02 dezembro 2008

Exibição gelada, eficácia quente

FCPorto 2-1 Académica
C. Rodriguez 24', Cris 35' e R. Meireles 49'Equipa: Helton, Sapunaru (T. Costa 60'), B. Alves, Rolando, Fucile, Fernando, R. Meireles, Lucho, C. Rodirguez, Lisandro e Hulk

31.810 espectadores

Depois da jornada de sucesso na Europa, o FCPorto aproveitou a escorregadela do líder do campeonato, o surpreendente Leixões, para se aproximar do primeiro lugar, arrecadando uma vitória, contra a Académica, sendo melhor o resultado do que a exibição.

Primeiro de tudo, uma palavra de apreço para a Académica que, o grande ex-jogador portista, Domingos Paciência apresentou no Estádio do Dragão, foi uma equipa sem complexos de inferioridade, discutindo o resultado de forma aberta e complicando, e muito, a vida ao FCPorto, mesmo jogando com 10 elementos, durante cerca de 25 minutos.

Uma lição para muitos treinadores de equipas portuguesas que quando vão jogar ao Estádio do Dragão jogam sempre com um autocarro na grande área e esperam que, por um rasgo de sorte, lhe caia o golo do céu ou então passam o tempo contentando-se com o empate. A diferença neste jogo coube à qualidade dos jogadores portistas que, acima de tudo, foram eficazes mas, no meu ponto de vista, se é verdade que uma equipa só joga o que a outra deixa, e o FCPorto jogou pouco, não é menos verdade que a Académica discutiu o jogo e deu uma bela imagem de si própria.

Em relação ao jogo europeu, Jesualdo Ferreira fez regressar Sapunaru e Lucho Gonzalez à equipa titular, em detrimento de Pedro Emanuel e Tomás Costa, deslocando Fucile para a esquerda.

A noite estava gelada, e foi gelado o começo da partida, os estudantes mostravam que tinham a lição estudada perante um FCPorto que demorava tempo a assumir as despesas da partida. Helton era posto à prova por Sougou, mas nada que o incomodasse, a equipa de Coimbra mostrava-se aguerrida no meio campo, mas chegava com pezinhos de lã à baliza do brasileiro, o FCPorto procurava os rasgos de Rodriguez, a força de Hulk e a garra de Lisandro para poder chegar mais perto da baliza adversária.

Mas foi numa jogada de bola parada, um livre originado por uma agressão a Hulk que nem um cartão amarelo mereceu, que o FCPorto inaugurou o marcador, Raul Meireles faz um cruzamento perfeito o qual Rodriguez aproveitou para fazer o seu primeiro golo com a camisola azul e branca . Finalmente, um golo do uruguaio que parece estar a subir de rendimento.

A partir daí, o FCPorto pareceu começar a ficar à sombra do golo marcado, aos 35 minutos, aproveitando uma perda de bola de Fernando, Miguel Pedro, liberto de marcação, foi à linha cruzar para Cris que, incompreensivelmente estava sozinho dentro da grande área, rematou de forma certeira, fazendo o empate.

Até ao intervalo, a equipa portista parecia atónita com o golo sofrido, Lucho Gonzalez, claramente a passar uma fase muito má, fisicamente parece não estar bem, não conseguia puxar a sua equipa para a frente, com isso o futebol jogado do FCPorto ressentia-se e muito.

Na segunda parte, o FCPorto entrou de forma bem diferente, pressionando muito alto, conseguindo recuperar mais bolas e mais de perto da baliza adversária, sendo até uma equipa mais rápida. Aos 50 minutos, Hulk trabalhou bem na direita, cruzou para o centro da área, tendo Meireles aproveitado para colocar os tricampeões nacionais novamente na frente do marcador.

O jogo continuava na mesma toada, só dava FCPorto, Lisandro lutava muito e tentava alargar a vantagem portista, Fernando controlava o meio-campo sendo o tampão perfeito para as, poucas, iniciativas atacantes da Briosa e o jogo parecia estar completamente controlado pela equipa da casa. Foi, certamente, o melhor momento da equipa portista na partida, apenas faltando o golo para “matar” a partida.

Até que, Sapunaru saiu lesionado, Jesualdo Ferreira optaria por mandar Fernando para defesa direito e fazer entrar Tomás Costa para o meio campo. Opção essa que se viria a provar ser desacertada, até pelo jogo acertado que Fernando tinha vindo a fazer até ao momento, a partir daí, a equipa portista começava a denotar alguma confusão táctica, principalmente na posição de trinco, não se sabia se era o argentino ou Raul Meireles a fazer aquela posição, fazendo, com isso, que a equipa de Coimbra viesse a crescer na partida, sendo que, facto surpreendente, esta jogar com menos um elemento, devido a uma expulsão de um seu jogador.

A equipa portista parecia que tinha oferecido o domínio da partida à equipa de Coimbra, e fisicamente ressentia-se do jogo realizado na terça-feira para a Champions League, Jesualdo Ferreira não fazia substituições, apesar de ter duas ainda para fazer.

Lucho Gonzalez ainda teve oportunidade para dilatar o marcador, mas iria enviar uma bola ao poste, na marcação de uma grande penalidade, causando ainda apreensão e ansiedade no público portista que via a sua equipa a não acabar com a partida.

Se é bem verdade, que a Académica quase não teve uma grande oportunidade clara de golo, não podemos deixar de recordar um passado bem recente, onde as outras equipas também não tinham oportunidades claras de golo, mas, quase sem saberem ler nem escrever, os golos apareciam, por momentos de sorte. Às vezes podemos nos queixar da infelicidade, mas noutras alturas parece que estamos à espera que ela nos apareça. Por momentos, parecia que o FCPorto não queria acabar com o jogo, mas na verdade, a equipa portista não teve a força e o pejo suficiente para o fazer.

Na história do jogo ficam a conquista de mais três pontos importantes nesta sua recuperação dos pontos perdidos em tempo de crise, com uma exibição razoável mas o suficiente para ganhar a partida, agora segue-se uma deslocação a um campo tradicionalmente difícil, o do Bonfim, afim de poder terminar o ano cada vez mais perto do primeiro lugar.

10 comentários:

  1. Jogo fraco, perante um adversário fraco..

    Lucho continua uma verdadeira nulidade, continuamos a jogar com menos 1. Estará ele descontente, quer ir jogar para o Málaga ou para o A. Madrid? Deixem-no ir, parece que está a fazer um frete, nada digno de um capitão, ainda mais dum clube como o FCP.

    Fernando na minha opinião, continua a não ser o melhor trinco do plantel, Pele está a anos luz.. mais uma vez, no golo, ele tem uma cota parte de responsabilidades, tal como teve nas assistências, que fez para o Kazim, e para o Liedson em jogos anteriores..

    Cebola + Licha + Hulk esta tripla nos dará muitas alegrias, só precisam criar os automatismos necessários.

    Espero que o golo do Cebola, lhe venha a dar mais moral e arranque definitivamente, para uma grande época!!

    Tarik, passou de imprescindível a não convocado? Nem no banco?


    P.S.
    Leandro Lima e Bruno Gama, ontem estavam diabólicos, deixaram por diversas vezes os defesas com os “rins trocados”, espero que tenham dado tudo contra as Gayvotas, e que lhes faltem as forças no próximo fds, porque o próximo jogo, é contra o FCP!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o adezivo, o Lucho parece que está a fazer um frete. Já nos deu muitas alegrias, mas neste momento merece o banco. Na Turquia se ele tivesse jogado talvez não tivessemos ganho. O Tomás Costa merece jogar no seu lugar, está com mais garra.
    Lucho para o banco, já!!!

    ResponderEliminar
  3. Estou quase quase certo de que o Lucho vai sair agora em janeiro e como tal não se quer lesionar. É a ÚNICA resposta que encontro para este subrendimento de meter medo.

    Óbviamente o Tomás Costa merece, neste momento, muito mais o lugar. Luta, ataca, defende, recupera, remata, faz 30 por uma linha em comparação com a extra passividade de Lucho que parecia cansado por andar o jogo todo a PASSO!

    Quanto ao fernando, independentemente de de não gostar dele (não afecta o meu raciocinio), continuo a achar que não server para o Porto. Ele até já nem comete tantos erros, mas os que comete são fatais e como tal não nos podemos dar a estes "luxos". Fiquei até com a ideia que ele jogou melhor a defesa direito que a trinco.

    O Pelé merece oportunidades mas não na intercalar nem taças nem tretas... merece jogar no campeonato para que possa provar algo (bom ou mau).

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida de que o resultado foi melhor do que a exibição. Mas, é preciso não esquecer que os campeões são aqueles que ganham alguns jogos mesmo sem jogar bem. Quanto a Lucho, concordo que está a passar por uma fase má. Está sem agressividade e a perder muitas bolas. Parabéns a Rodriguez, está a mostrar que é um jogador à PORTO. Não se foi abaixo com a críticas, continuando a disputar todos os lances com o mesmo empenho e espero que o golo que marcou seja o primeiro de muitos. Cada vez melhor está Hulk, pois está a jogar mais para a equipa.

    ResponderEliminar
  5. "Jesualdo Ferreira optaria por mandar Fernando para defesa direito e fazer entrar Tomás Costa para o meio campo. Opção essa que se viria a provar ser desacertada, até pelo jogo acertado que Fernando tinha vindo a fazer até ao momento, a partir daí, a equipa portista começava a denotar alguma confusão táctica, principalmente na posição de trinco, não se sabia se era o argentino ou Raul Meireles a fazer aquela posição".


    Menphis, parece que estamos a rever o jogo com o Leixões e a confusão táctica de Jesualdo no respeitante ao trinco.

    Eu teria metido o Lino à esquerda e Fucile à direita tirando Sapunaru, trocando o Lucho - que nunca vi fazer um jogo tão mau - pelo Tomás Costa e a equipa teria estabilidade.

    Num meio-campo onde Lucho foi inexistente e Meireles jogou intermitente, Fernando teria de ressentir-se um pouco.

    O golo da Académica não é culpa de um ou outro mas de toda a defesa a dormir. O Fucile é lateral-esquerdo e vai quase à direita marcar o ponta-de-lança Garcês?

    Sapunaru não existe, Rolando teve de ir à linha tapar o cruzamento do fundo e acabou Cris por ficar solto na área de forma incompreensível. Um falhanço sectorial inacreditável porque todos andaram ali a dormir.

    Só não concordo, Menphis, com o destaque dado à Académica. Não acho que tenha tido grande mérito, achei uma equipa ultradefensiva sem que alguém marcasse o Pvlovic que é tecnicamente muito fraco mas saía, sozinho, sempre a jogar com a bola, a passar, a jogar para a direita e a esquerda. Só os três da frente pressionaram, o meio-campo do FC Porto foi quase inexistente.

    Aliás, há muito jogador bruto na Académica. A falta sobre Hulk teve amarelo, quando devia era ter tido vermelho pela cotovelada, mas aquele auxiliar não via nada, burro como uma porta. O Lacroix também esteve ao seu nível e mais um golo anulado ao FC Porto quando Lisandro está em linha, Lacroix deve ser o árbitro-auxiliar mais antiportista da história, um caso doentio de perseguição mórbida para um "liner" absolutamente medíocre. Elmano Santos acabou por ser melhor do que os seus auxiliares, o que parece inacreditável.

    O cansaço foi evidente, apesar da melhoria da 2ª parte, e é o preço a pagar pelos jogos disputadíssimos da Champions. O FC Porto fez um jogo de uma intensidade tremenda na Turquia, mais o desgaste da viagem que conta muito, apesar de ter tido quase uma semana de descanso entre dois jogos.

    Daí ser incompreensível que Jesualdo tenha feito só uma substituição.

    E, de novo, incompreensível é deixar Pelé e Tarik na bancada.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma exibição de treta!!!

    Muito melhor o resultado do que a exibição.

    Mesmo assim houve aspectos positivos, o 1º golo do "cebola", a evolução do Hulk e o melhor entendimento do trio do ataque.

    O Mister parece que desaprende, não compreendo!!!!!!!!

    O Lucho está uma nódoa, mas a culpa de ele emperrar o jogo do Porto é do Jesualdo, pois se ele fosse esperto não o punha sequer em campo ou tirava-o logo ao intervalo. Se ele quer sair, ou não, se está aleijado, se vai para os copos á noite eu não sei o que sei é que não está em forma ou não não quer jogar, não entra em campo e acabou.

    Deu-me pena vêr o Raul a esmifrar-se todo naquele meio campo, a ter de fazer o seu papel e o do Lucho e por vezes o do Fernando, grande Raul!!!!!

    O golo não é falha do Sapunaru como muitos dizem, mas sim do fucile que deixou o gajo da Académica sozinho e começou com um mau passe do Fernando apanhanhando todos em contrapé.

    Não se fazem campeões sem sorte e sem vitórias a jogar mal, quem sabe não é o prenuncio de mais um titulo, a caminho do tetra vamos nós!!!!!!!!!!!!!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Estive no Dragão, também acho que o Lucho terá feito o pior jogo que lhe vi mas isso não é caso para vir aqui insinuar nada. Anda em baixa, se calhar tem lesões ( pubalgia??? ), enfim ... deu muito ao clube e por isso tem crédito para estar menos bem.
    O treinador é que o deve proteger.
    Também me parece discutível a questão Tarik....Ele estica o jogo e faz jogar.

    ResponderEliminar
  8. O porto nao fez um grande jogo, mas dominou sempre e esteve sempre por cima, lucho jogou de facto muito abaixo do que vale e rodriguez apesar do golo tambem nao jogou muito, acho que como equipa o porto já esta num nivel aceitavel, falta que esses 2 comessem a jogar.

    Não percebo o porque de tarik nao ter sido chamado, olhava-se para o banco e nao havia ninguém para meter no ataque se fosse preciso.

    lucho está mesmo muito em baixo, não me parece que seja devido a cansaço, se calhar a maneira de ele subir de forma é a jogar.

    O golo que sofremos é patetico, e acho que a culpa é dos médios, fernando ou meireles deviam ter acompanhado o jogador que marcou o golo.

    Espero que o sapunaru recupere e possa jogar no proximo jogo, não acho que tenha feito um mau jogo, acho é que esteve semrpe muito desapoiado.

    ResponderEliminar
  9. Rapei um frio do carago só para confirmar que no estádio alguns acham o mesmo que eu...

    burroaldo não tem futuro no fcp...

    ainda assim vamos ter futuro... porque há vontade... como diz o mst hoje na sua cronica semanal... é a diferença que ainda tem feito alguma diferença.

    tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. Como joga este FC Porto é a pergunta que faço no meu blog, passem por lá e participem: http://chutodeletra.blogspot.com/
    Para mim jesualdo mudou o sistema desde que hulk entrou para 4-1-3-2 e esta é a razão de o jogo da equipa ter melhorado.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar