12 novembro 2009

Palavras para quê?









Outra vez a Taça da Liga. Uma Taça. Uma Liga. Duas faces da mesma (má) moeda.

Taça da Liga
Portimonense apurado por média de idades
12.11.2009 - 19:48 PÚBLICO

Em hora de desespero para tentar a vitória, os treinadores colocam avançados para marcar golos. Mas no Portimonense-Académica, no Estádio Municipal de Portimão, a contar para a segunda fase da Taça da Liga, o que Litos, o treinador dos algarvios, fez foi colocar em campo o guarda-redes suplente Fábio Sapateiro a dois minutos do fim. E os regulamentos da Taça da Liga fizeram o resto.
O Portimonense segue em frente porque a média de idades dos jogadores que utilizou nesta fase da competição é inferior à dos seus adversários do grupo A, Beira-Mar e Académica, cujos jogos acabaram todos em empates sem golos.Segundo o previsto no artigo 7.º, número 3, 3.º, do Anexo III dos regulamentos de Competições da Liga, a “média etária mais baixa de jogadores utilizados durante a respectiva fase” (este artigo é válido para a segunda e terceira fases da competição), é o derradeiro critério de desempate e aquele que se aplica neste caso em que todas as equipas somaram dois pontos e não marcaram qualquer golo.Com a entrada de Fábio Sapateiro (19 anos) em campo para o lugar do veterano Pedro Silva (35 anos), o Portimonense terminou esta fase da Taça da Liga com uma média de idades, segundo o site oficial da Liga nos jogadores utilizados de 24,556 anos, mais baixa que Académica (24,682 anos) e Beira-Mar (25,474 anos). Académica contestaA Académica contesta as contas da Liga, apresentando números diferentes na questão da média de idades e reclama o apuramento para a fase seguinte da prova. Segundo um texto publicado no site da formação de Coimbra, é a Académica quem tem a média de idades mais baixa (24,714 anos) do grupo. Nas contas da Académica, as médias de Portimonense (24,857) e Beira-Mar (25,643) também diferem das da Liga. "Se a Académica não for considerada vencedora do Grupo A, encaminhará o processo para o seu Departamento Jurídico, para que sejam tomadas as devidas providências", avisa a Académica no seu site.Para o técnico da Académica, André Villas Boas, o critério da Liga “não é explicito”, enquanto Litos, treinador da formação de Portimão, assumiu ter aproveitado essa parte do regulamento para conseguir a qualificação. Foi um final polémico para um jogo que havia sido ontem interrompido aos 51 minutos devido a uma falta de luz e que acabou por ser retomado apenas hoje.


Bom, eu já tinha olhado para os resultados e antevia problemas em face de possíveis desfechos nos últimos jogos da 2ª fase.

Em Janeiro vamos ver o que dará a fase em que entram os primeiros da I Liga.



Lembram-se do ano passado, os regulamentos, o "goal-average" que era "goal-difference" e tal?


É a mesma porcaria. Nesta e noutras coisas.



O que de bom fez esta Direcção da Liga para além de se deixar enredar nas teias mafiosas da maquinação escabrosa do Apito Dourado que queria ser a sua bandeira de afirmação e começou a marcar o início do fim do seu descrédito ao pretender favorecer o clube do regime?



Nem é preciso lembrar quem e como venceu a última edição da Taça da Liga.



Convém recordar desde o início o clube que ameaçou não participar (se não avançasse o pífio Apito Final, para extrapolar vantagens indevidas nas provas europeias) e logo beneficiou daquele famoso penálti de cabeça na Roubalheira...

A verdade é como o azeite.

7 comentários:

  1. Enfim...

    Mais um caso flagrante da "incompetência" (note-se que estou a ser muito simpático) que grassa no nosso triste País!!!

    E o mais triste, é que não é só no futebol!!!

    P.S. Será que ainda vou "ouvir" que para se apurar a média de idades; 1º divide-se as idades e só depois é que se soma???

    ResponderEliminar
  2. Depois de algumas noticias postas a circular na mais diversa imprensa desportiva sobre um hipotético regresso de Ricardo Quaresma ao FCPorto, o "OJOGO" vem hoje dizer que fontes próximas ao clube dão esse cenário como muito pouco provável e "sem pernas para andar".

    Ora, claro que será impossível Quaresma regressar ao FCPorto! PORQUÊ???
    Então... Era só o que faltava! Um criativo na equipa de Jesualdo! Não faltava mais nada!!!
    De repente começávamos a jogar bem e a ganhar jogos de forma convincente com incursões fantásticas junto a linha e assistências fenomenais para golo e o quê que não iriam dizer do Mestre Juju??? Nem pensar!
    Quaresma... tu nao me lixes, pá!
    Fica lá onde estás, não venhas estragar com a tua magia o nosso querido futebol deplorável, sem ideias, sem fio de jogo, sem sal nem pimenta que tanto custou ao professor implementar no nosso querido clube!
    Tenta lá ir para o Benfica ou para o Sporting que aqui estamos bem servidos.

    ResponderEliminar
  3. Miguel, perguntas bem:
    - para quê de volta um gajo que foi corrido com assobios?!

    ResponderEliminar
  4. Mas isto é um blog de que clube? Três posts seguidos a falar dos gayvotas? Depois queixam-se quando dizem que estamos sempre a pensar neles.
    Não quero o Quaresma no FCP, já desaprendeu tudo o que sabia e já temos um individualista.

    ResponderEliminar
  5. O mais incrível é que os palermas da Reboleira até se conformaram com o insólito pseudo-penalti,só ouvi o treinador na altura falar na conferência de imprensa e depois tudo voltou ao normal.

    Bom para o Estrela que está onde merece e onde devia estar também a malta de belém.

    A Taça da liga a continuar com este conjunto de problemas, tem os dias contados e nem mesmo a comunicação social a salva com as estastisticas da uva mijona a dizer que é a segunda prova com mais espectadores.

    A Taça está manchada e cheio de defeitos, foi pensada e bem para as equipas rodarem jogadores que habitualmente não jogam mas se formos a ver só o FC Porto levou isso à regra.

    O Herminio Taberneiro já se devia ter demitido, inventor de uma taça onde a começar por ele, a passar pelo patrocinador , o formato da própria liga, o calendário da mesma e o estádio que acolhe as finais(sempre a pensar no resto do País incluindo ilhas) é tudo uma verdadeira cagada.

    Eu chamava a esta taça a "taça da ilusão de óptica" onde tudo o que parece não é.

    Parece uma boa iniciativa.
    Parece ter regras bem explicitas.
    Parece que todos os clubes jogam com jogares jovens e menos rodados.
    Parece que o patrocinador é espetacular.
    Parece que o prémio final é espétaculo.
    Parece que o estádio é sempre perto de nós.
    Parece que temos um bom presidente da liga, trabalhador e honesto que não lambe botas a ninguém.
    Parece que foi penalti.
    Parece que o vencedor do ano passado ganhou lindamente e com justiça.
    Parece que é uma prova importante.

    Parece não parece? Pois mas não é, é apenas ilusão de óptica.

    ResponderEliminar
  6. angelodias,

    quem não está bem tem bom remédio.

    É o que faço em relação a certos blogs.

    Não vejo incompatibilidades quando se fala de uma competição em que o FC Porto (vai) participa(r) e que por acaso tem tido umas estórias de pasmar.

    Mas, repito, o remédio é bom. Eu garanto porque o uso muito. E não critico, simplesmente deixo de lá ir. É como desligar a tv ou mudar de canal. Simples. Especialmente quando não se tem muito a dizer, mais vale estar calado.

    ResponderEliminar
  7. antas,

    ainda que muitas pessoas e alguns imbecis (falo por quem acha burrice levantar estas questões sobre a malfadada taça da treta) não entendam o alcance de algumas matérias,

    eu concordo com tudo o que está elencado.

    mas acho que o patrocinador não tem culpa, até é vítima.

    Eu se fosse patrocinador retirava-me.

    É o que a Unicer vai fazer na Liga: pôr-se ao fresco, rejeitando ligações mafiosas. A Unicer que patrocina a Liga Vitalis, lembre-se.

    ResponderEliminar