03 julho 2008

Nova época, novos equipamentos


O tri-campeão nacional, dando mais um exemplo do porquê do seu sucesso desportivo, foi o primeiro clube da Liga Bwin a apresentar-se ao trabalho, dando inicio à nova época que se espera como mais um filme de sucesso na sequela do Dragão e que poderá dar a conquista do tetra-campeonato.

Apesar da falta dos jogadores que representaram as suas selecções (Raúl Meireles, Bruno Alves, Ricardo Quaresma, Lisandro e Nuno) e que apenas integrarão o plantel na próxima semana, a primeira sessão contou com 20 atletas e entre eles já algumas das novas aquisições (Rolando, Benitez e Tomás Costa), faltando nesse leque apenas Cristian Rodriguez devidamente autorizado pelo clube. Contou ainda com dois jovens que este ano trabalharão com a equipa principal (Tengarrinha e Candeias) e com alguns regressos de jogadores que estiveram emprestados (Alan, Bruno Gama e Fernando), sendo que os restantes, apesar da indefinição do futuro de alguns (Kazmierczak e João Paulo), que dizem estarão de saída para o Paok da Grécia por empréstimo, já cá estavam no ano passado e em principio cá continuarão (Helton, Lino, Lucho, Bolatti, Farías, Fucile, Pedro Emanuel, Ruca, Stepanov e Ventura). Apenas Tarik não treinou por se encontrar lesionado. Já Vieirinha e Castro foram mesmo emprestados respectivamente ao Paok e ao Olhanense.

No grupo que ontem se apresentou, além da falta de Mariano Gonzalez (pelo que se vai sabendo jogador em definitivo do FCPorto por cerca de 3,5 M €uros) que também estaria autorizado pelo clube a faltar ao primeiro treino, notou-se a falta de alguns atletas que esperavamos que fizessem parte do plantel, mas que afinal deverão fazer parte das dispensas, alguns surpreendentemente, tais como são os casos de Ibson ou Cláudio Pitbull. Além destes últimos, a equipe técnica, de que agora faz parte também José Gomes como novo adjunto de Jesualdo Ferreira, terá colocado no mercado, ora para novo empréstimo, ora para serem cedidos definitivamente os seguintes jogadores: Adriano, Bruno Moraes, Marek Cech, Leandro Lima, Renteria e Hélder Barbosa.

Equipamentos para a época 2008/2009
Também os novos equipamentos para a época 2008/2009 já foram apresentados algures por essa internet.
O principal não deverá gerar grandes controvérsias já que, tal como gosto, se mostra muito parecido com tradicional e verdadeiro equipamento do FCPorto, tendo em relação ao ano passado aumentado a largura das riscas e acrescentado na gola aquele que é o "slogan" do Dragão "A vencer desde 1893".

Já o equipamento alternativo, com um azul algo "estranho", aliás muito parecido com o equipamento dos treinos, não deverá agradar a todos, parecendo ter sido feito de forma a combinar com a cor da publicidade que tem. Mesmo assim dá-me a entender que é daqueles equipamentos que "primeiro estranha-se, depois entranha-se", sendo que ao fim de algumas visualizações eu próprio já me habituei ao azul turqueza e até já gosto.

Mas gostos não se discutem e aqui ficam eles para apreciação de todos os Portistas de Bancada.


Equipamento Principal


Equipamento Alternativo

28 comentários:

  1. Começou a pré-época e para mim foi uma surpresa a não inclusão do Pitbull.

    Francamente, não percebi, mas ele fez ou não uma época espectacular no ano passado?

    Qual será o problema dele. O Porto não precisa de ninguém para a(s) posições que ele ocupa? Já cá temos melhor? A possível contratação do freddy Guarin será para uma posição semelhante à do Pitbull? Mas nesse caso não era melhor ter um valor seguro que já conhece o futebol português?

    Ou então serei eu que não sei ver futebol e ele não é tão grande jogador como isso, há pormenores que me escapam?

    Terá mau feitio e seria mau para o ambiente no balneário?

    Se alguém conseguir elucidar-me um pouco, agradecia.

    ResponderEliminar
  2. Já não há o patrocínio da Revigrés nas camisolas?

    ResponderEliminar
  3. O alternativo é uma espécie de azul-celeste, para os Argentinos e Uruguaios se sentirem ainda mais em casa.

    ResponderEliminar
  4. Silly season, é o que é. Até no Dragão.
    Então aquele colombiano que nem sabe correr, muito menos chutar uma bola, vai ter a oportunidade que o Pitbul não tem?
    Ai, vou ´para longe.

    Silly Season até na justa observação do justiceiro: a Revigrés fora do equipamento é como um jardim sem flores.

    Mas isto da camisola é um esboço, não é definitivo nem oficial.

    Um pouco como o acórdão do CJ da FPF de que o DN dá hoje conta. O CJ, segundo o relator do processo, manteria a decisão da CD da Liga.

    Mas isso é o projecto de acórdão, que depois vai a votação pelos membros do colégio.

    Para mais, um projecto decerto feito na preguiça deste Verão chato não chove nem faz sol e as (in)decisões são muitas.

    E feito antes até desta última decisão do TIC do Porto, portanto confiando na Carolina e, obviamente, noblesse oblige, aceitando as escutas como legais.

    Silly Season, pois.

    ResponderEliminar
  5. eu gosto bastante dos dois equipamentos!!
    n gosto é de ver o jesualdo e o jose gomes no porto!!
    dois fracassos e incompetentes!!

    n percebo como o pitbull n fica e fica o alan
    não percebo pk o adriano que tantos golos marcou e nos deu campeonato n serve para terceira opção e serve o bruno moraes que é tudo menos jogador da bola.
    não percebo pk o marek chech sai e fica o lino, enfim

    ha realmente coisas que só este treinador vê..e com esta equipa e com estes jogadores tem OBRIGAÇÃO de ganhar 3/4 provas nacionais. a champions é o melhor possivel (claro).


    Que seja ouro sobre AZUL

    PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  6. O equipamento não me interessa muito. Desde que predomine o Azul está tudo bem. O que me preocupa sinceramente é a noticia do DN. Claro que ainda falta votar a decisão no CJ, mas os jornais da capital normalmente quando se trata de decisões contra o FCP andam bem informados, ou melhor, são informados por alguém da própria FPF.
    Presumo que mesmo que seja confirmada a medida da Liga, ainda existe a possibilidade de recurso. É bom que todos tenhamos consciência de que a guerra ainda não está ganha. O inimigo é duro e traiçoeiro, recorre a toda a sorte de truques rasteiros e sujos, utiliza os cantos escuros dos gabinetes, além de que é numeroso e está espalhado por tudo o que é buraco ou esgoto deste país, onde prevalece a mediocridade e a inveja.
    Agora percebemos melhor porque motivo o "conhecido sr", afirmou que era mais importante ocupar lugares chave na organização do futebol nacional, que construir uma boa equipa para jogar dentro das quatro linhas, á vista de toda a gente.

    ResponderEliminar
  7. Zé Luís,

    Infelizmente confirma-se a notícia que durante o fim de semana passado me fez chegar uma pessoa próxima de um dos conselheiros do CJ.
    À data, antes da decisão do TIC do Porto, a informação que me deu era que a punição se manteria numa base de votação 4-3 por força de uma argumenteção bacoca e enviesada de quatro conselheiros, um deles (presumo que o relator) um lampião à moda do Pavão Costa. O cúmulo é que segundo ele me disse todos os conselheiros, sem excepção, têm consciência que a sua decisão, a confimar-se, será inevitavelmente revogada pelos Tribunais Administrativos face à força da argumentação sobre as escutas telefónicas e face à própria jurisprudência consolidada do Consslho Superior dos TA (recente caso do juíz no caso da Fatinha Felqueiras).
    É para ficarmos com uma ideia das pressões e poder que exercem "aqueles que estão a fazer as coisas por outro lado".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. pelo que sei, 6a feira so o haverá novidadedes acerca do caso do boavista, pois este tem prioridade. Tou farto desse assunto, vamos é discutir futebol, jogadores.Renteria parece que fica...so po estagio, pois com lisandro a chegar tarde, nao podiamos ir so com 1 avançado para estagio. Mas o alan? por amor de Deus..o mariano ao pe dele é um maradona.É URGENTE um lat direito, um medio interior, e avançado de craveira. Nao percebo, como, sem Quaresma, nao passamos a jogar em 4-4-2, a tactica de eleiçao do professor. Ha coisa que nao se entendem. Nao conheço Nelson Benitez, mas confesso que tou com muito medo das nossas laterais. Para consumo interno chega, mas nós queremos mais. Optima noticia, a dispensa de Adriano, e a inclusao de Bruno Gama. Quanto aos outros miudos, ja se sabe: so la estao porque é obrigatorio ter X jogadores da formaçao no plantel...enfim vao passar um ano a passear na Liga Intercalar. Se se confirmarem os emprestimos de alguns jogadores ao Olhanense fico contente, pois está la o nosso capitao para lhes ensinar muita coisa. Parece que Guarin chega 6a feira e que o Paulo Machado vai para França, na percebo. Helder barbosa,outra vez para a Academica? nao percebo. Enfim querem apostar que os proximos reforços serao sul americanos???? O Caldeira sempre a encher o bolso à nossa pala...nao ha paciencia

    RUMO AO TETRA...FCP SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  9. Vamos por partes.
    O equipamento alternativo é de facto muito bonito. O principal parece ser igual ao do ano passado.
    Em relação à equipa penso que há a destacar pontos positivos e negativos. Começando pelos negativos, parece-me incompreensível a não inclusão do Pittbull na equipa, principalmente quando vejo lá o Alan. Ainda tive esperanças que o Helder Barbosa ficasse em detrimento do Mariano que vai custar um balúrdio para aquilo que vale. Também não percebo a insistência no Renteria e mesmo não sendo um fã do Cech, acho que ele poderia ficar mais uma temporada, ou então esperar por uma boa proposta, aqui há uns tempos atrás ventilou-se a hipótese do Wigan e do Newcastle estarem interessados na sua contratação. É que para lateral esquerdo o Lino não convence e o Nelson Benitez é uma incógnita. O Ibson também era um jogador que cabia no plantel à vontade, mas ele não quer ficar e se o fizesse seria para ser um titular indiscutível e nestas condições mais vale deixa-lo sair por bom dinheiro já que tem mercado, fruto da boa época que fez no Brasil.
    Passemos agora às coisas boas. Parece-me que no global a equipa está equilibrada. Dois bons guarda-redes, com o puto Ventura a demonstrar boas credenciais. Na defesa temos 4 bons centrais, o Bruno Alves e o Rolando deverão formar a dupla de centrais mais dia, menos dia e tenho esperanças sérias que o Stepa confirme o seu valor. O meio campo também me parece de qualidade, o Lucho mantém-se, o Raul também, o Bolatti e o Fernando parecem-me alternativas mais que credíveis ao Assunção, e se vier o Pelé melhor. Guarin parece-me bom jogador do pouco que conheço, do Tomás Costa já ouvi os melhores elogios de pessoas credíveis.
    Depois há ainda, lá mais para a frente, o Rodriguez, o Bruno Gama e o Tarik. Parece que vem mais um avançado a juntar-se ao grande Lisandro e ao Farías que é um jogador útil.
    Ou seja, no cômputo geral, com mais um, o ideal até seriam dois, laterais e um avançado de qualidade, parece-me que não há motivos para temer a próxima época a nível interno. Na champions é a tal incógnita. Temos equipa para os oitavos de final, mas depois tenho sérias dúvidas, até porque não é todos os anos que se consegue passar em primeiro no grupo, o que permite apanhar adversários como Schalke, mas veremos o que acontece.

    ResponderEliminar
  10. E se o CJ da FPF mantiver o castigo? Dúvido muito que isso aconteça, mas se acontecer? Para além da dignidade do clube ser mais uma vez posta em causa pela aquela corja, que prejuízos puros e duros para nós é que isso vai trazer? Ainda se acreditam na história do TAS? Acham que eles vão alterar a decisão? Claro que não, e com o arquivamento do "processo da fruta" é impensável que a decisão da CD da Liga não seja alterada pela FPF numa vírgula que seja, pelo menos.

    ResponderEliminar
  11. Também fiquei muito admirado com a não inclusão de Pitbull, a não ser que o negócio já esteja feito.

    Até porque foi o jogador emprestado que melhor jogou.

    Quanto aos equipamentos, o azul e branco é o normal, o alternativo até gosto.

    ResponderEliminar
  12. Do "actual" plantel, até um cego, "vê" que o Alan está ali, só e apenas, devido á guerra recente entre FCP e o Guimarães (espero que seja vendido-não cabe á muito no FCP).. Agora o lino!? só pode ser um fetish do juju. Bruno Gama, pelo que conheço do juju, só está ali, até chegar o CR10 (Cristian Rodriguez), quanto muito faz a pré-epoca e depois é emprestado. São muitos extremos, Mariano, Rodriguez, Tarik, Candeias, Alan, Bruno Gama, Quaresma (!?)

    Guarda-redes, o Nuno já demonstrou que em nada é inferior ao Helton, muito pelo contrario, devia ser titular no FCP e posteriormente na Selecção, e o puto Ventura devia ser emprestado para começar a ganhar experiencia a "sério", em vez de passar a época a treinar apenas, 3º GR, devia ser o dos juniores.

    Defesa direito,Fucile 5 estrelas. Será que vem um reforço? Ou o juju aposta da adaptação do Fernando/ Mariano?

    Centrais, estamos bem servidos!

    Defesa esquerdo, Lino (só pode ser anedota), Benitez é incógnita. Cech é 32987498327498237498237492 vezes melhor que o Lino.

    Meio campo, Fernando acredito que ainda não tem estofo suficiente para ser o pivot defensivo de uma equipa como o FCP. Bolatti, terá que ser muitíssimo melhor do que mostrou no ano passado. Pele, seria fantástico. Lucho 5 estrelas, Meireles 5 estrelas. Tomás costa, substituto á altura (a médio interior direito). Guarin bom suplente, espero que o Paulo Machado, não esteja incluído no negócio, a não ser por empréstimo sem opção de compra. Kaz, se tem mercado, porquê não o vender? Já se viu que é demasiado lento. Ibson, daquelas coisas que ninguém percebe.

    Avançados, o incrível Licha 5 estrelas, Tecla Farias deve fazer um bom campeonato, Pitbull (ninguém percebe) tem mercado, vendam-no, em vez de andarmos a pagar salários desnecessários. Adriano, bem dispensado, Renteria, não sei se evoluiu o sufeciente. Reforço Falcão seria altamente. Suazo será a vaga em aberto!?

    Equipamentos, gosto muito de ambos!

    ResponderEliminar
  13. @Pedro coimbra

    A táctica preferida de Jesualdo é o 4x3x3 e foi a táctica que mais utilizou pelos clubes onde passou, nunca percebi muito bem porque teimam a dizer que a táctica preferida dele é o 4x4x2, ainda para mais no fim dele dizer em entrevista que prefere o 4x3x3.

    Apesar disso acho que este ano temos jogadores para jogar também em 4x4x2, que é uma tactica importante em jogos mais difíceis (champions e contra o SCP, no campeonato nacional acho que o 4x3x3 é mais indicado.

    Quanto ao plantel gostava que o pittbull fica-se e ibson idem se não ficarem que sejam vendidos e que se invista o dinheiro num ponta de lança de nivel.

    De resto estou a gostar do pormenor de se estar a escolher jogadores fortes fisicamente e altos para o meio campo, na champions notava-se muito a diferença de estatura.

    ResponderEliminar
  14. "será inevitavelmente revogada pelos Tribunais Administrativos face à força da argumentação sobre as escutas telefónicas e face à própria jurisprudência consolidada do Consslho Superior dos TA (recente caso do juíz no caso da Fatinha Felqueiras).
    É para ficarmos com uma ideia das pressões e poder que exercem "aqueles que estão a fazer as coisas por outro lado".

    secos, obrigado pela observação. Para mim não é nada de novo, mas é bom reiterar face aos menos convencidos.

    E, desta forma, um recurso para o Tribunal Administrativo, se for necessário, só validará a opção do FC Porto em ter recorrido através do presidente. Como clube, o FC Porto nunca poderia ir aos tribunais comuns, está proibido pelas regras da FIFA. Pelo presidente a título individual, mas sempre a aproveitar ao clube, é possível dirimir estas coisas nos tribunais comuns.

    É bom que as pessoas tenham consciência destas coisas, sejam amigos ou inimigos, para não andar a criar ideias feitas, a distribuir tonterias e a acumular erros de auto-avaliação: sabemos que muitos não reconhecem as asneiras que dizem e todos sabemos de quem estamos a falar.

    Neste aspecto, mais uma vez, vai ser bonito rebobinar o "filme" e perceber a estratégia seguida, os receios que tinham razão de ser, o trilhar um caminho menos óbvio para o comum adepto.

    Se a priori o sentido do relator do processo no CJ seria o de condenar, pois é na senda do justicialismo que já se conhece e que a CD da Liga tão bem exemplificou. Mas o trabalho deste vai a apreciação do colégio e a votação final, introduzindo a nova decisão do TIC a não pronunciar PdC, traduzirá uma sentença a bem da moral e da justiça - embora a justiça desportiva tenha, merecidamente, ganho uma reputação que é ainda bem pior que a que a sociedade tem da justiça comum/civil.

    Continuo tranquilo. Até antecipando as diatribes costumeiras do CJ da FPF.

    Tenho pena de não conhecer pessoas do CJ ou próximas delas, porque ficariam a saber muito de perto a minha opinião sobre estes assuntos e a verticalidade de certas pessoas.

    É natural que os jornais de Lisboa saibam mais umas coisas, porque na capital esvoaça muita informação e intoxicação também, aliás mais do que em qualquer outro lado.

    Os abutres estão sempre à espera da melhor oportunidade, confiando que "fazer as coisas por outro lado" trará algum resultado.

    Repara que a decisão do TIC sobre o "caso da fruta" praticamente não teve sequência noticiosa no dia seguinte. Fosse ao contrário e andaríamos semanas a ouvir falar do assunto. É sinal de que a verdade não interessa a alguns na capital e que estraga uma potencial boa história. Infelizmente, é assim o jornalismo actual. E sem uma actividade jornalística-informativa forte, ponderada e objectiva a sociedade, em vez de crescer, definha, perde valores, confunde conceitos, julga sem saber, tem o poder da "rebelião das massas" que está ao nível da iliteracia que se sabe e condena o país no futuro.

    Este é um bom modo de olhar o povo, o país, a sua democracia e os instrumentos e capacidades que temos para a fortalecer. Infelizmente, há muito venho dizendo que estamos a marcar golos na própria baliza.

    ResponderEliminar
  15. Quanto ao resto, nem me aquece nem arrefe o mercado e esta actividade do Verão. A mim desperta-me sempre pouca curiosidade, por muito que os jornais noticiem reforços e propaguem que qualquer desconhecido é um prodígio como se de uma pedra se tirasse leite.

    De qualquer modo, muitos agora presentes serão para fazer número no estágio e esperarem para resolver, mais adiante, a sua vida.

    Curiosamente, a presença de Lucho quase não foi referenciada. Nem sei, na verdade, se está...

    Dos equipamentos, mais do mesmo, o marketing funciona mas o povo não pode pagar todos os anos uma camisola nova. Esta é quase igual à da época passada. Quanto ao alternativo, gostei muito mais do todo branco da época passada, realmente muito belo e que será difícil de igualar.

    Das riscas, por ser de outros tempos, sempre gostei de quanto mais largas melhor.

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís disse...

    "E, desta forma, um recurso para o Tribunal Administrativo, se for necessário, só validará a opção do FC Porto em ter recorrido através do presidente. Como clube, o FC Porto nunca poderia ir aos tribunais comuns, está proibido pelas regras da FIFA. Pelo presidente a título individual, mas sempre a aproveitar ao clube, é possível dirimir estas coisas nos tribunais comuns."


    Será bem assim? É que li há pouco tempo que o Boavista caso não lhe seja dado razão a decisão tomada pelo CJ é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, sediado em Lausana e para os tribunais administrativos, situação consentida pela lei de bases do sistema desportivo.

    ResponderEliminar
  17. uminho1, mas já estou a pôr a coisa no plano adiantado pelos "secos".
    Saltar as instâncias desportivas como o TAS, no limite destas. E ir aos tribunais civis, que Pinto da Costa tem a faculdade mas o Boavista não, penso eu de que...

    Mas estamos cientes de que há conflitualidade legislativa que baste, isso é consensual.

    Porventura estarás a referir-te ao valentão Laurentino que quer que as Leis do país se sobreponham às da FIFA e isso, mesmo num Governo de Sótraques, tenhamos lá paciência, só se resolve com a exclusão de clubes e federação, porque a FIFA nesta matéria manda em tudo. A Federação e a Liga é que parecem que não mandam em nada, embora pareça.

    Manda sempre tu

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Comecemos pelos equipamentos...o principal é em tudo idêntico ao do ano passado e, verdade seja dita, é lindo! O alternativo do ano passado era, para mim, pura classe!!! O deste ano é também uma agradável surpresa, e, apesar do clima económico não ser o melhor, acredito que vai ser um sucesso de vendas!
    Quanto ao facto de não aparecer o patrocínio da Revigrés, julgo não estar enganado ao dizer que este patrocínio só aparece na camisola da Liga dos Campeões. Penso que é assim há 1 ou 2 anos! Se estiver errado alguém que me corrija, por favor.
    Quanto ao plantel, a minha grande preocupação não é a qualidade pois ainda não deu para ver se temos reforços a valer. O meu problema é a cada vez menor presença de jogadores portugueses! Volto a relembrar a questão do número máximo de estrangeiros por equipa...a ideia ainda não avançou, mas anda por aí a pairar. Acho que temos de estar precavidos nesta situação.

    ResponderEliminar
  19. Pois.. e pelo que parece, ninguem da SAD está minimanente interessada nessa situação, veja-se que querem incluir no negocio do Guarin, o Paulo Machado (inacreditavel), creio que é o unico médio que formamos nos ultimos tempos de geito..

    ResponderEliminar
  20. Que lindas camisolas, são melhores que as da época passada ( 2007/2008 )
    Com que então natural de Massarelos! Tal como eu carago! Confesso que se tivesse poder de decisão teria nascido nas Antas. Mas já me contento em ter nascido no Porto, ser portista e Dragão no Zodíaco Chinês.

    O Portugal desportivo continua a dar Porto, principalmente pelas melhores razões. Heptacampeonato e Taça de Portugal em hóquei e o arquivamento do processo de Pinto da Costa.

    Quanto à azia dos frustrados é problema deles. Eu quero que vão morrer longe.

    Espero ansioso pelas tais bombas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. O alternativo está muito fixe (só assim ou cor de rosa mesmo... LOL)

    A maior surpresa para mim é a ausência de Renteria (ah, e Lucho que conta novela afinal...)

    ResponderEliminar
  22. Falta o Revigres!!!!!!!!!!!!!mas gosto muito do alternativo, sempre azul, sempre azul e branco

    ResponderEliminar
  23. Para mim equipamento à porto são duas riscas bem largas sobre branco, como utilizamos na final da taça dos campeões europeus em 87 e na final de Gelsenkirchen... infelizmente a nike todos os anos javarda o equipamento mudando-o, inventando o que deveria ser imutável, a imagem do porto em campo. já jogamos à blackburn, já jogamos com uma faixa branca ao meio, já jogamos com riscas finas, grossas...
    tirando na cor dos calções houve variações drásticas nos primeiros equipamentos do inter, milan ou juventus? nem o barcelona que também é nike mudou tanto como o nosso...

    ResponderEliminar
  24. então o vosso equipamento têm fundo vermelho???
    eu sabia...

    ResponderEliminar