22 setembro 2008

Céu ou Inferno? Pessimistas ou optimistas?

(Nota prévia: Este texto foi escrito antes do empate do FCPorto em Vila do Conde)

Tenho lido bastantes análises sobre a vitória com o Fener e sobre o F. C. Porto para este ano.

Uns são demasiado pessimistas e até parecem esquecer que o Porto venceu o jogo, outros demasiado pessimistas e parecem querer tapar os olhos a alguns problemas que a equipa apresenta já de forma recorrente.

Eu não me enquadro nem nos pessimistas nem nos optimistas... Acho que nem tudo é mau e que não estamos condenados ao insucesso, nem sou tão optimista ao achar que a equipa este ano é melhor que a do ano passado, ou mais técnica, ou mais imprevisível como já por aí li sem perceber em que fundamentos se baseiam para essa análise.

É óbvio que perder de assentada: Assunção, Quaresma e Bosingwa é um rombo grande. Até porque Quaresma é só dos melhores extremos do mundo e Bosingwa dos melhores laterais do mundo, e é natural que isso faça mossa a qualquer equipa.

Como tal analisemos de forma clara e fria e sem ter qualquer tipo de pudores a apontar as falhas e as nossas fraquezas até ao momento...

As laterais são fracas. Isso é um facto aos olhos de todos. Nos últimos 4 golos que sofremos, 3 foram do lado do Sapunaru. Apesar do seu papel no 3º golo contra os turcos, também é um facto se ele a defender para um lateral que já foi central demonstra falhas graves do ponto de vista defensivo, a atacar também não o faz com grande qualidade técnica ou sequer com muita frequência como fazia Bosingwa ano passado.

Do Benitez nem vale a pena falar, sempre que joga, é ver o Bruno Alves a perder a cabeça com ele de tantas vezes que ele ou é comido ou está mal posicionado. Do Benitez não esperava muito, afinal era suplente no Lanus, não era no Porto que se ia revelar um craque. Culpa de quem o trouxe e não tanto do Jesualdo… Ele insistiu com ele no inicio em detrimento do Fucile, não sei se até mais para dar um recado para o Fucile para não se relaxar…se bem que o Fucile ao ver o seu rival, deve-se ter sentido mais relaxado que nunca…

Um destes dias um cronista do jogo escreveu e muito bem, que muitos olhos se concentram na esquerda da defesa, mas que os números provam que Sapunaru tem cometido mais erros. Não significa com isto que Benitez não seja mau, porque felizmente tivemos Fucile para o jogo com o Benfica para jogar na esquerda.

O Porto jogou muito bem os primeiros 30 minutos contra os turcos., quando teve a bola, quando atacou o Fener... Agora quando eles detectaram que podiam explorar os nossos laterais, aí foi complicado, tal como foi no jogo com o Sporting na Supertaça, em que globalmente estivemos bem só que o Sporting sempre que acelerava o jogo pelas laterais dava cabo de nós. O problema com o Fener agravou-se com a saída de Mariano. Não por ser o jogador em si que é pouco mais que uma nulidade como extremo. Um extremo tem que ser capaz de passar no um para um, ter fantasia, ter qualidade no passe, ter qualidade técnica e não apenas ser esforçado mas inconsequente como é Mariano.

A grande diferença é que Mariano é extremo já preparado para jogar na Europa e Hulk que entra para o seu lugar está mais habituado a jogar ou como referência no ataque ou então com total liberdade sem preocupações defensivas. Coloca-lo no lugar do Mariano o que fez foi que se Sapunaru já nos duelos directos sofria muito, nesse momento deixou de ter o apoio do extremo nesses duelos e pior foi porque se estendeu uma avenida também para ser massacrado por Roberto Carlos mesmo com 36 anos.

Sobre o Tomás Costa, entrou bem mas não é craque nenhum. É um jogador raçudo e esforçado mas que não tem a qualidade técnica de Guarín, a classe de Lucho e não tem o estofo de Raul Meireles que são com quem ele concorre para jogar neste Porto... Depois ainda há Pélé que é também melhor que Tomás Costa mesmo jogando mais avançado no terreno se preciso.

Num post anterior discordava por completo sobre as críticas e principalmente dizer que nada tem a ver com Assunção. Aí concordo com o blogueiro Nelson Barbosa, eu acho que o Fernando pela idade que tem e pelo que já joga com a idade dele e pelas suas características físicas, pode ser melhor até que P. Assunção que demorou anos para ser o jogador que é hoje. Fernando na champions foi para mim dos melhores em campo, exactamente porque me faz lembrar Paulo Assunção em vários jogos do Porto, principalmente com Adrianse... Parecia invisível, que não estava lá, mas fazia o trabalho essencial para que a equipa funcionasse ou para anular o adversário... Alguém viu um jogador chamado Alex em campo...? Pois... Deviam pensar que não foi por acaso... Mesmo nas alturas em que o Fener atacou mais o Porto, Alex não estava lá para dar o toque de magia e qualidade porque foi totalmente anulado por Fernando, numa grande exibição ao secar por completo um grande jogador, já com o Benfica tinha sido um grande jogo de Fernando, agora já são dois e é um aviso a Pélé que se quer o lugar terá que lutar por ele.

Os laterais são o nosso maior problema. Esse e o não termos extremos para o 4-3-3... Rodriguez joga melhor na estrutura de 4-4-2 quer como interior, quer jogando atrás dos avançados quer como 2º avançado como se viu na luz aonde tem mais espaço e menor marcação para fazer diferença com a sua velocidade.

E do outro lado Mariano é uma nulidade. Não tem criatividade um extremo no 4-3-3 tem que fazer o que fazia Quaresma, passar no um para um, fazer golos, assistências, dar impressibilidade ao jogo. A única forma de melhorarmos isso é rotinar cada vez mais o Rodriguez e de uma vez por todas afastar Mariano do onze e apostar em Tarik que é o único extremo do plantel mais parecido a Quaresma em termos criativos, ou ate dar mais minutos ao Candeias e ver no que dá.

Nos jogos contra os grandes nesta Champions esta equipa pode ser mais compacta em relação ao 4-4-2 do ano passado, por ter várias opções para o meio campo, e se calhar nesse 4-4-2 acabamos por conseguir proteger mais os laterais povoando mais o meio campo, e tendo médios interiores que impossibilitem que os laterais tenham que ter tantas vezes que lidar com o adversário directo ao atrapalharem a sua acção.

Dizer que este Porto é mais imprevisível a atacar é o que mais me choca... Julgo exactamente o oposto... Com jogadores nas alas verticais como Mariano e Rodriguez somos é demasiado previsíveis no ataque. Com Quaresma na esquerda e as suas trivelas e constantes deambulações para o meio, e com as subidas frenéticas de Bosingwa e a sua velocidade o nosso jogo era bastante mais imprevisível para o adversário que nunca sabia muito bem de onde vinha o perigo...

O que esta equipa pode conseguir ser, com trabalho nesse sentido, é mais coesa no 4-4-2 do que era no ano passado porque tem mais opções para esse sistema táctico. No meio campo já não tem que usar Quaresma como 2º avançado o que era um desperdício sendo ele dos melhores extremos do futebol mundial e o obrigava a jogar numa zona aonde contava muito pouco e ás vezes era mesmo menos um e agora temos Rodriguez que se adapta muito bem a essa função e complementa bem Lisandro.

E a maior diferença é no meio. Antes tinhamos que jogar com médios como Kaz ou até adaptar o Cech para o 4-4-2. Agora podemos ter um 4-4-2 equilibrado, compacto, com várias alternativas sem precisar de ser defensivo ou medroso. Podemos jogar com Pélé ou Fernando a 6, Meireles e Guarín como interiores e Lucho mais adiantado. Podemos depois confundir os rivais e torna-lo mais ofensivo ou defensivo consoante o momento do jogo, a necessidade e as características do adversário. Podemos fazer entrar Hulk para jogar com Lisandro e baixar Rodriguez para jogar como 10 e passar Lucho para interior direito, posição aonde mais se destacou no River,ou até passar Rodriguez para interior esquerdo, posição que fez em alguns jogos fez no Benfica.

Se o quisermos fazer mais defensivo (espero que não), Jesualdo pode optar por colocar Fernado atrás com Pélé numa posição interior no desenho mas que na prática pode auxiliar Fernando e ao mesmo tempo dar mais músculo ao meio campo e maior recuperação de bola e libertar mais no outro lado Meireles e Lucho no meio. Este tipo de colocação de Pélé poderá servir contra rivais específicos... Por exemplo contra o Barcelona, com quem o Sporting jogou, podia servir para auxiliar o lateral e não permitir que o Messi recebesse a bola desde o meio campo com tanta facilidade e partisse para cima do lateral.

Várias configurações que nos permitem mesmo sem ter a mesma criatividade e a qualidade técnica que tínhamos ano passado com Bosingwa e Quaresma, ter no entanto mais soluções para - tal como falou Jesualdo- sermos uma equipa diferente e tentar ser o mais competente possível.

Há fórmulas de atenuar o problema nas laterais, mas os jogadores que cometem os erros, esses serão os mesmos e convém que eles melhorem o seu rendimento mas principalmente que a Sad disponibilize já em Janeiro um reforço a sério seja para lateral direito ou esquerdo. Se assim for a outra lateral será ocupada por Fucile e a equipa fica assim mais forte defensivamente, porque pelo meio vejo a equipa muito forte com a dupla Rolando/Bruno Alves e ainda com o experiente capitão Pedro Emanuel no banco para casos de necessidade.

Concluindo… Quando me fazem a pergunta “Então o F. C. Porto este ano está mais fraco que o do ano passado?” Geralmente hesito a responder… Está mais fraco para já. Como é óbvio porque a equipa do ano passado não tinha nenhum reforço integrado e Jesualdo não teve que por a jogar a titular os Marianos, os Bollatis, os Kaz, os Luis Aguiar e Edgares que a Sad lhe deu porque ainda tinha matéria prima de anos anteriores a explorar, e ele soube explorar e espremer tudo o que tinha muito bem. Ao ter que integrar tantos jogadores novos este ano, a estrutura demorará mais tempo a consolidar-se e é óbvio que é muito por isso que ele pede paciência aos adeptos. Este ano não podia fazer como no ano passado e apostar nos jogadores que já tinha e conhecia bem. Tinha este ano, obrigatoriamente, que colocar no onze reforços que ele próprio nem devia conhecer. Nenhum dos reforços tirando Rodriguez e Rolando que eram efectivamente aqueles que Jesualdo conhecia e aqueles que conheciam o futebol portugês foram os únicos que até ao momento se conseguiram impor de forma absoluta no onze sem serem criticados.

Este Porto sem Quaresma perde um jogador de classe mundial que só pela sua presença em campo movia várias atenções para si mesmo e isso era excelente porque libertava a equipa e ao mesmo tempo porque ele nos dava aquela dose de magia, de criatividade e de improviso para surpreender adversários bem posicionados e para resolver jogos encravados.

Agora temos uma equipa diferente, que apesar de obrigar a um 4-3-3 mais previsível e não tão técnico como o do ano passado com: Tarik, Quaresma e Lisandro é uma equipa que pode crescer. A capacidade técnica diminui com as saídas de Bosingwa e Quaresma isso é um facto. Em termos de capacidade técnica e de improviso, e de dose criativa estamos mais fracos pelas suas saídas. Mas como já provei a equipa pode ter dificuldades quando tenha que assumir o jogo porque nas faixas Mariano não é um portento de técnica e Rodriguez é muito vertical e sente-se como que preso e encurralado por vezes na esquerda e desaparece do jogo. Mas a liga portuguesa com os adversários que tem permite-nos que mesmo assim ganhemos os jogos com o plantel que temos sem grandes problemas.

Na champions com o 4-4-2 afinado para esses grandes jogos e se os laterais subirem de nível acho que esta equipa com grau de sorte que a do ano passado não teve pode até quem sabe chegar mais longe na champions… Ano passado tínhamos um grande onze, faltava-nos banco. Mas tínhamos no onze vários jogadores capazes de jogar em qualquer grande equipa da Europa e podia mesmo ter chegado mais longe na champions, mas caiu de forma algo inglória e azarada com o Schalke. Esta equipa para os jogos fora, na champions com grandes adversários que são o calcanhar de Aquiles de Jesualdo, pode ser mais competente e ter mais soluções e aí ser mais forte do que era a equipa do ano passado nesse tipo de condições. Como tal e se tiver o grau de sorte que a equipa anterior não teve pode até chegar mais longe na champions e renovar o título nacional na mesma… depois em que ficamos? É melhor ou pior que a da época passada? Ás vezes o sucesso baseia-se noutros factores até mais aleatórios.

No ano passado esmagamos no campeonato e caímos na champions nos oitavos. Este ano podemos ter mais dificuldades em vencer o campeonato, mas vencê-lo e conseguir trepar um degrau a mais na Champions…Aí esta equipa passa a ser melhor ou pior que a anterior…? Nem sempre as melhores equipas e os melhores planteis com jogadores com maior qualidade individual são aquelas que ganham mais… Porque depende muito de vários factores, como os rivais, a sorte nos sorteios, a própria forma como a equipa sendo mais forte ou menos forte tecnicamente expõe as suas fraquezas ou as esconde e como explora os seus pontos fortes e como se consegue superar a si própria como equipa nos momentos chave da época.

Lembro-me que para mim um dos maiores planteis de sempre que o Sporting já teve em termos técnicos não ganhou a liga esse ano, e a sua única conquista foi uma taça de Portugal com o Marítimo na final… Uma equipa com: Figo, Capucho, Balakov, Stan Valcks, Peixe, Paulo Sousa, Juskowiak, Iordanov. Ou o Benfica com: Futre, João Pinto, Isaías, Paulo Sousa, Mozer, Rui Águas, Vítor Paneira, Veloso que também só ganhou uma taça de Portugal. E curiosamente o Sporting voltou a ser campeão num plantel com jogadores como: Di Franshceschi, Acosta, Mpenza e César Prates foram os jogadores decisivos. E o Benfica acho que nem vale a pena falar daquela equipa tão fraquinha que foi campeã com Trapatoni.

Por isso, isto do ser melhor equipa ou pior que a do ano passado, ás vezes em termos de títulos e resultados, que é o que nos interessa, pode ser muito relativo, porque cada época é uma época e as condicionantes e os próprios rivais mudam e outras exigências se colocam, e não podemos viver de hipóteses e do passado e sim olhar para o futuro e com aquilo que temos, tirar o máximo de proveito que nos aproxime do sucesso.

23 comentários:

  1. Se o Jesualdo foi bicampeão terá sido graças a jogadores como Quaresma, Bosingwa e todos os outros.

    Se perdeu taças, supertaças e taças da liga não foi por causa de Quaresma, Bosingwa e todos os outros, exactamente os mesmos que estiveram com ele nas vitórias cujo mérito alguns apenas entregam aos jogadores.

    Quando se alude ao Sapunaru que deixa cruzar (vide golo,?, do Benfica; golo do Fenerbahce), esquece-se o Bosingwa que ficou a dormir na cobertura que lhe cabia fazer no golo do emparte do Chelsea no Dragão por Shevchenko. Ou os do moço do Nacional emprestado por um clubezeco que bisou no Dragão.

    Quem ainda questiona Benitez não viu o último annus horribilis do Fucile (Schalke por duas vezes) e o mais gritante caso de incapacidade ofensiva no Rio Ave, ontem mesmo.

    Dizem que falar de futebol é isto.

    Eu, que amiúde vejo lembrar o Deco, o Mourinho, o Assunção e tantos outros que, naturalmente, foram à sua vida, preferia não ter nada para dizer, já que para falar do presente terá, para alguns, necessariamente que se falar do passado.

    E, por isso, mais não digo.

    p.s. - aplaudo a visão do soren na análise ao jogo de Vila do Conde, que partilho completamente. Poderia dar uma achega, mas a dele foi suficiente e esclarecedora.

    ResponderEliminar
  2. Achas que o Sapunaru é melhor que o Bosingwa?
    .
    O Mariano melhor que o Quaresma?
    .
    Achas mesmo Zé Luis?
    .
    .
    Claro que não foi por causa só do Bosingwa e do Quaresma que ganhamos,foi uma equipa,uma estrutura inteira.
    .
    Apenas tinhamos um 4-3-3 mais imprevisivel ofensivamente...
    Aconselho a que leias o texto,porque eu próprio afirmo que não devemos viver do passado e rentabilizar o que temos actualmente e tirar o máximo partido do que temos.
    .
    .
    Sobre o Fucile,ele pelo menos já jogou bem no F. C. Porto,o Benitez nem no Porto nem pelos vistos no Lanus da Argentina,porque senão lá seria titular e não suplente.
    Entre um jogo mau de Fucile para 4 do Benitez,continuo a preferir o Fucile.
    .
    Não será por acaso que Fucile é titular na selecção uruguaia, e o Benitez um mero desconhecido na Argentina a quem alguém lhe deu a lotaria ao vir para o Porto quando ele nem no Lanus jogava.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  3. Soren:

    "O teu Deus, o Mourinho, jogava sempre sem extremos. Como é que ele entao sem seguir (o teu) BABA do futebol conseguia entrar em defesas tao fechadas? Raramente jogava até com médios ala.
    "

    Na 1ª época de F. C. Porto ele jogou em 4-3-3 assumido toda a época tirando em jogos pontuais mais complicados como a final da taça uefa.
    .
    Na 2ª época apenas ele estabeleceu o 4-4-2 losango como táctica preferencial porque todas as equipas em Portugal imitavam o seu 4-3-3.
    Mas mesmo assim ele variava de uma para outra,e como é óbvio quando sentia dificuldades em penetrar defesas muito cerradas no meio,ele abria o jogo pelas alas para obrigar a defesa a expor-se mais ao ter que acorrer nas alas e assim abrir espaço no meio para a entrada dos avançados e dos médios que vêm de trás.
    Isso sim é o BABA do Futebol.
    .
    .
    Se tens uma defesa como a do Rio Ave a defender toda atrás e estás com dificuldades em penetrar e está muita gente no meio,meteres mais gente ainda só serve para atrapalhar ainda mais e é bater contra um muro que é o que a outra equipa quer.
    .
    O segredo é tocar a bola e abrir bem a equipa em campo pelas alas obrigando também a defesa adversária ter que se extender mais e assim abrir brechas que possam ser aproveitadas.

    .
    .
    A melhor exibição do F. C. Porto contra o Fener foi na 1ª parte Soren...Em 4-3-3 igualzinho ao que jogamos com o Rio Ave.
    .
    Com o Benfica por jogarmos fora contra um rival dificil aí sim,Jesualdo jogou no 4-4-2 porque já sabia que o Benfica ía assumir o jogo,ao contráreio dpo Rio Ave.
    .
    .
    Mourinho na 1ª época jogou em 4-3-3 praticamente sempre.
    Na 2ª mudou para o 4-4-2,mas sempre que não conseguia marcar abria as faixas e tinha extremos para isso e não foi por acaso que pediu Maciel em Dezembro eSérgio Conceição,dois extremos.
    E ainda tinha no plantel o Cesar Peixoto. e atá o Carlos Alberto ou o Derlei que podiam jogar descaídos pelas faixas.
    .
    .
    Quando estava 0-0 com o Rio Ave acreditra que o Mourinho não metia mais um homem no meio....
    .
    .
    E o Mourinho no Inter,chegou a uma liga que ja sabe ser muito defensiva e em que o Inter jogará sempre com defesas muito fechadas e adivinha que táctica escolheu....pois-...4-3-3.Mas com criatividade e jogadores de elevada qualidade técnica e capaz de o tornar mais imprevisível,e por isso tanto quis o Quaresma para acompanhar o Mancini.
    .
    .Sendo assim continuo sem entender como um 4-3-3 com Rodriguez e Mariano é mais imprevisivel que um com Tarik e Quaresma,é algo que não compreendo.
    .
    .
    .
    Sobre o ódio a Mourinho...Nada a dizer.
    Há gente que prefere criticar um treinador que enquanto esteve no F. C. Porto nos deu tudo.,e nos proporcionou dos melhores momentos de sempre e das maiores alegrias que vivemos com o nosso clube...
    Nao criticam é quem o ameaçou de morte antes do jogo,quem lhe passou o telemovel para ele ser ameaçado de morte,nem o tratamento que os SD e a Sad tiveram para com ele quando repararam que ele tinha ambição de dar o salto...
    .
    .
    As pessoas que ganharam a champions foram essas...As que ameaçaram o treinador de morte antes da final,os que ameaçaram de pancada o Paulo Assunção ou que partiram os vidros do carro ao Adrianse.
    Esses são herois,até aparecem depois ao lado da primeira dama do F. C. Porto na altura no estádio da luz com cartazes e tudos...
    E o sacana é o Mourinho,esse bandalho que nos deu uma taça uefa,uma liga dos campeões e jogos memoráveis...
    .
    Eu paguei mais que os tais 500 euros para ir á final e não me arrependo minimamente,e só tenho a agradecer ao Mourinho por me ter feito ver o meu clube a dominar a Europa do futebol e a praticar o melhor futebol que já vi.
    Aonde quer que vá desejo-lhe toda a sorte do mundo e torço pelo seu sucesso.

    .
    Isso tudo é aceitável e normal,agora o Mourinho nao ter vontade de festejar depois de ser ameaçado de morte na véspera de uma final e sentir que a Sad lhe tinha feito a cama e a claque contra ele,e ainda para mais ver a sua família desprotegida na bancada sem segurança nenhuma...
    .
    .
    Realmente é incompreensível que em vez de festejar ele preferisse ter ido ter o mais depressa possível com a sua família e mandar-se o mais depressa possível.
    .
    .
    O Paulo Assunção igual,depois de ser ameaçado de pancada para renovaer,o normal era ficar aí por medo de um dia qq lhe derem a sério...
    .
    Desculpem,mas este não é o F. C. Porto com o qual eu me revejo.

    saudações portistas

    ResponderEliminar
  4. Há uma coisa que acho: o Sapunaru dá tudo o que tem pela equipa. Até dá erros que outros cometeram e nunca atiraram à cara de quem os fazia.

    Se há jogador que em campo corre por 1 e até por 10, como em Vila do Conde, é Sapunaru. Este moço, jovem, promissor, valente, destemido e já com certa frequência agredido em campo, enferma de um pecado capital: é humano e, como tal, não pode defender bem nem atacar bem. Tem defeitos, o mortal.

    Sapunaru demonstra em cada jogo a valia que tem e os defeitos também. Falta-lhe mais quatro anos de clube e uns títulos no seu cinturão para ostentar com garbo.

    Afinal, quando se fizeram comparações anedóticas no passado recente, também esqueceram que o Deco demorou uns anitos a carburar em pleno, até chegou quase manco do Salgueiros...

    De resto, há jogadores que vêm já marcados por uma suspeita qualquer que, por exemplo, não tem quem chega ao Benfica ou ao Sporting.

    Até há quem ache que, pelo visto agora, o Postiga era um avançado do caraças. Só porque marcou um golo em Braga e provocou um penálti que o amigo Paixão não sancionou. E marcou um golo ao Belém em fora-de-jogo que, quando estava no Porto, os paineleiros adversos lhe esfregavam na cara permanentemente.

    Há, como sabemos, quem nasça com o cu virado para a lua e quem tenha de o dar até...

    Há até quem assobie a sua equipa por, ao fim de tantos anos, ganhar o jogo de estreia na Champions.

    Ele há cada um...

    ResponderEliminar
  5. Eh pá, novamente esse mito do «Mourinho ter sido ameaçado de morte por telemóvel que lhe foi passado por um elemento da SAD...»

    Vocês acreditam em cada história...

    Também devem acreditar na outra do Mourinho, quando ele disse que não desejou a morte ao Rui Jorge em Alvalade, nem lhe esfarrapou a camisola daquela forma...

    Acredite quem quiser...

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís acertaste na mouche. Basta recordar os golos sofridos a época passada em alvalade para que alguns iluminados percebam que afinal bozingwa e fucile também são humanos.

    Acima de tudo o factor mais importante que retiro dos jogos que realizamos esta época tem sido a irregularidade da equipa. Tanto é capaz de empurrar o adversário contra as cordas durante meia hora seguida como de estar completamente perdida no relvado durante grande parte do jogo. Creio que mais cedo ou mais tarde a equipa vai manter a consistência durante os 90 minutos. Resta saber se os adeptos vão ter paciência.

    ResponderEliminar
  7. Deko:
    Não foi mito.foi admitido em horário nobre em telejornal pela própria pessoa...
    Nnca negado por ninguém da Sad e muito menos pela pessoa que lhe passou o telemovel...

    .
    .
    Zé Luis.O Sapunaru esforça-se?Mas não é para isso que ele é pago?
    A minha pergunta era simples.Ele é melhor que Bosingwa?Só isso.
    .
    Quantos anos tinha o Deco no Salgueiros,quanto custou o Deco ao Salgueiros e quantos anos tem o Sapunaru equanto custou ao F. C. Porto?
    .
    .
    Tirando isso,eu acho que ele pode evoluir,mas o F. C. Porto não se pode dar ao luxo de sofrer os seus últimos 4 golos com 3 falhas dele.
    Por isso ele ou melhora e joga como agora em Vila do Conde ou temos que recorrer ao mercado,porque se no F. C. Porto dizemos que não somos como ao Sporting que se pode dar ao lucho de apostar em jovens para eles comprometerem a equipa...O mesmo se aplica a jogadores que já são adultos e internacionais.
    .
    .
    Sobre o Postiga,apenas constatei um facto.
    Tem mais golos nesta liga que qualquer avançado do F. C, Porto.
    Foi um mau negócio estar a dar trunfos a um rival...
    Queriam vende-lo?Perfeito,para fora do país.Nunca ao Sporting,muito menos depois do que o seu presidente havia dito sobre o F. C. Porto...
    .
    .
    Tu gostas de ver um jogador vendido pelo Porto a dar 6 pontos ao Sporting...?Eu não.
    .
    E entre ter o ´Farías no banco que nunca provou nada no clube e ter o Postiga que é portista,formado na casa e que já marcou mais golos e ja fez mais bons jogos pelo clube,eu prefiro o Postiga por mais que os adeptos o assobiem.
    .
    Até o Adriano que é um avançado mediano ja fez mais,muito mais,pelo Porto que o Farías...e no entanto está dispensado e o Farías está no plantel.
    Encontras explicação para isto?Eu não.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. De todos os modos, esta análise do Ricardo Costa segue uma linha bem mais positiva...
    Assim até dá pra ler.

    abraços azuis

    ResponderEliminar
  9. Ricardo...

    O bosingwa tinha 5 ou seis anos de clube. Descobriu a sua posiçao no Porto, depois de andar perdido 2 ou 3 anos. Se nao me engano, no boavista (que deus o tenha) jogava a trinco. O Sapunaru é muito jovem, jogava na Roménia. Pelo que vi até agora, é dar-lhe os mesmos 2 anos de adaptaçao e temos um jogador para vender bem caro. Nao se poe em causa se é melhor ou pior. Nao sao comparáveis porque têm condiçoes diferentes. Dá-lhe tempo.

    O Postiga, com todo o apreço que tive por ele em 2003/2004, acabou aí! Deixa-o ficar confiante no Sporting e vais ver como ele vai começar a pastar em campo, a ficar a ver navios enquanto o deixam em fora de jogo, a falhar golos incríveis. Até agora nao vi nada de diferente nele, até agora só mostrou o lado bom. Ele teve mais do que suficientes oportunidades para ser um jogador "à Porto". Preferiu ser um mimado.

    O Benitez é realmente questionável, mas até ver é o que temos. Talvez o Lino possa crescer o suficiente para ser dono do lugar, pelo menos sabe marcar livres e gostei da frieza no golo contra os turcos (o bosingwa nao marcava um golo daqueles).

    Outra coisa,
    Tenho esta ideia à bastante tempo. O Mourinho nao mudou de táctica pelo campeonato nacional. Lembras-te da supertaça europeia contra o Milan? Foi aí, quando o Porto levou um banho de táctica defensiva à italiana que o Mou ficou deslumbrado e percebeu que para chegar longe na Champions ia ter que jogar assim. Para jogar assim na Champions a equipa tinha de ganhar rotinas no campeonato. E assim o fez. Deixou de practicar o futebol espectacular de 2003/2004, e passou a usar uma pseudo frieza calculista à italiana.
    O facto de jogar este ano em 4-3-3 pode sair-lhe furado. Mas parece-me mais que nada, uma maneira de Mourinho se auto superar e ser provavelmente um dos poucos treinadores a ganhar o calcio com esta táctica.
    Assim o desejo! E que depois venha para a selecçao :P

    ResponderEliminar
  10. Meu Deus que confusao.
    Mas o que é que o 433 do Mourinho tem a ver com o 433 do Jesualdo?

    Quantos tipos de 433 e 442 existem?

    Isto é que é discussao? Isto é misturar alhos com bogalhos.

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro:
    Eu apenas disse que é óbvio que o Bosingwa actualmente é melhor jogador que o Sapunaru,de é normal que a equipa se ressinta quando perde um lateral que está hoje em dia entre os 5 melhores do mundo.
    .
    .
    Eu também acho que o Sapunaru pode evoluir.Já mo Benitez para mim é outro Mareque,para esse não há salvação possível.
    .

    Mas como tu bem o disseste,o Bosingwa para se afirmar no F. C. Porto teve que passar por um processo,exactamente porque uma equipa da exigência do F. C. Porto não se pode dar ao luxo de ter jogadores a titulares ainda sem maturidade ou capacidade suficiente para serem mais valias para a equipa.
    .
    .
    Se o Sapunaru precisa de ser trabalhado,então que tivessem contratado um lateral ja noutro estado de desenvolvimento,porque sabia-se que alguém tería que entrar na equipa de inicio este ano.
    .
    .
    Sobre essa derrota com o Milan,já nessa altura o Mourinho jogou em 4-4-2.
    .
    Aliás ele anunciou logo na pré época que a táctica esse ano sería preferencialmente o 4-4-2 e preparou-a melhor que nunca principalmente porque se notava que em Portugal todos agora imitavam o 4-3-3 do F. C. Porto e Mourinho queria surpreender os adversários,e também ele sabia que para chegar longe na champions iria precisar de reforçar o meio campo,principalmente porque sabia que ía jogar contra adversários muito poderosos,mais ricos,com jogadores mais consagrados e que a equipa para poder contrariar isso,mais do que nunca teria que ganhar o meio campo.
    .
    E assim,com Mendes,Maniche e Costinha a trabalharem bem do ponto de vista defensivo,Deco podería gozar de maior liberdade que gozava no 4-3-3 e não tería que se desgastar tanto em tarefas defensivas nos jogos da champions.
    .
    .
    Em Italia o Mourinho sabe que entra em campo e em 80% dos jogos todas as equipas se vão plantar atrás,e que são muito organizadas...E ele próprio já há anos defendia que adoraría treinar em Italia para furar o catenaccio...
    .
    E como ele o pretende fazer?Abrindo as alas,e ter jogadores rápidos,criativos e imaginativos...
    Para não se expor tanto do ponto de vista defensivo contra as equipas grandes o que acontece?
    Tem um meio campo com 3 elementos muito fortes fisicamente e muito bons do ponto de vista defensivo como:Vieira,Cambiasso e Muntari.
    .
    Não é pelo meio que ele cria,é pelas alas e pedindo-lhes para trocarem de posições e assim abrirem a defesa porque atrás têm 3 elementos que os compensam defensivamente.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  12. Soren tu é que confundiste quando vieste dizer que o meu deus mourinho não jogava em 4-3-3 e sim em 4-4-2.
    .
    .
    Eu sei bem que uma coisa é o sistema táctico,o desenho outra é o modelo e as dinâmicas que nele se criam que com Mourinho e Jesualdo são totalmente distintas.
    .
    .
    Mas é óbvio que até nos distritais se sabe,que contrea uma equipa que defende com 10 atrás e muita gente no meio,o segredo nunca passará por meter ainda mais gente noi meio para atrapalhar e ir contra o muro,mas sim abrir o campo,obrigar a defesa adversário a ter que se abrir e com isso deixar espaços nem que pequenos entre a lateral e a zona central para que os jogadores vindos de trás possam aparecer.
    .
    .
    Para isso necessitas de alas criativas e fortes que possam ser uma espécie de abre latas e ganhar a linha,assim fica mais fácil.
    .
    .
    Complicado é ter 10 atrás e tentar ataca-los com muita gente no meio,facilitando-lhos o trabalho porque assim até os laterais podem auxiliar zonas interiores e a equipa fica ainda mais fechada porque deixam de ter que se preocupar com um adversário q lhes aparece pela faixa.
    .
    .
    saudações portistas
    .

    ResponderEliminar
  13. Mas que estupidez comparar o Sapunaru com o Bosingwa do ano passado.

    Esqueçem-se completamente que o bosingwa só começou a ter bons desempenhos a partir do seu 3º/4º ano desde que chegou ao Porto.

    O Sapunaru ainda agora chegou, ele tem o desempenho muito superior ao Bosingwa, quando este chegou ao FCP.

    Bolas, questionar a qualidade de Benitez está bem, agora Sapunaru? Por favor.

    Sobre o plantel, acho que este, depois de trabalhadas as rotinas de jogo, para o próximo ano (se Lucho, Bruno Alves e Lisandro permanecerem), o FCP terá uma equipa semelhante às de Mourinho em termos de qualidade, superando a do ano passado.

    Força Porto !

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Costa, como nao sabes ler eu passo a transcrever o que escrevi sobre o assunto Mourinho num comentario ao post anterior:

    ----

    "O teu Deus, o Mourinho, jogava sempre sem extremos. Como é que ele entao sem seguir (o teu) BABA do futebol conseguia entrar em defesas tao fechadas? Raramente jogava até com médios ala.

    Ele como grande profissional e talentoso treinador, que chama Palermo ao clube que o catapultou para a Europa dos milhoes, jogava com dois homens moveis na frente. Tinha jogadores de determinadas caracteristicas e sabia aproveita-las. Com o MacCarthy e o Derlei na frente, ou o Carlos Alberto, ou até com o Alenitchev em apoio ao ponta de lança, etc, etc. Jogadores descaidos sobre flancos mas nunca fixos, como Jesualdo faz.

    A equipa era solidaria e aproveitava os espaços. A seguir a um passe de rotura havia um passe de morte e uma hipotese de golo. O segredo era a ocupaçao dos espaços como ele tao bem dizia.

    A equipa jogava como um bloco a medir os tempos de jogo. Em 30-40 metros. Sempre.

    Foi precisamente o que ocorreu na primeira meia hora contra o Fenerbache, dois golos obtidos dessa forma. Contra o Benfica, um golo obtido dessa forma na jogada que da origem ao penalti sobre Lucho e uma jogada de golo claro com passe final do Guarin para o Lisandro, ja na segunda parte.

    Rodriguez foi inofensivo nesse jogo, como foi hoje, como foi na segunda parte contra o Fenerbache. Porque jogou amarrado às alas.
    Porque nao é extremo, nao tem essas caracteristicas. Rodriguez é para jogar mais movel na frente para podermos tirar partido do seu futebol.

    Na segunda parte do Fenerbache Hulk entrou para direita mas foi no meio que criou dois desiquilibrios fundamentais, num sofreu uma falta e no outro um passe Lisandro para fora de jogo numa situaçao de 2 para 2."

    ------

    Onde é que aqui eu escrevo que o Mourinho nunca jogou ou deixou de jogar num sistema ou noutro?

    A confusao é tanta na tua cabeça e escreves tanto sobre tanta coisa que nao percebes nem conheces, que a partir de um certo ponto é asneira atras de asneira.

    Fim de discussao, pela minha parte.
    Nao vale a pena.

    ResponderEliminar
  15. Muito bem.
    O Benfica numa vitória
    a Benfica.
    Nuno Gomes pelo 2º jogo consecutivo agride um jogador e leva amarelo...
    Um jogador do paços leva um pontapé na cabeça dentro da área e o árbitro manda a seguir,mas depois a meio campo marca uma falta igual sobre o Aimar...
    .
    .
    O que me entristece mais é ter que ouvir o Guilherme Aguiar depois a dizer se calhar o que disse após o jogo do Porto,que o Nuno Gomes é uma excelente pessoa,que nunca tería intenção de magoar ninguém ou agredir e que era alaranjado e não vermelho...
    .
    .
    Assim fica muito complicado.
    Mãos na área dão pénaltis ao Benfica,ao Porto não dão.
    .
    O Sporting ganha 6 pontos como se viu,o treinador começou a fazer pressão alta logo no ínicio e deu-lhe 6 pontos.
    .
    O Benfica nem precisa de a fazer publicamente...Mais fácil ir á cabine do árbitro e já tem uma comunicação social inteira a fazer o trabalho por eles...
    .
    .
    Enquanto isso nós portistas temos que assistir a este triste espéctaculo calados...
    Prejudicados na Luz,prejudicados em Vila do Conde e são 4 pontos que se perdem e que podem vir a ser importantes.
    .
    Ninguém diz nada.É preciso alguém alertar para esta pouca vergonha,porque se ninguém o faz a comunicação social vai passar isto como coisas normais...
    Pinto da Costa está suspenso,mas o resto dos administradsores não,e nunca os vi a dar a cara na defesa pelo clube.
    .
    .
    Estou farto de ter que ver o pobre do Jesualdo a ter que fazer de treinador,adepto,presidente,director de comunicação etc.
    .
    Alguém tem que falar agora antes que isto continue como está.Os adversários estao a pressionar por todos os lados e nós estamos calados a deixar que nos prejudiquem.
    .
    Façam qq coisa,já que na Sad ninguém quer falar.
    Ao menos coloquem o Vitor Baía com outro tipo de funções,mais junto da equipa de futebol e com capacidade de defender o clube na praça pública e dar o peito ás balas e nao deixar o Jesualdo isolado a ter que pregar sozinho.
    .
    .
    .
    Soren:
    Hás-de-me dizer sobre que coisas eu não percebo nem conheço...
    Eu dou a minha opinião e fundamento.Tu devias fazer o mesmo.
    .
    .
    Eu não classifico o que acho aquilo que tu escreves de asneira...Se queres entrar por esse caminho boa sorte...
    Mas o facto é que tu falas em 4-3-3 e o Mourinho em 2002/2003 jogava num 4-3-3 bem aberto nas faixas,com extremos tal como Jesualdo.Apenas com outras características.Mais móveis e mais talentosos que Mariano e Rodriguez.
    .
    .
    Jesualdo jogava em 4-3-3 ano passado,só que com Quaresma e Tarik era um 4-3-3 mais imprevísivel e mais criiativo que será com Mariano e Rodriguez dois jogadores verticais.
    .
    Discordei que este ano o Porto a atacar fosse mais imprevisivel que ano passado,apenas isso,e expliquei porquê.
    .
    Se achas asneira,estás no teu direito.Mas pelo menos vê se fundamentas melhor o que defendes para que eu o entenda...
    .
    Porque num texto dizes que a equipa este ano é mais imprevisivel a atacar e nesse jogo em questão jogou em 4-3-3 igualzinho com os mesmos jogadores e tudo que jogou em Vila de Conde,e bastou um jogo para já admitires que afinal a jogar em 4-3-3 com Mariano e Rodriguez ficamos mais previsiveis...algo que eu já havia defendido e que continuo a defender.
    .
    ps-a ver se mesmo contra o árbitro o paços ganha...Mas está complicado...O Bruno Paixão ainda manda marcar um penalti...

    ResponderEliminar
  16. Para alem de termos sido prejudicados em Vila do Conde, temos de assistir ao jogos dos adversários empurrados para a vitória, pelos arbitros!
    Esta noite vimos o Maxi dar uma tesourada a merecer VERMELHO,mas a ser sancionada com o amarelo:resultado marcou 1-2 logo a seguir.
    Vê-se agressao do Nuno Gomes,mas leva amarelo -esta época é fruto ó chocolate a agredir adversários e ainda falam no Bruno Alves.
    Marcar penalties a favor do FCP é tabu, mas a favor dos outros é um fartote, e em situações identicas.
    ...
    Vejo aqui muitas criticas, mas não vejo o nosso grandioso clube a ser subjugado como foram os benfas em P.Ferreira, numm resultado completamente injusto.
    Não me lembro de ver equipas em portugal a massacrar o FCP ( EXCEPTO O FCP DO QUINITO EM 88-89),mas pelo contrario vejo qualquer clube a empurrar os melancias para a grande area com inumeras oportunidades de golo!
    Quantas teve o Rio ave?..
    ZERO!

    ZE LUIS E SOREN, subscrevo as vossas palavras...voces tem uma visão muito acertada!
    ah..e o Sapunaru ainda vai calar muitos cepticos!!

    querem mais uma ajuda?

    o hulk tem potencial,mas tem de jogar a ponta de lança, com ou sem Lisandro..com aquele cabedal, nem o gregory do Guimaraes tem hipotese!

    ResponderEliminar
  17. Guilherme Aguiar mais uma vez deixa passar em claro os lances do Benfica e o Seara de forma perspicaz passa de duas expulsões no jogo do Benfica para casos inofensivos do jogo do Porto como o dso Rodriguez falar com o árbitro...
    .
    .
    O Guilherme Aguiar salienta o bom rapaz que é Nuno Gomes,que o Maxi Pereira não teve intenção de agredir...
    .
    Brilhante...Quando o nosso maior defensor e mais incisivo acaba por ser o Dias Ferreira comentador do Sporting,acho que isso diz tudo...
    .
    .
    Agora ponham-se a falar da Liga e vejam lá se o Guilherme Aguiar não fico logo todo cheio de vida...Para defender o F. C. Porto e atacar o Benfica e Sporting é que é mais complicado...
    .
    .
    Ai que saudades do Pôncio Monteiro....
    .
    .
    Por isso mais do que nunca precisamos de alguem no clube que fale,já deviam ter falado do Platini e agora mais do que nunca têm que falar destas 2 escandalosas jornadas que nos roubaram 4 pontos,que deram 6 pontos ao Sporting e 5 pontos ao Benfica.
    .
    .
    O Paixão foi inteligente...Deu amarelo ao Nuno Gomes e ao Maxi porque assim nem sumaríssimo eles podem levar...
    Arbitragem inteligente...Assim como o jogador do Paços levar uma patada na cabeça dentro da área do Benfica não é nada...
    .
    Uma mão na área do Rio Ave é um erro desculpável do árbitro e coisas do futebol e o Porto até jogou mal...
    .
    Uma mao na área do paços no jogo do Benfica é logo marcada sem hesitação,as agressões do Maxi e do Nuno Gomes são também para se desvalorizar...


    O golo em fora de jogo do Sporting???Um erro desculpavel por parte do árbitro...
    .
    .
    Neste país é muito complicado...Temos que ser muito melhores para ganhar e mesmo assim...
    O pior é sermos roubados e estarms fartos de saber que a comunicação social o vai abafar,e não aparecer ninguém dentro da Sad a acusar e a falar e alertar para isso...
    .
    .
    Lá terá que ser o Jesualdo a ter que dar a cara por todos como tem feito ao longo destas épocas todas...
    .
    .
    Por isso,cometa ele os erros que cometer merece e merecerá para sempre o meu respeito e admiração.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  18. Enquanto vocês discutem tanto que às vezes se torna fastidioso lêr a totalidade do que escrevem, o Prof. Pardal vai dando tiros nos pés, e vai adormecendo.

    Que eu saiba, compete a um treinador, retirar o máximo de rentabilidade dos jogadores que lhe colocam na mão.

    Ainda estou para ver, quando teremos um Mariano Gonzalez, melhor do que o extremo direito do Paços de Ferreira.

    Na crónica de hoje o MST escreve textualmente onde o Prof. Pardal têm falhado, e com a qual e pela primeira vez concordo com a sua opinião.

    Os assobios são para o Prof. e não para a equipa ou jogadores em si.

    Para cereja no topo do bolo, só as declarações do Prof.Pardal no final do jogo do Rio Ave.

    Alheou-se completamente da responsabilidade e do cargo de chefia que tem, e colocou a pressão sobre os jogadores. Noutro clube ou numa empresa do topo, era o suficiente para hoje estar a ler a página dos empregos.

    Depois disto tudo, penso que o Prof. procura dar um pouco mais de dificuldade às coisas, para poder provar que não é bom, mas sim de elite.

    Mas como deve saber, por vezes os trapezistas, acabam estatelados no meio do chão.

    Caso falhe a vitória em Alvalade, o abismo estará mesmo muito perto, e nem o amigo PdC o safa.

    ResponderEliminar
  19. dragon4, os exageros de MST também são para consumir moderadamente.

    Também achei que Jesualdo esteve mal em Vila do Conde e as culpas de alguma inépcia sao para partilhar com o treinador. Mas há um radicalismo de análise que tolda os espíritos que deviam ser mais serenos e não a la carte, ou avulso ou quando dá jeito bater.

    O MST nesse aspecto é algo menos do que r(e)idículo.

    ResponderEliminar
  20. A terceira eliminatória da Taça de Portugal não terá qualquer encontro entre equipas da Liga, embora ao Sporting, detentor do troféu, tenha calhado uma visita ao U. Leiria, que desceu há poucos meses ao segundo escalão.

    O F.C. Porto visita o Sertanense, curiosamente numa repetição do encontro do ano passado, enquanto o Benfica recebe o Penafiel.

    Os jogos foram sorteados esta terça-feira e estão marcados para 19 de Outubro, havendo desde já alterações definidas. O F.C. Porto pediu para jogar no dia anterior, por ter compromisso europeu a 21, e as equipas dos Açores também irão jogar a 18, por causa das eleições regionais.

    Amândio de Carvalho, vice-presidente da Federação responsável pelo sorteio, disse antes da cerimónia que as transmissões televisivas deverão ficar decididas até final da semana, sendo que haverá no mínimo dois jogos com transmissão, em canal aberto mas também no cabo.

    ResponderEliminar
  21. E para esquecer tristezas recentes, distribuam a imagem abaixo pelos V/Amigos...

    http://mail.google.com/mail/?attid=0.1&disp=emb&view=att&th=11c8f01f7a4c6979

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Só faltava a romaria anti-Jesualdo.

    Não dou mais do que isto para esse peditório.

    ResponderEliminar
  23. Benfica-Porto: adepto acusado de dois crimes
    14h26m
    O Ministério Público acusou o adepto que agrediu o árbitro assistente no Benfica-Porto em futebol, no Estádio da Luz, da prática dos crimes de ofensa à integridade física qualificada e de invasão de área de espectáculo desportivo.

    De acordo com uma informação disponibilizada na página da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa do Ministério Público, na Internet, o crime de ofensa à integridade física pode levar a uma pena de prisão até quatro anos, enquanto o de invasão corresponde a uma pena de prisão até um ano.

    Como pena acessória, Carlos Bernardo Santos, adepto do Benfica, pode ser alvo de "interdição de acesso a recintos desportivos na modalidade em que ocorreram os factos, por um período de um a cinco anos".

    A acusação, deduzida no passado dia 17, "em processo abreviado nos serviços do Ministério Público do tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa", refere-se a factos ocorridos no dia 30 de Agosto último quando um adepto "entrou no recinto de jogo e agrediu um dos árbitros assistentes" no encontro de futebol "entre o SLB e o FCP".

    Aos 19 minutos de jogo, o adepto Carlos Bernardo Santos irrompeu pela lateral do relvado do Estádio da Luz e atingiu o árbitro assistente no pescoço, antes de ser detido por elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) no local.

    O acto, que não provocou interrupção do encontro, valeu também ao Benfica uma multa de 1.500 euros aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

    ResponderEliminar