22 junho 2007

Arrumar a casa

Entre os jogadores que ainda cá estão e alguns que é quase certo deverão chegar (como é o caso do médio ofensivo Luís Aguiar, último nome que já terá sido acordado para ser integrado no plantel do FCPorto - ver mais abaixo), alguns irão abandonar, ora sendo emprestados, ora sendo vendidos. Mas o que é certo é que neste momento o FCPorto tem no plantel principal 43 jogadores. Pelas minhas previsões, baseadas no que tenho ouvido e lido e não no que quero que aconteça, uma lista 16 jogadores não ficarão quase de certeza na próxima época (podem ver na imagem a azul mais escuro), sobrando assim 27 que deverão fazer parte do plantel para a próxima época. Mas será bem assim?

A verdade é que ainda existem muito excedentes, mesmo depois de alguns empréstimos já consumados, e tudo isto sem contar com alguns jogadores jovens que terão este ano chegado a seniores e alguns elementos da antiga equipa B, que não incluí neste lote e que não têm também ainda a sua situação definida. Além de tudo isto falam-se ainda de mais alguns nomes para integrar o plantel 2007/2008, o que aumentará o número de jogadores, podendo-se então prever a saída de mais uns quantos, dado que Jesualdo Ferreira já disse que quereria apenas à volta de 27 jogadores.

A SAD está no caminho correcto, estão a ser feitas contratações precisas e sem a exuberância dos últimos anos (pelo menos a generalidade delas), notando-se apenas a ausência nos nomes mais falados de bons extremos, já que, para além de Quaresma, o plantel não os tem, mas isto poderá ter a ver com uma possível ideia de mudança táctica por parte do professor. Os reforços têm sido na sua maioria jogadores novos, ao que se sabe com futuro promissor, baratos ou a virem por empréstimo para o caso da adaptação ao futebol, ao país ou ao clube não ser bem sucedida e sobretudo aquisições para tentarem colmatar as saídas de alguns jogadores influentes do meio-campo campeão, principalmente a do Anderson e alguma futura que se prevê acontecer.

Assim, com tantos jogadores, seria deveras conveniente o FCPorto livrar-se em definitivo de muitos nomes que só pesam nas contas do clube. Os corredores do Dragão por estes dias deverão andar muito agitados, mas apenas se tem ouvido falar de reforços e de empréstimos, não se ouvem sequer rumores de vendas de elementos que não têm, nem nunca tiveram, capacidades para integrar uma equipa de alto nível como é a do FCPorto. Vamos aguardar, é preciso arrumar a casa, mas seria conveniente não colocar o “lixo” debaixo do tapete.

Nota: Os jogadores assinalados na imagem com um # estão garantidos por vários meios de comunicação social como jogadores do FCPorto para a época 2007/2008, mas na realidade ainda não foram confirmados oficialmente pelo clube.

Novas contratações

Nome: Przemyslaw KAZmierczack
Data de nascimento: 5 de Maio de 1982 (25 anos)
Naturalidade: Lodz / Polónia
Altura: 1,92 metros
Peso: 80 Kg
Clubes: Boavista, Pogon
Posição: Médio
Contrato: 3 épocas c/ 2 de opção
Custo: 1.3M €

Nome: LUÍS Bernardo AGUIAR Burgos
Data de nascimento: 17 de Novembro de 1985 (21 anos)
Naturalidade: Mercedes / Uruguai
Altura: 1,83 metros
Peso: 81 Kg
Clubes: Liverpool Montevideu
Posição: médio
Contrato: Empréstimo por 1 época c/ opção de compra

Custo: ?

Nome: Tiago André Coelho Lopes (RABIOLA)
Data de nascimento: 25 de Julho de 1989 (17 anos)
Naturalidade: Guimarães / Portugal
Altura: 180 cm
Peso: -
Clube: V. Guimarães
Posição: Avançado
Contrato: 3 épocas c/ 2 de opção / Vai ser emprestado ao V. Guimarães
Custo: ? (50% passe)

Nome: Luís LEANDRO Abreu de LIMA
Data de nascimento: 19 de Dezembro de 1987 (19 anos)
Naturalidade: Fortaleza / Brasil
Altura: 1,76 metros
Peso: 69 Kg
Clubes: São Caetano
Posição: médio
Contrato: 5 épocas

Custo: 1.5M €

Nome: EDGAR Bruno da Silva
Data de nascimento: 3 de Janeiro de 1987 (20 anos)
Naturalidade: São Carlos (SP) / Brasil
Altura: 1,90 metros
Peso: 76 Kg
Clubes: Beira-Mar, São Paulo, Joinville SC
Posição: Avançado
Contrato:
Empréstimo por 1 época c/ opção de compra
Custo: ?

47 comentários:

  1. diz-se que o Porto para ficar com o Bollati tem que subir a parada para os 3 milhões de euros ou perto disso,porque há outra proposta por esses valores.
    (já cheira muito mal....)

    Li algures que o empréstimo de Luis Aguiar ficaria por 200mil euros.

    O empréstimo de Edgar custou 500mil euros.Com opção de compra por mais 1 milhão(não sei a que percentagem do passe se referem..)



    O Porto não parece querer extremos,mas tem um dos melhores do mundo no plantel que se arrisca a ser o único.

    Quem consegue explicar isto?
    É que Quaresma em 4.4.2 é para esquecer,só um tolo faria isso.

    ResponderEliminar
  2. De um modo geral concordo com as contratações excepto o Nuno e Lino.
    Fico algo decepcionado com a não utilização do IBSON e o proprio deu uma entrevista dizendo que não quer ficar.É uma pena...
    Acho que temos estrangeiros a mais e isso preocupa-me, no entanto a juventude no plantel é um factor a considerar.
    ...
    Mais um processo reaberto contra o PC...e no sul são todos uns anjinhos.
    o FCP E O SCP vendem para sobreviver, compram barato e ainda vêm uns quantos emprestados para equilibrar as contas.
    Os mouros gastam 8 milhoes no Cardozo + 2,5 milhoes no burgesso e não vendem ninguem.,têm um passivo enorme, as dividas á segurança social ao fisco evaporaram-se e agora vem aí o mecenas...esperem aí..Então a Policia judiciaria deste país que tanto investiga a norte não vai verificar os negocios imobiliarios e as relações previligiadas com certas camaras municipais do Alentejo e no Algarve que o LFV tem? Desconfio que o dinheiro que lá entra se calhar é de proveniencia duvidosa,uma lavagem de dinheiro talvez e não é por acaso que li há dias na capa de um jornal que os negocios do urbanismo são piores que os da Droga....
    PS.A selecção de sub 21 perdeu porque o treinador é muito fraco...mas muito fraco mesmo..nem contra 10 e sem um ponta de lança suplente em condições de substituir o Hugo Almeida?
    e os comentarios da TV?
    Que miséria!
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  3. O plantel para mim deve ter 25 jogadores e, face ao que tem acontecido e ao que se sabe, deveria ser este quanto a mim: Helton, Nuno, Ventura; Bosingwa, Fucile, Cech, Lino, Pepe, Alves, Emanuel, João Paulo; Assunção, Meireles, Kaz, Lucho, Jorginho (Bolatti vem?), Leandro Lima, Luis Aguiar; Quaresma, Lisandro, Adriano, Postiga, Edgar e mais 2 extremos (acho essencial, pelo menos um).
    Claro que isto é tendo em conta o que se vai ouvindo, porque se fosse eu ficava com o Ibson, o Vieirinha e o Hélder Barbosa e não queria o Jorginho. Nem tinha contratado o Lino nem o Nuno. Defendo a saída de Ricardo Costa e Rentería, e de Mareque, Moraes e Alan nem vale a pena comentar!
    Quem quiser que comente no meu blog e ajude o meu a crescer um pouquito!! Força Porto e todos os portistas!

    ResponderEliminar
  4. Com o 'meu' plantel havia equilíbrio de opções e de qualidade e dava para ter 2 sistemas alternativos, 4-3-3 e 4-4-2.

    ResponderEliminar
  5. No que toca às contratações confirmadas ou em vias de confirmação -com excepção do Bolatti, segundo os jornais "Beiga" anda pela Argentina à procura de bife- parecem-me feitas com cuidado para não se transformarem em flops anunciados. Contratar com reservas por um ano e depois activar cláusulas definitivas parece-me bom critério até para espicaçar a vontade dos jogadores...Bom seria que viessem a "recibos verdes" mas nem na Argentina parece que aceitam isso!...Depois é olhar algumas observações já feitas por jogadores ainda com contrato, como Morais ou Ibson e perceber que eles forçam claramente a negociação de saída ou então a da melhoria de salários...Nada a fazer senão dar provimento às suas pretensões e deixá-los seguir colocando-lhes
    a rescisão do contrato na frente sem mais, muito embora o pai de Bruno já tenha vindo dizer que agora não, pudera assim coxo quem o quereria contratar...Os jogadores que não querem ficar entre nós só incomodam e criam mau ambiente o melhor é libertá-los deixá-los ir e ponto final...Bem sei que de um ponto de vista financeiro isso não será bem assim mas, analisando melhor, eles ficam continuam a ser dispendiosos, na maior parte dos casos não jogarão jamais na equipa e armadilham o ambiente do balneário tornando-o insustentável...Esta é a minha sensibilidade, jogador contrariado é jogador libertado...Os outros querem contrata-los? Que os contratem e aguentem a situação como puderem...Já viram o Derlei? Foi para a Rússia, cederam-no ao Benfica, agora vem a custo zero para o Sporting estragar mais uns pares de chuteiras...O Bruno Morais lesionou-se no Setúbal, o Porto recuperou-o, jogou razoavelmente alguns jogos e começou de imediato a fazer exigências, porta aberta amigo, faça o favor de seguir o seu caminho...Lesionou-se, porque isso é o pão nosso de cada dia dos desportistas e pimba, marcha atrás, já agora tratem-me desta lesão e falaremos disso quando eu estiver bom novamente...As coisas não serão assim tão lineares mas andarão talvez próximas. muitos dos jogadores do plantel têm qualidade confirmada: Helton, Bosingwa, Fucile, Pepe, Bruno Alves, João Paulo, Paulo Assunção, Lucho, Lisandro, Quaresma, Adriano... Outros como Postiga ou Ibson querem um lugar cativo. Jorginho é uma incógnita, sempre a querer despontar, mas esconde-se com medo de dar o seu melhor. Vieirinha claramente em baixo. Mareck assim assim, Mareque sem mostrar ou sem tempo para mostrar...Renteria outra incógnita, sem tempo de adaptação e sem ter mostrado muita coisa a não ser alguma improvisação ali escondida. Nos velhos/novos emprestados parecem-me ter muita qualidade Paulo Machado, Helder Barbosa e Ivanildo, Bruno Gama mostrou técnica mas sinceramente não me parece um ponta de lança como quiseram fazer dele na selecção, tem cabedal é baixinho, pode ser surpresa...Dos adquiridos agora, vamos ver o que mostram, podem ser bons, maus ou vilões, logo saberemos...Uma coisa é certa houve o cuidado de os encontrar alentados para aguentar o "Pau" da próxima época que bem promete nesse aspecto...

    ResponderEliminar
  6. So uma correcção, Luís Aguiar é muito polivalente, e segundo o próprio em entrevista ao jornal O Jogo, gosta de jogar nas alas, tanto na direita como na esquerda. Logo será extremo e não médio avançado centro.

    ResponderEliminar
  7. Parece que existem já empréstimos confirmados:

    Helder Barbosa, Paulo Machado e Vieirinha no Leixões

    Diogo Valente no Marítimo.

    Agora não sei se Maciel acaba já o contrato.

    De facto, temos muitos pontas de lança, poucos extremos, embora o Kaz possa fazer uma perninha no lado esquerdo.

    Acho que se sair um jogador chave deverá ser mesmo Quaresma, isto porque a táctica favorita de Jesualdo é 4x4x2.

    Dos " brancos" deverá sair mesmo o Alan ( ele já disse que não se importa de ser emprestado, é porque já sabe de algo)e se calhar Mareque poderá ficar porque Cech vai para o meio campo.

    Agora, é mesmo necessário um extremo esquerdo, ou o Aguiar também poderá ser aquilo que precisámos, como não o conheço estou a falar de cor.

    Ainda temos resto de Junho, Julho e Agosto, a casa poderá ser mais arrumadinha,mas acho que já é tempo de começar a riscar e, se possível, rescindir contratos com alguns por causa das despesas.

    ResponderEliminar
  8. Também concordo que o Luis Aguiar pode vir a ser ala. Para além disso, penso que até dezembro, pelo menos, Renteria fica e pode ser encaixado como extremo (Jesualdo diz que o tipo é bom nas diagonais e a jogar em 4-3-3, diagonais só para os extremos). Acredito bastante no Rui Pedro, acho que fica no plantel. A chegada de outro médio, só se sair Jorginho e Ibson. o Nuno será um suplente com mais experiência,nomeadamente na Champions, caso seja necessário, mas não acredito nessas tretas. Pormim, oº2 é o Ventura. Épreferivel ficar om o Paulo Machado do que com o Castro, mas não acredito em nenhum para esta epoca. Só falta o Dame da Académica. Por mim apostava no Maciel que é muito rápido, diferente do que lá há.

    Algém conhece Leandro, Aguiar, Cardozo, Vukcevic?

    ResponderEliminar
  9. O Alan parece que vai para Guimarães. E o Maciel também ouvi dizer que é cedido a título definitivo.
    O Bolatti é que é bem capaz de já não aterrar no Dragão. Aliás, eu seu fosse ao Porto pedia a devolução dos 10 ou 15% que depositou e retirava-me... que eu saiba, prazos são prazos e o Corunha aparece com a sua proposta fora de prazo.
    Lá na frente, na cara da guarda-redes, mantinha o Adriano e o Edgar. Ao Renteria dava-lhe a pré-época (ou até Dezembro) para mostrar o que vale, e procurava despachar o Hélder Postiga e o Bruno Moraes. Se isso acontecesse, ia perguntar o preço do Roque Santa Cruz.

    ResponderEliminar
  10. Alguém já leu o conteúdo das escutas ao veiga ?

    no site do CM não consigo encontrar nada não obstante ter tido direito a um pequeno destaque na 1º página ...

    ResponderEliminar
  11. O Bollati já não deve vir enqt o Alan deve ser recambiado para o Minho. Acho q qt a extremos o FCP vai ficar mt deficitário.

    ResponderEliminar
  12. O Maciel vai cumprir o último ano de contrato para Leiria (a custo zero para o Porto, vá lá).

    O Bolatti já não deve vir. É pena, era o meu preferido de todos os reforços.

    "Algém conhece Leandro, Aguiar, Cardozo, Vukcevic?"

    Conheço o Leandro - ou melhor, vi-o jogar algumas vezes mas, francamente, nem dei por ele. Talvez tenha sido um período mau. Mas agora era terceira opção no S. Caetano...

    Lembro-me do hype à volta do Vuckcevic há dois anos. Todos diziam ser um super-craque. Um ano fracassado na Rússia não significa que não o seja.

    Sempre achei que faltava mais velocidade e técnica ao Cardozo. E desaparece muito do jogo. Mas o homem tem funcionado. Tanto pode ser um novo Jardel como um novo Fonseca.

    Do Aguiar, só tinha ouvido falar na altura do Fucile. Mas nas condições em que vem, não me parece mal.

    ResponderEliminar
  13. "parecem-me ter muita qualidade Paulo Machado, Helder Barbosa e Ivanildo, Bruno Gama"

    À excepção do Paulo Machado, que ainda assim teria dificuldades em jogar muito no Porto e precisa é de jogar, nenhum dos outros me parece estar preparado para ficar no plantel. Fariam épocas como a do Vierinha este ano.

    ResponderEliminar
  14. O Luís Aguiar bem como o Leandro chegam para jogar nas alas. Por isso não entendo que não tenhamos extremos. O que me "lixa" a cabeça é a aparente contratação de Vukcevic pelo SCP. O Cardozo deixai-o ir ver como é jogar no cemitério de jogadores.

    Quanto ao Bollati, ao contrário do que foi noticiado o FCP não chegou a depositar os 10% do valor da transação pelo que agora está sujeito ao leilão - o Corunha ofereceu 2.5 milhões de euros mas ainda não fez qualquer depósito para sinalizar a proposta...cheira-me a veiguices.

    Parece-me evidente que temos de contratar um avançado. Temos Adriano (aquela máquina que não enche o olho mas faz o que tem de ser feito), Edgar que ainda vai ter de comer muita codea, Postiga que já devia estar fora do Dragão, Renteria que parece um cepo com dois tijolos nos pés (salva-se a idade) e Lisandro que serve apenas para o 4-4-2.

    Portanto afigura-se mais um ano sem um atacante de top.

    Para o meio campo com a chegada de Bollati parece-me que não virá mais nenhum. Vamos ter menos magia e mais força fisica. Agrada-me desde que não saia um Quaresma e o puto Leandro consiga impôr os seu futebol de dribles e velocidade.

    Na baliza sou dos que aplaude a chegada do Nuno. Os motivos são óbvios e as recordações que tenho do guarda-redes são as melhores. É guardião para defender a baliza do FCP. Não entendo as dúvidas e guarda-redes novos, são é para jogar. Se há empréstimos com os quais concordo são esses mesmo - apesar de achar que o B. Vale já merecia mais atenção.

    Na defesa tudo tranquilo desde que se confirme um Lino que saiba ganhar um lugar desfalcado há muito tempo. Não entendo como é que o FCP estando a meia dúzia de km's de Paços de Ferreira não tenha garantido o Antunes antes deste ser alvo de cobiça de Benfica, Sporting e Juventus...

    Enfim, deve ser do empresário...

    Agora estou para ver se o Luís Aguiar e o Leandro são melhores do que o H.Barbosa.

    Pois é. A silly season ainda vai dar muito que falar e os jornais não páram de vender.


    [[]]

    ResponderEliminar
  15. Ó amigo Teixeira, que lhe parecia o Roque Santa Cruz?
    Eu ando para aqui a pregar na esperança que alguém da SAD venha cá espreitar...

    ResponderEliminar
  16. Quintino,

    muito me agradaria a vinda do Santa Cruz. Será possivel? Sei que está em saldos...

    Teremos empresário para aquelas bandas?

    Mas se é para ver se chamamos a atenção de alguém da SAD, então subscrevo o teu desejo.


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  17. Teixeira se o L.Lima e o L.Aguiar forem realmente alas, então o 433 na próxima época pode ser uma realidade, podendo tb, como diz o Menphis, o Kaz jogar na ala, mas o certo é que, pelo menos o L.Lima é dado como médio volante. A polivalência desses jogadores poderá ser importante e os dois esquemas 442 e 433 poderão ser utilizados.

    Mas o que me preocupa e o que mais tentei transmitir é o facto de o FCPorto ter tantos jogadores emprestados. Se nos jovens é algo que até se compreende, outros há que deveríamos despachar urgentemente. Para evidenciar o que digo aqui vão mais alguns nomes de jogadores com contrato com FCPorto que não incluí na lista do post:

    -Bruno Gama
    -Pitbull
    -Eliézio
    -Ezequias
    -Leo Lima
    -Sonkaya
    -Tarik
    -Thiago (está no Flamengo)
    -Sougou (parece que pertence aos quadros do FCPorto)

    9+16=25 jogadores emprestados e não tenho todos, tenho a certeza. Por isso digo que deve-se arrumar a casa, vendendo muitos e não emprestando, porque isso é colocar o "lixo" debaixo do tapete.

    Menphis se assim for, e pelas informações que tenho, o Leixões terá 5 jogadores do FCPorto.

    Quintino, se quer que lhe diga não gosto do SantaCruz, parece-me demasiado conflituoso, tal como o Vukcevic.

    O Bolatti deve ser para esquecer, já o Antunes... gostei mesmo de o ver ontem na selecção, se jogar sempre assim vai ser um grande jogador. E ele aqui tão perto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Zirtaev,

    os excedentários são de facto matéria preocupante.

    Estou quase a ponto de me render à desastrosa política desta SAD.

    Só "um" reparo, o Thiago foi vendido ao D. Moscovo numa altura em que nós não accionamos a cláusula de preferência. Não se deu bem na Rússia e foi recambiado para o Brasil. O Sougou já veio desmentir que esteja ligado ao FCP embora demonstrasse uma enorme vontade em vir para o dragão...pudera! Pode ser um contrato tipo Hélton...

    O Bollati se disser ao juiz aquilo que o Kaz disse ao slb então poderemos o ver de azul e branco (à Dragão).

    Sobre o polaco jogar na esquerda parece-me um erro. Estou lnge de o imaginar numa ala. A interior esquerdo...e...e já é muito bom.

    Quanto ao Vukcevic, não concordo contigo Zirtaev. Deixar fugir uma das maiores promessas do futebol europeu por 2 mil~hoes de euros e ainda por cimapara os rivais é dose que não aguento. Já o vi jogar várias vezes pela selecção e não tenho dúvidas em afirmar que se vai tornar num caso sério. Abram os olhos SAD! Abram os olhos!

    O Santa Cruz quezilento? Desconheço. Mas com o banco que tem apanhado no Bayern até que não se ouvem muitas queixas. Venha o Santa Cruz! Se se portar mal emprestamo-lo ao Leixões ou ao Nacional...


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  19. E o Leo Lima tb já não é dos quadros do FCP. Foi transacionado com a compra da ultima ranche adquirida ao Grémio. Tem servido de moeda de troca no Brasil em vários negócios.


    O Eliézio não foi accionada a opção de compra. Voltou para o Cruzeiro para ocupar a vaga do Gladstone.

    Sonkaya foi emprestado para o RODA com opção de compra para o clube holandês.

    O Tarik vai ter o mesmo destino do turco.

    E o B. Gama se não me falha a memória ainda tem mais uma ano de empréstimo ao Braga - assim os bracarenses queiram continuar com o jovem centro campista. Não é avançado como já vi aqui escrito.

    [[]]

    ResponderEliminar
  20. ERRATA

    leo lima foi transacioado aquando da compra da última tranche adquirida ao Grémio - negócio Anderson.

    ResponderEliminar
  21. -Bruno Gama
    -Pitbull
    -Eliézio
    -Ezequias
    -Leo Lima
    -Sonkaya
    -Tarik
    -Thiago (está no Flamengo)
    -Sougou (parece que pertence aos quadros do FCPorto)

    Desta lista: Eliézio (só existia opção que não foi accionada), Leo Lima (valeu 10% do passe do Anderson, ou seja, 3 milhões), Sougou e Thiago (vendido para o Moscovo, agora em grande forma no brasil) estão a mais.

    Sobram Bruno Gama (qual é o problema?), Sonkaya, Tarik, Ezequias e Pitbull (nos dois primeiros não contribuímos para os salários).

    ResponderEliminar
  22. "E o B. Gama se não me falha a memória ainda tem mais uma ano de empréstimo ao Braga - assim os bracarenses queiram continuar com o jovem centro campista"

    Parece que não querem. Mas o B. Gama é um miúdo.

    ResponderEliminar
  23. Aliás, os únicos jogadores sob contrato com mais de 23 anos e que não estão no plantel serão o Sonkaya, Tarik, Ezequias, Pitbull e o Areias. O último está a tratar da desvinculação. A estes pode juntar-se Alan. Não me parece assim tão grave como às vezes se apregoa.

    ResponderEliminar
  24. Sinceramente não concordo ctg Zirtaev!!
    não me parece que o porto esteja a comprar com a melhor precisão
    mas antes ao sabor das ondas, ou melhor, dos empresários..

    estamos a comprar bastantes jogadores para o meio campo mas ainda não vimos ng sair (excepto anderson)

    no ataque tb não tivemos saida nenhuma e nas entradas ainda ng que seja um valor SEGURO!
    Edgar, adriano, postiga, renteria
    alguns até podem ser bons, mas que saudades de avançados que marcam mais de 20 golos por época!!

    Extremos nem vê-los, apenas adaptações o que não é a msm coisa

    A ver vamos..
    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  25. Quizzer só dois reparos.

    Leo Lima não foi moeda de troca no valor de 3 milhões. O Porto comprou 15% q faltava por 3 milhões+Leo Lima.

    E o Thiago nunca chegou a assinar pelo FCP. Tivemos a opção de compra que não chegou a acontecer.

    ResponderEliminar
  26. escolha de arbitros para o benfas

    http://souportistacomorgulho.blogspot.com/2007_06_01_archive.html#3032184434368773898

    ResponderEliminar
  27. Eu gostava que me explicassem é porquê dispensar o Lucas Mareque?
    Dos jogos dele que me foi possivel ver (2 ou 3), não me pareceu nada mau, mas o tempo o dirá..

    Quanto ás contratações, e fugindo à questão da qualidade dos jogadores, será que não há jogadores bons portugueses? Estamos no top 10 de selecções a nível mundial, as nossas selecções mais jovens são reconhecidamente equipas com valor e com provas e títulos conquistados, por isso não consigo perceber porque cada vez mais o nosso plantel parece o de um clube brasileiro do que o de um clube português.

    Ou será que só o Mourinho consegue distinguir os bons jogadores portugueses??

    ResponderEliminar
  28. Quizzer e Teixeira se for como dizem estamos menos mal, o que não quer dizer que estejamos bem. Não duvido que existam mais jogadores nestas condições e para já dos que conhecemos estamos a falar de 22 jogadores, é outro plantel. Juntem muitos da ex-equipa B e alguns júniores que passam a seniores e vão ser emprestados.

    Se calhar até é normal e sempre assim foi, mas daí a considerar isto bom.

    Gonçalo, eu coloquei o Lucas Mareque como dispensado por já existirem 3 jogadores para aquela posição: Cech, Lino e Fucille.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. uma coisa é estarmos todos a falar que se compra muitos jogadores para o meio campo, e outra é sabermos dos planos do treinador, porque se ele está a fazer isso acho que já tem ideias com quem conta e com quem não conta, por isso concordo com o Zirtaev a dizer que as contratações estão a ser precisas.

    ResponderEliminar
  30. Lista de emprestados em Novembro de 2006:

    Standard Liège -> Areias
    Cruzeiro -> Bomfim
    Braga -> Bruno Gama
    União Leiria -> Bruno Vale
    Fluminense -> Cláudio
    Tourizense -> David
    Esmoriz -> Fábio Ervões
    Académica -> Helder Barbosa
    Werder Bremen -> Hugo Almeida
    UD Lamas -> Hugo Marques
    União Leiria -> Ivanildo
    Tourizense -> João Pedro
    Cruzeiro -> Leandro
    Braga -> Maciel
    Standard Liège -> Nuno André Coelho
    União Leiria -> Nuno Prata Coelho
    União Leiria -> Paulo Machado
    Académica -> Sonkaya
    Tourizense -> Steven
    Tourizense -> Zéquinha

    Fonte: PROSPECTO DE OFERTA PÚBLICA DE SUBSCRIÇÃO - Página 18

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. Muito me apraz ver os amigos com paciência, que confesso não ter, para esmiuçar todos e quaisquer jogadores. Como não pretendo lançar achas para algumas fogueiras, nomeadamente o tal Vukcevic que nem titular foi dos sub-21 da Sérvia no ano passado em Portugalm além de palpites sobre um Cardozo que não acredito valer sequer metade dos 9 milhões que vão pagar por ele, deixo só a curiosidade de ninguém ter pegado no assunto do dia: Deco está no mercado!
    E, digam lá, dariam 10 milhões (metade do que rendeu na venda) por ter o Mágico de volta?
    Reservo-me o direito de achar o que penso para mais tarde, porventura, mas o dia para mim começou assim, a saber que o Barça o tem o mercado.
    Deve ser culpa do Deco a má época do Barça e ainda culpa do Meireles e do Quaresma o fracasso total dos sub-21 fora do Europeu e do Torneio Olímpico...

    ResponderEliminar
  32. Eu continuo a achar que as contratações estão a ser precisas pelo simples motivo de serem, ao que se sabe, jogadores polivalentes e que poderão fazer funcionar tanto o 433 como o 442.

    Zé Luís, já soube disso ontem, mas nem pensei muito. É um sonho apenas. Não deverão faltar clubes a pagar-lhe o ordenado principesco que ele merece, a começar pelo clube que é treinado pelo Mourinho.

    Mas mesmo assim, a gastar 10M num jogador, ele seria o ideal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Zé Luís,

    muito me espanta que não conheças Vukcevic quando tudo pareces saber. :)

    Ora o Vukcevic não veio ao EURO2006 sub21 em Portugal da mesma maneira que o Cristiano Ronaldo não veio. Ou seja foi opção para o mundial da Alemanha. Quanto ao Cardozo li que acreditas que não vale metade dos 9 que o benfas deu por ele. Ainda bem que "acreditas". Pois eu "acredito" que o slb acertou muito e bem na contratação. Andam a poupar trocos lá para a 2ª circular que é que se pode fazer? Sempre podemos comprar o Edgar...

    Zirtaev,

    lá por ter feito reparos a 2 ou 3 casos, não quer dizer que tenha a opinião do Quizzer. Muito pelo contrário acho que estamos MUITO mal no que diz respeito a excedentes.

    ResponderEliminar
  34. Zé Luís,

    fui ler o perfil de Vukcevic porque esta cabeça já não dá para tudo e lamento informar-te que o sérvio (agora montenegrino) veio ao europeu de 2006 em Portugal. Jogou o 1º jogo contra a Alemanha. Como os sérvios perderam esse jogo o treinador mudou a equipa tendo sido o Vukcevic um dos preteridos.

    ResponderEliminar
  35. E o Deco?

    Agora vamos fazer um caso "Rui Costa"?

    Nem quero sonhar com a vinda do mágico. No final ele vai para Inglaterra e eu ficaria de trombas. Se quiser as portas estarão abertas.

    Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  36. Eu também estou certo que o Porto mais uma vez está a ir pelo caminho errado.

    Compra jogadores atrás de jogadores,metade devem ser para emprestar...compra sem critério,não há preocupação em arrumar a casa primeiro...

    as comissões continuam a ser o mote.

    temos muitos avançados(ALGUM DA CONFIANÇA?)

    temos médios para 2 ou 3 equipas...

    extremos só o Quaresma..(??????)

    Quem compreender a aquisição do lino,nuno..que me explique.


    vao dispensar Ibson(um investimento de 4 milhoes) ?


    não me agrada nada este caminho,mas parece haver quem goste.

    ResponderEliminar
  37. Quanto ao Deco, nem devemos sequer sonhar, embora acredite que se o Presidente vir um possível furo o possa tentar aproveitar, mas nada de especular, não é posível.
    Quanto a quem vem ou não,só quando for anunciado, há muito folclore e venda de jornais...
    Acho no entanto que é urgente um bom avançado e um extremo, além de que tenho pena de não se ir bucar juventude portuguesa.
    Quanto ao post, arrumar a casa, isso é um asunto que já venho falando nos comentários e me parece primordial. É muita gente, cara e improdutiva no Clube, uma fonte de despesa e há que tentar a todo o custo resolver esse problema difícil, pis tem tão bons odenados que ninguem os quer.

    ResponderEliminar
  38. Caro Teixeira, eu não disse que não veio, disse que veio mas não se notou. E segui bem esse Europeu, mas não dei conta dele contra Portugal...
    O Deco meti por piada e por todos gostarmos dele, não que acredite na sua vinda mas se calhar ninguém o recusava.
    Acho absurdo a sua "dispensa" por não ter rendido no Barça. Quem rendeu? Quem perdeu campeonato e taça, mais a Champions? Foi o Deco? Parece-me exagerado.
    Agora, agora, a alusão a noitadas serve de justificação e não me custa acreditar. Deco terá ganho vícios que, de resto, já tinha no Porto. Mas Barcelona é outro mundo, para um jogador se perder é outro mundo, até Lisboa é outro mundo de perdição...
    Barcelona é outro mundo não só para Deco. Lembram-se dos quilos a mais de Ronaldinho? Da comparação das fotos de há um ano para há uns meses e um pneuzito a notar-se? Saiu outro Ronaldo... Mas Deco é que tem "deslizes menos profissionais". Tem-nos, tê-los-à refinado e, por isso, EU não queria que viesse, pus essa hipóteses só para picar a malta.
    Para terminar, Teixeira, eu não sei tudo, sei algumas coisas e nem me servem de muito. Mas estou atento e vigilante. Até com os amigos
    um abraço

    P.S. - Já sabem decerto, da razão de ciência exacta, que há nova acusação. Pinto da Costa recebeu um telefonema de Rui Alves e alegrou-se com a derrota do Benfica. Ai que rico S. João!

    ResponderEliminar
  39. o Thiago penso que esteve no Porto B mas jogou pouco. Foi mandado para o D.Moscovo e rotularam-no de fiasco, pois até tinha tuberculose! Agora, já no Brasil, foi um dos pré-convocados para a Copa América (tudo isto em 2 anos).

    Preferia no meio campo do Porto o Nuno Coelho que teve no Leiria e Portimonense ao Castro, e mesmo ao Paulo Machado.

    O Kaz nunca pode ser ala esquerdo. É muito lento. Médio interior esquerdo.

    Quanto ao Deco, mencionei-o assim que Anderson saiu. A ele e a Daniel Carvalho, pois LFL falou de ir ao Leste buscar um nº10 (pareceu-me que sabia de alguma coisa). Possivelmente falava de Vukcevic, que não conheço.

    Tenho pena do Cardozo, mas sou um defensor do Adriano. No Porto, numa época, é para marcar entre 20 a 25 golos. Por 9 milhoes tem de marcra 30. E o engenheiro já conseguiu perder um campeonato com o Jardel a marcar 38 golos!!

    Acho que vai haver um exagero de compras, sobretudo no meio-campo, e porque estas chegasdas implicam saidas que até agora se resumem a Anderson e talvez Ibson. Jorginho e Lucho, mais uma vez sem férias, com a pubalgia em grande, continuam. Com o passar da idade unca mais são rentaveis.

    Finalmente preocupa-me o facto de o Benfas conseguir colocar a lixeira na Suiça ou na Grécia, e nós nem na Rússia, nem no Chipre!!

    ResponderEliminar
  40. Zé Luís,

    terei-me equivocado portanto.

    Sim, contra Portugal,Vukcevic não jogou. O seleccionador sérvio encostou-o ao banco a partir do 1º jogo com a Alemanha. Talvez o Zirtaev tenha alguma razão quanto ao facto do agora montenegrino ser quezilento. Epá, mas que é um grande jogador não tenho dúvidas. Faz-me lembrar o Alenichev.

    Quanto ao Deco, concordo contigo na apreciação que fazes. Embora com mais vicios do que tinha no Porto, o mágico nunca será o culpado da derrota blaugrana. Voltaria a fazer maravilhas no FCP mas a verdade é que ele próprio sabe que em Inglaterra existem muitos que pagarão o seu peso em ouro.

    Gostaria que voltasse? Claro que gostaria. Mas não nos deixemos iludir pelo que os jornais vão passar a fazer. Hoje no jogo deixam em reticências o amor que este tem pelo nosso FCP - está visto que vão arranjar nova novela.

    E Zé Luís, quando digo que "sabes tudo" não estava a ser sarcástico. É que me espantas a cada comentário provando que tens excelente memória. As coisas que já me fizeste tirar dos recônditos sitíos do meu cérebro fazem com que te diga isso. Pese o exagero é claro.


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  41. Malta!, isto é vocês: o Henry no Barça por 24 milhões? Mesmo com 30 anos? É claro que vai ganhar um balúrdio num contrato de 4 épocas. Mas o Henry só por 24 milhões? Para mim é ainda um dos melhores, confirmados, do Mundo!
    Bem, o lado negativo da história é que o super Benfica não se lembrou dele.

    ResponderEliminar
  42. A questão do preço do Cardozo é muito complicado..
    é de facto um jogador caro mas a verdade é que se se tornar no melhor marcador do campeonato
    nos vamos estar cá a lamentar por não ter sido o porto a compra-lo!
    o benfica comprou o Simão por 13milhões e não se arrependeu..
    de vez em qd é preciso fazer um bom investimento, o cardozo apesar de não o conhecermos bem foi o melhor marcador do campeonato
    marcando mais de metade dos golos da sua equipa, remata bem com os dois pés, é forte e bom no jogo de cabeça!
    não são palavras minhas mas palavras de muitos entendedores de futebol (não só o luis freitas lobo)

    Espero que de facto o jogador não tenha a sorte que se calhar merece!
    mas de vez em qd, em vez de comprar 10 jogadores medíocres o porto fazia melhor em comprar 2 BONS GRANDES jogadores, valores assumidos..
    não ouvi ng a falar do luis aguiar mas isso é normal pois parece que ng o conhece de facto, espero msm que se torne numa mais valia p nosso clube!

    Como já aqui disseram, espero que o clube e o Jesualdo saibam o que estão a fazer,
    se é que estão a trabalhar em conjunto!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  43. Eu nunca vi o Cardozo jogar,nem nunca ouvi falar dele.

    O homem jogou apenas uma época na Argentina,o que diz que ele fez toda a sua carreira no Paraguai...

    mais de 9 milhões por 80%do passe de um gajo que fez uma(!) época interessante na Argentina,num clube menor.

    tirem as vossas conclusões.

    Avançados com percentagens de eficácia elevadas há muitos.

    Vejam o Afonso Alves do Heerenveen,joga na europa e factura de todas as maneiras e feitios.
    Até é especialista em livres...



    (O Porto não tem critério nas aquisições)infelizmente..

    ResponderEliminar
  44. Videos de Luis Aguiar: ambidestro, remata bem à baliza. Para além de dois golos de livre, o video vale para ver estádios anedóticospor esse mundo fora.

    http://video.google.com/videoplay?docid=-552043270491073262&q=LUIS+AGUIAR&total=48&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=0

    Não sei se o LeandroLima é o nº10, mas é um golo à Quaresma!!

    http://video.google.com/videoplay?docid=430917965380717875&q=leandro+lima&total=121&start=10&num=10&so=0&type=search&plindex=3

    O Vukcevic deve ter cá uma auto-estima!! Não é que jogava com o nº1 nas costas?!?!?

    http://video.google.com/videoplay?docid=430917965380717875&q=leandro+lima&total=121&start=10&num=10&so=0&type=search&plindex=3

    ResponderEliminar
  45. Compreendo o que tu dizes Henrique e até acho que tens razão mas o que eu quis dizer foi que, apesar de tudo
    o benfica decidiu apostar forte numa contratação que pensa ser fundamental para a sua época..
    do que tenho visto do porto tem comprado muito, alguns bons jogadores sim
    mas comprado às carradas como sempre e isso assusta-me..

    Esse Afonso alves parece bom de facto
    Até gostei de ver o luis aguiar nesse filme Pedro
    vamos acreditar que o porto não anda a dormir eheh
    esperam-se tempos mt movimentados no dragão
    mts jogadores p sair e ainda alguns importantes para entrar..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar