15 março 2007

Gerir ou não gerir? Eis a questão

O próximo jogo do FCPorto pode decidir o campeonato, em caso de vitória poderemos ir jogar com o segundo classificado sabendo que nunca perderemos o primeiro lugar, já outro resultado impossibilita por completo uma derrota em Lisboa, correndo com ela o risco de se perder o embalo no rumo ao Bi, e candeia que vai à frente...

Três jogadores estão em risco de exclusão do jogo na Luz por estarem "tapados" por cartões amarelos. São eles o Lisandro, o P. Assunção e Raul Meireles. Jesualdo Ferreira embora tenha dito que viveria jogo a jogo, não correu riscos na Madeira e tirou do onze inicial dois dos jogadores anteriormente falados. Lisandro nem chegou a entrar, já Raul Meireles foi obrigado a ser utilizado e logo aos dez minutos, tendo conseguido gerir bem a sua actuação de modo a não ser automaticamente excluído do jogo com o clube de Alvalade.

Dois dos jogadores em perigo de exclusão são duas das unidades mais utilizadas no meio campo e consequentemente das mais preponderantes, tendo ao longo do campeonato dado boas garantias à equipa. Com a lesão de Ibson, as opções para este sector no plantel são muito poucas. O professor tem então um problema para resolver e tem duas opções:

1ª Opção – Não gerir“Colocar a carne toda no assador” concretizando o que tinha dito na conferência de imprensa, que o próximo desafio é sempre o mais importante, colocando o meio campo habitual, composto por Lucho, Meireles e Assunção, correndo então o enorme risco de perder os dois médios mais defensivos para o crucial jogo da Luz, ficando como única opção válida para esse lugar João Paulo, que pouco ou nada tem jogado, não tendo assim ritmo competitivo, ainda por cima para um jogo tão importante, ou então o adaptado Marek Cech que até jogou em Londres no meio campo, assim como em mais um ou dois jogos, tendo dado algumas boas indicações.

2ª Opção – GerirPoupar um dos médios, deixando-o no banco, aliás como fez na Madeira. O meio campo poderia ser então constituído por Lucho, Meireles (ou Assunção, embora eu ache este mais útil no jogo seguinte) e no vértice mais ofensivo Jorginho, Bruno Morais é outra hipótese ou até Postiga porque não? Recordo-me de com Adriaanse o ver fazer esse lugar. Assim o FCPorto assumia uma equipa com maior pendor ofensivo e sem medo na procura da vitória, afinal de contas jogamos em casa e o adversário deverá vir com mais cuidados defensivos. Outra possibilidade seria, em vez do Jorginho, ou outro jogador mais de ataque, jogar João Paulo ou Marek Cech ao lado de Meireles ou Assunção, tornando a equipa muito mais coesa a nível defensivo, mas perdendo um melhor apoio à frente de ataque.

É um dilema para Jesualdo, ainda por cima contra uma equipa que tem um meio campo forte. O melhor mesmo seria o professor não precisar de gerir, utilizar todos os jogadores que pretendesse neste jogo e estes não levarem cartões, estando assim todos disponíveis para o jogo que poderá acabar de vez com as pretensões ao título do segundo classificado. Mas todos sabemos que isso será muito difícil. Vocês sabem do que é que eu estou a falar...

PS: Por esquecimento não tinha incluído na "Opinião da Bancada" (que já tinha colocado desde ontem) o jogador que, segundo o jornal O Jogo , dormiu com o Paulo Bento, esse mesmo o Quaresma. Grande falha a minha. Peço por isso a todos os que já votaram que votem novamente já que tive de colocar de novo a pergunta desde o início.

26 comentários:

  1. Boa noite a todos

    Hoje entrei no meu cafezinho e vi dois amigos meus anti portistas (ou seja lampioes) a rirem-se e a chamar outros para verem a capa do jornal Ojogo.

    Eu como já tinha visto, a capa do jornal na net, só fiz uma questão a todos:

    "Eu acho que o Paulo Bento também já tomou banho e já dormiu com o Calado... ou estarei enganado?????"

    Silencio nas gargalhadas...

    Meti o açucar no café e tomei-o tranquilamente.

    O futebol é simples.

    Quanto ao tema do post, é complicado para Jesualdo. Gerir ou nao gerir? É que Pedro Henriques deve ter ordem para amarelar tudo o que mexe de azul...
    Mas pensando bem eu optava por nao gerir!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  2. Eu optava claramente pela opcao 2. Nao por questoes de gestao de plantel ou de cartoes amarelos mas sim por duas razoes que me parecem obvias.
    1. Quero ter um Porto de ataque. Quero um Porto que salte para cima do sporting desde o primeiro minuto na tentativa da construcao de resultado o mais cedo possivel para ai, sim, passar ao plano 2, gerir.
    Apostaria claramente no Helder Postiga a fazer a posicao 10. Ja o fez, e em situacoes de ataque passa automaticamente a segundo ponta de lanca juntando-se a Adriano junto a baliza de Ricardo.
    2. Anderson vem a caminho. Esta quase recuperado. Alias falam que podera jogar contra as galinhas. Se assim for, temos mesmo que comecar a preparar a equipe para uma mudanca de modelo de jogo. A tal segunda opcao do Zirtaev. Porque o lugar de Anderson e obviamente na ponta do triangulo. O Puro 10. Eu ia pela opcao 2.

    ResponderEliminar
  3. Escolheria a opção 1.

    O meio campo de sporting é forte qb para nos obrigar a ter que jogar com a melhor equipa. O Cech é uma boa opção para poupar um Meireles. Duvido da utlidade de Jorginho para estes 2 jogos que se avizinham. E na luz poderemos colocar o Anderson durante 45 minutos. O suficiente para o génio levar 2 cacetadas e assistir alguém para golo.

    Se tivessemos mais um central de qualidade poderiamos poupar o Assunção, colocando o Pepe a trinco...

    Miguel Vareta, esquece o Postiga.
    ;)


    [[]]

    ResponderEliminar
  4. Vou pela opção normal, a opção nº 1, parece que sempre vamos ter Anderson na Luz por isso não me preocupa se Pedro Henriques amarelar, além de Anderson temos Cech, e a entrada desses 2 não desequilibraria a equipa.

    Mas se tivesse de poupar, poupava mesmo Paulo Assunção. Mas confio plenamente neles para não levar amarelos.

    No Sporting, antes de Liedson acho que a boa noticia é mesmo Miguel Veloso ir para a defesa. Custódio ou Paredes no meio campo é melhor para nós.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho q Jesualdo tem q entrar com a carga toda. É preciso ganhar ao sporting, é fundamental...Depois disso vê-se os disponíveis para a Luz, mas se ganharmos ao scp vamos a lisboa com mt mais tranquilidade. E p.Henriques na disciplina n abusa mt...

    ResponderEliminar
  6. Passem pelo meu blog, fiz 2 posts sobre o FCP-SCP E sobre a vitória do andebol do fcporto ontem no madeira sad

    ResponderEliminar
  7. Lembrem-se que o Bosigwa pode jogar a trinco e assim o Fucile volta ao seu lugar (isto para poupar o Assunção para a Luz)

    ResponderEliminar
  8. Eu não poupava ninguém, porque o objectivo só pode ser um: GANHAR!, logo temos de começar com a equipa que dá mais garantias.

    ResponderEliminar
  9. ora aí está uma boa questão. por imperativos de ordem pessoal (traduzido: estou sem pachorra para postas) não tenho abordado estes temas pertinentes, no entanto fica a minha "humilde" opinião.

    existe uma coisa que me "orgulha" quando em conversas que mantenho com amigos e colegas de vários lados das barricados que é o bom olho para avaliação do potencial dos jogadores portistas, isto surge porque, sinceramente, não olho para nenhuma dessas opções como "soluções" para o próximo jogo. cedo se começam a tecer juízos de valor em relação a jogadores que entram no FCP, 10 ou 20 minutos chegam a muitos para o bota abaixo, a mim isso não chega, fico atento aos pormenores, espero para os ver mais vezes em campo, dou tempo para que surja o entrosamento e os automatismos com o resto da equipa (por isso sempre disse que Alan e Jorginho são pesos-mortos no FCP9 e isso leva-me a tecer uma opinião diferente no que toca a estas questões que surgem agora. O FCP está muito bem servido no que toca a potenciais coberturas para o caso de termos jogadores amarelados. Jesualdo, na recepçao ao Sproting, deve fazer entrar toda a artilharia, Meireles, P.Assunção e Lisandro sao para jogar de início e mai'nada!!!
    depois, para a Luz, logo se vê. O importante é garantir os 3 pontos depois, caso sejam amarelados os "nossos" vamos à Luz ganhar com os que tivermos disponíveis.
    a meu ver, Jesualdo pode, e deve, gerir, não os amarelos mas, o cansaço dos jogadores.
    Frente ao Sporting uma equipa ofensiva, com Quaresma e Lisandro a acompanhar Adriano no ataque, com Meireles e Assunçao no meio campo, e com Jorginho!! Sim, eu descansava Lucho para a Luz!!! o resto o tempo o dirá. Cech é grande jogador, joga bem na ala esquerda e entende-se às mil maravilhas com Quaresma, nas suas costas fica Fucile e está assunto arrumado na esquerda. Bosingwa volta e faz os 2 jogos na boa, e, se for preciso, ainda temos o Lucas Mareque para o que der e vier.
    sendo os 3 amarelados (o que duvido muito, mas nunca se sabe), este meio campo tem muito por onde se trabalhar, não se esqueçam da "posição natural" do Zé!!! pois...
    um 11 com os 3 amarelados nunca deixará de ser forte,

    Rentería - Adriano - Quaresma

    Cech - Bosingwa - Lucho

    Mareque - B.Alves - Pepe - Fucile

    Helton


    não vos dá confiança este meio campo?? a mim dá, mesmo contra os lampiões, que até têm baixa de peso este fim-de-semana: Katsouranis. (e Simão está em risco, com 4 amarelos!).

    é claro que neste "meu" 11 existem muitas dúvidas da vossa parte:
    Renteria - muitos já lhe compraram o bilhete de volta, mesmo depois da simples tabelhinha que desmarcou Meireles para o 2º na Madeira;
    Mareque - entrou mal no primeiro jogo que fez, mas não comprometeu e pode muito bem com o Nélson;

    uma opção que Jesualdo tem para o Sporting é a de resolver o jogo na primeira parte, e ao intervalo tirar P.Assunçao e Lisandro (que para mim são os jogadores mais decisivos do FCPorto, a seguir a Quaresma!!!).

    as opções são variadas mas nenhuma me mete medo, nenhuma me tira a confiança de que nos próximos quinze dias vamos dar o esticão final para terminarmos esta época em 1º lugar.

    agora digam o que quiserem, chamem-me nomes, atirem-me pedras, mas a minha convicção é esta!!

    ResponderEliminar
  10. Não quero bater muito no Renteria mas este parece-me longe de estar preparado para jogar contra o scp e o slb.

    [[]]

    ResponderEliminar
  11. Um momento de poesia para descontrair:

    O Henriques estará a apitar
    O seu Sporting vai beneficiar
    Ao Raul amarelo irá dar
    O Assunção tb nao vai escapar

    O Soares Franco disse Vergonha
    De certeza que se viu ao espelho
    A patada do Liedson foi medonha
    Melhor so nos filmes do Botelho

    Está à vista a Santa Aliança
    Entre Lagartos e Lampioes
    Sao piores que uma criança
    Nao conseguem vencer os dragoes

    São os maiores do planeta
    No saber controlar do apito
    Os jornais espetam cada peta
    Ao Vieira tudo parece bonito

    O Vieira bem tenta derrubar
    O presidente dos azuis e brancos
    Com o Record e o Correio a ajudar
    Mas as dividas continuam nos bancos

    Deixem conduzir o Mantorras!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Grande Mítico...e com a imagem do PC a rir,então...ehehhe..

    Já agora, também votei no Adriano para figura da partida.

    ResponderEliminar
  13. Eu estou como mcorreia...é preciso é ganhar este jogo, o próximo dp logo se vê...Deve jogar a equipa q dá mais garantias sem poupança nenhuma

    ResponderEliminar
  14. Gil, aqui ninguém te vai atirar pedras :-) at´´e porque as tuas ideias não estão longe do que muitos pensam. Temos banco para o meio campo (Marek Cech, Postiga, Jorginho, Bruno Morais, Bosingwa e quem sabe Anderson) todos estes são opções para o meio campo e este jogo tem de ser ganho. Por isso convém mesmo o FCPorto entrar com tudo o que tem e pode. Depois vê-se.

    Mitico, grande LOL, está excelente, parabéns.

    O Jesualdo mostra-se confiante e diz que o FCPorto é o favorito (era o que mais faltava) e que este vai ser um jogo muito complicado e dificil. Ou seja disse o óbvio.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Ok, depois deste blog nos proporcionar um belo momento de poesia, vamos passar agora ao humor.
    Votacao no jornal Record sobre o resultado do jogo do Dragao:
    Vitoria do Fc Porto : 20.2%
    Empate : 27.9%
    Vitoria do Sporting : 51.9%
    ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah aha haha ha ha ha ha ha ha ha aha ha aha aha aha aha aha aha ha ha aha aha aha aha aha ahaaa. E o mais engracado eh que toda a gente sabe que a maioria dos votantes sao... do benfica.... aha ha ha aha ha ha ahaha ha ha ha aha aha aha ahah aa.
    Entretanto o record hoja nao tinha nada de novo para escrever sobre o apito dourado, entao resolveu arranjar uma foto de PdC, Loureiro pai e Loureiro filho, pos-lhes uns alvos por cima e escrevem: Alvos de Maria Jose Morgado ou qualquer coisa do genero. Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooo!!!!! A serio???????? Acham mesmo? ohhhhh

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que devemos entrar com a melhor equipa. O jogo não vai ser fácil, temos de estar concentrados e fortes, lá por irem atrás 9 pontos nada quer dizer. E só a vitória interessa.
    Depois é não cair em ratoeiras de entradas despropositadas e possíveis reclamações estúpidas, ver o que dá, e se as coisas estiverem a correr bem, a ganhar, então gerir com substituções.
    Se agora não ganharmos, nos lampiões será mais difícil, daí que há que nada mudar, ter atitude, paciência, lutar e ganhar, ganhar.

    ResponderEliminar
  17. Em minha opinião o Sr Jesualdo,tem de colocar a melhor equipa em campo para tentar ganhar o jogo,e mais nada!Agora é preciso preparar mentalmente os jogadores,principalmente os do grupo de risco,para não entrarem em quezilias com os meninos da capital,e acima de tudo não responderem a provocações,que serão mais que muitas,e S.Pedro vai estar atento e não vai perder a oportunidade se puder,de contribuir para a credibilização do futebol portugues!Portanto,a melhor equipa e muita cabeça e pragmatismo!

    ResponderEliminar
  18. E pronto...ligo o rádio na Antena 1 e eis que eles relembram o " Leão da Estrela "..hehhe..é como comentei ontem..já tinha saudades de ver à baila esse filme quando o FCP joga com o SCP

    ResponderEliminar
  19. ehehe Menphis, também estava a ouvir e lembrei-me do comentário de ontem! lol

    ResponderEliminar
  20. Voces ouviram o mesmo que eu aquando do golo do petit? O estafermo do relatador no entusiasmo do golo diz isto:-"Isto eh que eh um trinco. Eh isto que Portugal precisa!!!!Corta, passa, constroi jogo e marca golos. Nao eh como nenhum dos trincos dos outros clubes candidatos ao titulo que so destroem jogo e passam bolas pro lado!!!".
    Achei um piadao...
    Ca pra mim ou atinam depressa ou vao 'kou carago

    ResponderEliminar
  21. se nao fosse o penalti!!!! o inferno como eles chamam, ja mais parecia o polo sul!!!!!!!!!!!!! a jogar assim o benfica o porto tem obrigação de ganhar lá e dar show de bola com o nosso anderson!!!!!!!!!!!
    força porto!!!!!

    ResponderEliminar
  22. O Benfica não jogou nada e depois do golo do PSG foi uma tremideira que meteu dó! O árbitro - a fruta lá para Lisboa deve ter andado numa roda viva - deu um amarelo no l.º minuto com a clara intenção de travar o ímpeto dos defesas do PSG. Mesmo assim, se não fosse aquela defesa de trazer por casa - para não dizer de autêntica M.... - dos Franceses, os lisboetas não se safavam e mesmo assim foi como vimos de bradar aos céus...Até ao penúltimo minuto mesmo com o senhor de amarelo a empurrar, até parecia que "eles" estavam cheios de medo e só queriam o prolongamento! Triste espectáculo, só me deu vontade de rir....

    ResponderEliminar
  23. Meta-se a carne toda no assador! Não acho muito inteligente pouparem-se jogadores num derby, ainda mais se pensarmos que o anderson poderá jogar contra os galináceos, e aí a história é outra.

    PS: Vejam este post do bola na área: http://bolanaarea.blogspot.com/2007/03/entalados.html

    A foto é digna de manchete numa das próximas edições d'o jogo :p

    ResponderEliminar
  24. visitem:
    http://minhaequipa.blogspot.com

    registem-se e divulguem

    ResponderEliminar
  25. Pois é Sr frances (mei)Reles... para próxima há mais... boa viagem para Paris... sei que moras na 2ª cidade com mais portugueses (Paris)e tb por isso adoro a tua cidade... mas como sou portugues e com bom senso (vivo em Braga))desejo-te felicidades para o campeonato frances...
    "Só deu para rir"... por que percebo ... menos no fim...
    Sabe caro frances ... nós somos pequeninos e ainda por cima temos uns (mei)Reles portugueses que gostariam que fossemos menores pois não gostariam que Portugal tivesse pelo menos uma equipa a representar no futebol europeu... é que só temos o BENFICA a representar-nos... mas enfim ... boa viagem e para manter o ritmo europeu marca um joguinho treino com o FCP (a nossa terceira cidade) que pode ser que tenham sorte ... mas já aviso que vou torcer para a equipa portuguesa pois não sou um portugues (mei)RELES!!!

    ResponderEliminar
  26. Tendo em atenção os jogadores convocados e a infeliz lesão de Lisandro acho que o melhor onze seria este:
    Helton
    Fucile
    Pepe
    Bruno Alves
    Cech
    Paulo Assunção
    Raul Meireles
    Lucho
    Postiga
    Adriano
    Quaresma

    ResponderEliminar