15 setembro 2009

Tradição diluviana

FCPORTO 0 - 1CHELSEA FC
Anelka ( 48´)

Equipa: Helton, Fucile, Alvaro, Rolando,Bruno Alves, Fernando, Guarin, Raul Meireles, Mariano Gonzalez ( Falcao 54 ´), Rodriguez ( Varela 64’) e Hulk


A tradição continua na mesma, quando o FCPorto joga em Inglaterra vem, quase sempre, vergado com uma derrota no campo, mas como uma vitória moral na bagagem, e com a sensação que poderia ter feito algo mais. Sorte ou saber, falta sempre uma coisa para bater o pé na casa dos clubes ingleses. Nada está perdido, o outro resultado no grupo até jogou a nosso favor, mas notou-se que ainda faltará um pouco de qualidade, principalmente no último passe e alguma experiência na equipa. Mostrou personalidade de campeão, mas ainda falta um pouco mais para vencer conjuntos muito fortes como o Chelsea.

Jesualdo Ferreira, num campo pesado contra jogadores fisicamente fortes, optou por dar mais músculo ao meio campo com a inclusão de Guarin, retirando Beluschi e deu mais experiência ao ataque com a inclusão de Rodriguez e Mariano, tirando Varela e Falcao.

Foi um FCPorto muito rigoroso tacticamente que se apresentou na primeira parte, o Chelsea entrou bastante forte, tentando impor um ritmo muito forte e rápido, se, em alguns momentos a equipa portista teve dificuldades em suster a pressão, principalmente nos primeiros minutos onde permitiu que Helton brilhasse.

Aos 6 minutos, Hulk mostrou que a equipa estava disposta a disputar o jogo de peito aberto, e num remate poderoso quase surpreendia Cech que defendeu quase de forma instintiva, no minuto seguinte, a responder um cruzamento de Mariano foi a vez de Raul Meireles ter outra oportunidade de golo.

O FCPorto mostrava que não tinha receio do Chelsea, Guarin comportava-se bem na sua missão, Lampard era vigiado de perto por Fernando e a oportunidade do Chelsea surgiam muito por culpa de erros de concentração individuais.

Até ao fim, o FCPorto ainda teve oportunidades para surpreender o Chelsea, primeiro Guarin de cabeça, depois Raul Meireles, também de cabeça, e, por fim, Rodriguez quase que desfeiteavam Cech.

Na segunda parte, logo no primeiro minuto, Hulk teve hipóteses de inaugurar o marcador, mas o Chelsea mostrou o porquê de ser considerada dos melhores conjuntos da Europa e Anelka um dos avançados mais perigosos do momento, com a devida permissividade e falta de agressividade de Bruno Alves, o avançado francês passou como quis na defesa portista rematou e depois da defesa de Helton teve tempo para fazer a recarga vitoriosa.

A equipa portista sentiu o golo e andou um pouco perdida no campo, Jesualdo Ferreira retirava o inócuo Mariano para dar lugar a Falcao, um FCPorto ganhava um homem na área e mais agressividade nas alas, mas só com a chegada de Varela, que entretanto entrou para o lugar do desgastado Rodriguez, é que a equipa portista começou a voltar a ganhar a agressividade como tinha na primeira parte.

No final, o Chelsea quase convidou o FCPorto a atacar, o que a equipa Tetracampeã não se fez rogada e obrigou o Chelsea a recuar bastante e a ter maiores dificuldades em sair para o ataque, enquanto isso a equipa portista criava algumas oportunidades para igualar a partida, não acontecendo, por falta de engenho e porque na baliza estava um dos melhores guarda-redes do mundo.
Por último, no último minuto, um lance de todo escusado de Fernando pôs o jogador de fora da próxima partida frente ao Atlético de Madrid.

Perdeu-se um jogo, foram 3 pontos desperdiçados, mas o FCPorto mostrou aos adeptos que, com o desenrolar do tempo esta equipa poderá continuar a dar muitas alegrias aos seus adeptos. Próxima partida é em casa, contra um adversário directo e com esta atitude é emio caminho andado para a vitória.

26 comentários:

  1. O fcporto realizou uma exibiçao bem razoável e honrou bem o clube, cidade, adeptos e portugal, claro que nao ha vitorias morais mas neste jogo ganhamos um jogador: guarin que fez uma grande exibiçao, e encostamos o chelsea a defesa nos ultimos 10 a 15 min. mostrando que somos um grande EUROPEU e esta competiçao tem as melhores equipas da europa, e nao e uma euroliguilha
    com equipas do segundo e terceiro escalao.
    Gostei da maioria dos jogadores,
    nota negativa para mariano- pior em campo, o hulk desiludiu um pouco ta na hora de aparecer nestes jogos.
    Melhores do fcp: helton- exocrizou os fantasmas passados com uma grande exibiçao; guarin - grande jogo; meireles- o melhor jogo nesta epoca, varela- grande entrada em jogo.
    Com o empate do atletico ficam minimizadas as perdas.
    Agora e ganhar ao braga!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma derrota em Inglaterra com travo a amargo!
    Boa atitude dos jogadores pese a pessima exibição de mariano e de Meireles durante a primeira hora de jogo ( continua a defender com os olhos)
    Grandes exibições de Guarin e de Alvaro Pereira com Varela e falcao a entrarem muito bem..alias nem deviam ter saido do onze, mas como sou suspeito o professor... perdeu OUTRA VEZ!
    Em equipa que ganha não se mexe!
    Desta vez safou-se na aposta em Guarin mas esqueceu-se de fazer a terceira substituição!Não se impunha?
    Tudo ou nada?
    Depois digam que não é medroso na abordagem aos jogos Europeus!
    Depois temos outro problema:
    o bombeiro Fernando foi expulso e tanto o Nuno Coelho como o Prediguer não estão inscritos na champions!!
    Mais uma pata na poça!
    E agora? quem vai fazer de trinco?
    Soltem mais uma invenção!

    ResponderEliminar
  3. eu avisei...apesar de Guarin ter feito um grande jogo, com Varela no lugar da Mariana e Falcão a titulares a historia poderia ter sido outra, como se viu na parte final...apesar disso gostei da equipa, pena o Hulk nao ter estado no seu melhor, o que já vem sendo hábito nos grandes jogos e termos falhado passes completamente absurdos...Mas, e porque jogámos frente ao Chelsea e nao contra o Bate, se jogarmos com esta atitude e com esta garra na Liga, não há Poenças que lhes valham...

    FORÇA FC PORTO, FORÇA CAMPEÕES!!!

    ResponderEliminar
  4. Falta sempre um bocadinho assim...

    Agora foi uma entrada deficiente a um lance aéreo de frente para a bola. A segur um ressalto, depois um atabalhoamento, por fim uma recarga.

    A pressão inglesa surte sempre efeitos. É fatal como o destino de perder lá.

    Bom jgo, globalmente, da equipa, que perdeu por um acaso. Mas acho que os centrais estão muito permissivos e lentos, Meireles e Hulk desaparecerem do jogo por longos minutos e o pessoal só se lembra do Mariano...

    Tão previsível isto...

    Valha que, também para avisar os incautos, o APOEL empatou em Madrid.

    Isto é a Champions!!!

    ResponderEliminar
  5. Faltou um pouquinho assim..., tipo danoninho.

    Falta um pouco de Killer instinct a estas equipas do Professor.

    Mariano teve duas arrancadas que se tivesse um pouco mais de egoísmo e vontade poderia ter entrado dentro da área para facturar em vez de passar a bola para trás e para o lado. Foi pena...
    Mas a melhor imagem para definir o nosso espírito de conquista, foi quando a equipa estava no tunel de acesso ao campo, BAlves mandou aguardar os jogadores do FCP, enquanto os do Chelsea passavam por nós.
    Quando deveria ter havido um berro, um grito, ou uma ordem com convicção de maneira a intimidar os jogadores do chelsea, demonstramos medo e reverência aos tipos. Jesualdo passou pelos jogadores e nem uma palavar de incentivo ou de coragem, ou de qualquer coisa. Nada. Passou calado e mudo como se nada daquilo lhe dissesse respeito. Caricato.
    Resultado?
    Entramos na 2ª parte a dormir e à espera de vêr o que o adversário ia fazer. E estes sem quere, recebem 2 bolas perdidas e pum...golo.

    Quando deveria ter carregado com mais uma substituição, entrando Farias para o lugar de Hulk que estava completamente esgotado, ficou refêm da boa exibição que Guarim estava a realizar. Pois é Prof. às vezes a coisa não corre como você espera, só que o puto fez uma exibição de raiva, e quase marcava.

    Quando entrou Belletti deveria ter retirado Hulk, pois passava a haver como foi o caso muita falta de espaço, para hulk jogar.

    A diferença neste jogo, foi uma equipa que sabendo do seu valor, jogou para ganhar e outra cuja atitude, foi a de não perder por muitos.
    O nosso azar, é que perdemos mais uma excelente oportunidade para ganhar um jogo, que nos poderia relançar para um grande nível.

    Como é possivel deixar Fernando em campo, tendo a possibilidade de fazer mais uma substituição, quando Guarim estava com a corda toda?

    Acorde p.f. e veja se aprende a ler os momentos do jogo e principalmente as incidências do mesmo.
    Este jogo só prova que se a coisa fugir um pouco das suas tácticas e esquemas, você fica paralizado nas tomadas de decisão.

    Por momentos a nossa equipa foi enorme. Faltou-nos um pouco de mentalização e agressividade competitiva que lhe competia a si, passar para a equipa.

    ResponderEliminar
  6. Ah, o Bruno Alves... Pois, e o Rolando. E o Meireles. Pode ser coincidência, mas estiveram na selecção e têm perdido muia espontaneidade e concentração.

    O FC Porto, contudo, portou-se melhor do que eu supunha, resguardou-se bem do superior ritmo do Chelsea. Mas há aqueles lapsos defensivos, de AUTORIDADE, que não se vêem nos ingleses, por exemplo.

    E a agressividade ofensiva não tem nada a ver.

    Autoridade nos despiques individuais e agressividade ofensiva são pedras de toque em cada jogo. E os desequilíbrios nascem aí.

    Era isto que eu temia. Colectivamente a equipa soube suser o ímpeto do Chelsea. Mas individual e sectorialmente houve falhas de corrente e esses lapsos, em perdas de bola ou maus passes na frente, retiram linhas de circulação e continuidade à equipa.

    Gostei, foi pena, mas é a realidade. Eu conheço-a.

    Tem sido assim nos jogos com o Chelsea...

    Mas a equipa portou-se bem e não saiu diminuída, bem pelo contrário.

    Vai sentir-se a falta do Ferrnando com o Atlético, penso que Meireles recuará e Mariano vai para o seu lugar dando espaço a Varela ou Falcão a titulares.

    Varela esteve muito bem e demonstrou que não devia ter ficado de fora.

    Aliás, tal como na 1ª jornada em P. Ferreira.

    Mas temos homem e daqui para a frente é que interessa.

    ResponderEliminar
  7. Não quero inventar desculpas, mas fiquei algo apreensivo.
    O Fernando recebe o primeiro amarelo por faltas iguais às pelas quais o Essein não é expulso.
    O Falcão recebe amarelo por ser agarrado pelo Ricardo Carvalho, enquanto o Lampard e o Balack são ignorados.
    E depois sei que o Proença é o árbitro para o Braga.

    Enfim, bruxas há muitas... Mas o jogo foi bom, deixo a melhores cabeças a tarefa de comentarem a bola, o que têm feito com acutilância.

    ResponderEliminar
  8. Gostei da equipa. Foi testada, e não se saiu mal. Que querem? O pai natal? Jogo de alta rotação, (que em portugal, é treta), e a resposta para este ano e esta equipa, não foi nada má. Agora é tentar melhorar.

    ResponderEliminar
  9. Penso que fizemos um jogo globalmente bom, apesar do resultado. Num terreno pesado, em condições meterológicas adversas, na casa de um adversário poderoso.

    Apresentámo-nos num 4-1-4-1 que se desdobrava num 4-3-3 para o ataque, com linhas muito juntas, numa primeira fase, na tentativa de controlar o jogo do Chelsea no corredor central e sair rapidamente para o ataque, o que foi parcialmente conseguido, porém demos alguns espaços nas faixas, onde Cole, Ivanovic e Anelka conseguiram alguns lances de perigo.
    Penso que na primeira parte houve momentos melhores de parte a parte, com o Chelsea a ser talvez mais perigoso.
    Na 2ª, num erro defensivo, o Chelsea chegou ao golo, com alguma sorte, deitando por terra a estratégia delineada e forçando-nos a ir atrás do resultado.
    Acusámos, momentaneamente, o golo sofrido, mas depois das alterações, equilibrámos e conseguimos encostar o Chelsea lá atrás, de tal maneira que retiraram um atacante para meter mais um defesa e poderíamos, com um pouco mais de sorte, ter chegado ao empate.

    Penso que o nosso maior erro foi dar tanto espaço ao Essien, que teve quase sempre à vontade para construir jogo quando descíamos as linhas, criando um espaço à sua frente.
    De resto, com exibições individuais mais ou menos conseguidas(uma palavra para Guarín que, juntamente com Hélton, foi, a meu ver, o melhor dos nossos jogadores), como equipa, tivemos momentos muito bons de futebol, tanto a nível defensivo como em transição, intercalados por momentos de menor discernimento e concentração.
    Sendo que estamos ainda numa fase de construção de mecanismos, penso que podemos olhar para o resto da época com alguma confiança, temos muitas e boas soluções para todas as posições, um óptimo treinador e um grande espírito de equipa!

    ResponderEliminar
  10. opah..é por jogos como estes (que são os que mais me interessam por cá ganha-se sempre) que eu não gosto do jesualdo!

    que equipa foi aquela que ele apresentou??

    não sofremos mais por muita sorte! valeu-nos desta vez o helton várias vezes!

    e guarin jogou bem?? falha mais de metade dos passes e é jogar bem??

    o mariano joga como joga em 99% dos jogos e agora já não dizem bem deles??

    enfim..é por estas e por outras que na europa nunca fazemos coisas de jeito (8ºs é mais que obrigação) a não ser o ano passado que calhou! o Jesualdo falha SEMPRE quando é preciso! e a maior parte das vezes é porque ou é defensivo de mais ou aposta no mariano e cepos que tais!

    ResponderEliminar
  11. Jogamos bem (e ainda vamos crescer), o Chelsea tb, mas o plus tiveram eles.. parabéns, tem grande equipa.

    Um comentário aos comentários: -pessoal o Benfica nao joga a Champions, parem de comparar e mandar boquinhas, só sao nossos adversarios no campeonato.

    ResponderEliminar
  12. Ser exigente é o meu lema, mas ser exigente com os pés no chão tendo a noção da realidade. O Chelsea é melhor que o F.C.Porto, tem melhor equipa, melhores jogadores, jogava em casa e tem um andamento, que a liguinha portuguesa não dá à nossa equipa. Mesmo com tudo isso fizemos um bom jogo, com a excepção daqueles 15 minutos iniciais da segunda-parte e podiamos ter empatado que ninguém diria que foi injusto. Guarín foi uma supresa, mas o que conta é que fez um grande jogo e deu razão ao treinador por o ter colocado a jogar. Se alguma critica deve ser feita ao Jesualdo, é não ter tirado Mariano, mesmo que as coisas em termos de resultado, não estivessem a correr mal. Foi na transição para o ataque que falhou e aí, muito por culpa do argentino, que trapalhão, nunca aproveitou as possibilidades que o meio-campo e os laterais ingleses deram. Falhou também Hulk, de quem se esperava muito mais.
    Muito bem Helton e muito bem Guarín.
    Gostei e fiquei com a certeza, que se o espírito for sempre aquele, vamos ter mais uma época de glória.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Apetece-me apenas dizer que vergonha nestas horas, é coisa que não faz parte do meu vocábulo futebolístico… ontem, tacticamente, o FC Porto fez um jogo quase perfeito, faltando apenas marcar, ou ainda melhor, bastaria não ter sofrido.

    O Chelsea jogou à Chelsea; o Porto jogou à Porto. Naquelas condições climatéricas, assistimos a um jogo muito interessante, de prender a atenção até ao último apito do árbitro, mas também de suspiros de alivio ou de ansiedade, dependendo da zona defensiva por onde a bola rolava.

    Muito humildemente, quero dar os meus parabéns a toda a equipa pela demonstração de querer, raça e bravura que demonstraram ao longo dos 90 minutos de Stamford Bridge, mas particularmente, ao Prof. Jesualdo Ferreira, alguém a quem ainda não se tinha ouvido o apito inicial, já dizia «cobras e lagartos» das suas opções para o onze, mas afinal, demonstrou-me mais uma vez, se preciso fosse, que apesar de algumas desconfianças que por vezes me levam a apontar-lhe o dedo, demonstra a cada jogo que passa, ser um motivador táctico de excelência, deixando depois o «resto» nas mãos dos nossos fantásticos jogadores.

    Se mais provas fossem necessárias, e ainda que o resultado não tenha sido desta vez o mais feliz, o FC Porto é a única equipa com classe, com pulmão e nome para estas andanças na Europa do futebol, onde depois de assistir a mais esta demonstração, tenho a crença absoluta que vamos conseguir alcançar os nossos objectivos mais imediatos nesta fase de grupos da Liga dos Campeões, mesmo sabendo que é difícil, mas difícil também sempre o foi, mesmo que numas vezes mais, noutras menos, mas este foi um daqueles momentos difíceis e a (minha) equipa correspondeu com o que dela esperava (e exigia!).

    A liga milionária, como muitos lhe chamam, arrancou ontem, e o que vi, muito sinceramente, e se calhar até quando todos esperaríamos o contrário, foi ver um tal de clube milionário e, dizem este ano na liga inglesa, um SUPER Chelsea, em largos momentos do jogo encostado às cordas e a defender com tudo e todos, despachando bolas para onde estavam virados… não, este resultado, não me envergonha nem um pouco!

    Perdemos o jogo… mas ganhamos uma equipa!

    ResponderEliminar
  14. A amargura que muitos sentem, podia muito bem ser uma desilusão e decepção total, caso o Chelsea tivesse concretizado a 4/5 oportunidades flagrantes que teve.

    Só o Helton, melhor em campo, impediu que viessemos de saco cheio outra vez de londres.

    Hulk à semelhança do Mutd voltou a decepcionar, escondendo-se constantemente do jogo.
    Meireles foi outra desilusão. Com a ilusão que tem grande estilo, não consegue assumir a liderança
    do meio campo, nem pautar o jogo portista. Estilo a mais e futebol a menos. Espera-se mt mais de Meireles em termos de raça, voz de comando e atitude.

    Jesualdo pensou bem o jogo, falhando apenas na importancia que deu à experiencia para um jogo da CL. Que experiencia tinha Cissoko (?), Fernando (?), Rolando (?), Hulk (?) o ano passado ???? Porquê negar a oportunidade a Varela, quando o puto é rápido, sabe segurar a bola, é destemido e está cheio de moral.

    Enfim, perdemos 3 pontos, ,as temos a oportunidade de fazer nos proximos 3 jogos, 9 pontos e assim assegurar a passagem aos 8 final, onde começa a nossa verdadeira champions.
    Isto é só o aquecimento.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  15. Não consigo compreender as críticas ferozes à equipa, como por exemplo no comentário do Fredy, entre outros.
    Fizemos um bom jogo contra uma grande equipa a jogar no seu estádio onde não perde à praticamente 3 anos. Aguentamos o músculo do Chelsea a e ainda o terreno pesado, algo que prejudicou muito mais o FCP devido ao estilo de jogo praticado. Mas afinal que é que vocês querem?! Querem ver o Porto entrar em campo e esmagar Chelseas, Barcelonas, Reais e afins?! Sejam justos pois a equipa lutou muito e mostrou argumentos para fazer uma grande Champions. Estou farto da massa assobiativa...vocês são o grande adversário do nosso clube!!!

    ResponderEliminar
  16. Fala-se muito em "identidade" mas as vitórias morais nunca fizeram parte da identidade do FCP!

    Embora não perceba como é que o Guarín foi lançado no jogo desta maneira - sujeito a ser queimado definitivamente - aceito que o treinador, face às condições próprias do jogo, troque uma peça por outra (Guarín por Belluschi).

    O que não percebo é como ele insiste no Hulk a Ponta de Lança, tendo de jogar de costas para a baliza, tendo de levar porrada constante do Terry, do Carvalho e do Cole, quando descaía para a direita, e até do Essien, quando tinha de ir buscar jogo. Ora, depois disto, torna-se complicado exigir-lhe muito mais.

    Quanto ao Mariano, se já me custou vê-lo jogar a primeira parte toda, vê-lo a regressar para a segunda parte pareceu-me gozo!

    O CR10 esteve lesionado, não fez a pré-época, fez viagens transatlânticas, jogou pela selecção e volta para ser titular.

    O oposto disto chama-se "Varela & Falcao".

    Tento pôr-me no lugar destes dois e vem-me o seguinte pensamento: "Foda-se!, nós jogamos e bem, nós estamos a ganhar rotinas, nós marcamos golos... e ele tira-nos?? Deve confiar em nós, p'ra caralho!!"

    Aliás, no caso do El Tigre até acho que o Jesualdo queria era o "jeroajero" e tinha medo que o rapaz continuasse a facturar.

    Concluindo, ORA FODA-SE QUE EU ESTOU FARTO DESTE FILME!

    http://basculacao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Eu defendo o nosso prof Jesualdo, mas ontem não entendi duas coisas: Aquela do Hulk à esquerda até aos cinco minutos finais, qd ele funciona melhor do outro lado, e com o Raul Meireles todo roto a não inclusão do Beluschi ou do Tomás Costa para o "ataque final". De resto começa a ser sina os erros defensivos em Inglaterra.

    ResponderEliminar
  18. O toque de qualidade que faz de nós os melhores de Portugal e tetracampeões nacionais esteve em Stamford Bridge.

    Continuam a faltar no entanto os pormenores necessários para o salto qualitativo que a equipa necessita para ombrear em plano de igualdade com os grandes da Europa (sem necessitar de gastar fortunas): Qualidade de passe e eficácia no remate (estes os principais).

    Os erros em alta competição pagam-se caros. Foi o que voltou a acontecer.

    Ontem Helton esteve enorme, rectificando a imagem que lá tinha deixado quando ofereceu a vitória ao Chelsea. Não foi por ele que o Porto desta vez não ganhou, bem pelo contrário.

    Hulk ainda não foi desta que deslumbrou na Europa. Já Guarín foi uma bela surpresa. Se jogasse sempre assim...

    Álvaro Pereira confirmou que é um jogador de grande qualidade e até tecnicamente superior a Cissokho.

    Varela é 100 vezes mais útil que Mariano. Continuo a não entender este fetiche de Jesualdo!

    O Professor quis jogar na experiência. São opções. Demonstrou não confiar nos novos. Não me parece uma boa mensagem para quem ficou de fora e que tem contribuído para a carreira positiva que o FC Porto vem fazendo internamente.

    Interessa enaltecer a coragem, a atitude, a raça e o querer para aqueles rapazes que equiparam de «laranja», que infelizmente ainda não é «mecânica»!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. João Moreno o LFL fartou-se de referir que o HULK deveria ir para a faixa direta, o unico problema é que, o "mago" Freitas Lobo não viu, foi que o Hulk a jogar do lado direito, era meio caminho andado para o Ashley Cole fazer 2 para 1 com o Lampard frente ao Fucille. O Hulk nunca na vida o acompanhava. O Varela fez isso, e fez muito bem!

    Desculpem lá, mas o gajo já metia nojo com tantos elogios ao Chelsea.

    ResponderEliminar
  20. É ter confiança. Está certo. Mas perder em Inglaterra, com o Celsea, mesmo por 1-0, desmotiva, enraivece, quando se inventa equipa nova por troca da ganhadora.

    Pois qualquer entusiasta dos jogos à Porto desta época bem sentiu e viu, o coração num aperto, que, sem Varela e Falcão, desde início, sobrou foi um treinador sem visão, tacanho e temeroso de mais, para os jogadores que tinha.

    Se não que, inventor, fez lá as contas, e deu torto. No problem. Nada que, ao fim, não desculpem palavras de circunstância.

    Porque foi um grande jogo.
    Mas com uma equipa debelada, ao nível do nosso grupo, e deixámos lá os três pontos. Sem desculpa.
    Numa palavra, cagufas.

    ResponderEliminar
  21. A táctica dos B.V.F. (Bombeiros Voluntários Famalicão) não resultou... pena, talvez no próximo jogo a táctica seja a B.V.F. (Beluschi, Varela, Falcão). Esta tem resultado!
    PS: Sem querelas, se tivessemos ganho estaria aqui a elogiar, afinal só as vitórias me fazem feliz.

    ResponderEliminar
  22. cm, concordo plenamente contigo, esse fdp do LFL, cada corte do Essien ou do Carvalho, dava uns "gritinhos" de alegria.. grande palhaço!!!

    ResponderEliminar
  23. Não só os comentadores me tiraram do sério, no trio de ataque o Dr. Rui Moreira saiu-se com dois comentários que me espantaram, que o castigo da liga em nada prejudicou o PORTO e que se deliciava com o jogo praticado pelas papoilas saltitantes

    ResponderEliminar
  24. Não há de facto grandes benefícios de vitórias morais mas há consequências com derrotas 'imorais' como foi a do ano passado com o Arsenal.

    Acho que a equipa esteve muito bem e é preciso ter em mente que, para nós, foi um jogo de muito alta dificuldade pelo que a forma como lidámos com ele eleva a nossa categoria e mostra o que somos capazes de fazer.

    Fiquei inicialmente decepcionado com a entrada do Guarin (embora a compreendesse do ponto de vista táctico) mas devo reconhecer que, no fim do jogo, foi uma opção perfeita e cirurgicamente essencial por parte do Jesualdo. Na minha opinão, se neste jogo tivéssemos começado com o Bellushi teria sido provavelmente um massacre pelo desiquilibrio no meio campo.

    Melhor do que isso é que os adeptos do FCP (pelo menos uma certa parte) ganharam um novo jogador de meio campo que pode perfeitamente jogar no lugar de Bellushi.

    Também percebo a troca do Mariano pelo Varela. Com Hulk no meio faz muito mais sentido ter um ala que segue para o meio (Mariano) do que um ala que vai à linha (Varela), independentemente do Varela estar a fazer um excelente campeonato.

    Acho que Jesualdo escolheu o melhor onze possível, tacticamente a equipa esteve bem e apenas um lance infeliz na defesa permitiu um golo difícil.
    Também não concordo com os que dizem que o Chelsea teve oportunidades flagrantes e que podíamos sair de lá com o saco cheio. Teve algumas oportunidades e nós também.

    Ontem o barça teve muito mais chances de ganhar o jogo ao Inter do que o chelsea a nós. É futebol.

    ResponderEliminar
  25. li noutro forum uma analise bastante lucida sobre...

    remates FC Porto 18 chelsea 21 Remates na baliza: FC Porto 7 chelsea 6

    Stats estratosféricas para uma equipa visitante em Stamford Bridge.

    Posse de bola: CFC 60% Vantagem territorial: FCP 56%

    O FC Porto teve menos posse, mas a que teve, foi tendencialmente no campo do Chelsea. Tem piada, acho eu.

    O Barça no ano passado, nas meias finais, conseguiu 14 remates. 10 para fora. 1 na baliza. 3 bloqueados.

    :::::::::::::::::::::::::::::::::


    Há 16 meses atrás, tínhamos judas assunção, quaresma, bosingwa, lucho e lisandro lopez, sendo que ainda perdemos o cissokho.

    Ha 15 meses atrás não estavam cá rolando, Fernando, Alvaro, Guarín, Falcao, Varela, Cristian Rodriguez, ou o Hulk. São Sete jogadores.

    Desses 7, três estão cá há menos de 3 meses.

    No Chelsea, há quatro jogadores que jogaram em 2004-09-29 contra nós! Nós já só temos o Nuno no plantel, mas nao jogou (nem Drogba).

    Da elminatória de 2006/07, jogada lá a 2007-03-06, o Chelsea manteve para ontem SETE jogadores e o FC Porto QUATRO.

    Registo da LC do Chelsea, desde 2004 até hoje, para ver onde andaram esses primeiros 4(5) jogadores e os 7 (8) de 2007:

    2004/05 - Meias-finais
    2005/06 - Oitavos-de-final
    2006/07 - Meias-finais
    2007/08 - Finalista vencido.
    2008/09 - Meias finais

    Registo do FC Porto, desde 2004 até hoje, para ver onde andaram esses primeiros 0(1) jogadores e os 4 (4) de 2007:

    2004/05 - Oitavos-de-final
    2005/06 - Fase de grupos
    2006/07 - Oitavos-de-final
    2007/08 - Oitavos-de-final
    2008/09 - Quartos de final.

    Não chega o que disse o Ancelotti. É preciso pensar, é preciso por preto no branco.

    ResponderEliminar
  26. O Site da Uefa já nos dá há alguns anos acesso a estatísticas que permitem um tipo de análise centrada no futebol jogado, que são algumas poucas estatísticas.

    Mas não é só esse site. O Telegraph tem para além do heat-map, algo mais interessante ainda.

    Trata-se da "average player's position", que determina grosso modo, a posição na qual seria mais provavel encontrar cada jogador no decorrer do jogo.

    É também um dado parcial, mas é sempre interessante verificar por exemplo, que o Kalou jogou colado À linha média, e que os médios do Chelsea (Cinco!) povoam realmente o centro, para deixar as laterais abertas.

    Destacar este 4-5-1 definido pela estatística mais frequente de posição dos jogadores. Os laterais, tal como na maioria das equipas, surgem quase colocados quase na linha de meio campo.

    E aí, dado engraçado, o Alvaro Pereira ficou mesmo à frente dessa linha. Revelador.

    O Mariano jogou dentro, o Cebola também, tal como o Hulk.

    O FC Porto, segundo estes dados, jogou também muito claramente, num 4-5-1.

    ::::::::::::::::::::::::

    O Telegraph tem um texto esclarecedor.

    "Chelsea were unimpressive, under siege for periods and ultimately reliant on the defensive excellence of Ricardo Carvalho and Ashley Cole in particular to see them to safety."

    Este pedaço é muito importante, no capítulo da avaliação do jogo, da proposta feita pelo FC Porto, do plano de jogo. Enfim, do que vale um jogadorAÇO como o Mariano Gonzalez.

    "Chelsea hardly deserved the lead. During the first half, Ancelotti’s side endured awkward times, their composure not helped by a tactical system that meant the wide players, Kalou and Florent Malouda tucked inside. Chelsea sought width from Ashley Cole and Branislav Ivanovic and both full-backs produced a few crosses. Lampard did meet one Ivanovic delivery with a powerful header punched away by Helton. "

    Conforme disse acima, o CFC povoa o miolo e dá deliberadamente a auto-estrada às gazelas Cole e do Zé BO. Ivanovic é quase tão palhetas como Bosingwa e fez um jogaço. A questão é bem colocada pelo autor do Telegraph. Desta vez, não funcionaram os laterais volantes.

    ResponderEliminar