19 agosto 2007

Quaresma resolveu

S. Braga 1-2 FCPorto
Quaresma 32', J. Pinto 49' e Quaresma 83'

12 aquisições depois o FCPorto iniciou a época 2007/2008 com uma difícil deslocação a Braga para jogar com o clube local treinado pelo nosso bem conhecido de Jorge Costa que conta também com Aloísio como seu adjunto. Não usei propositadamente a palavra reforços, já que Jesualdo Ferreira ainda não entendeu que os novos jogadores o seriam efectivamente. Diz o professor que para entrar numa equipa campeã, os novos jogadores, terão de provar que merecem entrar. Concluo eu, portanto, que, para já, nenhum deles tem qualidade suficiente para jogar nesta equipa, pelo menos na opinião de Jesualdo, podendo assim ser colocada em causa a mais valia de tantas aquisições. Mas adiante.

Jogar em Braga, tradicionalmente, é um dos jogos mais difíceis da época e a prova disso é que há alguns anos que o FCPorto lá não vencia. Usando, como já referido atrás, uma equipa vinda do ano passado, ficando apenas de fora Lisandro devido a mais uma inexplicável e persecutória decisão dos órgãos que comandam o futebol do nosso país, entrando para o seu lugar Tarik, o esquema utilizado foi o tradicional 4-3-3, mudando pouco ou quase nada a equipa vinda do jogo da supertaça, em que apesar da superioridade demonstrada, o FCPorto mostrou faltar consistência no seu meio campo ofensivo. Mas a grande diferença terá sido mesmo aqui. O regresso de Lucho ao meio campo, e embora ele não seja o médio ofensivo de que já no início da pré-época eu dizia fazer muita falta, veio disfarçar em muito o que essa posição traria ao meio-campo, tendo assim neste jogo o FCPorto mostrado mais ligação entre esse sector do terreno e o ataque.

O FCPorto, num jogo muito bom para primeiro jogo do campeonato, entrou dominante, talvez um domínio algo consentido por parte da equipa da casa que parecia jogar na expectativa, nunca deixando de lançar ataques perigosos à baliza do algo inseguro Helton, mas os dragões foram criando sempre mais perigo e algumas oportunidades foram surgindo, vivendo a equipa sobretudo de Quaresma e Tarik que iniciou muito bem o jogo, tendo-se apagado conforme o tempo ia evoluindo. Algumas arrancadas fulgurantes de Bosingwa também se devem destacar, principalmente uma em que este foge a César Peixoto e à entrada da área cruza para o azarado Adriano, que se lesionou e foi substituído por Postiga, e que num excelente movimento de rotação remata falhando o alvo por pouco e quase marcando um grande golo. Pouco depois e num livre frontal mas ainda muito longe da baliza Quaresma remata em força e faz um grande golo colocando o FCPorto na frente do marcador, resultado que se manteve até ao intervalo.

O S. Braga surgiu na segunda parte, como seria de esperar, mais atrevido e logo ao começar e num bonito lance de ataque João Pinto repõe a igualdade, surgindo livre de marcação na grande-área portista, num erro do seu médio de marcação. Com o decorrer do jogo o FCPorto não estava a conseguir criar grandes lances de perigo e o fantasma da supertaça do fim de semana passado parecia surgir. Jesualdo demorava a mexer, até que tirou Tarik e colocou em campo Mariano Gonzalez, não mudando nada na equipa. Pouco depois Leandro Lima aprontava-se para entrar. Pensava eu que Raul Meireles seria o eleito, não que estivesse a jogar mal, mas seria uma tentativa do professor mostrar claramente que queria ganhar, dando ao meio-campo mais fulgor ofensivo, mas tinha-me esquecido do conservadorismo do treinador e o eleito foi Lucho, sendo talvez a opção desculpada por este ainda não estar preparado para jogar tanto tempo de jogo dado o seu atraso na inclusão na equipa. Assim, pouco ou nada mudou, apenas trocas de posição por posição, mostrando Leandro Lima bom toque de bola, mas ainda alguma falta de entrosamento com a equipa, principalmente no seu jogo posicional.

Assim, o empate parecia ir se arrastando até ao fim, Postiga mostrou-se muito trabalhador, tendo até perdido algumas boas oportunidades. A equipa mostrava uma grande entreajuda e união entre todos os jogadores, mas a vitória parecia ser difícil de alcançar, até que Quaresma tem mais um dos seus excelentes lances pelo lado esquerdo do ataque e é derrubado mais uma vez à entrada da área do S. Braga. Na cobrança do lance, o mesmo Quaresma, resolveu com o seu génio o jogo com uma autêntica bomba lançada à baliza do guarda-redes bracarense, não lhe dando qualquer hipótese de defesa. Um maravilhoso golo já perto do fim e que deu a vitória aos Dragões, resolvendo um dos mais difíceis jogos da época.

Em resumo, o génio de Quaresma resolveu o que parecia de difícil resolução, oferencendo assim a vitória è excelente e grandiosa moldura humana portista que marcou presença em Braga. Além de vencer num terreno onde poucos o conseguirão fazer, deu também mais alento à equipa no que representa uma vitória no primeiro jogo de uma competição, moralizando os jogadores para o próximo e difícil jogo no Dragão, dando também mais algum tempo para Jesualdo ajustar a equipa que ainda está muito longe do pode e deve fazer.

48 comentários:

  1. Grande vitória, permitindo a conquista de 3 pontos preciosos. Apenas vi a 2ª parte, devido a um compromisso social. Grande jogo de futebol, com o FCP a conseguir realizar uma exibição muito convincente e a criar água na boca em relação ao que ainda poderá fazer. Quaresma esteve espantoso, a mostrar que tem amadurecido, e marca 2 grandes golos. Embora tenha tido muita pena de ver o nosso antigo capitão perder, o futebol tem destas coisas...
    Uma nota. Uma amiga de família, que não liga nada a futebol, viu parte do documentário da RTP. Do que viu, mostrou-se indignada com o tratamento dado ao FCP, e com a atitude da RTP - de dar um programa com a clara intenção de denegrir e sem dar hipóteses de defesa à parte lesada. Se até quem não segue o futebol tem reacções destas... Se calhar, o programa é tão mau, que até joga a nosso favor... Ainda há muita gente por aí que não gosta de ser tomada por parva...

    ResponderEliminar
  2. Boa atitude da equipa hoje, gostei do Lucho e do Meireles... do Quaresma nem vale a pena falar... é partir a loiça toda logo desde a 1ª jornada.

    ResponderEliminar
  3. Ganhamos fruto da capacidade de remate de um dos dois melhores jogadores portugueses da actualidade.

    Mais uma vez nao fomos uma equipa mandona.

    Continuam a jogar os amigos como comprova a entrada de Postiga.
    Lembro-me de duas perdas de bola inexplicaveis no meio campo que descompensaram a equipa toda. Pouco movel, nao é avançado para jogar na area mas sim um jogador para jogar atras do ponta lança.

    O meio campo do Porto dominou na primeira parte, por força da maior capacidade tecnica dos jogadores e principalmente da classe do Lucho.

    Portanto, meus amigos, nao dominamos por trabalho tactico, dominamos pela qualidade dos jogadores.

    A partir da saida do Adriano, nao ha ninguém para segurar a defesa adversaria em terrenos recuados e o meio campo sobe caindo em cima do meio campo do Porto. Os espaços nos nossos terrenos médios aparecem com mais frequencia e as jogadas de perigo repartem-se.

    Acabamos assim com o credo na boca, à imagem da época passada, com a possibilidade de perdermos, empatarmos ou ganharmos.

    As substituiçoes nao alteraram absolutamente nada, homem por homem, posiçoes sem alteraçao. E nao sao umas deambulaçoes entre o Mariano e o Leandro Lima entre a direita e o meio que se podem considerar mudanças tacticas.

    Tarik nao é jogador para o Porto. Pode ser um jogador para a taça da Liga.

    A equipa entrou a dormir na segunda parte e sofremos um golo numa boa jogada do do Braga. A falta de concentraçao competitiva voltou e depois ficamos completamente dependentes da inspiraçao do Quaresma para ganhar jogos.

    Tenho que deixar aqui uma palavra para o Pedro Emanuel, um jogador que demonstra uma capacidade competitiva fora do normal, so ao alcance dos grandes campeoes: depois de um ano inteiro sem jogar volta para capitanear o Porto.
    Nao sera o nosso melhor central mas vai ser muito importante no balneario.

    A minha conclusao é esta:

    Estamos completamente dependentes da qualidade técnica do meio campo para controlar jogos e se nao tivermos ninguém na frente para fixar as defesas nao vamos la.
    Estamos dependentes do Quaresma para criar perigo na frente porque temos um ataque sem profundidade fruto do sistema tactico.

    Sr. Jesualdo: O senhor tem muito trabalho para fazer e essa falta de garra e de coragem para pegar nos jogos nao vai dar bons resultados. Uma equipa igual à do ano passado menos Pepe e Anderson nao é resposta para Braga, quanto mais para a Champions.

    ResponderEliminar
  4. A equipa jogou bem, mas fomos fundamentalmente felizes, com os dois grandes golos do Quaresma. E depois para culminar essa felicidade o Benfas encostou mesmo a acabar a partida, BOA! Grande Domingo que vou ter...DRANQUILO! MUITÍSSIMO DRANQUILO!

    ResponderEliminar
  5. Moral da hist�ria: o Jesualdo quando perde n�o percebe nada, quando ganha, � pela qualidade dos jogadores! T� certo... O Postiga, fa�a o que fizer, ser� sempre perseguido. T� certo... No fim, FC Porto campe�o e viola ao saco novamente. N�o h� pachorra.

    ResponderEliminar
  6. Este Bruno Pinto tem uma maneira equisita de falar"leia-se escrever",mas eu até estou de acordo com ele!

    ResponderEliminar
  7. Condor, então vou falar de forma menos esquisita. Epá, estou cansado da perseguição sistemática que se faz ao Jesualdo Ferreira. Quer ganhe ou perca, seja campeão ou não, haverá sempre algo a apontar ao homem. Eu próprio não concordo com muitas das escolhas do Jesualdo e manifesto-o sempre. Agora, criticá-lo por tudo e por nada, sem o menor fundamento... Mas cada um tem a sua opinião e eu vim aqui, como portista, expressar a minha: vamos ser campeões... com Jesualdo Ferreira.

    ResponderEliminar
  8. Boas companheiros de bancada:
    fui ver o jogo a Braga ao estádio da pedreira, e, embora, reconheça que nem sempre a percepção do que se passa no campo é tão nítida quanto na televisão, parece-me que a equipa esteve bem( aliás já contra o zportem achei)! Achei tb que a equipa jogou muito unida, o quaresma fantabulástico, com o Lucho sublime, bosingwa e R Meireles bem, a defesa segura, Tarik muito bem( discordando do soren acho que Tarik permitiu alongar o jogo do porto libertando até marcações em cima do quaresma) e melhor do que mariano gonzález que não percebi porque não jogou encostado às linhas, o Helton anda inseguro. Precisamos de um Ponta de lança matador sem dúvida. Jesualdo continua um medroso, não gosta de assumir o jogo, pois para o fazermos claramente, deveriamos jogar com Lucho mais Leandro Lima e um trinco, não dois, mas hoje não correu muito mal. Acho que o JF sabe por a equipa a defender, a atacar falta comprovar...
    Vencemos e continuamos contra tudo e contra todos!
    Uma nota ainda para o público, muitos portistas, e vibrantes por sinal, mais de 40% do estádio era nosso! Tristeza para os SD como sempre!

    ResponderEliminar
  9. Bruno Pinto, vai festejando esta vitoria, alcançada através da inspiraçao de um so jogador. Quando precisarmos de uma alteraçao tactica ou de um golpe de talento vindo do banco, ou uma decisao de coragem para alterar o jogo, depois veremos.

    Nao disse mal de nenhum jogador.
    Tal como disse o david, os jogadores foram muito solidarios.
    O Postiga é uma nulidade e no dia que jogarmos contra centrais de nivel europeu la volta o menino a nao tocar na bola o jogo todo.
    Nunca critico ninguém sem fundamento. O Postiga é muito evoluido técnicamente mas é malandro e nao tem mobilidade para ser ponta de lança. O Edgar voltou a ficar na bancada.

    So espero que esse Farias nao seja mais um Bergessio.

    A actuaçao do treinador no jogo com o Sporting foi medrosa e hoje voltou a ser medrosa.

    A grande diferença é que com o Sporting acertamos nos postes e hoje acertamos na baliza.

    Oxala o homem sai daquela caixa de medo e se assuma. No dia em que ele o fizer serei o primeiro a felicita-lo.

    ResponderEliminar
  10. bem pessoal nao metendo achas na fogueira acho que o nosso juju tem que ter mais coragem em certos aspectos
    jogar sem nr 10 e muito mau

    ResponderEliminar
  11. Só para dar um cheirinho ao BrunoPinto, que até tem alguma razão quando fala em excesso de crítica ao Prof, vou-lhe dizer claramente o que penso: Nunca entendi muito bem que ao fim de duas, três semanas de férias, os jogadores percam todos os índices físicos, técnicos e tácticos...Para mim isso é inconcebível, dizer que a época vai recomeçar é correcto mas dizer que se vai partir do ponto zero?...Então quando alguém que trabalha vai de férias, regressando tem de voltar a aprender tudo de novo? Pode ter alguma dificuldade em levantar-se novamente a horas muito madrugadoras, a entrosar em algumas rotinas como utilizar os transportes, mas no trabalho estará de certeza mais fresco e disponível...em duas semanas ninguém perde a forma física desta maneira a não ser que se desleixe de uma forma inadmissível! Não custa nada fazer uma horita de ginásio diária para manter os músculos activos e depois poder descansar o resto do dia. Agora as equipas estão duas/três semanas a viver um pouco desmanteladas e quando se reúnem novamente parece que não se conhecem, é-me incompreensível...Alguém que me explique de forma que eu compreenda muito bem! Depois o Professor tem um lote de jogadores que qualquer Treinador ambicionaria ter, vemos a equipa a evoluir e falam-nos em cargas físicas inibidoras, rotinas perdidas e lesões de início de época umas atrás das outras e sinceramente ponho-me a pensar, estes jogadores devem ser feitos de caca de passarinho! Ao mínimo esticão rasgam por todos os lados, algo vai mal no reino da preparação das equipas.Se os atletas acusam demasiado as cargas de preparação a que são sujeitos no início de cada época, então revejam os processos que estão a utilizar e adoptem um que seja mais adequado à fisiologia humana, seja progressiva e alcance bons resultados sem que tenhamos que assistir a este calvário todos os anos! Depois há o aspecto da desenvoltura dos jogadores e o acerto de troca de bola entre eles, penso exactamente a mesma coisa, aliás se repararem os Europeus e os Mundiais decorrem normalmente nos finais de época desportiva e aí vemos muitas vezes os melhores espectáculos, os jogadores parecem mesmo mais libertos e disponíveis que nos jogos super tácticos que têm que realizar durante uma boa parte da época e ainda por cima vão jogar em locais completamente desconhecidos para a maioria deles! Fico à espera de uma explicação que me satisfaça...

    ResponderEliminar
  12. para esta maratona que está a começar,somamos 3 pontos numa saída difícil.que continuemos o percuro sem grandes precalços e sejamos tricampeões.qanto ao jogo,sem deslumbrar(quaresma)gostei.
    cumprientos

    ResponderEliminar
  13. Soren, então o Postiga vai ser uma nulidade contra grandes centrais na Champions, e o P. Emanuel achas que vai brilhar contra grandes avançados??? O J. Paulo fazia melhor figura. Falas que o Jesualdo escolhe os "amigos", tu estás a escolher o quê? se o Postiga não tem mobilidade, então e o Edgar, que defendes que devia jogar no lugar do Postiga, achas que é um velocista..não? é muito mais estático.. Que não gostas do Postiga deu para perceber, mas ao menos escolhe outros defeitos nele, porque não te podes queixar, é do seu esforço dele no jogo d´ontem, não parou o jogo todo, mesmo no inicio que entrou “frio”.
    O Prof. fez muito bem, não utilizar o leandrinho como titular, notou-se um fraco sentido de posicionamento o que denota uma falta de saber jogar sem bola, o mesmo não se pode dizer quando tem a bola nos pés, aí faz magia. O lucho esteve bem, naquilo que se pode esperar dele (devido aos poucos treinos). O Tarik mostrou que é opção para quando a FPF decidir castigar algum jogador do FCP.
    Nota para a belíssima arrancada do Bosingwa, passou pelo César Peixoto como se ele estivesse parado.

    ResponderEliminar
  14. Este terá sido "bem" emprestado ?
    Será o matador (para a proxima época) que tanto queremos?

    http://www.youtube.com/watch?v=ObPPxBuN5Gw

    http://www.youtube.com/watch?v=mB1phj52XgY&NR=1

    ResponderEliminar
  15. Bem, acima de tudo, muitos parabéns à malta, estiveram muito bem, conquistaram uma vitória onde muita pouca gente vai lá ganhar, estou satisfeito.

    A garra, o querer, a ambição de vencer foram os argumentos decisivos para a vitória, aquela imagem do Bosingwa no final a festejar, e os abraços de todos os jogadores foram demonstrativos que o ambiente está bom naquela casa, e isso deixa-me mais tranquilo.

    Quanto ao futebol jogado, fizemos uma excelente 1ª parte, entramos mal na 2ª, mas depois nunca deixamos de controlar, acho que, à excepção de 2 momentos da 2º parte ( o inicio e o fim) a vitória nunca esteve em causa.

    Acho que foi uma vitória do colectivo, mas tenho que dizer que o Lucho reapareceu muito bem, e foi também um grande regresso do nosso capitão.

    ResponderEliminar
  16. Acho sim que devemos criticar equipa e treinador qd assim tem que ser, mas de facto ontem acho que eles estão de parabéns!!
    a equipa esteve mt coesa a jogar em bloco não dando espaço para a equipa adversária fazer alguma coisa..falta sim um grande número de 10 (grande em qualidade e talvez tb em alguma estrutura física) apesar de não ter jogado mal preferia ter visto o mariano no lugar do tarik, por outro lado percebi pq o leandro ainda não é titular, falta-lhe sem dúvida cultura táctica p jogar sem bola!! qt ao postiga, ao contrário do que já foi dito aqui, para mim esteve mt bem, mt lutador e com grande espírito (depois de ter estado descartado, quase que abandonado pelo clube não é fácil manter aquela garra e atitude) lutou e merece os meus elogios!! agora não há dúvida que o porto precisa (para mim claro) de um grande médio ofensivo centro e de um ponta de lança do melhor!!!
    Quaresma??para quê falar..sem palavras.....

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  17. ops!! qt ao renteria, parece que afinal os nossos olheiros não andam a dormir..
    a ver vamos, haja esperança eheh

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  18. alguem sabe onde posso arranjar os lances das 3 agressoes do tonel e do penalty tb do tonel no jogo da supertaça??

    ResponderEliminar
  19. adezivo disse... e disse bem:
    Nota para a belíssima arrancada do Bosingwa, passou pelo César Peixoto como se ele estivesse parado. -vi e fiquei estupefacto, pois já não se usa este tipo de coisa! Trata-se de um atleta sobredotado de um pulmão invulgar!

    ResponderEliminar
  20. David Copperfield.. ora nem mais o Bosingwa é sem duvida o melhor lateral Português, pena o scolari só ter reparado nisso recentemente, de qualquer maneira,fico feliz do PC ter rejeitado a proposta de 8M €, esta defesa sem ele, não é a mesma coisa.. de longe!!

    ResponderEliminar
  21. "Portanto, meus amigos, nao dominamos por trabalho tactico, dominamos pela qualidade dos jogadores." - soren

    Incrível. E irrefutável - como todas as matérias de fé.

    "Jesualdo continua um medroso, não gosta de assumir o jogo, pois para o fazermos claramente, deveriamos jogar com Lucho mais Leandro Lima e um trinco, não dois, mas hoje não correu muito mal." - david copperfield

    Igualmente incrível. O Leandro Lima tem, de experiência no futebol sénior, dúzia e meia de jogos na 2ª divisão brasileira, feitos há uns largos meses, duas meias partes em jogos amigáveis e mais 25 minutos nos últimos dois jogos. No entanto, deveria ser já titular. Apesar de ontem se ter visto à evidência e com toda a clareza que ainda não está pronto para isso. Haja pachorra.

    E a história dos trincos e do número dez já enjoa. Como se fosse normal existirem equipas a jogarem em 4-3-3, com dois extremos, a jogarem ainda com um criativo puro no meio campo. Só se jogarem com duplo-pivot atrás, o que não é o nosso caso: jogamos com um trinco e dois médios de transição. E ontem jogaram ambos (Lucho e Meireles) muito bem.

    "Fico à espera de uma explicação que me satisfaça..." - meireles

    Meireles, com toda a sinceridade, não percebi bem a tua dúvida - apesar da abundante explanação. Importaste de ser mais concreto?

    ResponderEliminar
  22. Meus amigos, é a qualidade dos jogadores que ganha os jogos, de bola parada ou corrida. Alguns ganham por acaso, os melhores ganham mais vezes. Não são os esquemas tácticos que ganham os jogos, quando muito, a la longue, ganham campeonatos, apostando numa defesa forte. É como no básquete: os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos.
    Estar a bater no 10 e no 11, no Postiga e no Meireles, sinceramente chateia. Porque se João Pinto marcou sem o médio de marcação por perto foi porque Lucho deixou de o acompanhar ao entrar na área. Por isso, por uma boa 1ª parte, pelo atraso na preparação, é natural que fosse substituído. O Meireles jogou bem, aliás toda a equipa jogou bem.
    Outro ponto: se não acham que o FC Porto fez o suficiente, e mais do que o adversário, para ganhar, então devem fartar-se de ver jogos em que os dominadores não danham.
    Mais ainda: dizer que as substituições foram um por outro para as mesmas posições é estapafúrdio. Pois os treinadores querem dois jogadores para cada lugar, no caso de um não render tem outro para a mesma posição. Se ambos foram bons, é garantido que um ou outro não faz diferença, jogam bem e está tudo bem. Por isso se fazem opções na elaboração de um plantel. Tirar um e pôr outro no mesmo lugar não é conservadorismo. É... natural. Só a perder se tira um defesa e se mete um avançado, por exemplo, mas isso nem é conservadorismo nem é outra coisa que não... o desenrasca.
    Tenham noção do que pensam e escrevem. Os dois trincos não existem, como já aqui foi referido o Meireles é tanto um jogador de transição e box to box como o Lucho. Ter dois médios assim, que faltaram na Supertaça, é que faz a diferença na qualidade do jogo e no domínio exercído. Lucho, provou-se, não está apto para os 90', tal como Leandro Lima náo tem sentido posicional nem experiência de futebol ao mais alto nível.
    Tal como na Supertaça, Jesualdo apostou na equipa campeã que está tarimbada. os reforços só o serão se mostrarem ser melhores do que os que cá estão, para já não mostraram, deram indicações de poderem ser alternativas muito válidas e isso é a base de construção de qualquer plantel, não é contratar Burgessos e Cardosos.
    Há aqui alguns amigos que não desdenhariam escrever nos pasquins da Imprensa Destrutiva que tanto criticam. Dizer que ganhámos porque o Quaresma inventou dois golos de livre já basta o que os jornalistas rascas escrevem: leiam o Record, por exemplo. Pois os bons jogadores devem saber dominar a bola, passar a bola, chutar a bola, se possível cabecear a bola. Quaresma marcou dois golos fabulosos, talvez um upgrade no segundo. O FC Porto podia ter marcado muitos mais, não digam que desta vez não houve ocasiões de golo.
    Então, na Supertaça ficou a faltar-nos acertar nas redes em vez dos postes. Agora a bola vai à baliza e ainda se queixam que não ganharíamos desta forma.
    De resto, o FC Porto poucos jogos decide de bola parada. Ao menos que sejam alguns, já que em jogo jogado e ocasiões de golo o domínio portista foi flagrante.
    Se esperam ver melhores exibições do FC Porto, para mais com um adversário forte e em sua casa, então é melhor deixarem de se chatear porque não vai haver muitos jogos com mais qualidade da equipa do que este mostrou.
    Fiquem então com a impressão de que o FC Porto só ganha de livre, só ganha porque tem Quaresma e comete o pecado de ganhar porque ganha dois livres com faltas evidentes, não faltas inventadas nem golos com desvio na barreira ou à sorte.
    O Sporting jogou menos, fez um grande golo e levou a Supertaça. Eles não se importam e até passaram a achar que são os maiores.
    Realmente, como alguns amigos também opinam, não há pachorra para certas observações.
    Compreende-se que o FC Porto tem um nível de exigência altíssimo demais para outra equipa portuguesa. Mas convém não exagerar. É como achar que começamos cada época como candidatos a vencer a Champions.
    De resto, já agora, acho que há um penálti por marcar sobre o Quaresma, no bico da área, onde é tocado quando vai em dribles. Não se atira para o chão, é derrubado. Já todos vimos penáltis por muito menos, e por muito mais muitos outros ficaram por marcar.
    Mas se a televisão nos faculta ver os lances melhor, porquê estragar essa benesse? Ou são influenciados pelo que ouvem dizer?
    Só em 2 ocasiões o Braga foi perigoso: no golo por falta de Lucho acompanhar o JVP e no lance do Wender que até falha o primeiro remate e tem a sorte de ficar com a bola à beira mas Pedro Emanuel teve um tempo de reacção fantástico que eu não achava capaz mas revela o grande jogador que é.
    E temos dos melhores jogadores, a melhor equipa para andarmos a encontrar defeitos onde não existem, sem existirem equipas perfeitas nem o FC Porto ser do nível de outros clubes europeus, há que reconhecê-lo.

    ResponderEliminar
  23. Como é natural as vossas faltas de pachorra nao tiram o sono a ninguém.
    O Porto teve tres ocasioes de golo (exceptuando os livres do Quaresma) e o Braga também teve tres.

    Hoje ninguém se pode queixar do arbitro. Ha contacto na area no lance com o Quaresma, e, cinco minutos depois o Bruno Alves empurra um jogador Bracarense na area da Porto. Penalti claro por assinalar.

    E volto ao mesmo. Nao critiquei o treinador por tirar o Lucho. Da mesma maneira que o critiquei a época passada por nao o substituir.

    O jogo do Porto nao me impressionou e nao estou aqui para comparar idiotices escritas no Rascord com o que o Ze Luis diz ou escreve. Nem estou aqui para comparar as exibiçoes do meu clube com as do Benfica (até porque sem Simao, Manuel Fernandes e Picolli a musica é outra), nem com as exibiçoes do Sporting, a equipa que este ano vai ser levada ao colo.

    A exibiçao com o Sporting vai ser provavelmente melhor, porque o Lucho vai ter mais uma semana e o Quaresma esta com o turbo no maximo.

    Aquilo que se passou em Braga, foi o que se passou na Supertaça, menos Lucho e com o Quaresma a acertar na baliza. Se tivesse acertado nos postes eu queria ver o que voces estavam aqui a escrever.

    E desculpem por ter uma opiniao diferente da vossa e por achar que com todo o dinheiro que se esbanjou nos ultimos 4 anos, devemos ser ambiciosos e criticos das exibiçoes da equipa.

    O Postiga é malandro e so da ao cabedal quando tem que agarrar lugar. Qual é a novidade?
    Gosta de ser apaparicado e quando tem que mostrar profissionalismo... pois é nunca mostra.

    Nao vi ninguém responsavel no Sporting dizer que jogaram mais. O Paulo Bento so falou em eficacia. Tiveram sorte.

    Agora sem rancores, sem histeria e faltas de pachorra, o Ze Luis diga la: acha que o Sporting tem melhor plantel do que Porto?
    Quem sao os grandes laterais do Sporting?

    ResponderEliminar
  24. Quanto ao jogo, e a actua�o globalmente positiva da equipa e do treinador, atr�s, j� disse o essencial sobre o que pensava, e que coincide em grande medida com a an�lise do Zirtaev.
    Sobre a Pachorra:
    "Realmente, como alguns amigos tamb�m opinam, n�o h� pachorra para certas observa�es."-Z� Luis
    "Igualmente incr�vel. O Leandro Lima tem, de experi�ncia no futebol s�nior, d�zia e meia de jogos na 2� divis�o brasileira, feitos h� uns largos meses, duas meias partes em jogos amig�veis e mais 25 minutos nos �ltimos dois jogos. No entanto, deveria ser j� titular. Apesar de ontem se ter visto � evid�ncia e com toda a clareza que ainda n�o est� pronto para isso. Haja pachorra.
    "-Quizzer

    Pachorra n�o h� para quem n�o respeita as opini�es dos outros, apesar de discordar! Isto n�o � o blogue "Pobo do Norte o pobo mais forte", onde quem tem uma an�lise mais cr�tica e exigente, menos seguidista � de certeza dos vermelhos ou concordante com os pasquins anti-portistas e aliado dos inimigos da na�o azul e branca, e as suas opini�es s�o menos v�lidas do que as concordantes! Eu penso exactamente o contr�rio, quem n�o consegue ver os pr�prios defeitos, certamente n�o conseguir� melhorar.Todas as opini�es s�o v�lidas, mesmo que discordemos delas, e para isso servem os f�runs e os blogues , troca de opini�es...Esta forma de estar, j� tinha ficado clara a quando da discuss�o sobre a alternativa dirigente � actual SAD, e os fort�ssimos ataques a Rui Moreira. Digo isto, de consci�ncia tranquila pois, e com isen�o, pois j� na altura e ainda hoje acredito que apesar de achar que a SAD precisa de um nova aragem votei em Fernando Gomes( dirigente actual da SAD) e n�o em Rui Moreira. Sobre a pachorra e o desrespeito sobre opini�es de outros drag�es nada mais direi nem contra-argumentarei possiveis contrarespostas, ressalvando no entanto que continuarei a emitir as minhas opini�es de forma livre e sincera.

    E assim sendo:
    Acrescento que na minha modest�ssima e incr�vel opini�o, que apesar de Jesualdo ser actualmente a melhor solu�o para o nosso grande clube e que at� tem feito um trabalho globalmente positivo, trata-se de um treinador conservador, at� medroso, n�o arrisca nem com o Chelsea nem com o Tirsense, jogam os mesmos at� � exaust�o, raramente lan�a novos valores, e ao contr�rio da maioria dos grandes clubes n�o gosta de jogar com um dez criativo( daqueles que enjoa algumas mentes) prefere dois m�dios de transi�o( estilo chelsea- que at� ganha mas raramente d� espect�culo), e muitas vezes tem de ir em busca do prejuizo, n�o toma a iniciativa. Espero que mude e arrisque mais, pois o nosso grande clube merece isso e tem jogadores para isso.

    Acrescento ainda que os sistemas t�cticos ganham mais jogos que simplesmente uma equipa de bons jogadores! Claro que os bons jogadores ajudam mas n�o s�o tudo. Exemplos como grandes equipas de grandes jogadores de valor inquestion�vel como a dos gal�cticos do Real Madrid, da selec�o do Brasil de 98 e 2002 que tiveram mais insucessos que sucessos, e tantas mais...ou o contr�rio com as equipas do Mourinho, com o NGC em 2003 e 2004, claramente haveriam equipas com melhores jogadores...enfim...posderia dizer que n�o h� pachorra...mas n�o digo!

    Foi dito aqui, que era impossivel jogar com um dez e dois extermos em 4-4-3, recordo esses amigo, talvez desatento que o nosso glorioso clube ainda � poucos anos jogava com Drulovic, Zahovic, Deco, Capucho e Jardel! Estranho n�o � Dois camisolas 10? Ent�o os famosos box-tobox? Ou esta equipa n�o era boa? Poderia dar inumeros exemplos de grandes clubes ainda hoje mas..
    quase que diria irrefut�vel - como todas as mat�rias de f�.

    Sobre o Leandro Lima, sabe-se que foi estrela dos sub 20 brasileiros no mundial metendo ao bolso Carlos Eduardo, Pato e outros, que jogou no S�o Caetano da 2 divis�o brasileira, mas jogando a final do Campeonato estadual de S�o Paulo e quase ganhando ao todo poderoso S�o Paulo, ficando � frente do Palmeiras, do Corinthias, do Santos etc, e mais o pr�prio Anderson jogava na 2� divis�o brasileira � �poca da contrata�o.Sei que os novos tem de se integrar, mas quem � bom � bom, e deve impor-se desde inicio, claro que se acham que ele � inexperiente, arranje-se outro 10 mais experiente, o facto de ele n�o se saber posicionar, � uma falsa quest�o...ainda n�o deu para perceber, apenas se percebeu que ele abre caminhos para a baliza!

    Poderia dizer tenham no�o do que pensam e escrevem...mas n�o digo e encerro aqui a minha tese!

    ResponderEliminar
  25. Soren, eu também já fiz críticas e há jogadores de que não gosto ou, melhor, não aprecio. De um colombiano tracei-lhe logo o destino e nunca mais pronunciei o nome e a maioria dos amigos daqui achou um exagero meu. Do Postiga também já me pronunciei e temos a mesma opinião. Da valia do plantel leonino comparada com o nosso idem, os laterais do Sportem também falei até no lançamento e especialmente na análise à Supertaça.
    Mas, amigos, mesmo maus que sejam os lterais, se jogam fixos, não se cansam em atacar, só esperam e defendem o seu flanco, é fácil ter fôlego para aguentar qualquer avançado. Deixam o atacante jogar por fora e há risco de perder a bola, o espaço é diminuto e as forças escasseiam mais a quem ataca. Essas são as diferenças, claro que quem nunca correu com uma bola, dominando-a, não deve entender a dificuldade de atacar, porque defender é basicamente destruir e foi o que os laterais do Sportem fizeram.
    Ao david copperfield, que não entende a falta de pachorra pelo que vem detrás, o problema é que criticam demais e também têm de aceitar essa observação, homessa!
    Sobre o Deco e o Zahovic, o que houve? Inventou-se a pólvora? Era o 4x3x3 puro e simples que até às vezes o engenheiro devia ter mudado em certos jogos: Alvalade, por exemplo, quando o Sporting passou para a frente e ganhou o campeonato. Nenhum sistema ganha, o modelo de jogo pode ganhar, mas isso é muito mais vasto do que a mera disposição táctica dos jogadores, encerra os segredos das equipas, as movimentações, as compensações, os posicionamentos, as bolas paradas ofensivas e defensivas, nenhum sistema 4x4x2 ou 4x3x3 ganha, os bons jogadores ganham em qualquer sistema até o 3x5x2 de Scolari em 2002 e foi preciso ajudas dos árbitros, além de ter os Ronaldos, o R. Carlos, enfim.
    A quem não pensa o ue escreve, acham que o FC Porto, com a defesa com o veterano P. Emanuel, deve jogar muito subida no campo? É que disso depende o posicionamento dos médios, mais cautelas/atenções em detalhes defensivos, por exemplo. De resto, se algo ainda falta no FC Porto é alguém com muita velocidade pelas alas, Tarik parece ser o mais rápido, daí estar no plantel, mas nunca se sabe...
    Eu também gostaria de fazer apreciações mais incisivas, concretas, sob pena de, à falta de pormenores sobre a forma dos jogadores, estar a pôr o carro à frente dos bois sem conhecer muitas coisas que de fora nos escapam. Porém, quando se chega ao jogo e se vê os jogadores em campo dá para entender alguma coisa. Mesmo assim, o Soren viu o jogo e descobriu três ocasiões para cada lado. Deve ter visto mal, como deve saber que para ter a noção da valia de uma equipa há que conhecer o potencial das outras e avaliá-las a jogar.
    O FC Porto não joga sozinho nem come este mundo e o outro. Vocês, infelizmente, não têm muita noção das coisas. Nesse ponto, e aí está o ponto, ao confessar que não se preocupam com os outros, é precisamente como os adeptos do Benfas ou do Sportem: imaginam a sua equipa a melhor do mundo sem saberem que há equipas melhores ou descobrirem quando perderem nos confrontos ou nos campeonatos.
    O Paulo Bento não disse que o Sporting foi melhor na Supertaça. Não disse no dia, mas disse-o depois durante a semana. Também não dissera que o Sporting foi um vencedor justo, como gosta de enfatizar. Mas depois disse-o. Descobriu mais tarde que, afinal, foi mesmo melhor e é mesmo bom.
    Bom, mas esta parte nem me incomoda, há opiniões diferentes e tudo bem. O Jorge Costa também acha que o Braga "merecia, no mínimo, o empate". Que se há-de fazer?
    Eu ainda não gostei de ver, desde a época passada ia a meio, o Braga de Jorge Costa. Há falta de equilíbrio colectivo que me assusta, mas ralo-me pouco, não é a minha equipa, só faço a constatação e veja o Braga sempre em dificuldades nos jogos. Este não fugiu à regra e acho que o empate seria muito injusto para o Porto que jogou mais, fê-lo por mais tempo, rematou mais vezes e só vi um guarda-redes com mais trabalho, o Dani.
    Pior é tecer certas apreciações que são mesmo despropositadas, como se não fosse a coisa mais natural um treinador, que elege dois jogadores para cada lugar num plantel, achar que um fresco pode dar algo mais do que um já cansado do jogo. Ora, se não se tira um defesa e se mete um avançado não é arriscar, pela vossa óptica. Para ir à procura da vitória, pode substituir-se um médio por outro médio, contando que ele dê algo mais porque todos os jogadores são diferentes.
    Não é que Jesualdo acerte em todas as substituições, nem nenhum técnico o consegue. E resta saber se a intenção em meter o jogador do banco tem alcance.
    Para terminar, globalmente vi um Porto muito forte e os reforços ainda não estão "au point". É que estamos só no início.
    O Meirelesportuense devia saber que, não sendo os jogadores máquinas, depois de um mês de férias em que fazem mesmo ginásio e não relaxam como nós, há coisas para afinar sempre em cada época. E com os anos de tarimba um jogador torna-se melhor porque em cada época, desde o início, tem que aperfeiçoar, correr mais, controlar a bola melhor, afinar a "sua" peça na engranagem táctica colectiva.
    Enfim, o futebol pode ser simples mas, como digo, não o é tanto quanto o queremos fazer crer. Daí aos exageros é um passo. Como tenho dito. Mas vou deixar de ligar.

    ResponderEliminar
  26. adezivo :

    Desde o princípio que digo que o RENTERÍA é grande jogador.
    Era uma questão de tempo de adaptação.
    Mais uma vez o P S R (professor sempre receoso)não arriscou.

    Só isso.

    ResponderEliminar
  27. Só um pequeno comentário, para dizer que me parece acertada a posição do treinador no que diz respeito à gestão dos reforços. Temos uma equipa bi-campeã, que mantém a estrutura em relação à época transacta. Apenas perdeu dois jogadores importantes - Anderson e Pepe. No entanto, Anderson nunca foi "dono" do lugar pelas razões conhecidas. E, quanto a Pepe, tem em P. Emanuel o "reforço" natural para o substituir. Acho, muito sinceramente, que o estranho seria entrar um jogador qualquer (passe a expressão) vindo da argentina, e ficasse logo com um lugar no 11!
    Quem chega é que tem o ónus de provar o valor e lutar pelo lugar. Qualquer outra situação, e só levaria a que o novo pensasse que era mesmo bom e tinha lugar cativo - e gerando problemas desnecessários no balneário. Por isso, os novos tem de entrar aos poucos. Há alguns que me parecem sinceros reforços, mas a época ainda está no início. O único facto "anormal" no jogo de ontem foi, como disse o Zé Luís, a sue elevada qualidade para jogo de arranque. E já estamos melhores do que no ano passado, comparando jogo por jogo... Há quantos anos não ganhavamos em Braga?...

    ResponderEliminar
  28. Quizer: Percebo que por vezes seja um pouco difícil compreender o que eu tentei dizer no meio de tanta palavra, mas é simples: -Não consigo entender porque é que basicamente com os mesmos jogadores, no início de cada época a equipa esteja constantemente em subrendimento...O que eu pretendia -talvez sibilinamente- afirmar é que para mim não tem justificação, esta dificuldade inicial da generalidade das equipas de futebol -não é um problema só nosso- em começar a carburar, quando a maioria dos jogadores que vão estar em campo são os mesmos da época transacta. Ou é um problema de descuido dos jogadores durante o seu período de férias, ou é resultado de cargas intensas de preparação física no início de cada época desportiva...Daí eu falar em gestão progressiva dessa carga física. Para mim não faz sentido sobrecarregar o corpo de um atleta no início de uma época -ou faz e expliquem-me porquê- de forma a obrigá-lo a arrastar-se em campo durante dois/três meses para só depois disso, eles se libertarem e começarem a jogar o que podem e sabem! Seria muito mais lógico que se fizesse uma preparação menos forte no início que depois gradualmente viesse a ser acentuada, até ser atingido um patamar físico óptimo a conservar daí em diante! O que sucede é que metem-lhes cargas pesadíssimas de treino físico -desde sempre eu vi isso- que faz com que os jogadores fiquem todos rotos e ao mínimo esticão rompem. Comigo isso já aconteceu, sei do que falo! Daí ter dúvidas sobre esses métodos e fazer a pergunta...Quanto ao jogo da supertaça, critiquei o facto do Jesualdo ter jogado com um meio campo assente em três jogadores com características defensivas, um deles jogou ontem a defesa esquerdo e eu sentir que a equipa ficou partida em duas zonas distintas. Um bloco forte constituído pela defesa e o meio campo e um outro assente nos três maçaricos da frente, completamente entregues à capacidade do Quaresma para criar desiquilíbrios...Ontem isso foi atenuado pela inclusão de Lucho Gonzalez que libertou com a sua acção também o Raul Meireles, ficando com as incumbências mais defensivas apenas Paulo Assunção, sempre apoiado ora por um ora por outro quando necessário e pelos dois sempre que fosse extremamente obrigatório.O resultado viu-se, houve mais ocasiões de golo resultantes de jogadas ligadas, embora os golos fossem conseguidos por dois livres directos excelentes! Daí eu falar em fortuna. Eu pressenti os golos, porque também sentia que se não fosse assim, dificilmente marcaríamos...As duas equipas anulavam-se, faziam mais por isso do que em se superiorizarem uma à outra e no jogo com o Sporting isso foi ainda mais visível por força da composição do meio campo do Porto!O jogo acabou por ser decidido por um lance fortuito de inspiração momentânea de um jogador que por sinal até aí esteve apagadíssimo e na sexta-feira nem jogou...

    "O Meirelesportuense devia saber que, não sendo os jogadores máquinas, depois de um mês de férias em que fazem mesmo ginásio e não relaxam como nós, há coisas para afinar sempre em cada época."
    Zé Luís: há coisas para afinar sempre, no início no meio ou no fim da época, até parece que estamos a falar de automóveis que necessitam de ser bem puxados no início da rodagem, para depois colocarem todas as suas capacidades à vista! Se tem elementos que eu desconheço e que garantam que deve ser assim a preparação das equipas, diga-os sem titubeios estamos aqui também para aprender uns com os outros!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  29. Porque há uma coisa que eu não posso esquecer, recordo de ouvir os relatos do Porto -p.e. no tempo do Pedroto- quando jogava fora e a intensidade do jogo do Porto era manifestada pelo relatador -ainda que inconscientemente- e nós sentíamos que o golo podia acontecer a qualquer momento, era perceptível na crescente intensidade das jogadas de ataque da nossa equipa! Isso hoje é mais imperceptível - ou se quiserem menos perceptível- e deve ter a ver com a táctica utilizada, ou com um maior equilíbrio das equipas, no entanto nos jogos internacionais essa característica ainda aparece, sentimos quando estamos a ser superiores e isso vai resultar em nosso benefício, a nível interno é tudo mais confuso, mais duvidoso, menos claro e pressentível!

    ResponderEliminar
  30. Estive dias sem comentar e passei algum tempo livre de hoje a ler todos os comentários, embora sem ter dado a minha opinião.

    Pois é tanta a confusão - depois de um excelente jogo do nosso FCP - que eu nem vou dar a minha singela forma pessoal de ver este assunto para não agudizar o confronto de ideias.

    Como os bons e os "maus" comentários já foram escritos, resta-me apenas complementar com a sinopse daquilo que acho fulcral para termos um FC Porto campeão:

    Apoiar o Professor Jesualdo!


    Abraços
    [[]]

    Sobre o dossiê "Apito Encarnado" gostaria de ter comentado, mas neste momento serão "extemporâneas". Quem fez esse documento demasiado centralizado em LFV e sempre com tom de recado ao Sr. Luís fê-lo mal. Agora só existe uma saída para que este "documento" não seja um presente envenenado para os portistas - a publicação pública das provas que o anónimo redactor diz ter na sua posse.

    ResponderEliminar
  31. tornou a festa à nação!

    sim, tornou, sem grandes casos que o próprio das estações, com o Benfica a empatar, no Beça, ante o Leixões, e o Porto a renascer em Braga, por força de uma senhora equipa, com outra tão boa a ver do banco o que faz um campeão!

    ResponderEliminar
  32. Nao se fazem omeletes sem ovos.

    Mas os modelos de jogo sao a coisa mais importante no futebol actual.
    Se assim nao fosse a Grécia nao teria sido campea da Europa, nem o Porto teria sido campeao Europeu.

    O Porto teve neste jogo um jogador muito inteligente que por si so interpreta e faz girar o jogo. O Porto faz melhor as transiçoes e tem mais bola. Nao o teve na Supertaça.

    A falta de profundidade do ataque do Porto so foi disfarçada pelo génio do Quaresma.

    Ja joguei à bola e sei que é mais dificil atacar com a bola do que defender fixo. Sei o bla bla bla todo do 442 e do 433, mas também sei que o mais importante é o modelo de jogo nao se alterar, é a equipa jogar junta e, hoje as movimentaçoes da equipa sao demonstradas por programas de computador que mostram para onde um jogador se deve movimentar se esta ou aquela posiçao mudar neste ou naquele momento.

    Tudo é oriundo de duas ou tres escolas. A de Mourinho vem dos ensinamentos de Arrigo Sacchi, dai a semelhança com o estilo italiano de ocupaçao dos espaços.

    Jesualdo, no seu estilo conservador, tenta, como pode, copiar esta escola. Pragmatico, gosta de uma equipa que saiba controlar o jogo, sem o dominar e que jogue rapido em contra-ataque apoiado. Para isso precisa de jogadores rapidos e inteligentes para as transiçoes. Lucho tem essa inteligencia e aparece a finalizar. Jorge Costa (também por culpa da condiçao fisica do Argentino) conseguiu anular a possibilidade de Lucho aparecer a rematar. Ofensivamente ficamos automaticamente coxos.

    O que quero dizer é que Jesualdo nao tem capacidade de improviso.

    A equipa vai naturalmente melhorar. Dos novos jogadores ha 4 que serao reforços bem importantes.

    Ontem, contra uma equipa que nao esta muito bem, jogamos sem qualquer profundidade ofensiva.

    Também consigo ver que se Stepanov for aquilo que se espera, sera mais facil jogar com a defesa subida. Nao é so o Ze Luis que ve isso.

    Uma equipa deve adaptar-se ao adversario, mas sem perder a sua identidade. Isto é o que fazem equipas com grandes treinadores como Rafa Benitez. Quando Jesualdo tenta adaptar-se ao adversario a equipa perde sempre a identidade. Nao sabe mudar de sistema sem afectar o modelo de jogo.

    Espero que se solte e que melhore, no plano tactico, da mentalizaçao dos jogadores e na preparaçao fisica.
    Vi o mesmo jogo que o Ze Luis viu mas nao o vi com uns oculos azuis e brancos e nao venho para aqui dizer mal das opinioes dos outros.

    Espero que melhoremos porque globalmente, apesar da boa atitude dos jogadores nao mostramos capacidade ofensiva e nao fosse o génio de Quaresma teriamos provavelmente somado mais uma derrota.

    ResponderEliminar
  33. Soren: percebi a tua dissertação sobre o sucedido em Braga. As minhas críticas assentam fundamentalmente nessa percepção de haver alguma incapacidade de improvisação da parte do Professor Jesualdo. Tira uma peça e coloca outra a fazer mais ou menos o mesmo...Mourinho e Artur Jorge -continuo a pensar que é um grande Treinador- pegavam num jogador -desconhecido ou não- e mexiam com a equipa, notava-se uma agitação, um sobressalto e muitas vezes -mesmo muitas- viam-se resultados práticos dessas mexidas. Agora é um sofrimento constante -pelos vistos o Prof. gosta mesmo de ver a equipa sofrer, se o confessa- e uma angústia, sempre à espera de assistir a um milagre!

    ResponderEliminar
  34. Uma vitoria suada e com golos de bola parada!..já nem me lembro do ultimo golo que foi marcado de livre.
    Devemos saber criticar na altura das vitorias:nao gosto do professor Jesualdo, entendo que comete muitos erros ao longo de uma epoca,por norma é demasiado cauteloso mas neste jogo esteve bem.
    Por muito bem que falem do Postiga, continuo a achar que falha em momentos decisivos,apesar da sua voluntariedade em certos lances- peca na altura do remate pois preveligia sempre a força em vez da colacação do mesmo.

    Neste jogo tivemos mais uma arbitragem tendenciosa(em especial na 1ª parte), mas face á nossa superioridade ao longo do jogo,fez com que a arbitragem fosse mais comedida tendo sido obrigado a amarelar certos jogadores do Braga.
    Deveriamos dedicar esta vitoria aos funcionarios da FPF que tentaram com a penalização do Lisandro pressionar a nossa equipa.
    Agora no domingo,vamos ter o lucilio alface calabote do costume, mas estou convicto que vamos vencer contra tudo e contra todos,pois este será o lema deste campeonato...
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  35. Não sei se sabem, mas este ZEQUINHA que está emprestado pelo FC Porto não deve bater bem da bola.

    Depois de tirar o cartão vermelho ao árbitro, agora andou à porrada em Freamunde, enfim...

    ResponderEliminar
  36. Bem pessoal!!
    O Fernando Santos já la vai e qq treinador que venha não deve ser pior por isso é sp uma má notícia para o nosso clube eheh Camacho não me agradaria que viesse, acho um treinador agressivo e bom!

    Depois é só reforços, para o sporting ai vem o celsinho para o benfica já se fala no rochembak no zé castro e no pauleta (que ao que parece tb é pretendido pelo porto) onde é que isto vai parar.....

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  37. Não sei se estou mt confiante para esta época, infelizmente parece-me que os nossos adversários acabaram por se reforçar onde mais precisavam: o sporting em jogadores e o benfica no treinador (apesar de ter comprado alguns bons jogadores)!!

    ao porto parece-me que faltam os dois, jogadores e treinador à altura

    mas enfim..
    p ganhar o campeonato é suficiente (apesar de pensar que, tal como no ano anterior, vamos perder os clássicos) mas não chega p fazer do porto uma equipa GRANDE e TEMIDA por todos, quer aqui quer na europa!

    Não quero que confundam esta minha opinião com medo ou falta de amor pela equipa, vou estar sp a gritar por ela, a torcer por ela e a sofrer por ela..mas não é pecado querer mais para a minha equipa do que um campeonato ganho em rés-vés ou um bom jogo frente ao Braga!!

    a ver vamos..
    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  38. Como vêm eles ainda são piores que nós, ao primeiro mini-desaire RUA! Vai começar mais um ano de tragédia para o Benfas...Vem o Camacho, por um lado é mau -eles podem melhorar- mas por outro é bom -também já se pirou daqui- deixem-no vir que ele já cá esteve joga mais aberto, é espanhol -vai pôr os fulanos todos a dançar Paço Doble- logo é capaz de ser mais fácil ainda que este, OPS...Recordemo-nos de Aljubarrota...Brites da Almeida, Nuno Àlvares Pereira, D.João I, 30.000 de um lado 6.000 do outro e ganhá-mos...Quantos são, quantos são!!!

    Amigos!...Ainda estou à espera de uma explicação...Da questão da preparação física, lembram-se?...Não façam como o PGR...

    ResponderEliminar
  39. Meireles, as cargas físicas dão o "fundo" que sustenta a resistência para toda a época, gradualmente melhora-se a velocidade. Essas cargas sentem-se nos primeiros jogos. Com jogos quarta-domingo-quarta, só se recuperam jogadores e se prepara o próximo jogo. É dos livros e da prática corrente. Sim, músculos e tendões são como correias e afins nos automóveis, sob vigilância permanente, além dos pneus, se quiseres andar na alta-roda e o futebol é fisicamente muito exigente.
    Soren, a Grécia ganhou pelo modelo de jogo, não pelo sistema. O modelo é abrangente, vai além da distribuição dos jogadores pelo campo. São os segredos da equipa, o cimento que une tudo.
    O Jesualdo é um medroso por adaptar um ou outro jogador por causa de uma peça influente do adversário. O Mourinho foi esperto, inteligente e como sempre o maior do mundo e arredores quando adaptou jogadores para marcar o Quaresma. Já sabemos dessas diferenças de estilo, visão e comportamento.
    Uma vez mais, com vida difícil apesar dos cheques abastados no mercado, o Mourinho precisou de um penálti inexistente para não perder com o Benitez.
    A propósito, a FA suspendeu o Rob Styles e pediu desculpa a Benitez e ao Liverpool pelo penálti estapafúrio que o árbitro marcou.
    Sempre gostei do futebol inglês acima de todos os outros campeonatos. Sou assim desde pequenino.

    ResponderEliminar
  40. Gostei da atitude da equipa. Foi na maior parte do tempo, uma equipa mandona. O Braga actual muito dificilmente a jogar em casa, será dominado, como por nós o foi, quer seja pelo Sporting ou pelo Benfica, aliás este em campo neutro contra o Leixões foi dominado entre oe 15 e os 45 minutos.
    Atendendo aos condicionalismos (ausência de Lisandro e lesão de Adriano)considero ter sido uma vitória tão meritória quanto importante.
    Jesualdo que a coragem te acompanhe. Treinar o nosso FCPORTO é liderar na guerra do jogo de banco, obrigar o adversário a defender, a agir para os obrigar a reagir - e nunca o contrário!- mesmo que estejámos a jogar na Luz ou em Alvalade (e incutir isso nos nossos jogadores). Essa é a diferença entre ser o Treinador do FCPORTO e ser treinador do Benfica ou do Sporting.
    Saudações Draconianas!!

    ResponderEliminar
  41. Bom,Zé Luís sei que é como dizes -entendido universalmente- que o elemento de fundo que permite uma certa resistência para toda a temporada é a preparação de início de época, sei disso mas apenas questiono essa teoria. Julgo que, se -também como dizes- os jogadores mesmo em férias fazem uma gestão da sua forma física, esta sobrecarga inicial poderia ser mais reduzida e não provocando todas estas dificuldades de movimentação, gradualmente iria sendo aumentada para se atingir a tal carga de treino necessária. Depois seria uma questão de manter uma rotina de preparação que mantivesse os níveis físicos sem grandes oscilações.Aquilo que me parece visível é que nos inícios de época acontecem uma série de lesões -e acontecem na maioria das equipas- que inevitavelmente associo, a este período de treino. Custa-me a perceber este método. Sempre que inicio uma actividade de treino começo num ponto aceitável, depois vou acentuando as cargas e a páginas tantas estou no patamar que pretendo atingir, sem correr riscos desnecessários derivados a uma certa avidez em atingir rápidamente esses patamares. Já me sucedeu iniciar uma modalidade e os responsáveis pela preparação indicarem certos exercícios, que são ou parecem-me manifestamente exagerados para a minha condição física do mommento. Sem pôr em causa a competência desse "pretensos" técnicos eu próprio reformulo essas cargas e mais lentamente -mas sem quebras de preparação- consigo atingir o pretendido e sem grandes problemas físicos...Se sigo esses "conselhos" à risca, normalmente fico um período mais ou menos longo, exausto e incapaz de corresponder em pleno durante uns tempos, quando não acontece algo mais problemático como uma arreliadora lesão. Parece-me existir em muitos técnicos de Educação Física, um conceito quase militarista de Preparação Física que já não se adequa aos tempos Modernos. Também acredito que muitos jogadores não cumprirão todos os preceitos ou então os excederão e sofrem depois as consequências...Peço-te é que não fiques muito aborrecido por de vez em quando etiquetar de medroso, o comportamento do Jesualdo. Eu só quero que o Porto ganhe e desejo que as vitórias sejam o mais possível incontestáveis. Tinha a esperança que o comportamento dele depois de ser Campeão se revelasse mais ousado, verifico que não, no entanto também é verdade que jogamos em Braga, com um elenco notável e com outro elenco quase completo a assistir nas bancadas. Esta grandeza do plantel pode permitir uma época mais tranquila e desafogada.

    ResponderEliminar
  42. Menphis, vi esse jogo ao vivo no Canada e posso até dizer-te que o puto queria bater num segurança depois de ter sido expulso. Ao contrario do Mano, teve direito a escolta mesmo dentro do tunel.
    Ha que por juizo na cabeça do rapaz. Pode ser que venha apareça com o tempo.

    Meireles: A sorte é que desta vez foram 2 milagres!

    ResponderEliminar
  43. Pronto, podemos ter livres mas o Quaresma fica proibido de os marcar. Ao menos não se atribuem a milagres vitórias cristalianas como água. Pudessem todos os rivais dizer o mesmo.
    Meireles, nem eu sei a complexidade do mundo do futebol. Tenho visto por aí uns entendidos, mas deve ser muita areia para a minha camioneta.
    Olha, o futebol é tão complexo que se o Leixões não empatasse o Fernando Santos ainda era treinador do Benfica, o Nulo Gomes não pedia uma reunião pela paz, os jogadores da instituição falariam pelos cotovelos e o Vieira não se escondia atrás da fachada de gangster.
    E decerto compreenderíamos melhor porque se teima em marcar certos penáltis e se recusa a marcar outros.
    Ah, isso não conta, essa coisa comezinha dos erros de arbitragem. Conta é a dinâmica, o 4x3x3. Vê lá que já nem os jogadores mesmo bons podem marcar golos e, pior!, nem os seus adeptos ficam satisfeitos, antes atribuem a coisas de outro mundo.
    Não há pachorra, é uma forma de dizer.

    ResponderEliminar
  44. É quase unânime que a chicotada psicológica no SLB terá os seus efeitos.

    Recomendo idêntico remédio para a mediocridadis periculosis que afecta o nosso mágico clube!

    Queremos um novo treinador! O Soren, pelo menos está comigo :-)

    Em ajuda ao trabalho de contratação passo a listar as características desejáveis do novo treinador: (esta lista foi fácil de fazer; é tudo o que o Juju não é...)

    O novo treinador deve trazer...

    CORAGEM de assumir o jogo. O Porto tem de mandar, seja com quem for. Desde quando é que o Porto joga "em contenção"? Quem gosta de ouvir o Juju falar no eventual..."erro do adversário"?

    FUTEBOL DE ATAQUE. Vende mais lugares. Traz mais adeptos. Futebol deve ser espectáculo. Muitas oportunidades para marcar! Saudades?
    Ou preferem uma ou duas por jogo como agora? Sofrer desnecessáriamente épocas inteiras?

    DISCIPLINA Alguém que, ao contrário do Juju não dê a cabeça para "coques" ou carinhos.
    Passar a mensagem de que um jogador do Porto tem de ser melhor que os outros!

    FUTEBOL AO PRIMEIRO TOQUE. Este ponto é essencial. A verdadeira diferença entre uma equipa ou conjunto de gajos.
    Um rodriguinho e pronto, está tudo fod***.
    Objectividade! O futebol hoje em dia deve ser três coisas: Rapidez! Rapidez! Rapidez!

    Não basta ver as equipas de topo da Europa para perceber o que se está a passar? E nós a passar ao lado...é confrangedor.

    JUSTIÇA O treinador deve fazer justiça ao plantel. Não podem ser titulares só os amigos ou os de sempre.

    ACTUALIZAÇÃO Esquemas ultrapassados para o lixo! Vivemos agora numa quimera, mas o futebol não pára. Vamos pagá-las mais tarde.

    CAPACIDADE TÉCNICA O novo treinador do Porto deve desenvolver os jogadores. Estes ainda estão em idade de aprender!. Por favor, acabe-se com alguns erros crónicos.

    Acabe-se com a mediocridade do jogo que actualmente apresentamos. Passes perdidos, asneiras sem fim... tudo passa impune.

    O novo treinador deve pertencer a uma conceituada escola de formação (ensinar a cruzar...e a rematar!!!!)
    Viva a escola Holandesa! (vidé Barcelona). Não é por acaso que os nossos treinadores de formação são Holandeses (saravah!).

    MENOS LETRA E MAIS ACÇÃO Menos lavagens de dentes ou outras ficções. Mais atitude profissional.

    JOGO DE EQUIPA O futuro treinador do Porto deve apoiar-se no jogo de equipa.
    Presentemente, a táctica do Juju não é 4x3x3... é manda pró Quaresma que resolve. Isto não é bom nem para o Quaresma. A história é boa conselheira...

    PERSONALIDADE O carisma; motivar os jogadores para darem o seu melhor esforço. Isto está bom de ver, não está ao alcance de qualquer Juju. Basta ver o que sofremos na época passada.

    REVOLUÇÃO CULTURAL. O novo terinador deverá acabar com os lugares comuns psicológicos das equipas tugas e ser uma verdadeira pedrada no charco.

    Alguém que não ponha simplesmente os "nomes" a jogar.

    Alguém que não defenda o 1-0 até até à previsível derrota final.

    Alguém que chame os bois pelos nomes.

    EXIGÊNCIA O novo treinador não pode ser um "Couceiro". A culpa não está nos outros. Nós é que temos de ser superiores a tudo. Essa é a verdadeira mentalidade de campeão.

    EMPENHO Se os treinos forem à maricon, como agora, como saber quem é quem? Tira o pé que me magoas!
    Os treinos têm de ser à séria. A não ser para o Juju, que antes do treino já sabe quem vai jogar.

    ORIGINALIDADE. Viver com um sistema de jogo que crie superioridade numérica sobre os adversários. Subir um defesa quando a equipa está a atacar, por exemplo. Ver os adversários tão preocupados a defender que a supremacia no jogo é inegualável.

    ASCENDENTE sobre os jogadores. Nestas idades, o treinador não pode ser amiguinho. O jogador tem que saber que se fizer me**** hoje não será titular amanhã. Hoje em dia como todos sabem, impera a máxima "se ganhares ou perderes serás sempre titular".

    Vedetas no banco se não houver retorno, interesse ou aprendizagem!

    FORÇA DE VONTADE Se for preciso, o treinador deve fazer finca pé, quando é preciso um avançado com categoria, por exemplo. Deve contrariar o verdadeiro "sistema", dos empresários, das contratações, das imposições.

    Ei, espera aí...
    há um treinador que cumpre todos os requisitos...
    CO ADRIAANSE.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  45. OK Zé Luís, percebo a ironia e não pretendo dar continuidade a mal entendidos. Vou esperar que a boa disposição regresse a este espaço.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  46. ...é pa, eu nao pedi a cabeça do Jesualdo.
    Nunca disse que o homem deveria sair. Acho que deve ficar até ao fim. Deve-se dar tempo para trabalhar uma equipa. Até acho que deveriamos ter a mesma equipa técnica durante uma meia duzia de anos. So assim se levam projectos do principio ao fim.
    Isto também serve para as camadas jovens.

    Agora, la por pensar que ele deve ficar, nao quer dizer que andemos aqui a dar palmadinhas nas costas ao treinador, coitadinho.

    O homem nao tem demonstrado nervo, nem capacidade de improviso para ir longe. Foi mais um treinador que o Porto fez campeao.

    Espero que tenha aprendido qualquer coisa com isso. Nao me incomodo nada com o facto de ele atribuir a razao da derrota na Supertaça ao arbitro. Objectivamente tem razao.

    Mas tem de olhar para o proprio umbigo e dize-lo publicamente apos o jogo.

    A equipa esteve encolhida, porque o meu jogo é quase sempre o mesmo e quando tenho de mudar, ou quando nao tenho Sao Lucho, ou me anulam o Cigano, nao sei o que fazer à minha vida. Tenho que me adaptar ao sistema do adversario e perco o modelo de jogo todo.

    Com o Sporting ja é a segunda vez que acontece, nos dois ultimos jogos.

    Espero que se solte da caixa do medo e que melhore.
    Mas nao é a por o Postiga em campo que se da sinal de melhoras. Adriaanse teve a virtude de o mandar pastar para outro lado.
    Diga-se em abono da verdade que o Bruno Moraes sai na era Jesualdo e bem. Mas o Ibson também saiu e mal.

    Ja agora, o Ze Luis, que comparou as adaptaçoes do Jesualdo e as do Mourinho, deve saber que jogadores como o Ibson, com Mourinho nao teriam saido de certeza. O Ibson é um grande jogador, que perdeu dois anos importantissimos da sua carreira no Porto. Sub-aproveitado.

    Porque o Sr. Professor nao sabe fazer jogadores. Nao é suficientemente bom para isso.
    Mas continuo a dizer, tem na casa quem lhe ensine e pode ser que melhore.

    Mas realmente, o Kaz é que é bom.

    O Ze Luis sabe muito bem o que quiz dizer com os milagres. Vai na linha do meu pensamento.
    E nao perca a pachorra, porque nao perder a pachorra é uma virtude.

    Por aqui me fico sobre o Braga-Porto.

    Espero que façamos melhor exibiçao com o Sporting. Acredito que sim e ja disse porque.

    ResponderEliminar