21 março 2007

Hábitos

«1 - Talvez sejam os maus hábitos alimentados ao longo das últimas décadas de títulos garantidos por margens mais ou menos folgadas, mas os portistas têm uma tendência pessimista para o dramatismo que só encontra paralelo no optimismo eufórico dos adversários. Em primeiro lugar no campeonato, com uma vitória sobre o Benfica no jogo da primeira volta e com um calendário que não parece mais complicado do que o dos adversários directos na luta pelo título - os encarnados têm dois clássicos pela frente, os portistas apenas um, por exemplo - o FC Porto é, ainda e apesar de tudo, o principal candidato à sua própria sucessão como campeão nacional. É verdade que a vantagem já foi maior e que o rendimento da equipa baixou significativamente na segunda volta, mas se os adversários não desistiram quando estavam em terceiro lugar a oito pontos do primeiro, porque há-de o FC Porto desistir quando ainda está em primeiro lugar e a um ponto do segundo?

2 - O próximo clássico tem sido classificado nos últimos dias como o jogo do título. De facto, o Benfica-FC Porto da próxima jornada pode ser decisivo para a discussão pelo primeiro lugar, mas apenas se o FC Porto ganhar. O triunfo dos portistas na Luz repõe a vantagem dos campeões nacionais nos quatro pontos numa altura em que faltarão disputar apenas sete jornadas, uma delas apimentada pelo último clássico da temporada, um Benfica-Sporting que os portistas podem capitalizar a seu favor. De qualquer forma, e numa altura em que toda a gente fala da espectacularidade de outros campeonatos, se o Benfica-FC Porto conseguir ser tão bem disputado e emocionante como foi o FC Porto-Benfica, temos festa. Sem lesões, de preferência.»

Jorge Maia in O Jogo

60 comentários:

  1. é a 1ª vez que acui escrevo,blog recomendado pela Lara num blog brasileiro.
    Bom saber que há um blog de qualidade em que Portistas e nao so podem comentar futebol.
    Sou fã dos textos do Jorge Maia e este está bnom como é costume.
    Acho que os portistas têm a tendencia natural para seremmenos euforicos que os benfiquistar porque estao habituados a ganahr nos ultimos anos,logo tem padroe de exigencia muito grandes nao estando habituados a sofrer porque é raro ganhar sem ser com uma boa vantagem.
    Acho que Quaresma não ´+e individualista como dizem,ja foi,actualmente é simplesmente o abono de familia da equipa uma vez que o Porto do meio campo para a frente so tem quaresma para transportar a bola,jogar com 3 medios tao defensivos traz desvantagens e torna a equipa demasiado dependente da magia do Quaresma.ass ricardo postiga

    ResponderEliminar
  2. No Porto este ano critico o mesmo de sempre...o Sporting ontem acabou o jogo com cerca de 7 jogadores da formaçao e tem um plantel que custa metade do que custa o do Porto.
    Dá que pensar...o Porto tem uma excelente formação,apenas não é aproveitada como lembrou o Hugo Almeida em entrevista e bem.
    A geração campeão da europa de sub 17 tem os seus jogadores mais importantes da altura ligados contratualmente ao Porto...
    Sendo assim porque Paulo Machado,Helder Barbosa,Bruno Gama e ate mesmo vieirinha(que quase nem joga) não sao opções efectivas no Porto.
    Não é melhor ter jogadores da casa com talento compravado do que pagar mais por Alan,Renteria,Mareque e outros jogadores sem talento e que chegam em contentores trazidos por empresarios que lucram sempre com isso.
    Não seria o porto mais forte com opções no banco como paulo Machado,vieirinha,ivanildo etc.
    Se em vez de Alan tivessemos tido Vieirinha nao era melhor,se em vez de Lucho sem jogar e orfaos de Anderson nao poderíamos ter um bruno gama a ajudar a equipa em vez de emprestado?
    Quando estamos sem meio campo a raça do Paulo Machado nao podia ajudar?
    A alternativa ao Quaresma nao podia ser o Helder Barbosa?
    É este tipo de opções que nao entendo no Porto assim como a ausencia de Pinto da Costa durante todo o ano em que mesmo quando o Porto foi prejudicado nao falou.
    ass ricardo postiga

    ResponderEliminar
  3. fiquei a saber no programa trio de ataque pelo dr rui moreira que o helder postiga é o jogador mais bem pago no plantel!!!!! deixa muito para pensar!!!

    ResponderEliminar
  4. Carlos ja desconfiava que fosse dos mais bem pagos...Ele veio de Inglaterra,teve que reduzir o salario mas ja se sabia que nao vinha para ca ganhar muito menos que la ganhava e veio com outro estatuto após o euro 2004...
    Apesar de achar que Postiga recebe demais para o que vale e que o seu contrato devia ser renegociado,pelo que ja o vi a fazer com Mourinho e mesmo esta época aonde ainda é o melhor marcador da equipa acho que ele é jogador para manter no plantel e trabalha-lo,ele ja mostrou ter algum talento apesar dele proprio nao o saber aproveitar e ter varias falhas no seu jogo.
    Nao compreendo é como o Porto dispensa Hugo Almeida e fica com Sokota o tempo todo que ficou...alguem na sad ganhou muito com isso,a equipa nao ganhou nada,o departamento médico ganhou muito trabalho com ele...
    Neste blog já vi que defendem todos muito o Helton.
    Eu acho o Helton o melhor guarda redes brasileiro,mas a verdade é que ja antes do jogo do Chelsea ele vinha revelando isnsegurança anormal para um jogador como ele,por causa dum erro dele saímos da champions,na madeira voltou a falhar com o sporting fez defesas vistosas mas cometeu outrta vez erros em situações que nao pode errar...
    O que é preciso mais para dar uma oportunidade a Baía,nãoi é um guarda redes qualquer que temos no banco,ele pode ser lançado quando a equipa precisar,e se helton nao esta bem twem que se dar oportunidade a Baía,e acho que o regresso do capitão neste momento delicado sería bom para a equipa.
    ass ricardo postiga

    ResponderEliminar
  5. Porquê que o Porto não aproveita a prata da casa e o jovens da formação?????? Porque esses não dão comissão! é muito simples.

    ResponderEliminar
  6. Eu ate gosto imenso de ler as cronicas do jorge Maia. E um grande portista, dos poucos que vai havendo na ranssosa comunicacao social portuguesa.
    A chatice caro jorge, e que o problema com que o porto se debate neste momento nao tem cariz de "coisa passageira". Aquela coisa de "aaah vamos a frente, se perder-mos ainda faltam n jornadas, etc e tal de pessimismos e coisa" eh muito lindo quando se sabe que o clube passa uma fase menos boa mas tudo se recompoe numa questao de dias. A gaita e que me parece que o Porto, nao so a equipe mas toda a estrutura anda um bocado presa por arames e a solucao nao me parece ser viavel a curto prazo. dai o ligeiro pessimismo. Mas, ok... vamos acreditar. Eu acredito. Ponho algumas duvidas, mas acredito.

    Ps- Mais uma vez nao me apeteceu fazer "copy" and "Paste" para os acentos ortograficos. Da uma trabalheira do caracas.

    ResponderEliminar
  7. Se bem me recordo, R. Moreira disse que Postiga é o mais caro do plantel (e não necessariamente o mais bem pago, embora também deva andar lá perto).

    Postiga veio para o FCP por 7,5 milhões. Isso faz dele o jogador mais caro do plantel, e do nosso campeonato.

    Lembram-se de a SAD quase chamar doido a Adriaanse pela "loucura" de Hesselink (é assim que se escreve?). Pois é, junte-se o valor do passe de Postiga e Renteria, e quase nem é preciso mais nada... Depois, é só comparar as utilidades dos jogadores...

    Quanto ao texto de Jorge Maia, concordo inteiramente. O FCP tem estado mal na 2ª volta, mas todas as equipas têm altos e baixos. Não tenho paciência para os que dizem que vamos perder o campeonato, como se já fosse uma fatalidade. É certo que já podia estar ganho. Mas a vantagem é nossa. Vamos à Luz, onde penso que a vitória está ao nosso alcance - e resolve a questão - e o empate nos mantém em primeiro, com um calendário mais favorável do o dos nossos adversários (por capricho do calendário, o Porto tem quase todos os jogos importantes na primeira metade de cada volta, ao contrário dos nossos adversários). A derrota será comprometedora, mas mesmo assim não ficamos arredados do título (embora deixemos de depender de nós próprios, o que é pouco confortável ou recomendável).

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que o FCP não aproveita a prata da casa, porque não queremos ficar como o Sporting...em 3º lugar.Até o Sporting anda a contratar miúdos sul-americanos, sabem porquê ?

    Não por causa da comissão, é porque a competitividade nos escalões de formação em Portugal é zero.

    Dar 11 a 0, 7 a 0, é normal nos juniores e só na fase final é que existe interesse.

    O texto está excelente e vem ao encontro do que penso, retirando para fora os problemas da SAD, não é por causa de uma derrota que caí a Torre dos Clérigos.

    Quando vejo sportinguistas todos felizes e a 6 pontos do 1º, e os portistas a planear a próxima época porque esta está perdida, nem sei o que hei-de pensar.

    ResponderEliminar
  9. Postiga foi um péssimo negócio da Sad, tal como Diego. Hugo Almeida n faz falta? Quem marca pontos no futebol aéreo?
    Passem no blog do lucho e deixem a vossa opinião sobre o momento q se vive actualmente no dragão

    ResponderEliminar
  10. É um comentário bem visto pelo Jorge Maia, nós é que estamos em estado de choque e caímos no pessimismo, apesar das coisas que não vão bem.
    Concordo com o anónimo dois em relação à questão da formação.
    Temos duas semanas para nos mobilizarmos e termos mais confiança.
    Rui Moreira esteve ontem muito bem, colocando o dedo em várias das nossas feridas, muito mal esteve aquele lampião rasca que quis fazer de uma falta do Lucho, embora por trás, era igual à do grego sobre o Anderson.
    É lamentável e de uma baixeza enorme. É um triste.

    ResponderEliminar
  11. Porque raio havemos de não expressar opiniões críticas pelo facto de estarmos em 1º e sermos os actuais campeões?

    Isso faz dos desaires preocupantes um não problema?

    Mal de mim se na minha profissão e apesar de ser relativamente bem sucedido não procurasse mais conhecimento e formas de encontrar "ferramentas" para ser um melhor profissional.

    Acho que o mesmo se pode dizer deste FC Porto.

    Entendo de alguma forma a dificuldade para alguns de críticar e tentar arranjar soluções numa altura em que o campeonato está na fase crucial da época mas tenho ao mesmo tempo uma certa tristeza de constatar que só os que batem palmas e assobiam para o lado se consideram portistas de verdade.

    Nunca tirei um lenço branco do bolso por isso sinto-me completamente à vontade para tocar nas feridas do nosso clube.

    Não acho que o FCP vá perder o campeonato (ainda), contudo a doença de que padecemos está mais do que diagnosticada.

    É premente uma reacção ao actual estado das coisas antes que seja tarde demais.

    Uma candidatura credível só será viabilizada se porventura quem esteja interessado em avançar para sufrágio sentir que poderá vencer nas urnas.

    Candidaturas fantoche, deixemos-as para os adversários.

    Rui Moreira, tens em mim um apoiante incondicional.

    Um abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  12. Ricardo Postiga sê bem vindo e dá um beijo à Lara por mim.

    Vocês falam da formação, mas com os adeptos que temos...?!?! O Vieirinha entra faz uma asneira, assobios em cima dele, o Ivanildo entra, faz uma asneira, assobios em cima dele, outro puto qq entra, faz uma asneira, assobios em cima dele. Os putos têm de crescer muito antes de chegar ao FCPorto e só qd estiverem em grande nível é que podem dar alguma coisa no FCPorto. Continuo a ser a favor de colocar os putos, mas já cheguei à conclusão que com os adeptos que o FCPorto tem é difícil. As exigências são muito grandes e o melhor é crescerem noutro clube do que andarem a ser queimados no plantel principal, quer por que os adeptos exigem logo tudo, quer porque se não jogam estão a perder essa oportunidade noutro clube.

    Teixeira e Miguel é evidente que podemos e devemos expressar as nossas opiniões críticas, é para isso que servem os blogs. Mas tb é verdade que existem melhores alturas para isso e o próprio Teixeira escreveu o que penso quando disse:
    "Entendo de alguma forma a dificuldade para alguns de críticar e tentar arranjar soluções numa altura em que o campeonato está na fase crucial da época".

    Acho que ninguém diz que por criticarem são menos portistas, eu não penso assim, tb lanço as minhas criticas, mas numa altura que deve ser de união, acho que o que eu tento fazer é o melhor para clube, criticar as coisas com alguma ponderação. Por isso confesso-lhes que coloquei este texto para pôr alguma água na fervura.

    Mas o que eu penso não impede outros de pensarem de outra forma e aqui é realmente o local indicado para o fazerem e estão à vontade com isso.

    Qt ao Postiga, acho que o Nuno tem razão, o Rui Moreira disse que foi o mais caro e não que é o mais bem pago. O que não invalida que seja mesmo o mais bem pago e lembro que veio por 7,5M mais o Pedro Mendes.

    Jorge, essa do APV foi realmente nojenta, mas o Rui Moreira respondeu-lhe bem. Mas até o que gostei mais foi qd o CD leu aquele mail de um qq anormal a dizer que no jogo de sábado se viu que agora é que há justiça, e ele respondeu, "pois só vêm a justiça nas derrotas do FCPorto". Nem mais caro Rui Moreira.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Já agora algo que me lembraram (aproveito para agradecer).

    Em relação à condição física da equipa:

    "Segundo os ENTENDIDOS, parece, que o estofo físico, se GANHA, sobretudo, na pré/época.

    Será, que no que toca, a esta VERTENTE (física) durante, a pré/época, "as coisas", desenvolveram-se da melhor maneira ???!!!

    Aliás, há quem atribua o abaixamento de forma físico/técnica do Postiga, ao facto de não ter efectuado pré/época !!!"

    Fica mais este tópico para a discussão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Eu não digo criticar, isso devemos fazer sempre, mas sim criticas construtivas e não destrutivas.

    Acho que muita gente fez um grande drama só por causa de uma derrota e perderam as esperanças.

    Confesso que no sábado apeteceu-me assobiar a equipa e fiquei com raiva, mas depois vi que afinal foi uma derrota, até pode ter sido uma derrota " boa " que pode servir para, definitivamente, arrumarmos com uma coisa, que já devíamos ter arrumado mais cedo.

    ResponderEliminar
  15. acho que o rui moreira voltou a por o dedo na ferida. a questao de adrianse, da influencia do tema postiga na substituição do treinador, das contrataçoes falhadas, é tudo verdade. Gostei de o ver, tal como o zirtaev, a respender ao ensanguentado e ao telespectador. já agora, o meu contenrraneo daniel nao consegue esconder o seu benfiquismo e escolhe sempre uns emails para o tentar tramar mas o rui moreira não vira a cara e responde duro como convêm. acho que deviamos mandar todos para lá uns emails sabem.
    agora tres perguntas:
    1-o bosingwa nao jogou porque estava lesionado, porque foi poupado, por motivos discplinares?
    2-o lucho está lesionado, está cansado ou está desinteressado?
    3-a sad está muda, queda ou apavorada?
    se soubermos estas tres respostas talvez possamos perceber melhor o que se passa. melhor, o que se vai passar.
    há um cheiro a fim de festa no dragao, estive lá e percebi muito bem esse sentimento nos nossos consocios.

    ResponderEliminar
  16. Até ao jogo da luz vou me inibir de tecer comentários sobre a SAD.

    A minha opinião já é conhecida por todos vós, por isso e porque não quero "ajudar" a inflamar o ambiente em redor da equipa vou tentar abordar apenas o jogo em si.


    Um forte abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  17. O Sporting é dado como um exemplo de excelência da formação. Mas também tem os seus telhados de vidro.
    Concordo com o que o Zirtaev escreve - a rotação de jogadores pode ser benéfica. Embora também me pareça que o FCP nem sempre os coloque nos clubes mais adequados. Se o destino for um clube médio, tudo bem. Tenho mais dúvidas quando se colocam jogadores em divisões secundárias, onde acabam por vezes a jogar fora da posição. Não sei se foi esse o caso do Helder Barbosa, ou de outro jogador, que esteve recentemente no Marco e jogava a ponta-de-lança sem o ser. Um jogador do FCP no Marco é útil em qualquer posição, e é adaptado às insuficiências do plantel (para não falar do facto de se enviar avançados para clubes que só sabem estacionar o autocarro à frente da baliza...).
    O Sporting lança logo os jogadores no plantel (que eu acho que só resulta se forem mesmo craques, como um João Moutinho ou um Dani, que agarram logo o lugar). Mas também os vende cedo - e não os segura depois de séiores. O Figo saiu a custo zero. O Dani poderá ir pelo mesmo caminho. O Cristiano e o Quaresma foram maus negócios. Basta ver este último. Foi vendido ao Barça por 5 milhões. Veio para o FCP avaliado em 6 ou 7 milhões, incluído no negócio do Deco (15 milhões mais o Quaresma). Se o FCP o vender no final da época, deverá ter uma mais-valia superior aos 5 milhões que o Sporting obteve por ele! E ainda fez 2 épocas em que jogou muito mais do que alguma vez o fez no Sporting (era utilizado com 18 anos...).
    Por isso, formar craques é só o princípio. O lançamento nos séniores e o acompanhamento contratual também contam.
    Já agora, o R. Barros só fez uma época no FCP, depois de andar em clubes secundários, antes de ir para a Juventus. Mas veio para o FCP para ganhar o lugar! Se ficam cá para não serem convocados (Ivanildo ou Vieirinha), perdem-se!
    Concordo com tudo o que escreve o Teixeira. Também gostei muito da prestação do Rui Moreira e, pensando a frio, cada vez mais me convenço que jnpc é, neste momento, mais parte do problema que da solução. Acho que a maior limpeza de balneário não deverá ser no plantel, deverá ser na direcção. Não sei se jnpc tem ou não mão na SAD. Mas quando aparecem n Renterias, e são uma constante qualquer que seja o treinador de serviço, então é a direcção que não funciona.
    Finalmente, à luz do que vemos hoje, o H. Almeida e o Diego foram maus negócios. Pessoalmente, sou daqueles que não davam nada pelo H. Almeida - parecia-me que ele saltava às bolas de olhos fechados. O Diego tem de ser visto no contexto do que (não) fez o ano passado e do esquema que era usado. Fico com a impressão de que o Diego não jogava ao seu nível para provocar a saída. Ele teve muitas oportunidades na 1ª volta, e a verdade é que quase não marcava golos nem fazia assistências. Cada vez mais acredito que ele não dava o seu melhor para forçar a saída. Quando é assim, não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  18. nuno nasoni..esse jogador de que falas é o Vieirinha

    ResponderEliminar
  19. e completando o meu post..o Vieirinha nos juniores sempre foi ponta de lança, pelo menos nos jogos em que vi.

    ResponderEliminar
  20. Obrigado, Menphis.
    Não sabia que jogava a ponta-de-lança nos júniores.
    Parece-me uma posição muito distinta da de extremo (embora alguns jogadores possam fazer ambas).
    Eu tenho dúvidas sobre a polivalência dos jogadores. Geralmente cria-se jogadores que são medianos em mais do que uma posição, mas não se excedem em nenhuma. Mesmo em casos de sucesso de adaptação, como o Bosingwa, temos lacunas (no caso deste, o facto de não saber cruzar).
    Não sou técnico, mas acho estranho um jogador fazer a formação como ponta-de-lança e surgir nos séniores como extremo. Alguém comenta?...

    ResponderEliminar
  21. Um comentário à margem da discussão. Acho piada ao enorme destaque dado pela nossa comunicação social às declarações do guarda-redes belga. Recentemente, um treinador (com um nível de responsabilidade muito superior a um guarda-redes, portanto), da nossa liga, disse que o Quaresma só podia ser travado à marretada. Alguém se indignou?..

    ResponderEliminar
  22. Caro Zirtaev,

    Ontem não vi o Trio de Ataque aqui tão referido.

    Já tentei dar uma espreitadela na net (site da RPT) e de facto já lá “está” o programa só que onde aparece o nome do dito depois, as imagens, são do programa do ...Malato....enfim...

    Mas o que me traz hoje aqui é o comentário do Portista de Paredes.

    Refere que: “já agora, o meu conterrâneo daniel não consegue esconder o seu benfiquismo e escolhe sempre uns emails para o tentar tramar mas o rui moreira não vira a cara e responde duro como convêm. acho que devíamos mandar todos para lá uns emails sabem.”

    Ora aqui estão uma grande verdade e uma sugestão fantástica:

    1. Verdade - O Carlos Daniel é um vermelho absolutamente doente, vou repetir, D-O-E-N-T-E !!
    E claro que os ataques ao Rui Moreira são insistentes !!! A forma como o vermelho Daniel procura condicionar, pelas mais variadas formas, as intervenções do Rui Moreira são por demais EVIDENTES !!
    De igual evidência é o apoio encapotado do vermelho Daniel ao APV !!!

    2. Sugestão - envio de mails !!! Concordo em absoluto. Temos de apoiar os nossos !! Não basta exigir bons desempenhos. É necessário apoiar !!! Eu já por mais de uma vez que o fiz.
    Mas só um dos meus mails foi lido. No entanto, mesmo que não sejam lidos em directo, terão sempre algum peso nos responsáveis pelo programa.

    Muito bem, Portista de Paredes !!

    ResponderEliminar
  23. ah, Zirtaev, tem razão absoluta quando comenta as tristes reacções dos adeptos ao mínimo falhanço de um jovem jogador no nosso estádio.
    Os exemplos que deu são bem ilustrativos.

    ResponderEliminar
  24. Carlos Daniel é amigo de infância de um vilacondense da tsf q costuma relatar jogos do porto, joão ricardo pateiro e eu q tb sou de vila do conde posso-vos garantir através de um amigo comum q são os 2 benfiquistas de coração...Logo isenção não passa por estes 2 nomes.

    ResponderEliminar
  25. O Carlos Daniel não é dos piores, digo eu, que não vejo o Trio de Ataque.

    O pior é mesmo o Daniel Oliveira, do programa " Só visto", que em TODOS os programas fala do Nuno Gomes.

    E perguntam vocês mas porquê? È benfiquista ?

    Sim muito, mas também é padrinho do 2º casamento do Nuno Gomes.

    ResponderEliminar
  26. Eu nao critico a equipa do Porto. Aponto alguns erros ao Professor mas se calhar ate sou eu que tou errado. A minha critica vai sempre no mesmo sentido : SAD.
    Pelas contratracoes comissionistas para obvio prejuizo do plantel.
    Pelo silencio quando mais necessaria foi a defesa do bom nome do clube.
    Pela anormalidade de Pinto da Costa de se ter envolvido com uma puta por 4 anos manchando assim tambem o bom nome do clube.
    Pelo ambiente de salve-se quem puder dentro daquelas quatro paredes.
    Por andarem todos a saque.
    Por terem feito do Antero Henrique director geral da SAD, passando por cima do Eng.Paiva Brandao porque este desde cedo se desmarcou das manobras habilidosas das cobras venenosas(como zirtaev lhes chamou).
    Por despacharem o Pedro Mendes da forma que se viu.
    Por nunca terem feito uma homenagem de fim de carreira a Jorge Costa.
    enfim... Eleicoes ja.

    ResponderEliminar
  27. RUI MOREIRA A PRESIDENTE!

    Tenho mesmo de começar um blog para apoiar esta ideia...

    ResponderEliminar
  28. Querem mais?
    Nesta crónica de Jorge Maia, está tudo o que eu também acho que se passa no FC Porto neste momento!
    Penso que nestes últimos anos, os adeptos foram habituados, a ganhar o campeonato com muitos pontos de avanço.
    O importante é ganhar, e quantos mais pontos fizermos, melhor é.
    O Porto está na frente e neste momento é o principal candidato a ser (bi)campeão.
    E tal como diz Jorge Maia, os nossos adversáros directos já estiveram a mais pontos de distência, mas conseguiram recuperar. E nós estando um ponto à frente.
    Vamos à Luz dia 1 de Abril para ganhar e repor os quatro pontos que até ao último fim-de-semana tinhamos.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  29. Tenho visto aqui quase toda a gente a bater no Postiga e a decarregar nele a frustração provocada pelos maus resultados, mas será que não estão a ser um bocado injustos? É óbvio que todos os jogadores têm fases boas e más, e se aqui há algum tempo o felicitávamos por ser o melhor marcador porque é que havemos de culpá-lo pelos desaires do clube? A mim parece-me bastante mais notória a falta de forma do Lucho quer a jogar no meio campo, quer também a marcar golos que já nos safaram em muitas ocasiões. Fala-se aqui muito no Hugo Almeida, mas quantos golos marcou ele enquanto cá esteve? Claro que agora está em alta, tal como o Diego, e vejam o exemplo o McCarthy, que no ano passado nem 10 golos marcou e esta época já leva uns 15 na liga inglesa. Qual será a causa para esta diferença de desempenho? Preparação física, motivação?
    Claro que também acho que o Postiga não vale os 7,5 milhões + Pedro Mendes, nem provavelmente o ordenado que ganha, mas também não é o jogador mais caro da liga como já aqui ouvi dizer. O mais caro é o Simulão que custou 12 milhões aos lampiões.
    Eu por mim mandava vir o Van Hoijdonk, que apesar de já ter uns 35 anos deve custar tostões, e é cada tiro, cada golo, e já vimos por esta jornada que muitas vezes se decidem jogos em lances de bola parada.

    Quanto ao post, parece-me óbvio que temos razões para estar preocupados se pensarmos que já levamos 3 derrotas na 2ª volta, mas também não é caso para entregar já o ouro ao bandido, até porque eles sempre tiveram a mania das euforias antecipadas. Lembro-me por exemplo no ano que ganhámos a taça uefa, fomos ao galinheiro com 7 pontos de avanço e mesmo assim eles fizeram daquilo o jogo do título.

    ResponderEliminar
  30. Acho que o Jesualdo deve ler isto, principalmente o assunto da formação.

    Reforço até final da época : Castro vem dos juniores para reforçar o meio campo.

    ResponderEliminar
  31. Joga bem o miúdo. Vi-o no rio ave-porto em juniores.

    ResponderEliminar
  32. Os lampiões deram 12 milhões pelo simulão? Não me recordo e nunca pensei que tivessem €€€ para tanto. Daí o meu erro.
    O Postiga sempre tem sido um jogador muito irregular. E os baixos são muito mais acentuados do que os altos. O Mourinho mandou-o embora por não ter "killer instinct" - ao contrário do Benny (que não rendeu o que deveria nas últimas duas épocas pelas razões conhecidas; geralmente, é inútil manter jogadores contrariados - ou se consegue motivá-los, ou devem sair).
    O Postiga tem, também, uma enorme falta de cultura táctica, e de "raça". É um jogador faltoso (não é normal o ponta-de-lança ser um dos jogadores mais faltosos), perde demasiados lances no um-para-um e gosta de mergulhar para a piscina (se jogasse em Lisboa, poderia conseguir uns penalties...).
    Acima de tudo, acho que o Postiga é daqueles jogadores talentosos, que prometeram muito, mas que simplesmente não deve suar a camisola nos treinos. Ele podia ser muito melhor jogador do que é.
    Quanto ao Lucho, tudo indica que tem jogado lesionado. Joga em esforço. E desconfio mesmo que vai precisar de uma paragem relativamente prolongada. Se é um jogador disciplinado, com uma enorme disciplina táctica e visão de jogo, também não deixa de ser verdade que, nas actuais condições físicas, é um peso morto quando a equipa não tem bola. É pena porque não há muitas alternativas ao lugar dele (Ibson está lesionado e Anderson ainda não voltou), mas torna-se demasiado gritante a má forma física dele (fala-se em pubalgias).

    ResponderEliminar
  33. Permitam-me denunciar um blog, supostamente portista, que usa um pseudo-fanatico benfiquista para garantir uma boa audiência neste panorama global que é a blogosfera.

    É corrente o recurso ao insulto e ao palavrão para se exporem as ideias de alguns portistas que frequentam o blog, porque um parvalhão benfiquista, amigo do Guarda Abel e do Poncio, está permanentemente ligado a esse blog a insultar tudo o que seja adepto portista.

    Não recomendo este blog a nenhum portista.

    http://pobodonorte.weblog.com.pt/

    ResponderEliminar
  34. meus amigos....para ficarem a saber o carlos daniel é portista isto assumido por ele mas nao é por isso que deixa de ser um grande jornalista visto este ser isento em tudo e assim deve ser um jornalista.

    ResponderEliminar
  35. Quero esclarecer este último anónimo e já agora todos os que pensam que o Carlos Daniel é portista. O Carlos Daniel é benfiquista, aliás, ele não o esconde. Se quiserem tirar as dúvidas tentem encontrar em qq livraria o livro "Ser Benfiquista", onde 100 personalidades da sociedade testemunham o seu sentimento de ser benfiquista e verificam que o Carlos Daniel é uma das personalidades. Isto é garantido. De resto nem o acho dos piores, aliás é dos melhores e prova disso é que muita gente pensa que ele é portista.

    Anónimo das 18:25 o GuardAbel com certeza não se importa da publicidade que lhe fizeste lol. Mas é um bom blog, embora goste muito de picar os benfiquistas, mas quem os pode condenar por isso? :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Acho que muitos portistas que aqui escrevem claramente não conhecem os jogadores da formação do Porto e da portuguesa que actualmente é das melhoers da Europa...
    Como podem dizer que jogadores que foram campeões da europa de sub-17 sao fracos.
    Que nao podem ser lançados?nao podem porque os adeptos assobiam porque nao estao habituados...
    Mas preferem ter um Renteria e um Alan a ganhar o dobro em vez de miudos da casa que sentem a camisola e com mais talento como o Vieirinha e o Barbosa?
    Só para terem uma noção,se moutinho é craque hoje é porque apostarem nele de inicio no sporting com ou sem assobios e so assim ele evolui,não é a ser emprestado a equipas de 2º plano aonde tem que jogar fora da suaposição de origem e cresce sem cultura de vitorias e de clube grande que é o que actualmente acontece com jogadores do Porto emprestados...
    Moutinho na geraçao campeã da Europa era suplente...leram bem suplente,e hoje é das maiores promessas do futebol portugues...da mesma maneira que seríam o Bruno Gama,o Vieirinha,o Helder Barbosa e Paulo Machado se em vez de estarem ligados ao Porto estarem ligados ao Sporting...´Não ahcma estranho o melhor jogador dos dois grandes clubes serem jogadores formados no sporting?
    Acham que o nosso clube não tem bons jogadores na formação?claro que tem,apenas não aposta neles como no passado apostou em Baía,Domingos,Couto e etc...
    Preferem ganhar dinheiro a trazer atletas brasileiros sem qualidade não pensando nos interesses do clube.
    Bruno Gama era o jogador mais promissor dos campeos da europa e so fez um jogo pelo Porto.
    Helder Barbosa dragao de ouro um jogo.
    Um escandalo
    Deixem jogar a prata da casa,eles sentem a camisola e têm muito mais talento que alan,renteria etc...E assim o Porto não teria o plantel mais caro da liga e não andava tão mal de finanças mesmo depois de ter ganho tanto com venda de jogadores e champions...
    ass Ricardo Postiga

    ResponderEliminar
  37. Mas o problema da formação é sempre o mesmo. Além da pouca competitividade, alguns jogadores, depois de crescer começam a arquear e a encher muito o peito, tipo Márcio Sousa, até Maradona lhe chamavam, onde está agora?

    A humildade é só de alguns e não de todos.

    ResponderEliminar
  38. Menphis,mas no porto não se pode dizer se sim ou nao porque nunca foi dada uma oportunidade efctiva aos miudos da formação...
    Para se ser da formação e chegar ao plantel principal tem que se fazer muito mais do que faz um qualquer leo lima,sokota ou alan....
    E o problema da formaçao não é da competitividade,imagina os jogos Porto-sporting com Miguel Veloso,Moutinho,Nani e Djallo dum lado e do outro Bruno Gama,Vierinha,Paulo Machado e Helder Barbosa do outro...se isto não é competitivo...
    Não há é competitividade quando eles chegam aos seniores e os despcaham para clubes de 2ª categoria que os colocam a jogar fora das suas posições e em sistemas ultradefensivos que não os permite evoluir como jogadores para actuarem num grande clube...
    Quanto ao Maradona muito sinceramente quem acompaha a foirmação já sabia que ele era jogador para beilhar apenas nas camadas jovens e que pela falta de velocidade e resistencia eía ter problemas em adaptar-se ao futebol de alta competição.
    Agora Helder Barbosa,Vieirinha,Bruno Gama e Paulo Machado esse nunca enganaram,se estivessm no Sporting seríam já titulares e estaríam numa situação parecida com a do Moutinho e Nani até porque eles em todos os escaloes jovens sempre brilharam mais que Moutinho.
    Repito Moutinho era suplente da geração campeao da europa de sub 17
    Os grandes craques eram Paulo Machado,Vieirinha e Bruno Gama.
    Não podem fazer esse tipo de valorações sobre jogadores que nunca tiveram hipoteses no seu clube e foram despacahdos para dar lugar a estrangeiros que apenas deram dinheiro a empresarios...
    Agora dizem não há ninguem para substituir o Lucho...se calhar dava jeito um paulo machado no banco não...?Não há nº 10 sem ser o Anderson,se tivessem mantido Bruno Gama já havería...
    Ou pior ainda não temos ninguem para o lado esquerdo para substituir o Quaresma,tinhamos o Helder Barbosa dos jogadores mais promissores em Portugal a jogar com o pé esquerdo...
    Os melhores ateltas da formação não sao todos do sporting,a diferença é que sporting aposta neles e o Porto não...
    Até o Benfica que mal tem formação aproveita tudo o que la aparece veja-se o Manuel Fernandes.
    ass ricardo postiga

    ResponderEliminar
  39. Concordo om o Ricardo Postiga, também acho que o Paulo Machado nos dava um grande geito, alguns dos emprestados são bem melhores que alguns que cá andam.
    E seria engraçado ter uma equipa de novo com talentos formados no clube como o Bruno Vale, Machado, Barbosa, Ivanildo, por exemplo.
    Agora, tem é de se dar oportunidades, senão ...
    E ter paciência, ou então emprestar a clubes com ambições na primeira liga para rodarem e regressarem com aconteceu com o F. Couto, o Bicho, o Jorge Couto e tantos outros.

    ResponderEliminar
  40. Menphis acho que o Castro não é reforço até final da época,acho que será apenas para compensar as várias ausencias...
    O André é um bom miudo,é de gondomar,meu vizinho durante anos,jogamos á bola juntose ele é um miudo impecável,5 estrelas,pelo menos na altura era e sente o clube pois ele é e sempre foi portista.
    Desejo todo o sucesso do mundo ao André,apesar de saber que é complicado ele impor-se no Porto pois muitos outros de qualidade não vingaram por não haver uma aposta séria do clube em ateltas da formação,o mais provavel é ele ir parar a um clube qualquer de 2ª categoria aonde se perderá e será esquecido.
    espero que não.
    ass Ricardo Postiga

    ResponderEliminar
  41. Concordo consigo em relação a alguns jogadores.

    Acompanhei, mais ou menos, essa geração até por ter amigos a jogar na mesma equipa, e posso dizer que dava tudo para ter o Paulo Machado na minha equipa, foi uma pena termos emprestado, de facto, vê-se humildade e talento e agora necessitávamos dele.

    Sobre o Vierinha, acho que precisa de evoluir mais, quando um jogador como ele tinha medo de ter a bola nos pés como ele fez contra o Atlético,então precisa de algo mais.

    O Ivanildo deverá ter sido emprestado para ganhar mais estofo psicológico, é que o Zirtaev tem razão quando dizem dos assobios, assim como ele outros que precisam de ganhar estofo.

    É que o adepto do FCP não perdoa, carimba logo um jogador, até carimbaram o Tarik por 2 jogos que ele fez na pré-época.

    O Bruno Gama, foi uma aposta do Couceiro, reconheço-lhe valor mas acho que deveria ser mais utilizada em equipas pequenas.

    No FCP se não brilha no 1º, no 2º jogo, então encosta-se logo.

    O Hélder Barbosa, já disse muitas vezes que para o ano ele poderá mesmo brilhar.

    Agora uma pergunta, o João Dias não era defesa esquerdo ou defesa direito?

    Esse miúdo é muito bom, pelo menos gostei muito dele nos juniores.

    Por fim, para ganhar comissões não é preciso ir buscar jogadores, eu posso ir buscar um jogador à formação e ganhar dinheiro com ele.

    ResponderEliminar
  42. Ricardo Postiga, penso que é um orgulho para qualquer adepto de um clube que os seus "putos" joguem na equipa principal, eu próprio como já disse gostava que isso acontecesse todos os anos, pelo menos 2 jogadores por ano, mas acho mesmo muito difícil que isso aconteça no FCPorto precisamente por causa do nível de exigência.

    Repara que no Sporting não existe o hábito de ganhar, estar meia dúzia de anos sem vencer para eles é normal, aposta-se na formação e com mais meia dúzia de jogadores de algum nível está feita uma equipa, dizem-se logo candidatos ao título e a imprensa endeusa a equipa, se for campeão tanto melhor. No FCporto as coisas não se passam assim, se não se vencer o título num ano é obrigatório vencer no seguinte. Não dá para arriscar e colocar jogadores sempre a titulares como acontece no Sporting, mesmo que eles não rendam no início.

    Aposta-se em jogadores de fora de fraca qualidade? Sim, em muitos, mas são jogadores normalmente já feitos noutros clubes, se chegam e não demonstram qualidade, é como dar a táctica depois do jogo já feito.

    São realidades diferentes e pelo que tenho visto nos últimos 10, 20 anos, eu prefiro a nossa realidade.
    Só agora se fala disso, mas já há muito que vêm jogadores estrangeiros sem qualidade para o FCPorto. Não é difícil lembrarmos de jogadores desses em planteis campeões.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  43. Concordo que o Porto é um clube dificil pela exigencia dos seus adeptos e associados...
    Mas o clube tem que evoluir e nos dias de hoje não se pode dar ao luxo de passar ao lado da formaçao...
    Já nem é uma questão de apostar só na prata da casa,é apostar nos melhores jogadores que tem e acho que nao temos duvidas que paulo machado,vieirinha,barbosa e gama sao melhores que Alan,Tarik,Sokota,Joao Paulo e outros...
    João Dias era uma aposta de Mourinho mas teve dificuldades em vingar nos seniores apesar de ser um excelente lateral.
    Zirtaev eu não peço que se chegue tao longe como o sporting e ter 7 titulares da formação...mas acho que não é de todo descabido ter 7 jogadores no plantel saídos da formação principalmente se for uma formação de qualidade como é o caso da do Porto.
    E para isso tem que se arriscarm,ñão é dar umas 15 oportunidades ao alan so por ser reforço e ~dar duas ao vierinha se lhe sai mal nem convocado é...assim é impossível,eles jogam sobre brasas porque sabem que não são aposta do clube ao contrario do que sentem os atletas do sporting...
    E há grandes equipas obrigaadas a ser camnpeãs com jogadores saídos da formação e apostas...veja-se barcelona com Puyol,Xavi,Oleguer e Iniesta tudo jogadores aproveitados duma geração de grande qualidade de Espanha e incorporados num plantel bem mais forte que o do Porto e com mais responsabilidades.
    O Porto foi campeão durante anos jogando com Baía,Couto,Jorge Costa,Andre,Jaime Magalhaes,Joao Pinto,Jorge Couto e Domingos...
    Não pode é o Porto não ter soluçoes para colocar em campo e ser o plantel mais caro da liga e desprdiçando talento por um preço mais barato...
    E não vamos ser ingenuos,apostar na formação não dá dinheiro a ganhar aos empresarios...
    O que dá dinheiro sao as comissoes de transferencias de jogadores provenientes da américa do sul e que vêm para o porto como forma de dar a ganhar a alguns elementos da sad algum dinheiro por acordos establecidos por empresarios com boas relações com alguns elementos da sad...
    Acham que Rubens Junior,Alecsandro,Renteria,Pitbull,bonfim,Sokota e muitos outros vieram porquê? por qualidade?alguma vez o rubens junior triunfou em algum clube?
    Renteria suplente do Inter alguma vez triunfou sendo suplente dum clube brasileiro?Pitbull nem no Brasil o querem...
    Muita coisa tem que mudar no Porto,há uma série de pessoas que estão a mais e que já há muito tempo pensam mais no seu proprio bolso que no bem do clube...
    É precisa mudança,um novo espírito,uma política mais moderna e virada para a realidade actual do futebol sem perder a identidade do Fc porto como um símbolo do Norte.
    Doutor Rui Moreira sería uma boa solução para a presidencia apesar de ter a noção que não faz parte dos grupinhos instalados na sad e que por isso nunca terá o apoio de ninguem de lá.
    ass Ricardo Postiga

    ResponderEliminar
  44. Concordo em quase tudo Postiga, tenho que defender um jogador: João Paulo.

    Como podes dizer que é mau jogador, um atleta que só alinhou 3/4 jogos, quase todas as partidas fora da posição e a quem não são dadas oportunidades, muito por culpa também da grande época de Bruno Alves e Pepe?

    Além do mais, foi o melhor jogador do FCP contra o Atlético ?

    ResponderEliminar
  45. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  46. Menphis tens razao em relação ao Joao Paulo,eu ja conheço o joao paulo do leiria e da seleção e nunca gostei muito dele principalmente depois de o ver na seleção olimpica,ele foi dos piores não o acho um grande jogador,muito menos na posição de trinco nao esta ao nível do Paulo Machado.
    Como central apesar de tudo ainda prefiro o Ricardo Costa apesar de estarem a um nível mais ou menos identico...
    Não o analiso pelo que fez no porto mas pelo que fez antes,é um jogador que acompanhava ja ha algum tempo e em que vejo capacidade fisica mas não qualidades tecnicas para ser um grande jogador...
    Pode ser que me faça dar a mão a palmatória e cresça como o Bruno Alves cresceu este ano como
    jogador.
    Ass Ricardo Postiga

    ResponderEliminar
  47. Postiga, faz-nos falta mais Artur Beata não ?

    E não ex-jogadores maravilhados com o tachinho de estar no FCP, nem que seja adjuntos da equipa B dos iniciados?

    É necessário, e eu estive envolvido em formação de miúdos, mas em clubes amadores e de futsal, portanto nada a haver com a realidade do FCP, um acompanhamento maior, almoçar com eles, enfim dar-lhes carinho e atenção, não fatos de treino novos.

    um dia fui ver os infantis do FCP, vim logo embora quando vi um puto à minha frente de chuteiras Nike a aquecer cheio de estilo, pensei, quando ele chegar a grande quero ver a mentalidade deste miúdo.

    ResponderEliminar
  48. Rui Moreira não precisará de nenhum apoio de dentro da $AD. Precisará, isso sim, do NOSSO apoio.
    Esta $AD está-se a cagar para os miudos, para o futuro e se calhar até mesmo para o Fc Porto. Sabem que o tempo das vacas gordas e das comi$$ões está-se a acabar e vão mamar tudo o que poderem até serem corridos de lá para fora. Quem não acredita nisto ou é ceguinho ou anda completamente a dormir.
    Miudos, promessas e futuro, só depois das eleições. Já vos alertei para isto mais de 200 vezes.
    Quanto a blogs, experimentem "Benfica até morrer" para se aperceberem da qualidade civica com que se debate o unico tema ali abordado: Fc Porto.

    ResponderEliminar
  49. MAISFUTEBOL 21.03.2007
    Paulo Machado é o jogador mais internacional que integra o estágio da selecção de sub-21. Ao todo soma 66 presenças oficiais pelas selecções jovens de Portugal, 15 das quais pelas Esperanças. O médio emprestado pelo F.C. Porto ao U. Leiria já tem no currículo o título de campeão europeu de sub-17, conquistado em Viseu, e o sonho de voltar a levantar uma taça está bem vincado: «Todos têm esse desejo. Queremos chegar às meias e depois pensar em chegar à final.»

    O treino realizado esta quarta-feira no Complexo Desportivo Fernando Mamede em Beja ficou marcado pelo grande apoio dos mais novos, aos internacionais. Paulo Machado admite que é bom dar autógrafos: «É sempre importante ter o público a puxar por nós pois é um motivação extra. Para alguns que querem ser futebolista somos referências e por isso mesmo estamos proibidos de fazer asneiras e muitas outras coisas.»

    O médio confessou que também ele já pediu muitos autógrafos: «Em miúdo também pedi autógrafos e eu já pedi um autógrafo ao Maniche. Tenho camisolas e autógrafos de todos os jogadores do F.C. Porto.»

    Paulo Machado é uma peça importante no meio-campo português e tem uma forma de jogar própria. «É a minha forma de ser. Não consigo estar parado, parece que sou eléctrico», diz entre sorrisos, admitindo que está «mais calmo e maduro».

    ResponderEliminar
  50. Não se pode contrariar o Zé Luis? Ou outro comentador? Porque há tantos anulamentos de comentários? Se é um blog há que respeitaras opiniões, mesmo sendo diferente da do autor ou seu amigo!!!

    ResponderEliminar
  51. Não vejo vantagem alguma em dispensar o João Paulo. sinceramente acho que com jogos pode vingar a central.

    Se vendermos Pepe vamos precisar do máximo nº de jogadores adaptados à camisola do clube.

    H. Barbosa e P. Machado são nomes consensuais e também eu não entendo a necessidade de terem sido dispensados.

    A dificuldade de colocar jogadores a rodar passa pelo facto de os clubes da 1ª liga optarem (e bem) por preferir colocar um jogador seu e tentar valoriza-lo ao invés de serem eles a pagarem os custos da imaturidade competitiva de um jogador que nem lhes vai render qualquer lucro.

    Se são jogadores para serem titulares absolutos das suas equipas pois de certeza que também servem para o Dragão.

    Sobre outras canteras, gosto bastante do futebol do Antunes do Paços. Vai chegar a AA em 2 anos. Não duvidem.

    Ao B. Moraes tem que lhe ser dada uma verdadeira oportunidade de jogar ao lado de Adriano e não como 10 que tem a obrigação de fazer aquilo que só Anderson pode fazer.


    Entendo que o Jesualdo devia mudar para 4-4-2. Tenho dúvidas que possa estar bem afinado dado que o puto maravilha só agora voltou aos treinos de conjunto. Ainda assim melhor que um 4-3-3 declarado sem Lisandro...


    O meu 11 para a Luz:

    Hélton
    Bosingwa-Pepe-Alves-Cech
    Assunção-Meireles-Lucho-Anderson
    Adriano-Moraes

    [[]]

    ResponderEliminar
  52. Não podemos nos esquecer do trato com os ex jogadores do Leiria - João Paulo e Helton!!
    Esses temos que aguentar (não se despensa).
    Voçes sabem o que estou a falar...

    ResponderEliminar
  53. Boa...li agora que o André Castro é oficialmente jogador do plantel principal do Fc Porto.
    Já é um começo.
    Será que os comi$$ionistas leem este blog? às tantas lêem mesmo.lol.

    ResponderEliminar
  54. Tenho assistido aos blog dos lampiões e é com espanto que verifico que não falam sobre o jogo decisivo como nós fazemos. Porque será?
    Temos medo?
    Nervosismo?
    Não temos mais nada para fazer?

    ResponderEliminar
  55. Teixeira, o Lucho no estado de forma em que está, po-lo no onze seria suicidio. O Simulão e o Piccoli chamava-lhe um figo. Nem pensar!
    Eu apostaria no seguinte:

    Quaresma Adriano

    Cech Morais Bosingwa

    Paulo A.

    Mareque Bruno Pepe Fucile

    Helton
    O unico problema e a posicao 10. Nao sei quem la por. Se o arbitro for o Lucilio o postiga e expulso antes do intervalo.

    ResponderEliminar
  56. Concordo com a maior parte das vossas opiniões quando toca á falta de investimento nos nossos jogadores formados nas camadas jovens do clube.
    Julgo que num plantel de 25 jogadores deveria haver 6,7 jogadores de craveira internacional(Por exemplo:Helton, Pepe, Lucho, Lisandro, Andersson , Quaresma)sendo este o nucleo duro, depois jogadores com alguma raça e mistica como o Vitor Baia, P. Emanuel,P.Assunção e o Bruno Alves(É pena não termos mais!)acrescentava o Ibson, Fucile, Joao Paulo e talvez o Bosingwa(para o meio campo e não a lateral!)comprávamos um ponta de lança de Top e comprava o Antunes do P.Ferreira),para finalizar entravam os jovens:P.Machado, Vierinha, H.Barbosa,Bruno Gama, Andre Leao, Castro ,Candeias, Tiago Borges e Hugo Almeida etc..Será assim tão dificil...vamos aguardar pelo final da Epoca e exigir á SAD esta Malta Nova e mandar todos os outros embora. Vejam só o que fizeram a jogadores como o Furtado, Bock, Organista, Vitor Rodrigues,Pedro Ribeiro etc....Contudo acho que no momento temos de apoiar a nossa equipa E ACREDITAR que é possivel ganhar o campeonato.Eu tenho esperança e julgo que mesmo com limitações temos equipa para vencer na luZ...
    Pensem nisso agora.
    Cumprimentos do Louro.

    ResponderEliminar
  57. helton; bosingwa, pepe, alves, fucile; assunção, lucho, meireles, anderson; quaresma, adriano.
    :)

    ResponderEliminar