que ele deveria ser do Porto.

    Não me esqueço destas coisas e por isso é, se calhar, normal não conseguir apoiar esta selecção.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  40. A culpa de eu não comentar é do Tripeiro, ele disse tudo o que sinto e faço minhas as palavras dele.

    Apenas,acrescento que Scolari perde logo o valor quando afirma que " o Pinto da Costa ganha campeonatos a virar Norte contra o Sul ". A partir daí, todo e qualquer apoio à selecção acabou para mim e também relembrar do jogador mais esquecido de Scolari, depois de Pedro Mendes, é Nunes uma vergonha não ter sido chamado.

    Mas também não quero que perca, e se não tiver nada que fazer até vejo os jogos.

    ResponderEliminar
  41. Não gosto do trabalho do Scolari e até já tive oportunidade de lhe dizer isso mesmo na cara. Este "sargento" só veio treinar uma equipa que já é preparada desde há 15 anos mental e desportivamente para ser das melhores do mundo.

    Agora, não consigo é deixar de apoiar a nossa Selecção.

    Um abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  42. Eu pessoalmente tambem acho o Scolari um asco. quer a nivel pessoal quer a nivel tecnico. Junto mais uma ao rol de macacadas que esse gajo disse : Lembram-se quando ele teve o desplante de dizer que nao via os jogos do Fc Porto porque o Porto era muito longe???
    Tecnicamente e uma bosta. Joga contra Angola exatamente da mesma forma como joga contra a Franca. Se tem um jogador base lesionado, ve-se aflito porque nao sabe o que fazer!
    Resultados??? Claro que teve bons resultados! No Euro 2004 teve a sorte nao so da prova ser caseira e ter obviamente sempre os estadios cheios a apoia-lo como ainda dispunha de um lote de excelente jogadores entre os quais 5 recem campeoes Europeus. Mesmo assim perdeu a final da forma infantil que se viu.
    No mundial 06 resolve deixar o melhor jogador a actuar em portugal em casa. Valeu-lhe a classe de Cristiano Ronaldo e seus comparsas
    para o levarem ate onde a imaginacao dele deixou. Depois, actuou contra a Franca exatamente com a mesma equipe e tactica que usou contra Angola e foi com o caralho!!!
    Agora, mais uma vez gracas a fenomenos como Ronaldo e Quaresma la vai seguindo seguro para a qualificacao mas de uma coisa eu nao consigo deixar de pensar. O que faria scolari se fosse seleccionador da Bulgaria??? E que com R.Carvalho, J.Andrade, Moutinho, Simao, Quaresma, Ronaldo e outros que tais, realmente nao me parece dificil obter os resultados que ele tem obtido.

    ResponderEliminar
  43. Tremendous third
    Manchester United FC winger Cristiano Ronaldo may feel he deserves his share of the credit for scoring twice in Saturday's UEFA EURO 2008™ qualifying triumph in Lisbon, but FC Porto forward Quaresma stole the show with a tremendous strike with the outside of his right foot for Portugal's third of the night. Quaresma hit the crossbar with a similar effort for Porto against Chelsea FC in the UEFA Champions League, so was delighted to see his 69th-minute attempt against Belgium swerve over goalkeeper Stijn Stijnen and into the net to thrill the crowd at the Estádio José Alvalade.

    'For my mother'
    "My goal? Even I can't explain that," said the 23-year-old, after breaking his international duck in his eighth appearance for Luiz Felipe Scolari's side. "It's just something that happens during a game. It is down to the work I do every day. I want to dedicate this goal to my mother because it's her birthday." The Brazilian coach was delighted with Quaresma's virtuoso display, saying: "We asked him to play like he normally does for his club and he managed to do that. We gave him the freedom to create beautiful things and the goal shows exactly what he is capable of."

    Em UEFA.COM

    ResponderEliminar
  44. O Tripeiro pergunta-me de quem eram a maioria dos jogadores no euro 2004.
    Eu respondo: Para mim é absolutamente indiferente.
    Sou benfiquista, como já disse, e lembro-me bem de na altura defender, junto de amigos, que a selecção devia naquele momento ser o F.C.Porto com o Figo e o Pauleta no lugar do McCarthy e do Derlei, justamente para aproveitar os automatismos e a dinâmica de vitória da Champions League.

    Não entendo como colocam em plano tão elevado uma lógica clubista, sectária e maniqueísta.

    Não entendo como, mesmo não gostando do seleccionador (e esse é um direito vosso), não se empenham pelo vosso país.
    Quando assobiavam o Adriaanse não vibravam com os jogos do vosso clube ?


    De facto não consigo entender a vossa reacção senão à luz de uma atitude seguidista relativamente a Pinto da Costa e às suas birras privadas que vocês todos pavlovianamente tomam como vossas.



    Quanto a resultados, acho que é tão óbvio que estes são os melhores de sempre quanto óbvio é que os melhores de sempre do FCP foram obtidos por Mourinho.

    Recordo que António Oliveira tinha Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto, Sergio Conceição, Sá Pinto, Capucho, Pauleta, Vitor Baía, Jorge Costa, Dimas, além de alguns que ainda lá jogam, todos no auge das suas carreiras internacionais, e não passou da primeira fase.
    Artur Jorge, com muitos deles, nem ao Mundial foi.

    Com franqueza !
    Os maiores cegos são aqueles que não querem ver.

    ResponderEliminar
  45. Barnabé,

    olhe que não! Olhe que não!

    Anda desatento em relação às opiniões generalizadas deste blogue.

    Compare-o com outros blogues que usam banners encarnados e verá algumas (muitas) diferenças na elevação e independência dos comentários.

    ResponderEliminar
  46. oh barnabé... es um leitor do c...alho. è tão bom ver estes meninos de lisboa virem com desculpas de selecçao, jogadores e clubes. vai para a tua terra mandar bitaites e quem sabe apanhar no olho. meninos como tu 7 na boca e 7 no cú....... beijinho meu menino és um fofo.

    ResponderEliminar
  47. barnabé meu fofo... lê menos jornais e começa a pensar por ti ou será que a burrice ainda nao saiu da tua casa??

    quem es tu para sequer falar do PINTO DA COSTA?? lava 1º a boquinha e se pensares bem talvez até sejas portista mas muito pequenino, pelo menos ja frequentas os sites quem sabe até o oficial do nosso GRANDE FCP.
    pois é FCP mete medo não é??? vai limpar as peninhas pporque domingo a nossa chama nao te vai deixar nenhuma, é que sabes nós do FCP somos muito asseados e esquesitos. adoro te meu fofinho lindo **********

    ResponderEliminar
  48. o nosso querido barnabé é a favor dos 250000 euros que o scolari ganha na selecção mais os outros 250000 que ganha em direitos... afinal o nosso país é muito rico, ainda bem que o barnebé(mas que raio de nome, a tua mãe nao devia de gostar mesmo de ti)me elucidou. afinal não és tao burrinho. que se foda o scolari e viva a SELECÇÂO. barnabé um dia destes vou-te fazer meu animal de estimação.

    ResponderEliminar
  49. Zirtaev,

    acho que estes comentários anónimos são mais a imagem dos blogues encarnados do que o teu, mas tu é que sabes quem é que deixas entrar em tua casa.

    Aparte do anónimo ser ou não portista eu pessoalmente não me revejo nestas afirmações.

    Enfim, o anonimato é sempre uma cobardia, e essa é infelizmente uma característica de todos os que não sabem assumir as suas opiniões.

    ResponderEliminar
  50. O Zirtaev e outros não apoiam esta selecção que tanto orgulho dá a este PAÍS (independentemente o clubismo)?? Para não falar dos resultados que estam a vista, em termos sociais nunca vi tanto nacionalismo e orgulho em ser português como agora. É que eu e mais alguns tinhamos vergonha dos meninos da selecção que tinham sempre que jogar e serem convocados pois eles é que mandavam.Para não falar nas vergonhas dos estágios, pagos por todos nós, em que metia drogas,prostitutas,alcóol,... Era essa selecçao que gostavam??
    Eu já fui treinado pelo Oliveirinha e sei o descalabro que era as suas equipas, só que na selecção... eu sou amigo de Jorge Costa, Baía, ... e outros mas só para vos dizer que quem conhece bem algum internacional desta altura sabe o que era aquilo. Sei de histórias que contado não iriam acreditar, tamanha a palhaçada que era. Era essa selecção que se orgulhavam?? Só quem esta por fora deste mundo e não conhece os bastedores do futebol é que pode dizer coisas que tenho lido. Neste tempo, havia um grupinho de jogadores/directores (J.C,V.B,J.V.P.,R.C.,F.C.,F,S.C.) que mandavam na FPF, só que o Scolari os arrumou e mostrou que os jogadores passam e a selecção é que fica.O maior erro do Scolari foi ter voltado a convocar o Figo.
    Se virmos todo o futebol portugues de uma forma superficial, como se vê aqui (resultados,estatisticas,...) posso vos compreender mas quem conhece na sua profundidade (até a lama) até se riem do vosso fanatismo. Já comentei com um jogador do FCP algumas coisas que leio neste blog o seu comentário foi: "são esses que nos pagam..." são esses que são os seguidores dos Vales, dos Costas,Machados,Madais, que se safão e são encobertos por aqueles que se esquecem da realidade, das suas vidas.
    Mesmo assim...parabéns pelo blog mas desejo-vos mais realidade,menos fanatismo e se poderem conversem com as pessoas certas, aqueles que vivem por dentro este mundo podre que é bem diferente do que voçes narram.
    obs- nem todos os benfiquistas ou sportinguistas são da capital e em relação aos seguidores de "qualquer coisa" penso que voçes não têm muita moral.

    ResponderEliminar