23 novembro 2009

À sombra de Oliveira



Estaria a Oliveirense à espera de uma equipa treinada em jogadas de mergulho, adequando a sua piscina? É que sem esses exercícios de apneia submarina parece que nada ganha. Mas, assim, os oliveirenses estavam a dar cartas ao opositor e não água pela barba... A gente gosta é de azucrinar os franceses pela mão de Henry como se alguns fizessem por esquecer a mão negra de Vata...
Não sei se esta imagem, subitamente difundida pelos mais diversos meios, é relativa a um dos muitos jogos que se "realizaram mesmo" no campo dito de jogo de Oliveira de Azeméis. Se jogaram, perguntem-se porqùê, que eu não sei nem me interessa: parece que ninguém protestou e, pior, os intervenientes não reclamaram. O técnico da casa até achou normal, o presidente deve ter partilhado a ideia de uma boa preparação para o jogo seguinte.

Dizem as crónicas que o Oliveirense-Gil Vicente foi disputado naquelas condições. Também não sei. Feito o jogo, nem quero saber. Admito que as crónicas tenham contado o que se passou, se havia alguma coisa para contar. Mas quiçá as crónicas nem contaram que "aquilo" não devia ter tido lugar em tais condições. E nem suscitaram debates e opiniões. Porquê? Porque não jogou nenhum grande.

Bastou o FC Porto ir lá, a sua equipa ter entrado em campo para o aquecimento (?) e adaptação (!), para aparecer alguma indignação sobre isto.

Isto é uma competição profissional para quem joga, pelo visto também com o Carregado antes do Gil Vicente, na II Liga portuguesa. Onde muitos acham que, nesta taberna mal frequentada, a Liga tem protegido e divulgado o futebol, na hora em que o tasqueiro ocasional, político paraquedista, se prepara para deixar vago o cargo com méritos que lhe reconhecem e eu não vislumbro um só que seja.

Quando o FC Porto volta a entrar em competição a sério, na Champions, onde não se transige com os regulamentos. Quando está em marcha uma campanha para receber, a meias (mais ou menos) com Espanha, para o Mundial-2018 (ou 2022), temos isto. Que tanto suscita debate, sem gente para o fazer com argumentos razoáveis, mas acaba por espelhar a indiferença generalizada, encolhendo os ombros, como os responsáveis locais, à espera que não chova para piorar as coisas e na esperança de sol de Inverno a amenizar a situação.

Ou será que a Oliveirense estava a preparar a piscina para receber outra equipa muito dada a mergulhos e sem os quais, com tanta complacência dos árbitros como a Oliveirense tem da FPF e da Liga, para não dizer da Polícia e de um caso que devia originar uma queixa-crime, essa equipa de fiteiros e experts de apneia submarina não ganha?

Parece que a Liga só "licenciou" o campo da Oliveirense, o resto não é da sua conta. A FPF até tem patrocinador para a Taça de Portugal, mas lava as mãos como Pilatos. E, contudo, os discursos oficiais são no sentido de projectar o futebol português, seja pela presença no Mundial-2010 ou no ensejo de organizar o de 2018.

As questões menores ficam com quem se preocupa e anda no terreno por coisas assim. A fachada do futebol português é grandiloquente. Há basbaques e aduladores. Mas nem todos são burros no curral ou afoitos a jogar onde não se deve.

O nível da II Liga, raramente falado, é aferido assim. O patrocinador dá a sua água Vitalis, mas recusa publicitar tanta lama para a credibilidade do jogo. Depois de uma curta ausência, alheado da pouca ou nenhuma repercussão que este assunto grave teve, é revigorante ler o editorial de José Manuel Ribeiro em O Jogo de domingo.
"A lama medicinal de Oliveira de Azeméis

O futebol nacional desagrada aos "conaisseurs", quase não vende bilhetes (dizem) e leva poucas estrelas do Guia Michelin. O que têm os órgãos executivos da Federação e da Liga a ver com isso? Podem, de facto, fazer alguma coisa para "melhorar o espectáculo"?
FPF e Liga não contratam jogadores, nem os maus, nem os bons. Também não administram clubes, não fazem substituições, não escolhem entre jogar com um ponta-de-lança ou dois e não ordenam às equipas que alinhem à frente ou atrás da linha da bola. Todos os adeptos portugueses que conhecem as duas instituições e pensaram nessa possibilidade lhes estão agradecidos por isso.
Dentro do que são as competências mais convencionais de uma federação e de uma liga, podem capturar patrocínios e ir fingindo que tentam extorquir do Governo isenções fiscais à espanhola, para se importar estrangeiros de qualidade com desconto, mas serão sempre os clubes a decidir que artistas contratam. E que artistas são contratados.
Portanto, se não compram os jogadores, não fazem as equipas e não riscam as tácticas, o que podem a Federação e a Liga fazer para assegurar, pelo menos, que o futebol não volte à lama? Um pequeno contributo, retirado da experiência deste sábado: dizer que o estádio está licenciado pela Liga, como fez a Federação a respeito do campo da Oliveirense, não chega".

4 comentários:

  1. Ainda dizem que a agricultura está em crise em Portugal! Vocês apresentam aqui a fotografia de um campo de cultivo de arroz em excelentes condições. Aliás, até é possível ver um agricultor local a fertilizar a plantação.

    ResponderEliminar
  2. Fora de contexto.. "Sérgio Oliveira: renovação e cláusula de 30 milhões" .. a SAD não anda a dormir (ao contrario do treinador), aposta firmemente no atleta, que na sua estreia (17 anos) demonstrou uma carrada de qualidades.
    È pena este treinador não ter "tomates" para apostar em quem realmente tem classe e sabe jogar à bola, sem olhar a cor, idade, nacionalidade..
    Apesar de não gostar da táctica, e da extrema rigidez do "general" Co Adrianse, ele não tinha MEDO de apostar em jovens com qualidade. Nunca me esquecerei de ver no Dragão o Anderson -ainda cheirava a leite- se estrear pelo FCP com os seus 18 anos, e continuou a ter as suas hipoteses de jogar, ao passo que o Sergio Oliveira nunca mais foi convocado, nem para a taça!!
    Deixo aqui um video do novo chavalo 30 M€... http://www.youtube.com/watch?v=S3meRjJxGLs

    ResponderEliminar
  3. Patética e de verdadeiro otário é a grandiosa ideia de retirar as cadeiras para ter mais adeptos !!!! pqpariu estas mentalidades

    ResponderEliminar
  4. OFFTOPIC:

    Espero que o público do Dragão não seja ingrato e receba condignamente com uma salva de palmas um dos seus filhos pródigos, um dos melhores jogadores da história do clube!

    Bem vindo à tua casa Deco!!

    http://www.maisfutebol.iol.pt/made-in---inglaterra/deco-chelsea-fc-porto-benfica-liga-dos-campeoes-maisfutebol/1105510-1502.html

    ResponderEliminar