05 junho 2007

Mercado de transferências: Certezas e rumores

S A Í D A S

Anderson > Manchester United

Pepe > Juventus = 30M

Bosingwa > Middlesbrough ou Tottenham

Quaresma > Atletico Madrid = 18M + Diego (Ex-S.C. Braga) ou Inter Milão

Lucho > Inter Milão

Nuno Coelho
Vieirinha
Cláudio Pitbull
Ezequias
> Leixões (empréstimo)

Areias
Diogo Valente
> V. Guimarães (empréstimo)

Paulo Machado
Helder Barbosa
> Nacional (empréstimo)

Dispensáveis:
Alan
Bruno Moraes
Ibson
Lucas Mareque
Paulo Assunção
Paulo Ribeiro

E N T R A D A S

Fernando (Vila Nova F.C.) – Médio de Transição

Nuno Espírito Santo (D. Aves) – Guarda-Redes

Lino (Académica) – Defesa Esquerdo

Kazmierczak (Boavista) - Médio

Simon Vukcevic (F.C. Saturn / Rússia)

Manoel Morais (Vasco da Gama) – Médio Atacante

Carlos Eduardo (Grémio de Porto Alegre) – Médio Atacante

Andres Madrid (S.C. Braga) – Médio Transição

Mariano Gonzalez (Inter Milão) - Médio

Envolvidos no negócio de Anderson, todos estes jogadores estão na lista de dispensas do Manchester United e podem ser hipótese:

Fangzhuo Dong
Gabriel Heinze
Gerard Pique
Giuseppe Rossi
Ji Sung Park
Richardson

44 comentários:

  1. Vamos todos votar no Jesualdo! Deve continuar! Quase 70% dos portistas concordam! 70% é pouco! Mais, mais!!

    Assim livramo-nos do Paulo Assunção, um jogador que, devido às boas exibições, já andava a meter nojo!

    Jesualdo é muito bom tecnicamente. Um grande líder. Pôe os jogadores a trabalhar. Só é pena não ser um treinador, mas isso é só um detalhe.

    Com Jesualdo, a equipa no próximo ano vai ser brilhante: já temos a jovem esperança Nuno como guarda-redes, o Fernando, e, para gáudio geral, o Lino!!!

    A liga dos campeões está no papo!!

    O Bruno Moraes devia estar com os copos quando afirmou que o treinador dividia o plantel e que não percebia nada disto.

    Não há nada mais chato do que certas verdades, sobretudo de "não-amigalhaços".

    Recomendo a venda imediata do Pepe e do Lucho, para que este treinador possa trabalhar em paz!

    É na mais completa mediocridade que se revelam os eleitos!

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  2. Espantam-me alguns nomes aqui indicados embora perceba que são apenas conjecturas, mesmo assim...Aceitaria perfeitamente a saída de Pepe pelos valores indicados, agora Bosingwa, Lucho e Quaresma...Da lista de empréstimos retiraria Helder Barbosa, pois penso ser um extremo com muita qualidade a fazer lembrar Quaresma, mas mais cerebral...Dos dispensados, não acredito que o Porto permita a saída de Ibson e de Paulo Assunção, dois valores já comprovados, especialmente Paulo Assunção...Quanto às aquisições para mim são na sua maioria autênticas incógnitas embora conheça o NunoEspSanto e o Polaco Kazmierczack, mas considero o outro que o Boavista pretende manter, melhor jogador, mais completo e tecnicista...O Nuno só se fôr porque dá mais garantias de veterania no caso do Baía saír, mas preferiria manter o Vítor que é melhor, emprestar o Bruno Vale para rodar uma época na íntegra e fazer a integração do Ventura...Dos jogadores do MU não aprovaria apenas a entrada de Heinze muito rude e duro de rins, quanto aos outros, que dizer????....Digam coisas!...Atenção será que o "Henrique" que aqui passeia, é o Henrique Valentim que aparece volta e meia no DIA SEGUINTE?...

    ResponderEliminar
  3. Meireles Portuense: Não me chamo Henrique Valentim,nem vejo o programa "Dia Seguinte",se é a isso que se refere.


    Quanto aos jogadores do Manchester,fala-se no Rossi.
    Um jogador com talento,mas ainda em crescimento...fará sentido receber um jogador destes por empréstimo?

    valorizar jogadores para o Manchester?ao mesmo tempo que fechamos as portas a jovens com valor formados nas escolas do nosso clube?

    um jogador já feito e que acrescentasse clara mais-valia para a equipa ainda entendia...assim não.



    Kazmierzak,Madrid não são jogadores para o Porto(minha opinião) já para não falar que estão deveras inflacionados....

    Morais e Carlos Eduardo penso serem demasiado caros..

    Mariano Gonzalez não sei nada dele,mas o que tenho lido não é muito favorável...

    Vukcevik custou 7 milhões ao Saturn e tem contrato até 2010,não estou a ver eles largarem-no por menos do que isso.
    E é um jogador mimado cheio de vedetismos...

    isto interessa?

    Quanto a saídas,já espero tudo..

    ResponderEliminar
  4. Não acredito na saída de Paulo Assunção, e no Ibson admito um empréstimo, embora eu ficasse com ele.

    Ontem, soube que afinal é o Manchester que vai pagar ao Grémio, o que quer dizer que o negócio do Anderson ainda é melhor do que se esperava.

    Acredito em mais uma saída valiosa, Pepe ou Bosingwa .

    Gostava de ver o Madrid no FCP,o Kaz até era capaz de ser um bom reforço em virtude daquilo que o Jesualdo disse ontem na entrevista e gostava de ver também o Luís Filipe, mas nesse caso só se o Bosingwa sair.

    A questão é : que táctica é que quer o Jesualdo. 4x4x2 ou 4x3x3.

    Do Manchester, o Rossi era bem vindo, andei a pesquisar sobre ele no clube de fãns do M. United em Portugal e os elogios são grandes.

    Acho que Bruno vale deveria ter ficado, mas o problema era mais uma época perdida para ele, se calhar até será bom ele rodar, este ano não jogou e foi muito prejudicial o seu empréstimo. Ventura vai ter 2 professores experientes, espero que o miúdo saiba aprender.

    Castro e Rui Pedro vão seguir para estágio, eu punha mais Paulo Machado e Helder Barbosa( mas já vão para o Leixões) e era capaz de dar uma oportunidade ao Nuno Coelho.

    ResponderEliminar
  5. Que acham do Rossi sub 21 de Itália, é bom jogador? Dos vídeos q vi parece ter qualidade...

    ResponderEliminar
  6. O Porto agora precisa é de um novo nº10.

    http://controversiasdofutebol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Desde já os meus cumprimentos ao pessoal, estou em estreia nos Portistas de Bancada.

    Quanto à planificação do plantel, julgo que há 2 pontos fundamentais que o Porto deveria levar em conta, muito à imagem do que o rival Sporting anda a tentar fazer (talvez por se tratar de uma gestão mais rigorosa e, especialmente, mais séria):

    1. Rigor orçamental, comprar pouco mas bom, e de uma vez por todas acabar com as negociatas brasileiras de qualidade duvidosa. Prefiro um Kazmierczak, fisica e tacticamente forte, que o típico brasileiro que vamos buscar (um pouco à imagem do Ibson) sem rigor táctico, boa técnica de facto, brinca-na-areia, mas não passa muito disso na minha opinião..

    2. Aposta na formação: o Porto tem provas dadas a esse nível, e se anteriormente mais a nível de defesa e meio-campo, hoje em dia até temos visto bons elementos de ataque a sair das escolas portistas. Para além desses miudos que seguem para pré-época, também o Machado deveria ter a oportunidade, assim como o Hélder Barbosa (se bem que julgo estar em recuperação de lesão grave). Vierinha e Ivanildo não me enchem as medidas, julgo que não têm condições de se afirmar no Porto.

    De resto, acho que deveriamos procurar um número 10 na europa, e o Giuseppe Rossi (que me parece ser mais um segundo ponta de lança) deveria ser uma aposta a concretizar, o miudo é fantástico!

    Deixo mais uma nota: gostei de alguns pontos da entrevista do Jesualdo de ontem.. Apesar de o achar com pouco perfil para treinar o Porto, que erra demasiadas vezes e tem claramente pulso fraco para um clube com esta dimensão, fiquei satisfeito com a leitura que fez às deficiências a nível físico-táctico do plantel portista, algo que já refiro há montes de tempo. Se queremos aguentar na Europa, é fundamental um plantel alto, forte, e fundamentalmente tacticamente eficiente.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Depois desta entrada de dinheiro, acho que deveríamos tentar ao máximo não perder mais ninguém,no limite o Pepe, apenas por ser o elemento que mais facilmente seja substituido embora não esteja certo deste meu pensamento.
    Se mantivermos o plantel e o reforçarmos com um bom médio, um avançado e um extremo, penso que há boas hipóteses, especialmente se acrescentarmos altura e físico como disse o Prof e bem.
    Paulo Assunção é para ficar, claro, os outros só tenho pena do Ibson se sair, espero que por empréstimo pois o puto é bem mas precisa de jogar.

    ResponderEliminar
  9. Zamith bemvindo aqui aos comentários e deixa-me dizer-te que concordo em absoluto com tudo o que dizes. Começas bem, espero que seja para continuar. Só acho que o Helder Barbosa teve azar e devido à lesão não pode fazer a pré-época e fará com que seja emprestado, senão não duvido que teria a sua oportunidade.

    Luis Filipe, tem calma, é natural que as pessoas queiram a continuação do Jesualdo, foi campeão, o presidente já disse que é para continuar e não podemos andar sempre a mudar de treinador. São muitos factores a favor dele, além que o seu discurso tem sido muito bom e como já alguém disse pode ser que este título lhe tenha dado a confiança e moral para se impor no grupo de uma vez por todas.

    Qt a entradas e saídas, o Bosingwa parece ter outro pretendente e o Tottenham está aí. Mas como disse o Jorge a sair que saísse o Pepe, BAlves está aí para as curvas e JPaulo poderia fazer um boa dupla com ele. Rossi não conheço, mas dizem que é muito bom e poderia das jeito, principalmente se se despachasse o Postiga, continuo a não ir à bola com ele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Quero só dizer que todos os dados do post são apenas apanhados que se vão vendo aí pela net, rumores como disse no título. Apenas os que estão a negrito são oficiais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Eu estou como o outro: desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo.

    Na teorização das prováveis saídas, e uma a uma:

    Pepe - Juventus = 30.000.000,00€? Excelente negócio. Faça-se, mas sem o raio do Miccoli...

    Bosingwa - Middlesbrough ou Tottenham. Quanto?

    Quaresma - Atletico Madrid (18.000.000,00€ + Diego - ex-S.C. Braga) ou Inter Milão; não e não. No mínimo, e se a SAD estiver nessa, 20.000.000,00€.

    Lucho - Inter Milão; não.

    Nuno Coelho - emprestar.
    Vieirinha - emprestar.
    Cláudio Pitbull - vender e já é que era.
    Ezequias - vender e já é que era:

    Areias - vender e já!

    Diogo Valente - V. Guimarães (empréstimo) - sim.

    Paulo Machado - fica pelo menos na pré-época.

    Helder Barbosa - Nacional (empréstimo)... enfim...

    Dispensáveis

    Alan - vender e já é que era

    Bruno Moraes - emprestar.

    Ibson - fica. O Jesualdo diz que é bom e tal, mas que o estilo de jogo... Foda-se, mas os treinadores não conseguem mudar os jogadores? Eu vejo o que o Mourinho e o Ferguson fazem.

    Lucas Mareque - comprou-se para quê?

    Paulo Assunção - lá está, se um porco anda de bicicleta... Deve andar tudo, tudo doido se isto acontecer!

    Paulo Ribeiro - não há por aí ninguém mais velho que o Nuno?

    E N T R A D A S

    Fernando (Vila Nova F.C.) – Médio de Transição - que remédio!

    Nuno Espírito Santo (D. Aves) – Guarda-Redes - enfim.

    Lino (Académica) – Defesa Esquerdo - enfim.

    Kazmierczak (Boavista) - Médio - ???? Estou indeciso.

    Simon Vukcevic (F.C. Saturn / Rússia) -É assim tão bom?

    Manoel Morais (Vasco da Gama) – Médio Atacante - não

    Carlos Eduardo (Grémio de Porto Alegre) – Médio Atacante - não

    Andres Madrid (S.C. Braga) – Médio Transição - ?????

    Mariano Gonzalez (Inter Milão) - Médio - sim

    Fangzhuo Dong, Giuseppe Rossi ou
    Ji Sung Park: um destes.

    Disse. Mas isto sou eu a falar. Mero portista de bancada. Mero portista de bancada.

    ResponderEliminar
  12. Paulo Asunção dispensável?Está tudo louco?P.Machado merece uma oportunidade assim como H.Barbosa caso esteja totalmente recuperado da grave lesão que sofreu.

    ResponderEliminar
  13. Onde se lê Asunção deve ler-se Assunção,evidentemente.

    ResponderEliminar
  14. H.Barbosa, P.Machado já estão certos no leixões...E ainda pode ir para Matosinhos o Ivanildo.

    ResponderEliminar
  15. VEJAM NO BLOG DO LUCHO...SÓ DÁ PARA RIR... É oficial. O S.L.Benfica anunciou que não vai participar no próximo Campeonato Profissional de Basquetebol (LCB). Vai apresentar candidatura ao campeonato da Proliga da FPB. Como sabem o campeonato da proliga é o que chamam de II divisão nacional...
    Motivos:

    O SLBenfica tenta desta forma ter hipóteses de vir a ganhar algum campeonato de basquetebol, mesmo que seja da II divisão, uma vez que o último ano em que conseguiu o título principal no basket foi em 1995.
    O SLBenfica tenta desta forma não ser derrotado pelo FCPORTO em pelo menos uma das 4 modalidades principais. Esta época foram derrotados pelo FCP nas 4 (em futebol, andebol, basquetebol e hóquei).
    Já se sabe que no futebol também não vai participar na nova taça da Liga. Poderia aumentar ainda mais o nº de derrotas com o FCPorto...

    ResponderEliminar
  16. Carissimos,
    aconselho uma leitura à crónica do Sousa Tavares (Se possível sem terem de comprar o pasquim :) )

    são muitos disparates numa só crónica !!

    ResponderEliminar
  17. Relativamente a isso da Taça da Liga, segundo ouvi, se a competição for totalmente legalizada e aceite pelos clubes, o Benfica é obrigado a participar, da mesma forma que tem que participar no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal.. é apenas conversa fiada, porque falta de comparência a jogos de competições oficiais dá aso a castigo da FIFA! (quando muito poderia meter a jogar a equipa de juniores..lol)
    De qualquer das formas, acho bem que a competição se concretize e que o Benfica entre..será mais uma oportunidade para os comermos!

    Já agora, comentário ao Quintino: concordo contigo no que toca ao Ibson..um bom treinador tem que ter capacidade para fazer evoluir um jogador, e o Ibson é um jogador com boas qualidades (se bem que me acho que na sua posição é fundamental uma boa capacidade física e defensiva, algo que ele me parece nunca terá!).. temos também o exemplo do Quaresma, que não obstante a dependência que o Porto tem nele, perdeu qualidades de jogo para jogo, em grande parte por se achar a estrela da equipa! Lá está...falta d pulso!

    Acho que o "estofo" que o Jesualdo certamente ganhou com este campeonato poderá ser benéfico para o FC Porto, e pode ser possível que na próxima temporada consiga aliar as suas qualidades ao nível do conhecimento de futebol a uma maior capacidade de liderança, ainda pra mais quando falamos de uma equipa muito jovem, e com imensa qualidade!

    ResponderEliminar
  18. antilampiao: Já ouvi dizer que a esta última crónica do MST está miserável, mas através do site d'a bola não a consigo visualizar! Agradeço a algum portista que a post aki!

    Aliás o MST vai aumentando os níveis de facciosismo de dia pra dia.. enfim, talvez seja pra competir com a Leonor Pinhão, que com esta história do filme da carolina bateu bem bem fundo no que toca a clubite aguda..lol

    ResponderEliminar
  19. MST:
    http://souportistacomorgulho.blogspot.com/2007_06_01_archive.html#2169685740281682282

    ResponderEliminar
  20. essa noticia do 3º classificado é muito interessante :)

    não tarda criam um campeonato de futebol para ver se ganham qq coisa

    ResponderEliminar
  21. O MST exagera muito, mas muito mesmo, principalmente qd tenta justificar que o Anderson saiu a custo zero, chega a ser ridículo mesmo, mas por outro lado diz coisas muito acertadas. Coisas que se vão dizendo por aí em surdina. O que é certo é que números redondos o FCPorto fez 175M de euros em vendas de jogadores em 3 anos e o que é certo é que as constas continuam no vermelho e isto por mais custe a muita gente ninguém consegue negar. MST mostra-se como oposição total a esta direcção e faz uma pergunta que todos fazemos, em que é que se vai gastar o dinheiro da venda do Anderson? EU não sei a resposta, ele deu uma exagerando novamente, pelo menos é o que espero.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Eu li a crónica lá na "Bol(h)a" enquanto tomava o café da manhã.
    O homem exagera, sem dúvida.
    Mas há lá umas coisas que mereciam ser exploradas.
    Houvesse em Portugal o hábito de fazer jornalismo de investigação também no mundo do futebol.
    O MST levanta algumas questões simples.
    Simples como esta:
    - o Jesualdo Ferreira é português? É.
    - o Jesualdo Ferreira treinava o Boavista no início da época? Sim.
    - do Dragão ao Bessa pode-se ir de autocarro, metro e quase a pé? Pode.
    - Então porque é que foi preciso meter um empresário sul-americando na vinda do Jesualdo para o Dragão?

    Ou como esta: um irmão de um administrador da SAD que negoceia com a SAD e com o clube. Alguém sabe quem são?

    Ou com estas: porquê contratar jogadores a 5 anos para, ao fim de um, os emprestar? Paga quem e com que custos?

    Já agora: é mesmo verdade que o Fernando nem sequer faz a pré-época?
    É que a ser assim voltamos ao mesmo daquilo que falei quanto ao Ibson.
    Mourinho, por exemplo, pegou no Obi-Mikele e no Kalou e andou ali a trabalhar, trabalhar até os ter em condições mínimas de começar a jogar na primeira equipa.
    Fergusson, por exemplo, fez o mesmo com Ronaldo e vai fazer o mesmo com Nani e Anderson.
    Só no Dragão é que se prefere emprestar os jovens sob o pretexto que têm de jogar sem que se cuide de os enquadrar no espírito do clube. A não ser, que também isso já se tenha perdido.

    ResponderEliminar
  23. Eu ainda gostava de saber o que ganha o Porto em colocar os seus jovens mais promissores em clubes da I Liga e da Honra onde qualquer treinador de meia leca já pensa ser o melhor do mundo... Eu não conheço praticamente nenhum, mas conheço um certo preparador físico que enquadra nesse perfil (o cavalheiro é um nabo, mas quem o ouvir falar...).
    Eu também não digo que se fique com todos, mas que se faça como o Jesualdo agora parece querer prometer: há 3 que vão para a pré-época e que serão trabalhados de acordo com uma certa filosofia de jogo e espírito de colectivo.

    ResponderEliminar
  24. quintino, sinceramente acho que a razão para os emprestar aos jogadores tem a haver com várias coisas: uma delas é a rotatividade, se não dão oportunidades para jogar que adianta estar só a treinar.
    não será que fica mais motivado estar noutro clube a jogar ?

    Outra é que a exigência dos adeptos do FCP são assustadoramente grandes. Olha o Ivanildo, ainda me lembro dos assobios que lhe brindaram.

    Isto de jogar no FCP, não é a mesma coisa de jogar nos júniores, nem NÓS, adeptos do FCP, temos paciência para com os nossos jogadores, queremos ganhar logo, é aquela questão de estarmos mal, ou bem, habituados.

    Depois ainda existem alguns que
    se eles falham 3 passes seguidos..pimba...assobios..e isto para um miúdo fraco psicologicamente arruma-o logo. Por isso mais vale rodar...penso eu de que...

    ResponderEliminar
  25. Quanto ao administrador da SAD é o irmão do Caldeira, que só trouxe o Fucile..nada mau,hein?

    ResponderEliminar
  26. Menphis, isso é o que diz o portista orgulhoso. Eu acho que o MST se referia ao António Araújo, irmão de Reinaldo Teles que trouxe muitos jogadores para o FCPorto, o que não quer dizer que seja o empresário deles, é digamos apenas comissionista. Isto é o que se diz porque eu não sei de nada, é o que ouço e leio por aí, mas deve ser tudo mentira pq esta SAD é maravilhosa.

    Um abraço.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. O irmão do Reinaldo não é o Joaquim Pinheiro ?

    ResponderEliminar
  28. Afinal, quantos são?
    O irmão do Caldeira?
    O irmão do Reinaldo?
    E trouxe o Fucile?
    Sim, senhor... sim, senhor.
    O irmão do Reinaldo?
    Esperem lá, não é esse um dos principais intervenientes lá na história da fruta?
    E antes de venderem jogadores ao Porto faziam o quê?
    E vendem a quantos clubes mais?
    E quem lhes franqueou as portas do Porto?
    E como é que descobrem os jogadores?
    Mas isto sou só eu a especular, que não sei de nada e só dou ouvidos ao que se ouve e lê.

    Eu concordo com a teoria da rotatividade e com a exigência que nós temos (muitas das vezes discrionária e até flutuante).
    Mas também acho é que a serem emprestados, então que seja mesma para jogar. E isso faziam-no mais facilmente no Infesta, no Joane (o clube da terra onde vivo) que no Leiria, na Académica, no Nacional, no Marítimo, no Vitória, no Leixões e por aí fora. Com a agravante que temos sempre aquele pequeno problema... se jogam mal, se fazem uma falta, se marcam um auto-golo logo se levantam as virgens impolutas a berrar que é o apito dourado no seu melhor.

    ResponderEliminar
  29. Eh pá... outro... o Joaquim Pinheiro?
    Então o Araújo é irmão de quem?

    ResponderEliminar
  30. Araujo irmão do Reinaldo ?
    então não é o Joaquim Pinheiro que é irmão do Reinaldo ?!?

    ResponderEliminar
  31. Quintino, mas então se eles jogam nesses clubes pequenos, quais são as exigências que têm lá ? Não é sempre melhor estar na 1ª liga, onde o futebol é completamente diferente do que se joga na 2ª Liga ? E depois quando é que sabermos que eles estão preparados para jogar no FCP ? Só porque eles são vedetas nesses clubes, aqui são mais um..têm de provar o valor.

    Agora sobre o resto, de falarem mal de nós, isso já vem de longe, até sem o Apito Dourado, uma vez o Jorge Costa marcou um golo na própria e o que foi dito...já estamos habituados.

    ResponderEliminar
  32. Deve ser então engano meu, sei que existe um irmão do Reinaldo que anda para lá metido. Não faço ideia se é empresário, administrador, não sei e até já nem quero saber. Mas devem ter razão. De uma coisa tenho a certeza, o António Araújo trouxe alguns jogadores e pelo que sei não é empresário de nenhum.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. esse antónio araújo ainda vai dar muito que falar...

    ResponderEliminar
  34. vou aproveitar para me apresentar,já que sou novo na casa: jose azevedo,portista do coração.
    em relação ao comentário,penso que o anderson devia ficar mais um ano;acho que prof. jesualdo não tem o perfil adequado para o porto(que me desculpe,mas é aminha opinião);quanto às entradas e saídas à que esperar pacientemente e com o espírito de vitória,um abraço

    ResponderEliminar
  35. Se as claques não tivessem sido caladas (subornando o maioral) ainda hoje se cantava "Onde está o dinheiro?"...ou o êxito "SAD no Casino.."


    Os portistas não se podem deixar calar pelo medo,pela chantagem,pela ameaça...


    Parece que vivemos numa ditadura.
    É isto que os Portistas querem?

    ResponderEliminar
  36. O irmão de Reinaldo é Joaquim Pinheiro, curiosamente Director das camadas jovens do nosso Clube.

    Esse António Araújo de que falam é o que está envolvidono Apito Dourado, sendo um dos principais "aguidos" (se é que há principais nesta embrulhada).

    Abraço à bancada cada vez mais preenchida

    ResponderEliminar
  37. (continuação do post anterior)

    Jesualdo deve continuar mais um ano para acabar o que começou!

    Como todos dizem, nesta época ele não teve hipótese de construir a “sua” equipa. Coitado, recebeu a pesada herança de uma equipa campeã, com classe, e com um modelo de jogo ganhador.

    Como é sabido, não é fácil destruir num só ano certas ideias, como a do futebol ao primeiro toque, de ataque, directo e organizado. Demora mais, a completa “Jesualdização” de uma equipa.

    O melhor de Jesualdo é aquele conceito mítico de titularidade. Titular, jogue bem ou mal, é sempre titular. Isto é bom porque assim os jogadores não têm tantas preocupações e podem apresentar em campo um estilo mais relaxado e descontraído.

    E depois, com Jesualdo, o futebol tem mais emoção. Normalmente, anda-se com o credo na boca, tirando aqueles jogos em que, a perder e bem, dá vontade de fazer como o treinador: recolher ao barraco, fumar um cigarro e olhar em paralelo infinito.

    Na primeira parte desta época a equipa ainda foi ganhando, à custa da preparação e dos métodos de Adriaanse, mas agora, felizmente, a nação portista está mais unida. Este treinador não é maluco como o holandês, e fez regressar os rodriguinhos, o improviso e as vedetas, tal como se impõe aqui em Portugal.

    Deu um certo gozo ver a transformação do Quaresma. Passou de extremo a fenómeno de circo. É preciso trazer as pessoas para os estádios!

    Jesualdo! Jesualdo!

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  38. Boax amigos portistas!!

    estas previsões sobre entradas e saidas do FCP até me assusta..

    como já referi noutros comentários (cagaTacos&Pedrinhas)não percebo como é possível dispensar tantos jovens sem antes os ver jogar (nem que seja na pré-época) na nossa equipa. lembro-me que o anderson so se revelou qd jogou na equipa principal e não qd jogou pela equipa B. o msm acontece com as nossas promessas por melhores que sejam so vao ter oportunidade de se mostrar na nossa equipa, jogar no leixoes não e msm coisa que jogar no FCP (sem querer ofender o leixoes por quem tenho o maior admiração, ja agr parabens pela subida)

    não percebo como se pode colocar a questão da dispensa de jogadores cm ibson ou paulo assunção..

    como se pode comprar tts jogadores que por mt bons que sejam não são mais valias para o nosso clube -Lino, nuno, fernand- (quem me dera estar enganado..)

    e as outras dezenas de jogadores que temos por ai espalhados -sonkaya, leandros, tarik, agr alan, lucas, ezequias entre outros- vamos andar sp a pagar-lhes os ordenados para que possam jogar noutras equipas??

    o MST exagera sim, mas em mts coisas tem razão e nos não podemos fechar os olhos..

    Sou portista e gosto mt do meu clube e por isso é que quero o seu melhor..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  39. MST talvez tenha exagerado na sua crónica.

    Mas qual á pior exagero para a nação portista?

    O adepto (neste caso MST) que escreve umas verdades sob a forma de prosa para leitor ou o desfalque total das finanças do FCP pelos comissionistas e infiltrados da SAD?

    Deixem o MST em paz que ele de parvo tem pouco.

    Abraço à bancada e saúdo os novos intervenientes na caixa de comentários. Os blogues despertam as consciências do futuro...

    [[]]

    ResponderEliminar
  40. Zirtaev, obrigado pelo comentário. É que não dá para esquecer o sofrimento desnecessário nesta época.

    Provavelmente, a próxima será para esquecer.
    Como é natural, quero muito estar enganado.

    Até o jornalista Tavares, que por vezes diz tantos disparates, acertou nisto:

    (Jesualdo...) "tem de deixar de ser tão conservador e previsível — por exemplo na aposta em jogadores a quem dá o estatuto de inquestionáveis, mesmo quando eles não estão em forma, como Lucho ou Helton— e tem de saber jogar a época com um plantel de 18/20 jogadores e não de 13/15. Tem de dar sinais claros de que sabe ler o jogo em andamento, não substituindo apenas por substituir, mas para influir no jogo, tem de esclarecer de uma vez por todas o que é e para que serve o meio-campo, para não ter de voltar a viver pesadelos como os do jogo com o Sporting, no Dragão, onde o meio-campo do FC Porto foi quase enxovalhado pelo do Sporting."

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  41. Aqueles que gostam de ter alans,jorginhos etc em vez dos jovens da casa e que acham que so o sporting tem formação de qualidade aconselho,torneio de toloun.
    Portugal está nas meias finais e quem é o craque e capitºao de equipa???
    Bruno Gama...Aquele jogador que no Porto nao tem lugar por causa de alans e renterias mas que é pretendido por Inter de Milao e outros grandes clubes e que joga que se farta,uma grande tecnica,um talento enorme...
    Pena ser do Porto,ser fosse do Sporting podia vê-lo a jogar num clube grande em Portugal em vez de um brasileiro qualquer de 30 anos que nao tem lugar num clube grande no seu país...
    Vieirinha ,Gama e Ivanildo estão a jogar muito bem em toulon.
    Nao entendo porque nao têm seuqer uma oportunidade de fazerem a pre temporada e nao entendo porque ja foram emprestados mesmo antes de iram para o mundial aonde poderão provar a todos os comissionistas da sad do Porto o seu talento superior que os brasileiros inuteis que o porto contrata.
    Também não entendo porque é que esta direcção promete apostar na formação este ano e ja contratou 2 basileiros e ja dispensou 3 pérolas da formalºao portista,jogadores que têm lugar de caras no plantel do Porto...no plantel sem jogadores de comissionistas como é óbvio...

    ResponderEliminar
  42. O António Araujo é um ex-presidente do Ermesinde, onde o FCP colocou por exemplo o Frasco como treinador e alguns jogadores da equipa B.

    Nessa altura era igualmente construtor civil, gabando-se de ter como sócio o Reinaldo Teles.

    Deixou a construção civil (e algumas dívidas em fornecedores) e criou uma empresa de representação de jogadores, mas não é agente FIFA. Contorna as regras da FIFA não sei bem como.

    Esteve envolvido nas transferências de Serginho, Ezequias, Leandro, Thiago, Joel e ao que parece agora na do Fernando.

    Também é especialista em arranjar fruta para equipas de arbitragem.

    ResponderEliminar
  43. Quero antes de mais dar as boas vindas aos novos Portistas de Bancada, espero que seja para continuarem.

    Tenho só uma dúvida. Não foi o António Araújo que trouxe para o FCPorto o Paulo Assunção e o Rossato do Nacional, provocando grande azia lá para os lados de Alvalade?

    Um abraço.

    ResponderEliminar