19 abril 2009

Académica 0-3 FCPorto

Rolando 57', Lisandro 59'(gp) e M. Gonzalez 93'
Equipa: Helton, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Cissokho, Fernando, R. Meireles (Guarin 83'), M. Gonzalez, C. Rodrigues (T. Costa 70'), Lisandro (E. Farias 83') e Hulk

50 comentários:

  1. fodaxe... que merda de primeira parte. e aquele penalti...
    mesmo assim vamos ganhar

    ResponderEliminar
  2. O Porto ganhando sem casos de jogo já dava falatório, quanto mais com o penalti roubado LOOL

    Lá vem o janelinhas (aka Tone do tempo extra) com as tearias da conspiração e dos apitos e das verdades desportivas.

    ResponderEliminar
  3. Um penalti por marcar na 1ª parte mas caído do do nada.Uma falha estúpida do Meireles,até porque a bola ia para o Helton e assim até desmarcou o avançado da Académica que falhou isolado.
    .
    .
    A académica estacionou o autocarro,o Porto dominou o jogo todo.Até preferia que marcassem o raio do penalti,pelo falatório que vai gerar...Pena que nã tenha gerado falatório os 4 ou 5 penaltis claros por marcar a favor do Porto nos últimos 3 jogos da liga, um deles em que até ditou o amarelo a Lisandro por simulação...
    .
    .
    A académica se se queixa do penalti tem que explicar como mudaria o jogo todo,se na 2ª parte levou 3 golos e podia ter levado mais se o Porto não gerisse o jogo a partir do 2º...Com o penalti em vez de perderem 3-0,perdiam 3-1 ou perdiam por mais vendo aquilo que o Porto jogou e o que jogou a Académica.
    .
    .
    Brilhane reacção da equipa após uma eliminação da champions que deixou a todos tristes.
    Muito bem Jesualdo na forma como geriu a ausência de Lucho e na escolha de Mariano para o onze.Guarin está uma lástima como provou na sua entrada.
    .
    .
    Nota-se que Rodriguez e Hulk vivem um mau momento,com menor fulgor físico depois de muitos jogos exigentes...Já com o Manchester no Dragão se havia notado.Mesmo assim ganhamos de forma clara a uma equipa que este ano só havia perdido ma vez em casa.
    .
    .
    É este o mérito do treinador do Porto.Temos jogadores que cresceram muito,mas acima de tudo temos uma EQUIPA que cresceu muito e que resolve colectiamente os problemas que se lhe deparam e não depende do rendimento de A, B ou C.
    .
    .
    O tetra está mais perto.Achei muita piada à comunicação social a colocar o Sporting a 1 ponto do Porto quando o Porto nem havia jogado,como se a luta pelo título repentinamente estivesse relançada...
    .
    .
    O Sporting tem é que se preocupar com o Benfica,e se houver prejuízos de arbitragem será sempre a pensar no Benfica,para o Benfica conseguir o 2º e não com o 1º...O 1º toda a gente sabe que é o Porto,é uma equipa muito superiora ás demais.Só não está a mais pontos de distância porque no ínicio de época teve que consolidar ma equipa nova,com jogadores inexperientes e por causa de arbitragens tendenciosas agora na 2ª volta que impediram o Porto de se isolar ainda mais.
    .
    .
    ~Um grande jogo d Fernando hoje.Mais um.O tal menino do Professor,que muitos diziam que devia ser lateral direito e que era Pélé que devia jogar a trinco...
    .
    Bendita a hora que após aquele desaire em Lodnres,o Professor reiterou a confiança em Fernando para trinco.É o melhor da liga nacional,um dos melhores trincos brasileiros,e já superou de longe o seu antecessor...Alguém se lembra de um ta Paulo Assunção...? E Fernando ainda e um miúdo...Imaginem o que ele ainda pode evoluir...
    .
    .
    saudações portistas.

    ResponderEliminar
  4. "Bendita a hora que após aquele desaire em Londres,o Professor reiterou a confiança em Fernando para trinco."

    Quem meteu agua em Londres foi o Bruno Alves.

    ResponderEliminar
  5. ricardo esse tipo de "se´s" não validos mas a realidade é que eu pessoalmente detesto ganhar assim sujo. o penalti foi um lance importante e n ha que esconder isso. O porto na segunda parte fez um bom jogo a seguir a marcar o golo. mesmo assim parece-me que tanto cristian como hulk perderam alguma explosão.

    abc

    ResponderEliminar
  6. Má primeira parte(academica estacionou autocarro), e penalty a favor da academica por marcar. Boa segunda parte, merecemos a vitoria e podiamos ter marcado mais golos.
    Boas exibições de : fernando , mariano e lisandro e cissokho e sapunaru continuam muito bem.
    Mais perto do titulo...
    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Ó que pena o penalti, não ter sido marcado.
    Oh que pena!!!
    Assim não vale.
    Vai doer tanto, ganhar assim.
    Que chatice!
    Quer ganhe limpo quer ganhe cm erros de arbitragens o FCP vai ser sempre apelidado de pagar fruta.

    Quero lá saber.
    Os erros existem sempre, quer para um lado quer para outro.
    Desta vez podemos ter sido beneficiados? Talvez...
    Também já o mereciamos despois da C.L.
    Obrigado Olegário, mas não me esqueço da Taça de Portugal que nos roubaste.

    Já só faltam 5, para rumar ao tetra.

    Força FCP.

    ResponderEliminar
  8. Nelson,sujo seria se o Porto andasse a pressionar árbitros como o Benfica...Agora o Porto nos últimos 3 jogos teve 4 ou 5 penaltis por marcar e aí ninguem falou nada...
    .
    .
    Algum dia haviamos de ser beneficiados por um erro do árbitro.Todos são,mesmo que seja sem querer.
    .
    .
    Mesmo com esse lance,na 2ª parte marcamos 3 golos. A académica em nenum momento discutiu o jogo.EStacionou o autocarro.O Porto não jogou mal na 1ª parte,jogou sozinho,e já sabems que é complicado jogar contra equipas com 11 atrás da bola,quando os nossos jogadores têm por caravcterística a velocidade e explosão e para isso necessitam de espaços.
    .
    .
    A Académica em nenhum momento quis arriscar,quando o fez após o golo podia ter sido goleada se não tirássemos o pé do acelerador.
    .
    Também eu digo,que ontem se o Derlei tivesse sdo expulso o Sporting se calhar não empatava e depois marcva o 2º.
    .
    E falamos de um jogo em que o Sporting jogou bem pior e ganhou no sufoco.
    .
    .
    O Porto ganhou por 3-0.Resultado claro.Dizer que um penalto tem influência num resultado de 3-0....Se a Académica tivesse jogado bem,tivesse criado perigo,mas o quew se viu foi o Porto a dominar o jogo todo e a ganhar por 3-0.Não ganhamos á rasca por 1-0 e com um penalti por marcar pa académica...Ganhamos de forma confortável e convicente por 3-0 e que ficou um penalti por marcar para a cadémica.
    .
    Também nos tivemos 4 ou 5 penaltis por marcar a nosso favor nos ultimos 3 jogos e nºao deixamos de ganhar...Podiamos ter feito de coitadinhos também e queixarmo-nos d árbitro.Mas isso é mais para o Paulo Bennto,esse grande treinadoe que alguns pediam que viesse para o Porto...
    .
    .
    A nossa competência supera todas as dificuldades,incluindo penaltis por marcar.
    .
    .
    Na altura do penalti até fiquei chateado,queria que o árbitro marcasse penalti.Porque sabia que o Porto iria reagir na 2ªª parte e que acabariamos or ganhar o jogo na mesma,tal como ganhamos ao Guimarães por exemplo depois de estarmos em desvantagem...
    .
    .
    ssim,deu para os anti portistas criarem a ilusão que com o penalti a académica ganharia o jogo...Não jogaram sequer com qualidade suficiente para empatar...O Porto ganhou por 3,podia ter ganho por mais. J+a na 1ª parte o Rodriguez falha um golo na cara do guarda redes.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vez demonstramos muitas dificuldades quando o adversário estaciona o autocarro à frente da baliza. Se o golo não aparece cedo as coisas podem-se complicar. Após o primeiro golo entramos no nosso registo e até deu para levantar o pé. Depois da vitória ontem dos calimeros era importantissimo sair de Coimbra com os três pontos. Isso foi o mais importante. Pela negativa fica o penalty não assinalado o que irá fazer correr muita tinta.

    Individualmente destaco a defesa que esteve muito bem (Fernando incluido). Do meio campo para a frente denota-se ainda dificuldades em ultrapassar autocarros. O Lucho com os seus passes de ruptura fez e fará falta.

    Nota ainda positiva para a invasão azul a Coimbra. A caminho do tetra, estrada sem retorno...

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Vitória indiscutível do Porto !

    Embora ache que o jogo, como jogo de Futebol, foi fraco.

    Pelas imagens dá para entender que o relvado não está bem. O que pode favorecer a equipa com menos técnica : A Académica. Mas as imagens, só por si, não são verdadeiras. Assim,não sei.

    Há algo que me atraíu a atenção.

    Os comentadores passaram tempo a discursarem se era bola na mão ou mão na bola. Mas em nenhum momento se lembraram de expôr que, na sequência da jogada, o jogador da Académica falha um golo com a baliza aberta.

    É como se, no fundo, já não estivessem a comentar futebol, mas imagens ( soltas do seu contexto).

    O que a curto prazo poderá matar o futebol. Seria outro debate.

    Faltam cinco jornadas, né ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Ricardo Costa, eu sou da opinião que Fernando tem melhorado muito mas, se quer entrar em discussão, devo dizer-lhe que ainda hoje se notou bem a sua dificuldade em colocar a bola um pouco mais "redondinha", reparou que ele tem que estar sempre virado para os centrais para poder receber o esférico, o que provoca a pressão imediata dos médios contrários conhecedores das suas limitações e o cerceia nos movimentos imediatos...Claro que fui e sou da opinião que se perdeu muito tempo sem necessidade a tentar melhorar a sua produção, sem necessidade! Se ele tinha rotinas de defesa direito e o Pelé -que custou seis milhões- de médio-defensivo, para quê fazer modificações às rotinas?...Para além disso Bolatti, cedido após esta aprendizagem, juntamente com Pelé!
    Seis milhões para Fernando tirar um curso de médio-centro-defensivo, Tasssssss.....Foi muito dinheiro! Eu sei que o Professor é teimoso até ao chão, mas faz-nos sofrer imenso como hoje. Sem necessidade!
    Hoje ficou clara a dificuldade do Porto.
    O Porto teve de fazer subir os centrais para elevar o perecntual de perigo na área academista...E foi daí que nasceu o golo primeiro, mas nada me retira o sofrimento...Se o Ricardo gosta de sofrer, que posso eu fazer? E claro que Fernando não suplanta o Paulo Assunção! Poderá lá chegar mas ainda não chegou!
    Se a Académica visse o Penaltie feito pelo Raul Meireles marcado, o que teria acontecido, nem quero imaginar!
    O Professor não tinha para além de Tarik -que foi o único que não entrou- ninguém com poder criativo suficiente para abrir a defesa da Académica!
    Acha justificável depois de se saber a enorme quantidade de jogadores com estas características no plantel, que se encontra disperso pelo Universo?...Se o Ricardo gosta de sofrer, muito bem OK, eu sinceramente sou um terrível hedonista!...

    ResponderEliminar
  12. Agora até já damos Graças a Deus, porque o Sapunaru sabe defender melhor, acha justificável?...Temos dois avançados-centro e nenhum aparece nas opções iniciais...Devem estar a treinar para centrais!...Quando o Bruno fôr para o Estrangeiro, já temos as rotinas conseguidas no Farias e no Rabiola, o que me levanta algumas dúvidas, mais pela questão da altura do Farias...

    ResponderEliminar
  13. Hoje em Coimbra tivemos um adversário, não foi como em Guimarães em que o Sporting foi "convidado" a ganhar, ofereceram-lhe para aí uma dezena de oportunidades e eles aproveitaram duas nos últimos dez minutos...Percebia-se a preocupação do Cajuda em disfarçar o escândalo, vamos para trás, mais juntinhos -os gajos nunca mais marcam- mais para trás ainda! O Domingos deu luta e soube escalonar a equipa, praticaram um futebol certinho de boa troca de bola, sempre que puderam. O Guimarães não, fazia um passe e perdia logo o coiro...Fazia um corte e perdia o coiro...Acabou por conseguir perder o jogo também!

    ResponderEliminar
  14. "Canto a voz da Pátria canto,
    Que é a voz que assim me diz,
    Que somente a voz do Povo, é a voz do meu País...

    Se a voz do Povo me chama, Trovador me tornarei,
    A minha voz nasceu livre e com ela cantarei...

    Com trovas entro na liça, não tenho as armas do Rei,
    Eu canto pela Justiça,
    Que em Trovador me tornei..."

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  15. Falam tanto do pénalty! Alguém se lembra como se deu esse lance? Um corte limpo perto da entrada da área contra o FCPorto cometida por Bruno Alves, este reclama e leva amarelo. Na cobrança dessa falta Raúl Meireles dá mão.

    Quer dizer: falta nitidamente inexistente que origina livre perigoso à entrada da àrea, consequente cartão amarelo pela revolta pela marcação de falta tão absurda e no livre dá-se a mão. Vocês ainda se lamentam por esse erro?!

    Se bem entendi o justo seria o FCPorto em vez de ser duplamente castigado (falta e amarelo) ainda deveria ser vítima, pasme-se, de um pénalty!

    Não, meus caros! Os árbitros não nos deram nada, podem ficar descansados.

    Ainda sobra o terceiro golo que de facto Farías surge em fora-de-jogo. Mas, poucos minutos antes, foi assinalado um fora-de-jogo inexistente depois de uma assistência de Mariano que deixaria Lisandro isolado em frente ao guarda-redes.

    São estes jogos que falsamente nos beneficiam que alimentam os fantasmas lampiónicos sobre a arbitragem desviando a atenção dos campos onde verdadeiramente os árbitros decidem jogos.

    Bom jogo do FCPorto que apesar de ter acordado tarde, ainda teve tempo de conquistar uma vitória incontestável.

    ResponderEliminar
  16. Meireles essa do Fernando ser lateral direito foi ridícula. Criticá-lo neste fase é ainda mais infeliz. O Fernando foi contratado para a posição de médio defensivo, sendo esta a sua posição de raíz. A lateral direito já jogou, tanto no brasil como em portugal, mas sempre como adaptação.

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    MeirelesPortuense, é sempre com grande prazer que o leio.

    Pergunto-lhe, se me permite, o seguinte : Porque não se fala do ressalto da bola na mão ( ou mão na bola ) de Raul Meireles que isola o avançado da Académica.

    Porque é que este não marca ?

    Não estará, neste falhanço, a arquitectura da verdeira arte do futebol : Marcar golos !

    O resto são telenovelas :-) !

    Talvez o futebol, para alguns telespectadores,ainda não esteja, totalmente, dependente de imagens

    MeirelesPortuense : Não sei se vou parecer o homem no fundo do poço: Tenho sempre grande prazer em lê-lo. Sabe como poucos dar vida à língua Portuguesa.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. Foda-se,já não basta a corja lisbonense gritar pelos quatro cantos do mundo que o FCP só ganha sujo,veem os pseudo portistas dizer o mesmo!
    Que puta de sorte!
    Ainda estou á espera de houvir um cabrão de um lampeão dizer que o befique ganhou mal,e tenho a certeza que mesmo que dure outros tantos anos como os que já vivi,isso nunca vou houvir!
    Até parece que alguns portistas não teem a percepção do país em que vivem!
    Amanhã e nos dias seguintes vão aparecer muitos opinadeiros a dizer isso mesmo,e também que o terceiro é precedido de fora de jogo!
    No jogo do befique aquele moço de olhar assassino cometeu de forma subrépticia grande penalidade!Claro que esse lance não aquecia nem arrefecia pois o resultado estava feito!Amanhã ninguem fala disso!

    ResponderEliminar
  19. Porto Maravilha, nao é certamente o homem no fundo do poço.

    Muito bem dito Joao.

    ResponderEliminar
  20. Foda-se!!!Ouvir com H?Não bebo mais nada hoje!

    ResponderEliminar
  21. Caro Meireles:

    Até benfiquistas e sportinguistas são unânimes em considerar Fernando o melhor trinco da liga portuguesa...
    .
    2º Aonde tirou a idéia que Fernand tinha rotinas de defesa direito.???????O Fernando veio do Brasil como trinco,jogou no estrela como trinco.Sendo assim de nde vinham as rotinas de defesa direito?Por ter feito um ous dois jogos nessa posição na pré época e se ter saído bem?
    Já agora o Bruno Alves a ponta de lança também marcava uns golos se calhar,mas isso não faz dele um ponta de lança...
    .
    .
    Acho engraçado ainda haver gente a defender que o Jesualdo errou em insistir no Fernando quando é a própria Sad do Porto que admite qe Fernando foi dos activos que mais se valorizou com a champions...
    .
    .
    Fernano tem dificuldades no passe????O Fernando passa muito melhor que o Assunção que só passava para os lados e para trás e bem curtinho.Com Fernando o Porto ganhou um jogador com mais qualidade técnica no momento logo a seguir á recuperação de bola,permitidno qe o Meireles jogue uns metros mais á frente.Com Assunção ou Meireles ou Lucho tinham que descer porque Assunção era incapaz de arriscar no passe.
    .
    Aliás eu leio e acompanho muito a liga espanhola e a imprensa espanhola e os adeptos do Atlético criticam o Assunçai exactamente por não saber fazer um passe.
    .
    .
    Fernando é de longe o melhor trinco do campeonato este ano,isso não há dúvidas,até a imprensa de Lisboa o considera.E o jogo em Old Trafford ou em Madrid provaram a maturidade de Fernando...
    .
    .
    Sobre o dinheiro gasto no Pélé,isso deves perguntar á Sad...foi Pinto da Costa que classificou Quaresma como um grande negócio uma vez que Pélé foi valuado em 6 milhoes de euros...Acho estranho como Pélé um ano e meio ants custava nem um milhão e bastou uns jogos no Inter para passar a valer 6 milhões,mas tudo bem...
    ..
    .
    Também o Farias valeu 4 milhões e o Beniez 2 milhões por isso,já nada me espanta.
    .
    .
    .
    ara terminar...Realmente Meireles,o que Jesualdo nos tem feito sofrer...Ano passado fomos campeões com a maior vantagem de todos os tempos,faltando umas 6 jornadas...ESte ano estamos em todas as frentes,caímos de pé na champions depois do melhor jogo de sempre em solo inglês...Somos líderes isolados da liga,superamos o record de vitórias fora de casa de Mourinho...
    .
    Hoje ganhamos 3-0 e ficaram ainda mais golos por marcar...Na 1ª parte até parece que nada se passou...Lembro:Rodriguez falha um golo feito,lisandeo e outra vez rodriguez têm boas oportunidades para marcar e falham...Só se quiseres que o Jesualdo vá lá ele tambem empurrar a bola...É só o que falta,ele já faz um pouco de tudo no clube...de presidente,de director de comunicação,treinador,profesor...
    .
    .
    Falar de sofrimento num jogo que ganhamos por 3-0 e podiam ter sido mais...Numa liga que lideramos isolados...é no mínimo de rir...Então o que dirás o Meireles do Quique ou do grande Paulo Bento ou até do popular Jorge Jesus que está em 5º atrás de um Nacional com muitos menos meios...
    .
    .
    Se isto é sofrer,então nao me importo sofrer assim todos os anos...Campeão,final da taça aí,quartos de final da champions depois de grandes jogos em Madrid e Manchester...
    Se isto é sofrer,então estamos conversados.
    .
    .
    E Meireles eu sei que já vale tudo para se ter razão,mas também não invente agora uma posição nova para o Fernando...Sei que muitos portistas quiseram chamar de burro ao Jesualdo por não inventar o Fernando a lateral direito...Mas nao admitir o erro é cair duas vezes no mesmo...
    .
    .
    Com Fernando a lateral direito,teriamos perdido o melhor trinco da liga,com jogos notáveis em Manchester,Madrid e um dos maiores esteios desta equipa actualmente, e não teriamos feito crescer o Sapunaru,que por esta altura estaria já no mercado para vender,e assim teve chance de provar ter qualidade.
    .
    .
    Já o Pélé,esse gostava muito de noite...Prova de que o Jesualdo errou,é que o Pélé está a ter um enorme sucesso no seu novo clube e toda a gente ouve falar dele...
    .
    .
    Que Fernando foi aposta ganha,contra tudo e todos,é facto.O fato de ser uma das revelações da champions e ser considerado o melhor trinco da liga o provam.
    .
    E que bom é sofrer assim.
    .
    .
    Mas eu desculpo-o Meireles.Acho que se terá equivocado por achar que Fernando era lateral direito de origem o que é mentira.Fernando gahou o sul americano pela selecção brasileira e destacou-se jogando a trinco.Sempre foi essa a sua posição no Brasil.Foi como trinco qe foi contratado.
    .
    Na 1ª época era muito jovem,precisava de jogar.Jesualdo viu nele muito talento ao ponto de ter ponderdo deixa-lo no plantel e até o adaptou a lateral direito para ver se pela versatilidade arranjava vaga no plantel.Mas com Bosingwa a lateral direito e Assunção a trinco seria complicado para um miudo acabado de chegar a Portugal jogar...
    .
    .
    Como tal emprestou-o ao EStrela aonde Fernando fez uma grande época como....trinco.
    .
    .
    Em casos pontuais foi adaptado a lateral direito,mas ele sempre foi trinco.Logo ele não fez curso nenhum para ser trinco caro Meireles...Comentário infeliz portanto como já disseram aí acima,mas desculpavel caso o Meireles nao tivesse visto jogos do Fernando antes e nao conhecesse o trajecto do jogador.
    .
    O único curso que Jesualdo de a Fernando foi prepara-lo para jogar numa equipa com as responsablidades do Porto e ajuda-lo a crescer,danbdo-lhe oportunidades e não o queimando nem o passando para....lateral direito como muitos exigiram...Assim teria-se perdido o melhor trinco da liga.Que hoje até foi dos melhores em campo senão o melhor,para variar...
    Quant ao Pélé...Todos sabemos porque Pélé foi encostado...Pelo menos quem viva na cidade do Porto saberá certamente.
    .
    Agora se acha qe foi desperdiçar 6 milhões...Isso deve dizer ao presidente Pinto da Costa que para inflacionar o preço da venda de Quaresma incluiu o Pélé dizendo que ele valia 6 milhões de euros...Já na altura eu estranhei esse valor de mercado para um jogador com tão poucos jogos a titular pelo Inter e contratado há pouco tempo.
    .
    .
    Mas ja agora,proponho uma votação caro Meireles...Pergunte a alguém quem prefere:Fernando ou Pélé...OU até mesmo Fernando ou Assunção.Fernando com uns 20 anos,Assunção perto dos 30.Assunção que demorou anos para chegar a titular do Porto,Fernando que com 21 já fez esquecer o Assunção no topo da sua carreira...
    .
    .
    Já agora,sobre as dificuldades de jogar contra autocarros...Estou para saber qual a equipa que joga em contra autocarros...Até Mourinho tinha dificuldades e se queixava e ainda se queixa deles...
    Agora imaginem se tivesse uma equipa com jogadores na frente como Rodriguez,Hulk e Lisandro,jogadores com características que se adequam mais a jogar com espaço para colocarem a sua potencia e velocidade.
    .
    E ainda para mais tendo médios como Lucho e Meirels,jogadores de passes de ruptura e nao verdadeirs 10 para sair com a bola controlada de trás...
    .
    .
    A equipa tem que se adequar ás características dos seus jogadores e nao o cntrário.E temo-nos dado bem assim.É esta a estratégia para ganhar em Portugal como continuamos a ganhar e sermos capazes de ser competitivos na champions como fomos este ano.
    .
    .

    .
    saudações portistas.
    .
    .

    ResponderEliminar
  22. O Expresso diz que o FCPorto está novamente à frente do Sporting...NOVAMENTE.

    Fui lá, gostei do ambiente, dos 3 pontos e de ter ido a S João da Madeira comer um bom presunto, o resto são tretas..ou melhor..Tetra(s)

    ResponderEliminar
  23. Porto Maravilha, obrigado pelas suas palavras, havemos de nos conhecer e falar pessoalmente...E eu tenho que lhe agradecer muito, até porque me faz a justiça e o favor de querer manter-se meu amigo, sem sequer me conhecer de lado algum o que é só por si um facto notável nos tempos que correm...E eu retribuo sinceramente, esse seu sentimento!
    Na verdade eu tento aproveitar, dentro das minhas parcas possibilidades, sempre que intervenho, descrever em verdade tudo o que sinto, sem mais, sem falsidades nem rodeios, sem querer prestar vassalagem a ninguém, apenas por amor à verdade, com o dever de respeitar a
    minha própria consciência...E tento, melhorar em cada momento a minha escrita, se o consigo ou não é já outra conversa...Faço-o sem dúvida alguma, em profundo respeito por mim e pelo espaço que frequento!
    Nada mais me move a não ser por excesso, o meu grande amor ao nosso Clube.Um grande abraço a si e a todos os que estão distantes da nossa Pátria!

    ResponderEliminar
  24. Há portistas que em relação ao Porto são tão politicamente correctos, tão politicamente correctos, que até parecem...anti-portistas.

    É um bocado estranho, mas esses "portistas" só ficam incomodados com os (poucos) erros a favor do FCP. Com os (muitos) erros contra...não se incomodam nada.

    Eu vi um penalti por marcar contra o Porto, de facto vi. Mas antes disso, também vi um fora de jogo muito mal tirado em que o Rodriguez ficou isolado e com tudo para fazer golo. E depois disso, vi outro fora de jogo muito mal tirado em que o Lisandro ficou isolado e com tudo para fazer golo.

    Onde é que está afinal o problema - que alguns "portistas" cheios de pruridos "angelicais" pelos vistos têm - de se ter ganho como se ganhou, hoje, em Coimbra?

    ResponderEliminar
  25. E Meireles não o sabia com poderes de adivinhação como os benfiquistas ou sportinguistas capazes de jurar a pés juntos que se a académica marcassede penalti nós perderiamos o jogo...
    .
    .
    Vimos um jogo diferente.Eu vi um Porto que na 2ª parte amrcou 3 e podia ter marcado mais.Aliás a Académica teve uma ocasião em todo o jogo,contra 8 do Porto...Mais claro que isto impossível...
    .
    .
    E sobre avançados...Agora apra criticar o Jesualdo j+a vale tudo...O que ele precisa mais?ganhar a liga dos campeoes com um banco com Farias,Guarin,Benitez,Stepanov etc?e com miudos que nunca jogaram a champions?~tricampeão,fnal da taça aí á vista,uma grande champions que encheu nde orgulho a todos e ainda assim aparece gente a querer inventar e colocar defeitos em tudo...?=
    .
    .
    Não o Rui Santos,o cineasta ou o Cartaxana conseguem inventar tantos defeitos aonde eles nºao existem,e bem que tentam...Se calhar deviam começar a ler um blog de...portistas.É que conseguem encontrar e detectar problemas que nem os nossos adversários com toda a vontade do mundo conseguem encontrar...
    .
    .
    Agora o Farias devia ser titular é isso?So podem jogar onze.Tirava quem?O Hulk?O Rodriguez?O Lisandro?...Isso seria é que seria inteligente...Se criticam o professor por tudo e por nada,,,queria ver o que diriam dele se deixasse Hulk no banco ou Lisandro para jogar com o Farias....
    .
    .
    Quanto ao Rabiola,concordo que podia jogar mais,mas esta tapado justamente pelo...Farias.
    .
    Opções ofensivas no banco?Farias e Tarik.Para que mais?Só sobrava o Rabiola.Mas para quê convocar o Rabiola se ja sabemos que 3 dos nossos maiores craques jogam no ataque e nunca sairiam 2 deles para entrar Farias e Rabiola?Muito menos os 3 para entrar:Tarik,Farias e Rabiola.
    .
    .
    Isso eu chamo de criticar por criticar,por antipatia...Quando alguém tem sucesso e não há nada a apontar é natural que a imaginação tenha que ser mais fértil para criticar...Agora até já o banco se critica...Daqui a bocado até vamos discutir se o 2º guarda redes devia ser o Nuno ou o Ventura...
    .
    .
    O criticar o Jesualdo por deixar o Benitez de fora da convocatória...
    .
    .
    É que já calou tanta gente em relação a tantos aspectos tácticos e de jogadores,que já se chegou ao cúmulo de até se criticar quando ganha 3-0 a uma equipa que este ano devo lembrar,só por uma vez perdeu em casa...
    .
    .
    A isto se chama queixarem-se de barriga cheia...Nem parece que são do mesmo clube que ficou quase 20 anos sem um título e campeão...Perderam a noção da dificuldade das coisas e do quanto se sua para se ser muito melhor que os outros.Porque só assim podemos ganhar em Portugal.Não basta ser melhores,temos que ser muito melhores..
    .
    .
    Mesmo assim,ainda há adeptos que acham pouco...Se calhar deviam inventar um campeonato em Marte para o Porto ir la ganhar,e mesmo assim o Jesuado continuaria a ser burro porque se ganhou em Marte já devia tar a ganhar outro em Plutão...
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  26. Ricardo Costa: Por favor, não vale a pena entrar-mos em grande discussão sobre se o Fernando é melhor a defesa-direito ou médio-defensivo...Para mim a grande lacuna da equipa era o lugar de defesa direito após a saída do Bosingwa...Veio o Sapunaru que também era defesa-central segundo vi escrito, portanto.
    O que eu sei e vi, foi o Fernando jogar e muito bem pelo Estrela da Amadora exactamente a defesa-direito e contra o FCdoPorto!...Parece que o Porto contratou o Varela ao Estrela, suponho que ele é avançado, deduzo que o Porto o contratou porque ele sabe jogar a avançado...Se calhar talvez não!
    O que eu também sei e sinto é que o Porto tem feito paupérrimas exibições, confrangedoras no meu ponto de vista, já aqui o disse, com falta de ligação especialmente a meio campo e algumas excepcionais mas em circunstâncias também especiais, mormente quando joga fora e no campo de equipas mais fortes ou que necessitam de nos ganhar...Quando as coisas saem destes parâmetros ficam muito negras!
    Andrés Madrid na sua apresentação mostrou uma qualidade boa, falhou talvez no ritmo a apresentar, mas foi agradável nesse jogo ver a conjugação possível dos diversos sectores, por força desse simples pormenor, para mim na melhor exibição da época!...Bom, a partir daí saiu!?...Hoje estava na bancada!
    ompreendo, estavam lá o Guarin e o Tomás Costa, dois poços de técnica!

    ResponderEliminar
  27. Mas acredite, sinceramente acredite, o que eu pretendo é o melhor para o FCdoPorto, suponho que o Ricardo também, portanto, tudo o que for agradável para si em termos de resultados, também o será para mim...E vice-versa!
    Não vale a pena esmiuçar muito estes pormenores, não adianta muito, quem manda manda e não sou eu, só que me custa sofrer todos estes momentos, se custa!
    A verdade é que Jesualdo já tem três títulos na mão e prepara-se, se tudo correr dentro da normalidade, para abraçar mais um e eu aplaudo, é bom para mim acredite!
    Portanto, viva o Futebol Clube do Porto!...

    ResponderEliminar
  28. E não tenho qualquer rancor ou antipatia pelo Professor Jesualdo, se aqui, até já defendi a sua renovação!
    O que me custa é observar a máscara de sofrimento estampada no rosto dele -como hoje-, estando eu a sofrer de igual modo!
    E creio que esse sofrimento, é criado muito por culpa dele!
    O que eu gostava de ver era evolução! Evolução do seu posicionamento e se algum já houve, pelo menos no que à atitude a ter nas Conferências de Imprensa concerne, que seja acompanhada pela forma da equipa evoluir em campo.
    Vou-lhe dar um exemplo:-o jogo da Luz! Perdemos ali a oportunidade soberana de matar à nascença, quaisquer veleidades dos Benfiquistas e não soubemos nem conseguimos aproveitar!...Hoje estava tudo arrumado!

    ResponderEliminar
  29. E mais, não sou nada politicamente correcto, não sou é cego! Pelo menos tento não ser...O jogo de hoje só ficou definido após a marcação do golo de Rolando, este aconteceu aos 57 minutos, até lá foi um susto, porque a equipa tinha que abrir caminhos e não sabia como.
    Após o golo tudo ficou mais fácil, a Académica teve que abrir muito mais e claro a nossa equipa ficou nas suas sete quintas!
    Se não é verdade o que digo, devo ter estado a ver o CSI-Miami!...

    ResponderEliminar
  30. Caro Meirele:

    Não duvido da sua vontade de ver o Porto vencer.Apenas discutimos pontos de vista.
    O Fernando é um facto caro Meireles sempre foi trinco.
    .
    O Meireles errou ao criticar Jesualdo ao dizer que teve que lhe dar um curso de trinco porque ele era lateral direito...
    .
    Bem pelo contrario.Ele manteve-o na sua posição de origem,naquela que sempre desempenhou desde que é conhecido para o futebol.
    Voce viu um jogo dele no Estrela a jogar adaptado a lateral direito,mas ele sempre jogou como trinco.Por vezes em caso de necessidader adaptava-se a lateral direito,mas essa nunca foi a sua posição de origem.
    .
    .
    Logo a ir para lateral direito,aí sim precisava de um curso,porque tinha que adquirir rotinas numa posição que não é a sua de origem.
    .
    .
    E o Porto ja provou ter em Sapunaru uma boa opção e ainda temos o Fucile.Sapunaru precisava de tempo,tal como os outros jovens que vieram este ano para o Porto.Por isso é que o Jesualdo sabe mais que nos e não se deixa levar nestas teorias que todo o treiador de bancada adora fazer.
    .
    .
    A única vez que o fez correu muito mal.Foi com o Nuno.Todos exigiam o Nuno...Jesualdo coloca o Nuno e o Nuno da frangos atrás de frangos e aí todos caem em cima de Jesualdo porque estava-se mesmo a ver que era o Helton que devia jogar...Os mesmos que ants haviam pedido...Nuno.
    .
    .
    Por isso um bom treinador tem que estar acima de tudo isso.Tem consciênca do seu trabalho e do que vale cada jogador que consigo trabalha,independentemente do que digam de fora.
    .
    .
    Jesualdo sabia que Fernando era um talento.Iria errar com certeza,mas ele tal como a equipa precisavam de errar juntos e crescer como equipa para chegar ao nível alto que chegaram agora,e j+a com boas bases para o ano fazermos ainda mais.
    ..
    .
    Sbre Varela.Tem razão Meireles.O Varela é de formação um avançado.POde jogar nas três posições do ataque.Extremo direito,esquerdo ou ponta de lança...Um bocado á semelhança de...Lisandro.Talvez já a precaver a possível saída de Lisandro este ano.Varela é também um jogador rápido,explisivo e versátil.Só lhe falta melhorar um pouco a finalização.
    .
    .

    .
    Discordo totalmente sobre as criticas que faz aos jogos do Porto...O Porto fez esta mesma época a melhor exibição de sempre em solo inglês.Nem Mourinho colocou a equipa a jogar olhos nos olhos fora de casa com o Manchester como o conseguiu Jesualdo com uma equipa de miúdos...
    .
    .
    Há portistas que nem para si são bons...Criticar as exibições do Porto???O Porto é a única equipa que pratica um futebol,consistente,competitivo e de processos consolidados em Portugal...Alguém ja viu jogos do Sporting ou do Benfica este ano...?Isso sim são jogos fracos...
    .
    .
    Porto com Braga do grande Jorge Jesus deu um banho de bola,assim como deu ao Benfica na luz,assim como deu ao Sporting em Alvalade,assim como deu ao Atlético em Madrid,e ao Manchester em Inglaterra...
    .
    .
    Dizer que a equia joga mal é a meu ver rídiculo...Já nã via ma equipa tão consistente nas competições europeias desde Mourinho.Com a diferença de actualmente termos um plantel menos expewriente e com menos banco do que tinhamos em 2004 e jogamos um futebol mais ofensivo do que jogamos em 2004...
    .
    .
    Basta lerem um bocado do que se escreveu sobre o Porto por todo o Mundo...A imprensa mundial rendeu-se a qualidade do jogo do Porto e ao carácter da equipa...O mundo rende-se...alguns portistas queixam-se...Isso é que não dá para entender...
    .
    .
    .
    .
    Depois insiste em falar em que as coisas ficam muito negras....como????O Porto é líder isoladíssimo,e foi a única equipa em POrtugal a jogar em todas as frentes até agora...Como alguém pode falar em situação negra com uma época destas???
    .
    .
    O que é preciso fazer mais?
    .
    .
    Andamos a ser mal habituados mesmo...Ja se esqueceram das épocas do Octavio,do Del Neri,fernandez,da humilhação com artmedia no ano do Adrianse em que fomos gozados por todos pela nossa champions...
    .
    squecem-se que o Porto nunca havia conseguido apurar-se 3 vezes seguidas para os oitavos da champions...Assim como nunca havia conseguido ser 1º da fase de grupos,e com Jesualdo fomo-lo duas vezes...
    .
    .
    Msmo assim,há quem ache pouco...Se calhar deviamos ter ganho as 3 champions...Fizemos mais que equipas como Inter,REal Madrid,Juventus...Mas se calhar é pouco...
    .
    .
    O F. C. Porto sofreu para cnstruir esta equipa,porque este ano tivemos que construir uma equipa nova,com jogadores muito jovens e inexperientes...Mas depois de consolidada,é inegável mérito do professor e dos seus meninos na forma corajosa e destemida como se têm apresentado e do enorme crescimento individual e colectivo num curto espaço de tempo...
    .
    .
    A equipa está tão forte e a qualidade de jogo é tão boa,contrariamente ao que diz Meireles,que os portistas até encheram o Dragão acreditando piamente e ate´muitos quase falando como se fosse uma obrigação o Porto derrotar os campeões da Europa e do Mundo com um plantel umas 100 vezes mais caro que o nosso...
    .
    .
    Mas como digo...Quando tudo étão perfeito...Quando até batemos recores atrás de recordes,incluindo o de Mourinho e maravilhamos o mundo do futebol...Aí para se continuar a criticar o Jesualdo,tem que se ter mais imaginação ainda...
    .
    .
    Critica-se até quem se senta no banco...O Rabiola devia estar lá sentado,o Madrid etc...
    .
    .
    O Madrid devia jogar mais?????No lugar de quem???Do mehor trinco da liga nacional,o fernando???.
    .
    O que diriam os portistas se de hoje para amanhã sem motivo nenhum o Jesualdo colocasse o Fernando no banco para jogar o Madrid,caro Meireles...?
    .
    .
    Issso já é criticar por criticar...O Madrid e trinco,o problema hoje seria em marcar golos,nao em reforçar o meio campo defensivo...Principalmente quando a academica estacionou o autocarro como todos vimos...
    .
    .
    Como tal e sabendo que era o 1º jogo sem Lucho era mais importante ter várias soluções para o meio campo mais ofensivo.E mesmo assim quer o Guarin quer o o Meireles podiam preenhcer o lugar do Fernando em caso de lesão.
    .
    .
    .
    Sobre as dificuldades contra equipas que estacionam autocarros.Me caro,como disse,até MOuroinho tem dificuldades contra equipas assim, e se qeixa delas.
    .
    Não existem ainda equipas perfeitas e se houvessem não seria certamente o Porto com o orçamento que tem...
    .
    Todas têm os seus pontos fracos...Para nós é díficil jogar contra equipas que abdicam de discutir o jogo e se fecham com 11 atras e fazem anti jogo por vezes com a complacência do árbitro...Mas mesmo assim,com mais ou menos dificuldades,ganhamos.Porque ja sabem que basta entrar o 1º e saírem um bocado da toca que depois são goleadas como se tem visto.
    .
    .
    Isto só demonstra a grandeza do nosso clube e o medo que desperta.Ate Benfica e Sporting vieram jogar ao Dragão como jogaria o Belenenses que está em ultimo lugar...Com 11 atrás e a dar porrada em tudo o que mexe...
    .
    .
    Se é assim que gostava de ver o POrto jogar em Alvalade ou Luz para arrancar um mísero empate...e discordo totalmente.
    .
    .
    É óbvio que e complicado ter um ataque com jogadores rápidos e explosivos e depois jogar um estilo de jogo mais paciente contra equipas de autocarros...As características dos jogadores que temos são de velocidade,explosão na frente...Ano passado com Tarik e Quaresma acima de tdo,tinhamos jogadores de qualidade técnica diferente,capazes de parar mais o jogo e desiquilibrar pelo meio e abrir defesas cerradas...
    .
    .
    Est ano o nosso tridente ofensivo pode não ter tanto jeito para esse tipo de jogo,mas dá-nos chances de contra grandes equipas jogar de igual para igual e discutir resultados...Desta forma,temos uma equipa mais perigosa e capaz de chegar longe na champions sem deixar de dominar em Portugal.
    .
    .
    Diria que todos preferem estar assim do que ganhar a liga a uns 20 pontos quase como o ano passado mas depois faltar sempre algo na champions para ir mais longe.
    .
    .
    Prefiro ganhar com menor margem o campeonato,mas ter uma equipa que pelas suas características reúne mais condições de na champions poder sonhar com mais,mesmo a jogar contra mega potências cheias de dinheiro.
    .
    .
    Como tal,paremos de criticar por criticar...Até já inventamos problemas aonde eles não existem e que nem os sportinguistas e benfiquistas se lembram de inventar...
    .
    .
    abraço caro Meireles e que daqui por poucas semanas falemos mas é de mais um título e mais uma grande época do nosso clube culminada com dois títulos.Será da mais elementar justiça para este grupo conseguir esse feito.Pelo que cresceu este ano e pela excelência que atingiu nesta altura da época.

    ResponderEliminar
  31. Concordo com o Meireles acerca do Andrés Madrid. Para jogar contra equipas muito fechadas, onde a fluidez e a dinâmica de jogo são essenciais (ainda mais agora que não há Lucho Gonzalez), o Madrid é melhor que o Fernando.

    Para jogar contra Manchesters e outras grandes equipas (especialmente fora de casa), onde contam mais a capacidade de corte, o poder de antecipação e o jogo aéreo, o Fernando é melhor que o Madrid.

    Como nos próximos tempos não vamos jogar contra Manchesters e vamos jogar contra Setúbal, Marítimo e Trofense, para bem do Porto e dos nervos dos portistas, espero que o professor Jesualdo passe a utilizar mais o Andrés Madrid.

    ResponderEliminar
  32. Não tenho pruridos, nem gosto nada de sofrer!
    Gosto de vitórias sem espinhas, com dois golos marcados nos primeiros dois minutos de jogo!...E se for possível, assistir a goleadas em todos os jogos!
    Gostava de ver o Porto ganhar, como antigamente ganhavam as nossas equipas de Júniores -recordo o Lemos e o Ricardo nos idos de sessenta- dando às cabazadas de dezasseis e dezassete a zero!...Há quem goste de ganhar só por um a zero e marcado no último minuto, eu não!...

    ResponderEliminar
  33. eu tambem não sou cego ... ide-vos fod.. mais a história do anti-portismo só por dizer que ha um penalti contra o porto que não foi marcado. Não é por isto que deixo de pensar que o porto tem mais a haver do que a dever porque teem ficado por marcar muitos penaltis. Por outro lado é verdade que o bruno não fez falta mas este arbitro qq toque assinala logo falta.

    E falarmos dos problemas que tivemos para chegar ao golo?
    Toda a gente vai jogar contra o porto como jogou a academica na primeira parte até ao final do campeonato e o calendario a seguir ao setubal não é particularmente facil.

    ResponderEliminar
  34. Meireles não se esqueça que o Porto é bom mas não joga sozinho...Existe um adversário do outro lado,que nos coloca dificuldades.
    .
    .
    Vinhamos de uma eliminação da champions a meio da semana,no 1º jogo sem o capitão Lucho,que não tem substituto à altura neste plantel.
    .
    ìamos jogar contra uma Académica que está a fazer uma grande 2ª volta e que em todo o campeonato apenas perdeu um jogo...Não era uma equipa qualquer...Ainda para mais metem-se 11 atrás...Não se pode esperar que o Porto ganhe todos os jogos logo na 1ª parte...Lembro que com o Guimarães saimos a perder e depois acabamos por vencer e convencer e até podiamos ter goleado...
    .
    .
    O mesmo guimarães que ganhou ao Benfica e que ontem o Sporting só ganhou a 10 minutos do fim...Quer falar em sofrimento...?
    .
    .
    Podiamos ter ganhoa o Benfica?Podiamos.Mas caro Meireles,já disse aqui uma vez.Alguém espera que o Porto seja uma equipa perfeita,e Jesualdo o treinador perfeito?
    .
    .
    É impossível,até Mourinhoe errava ´+as vezes...Também ele insistiu em Pedro Emanuel durante muito tempo até colocar Ricardo Carvalho a titular...E temos exemplos de jogos em qye errou.
    .
    .
    Todos erram.
    .
    .
    Com o Benfica tem q se saber dar mérito.O Benfica fechou-se bem.Defendeu o tempo todo,marcou um golo de bola parada e depois defendeu muito e bem.
    .
    .
    Aí porque o Meireles também não diz que se tivessem marcado o penalti sobre o Lucho na 1ª parte tambem o jogo seria diferente...?
    É que ficriamos a ganhar 1-0,o Benfica teria que sair da toca,e arriscava-se a ser goleado como todas as equipas que tentam jogar de igual para igual connosco...
    .
    .
    O facto é que o Benfica já está fora da corrida pelo título...e os próprios benfiquisas admitem que esse jogo foi fundamental para terem perdido a corrida,porque mais do que nós,eles tinham necessidade de ganhar nesse jogo.
    .
    Nos continuamos 1ºs,eles é que a partir daí nunca mais o cheiraram.
    .
    .
    Se serve hoje dizer que o golo da académica podia ter mudado um jogo em que ganhamos 3-0...porque não dizer que esse jogo que critica que deviamos ter ganho,se o arbitro tivesse marcado o penalti sobre o Lucho também poderia ter sido diferente...e esse o Benfica só nos marcou um golo...Não foi como hoje que marcamos 3 na 2ª parte e podiamos até ter marcado mais...
    .
    .
    Já na 1ª parte podiamos tar a ganhar 3-0...Rodriguez falha duas vezes duas chances claras e lisandro falha outra...Isto para quem dizia que estavamos com dificukdades em entrar...O Porto teve 8 oportunidades claras de golo.Marcamos em 3 apenas.
    .
    .
    A académica teve uma no jogo todo.
    .
    .
    Mais claro que este é dificil...
    .

    ResponderEliminar
  35. Meireles...Com MOurinho goleavamos muito??Mourinho é um treinador bem resultadista...E não me lembro de ver tantas criticas ou queixas...
    .
    .
    Sobre essa de trocar o Fernando pelo Madrid,só pode ser uma boa piada...Vamos tirar um dos melhores jogadores do Porto esta época,o melhor trinco da liga portuguesa e colocar em campo um jogador que era suplente no Braga e que veio para cá exactamente para ser suplente do Fernando,porque o Pélé tinha saido...
    .
    .
    Se chamam o Jesualdo de burro até quando ganha por 3-0...Não imagino o que diriam dele no dia em que colocasse no banco um dos melhores jogadores da equipa este ano,e aquele que é apontado por todos como o melhor trinco da liga,para jogar com o Andrés Madrid...Até iam arder as orelhas do Jesualdo...eheheheh.
    .

    ResponderEliminar
  36. Ricardo, não ponha aqui em discussão o Benfica e o Sporting, não é possível colocar esses senhores em compita connosco! Temos que ser indubitavelmente melhores e mesmo não sendo indubitavelmente melhores sempre, somos sempre melhores no computo geral! É isso que nos safa!
    Custa-me ver o mestre, encolhido no banco, com medo de dizer asneiras, fez um manguito e pediu desculpas!...E eu é que tenho pruridos angelicais...Também não gosto de ver aquele olhar assassino do Paulo Bento, é assustador, mas quero lá saber, ele é Sportinguista, tudo bem, até pode começar a espumar-se em pleno jogo -à laia do Paulinho- que eu só me rio! Agora o Treinador da minha equipa, Não Carago! Gosto de ver pessoas do tipo do "Zé do Boné", cigarro na boca, sem medo nenhum de defrontar os caramelos dos Ingleses, Alemães ou Portugueses de Lisboa!...Ficar a tremer todo o jogo, NÃO!

    ResponderEliminar
  37. Só para terminar -que a noite vai longa e estou a ficar com sono- , diga-me o Ricardo quem é o jogador que acha poderá substituir o Lucho com alta nota?!...

    ResponderEliminar
  38. Jesualdo a tremer???Viu Jesualdo tremer em Old Trafford contra os campeoes do mundo...?Não.Viu a equipa mais destemida e corajosa do Porto de todos os tempos em Inglaterra.
    .
    .
    Eu vi os dois jogos.Reveja a exibiçao do Porto em Old TRafford com Oliveira em que apanhamos 4,ou com Mourinho em que empatamos mas em que não criamos chances e golo e tivemos a estrelinha da sorte de campeão no último minuto...
    .
    .
    O Porto nunca chegou de forma tão corajosa e destemida...Asssim como o fez em Madrid contra o Atlético...Isso não cola com esse rotulo que quiseram colocar em Jesualdo de medroso...O Porto este ano tem sido destemido,corajoso e foi por isso tão elogiado pela imprensa mundial pela champions que fez.
    .
    .
    Pode não gostar do estilo.Cada um tem o seu.Eu prefiro o estilo de Jesaldo.Uma pessoa respeitável,com cara´cter,que diz o que tem a dizer de forma clara e correcta mas sempre inquebrável na forma como defende os interesses do clube,mas sabendo-se comportar.
    .
    .
    Paulo Bento é simplesmente rídiculo...Eu teria vergonha de ver um treinador do Porto tão truculento na forma como fala e sem se saber comportar.
    .
    .
    Nunca vi Jesualdo tremer em nenhum jogo...Prova disso,foi que no jogo em que não se sentou no banco este ano,toda a gente sentiu a sua falta...Muitos criticavam-no,mas foi inegável,que se sentiu a ausência de Jesualdo no banco e na forma como transmitia segurança á equipa...Ate o Rui Moreira que não é propriamente um defender ou fã de Jesualdo o admitiu na sua crónica...
    .
    .
    Tremer vi o Quiqe a tremer cntra o Porto,vi o Paulo Bento a vir jogar á defesa quando tinha obrigação de ganhar no dragao para lutar pelo título e a tremer quand o Bayern humilhou o Sporting duas vezes...
    .
    .
    Jesualdo a tremer não vi sinceramente.
    .
    .
    O Jorge Jesus era tão querido por alguns para o lugar do Jesualdo e também ele tremeu quando levou u banho de bola do Porto...E agora é tão bom e tao corajoso que está em 5º atrás do Nacional,uma equipa sem metade dos recursos do Braga...

    ResponderEliminar
  39. Ricardo Costa, parece que ainda não percebeste uma coisa básica, que qualquer um que veja o Porto actual jogar vê: Contra equipas que joguem para ganhar, de igual para igual - regra geral, grandes equipas - o Porto faz exibições fulgurantes e é muito perigoso.

    Contra equipas muito fechadas, que joguem para o pontinho, o Porto faz um futebol muito mastigado, pouco atractivo e pouco perigoso.

    E embora este estado de coisas tenha melhorado bastante nos últimos tempos graças a jogadores como (os por ti muito depreciados) Mariano e Farias, ainda poderia melhorar mais com um bocadinho mais de abrir de olhos do Jesualdo, utilizando mais jogadores como o Andrés Madrid e o Tarik (que parece finalmente estar em boa forma física/psicológica).

    É que, embora pareça paradoxal, jogadores que são melhores para jogar contra grandes equipas, podem ser piores para jogar contra equipas pequenas.

    ResponderEliminar
  40. Bom, vou dormir, o que eu queria afirmar em nota final, era a necessidade do Porto melhorar como equipa, indo um pouco ao encontro do que diz o Luis Negroni, é necessário produzir um futebol mais esclarecido, especialmente quando defrontamos equipas mais defensivas como hoje!
    Quando nos colocam equipas a jogar abertamente, estamos muito à vontade isso é claro, embora nem sempre o façamos da forma mais bonita!...Utilizamos muito a bola bombeada e a oportunidade na falha do adversário! Não gosto muito, embora aprecie a maneira como defrontamos o Manchester lá, mas cá foi um verdadeiro desespero, uma espécie de nó bem atado sem solução possível...É isso que eu sinto!

    Até amanhã!
    Uma abraço a todos! Boa-noite!

    ResponderEliminar
  41. Negroni já estou a ver a recepção que o dragão dispensaria a Jesualdo no dia em que num jogo com o Setubal em casa,por exemplo se anunciasse a seguinte equipa:
    Madrid,Mariano,Tarik,Farias
    .
    Banco:Fernando,Rodriguez,Hulk e Lisandro.
    .
    Certamente seria bonito de se ver...Realmente a solução passa mesmo por aí...Tirar Hulk,Rodriguez,Fernando,LIsandro talvez dos melhores jogadores do Porto e colocar os super craques:Farias,Tarik e Madrid.
    .
    Como é possível Jesualdo ainda nao ter visto isso...Nem ele nem ninguém neste país...
    .
    .
    .
    O Porto não deve nunca mudar a sua identidade por jogar seja contra quem for.Se nao o mudou para o Manchester nao vai mudar para o Setubl ou Académica certamente...Isso sim seria mentalidade de treinador medroso.
    .
    .
    O Porto tem ganho com a equipa que tem jogado.Tem ganho e convencido.Líder isolado da liga,meias finais da taça,quartos da champions.
    .
    .
    Mudar quando se está bem e se recomenda seria isso sim sinal de burrice.Principalmente tirando-se alguns dos craques da equipa para darem lugar a Farias,Tarik e Madrid que era suplente no Braga.
    .
    .
    Sinceramente Luis,achas que algum adepto compreenderia ver Hulk,Lisandro,Rodriguez e Frnando no banco sem ser por questões de gestão de esforço...??
    .
    O que achas que diriam do Jesualdo se esclhesse uma equipa com:Madrid,Tarik,Mariano e Farias com esses jogadores que referi no banco...?Imaginas o que ele seria insultado?Se já assim é criticado por tudo e por nada... no dia que ele fizesse isso,tinha que sair com escolta policial do estádio...
    .
    .
    Caro Meireles:

    Eu acho que Jesualdo resolveu para já da melhor forma a substituição de Lucho.Que foi na prática não o substituir.
    .
    Não temos nenm jogador com as características do Lucho neste plantel infelizmente...Assim em vez de termos alguém a jogar mal no seu lugar como seriam Tomás Costa( por falta de classe,de qualidade técnica,de visão de jogo) ou Guarin( por falta de visão de jogo e incapacidade de soltar a bola ao 1º toque) mais vale jogar de forma diferente.
    .
    .
    O Mariano de todos os suplentes é aquele que melhor se tem integrado na equipa quando entra nos últimos tempos.Farias marca golos a equipas pequenas,mas também falha muitos,e tecnicamente é fraquíssimo,estragando por vezes muitas jogadas da equipa.
    .
    O segredo passa por confundir marcações.Mariano hoje entrou e esperva-se que jogsse no meio no lugar de Lucho,mas encostou-se aos flancos que é aonde rende mais.
    .
    .
    Assim sendo por vezes jogavamos em 4-2-4.De forma ainda mais ofensiva que jogavamos com Lucho na equipa...Exactamente já a pensar nessas equipas que estacionam o autocarro...Sem ter que operar uma revoluçao no onze como muitos propõe mandando todos os nossos craques do ataque para o banco,assim como o melhor trinco da liga...
    .
    .
    A idéia passa por juntar mais Meireles com Fernando, fazer com que Lisandro baixe mais a receber a bola e vá havendo uma troca constante de posições para baralhar as marcações...Na 1ª parte foi mais dificil,na 2ª saíu melhor.
    .
    .
    A equipa vai.-se habituar a jogar assim sem o Lucho,este jogo era mais crítico por ser o 1º,ser contra uma equipa complicada e ser após uma derrota que deixa marcas.
    .
    Lisandro baixa epreenche o meio, por vezes é o Mariano que faz movimentos interiores...Rodriguez cai também pelo meio de vez em quando para arrancar de trás com a bola controlada...Assim esse espaço que era ocupado por Lucho,acaba por ser ocupado não por um sucessor,mas pela equipa...Por vários jogadores que vão circulando pelo espaço confundindo marcaçõese assim jogando de uma forma diferente e não procurar um substituto directo de Lucho quando ninguém está à altura disso.
    .
    .
    Assim temos uma equipa até mais ofensiva,já a pensar nos tais autocarros.Porque em muitos momentos do jogo jogamos com avançados de forma clara:Mariano e Rodriguez nas faixas e Lisandro e Hulk no meio.
    .
    .
    Parece-se sinceramente melhor solução que jogar com Madrid,Tarik e Farias de ínicio,deixando Fernando,Hulk e Lisandro no banco...

    ResponderEliminar
  42. O Porto actualmente joga com muito pouca bola pelo alto caro Meireles...Jogamos em transiçoes ráidas,com boas combinações e muita velocidade na frente...
    .
    .
    Engraçado que fale de jogar no erro do adversário e do estilo de jogo de bola lançada pelo alto vinda da defesa...porque foi assim que jogavamos justamente em 2004 quando fomos campeões da europa...
    .
    .
    Em 2003 jogavamos em 4-3-3 ,mais bonito tecnicamente...Em 2004 Mourinh fechou e juntou mais as linahas no seu 4-4-2 losango em que as jogadas começavam várias vezes por um lançamento longo da defesa para o ataque,para se ganahr a segunda bola aproveitando o facto de termos 4 jogadores muito fortes a meio campo e assim aproveitar os erros dos adversários e 2ªs bolas...
    .
    .
    Fomos campeões da Europa dessa forma...Curiosamente a que o Meireles não gosta...Curiosamente agora jogamos menos dessa forma e o Meireles criticar a equipa de jogar com lançamentos longos,quando isso é algo característico das equipas de Mourinho desde 2004.Reforço do meio campo e construção de jogo desde a defesa com uma bola longa para que se ganhe as 2ªs bolas...Mourinho valoriza muito esse aspecto na forma como prepara as suas equipas...
    .
    Mas na altura nao vi ninguém a dizer,que achava feio quando o Porto ganhava em jogos tácticos o Depor ou empatava assim em Old Trafford com um golo caído no último minuto de livre...
    .
    .
    Mais vale cair em graça que ser engraçado.
    .
    .
    Se fosse outro treinador á frente da equipa qe não Jesuald mas alguém da moda,se calhar veriam o brilhantismo desta equipa,como até os nossos adversáriso vêm e toda a imprensa mundial vê...Só mesmo alfguns portistas continuam a ter dificuldades em ver...Por estranho que pareça...

    ResponderEliminar
  43. Essa de pôr o Madrid em vez do Fernando é para rir.

    Tirar um dos melhores trincos da Europa (o melhor jogador do FCP de 2009) para pôr um dispensado do Braga? Meu Deus.

    O Fernando não sabe passar? Ainda hoje serviu de forma perfeita o Lisandro no lance que deu o 2º golo, com um passe de 40 metros.

    ResponderEliminar
  44. ricardo
    madrid no lugar de fernando foi a coisa mais terrivel que te vi escrever.

    ResponderEliminar
  45. "COIMBRA TEM MAIS ENCANTO, VESTIDA DE AZUL E BRANCO..."


    Primeira palavra para os adeptos que foram extraordinários neste jogo. Ocorreram em massa tal como o Prof pediu. Um ponto a assinalar, a quantidade de crianças com as nossas cores, fiquei sensibilizado. Num dos topos, a AAC-OAF decidiu oferecer bilhetes a várias escolas da cidade: três quartos estavam de azul e branco. Fiquei muito contente. Sou de Coimbra e sempre que o FCPorto joga cá, vou ver, e esta foi das rarissímas vezes em que tínhamos mais adeptos que a Académica.


    Foi um jogo muito difícil pois a Académica, sem grande nexo, jogou para o 0-0. Mantivemos a calma e, com uma equipa muito fatigada, vencemos com naturalidade. Há um penálti não assinalado a favor da Briosa na 1ªparte, mas também não é menos verdade, que o livre que origina essa mão, é inexistente


    FALTAM 11 PONTOS PARA O TETRA


    Uma palavra outra vez para os adeptos, aquele "Lucho Lucho Lucho Gonzalez, Lucho Lucho Lucho Gonzalez, Luchoooooooo Gonzalezzz" foi lindo, como também o cântico para o nosso timoneiro, o Prof Jesualdo Ferreira


    Venha a passaporte para o Jamor!!!!

    ResponderEliminar
  46. Foquem-se todos no Tetra e na Taça... no final discutimos essas "pentilhices", porque dentro de todos nós mora o melhor do mundo (pensamos nós), mas quem sabe, e muito, é o Nosso Mister Jesualdo. Siga o espectáculo, que este ano, com todas as contrariedade, tem sido "bem bom". FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  47. Nelson,eu não escrevi Madrid no lugar de Fernando.Aliás eu escrevi longos textos criticando essa posição do Meireles e do Negroni justamente...Claro que é absolutamente rídiculo tirar o Fernando da equipa.É o melhor trinco da liga.

    ResponderEliminar
  48. Muitas das vezes que venho cá à bancada, leio e nem dou opinião, mas gostava de pedir ao RicardoCosta um pouco mais de síntese porque as suas opiniões são autênticos testamentos e um gajo farta-se de ler até perder o nexo. Do jogo só me importei de ver o FCP ganhar, que se f**** lá os penaltis e as possíveis reacções a isso. Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  49. Mais um jogo em velocidade de cruzeiro. Estamos mais perto. Quanto ao resto, no fim da época que se façam todas as análises, agora são precisos é os 3 pontos. Saudações Dragonianas

    ResponderEliminar