13 março 2007

F***mosio é uma questão homérica?

Quando o FC Porto eliminou o Panathinaikos em Atenas mandei uma mensagem a um amigo escrevendo precisamente f***mosios. Não é uma questão de português, mas de semântica.

Não querendo moer-vos a paciência com textos longos, poderei demorar um pouco a contextualizar o que pretendo com o título e a entrada acima, impronunciáveis. Onde entra o grande poeta Homero -- que Platão considerou ter feito “a educação da Grécia” e Pisístrato, tirano ateniense, ordenou publicação escrita há 26 séculos dos romances Ilíada e Odisseia, embora os filósofos do séc. XVII disputassem a origem dele e a autoria dos escritos no que se chamou a “questão homérica” (1) -- o Marítimo-FC Porto, algumas análises inquinadas pelas águas insalubres há muito estagnadas e um português macarrónico (2) de um treinador sem a 4ª classe com sensações catatónicas (3)?

Tróia, o Aquiles e um Cavalo

Jogar na Madeira é como a Batalha de Tróia. Só de torres de assalto é tomada a fortaleza da Ásia Menor mas há sempre um calcanhar de Aquiles que pode deitar tudo a perder. Isso é da Ilíada, cuja interpretação é mais do que a narrativa épica de um confronto de civilizações grega e asiática: é a superação do homem, a vitória sobre ele mesmo.

As palavras a instigar à suspeição do treinador maritimista Ulisses Morais são de uma pobreza confrangedora. O FC Porto teve o seu Cavalo para tomar Tróia, Adriano, sofreu no calcanhar de Aquiles (Ibson e Bruno Alves) mas saiu vencedor. Como de costume, perde no fim dos jogos com interpretações ronceiras como a de se saber quem investiu “mais agressividade” no jogo.

Um loiro holandês com aspecto de turista acidental deu três pancadas seguidas em Quaresma. Saltar à bola era sempre bueno para os madeirenses, encavalitando-se em tudo e todos. Num contra-ataque de ferocidade homérica, Grégory fez de bombista-suicida contra Helton. Olberdam, com nome de cão perigoso, até contra o árbitro chocou! No final, o treinador do Marítimo falou da “dualidade de critério do árbitro”, da agressividade que só viu no FC Porto e, até, na preocupação por o “árbitro saber que o FC Porto tinha jogos muito importantes a seguir” – numa alusão indirecta, mas clara, à contenção de cartões de João Ferreira poupando os jogadores portistas a suspensão certa pelo menos por um jogo.

Bom, elogio como este de João Ferreira beneficiar o FC Porto até Lucílio Baptista deverá ter um dia, porque há poetas que eternizam coisas assim, lapidares, e que “se vão da lei da morte libertando”, anteviu o nosso grande Camões.

A cantiga de Ulisses

Para o seu treinador, o Marítimo não foi inferior ao FC Porto. Jogou, lutou, ameaçou marcar, foi tudo igual. Marcos fartou-se de defender, beneficiou até do egoísmo de Quaresma (tinha Lucho para servir frente à baliza) e de um ressalto a remate de Adriano que por pouco Jorginho não aproveitou (sempre com 2-0 feito em 4 minutos mas que o “FC Porto não justificou”).

Mas ele sentiu o resultado injusto, deu a ferroada no árbitro embora ressalvando que o FC Porto não ganhou por aí – mas deixou a já célebre mancha – cagada será de bom tom? -- de suspeição sobre favores arbitrais ao FC Porto.

O problema é que Ulisses -- ao contrário da Odisseia de 10 anos erráticos a tentar regressar a Ítaca após a Guerra de Tróia, tendo sido seduzido por uma sereia até voltar aos braços da amada Penélope -- este Ulisses, não encanta.

Tal como frente a Sporting e Benfica, o Marítimo defrontou o FC Porto sem avançados, ou pontas-de-lança mais precisamente. Por isso nunca farejou sequer o golo. Preencheu o meio-campo. Especulou com o jogo. A ver o que dava, atirava umas setas de longe, arremessava uns calhaus tipo Grégory pelo ar e por fim lá teve uma pequena compensação de tanto esforço (o golito que faz iludir o resultado) para tamanha falta de lucidez.

A resumir, pelo que ouvi na rádio depois de “tver” o jogo, Ulisses saiu-se com esta: “Fizemosio”. Repetiu-o, até. Queria dizer: “Tal como anunciámos, cumprimos a promessa de fazer a vida difícil ao FC Porto, jogámos olhos nos olhos e em todos os sectores do campo. Fizemosio”, repetiu-se.

Como treinador, Ulisses Morais não tem marca por onde se lhe pegar. Nenhum jogo de cátedra, nenhum feito assinalável, nenhum resultado positivo contra um grande, homérico ou não. Mas fala tão mal português, além de ter interpretações enviesadas de um jogo, como Homero via, pois a sua cegueira visual seria lendária como as obras pelo olhar interior do criador.

Fizemosio. Fodemosios (4)

Eu lembrei-me logo de uma mensagem enviada a um amigo quando o FC Porto conquistou a fortaleza, inexpugnável na Europa, do Panathinaikos rumo à conquista da Taça UEFA, essa sim uma tarefa ciclópica.

Quando Derlei marcou o 2-0, bisando no jogo durante o prolongamento em Atenas, para superar-se o 0-1 das Antas em que Mourinho prometeu não ter a festa acabado ainda, lá mandei a mensagem ao meu amigo: Fodemosios.

Palavra que é verdade. Agora rio-me, destas brincadeiras e das que alguns treinadores sem a 4ª classe fazem retirando avançados e anunciando que jogaram ao ataque. Com sofismas e credos habituais, entre mantos de sabedoria como aquele “pareceu-me ver algo mais com Marcos no 1º golo do FC Porto”.

Os simples mortais, como Ulisses e Aquiles personagens homéricos, superaram todas as forças dos deuses conspiradores e das sereias de serviço como nos servem nos jogos televisionados.

Mas nada como a veia de poeta inspirador como Ulisses, o Morais.

Espanta-pardais

Ele e, cá no panorama áudio-visual, os espanta-pardais que prenunciam catástrofes: era Jesualdo que nunca ganhou no Nacional, o Braga que não perdia no Dragão (em dois jogos, uma lenda!), há cinco anos que o Porto não vencia o Marítimo (só na Liga, que na Taça ainda há um ano lá venceu), há jogadores em risco de suspensão (este é o alvo, atirem, atirem!), o Adriano, vejam lá, esteve para ser dispensado e o Porto, enfim, lá ganhou jogando pouquinho -- como se não fizesse o q.b. para vencer e merecê-lo ou outras equipas tenham lá ganho com exibições inesquecíveis.

Pois, é mais fácil vaticinar que o Sporting pode ser campeão europeu (por ganhar o primeiro jogo ao Inter), agora que o Benfica pode, além da Liga, ganhar a Taça UEFA (antes um troféu de segunda, como é a Supertaça que Bento um dia disse valer “feijões”) e que Karagounis, hoje imprescindível no meio-campo lampiónico, nunca esteve na lista de dispensas com nome riscado a encarnado.

Sic transit, gloria mundi, assim vão as glórias do mundo, dizia-se em Roma. Sem circo.

(1) - In Nova Enciclopédia Larousse, Círculo de Leitores
(2) - Introduzir palavras de línguas diferentes
(3) - Síndrome de esquizofrenia caracterizada pelo negativismo e a oposição
(4) - Tradução de F***mosio e F***mosios, menos chocantes assim postos em título e pós-título…

33 comentários:

  1. Porra, nunca vi tanto paleio neo classico de gravitacoes monoliticas e catacromosomaticas tambureantes referenciados por eufemismos sincro-analiticos de arborencia cromio-fotossintitica e de inigualavel compitoncio senatico irreverosimelistico para dizer que o Ulisses Morais eh um palhaco dum Mouro que so sabe dizer merda e mais valia tar calado. LOl.
    Grande abraco Ze Luis.

    ResponderEliminar
  2. Mas pelo que deu para perceber o Ze Luis tem razao...

    ResponderEliminar
  3. outra vez grande post.
    zirtaev é melhor pores uma clausula de rescisao no contrato deste homem senao ate o site do slb vem aki busca-lo.
    mais uma coisa:ze luis tas doente,nao falaste mal do renteria?????

    ResponderEliminar
  4. Acho que escreve muito mas... de interesse pouco. Porque quando é parfa escrever a sério, ou seja, futebol sai pouco. Para quem se dedica tanto esperariamos um pouco mais.
    É a minha opinião.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. É sempre um prazer vir aqui.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  6. Bom dia a todos

    Grande texto a mostrar claramente o que se passou em campo. É lógico que não se pode agradar a "Gregos e Troianos"!!

    O senhor Ulisses que esteja caladinho porque a sua subida à primeira Liga com o Estoril Praia, pode ainda cair em investigação policial ou dar um livro de seu nome: "Eu, VEIGArista"!!!

    Bom, voltando ao post, quem é aquele tal de Derlei que marcou na Grécia?

    Nunca ouvi falar dele!!

    Quanto ao que se passou ontem no estádio da luz... ai se fosse um jogador do Porto a espetar com a bola na cara do adversário...

    Tenho dito.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. A tragédia grega no seu melhor.

    O FC Porto sem deslumbrar tem ultrapassado os obstáculos da Liga.
    Os media especulam extremas dificuldades para rápidamente deixarem de dar destaque ás nossas vitórias.

    Essa maioria de intrujas que desgraçam o jornalismo em Portugal tem o tempo contado. É fácil constatar as perdas evidentes na venda de jornais. Doença terminal. Ainda assim vão arranjando forças para por exemplo daqui a um mês termos 10 pontos de vantagem na liga, com vitórias sobre o sporting e benfica na luz e a imprensa a preferir dar destaque à pseudo-final da UEFA com o SLB ou à forma como o SCP chega a uma final da taça com aqueles miúdos todos...


    Sobre o Ulisses está tudo dito. Ele é daqueles que quer ser treinador do SLB à força. Todos sabemos como isso gera danos irreparáveis na conduta das pessoas...

    Bom texto Zé Luís. Para quando a defesa do FCP em formato televisivo? Faz-nos falta.


    Abraços

    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Este texto é a prova de que escrever posts pode ser uma arte e o artista está à vista que tem qualidades, até demais, para a tela em que está inserido. :-)

    Penso que está tudo dito e os cães vão alegremente ladrando vendo a caravana a passar. Nestas duas semanas podemos resolver definitivamente o campeonato e só temos que ignorar os espanta-pardais.

    Qt ao Ulisses, o Morais, basta vermos os dois clubes que treinou na primeira liga e ver as ligações que tem. Qt a virtudes só lhas reconheço no meu familiar Dragões Sandinenses onde "fezelio" um bom trabalho, e mesmo essas não são de importância relevante.

    Guga quanto a isso não preciso de me preocupar, o Zé Luís preferiria pagar bem para continuar no Portistas de Bancada a ser bem pago para escrever para o SLB :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís em grande, nem Sócrates ( o grego não o outro ) diria melhor.

    Ulisses demonstrou mais uma vez a melhor qualidade da generalidade dos treinadores portugueses : não saber perder contra o FCP.

    ResponderEliminar
  10. Quem é o Ulisses Morais???
    Coitado, não sabe o que diz, não basta ter nome Clássico.
    Zé Luís, parabéns, grande post.
    Quanto ao Derlei, foi o nosso NINJA que nos deu imensas alegrias.O resto é conversa.A memória não pode ser curta.

    ResponderEliminar
  11. Excelente post do ZE LUIS. Ainda bem q és do Porto, amigo. Gostava q passasem no meu blog e vissem as duas novidades (DECISÕES) q a liga de clubes vai anunciar logo mais... Liedson e Proença...

    ResponderEliminar
  12. DOMINGO NO OLIVAL 1º JOGO DA 2ª FASE .....F.C.PORTO X BEIRA MAR.....

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde a todos.
    Zé Luis não te esqueceste da mãe de todas as explicações para este mau estar de Ulisses Morais?
    Não foi este Sr. em tempos empregado de um ex-futuro-dirigente dos gloriosos, representando uns canários da linha? Eu penso que é por aí que o discurso se explica.

    ResponderEliminar
  14. e de onde é Pedro Henriques ? Lisboooaaaaa

    ResponderEliminar
  15. Pelo menos tem uma coisa boa, não
    é de dar muitos amarelos e como sabem isto é importante para alguns dos nossos jogadores, mas mesmo assim...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Eh o Pedro Henriques o arbitro do Porto-Sporting? Nao acho mau arbitro, apesar de ser de Lx. Porto 3 - Sporting 0

    ResponderEliminar
  17. o problema é esse...todos nós não achámos que é um mau árbitro, não levámos a mal um amarelo a mais.

    Mas, uma coisa é certa, se jogámos o que sabemos nenhum árbitro nos derruba, isso é o que interessa.

    ResponderEliminar
  18. É preciso terem lata!!!
    É que são quase todos a falar de arbitragem... não são deste mundo!!! Será que se escreverem muitas vezes acreditarão que são e sempre foram prejudicados pelo apito?? Anda todo o mundo contra o FCP...apito dourado não existe...eu joguei 11 anos como profissional e 8 na 1ª divisão e só posso dizer que muitos comentários só me fazem rir de tristeza... as vezes para se escrever de algo tem que se ter passado por "lá" (no mínimo na 3ªdivisão e saber chutar uma bola)e não na bancada,TV,rádio,sofá,...por lá ter andado não sou adepto de nenhum grande(muito menos do FCP) ... e mais não digo...

    ResponderEliminar
  19. Era o que faltava caro anónimo, eu não poder falar do meu FCPorto por não ter passado por "lá" (ou será que 15 anos de sócio contam?). Se andou por "lá" e sabe de algo só tem de te apresentar na judiciária a apresentar as suas histórias.
    Qt a falarmos de árbitros, bem, se nós não temos razões de queixas deles, quem mais terá, ou será que andou por lá tanto tempo e já não tem tempo agora para ver este ano o que se passa à frente dos olhos de toda gente.
    O apito dourado... está a decorrer em sede própria e só espero que se faça justiça, mas queria que ela não fosse só concentrada numa cidade do país ou que não fosse selectiva e isso, isso parece-me que não vai acontecer.

    Quer que lhe diga outra coisa que o apito dourado não vai investigar e que coloco as mãos no fogo em como vai acontecer, o (S)enhor (L)ucílio (B)aptista vai apitar o Benfica-Porto. Infelizmente é um árbitro com quem o FCPorto tem "azar". E olhe que eu não ando por "lá" para saber disto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Depois de saber do Pedro Heriques, o meu primeiro pensamento foi:
    Aí vem o Lucílio para os lampiões...
    Já é da praxe, e calhar a ver se arrumam com o QuaresmA DESTA FEITA

    ResponderEliminar
  21. ja ha um mes que disse que ia ser o Imbecilio no jogo da luz. Ponho as maos no fogo que vai ser essa a nomeacao. AAAAhhh o nosso amigo imbecilio... aqui vao umas notas para o anonimo que acha que nos dominamos a arbitragem:
    Para nao ir mais longe, 2002/2003: Apita o Sporting / Porto pela terceira vez consecutiva e em que apesar da excelente equipe que tinhamos tivemos de travar duras batalhas com esse senhor para vencer por 1-0.
    2003/2004 : Apita o Sporting / Porto pela quarta vez consecutiva e apesar das diversas diabruras que concebeu nesse jogo o Porto la conseguiu o empate, 1-1. Quem nao se lembra daquele golo do Sporting, O Joao Pinto exborracha-se contra os paineis de publicidade, a equipe do Porto para toda para se aperceber do estado do colega de profissao e os profissionalissimos jogadores do Sporting seguem a jogada, o Levezinho entra na area do Porto, atira-se para o chao e o nosso amigo Imbecilio..."aqui vai disto", penalty, 1-1 para o Sporting. Esta foi ate hoje, a maior manifestacao de falta de fair-play que assisti nos estadios Portugueses ate hoje.
    2004/2005 foi um ano em cheio para este nosso camarada senao vejamos :
    Fc Porto 0 - Boavista 1, o nosso amigo Imbecilio chuta o Benny McCarthy para o banho aos 35m da primeira parte por suposta cotovelada num adversario que lhe vinha a dar pau desde o primeiro minuto, vulgo, Paulo Turra.
    Em 2005/2006, sai-nos a "prenda" logo a segunda jornada naquele epico jogo contra a Naval. Ainda causou celeuma ao tentar anular-nos o 3-2 que foi confirmado pelo juiz de linha...foi quase... E nao eh que logo na setima jornada nos aparece outra vez! Com quem?? Benfica no Dragao. E quem nao se lembra da entrada viril de karagounis sobre Lisandro Lopez que nem amarelo levou? Depois de inclinar o campo sempre para o mesmo lado, foi com felicidade que expulsou Bruno Alves, jogador que mais se passou com a inclinacao do campo. Mas nao fica por aqui... imaginem la voces quem apita o Porto/Sporting pela QUINTA VEZ CONSECUTIVA? Pois...esse mesmo. E mais uma vez, coincidencia ou nao o Porto nao consegue ganhar...no minimo estranho pois a nossa superioridade a equipe de alvalade manifestou-se na tabela classificativa final:79 pontos para nos, 72 para o Sporting, mas.... Enfim, melhor registo que o amigo Imbecilio, so mesmo o amigo "El Mano" Santos que conseguio que mais ninguem conseguio no mundo...expulsar o Lucho Gonzalez.
    Mas o historial do amigo "El Mano" fica para proximas nupcias.

    ResponderEliminar
  22. É curioso, a propósito de Pedro Henriques, que o Blog da Bola, destilando veneno sempre contra o FC Porto, sai hoje com a transcrição de uma conversa telefónica entre Pinto da Costa e Pinto de Sousa, em que falavam (só falavam, não coneminavam nada) do árbitro para a final da Taça de 2003 com a U. Leiria.
    É uma conversa antes transcrita nos jornais, portanto mais uma sem novidade, mas que serve o propósito de lembrar, agitar as consciências, de que Pinto da Costa considerava Pedro Henriques um árbitro extraordinário.
    Este caso é um dos muitos afilhados do Apito Dourado e a pedido de várias famílias vai ser reaberto pela Mizé Tung, a Morgado.
    Pinto da Costa não pediu nada a Pinto de Sousa, trocaram impressões sobre quem seria o árbitro mas estava na calha que fosse Pedro Henriques, então o 1º da classificação dessa época e que, por norma, é nomeado o 1º para a final da Taça.
    O BdB sair-se com esta é normal.
    Já não se saiu com a conversa de Luís Filipe Vieira sobre João Ferreira. Como os deslizes telefónicos de LFV são sempre esquecidos, bem avisado eu estava para trazer essa conversa à colação na semana passada.
    É uma questão de estar atento. E saber como elas se fazem. Deste cariz e até do cariz puramente futebolístico que um alegado ex-jogador quis aqui comentar como se lá dentro ele pudesse saber que coisas eventualmente se cozinhavam.
    Sobre Pedro Henriques, que ainda no Boavista-Porto de fecho da época passada, no Bessa, impediu o FC Porto de ganhar ao sancionar o golo boavisteiro em falta de Paulo Jorge, esteve ainda na época passada no Benfica-Sporting (1-3), em que teve de ser o auxiliar Bertino Miranda a sancionar dois penaltis (um para cada lado) e ele Pedro Henriques não viu um penalti claro sobre Nuno Gomes que, a ser convertido, daria o 2-0 ao Benfica. O Sporting virou o resultado de forma espantosa, verdade seja dita, mereceu ganhar, mas o árbitro ajudou a essa vitória ao negar a possibilidade de 2-0 que dificilmente o Sporting recuperaria.
    Pedro Henriques é bom árbitro, deixa jogar às vezes até demais, mas peca pela falta de coragem nos jogos mais quentes. Contudo, tem uma boa imagem em geral e é apreciado.
    Pronto, depois de um oficial do Exército, salvo erro capitão, temos um major a comandar um jogo.
    Acredito que na Luz estará o cabo dos trabalhos com Lucílio Baptista, já nomeado nesta jornada após um estágio com os mouros do Qatar mas do qual não há notícias boas ou más, diria antes pelo contrário.
    Quem quiser, então, picar o BdB faça favor. Não vai descobrir muito, mas percebe a intenção deste tipo de operações de cosmética.
    O circo continua.

    ResponderEliminar
  23. Treino FC Porto: Anderson trabalhou no relvado

    O jovem médio brasileiro Anderson foi a principal nota de destaque no treino que o plantel do FC Porto realizou, esta manhã de terça-feira, no centro de estágio do Olival, ao surgir no relvado de botas, quatro meses e meio depois da lesão contraída frente ao Benfica.

    Apesar de ainda ter trabalho à parte do restante grupo de trabalho, parecem cada vez mais maiores as hipóteses de Anderson regressar à competição dentro de aproximadamente três semanas, no jogo da segunda volta do campeonato, precisamente, frente ao Benfica.

    in Diário Digital


    A magia vai voltar. A bola sai tão redonda dos pés deste miúdo que até o Alan pode jogar...

    Só espero é que o regresso e logo contra o benfica não sirva para lhe partirem a perna outra vez.

    Vamos ter que conviver com o facto do Anderson ser um saco de porrada. E no dia em que o "ingénuo" do nosso génio jr. desabrochar e der uma batata num adversário existirá alguém que lhe saberá dar 2 ou 3 jogos...

    Pedro Henriques? Menos mal. Sacrificam o SCP em prol de poder existir a permissão do árbitro para o chamado jogo durinho...

    Quem são os assistentes? Se for um dos que não viu a agressão do Derlei...

    :|


    [[]]

    ResponderEliminar
  24. Só uma recordação : o ano passado Boavista-FCP, o jogo do título, da consagração, um jogador do FCP chamado Hélder Barbosa em 2 faltas leva 2 amarelos...quem foi o árbitro ?

    ResponderEliminar
  25. Zé Luís, picar o blog da bola?! O gajo não deixa, tem medo que alguém o corrija de algumas mentiras que diz. Lá não há comentários.

    Teixeira andas desatento. Na barra que tenho agora no blog, tipo notícias da hora (o texto corridinho), já tenho essa informação sobre o Anderson desde a manhã. :-)

    Este blog está muito atento a tudo e as novidades importantes vão aparecendo por lá :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Zirtaev, pois é! Andava distraído.

    Noticías fresquinhas do FCP! Este blogue é grande!

    :P [[]]

    ResponderEliminar
  27. A bosta do blog da bola nao permite que defendamos a honra do nosso clube.

    ResponderEliminar
  28. Miguel Vareta,nem eu conseguiria comentar melhor!

    ResponderEliminar
  29. o jogo é que é bom ... dáaa-seeee..

    ResponderEliminar