10 março 2007

O João? Pode ser o João!

Um árbitro de certas preferências e um visitante crónico com o FC Porto

Entre as milhares de escutas telefónicas captadas no âmbito do Apito Dourado, desde meados de 2003 e durante um ano, outros figurões do futebol português foram apanhados em falatório, barato ou nem tanto, além dos que se prefere manter na ribalta.

Para a semifinal da Taça de 2003-2004 entre Benfica e Belenenses, na Luz, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e Luís Filipe Vieira engendram a forma de nomear um árbitro do agrado do Benfica.

Quando tudo veio a lume, o Belenenses ficou surpreso pelas revelações, no jornal Público precisamente, a 8 de Setembro de 2006: foi afastado da final (3-1) e mantido à parte das conversas que supostamente deviam ser entre todos os intervenientes para bem da bondade de ser nomeado um árbitro do agrado dos clubes em compita. Por isto, o Belenenses sentiu-se à margem mas manifestou a intenção de se constituir assistente no processo. Achou-se prejudicado no jogo e moralmente pelo processo a que foi alheio. E quanto à bondade de nomeações consensuais, os azuis nunca foram tidos nem achados para nada.

O processo, esse processo, é que não se sabe se foi instaurado para os azuis se meterem no meio e saberem em que param as modas nos meandros da justiça.

Alô, Alô

Para o Benfica-Belenenses, Luís Filipe Vieira é apanhado a falar ao telefone com o major. Entre vários nomes de árbitros e rejeitados pelo presidente do Benfica, acaba por surgir um par que agrada aos encarnados.

LFV – F… António Costa? F… Isso é tudo Porto!
VL – Pronto… E Lucílio?
LFV – Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio.
VL – E o Duarte [Gomes]?
LFV – Nada, zero, ninguém dá. […] Ó major, eu nem quero, nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.
VL – E o Proença?
LFV – O Proença também não quero.
VL – E o João Ferreira?
LFV – O João… Pode vir o João. Agora o que eu queria… Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro. Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência por ninguém, à última hora vêm dizer-me que não pode ser o Paraty por causa do Belenenses.

O presidente do Benfica tinha riscado uma série de nomes. Não tendo preferência por algum em especial, gostava do Paraty e o João Ferreira também era benquisto.

Lucílio na final

Fica nos mistérios da Justiça à portuguesa a razão de só dois anos depois dos factos vindos a público sobre o Apito Dourado, em Abril de 2004, esta conversa ter sido divulgada. Já vai avançar o julgamento de Valentim e Cª por causa dos jogos do Gondomar em 2003-04. Está em vias de seguir idêntico caminho uma série de outros processos conexos, apanhados das escutas do género acima descrito.

Esta troca de impressões conexa é que não cabe em caso algum em vias de ir a julgamento.

Já agora, o Lucílio que Luís Filipe Vieira não desejava para a semifinal acabou por apitar a final com o FC Porto, poupando a expulsão a Fernando Aguiar por agressão a Derlei e expulsando Jorge Costa com dois amarelos a meio da 2ª parte. Pormenores que serviram só para impedir que o FC Porto se tornasse a primeira equipa em Portugal a ganhar duas dobradinhas consecutivas (2003 e 2004).

João, alegre visitante

Sobra o árbitro João Ferreira que amanhã estará nos Barreiros para o Marítimo-FC Porto.

Em 12 jogos que dirigiu o FC Porto na Liga, João Ferreira fez só dois no Porto e desde há 5 anos passou a dirigir jogos do FC Porto na condição exclusiva de visitante.

2005 – Benfica-FC Porto (1-0) expulsão perdoada a Leo por meter os pitons nos calcanhares de McCarthy logo aos 8’ junto à bandeirola de canto e nas barbas de um árbitro-auxiliar.

2004 – Estoril-FC Porto (1-2), na estreia de José Couceiro, nega um golo ao FC Porto (cortesia de um tal Lacroix como seu auxiliar) e marca uma g.p. contra o FC Porto por mão de Costinha antecedida de mão (não sancionada) do estorilista Moses (também sob escrutínio de Lacroix); Sporting-FC Porto (2-0) com duas expulsões injustificadas de McCarthy e Seitaridis.

2003 – Leiria-FC Porto (1-3); Braga-FC Porto (0-3) na estreia oficial da “Pedreira”; Benfica-FC Porto (1-1); Nacional-FC Porto (0-0)

2002 – Beira-Mar-FC Porto (1-1); Nacional-FC Porto (1-2)

2001 – FC Porto-Benfica (3-2); Belenenses-FC Porto (3-0)

2000 – FC Porto-E. Amadora (2-1)

… e outras andanças

Em 2004, para a Taça em Guimarães, uma carga violenta de Flávio Meireles sobre Costinha (que chegou a usar colar cervical) nem falta teve. Em 2003, no Nacional-Porto, um central dos madeirenses, Cardozo, meteu os pitons no pescoço de Deco e nem falta teve.

Pelo meio, desde a I Divisão à II Liga de Honra, este árbitro setubalense viveu momentos muito complicados: já saiu de Braga pela porta das traseiras por marcar uma g.p. que deu empate (1-1) ao Setúbal no último minuto para ajudar os sadinos a não descer; já saiu de Chaves escoltado pela Polícia ainda na época passada. Tem semeado a discórdia por todo o lado, já esta época, inúmeros clubes contestam o seu trabalho, mas o seu modo cortês de não falar com ninguém sem esconder o embaraço que sabe de algumas decisões suas polémicas e muito suspeitas têm permitido a João Ferreira escapar, sabe-se lá como, às parangonas. Este ano, numa situação muito complicada de analisar, permitiu ao Paços de Ferreira ganhar em Alvalade com um golo com a mão.

Já agora, em matéria factual e diversificada quanto à capacidade deste árbitro, pode acrescentar-se:

2004 – Benfica-Braga, golo mal anulado a João Tomás (indicação do auxiliar); Académica-Sorting (2-3), golo da vitória leonina em falta; Benfica-Leiria (1-1) golo aos 90+4’ de Mantorras em falta assinalada ao contrário, depois de Karadas carregar João Paulo, favorecendo o Benfica, cinco minutos depois de poupar a expulsão a Petit por entrada violenta sobre Fábio Felício num contra-ataque leiriense junto à linha lateral e na divisória do meio-campo – nesta época o Benfica foi campeão…

2005 – Braga-Benfica (3-2), g.p. inventada a dar o 2-2 ao Benfica, sem alguém fazer falta; golo da vitória bracarense, nos descontos, em fora-de-jogo sem indicação do seu auxiliar; Belenenses-Sporting (0-1), 2 g.p. negadas aos azuis.

2003 – Alverca-Sporting (1-2), desastre técnico e disciplinar que levou o presidente Manuel Bugarim a dizer com todas as letras que “tudo isto foi uma merda!”.

2002 – Até como 4º árbitro num V. Guimarães-Benfica (1-4), João Ferreira fez das suas: chamou o árbitro Duarte Gomes e mandou expulsar Romeu que no outro lado do campo agrediu Simão, Inácio acusou João Ferreira de ter espreitado a câmara junto ao relvado para na repetição vislumbrar o que então escapou a todos.

Atenção, pois…

O perfil, os casos e a oportunidade, estranha, desta nomeação chegam para fazer recear o pior para o FC Porto.

Um predilecto de Vieira, nesta fase do campeonato, só pode fazer cheirar a esturro.

Nesta altura da época, há dossiês que deviam ser do conhecimento dos jogadores do FC Porto, tanto ou mais que as informações sobre o clube adversário, a manobra da equipa e as características de alguns dos seus jogadores.

Pode ser mania da perseguição – há quem seja pior nesta matéria -- mas também gato escaldado de água fria tem medo.

O FC Porto terá, mais uma vez, de vencer contra tudo e contra todos.

17 comentários:

  1. 1º-grande,grande post
    2º-como consegues te lembrar de isto tudo.
    3ºo porto vendo por esta perspectiva no domingo ta lixado.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a cronica e acredito que dentro do clube se saiba isso muito bem. Acho que o Porto se tem desinvencilhado bem da problematica arbitral porque tem sabido criar as oportunidades claras de golo, marcar e fazer a gestao do tempo na perfeicao. O Fc Porto sabe que nao pode estar a espera do penalty, sabe que nao pode partir para o contra ataque depressa demais. Sabe que nao pode disputar bolas com dureza. Tem de jogar simples, curto e directo que eh para que esses fieis servos do apito avermelhado nao tenham qualquer hipotese de nos beliscar.
    Zirtaev, Teixeira, Menphis, ainda nao abriram as bolsas de apostas para quem vai ser o arbitro da luz? Porque? Tou mortinho para comecar a ouvir palpites... Com o Sporting o mais certo eh o Imbecilio Batista. Na luz...o Elmano ja nao pode...

    ResponderEliminar
  3. Sempre quero ver como vai ser em relação aos jogadores em perigo de exclusão ... Fiquemos atentos.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís tens o dossier do Pôncio em teu poder?

    LOL

    Existem coisas no teu texto das quais já nem me lembrava.

    De qualquer das formas e independentemente do árbitro quer-me parecer que não vamos chegar ao jogo com o SCP e SLB sem umas penalizações de jogadores. Está feito para que isso aconteça.

    Precisamos de fazer como em Aveiro. Marcar cedo e jogar longe da nossa área.

    O Ulisses Morais (benfiquista dos 7 costados) diz que o Maritímo é favorito... se calhar é...

    Miguel Vareta, ainda não consigo apostar nos bois pretos para os derbies. Mas que vem "chumbo" vem!
    ;)


    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais quero dizer que este teu post está muito bom, Zé Luís!
    Há realmente aqui coisas de que já nem me lembrava! Outras lembro-me bem, principalmente as mais recentes.
    É preciso estar com os dois olhos muito bem abertos, pois este João Ferreira não é uma boa peça!
    Apesar da vantagem que o nosso clube leva diante dos seus adversáros, creio que os senhores de Lisboa, ainda nos vão tentar fazer a vida negra. Como sempre.
    O sporting é um caso arrumado. Tal como esperava não têm equipa.
    Mas o benfas anda todo contente por só estar a 4 pontos!!
    Ainda por cima o Porto a última vez que ganhou na Madeira, ao Marítimo, foi no ano do Octávio!! No mesmo ano em que o Mourino chegou ao Porto.
    E depois ainda temo de ir à Luz. Portanto não me admirava nada que este João Ferreira fizesse uma das dele para nos tramar!
    Tal como o Jorge disse, e muito bem, um dos pontos a pegar, pode mesmo ser os jogadores em perigo de exclusão. Não se esquecem com quem jogamos na próxima jornada...

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Ze Luis, tens eh de me dizer que pastilhas tomas para a memoria. Tambem quero.

    ResponderEliminar
  7. ora bem para começar.para o jogo com o sporting nao joga o paulo assunçao.para o jogo com o benfica nao joga raul meireles e quaresma(vao arranjar um sumarissimo).
    arbitros para os classicos
    porto-sporting:pedro proença
    benfica-porto:duarte gomes.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post Zé Luís realmente esse João Ferreira é um malandro que tem muita matreirice pelo que todo o cuidado é pouco.

    ResponderEliminar
  9. Outra coisa que não me espanta absolutamente nada é a diferença de tratamento que tem havido por parte da justiça e sobretudo da comunicação social em relação ao traquinas Pinto da Costa e ao santinho Luisinho Vieira.

    ResponderEliminar
  10. Estes excelentes posts já não espantam ninguém assim como a óptima memória do Zé Luís. Acho que já tinha dito uma vez que o FCPorto necessitava de alguém como o Zé Luís para estar sempre atento a estes artistas.

    E por falar em artistas está desmascarado mais um. Este João Ferreira desde o jogo de Alvalade nunca mais pude com ele. Do mal o menos já não vai estar em nenhum dos clássicos.

    E para os clássicos temos de contar ou com o Paraty, mas o facto de ser do Porto deve excluí-lo à partida, apesar de gostar muito de Sapos ou um da grande Lisboa, aqui incluo Setúbal. Há um que não queria mesmo e esse é o do costume e só com muita sorte nos livramos dele nestes jogos. É nada mais nada menos que o (S)enhor (L)ucilio (B)atista.

    E por falar em árbitros leiam isto que saiu hoje no Pato e vejam as cores dos árbitros:
    «É um facto que muito se especula com o pendor clubista dos principais árbitros. Mas O PATO pode garantir de fonte segura qual esse pendor, relativamente a alguns deles. Assim, Pedro Henriques, Carlos Xistra e Lucílio Baptista são sportinguistas, enquanto Pedro Proença, Duarte Gomes, Nuno Almeida, Olegário Benquerença, Bruno Paixão e Hélio Santos são
    benfiquistas. Soares Dias e Rui Costa são portistas, "puxando" Paulo Paraty e Jorge de Sousa um pouco para o Norte em geral, embora o Benfica goste deles. E Paulo Costa continua uma espécie de mistério: talvez portista à
    partida, mas cada vez mais afastado dessas coisas.»
    http://www.ojogo.pt/23-17/artigo616811.asp

    Estamos "feitos ao bife". É mesmo contra tudo e contra todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Aposto no Lucílio no Benfica e Proença no Sporting

    ResponderEliminar
  12. Sempre excelente Zé Luís...já agora no me blog falo de uma entrevista de um jogador nosso que me irritou, não quis fazer a menção aqui, porque não tem nada a haver com o post do Zé Luís.

    ResponderEliminar
  13. Não tem nada a haver mas já repararam que o Fucile agora entra num anúncio em que aparece na cama com a Merche Romero e a Soraia Chaves.
    LOL Anda-se a safar bem o miúdo...

    ResponderEliminar
  14. Teixeira, sempre achei o meu dossié melhor do que o do Pôncio.
    Porque vejo muitos jogos e apanho o essencial de cada um, sejam jogadas, jogadores, incidentes e, claro, arbitragens.
    A memória está bem, o resto também.
    Guga, o Duarte [Gomes] não joga mais esta época. Com hérnia. Também à merda que fez...
    Há muito apostei no Lucílio para a Luz. Ele até estar a fazer estágio no Qatar. Tudo mouros...
    Garanto: Paraty é benfiquista, de receber prendas em casa e tudo.
    Vamos mas é ganhar o jogo. Com raça e futebol. Mainada!

    ResponderEliminar
  15. ze luis mas axas k o do sporting pode ser o pedro proença?é k se for tambem tamos lixados.
    eu nao sei porquê axo o pedro henriques um bom arbitro,podia apitar o benfica-porto.nao me lembro de muitos casos com este arbitro.

    ResponderEliminar
  16. Contra 14 adversários,mas com o apoio de toda a nação portista espero que o FCP jogue com garra e ousadia este domingo.

    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís qd digo que o Paraty é do Porto, digo da cidade. Não duvido nada que seja benfiquista.

    O Proença até me agradava contra o Benfica, precisamente por ser benfiquista e todos saberem disso, ele sabe que tem de ter cuidado, e lembro-me de alguns jogo em que apitou o benfica e não teve medo de ser justo e até prejudicou o benfica em alguns lances chave. Mas todos menos o Lucilio. Até digo mais, se não vier o Lucilio a nunhum dos dois jogos, nõs ganhamos sem problemas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar