19 junho 2007

Sim à continuação de Jesualdo

Pelo menos foi esta a opinião dos Portistas de Bancada em relação à pergunta colocada há 2 semanas atrás. Cerca de dois terços dos 236 votantes assim o entenderam, tornado inequívoca a vontade dos Dragões de ver o professor por mais um ano à frente da equipa principal.

A
caba por ser uma muito natural opinião dos portistas já que Jesualdo foi campeão, mesmo com os muitos obstáculos que teve, desde lesões até juízes dourados. Por outro lado muitos dos votantes, apesar de poderem até não apreciar muito o seu trabalho, acharão que a estabilidade é necessária a qualquer equipa de topo que quer vencer, dando assim mais uma oportunidade ao treinador campeão.

Os cerca 36% que votaram não, poderão ter levado em conta vários factores, mas não tenho duvidas que a muitos o facto de o professor um dia já ter tido outras cores lhes terá moldado o inconsciente, tendo feito com que dessem exagero ao que o treinador fez de mal e tendo tornado menos evidentes as suas qualidades.

Seja como for Jesualdo Ferreira vai continuar e esta época não terá algumas das desculpas que poderia ter dado na época anterior para algumas falhas que terão existiram. Desta vez é ele que está a construir a equipa, os novos jogadores, em princípio, são escolhidos por ele, cabe a ele também fazer as dispensas, livrando-se assim de jogadores que não lhe agradarão. Vai fazer a

Quanto ao que muitos, principalmente adversários e imprensa, pensam de Jesualdo Ferreira desde que este chegou ao FCPorto, deixo-vos este interessante texto que penso dizer tudo sobre o como mudam as opiniões em Portugal a partir do momento que alguém está ou deixa de estar conectado com os Dragões: pré-época e é também agora ele próprio um campeão, algo que não acontecia no passado e que a nível mental lhe poderia tirar algum ascendente sobre os jogadores. Por outro lado não terá esta época uma peça que se terá revelado importantíssima no balneário, Vítor Baía.

"Memória [ou a falta dela]

Mais vale cair em graça do que ser engraçado”. Poderia ser o caso de Jesualdo Ferreira, mas não é. Apresenta aquele ar sorumbático, por isso não se torna engraçado, mas também não caiu em graça, pois agora não há um único dia sem artigos de opinião a zurzi-lo pelas “enormidades” que disse, em entrevista à SIC, após a conquista do campeonato.

Os “cronistas do reino” resolveram apontar baterias ao treinador do FC Porto, chegando até ao ponto de quase lhe chamarem ingrato, pois o seu antigo clube, não é o Boavista nem o Braga porque esses não contam, o Benfica, sempre o tratou bem. Quando o Benfica foi eliminado pelo Gondomar da Taça de Portugal, Dezembro 2002, lembram-se o que foi dito e escrito acerca de Jesualdo Ferreira? Curiosamente pelos mesmos que agora o verberam. Lembram-se dos elogios que durante três épocas foram tecidas a Jesualdo Ferreira, pela excelente orientação técnica evidenciada ao serviço do Sp. Braga, e que culminou com a presença nas competições europeias? Curiosamente pelos mesmos que agora o criticam. Recordam-se dos elogios tecidos a Jesualdo Ferreira e ao Boavista pela oportunidade da sua contratação? São os mesmos que agora o atacam. Curiosamente são ainda os mesmos que durante dois anos carpiam mágoas pela irreverência e mau feitio evidenciado por José Mourinho. Ainda, e só por curiosidade, são os mesmos que depois da ida do Special One para o Chelsea, se “babam” com tudo o que Mourinho faz e lhe tecem os maiores elogios.

A Mourinho bastou sair do FC Porto para ser idolatrado. A Jesualdo Ferreira bastou ser treinador do FC Porto, e campeão nacional, para ser atacado."

Bernardino Barros

Que reforço?
Estando o assunto do treinador arrumado, fica agora uma nova pergunta na Opinião da Bancada: Após o ingresso até ao presente de alguns jogadores, para que lugar da equipa do FCPorto acham que será mais urgente um reforços?

Guarda-Redes
Defesa Direito
Defesa Central
Defesa Esquerdo
Médio Defensivo
Médio Atancante
Ponta de Lança
Extremo Esquerdo
Extremo Direito

Mais campeões
O sector da formação, apesar de tão mal se falar dele, conseguiu mais um título nacional. Os sub-15 (iniciados) tornaram-se no passado domingo, após empatarem com o Boavista a dois golos, campeões nacionais. É caso para dizer que de pequenino...

PARABÉNS CAMPEÕES!!!

30 comentários:

  1. Bom momento de Guilherme Aguiar no Dia Seguinte...Finalmente deu algumas sapatadas sonantes na mesa...Gostei da forma como desmascarou as reais intenções do MP em toda a história ligada a PDC...E claro contra a opinião dos dois "segundos circulares" hoje novamente engravatados a preceito...Também gostei da sua ironia sobre a OPA do Berardo sobre o asilo de idosos! Também achei muita graça ao "ingénuo" David Borges quando reclamou nunca ter ouvido falar de favores sexuais de meninas de Lisboa a árbitros Internacionais...É mesmo um "rapaz" muito ingénuo! O Porto ganhou em Juvenis, claro que o Careca de Sintra decidiu enaltecer o terceiro lugar do Pedro Lamy...E a vitória do Futsal...Por último e neste caso para o destacar, PDC e a entrevista oa Público...Valeu a pena ler as suas palavras e amanhã parece que vai haver mais...

    ResponderEliminar
  2. Sobre Jesualdo devo continuar a afirmar aquilo que disse durante muito tempo: achei-o medroso muitas vezes sem confiança em si próprio e não transmitindo para dentro do campo essa chama indispensável! Mas também já afirmei que no dia em que foi campeão me pareceu ver nele finalmente o esboço do homem que eu desejo que ele se mostre: corajoso e confiante...Falei aqui no brilhosinho nos olhos. Também consequentemente votei na continuidade porque acredito NELE muito mais agora do que acreditava antes e também porque estou farto de instabilidade neste aspecto ou metafóricamente "de jogar na Lotaria e só ter direito a terminações"...Portanto vamos estar todos ao lado do Prof e a seu tempo veremos se temos ou não feeling para estas coisas! Quanto aos reforços anunciados, parecem-me bons sem excepções, creio no entanto que seria bom "catarmos" um bom extremo e um substituto à altura do JUREMA como parece estar a ser conseguido. Um grande abraço de amizade para todos!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos os portistas de bancada! Bem, para mim é óbvio que Jesualdo Ferreira deve continuar no comando do FC Porto, sempre afirmei isso ao longo da temporada passada, ao contrário de muitos portistas. Quanto ao reforço da equipa, gostei das contratações de Kaz e Edgar, da do Lino não gostei mesmo nada (Antunes seria uma opção muito mais vantajosa a vários níveis), da possível do Leandro Lima, não tenho grande opinião pois não o conheço de todo, mas pelo que se diz por aí talvez seja uma boa aposta. Quanto às posições que urge reforçar, partindo do pressuposto que mais ninguém importante sairá ( a ter que sair alguém que seja o Pepe, que está mortinho por fazê-lo), penso que fazem falta dois médios-ofensivos (Jorginho não me agrada e devia sair) e um extremo. Um ponta-de-lança de qualidade internacional seria sempre bem-vindo, apesar de Edgar, Adriano e Postiga, sobretudo pensando em competições como a Liga dos Campeões. Já agora, Hélder Barbosa deveria ser integrado no plantel, mas parece que será novamente emprestado, para grande tristeza minha. Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo tudo o que Bernardino Barros disse sobre Jesualdo e Mourinho. Mas há que lembrar uma coisa: os principais ataques de que Jesualdo foi alvo partiram dos próprios adeptos portistas, chegando-se a dizer que estava a fazer tudo mal por ser benfiquista, algo que nunca compreendi muito bem. É preciso ter memória.

    ResponderEliminar
  5. PÚBLICO - A SAD do FC Porto teve um prejuízo no último ano de 30 milhões de euros e este ano já vai a caminho de mais de 25 milhões. O acumulado é de cerca de 125 milhões de euros. Como se explica?
    PINTO DA COSTA - O número referente a esta época e, por arrastamento, o do acumulado já não estão correctos. Porque tivemos, entretanto, a venda do Anderson.

    P-Vai ser para abater no passivo?
    PdC-Não é vai ser, já foi. O FC Porto recebeu 15 milhões de euros da primeira tranche e, de imediato, abateu mais de dez milhões ao passivo. É uma prioridade nossa reduzir o passivo e aproveitamos esse negócio para o fazer.

    P-Mas o passivo tão alto não o preocupa? Não há cada vez mais o perigo de o FC Porto perder o controlo accionista da SAD?
    PdC-Não, embora até o BPI tenha sido sujeito a uma OPA. As leis do mercado permitem-no. Mas não há qualquer perigo de insolvência, isso está perfeitamente controlado. Por isso é que estamos a tomar medidas, como a venda do Anderson.

    P-O FC Porto, desde que foi campeão europeu, já encaixou cerca de 175 milhões de euros em vendas de jogadores...
    PdC-O FC Porto vendeu daquela equipa europeia vitoriosa grandes jogadores. Vendeu o Paulo Ferreira, o Ricardo Carvalho e o Deco, que eram três estrelas. E depois vendeu o Derlei e o Nuno Valente, que já estavam na fase descendente da carreira. Mas quando se fala que o FC Porto desmantelou uma equipa campeã não se está a ser sério: foi forçado a vender porque era impossível manter um jogador como, por exemplo, o Ricardo Carvalho, que foi para o Chelsea ganhar mais num mês do que ganhava aqui num ano. E que conhecia essas propostas. Quando se fala nisto, quer-se passar a ideia de que se desbaratou uma equipa e se ficou com outra [digna de um campeonato] regional. Os jogadores não caem aqui de pára-quedas e o FC Porto "só" adquiriu o Helton, o guarda-redes da selecção do Brasil, o Fucile, internacional do Uruguai, o Lucho, um craque da selecção da Argentina, o Lisandro, que também já lá jogou, o Pepe, o Anderson, o Quaresma. A leitura correcta é que o FC Porto acabou um ciclo e preparou-se para outro.

    P-Mas, no mesmo período, teve também receitas na Liga dos Campeões de 225 milhões... Não acha que uma boa parte podia ter sido para reduzir o passivo?
    PdC-Podia se tivéssemos abdicado de continuarmos a ter uma grande equipa. Porque àqueles jogadores que referi há que acrescentar dois internacionais brasileiros, como eram o Diego e o Luís Fabiano, e o Seitaridis, acabado de ser campeão europeu. Infelizmente, estes não resultaram, mas o FC Porto fez novamente uma grande equipa. Se o FC Porto não tivesse o Helton, o Pepe, o Lucho, o Lisandro e o Quaresma, recentemente contratados, não tinha sido bicampeão este ano nem tinha ido aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. E, apesar de tudo isso, está a reduzir o passivo.

    P-O que é questionado não é a capacidade de renovar a equipa. Cito Miguel Sousa Tavares, que referiu os mais de 70 jogadores com contrato e a vinda de Mareque, Sonkaya, Ezequias, Pittbul, Tarik, Leo Lima, Sokota e Diogo Valente...
    PdC-Primeiro, o FC Porto tem 45 jogadores seniores, incluindo os do plantel, com contrato e não 70, contando com os emprestados e os miúdos. Segundo, há 25 anos que conheço e tenho estima por Jesualdo Ferreira, que na altura esteve para vir para o FC Porto, tal como, aliás, a certa altura da época passada. Por isso, como se pode escrever ter sido um empresário sul-americano a negociar a sua vinda do Boavista? É o maior absurdo e falsidade que pode ser dita, até tendo em conta o meu bom relacionamento com João Loureiro. Terceiro, não há clube nenhum que acerte em todas as contratações. E não é só em Portugal. Lembro--me que há um ano, no mercado de Inverno, o Benfica contratou o Moretto, o Marco Ferreira, o Manduca e outro qualquer. Ao fim de um ano, o único que lá está é o Moretto, que não joga. Não há uma varinha de condão que diga que este vai dar e aquele não. Agora, a nossa percentagem de acerto é excelente. Alguém conhecia o Helton quando ele veio do Brasil para Portugal? E quando ele veio para o Leiria já era com o fim de a seguir vir para o FC Porto. Caso contrário não teria saído do Brasil.

    P-Isso já tinha sido falado, mas nunca tinha sido assumido...
    PdC-Mas posso assumi-lo. É verdade. Agora, se tinha o Baía no apogeu, não ia trazer um jogador em que eu acreditava cegamente (e o treinador na altura nem o conhecia) para o colocar a suplente. Se na altura tivesse vindo para suplente do Baía se calhar já nem estava no FC Porto nem jogava na selecção do Brasil. O problema foi-lhe posto assim: temos o melhor guarda-redes português, Baía está no auge e não há hipótese nenhuma de se lhe tirar o lugar, nem queremos aqui desestabilizações; por isso, [você] fica no Leiria o tempo que for necessário. Aceitou, embora não tivesse contrato assinado connosco. Havia apenas um entendimento no sentido de que o FC Porto ficaria com o jogador contra o pagamento de uma compensação ao Leiria, que o mantinha em actividade.

    P-Alexandre Magalhães diz que os administradores do FC Porto ganham em média, contando com as gratificações, quase 33 mil euros por mês. É verdade?
    PdC-Quem vê os recibos sabe que isso não é verdade. A propósito, hoje recebi dos tribunais a comunicação de que o Ministério Público acompanha a minha queixa contra o senhor Rui Cartaxana por ele ter escrito que eu ganhava 60 mil euros, ou coisa do género, por mês. Também já houve um senhor que disse que fui à polícia afirmar que só ganhava 400 euros por mês, como se alguém acreditasse que isso pudesse ser o vencimento de um presidente de um conselho de administração seja de que sociedade for. Já ouvi de tudo. Anda muita gente preocupada com os vencimentos, por isso vou explicar algo importante. A administração da SAD, pelos estatutos, é remunerada desde que seja executiva e nunca nenhum administrador fez preço para a sua colaboração. Há uma comissão de vencimentos formada pelo doutor Domingos Matos - que, por acaso, além de presidente do conselho fiscal da SAD é administrador da Cofina, proprietária do grupo de jornais que mais falam e questionam os vencimentos dos administradores do FC Porto -, pelo doutor Alípio Dias - presidente do Conselho Superior da SAD e administrador do BCP - e pelo conhecido empresário Jorge Armindo. E quando a comissão de vencimentos me veio entregar a proposta para os vencimentos da administração, nem abri o envelope. Chamei o funcionário respectivo e disse-lhe: "Tem aqui isto, proceda em conformidade". Portanto, se alguma crítica possa ser feita (e não creio que deva ser feita) é à comissão de vencimentos.

    P-Joe Berardo lançou uma OPA sobre o Benfica. Noutros países, os grandes milionários estão a tomar conta dos clubes...
    PdC-Tudo é possível, desde que se obedeça às leis do mercado. Mas há uma coisa que é importante e que convém não esquecer: o FC Porto tem 40 por cento do capital da SAD e, enquanto eu aqui estiver, não alinhará em vendas e terá sempre o direito de veto. Agora, no dia em que esteja no clube um presidente, entre comas, "feito" com uma OPA, isso será possível. Mesmo sem OPA há sempre a possibilidade de um accionista comprar aos outros.

    P-E veria essa situação com naturalidade ou com preocupação?
    PdC-Depende. Podia ser uma dessas hipóteses e acrescentaria mais duas: desgosto ou satisfação. Tudo em função de quem comprasse e dos seus objectivos. Vou-lhe contar uma história. Em 1987, quando o FC Porto foi campeão europeu, fiz um plano não para dar um passo em frente (porque isso o FCP deu) mas três passos. E levei-o a várias pessoas, uma delas o comendador Gonçalves Gomes. Nesse plano, era preciso que alguém metesse o dinheiro ou que se responsabilizasse perante a banca. Eu não tinha capacidade para isso e, por isso, passava de presidente a director de futebol. E o plano só não foi para a frente porque nenhuma das pessoas que contactei (e que o aprovaram) aceitou que deixasse de ser o presidente. Hoje, há três accionistas de referência: Joaquim Oliveira, António Oliveira e agora os espanhóis da Chamartin, que perfazem quase 40 por cento. Se um cidadão qualquer comprar esses 40 por cento e vier investir para o FC Porto, fico todo contente. Agora se vier para dar cabo disto...

    P-Está a começar mais um mandato, que já disse ser o último...
    PdC-Nunca disse isso, puseram isso a correr, mas eu nunca disse isso nem o contrário.

    P-Mas vai ser ou não? Uma das razões por que se concluiu isso foi por ter dito que estava a preparar a sua sucessão?
    PdC-Eu não digo que vou preparar a minha sucessão. Isto não é uma monarquia, nem sou dono disto. Posso preparar o FC Porto e preparar as pessoas que estão no FC Porto para que isto corra normalmente sem mim. É diferente. Quem há-de decidir quem vai suceder-me quando me retirar são os sócios.

    P-Há alguém que gostasse de ver substituí-lo?
    PdC-Há muita gente.

    P-Vou citar alguns nomes que já foram falados nos jornais: Fernando Gomes, António Oliveira, Rui Moreira, Fernando Gomes (ex-jogador), Antero Henriques...
    PdC-Esse apoio, esse apoio... mas ele não é maluco [risos]... Não vou estar a dizer "este sim, este não" porque não é minha intenção tomar posição quando chegar a hora de decidir. Agora há coisas que são implícitas e é perfeitamente natural que gostasse de ver substituir-me alguém identificado comigo. Mas quando sair não interferirei em nada, rigorosamente em nada. Isso era deixar um espectro: quando ganhasse era eu que estava por trás, quando perdesse era porque não faziam o que eu dizia. A minha intenção quando sair é ir a toda a parte com o FC Porto, mas não intervir absolutamente em nada.

    P-Mas que nomes é que lhe agradavam?
    PdC-Estão na sua lista alguns (mas há mais) e estão outros que não.

    P-Porque se recandidatou. Foi só porque querer construir o novo pavilhão?
    PdC-Isso foi fundamental. Disse que não me recandidataria se houvesse uma candidatura credível. Daí a razão por que só me recandidatei no último dia, até porque achava que o FC Porto não podia cair num impasse. Em tempos, eu tinha dito aos colaboradores mais chegados que só me recandidataria se fosse possível construir o pavilhão. Sei o que custa aos sócios andarem a deslocar-se para Matosinhos, Fânzeres, Santo Tirso. Sei o
    quanto sentem a falta de um pavilhão. Quando me disseram: vamos ter pavilhão, já está resolvido o problema e já há o projecto do agora Dragão Caixa, eu concordei continuar. Tenho de fazer justiça à acção e ao trabalho de Fernando Gomes, que foi fundamental. Mas não fico só pelo pavilhão.

    P-Que balanço faz dos 25 anos à frente do FC Porto?
    PdC-Tenho consciência que o clube ainda não parou de crescer. A marca está mais forte, há muitos anos que estabilizámos o número de sócios do clube acima dos cem mil, o que é magnífico. Temos a maior média de espectadores no nosso estádio e o maior número de lugares vendidos. Há dois mandatos fiquei porque me foi dito que era indispensável para o arranque do Dragão. Sacrifiquei os planos pessoais que tinha. Às vezes penso que fiz mal, mas quando olho para o estádio acho que fiz bem. A inauguração, toda aquela luta para o conseguir construir, todas as dificuldades que nos foram colocadas pela câmara, foi tudo tão difícil que, quando me perguntam quais os pontos que considero mais marcantes e que mais felizes me deixaram à frente do FC Porto só posso responder: a final de Viena e o Dragão. As pessoas não sabem quanto custou fazer isto...

    P-O FC Porto continua sem relações com a Câmara do Porto?
    PdC-Completamente. Somos completamente ignorados. Foi assim que a câmara decidiu, o que havemos de fazer? Também não temos nenhum prejuízo com isso. O que nos dava antes?

    P-Consideração e recebiam-nos na câmara quando éramos campeões.
    Sente falta disso?
    PdC-Tenho pena, porque acho que era o lugar ideal para aquelas manifestações, que eram fantásticas. O FC Porto não deixa de ser campeão por isso e a mim não me faz diferença, até porque não me via na varanda a olhar para baixo e a ver o estado lastimável e triste em que transformaram a Avenida dos Aliados. Passei lá uma vez e quando vi como aquilo ficou nunca mais lá quis voltar. Ou vou por cima, ou vou por baixo... recuso-me a ver o que lhe fizeram.

    P-Não recebeu os parabéns da Câmara do Porto pelo título?
    PdC-Não. Curiosamente, a única força política que mandou os parabéns, com palavras até muito simpáticas, foi a DORP [Direcção da Organização Regional] do PCP Porto. Parece que houve um voto de louvor na câmara proposto pelo PS.

    ResponderEliminar
  6. «Reservas
    ALCIDES FREIRE


    A táctica do "bate e foge" não livrou o Predador de levar uma valente porrada do Arnold Schwarzenegger, mas talvez porque isso se passou num filme há ainda quem a considere um bom método de combate. Pode não se ganhar, mas é uma boa fórmula de guerrilha, capaz de prolongar a disputa e ocupar os noticiários. O segredo de justiça é a versão pós-moderna do "bate e foge". Deixa escapar algumas revelações e depois fecha-se em copas quando lhe pedem esclarecimentos. Se por um lado não se importa com as violações - é bem capaz de viver delas -, remete-se ao silêncio quando só lhe ficava bem um esclarecimento. Pinto da Costa deu ontem uma entrevista ao Público, falou sobre o Apito Dourado, referiu-se a algumas das recentes decisões e... ficou sem resposta. Questionada, Maria José Morgado abriu a boca para dizer apenas que "os magistrados estão sob o dever de reserva". Obrigado doutora, porque isso já todos sabíamos, ainda que a todos nos deva conceder o direito de ter algumas reservas sobre a eficácia desse dever. Os árbitros, por seu turno, pedem mais do que o segredo de justiça. Querem que volte a censura, ou algo parecido, capaz de convencer a comunicação social a assobiar para o lado sempre que se aperceber de um erro grosseiro da equipa de arbitragem. Em nome do espectáculo, todos pela "eliminação da repetição abusiva dos erros dos árbitros", escreve a APAF. Transpondo esta ideia para o quotidiano dos portugueses, eis uma ideia para uma proposta dos alunos de 12º ano aos professores que terão de corrigir os exames nacionais de português.»

    Extraído da crónica do JOGO de hoje
    19 de Junho de 2007...

    ResponderEliminar
  7. Obviamente, Jesualdo. A época passada foi mais difícil do que chegou, a meio, a parecer e o professor já sabe da poda. Aprendeu, sabe o que significa vencer com o FC Porto e, assim, será mais agressivo no discurso, além de preparar a equipa à sua maneira e levá-la de fio a pavio. Como Pinto da Costa já dá por certo o tri a festejar em Romariz, com as contatações feitas, com a repetida reafirmação de que não sai mais nenhum dos imprescindíveis, uma grande época nos espera.
    Os iniciados também são campeões. As camadas jovens somam títulos. Não perdem para nenhum rival quanto à sua qualidade. Mas inseri-los na equipa sénior (os que saem dos juniores, claro) é coisa completamente diferente. Carlos Azenha disse o que todos temos obrigação de saber: a exigência no FC Porto é altíssima, é mais alto do que nos clubes rivais. Logo, torna-se mais difícil aproveitar jovens. Pior ainda quando a base da equipa principal não é consolidada por muitos anos. Este é o problema principal. Não adianta pedir jovens na equipa sénior. Porque ao FC Porto pede-se é... ganhar, ganhar, ganhar, títulos, títulos, títulos. Infelizmente, os adeptos não se dão conta disso, acham que os jovens entram a martelo em qualquer lado. Se a formação principal for estabilizada, em cada ano um ou outro jovem pode sempre entrar. Em tempo de crise, quando a equipa ganhava menos títulos, os rivais eram mais fortes e a exigência não se punha tão alta como agora, entraram vários jovens. E formou-se uma equipa. Depois foram entrando outros, com precisão, com sensatez, com sentido de equilíbrio, enquanto outros rodavam na mira de serem depois aproveitados. Mas estas condições não se repetem todos os anos. O FC Porto não está em condições de poder meter seis ou sete jovens no plantel profissional. Precisa de criar essas condições. Mas o futebol actual reduz esse espaço quando se exigem mais vitórias para as quais é preciso mais jogadores... formados. Os adeptos têm de compreender isso e não forçar a comparações com o Sporting, por exemplo. O FC Porto já fez mais de uma equipa, mais de uma vez, formações com os seus jovens. E foi bem sucedido, algo que falta ao Sporting concretizar.
    Fechado este capítulo, a entrevista de Pinto da Costa.
    Só li a de ontem no Público, não sei se é de hoje este excerto que aqui trazem. Gosto mais de ler o que aqui vem. Ontem o presidente não disse nada de especial. O importante é que criticou as evoluções do Apito Dourado e, provando que já não tem amarras processuais, lançou farpas à Morgado e ao PGR. Este é o sinal mais da entrevista: a sua disponibilidade para o combate.
    Hoje, retenho todas as declarações sobre os dinheiros ganhos, as vendas, as equipas a refazer que obviamente custam... dinheiro. Este tópico já aqui eu abordei uma vez, a propósito dos propalados 175 milhões de vendas quando em três anos o orçamento normal come isso a 50 milhões por ano. E o FC Porto volta a ganhar. E sobre Anderson, como era óbvio, o grosso do lucro já abateu ao passivo.
    Logo, acalmem-se os abutres que acabamos por descobrir cá dentro. Os mesmos que criticam exageradamente Jesualdo são os que criticam exageradamente aspectos que todos nós conhecemos menos na gestão do clube/SAD e que por isso se pede mais alguma contenção, que não tem havido, vejam-se o despropósito das citações, várias, do MST que o Bruno Prata deixa na entrevista...
    Anoto, ainda, a negação de várias "acusações" gratuitas na Imprensa destrutiva, mais um processo a Rui Cartaxana e a quem repetiu, insistiu, espremeu a questão dos 400 euros de salário que, como devem lembrar, foi sendo dito que no inquérito no AD o presidente o revelara - e nos faz perceber a validade ou integridade do que sempre foi sendo escrito a respeito do AD e dos famosos inquéritos que eram transcritos na Imprensa destrutiva.
    A verdade é como o azeite: dispensa azeiteiros da palavra.

    ResponderEliminar
  8. Apesar de não gostar do cinzentismo no banco do Prof e de o achar algo medroso, penso ter sido boa escolha naquele momento difícil e acho que deve continuar, agora mais enquadrado na grandeza do Clube e a fazer a sua equipa.
    Gostei que o Presidente tivesse falado, já era tempo, acabo com felicitaçãoes aos Iniciados com especial relevo para o seu preparador Físico, Prof José Mário, meu amigo, com quem falei no final do jogo.

    ResponderEliminar
  9. Finalmente parece que Pinto da Costa resolveu abrir o livro, é prova de que realmente se estaria a resguardar devido aos processos. Agora é o Pinto da Costa que conhecemos. Isto prova que ele estava manietado e que as nossas razões de queixa tinha algum provimento. Felizmente vencemos na mesma, mas não tenho dúvidas que se tivemos mais dificuldades se deveu a isso. Mas só tenho que dar os parabéns já que mesmo assim, mesmo contra tudo e contra todos, mesmo com o nosso presidente ausente o FCPorto foi capaz.

    Qt à justificação para os 175M, ele avança com algumas explicações, mas acho faltam algumas, já que se compramos muitos jogadores e alguns seria normal não darem resultado, já uma grande parte foi um desgraça, além de que a vinda de certos jogadores foi mesmo incompreensível. E é necessário não esquecer que todos os anos foram vendidos jogadores, mesmo nos 3 anos seguintes. Não aceito o facto de que a gastar-se 50M/ano fosse natural saírem os 175M, é que tb existem receitas avultadas e o passivo foi aumentando sempre, qd no mínimo se deveria ter mantido.

    Qt ao Carlos Azenha destaco estas frases:
    -"Nível de exigência no FC Porto não é o mesmo do Sporting" - O que vai na linha do que o Zé Luís explicou no comentário e muito bem.

    "Algo que antes de chegar ao FC Porto, e eu sou de Lisboa, não percebera. Custou-me ver a maneira como o clube é tratado na Comunicação Social"
    "vai em primeiro lugar, é campeão, está na Liga dos Campeões, acaba-se por falar mais das equipas que estão atrás"

    Isto prova que quem vive em Lisboa vive num mundo à parte. Azenha nunca se tinha apercebido da dificuldade que é vencer no FCPorto. Nunca se tinha apercebido da parcialidade do nojo que é esta comunicação social centrista, Nunca se tinha apercebido que para muito Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Foi necessário viver o que é ser portista ou trabalhar para o FCPorto para se aperceber da realidade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Já agora, até no futebol de praia:

    "FC Porto vence segunda etapa

    Está encontrado o vencedor da segunda etapa da Liga de Clubes de Futebol de Praia. Depois da vitória do V. Setúbal na primeira etapa, foi a vez do FC Porto fazer a festa na Figueira da Foz, ao vencer na final o Benfica, por 2-1.

    in A Bola

    LOL, e eles que não nos queiram mesmo no Futsal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ó Zirtaev, e eu a contar com o teu relato da festa de Romariz!... Foi para os teus lados, na Feira, mas deves ter tido falta de comparência...
    Que me dizes?

    ResponderEliminar
  12. Zé Luís, à minha volta (sou de Lourosa) tenho: C FCP Lourosa, C FCP Argoncilhe, C FCP Fiães, C FCP Arrifana, C FCP Sta. Mª Feira, C FCP Terras de Santa Maria, C FCP Sandim, C FCP Mozelos, C FCP Cesar, C FCP Esmoriz, C FCP Azemeis, C FCP Romariz, C FCP Espinho e C FCP S.Felix da Marinha, C FCP Ovar, C FCP Estarreja. 16 casas do FCPorto e a maior parte delas a menos de 10km. Sou sócio "não praticante" de 2 (Argoncilhe e Lourosa), nem fazia ideia que Pinto da Costa ia a Romariz. O máximo que poderia fazer seria ir aos jornais e retirar extractos de texto do que ele disse, mas como só hoje soube o que se passou em Romariz já não ia a tempo. Mas não faltará quem o faça, por isso não vale a pena :-).

    Aliás esta coisa das casas do FCPorto todas muito perto do Dragão não acho fazerem muito sentido, é algo que sempre me intrigou. Se pensarmos bem, das, penso, perto de 110 casas, metade serão à beira do Porto, com que objectivo?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Afinal estive a ver e são 118 casas, podem ver a lista completa aqui.

    Pedro podes ler o texto do MST aqui:
    Sou Portista Com Orgulho

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. não sou adepto do esquema táctico do pro. Jesualdo,e acho que é um treinador com medo de arriscar epouco disciplinador.para o ano cá estare-mos a lamentarmo-nos com a continuidade do mesmo.
    quanto a reforços,acho urgente contratar um central,pois acredito pouco no B.Alves;jogador esforçado sem dúvida,mas só isso não chega.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Não leves a mal, jose azevedo, mas só um antiportista diria isso, hoje, do Bruno Alves. Há três anos dir-te-ia muito pior, seguro. Agora, não teria coragem. Mas ainda bem que o futebol, sendo universal e feito numa "linguagem" que todos entendem, não é uma ciência exacta. Mas tens a tua opinião. Quanto ao Jesualdo, sempre és mais suave, até podes vir a ter razão dentro de um ano, mas também compreendeste pouco dos solavancos naturais da última época.
    Zirtaev, era só uma piada. De qualquer modo, pela descrição geográfica, vives no céu, ou perto dele. Mas tens razão quanto à questão de fundo. Mas também, sabes, na margem sul é um deserto... E camelos já vamos vendo aqui e ali, para quê ir mais ou tanto a sul?
    Por fim, é preciso fazer um desenho para discernir as circunstâncias em que decorreu o silêncio de PdC das actuais em que, claramente, está já à vontade para falar? E olha que se fala é por estar não só à-vontade, mas com confiança. Pudera, com uma acusação daquelas, venham mais inimigos assim: desfazem-se em três tempos. E de tribunais e justiça ele sabe alguma coisa, penso eu de que...
    O certo é que a próxima época não vai estar tanto sob a pressão da investigação do AD. O forrobodó está para acabar, mais acusação menos arquivamento.
    O balanço, entretanto, far-se-á sobre o que foi escrito e correspondeu à verdade. Ou não. Vale 400 euros de salário?

    ResponderEliminar
  16. Concordo em absoluto com o que o Zé Luis escreve e destaca -o facto de PdC ter mostrado uma disponibilidade para o combate aparentemente adormecida...É mesmo essa a nota saliente desta entrevista. A coragem de tocar no poder e questionar a sua real e autêntica legitimidade. É verdade que MJM ficou calada pudera, ignorou completamente alguns factos extremamente graves -suponho eu na minha profunda ignorância- como a "confissão" exposta em livro com direito a transmissão televisiva directa, da tentativa de homicídio perpretado por CSalgado na pessoa de um autarca -que pelos vistos não se ficou por aí na sua sanha de conseguir matar alguém e fazer baixar assim a densidade populacional- para valorizar o testemunho dessa "virtuosa" gaiense, naquilo que ela está realmente determinada profundamente a conseguir! O resto não interessa, manda o interesse Nacional que PdCosta seja posto atrás das grades para o País poder finalmente respirar de alívio e tranquilamente reatar os caminhos do desenvolvimento social e económico! Tentativa de assassínio? Minudências para uma Procuradora deste quilate! Acompanhamento, fianciamento e aconselhamento de pessoas "muito ligadas" aos rivais do Porto em toda esta estratégia? Que importa olhar com atenção esses aspectos? É irrelevante o essencial é apanhar o POLVO enquanto estamos em preia-mar pois depois pode ele escapar entre os rochedos e as águas...
    Há aqui um desvirtuamento inegável do papel e dever ético da Justiça e é um desvirtuamento com várias facetas notadas...Para além de CSalgado -posta em marinagem nas contas a ajustar com a justiça- o esquecimento voluntário das implicações judiciais que obrigatóriamente têm que ter as "escutas" que publicamente foram transcritas e envolvem LFVieira, JVeiga e "outras" personalidades que -podemos imaginar sem grande esforço- foram eventualmente postas no caixote do lixo do material a necessitar de "queimar"! E o facto posteriormente conhecido de MJM ser esposa do "fiscalista" do inimigo figadal de PdCosta não é nada dispiciendo -como diria Pimenta Machado eminente Benfiquista...Mandava e aconselhava a "virtude" e o bom senso Judicial que ela fosse de imediato substituída após essa revelação importante...MJM deita-se, acarinha e dorme com o fiscalista de LFVieira no dia "X" e no dia seguinte "X+1" acorda completamente impoluta e vai tratar de "apanhar" pontas soltas do cordel historial de JNPdCosta!...Isenção completa e absoluta ou não fosse ela mulher de Lisboa! Empresas existem que impossibilitam a convivência em trabalho nos mesmos espaços de pessoas com laços familiares assim tão estreitos...Exageros claro está! Mas o que se poderia esperar de quem ao indicá-la a denominava -inconscientemente claro- ser ela a "SiMona Sabrosa" do Clube de Elite Judicial...Lapsos linguísticos naturais de quem se encontra frequentemente -talvez, digo eu- na mesma zona das bancadas futeboleiras. E já agora esta do filme que estão a preparar-se realizar sem pagar nada ao FCPorto e a PdCosta pelo argumento é de rir e chorar por mais. Então com um senhor que é a fotocópia autêntica do Alves dos Reis fórmula século XXI ali mesmo à mão de semear nas serras alfacinhas, têm que vir ao Porto buscar material para o argumento de um filme que denuncia o espírito criminoso? Que notória falta de "atenção"...Mas também não é de estranhar já que coerentemente a Leonor Pinhão em consonância com o querido marido Botelho, com tantos heróis Nacionais em Lisboa para poder defender e desenvolver elegias, olvidou tal realidade e veio propositadamente a Guimarães quatrocentos e tal quilómetros desviada das terras maternas "desenterrar" o seu herói preferido?... Pessoa, Vasco da Gama, Pombal, Alexandre Herculano deram saltos nas suas tumbas com tal desprezo e insensatez! A verdade é que santos da beira da porta não fazem milagres...

    ResponderEliminar
  17. Saltou-me assim repentinamente a ideia a de que PdCosta é realmente um autêntico Midas, transforma tudo o que toca em ouro refinado, fez de uma "mulher perdida" uma escritora de sucesso, de um treinador da província um dos maiores senão o maior treinador do Mundo e ainda ninguèm o tinha notado, cometeu o improvável feito de transformar um eventual homossexual num ávido heterossexual aos fins de semana...

    ResponderEliminar
  18. «Francisco Louçã: OPA “é pouco credível, especulativa e publicitária”
    O coordenador do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, considera "pouco credível" a Operação Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo empresário Joe Berardo sobre a Benfica Futebol SAD, que lhe parece "especulativa e publicitária". O deputado, professor universitário de Economia e adepto do Benfica, que sublinha não ser sócio do clube nem accionista da SAD, disse à agência Lusa que a OPA "parece uma cooperação" entre o presidente encarnado, Luís Filipe Vieira e Joe Berardo, "para criar uma tensão bolsista". "Verifico que nas últimas semanas as cotações do Benfica têm caído, devido aos resultados dos últimos tempos. A operação parece uma cooperação entre Luís Filipe Vieira e Joe Berardo para criar uma tensão bolsista. É uma operação especulativa interna", acrescentou. Segundo Francisco Louçã, que diz acompanhar a vida do Benfica "à distância", por não gostar da "mistura" entre política e futebol, Joe Berardo "é um especulador" que "produz muito pouco" e se tornou "um especialista em operações publicitárias". Para justificar a afirmação, o coordenador do BE recordou o protagonismo do empresário madeirense na última assembleia geral do BCP, do qual é o maior accionista privado, e no processo que levou à instalação da sua colecção de arte no Centro Cultural de Belém. "É assim que esta operação tem de ser encarada", enfatizou Francisco Louçã, o qual considera ser "sempre negativo que um empresário assuma um clube" de futebol, dando para isso os exemplos de Sílvio Berlusconi no Milão e Romam Abramovich no Chelsea. Mas o deputado não acredita que a OPA sobre a Benfica Futebol SAD se chegue a consumar: "Com os dados que tenho agora, parece-me uma operação pouco credível, lançada pelo dueto Luís Filipe Vieira/Joe Berardo”.»

    ResponderEliminar
  19. Meireles, rir mesmo, rir a sério, é a acusação iminente, via CM, já não sei se da PJ ou da MJM, tanta sigla faz confusão até à nova trilogia dos trogloditas BBB, Bieira, Beiga e Berardo, dizia eu que rir mesmo é só acusar Pindo da Costa de ficar satisfeito por o Benfica perder no Nacional.
    Ai ficou contente? Então é acusado de corrupção! Pumba, ou pimba que é esta justiça de trazer por casa, a justiça de letra pequena que vai dando manchetes agora por antecipação.
    Parece, no caso, que Pinto da Costa também se queixou que Rui Alves ofereceria putas aos árbitros na Choupana, e tem ali ao lado um resort de alto luxo, mas até nisso o denunciante passa a suspeito e acusado.
    Diverte-se com a derrota do Benfica? Acusado, não´se admite.
    E de me lembrar de presidentes de clubes com cachcóis de um clube rival, só de parolos mesmo.
    Venham mais episódios enquanto a chuva faz medrar esta merda na Imprensa destrutiva...

    ResponderEliminar
  20. amigo zé luís,recorda os últimos jogos do nosso bicampeão quando o pepe estava lesionado e diz se não tenho razão.
    quanto a ser antiportista,só te posso dizer que podes ser um grande portista,mas te garanto que não o és mais do que eu.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. De agora mesmo na Bola Branca (RR).
    O Naval-Chaves, da II Liga, que tinha pendente uma acusação contra Valentim e o árbitro Paulo Baptista, não chega a julgamento.
    A Morgado ditou uma acusação, o major pediu instrução do processo, desmentou a tese da acusação e o juiz da F. Foz disse não ter motivos sustentáveis para levar o caso a tribunal. Logo, caso arquivado.
    Presumo que será o primeiro de vários.
    Mais: Valentim diz que quem não se sente não é filho de boa gente. Logo, vai pedir indemnização ao Estado. Ao Estado, que nõs vamos pagar. Quem não paga é a Morgado, que acusa levianamente e, como eu faria, suscita reacções dos alegados acusados que afinal nem a julgamento vão.
    Será o mesmo noutras instâncias, isto para os palermas que acreditam que uma acusação é um despacho de pronúncia e implica um julgamento de facto, num tribunal onde se provam os factos e pode haver condenação ou declaração de inocência.
    É que há quem, neste pobre país de iletrados, julgue que a Morgado condenou Pinto da Costa e a prisão é iminente. Pinto da Costa, provavelmente, pedirá, como o major, a abertura da instrução e logo ali desmontará a tese da acusação, o que pode levar o juiz de instrução a ditar o arquivamento do processo, como fez o DIAP há um ano, ou mandá-lo para julgamento onde o combate acusação-defesa terá de elucidar um juiz de Direito para dar a sentença final que pode ser quer de condenação quer de inocentar o acusado.
    A Justiça funciona assim.

    ResponderEliminar
  22. Azevedo, estava a brincar, mas eu não vi o Bruno Alves tremer. Não discuto o teu portismo, mas és mais influenciável ou pessimista do que eu, estoy seguro!

    ResponderEliminar
  23. Outro bom indício:
    Lima Pereira, elemento do gabinete de prospecção do F.C. Porto, esteve na Holanda a observar jogos do Campeonato da Europa de sub-21.

    A antiga glória do clube portista seguiu com especial atenção os jogos da selecção italiana, de Rossi, avançado do Manchester United que interessa aos dragões como contrapartida pela transferência de Anderson.

    Lima Pereira regressou na segunda-feira a Portugal, falhando assim o derradeiro compromisso de Itália na competição, precisamente frente à selecção lusa, para definir o último apurado para os Jogos Olímpicos.

    in Maisfutebol

    Rossi, aquele pé esquerdo faz-nos falta!

    ResponderEliminar
  24. O trabalho começa a surgir em grande, o cansaço também e tenho tido pouco tempo para comentar, mas passo sempre por aqui para ver como anda a malta:

    Claro que sou a favor da continuação de Jesualdo, apesar de algumas coisas negativas, ele justificou-as bem e parece ter detectado as razões para tal, estando disposto a mudar, agora que vai ser ele a compor o plantel.

    Ainda não li a entrevista do Azenha, mas só pelos títulos me convenceu, o que ele diz da formação é o que alguns de nós temos dito, apesar das constantes críticas à SAD e sua politica em relação à mesma, subscrevo inteiramente o Zé Luís, não nos podemos comparar com a mentalidade dos Viscondes, a nossa é muito mais exigente e vencedora, culpa dos últimos anos de conquistas. Antigamente comíamos muita sardinha, agora só queremos marisco e pescado nas boas águas.

    Relativamente à votação, eu votei num extremo-esquerdo, adorei ver o Rossi e acho que o FCP necessita urgente de um jogador assim, a não ser que Jesualdo opte por jogar em 4x4x2, sem extremos.

    Quanto ao Pinto da Costa, só hoje é que vou ler as entrevistas é que ontem corri por Porto e Vila Nova de Gaia e não encontrei jornais, o Papa toda a gente o quer ouvir. Podia ter lido nos blogs, mas sou um rapaz à antiga, as entrevistas prefiro ler nos jornais.

    ResponderEliminar
  25. Boax amigos dragões!!

    Como disse no post anterior,
    benvindo de novo Papa!!
    que saudades deste fumo branco eheh

    Ainda virá por aí o Bolatti e Leandro lima que parecem ser grandes jogadores e como maior parte das actuais contratações, jovens promessas!
    O rossi era sem dúvida uma boa contratação, falta-nos bons pés esquerdos na equipa!

    o resto depende mt das vendas que o porto realizar..
    Abraxao

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  26. micolli está na cidade do Porto.

    (não me agrada)

    ResponderEliminar
  27. Tou fod... vou ter um processo em cima -vários!- estou sempre a festejar as derrotas dos "abutres"...Só este ano e apenas nos confrontos directos -até no Futebol de Praia- já não sei quantos foram...Quantos foram?...Quantos foram?...

    ResponderEliminar