15 dezembro 2009

Está a ficar lindo mesmo no ponto!...

A carta de Armindo ao Pai Natal: venha mais um presente no dia 20!

Fiz no sábado de tarde a árvore de Natal, contava mesmo com presentes nesse dia:

Sporting, 0 - Leiria, 1

Olhanense, 2 - Benfica, 2

Não contava com o de Braga: 0-0 com a Naval. Mas não levo em conta o apoucar dos bracarenses como muitos fizeram: só por milagre o líder não ganhou, e não, como se aduziu, porque o Braga está a perder gás e acusa a pressão. Aconteceu, como já aconteceu ao Braga não sofrer golos do Porto e marcar um por acaso.

Domingo à noite, mais uma prenda:

FC Porto, 2 - V. Setúbal, 0

ainda que a exibição tenha sido fraquinha na maior parte do jogo, por motivos que entendo embora não deixe de fazer reparos aos mesmos porque não ando a dormir, não assobio sem razão (aliás deixei de o fazer) e não aplaudo só por a classificação agora estar "apetecível", um convite ao prémio grande.

Mas, nesta quadra, não podia deixar de trazer aqui a prenda pedida pelo Armindo, há dias, na caixa de comentários. Uma missiva especial, em semana crucial para o clima do campeonato, que se reproduz aqui, por partilharmos este desejo e anseio de ver a cereja no topo da árvore. Aqui fica:

Querido Pai Natal PINTO DA COSTA

Sei que sou um menino mimado e privilegiado.Nunca me faltaste com nada ao longo de tantos e felizes anos. Sei também, que as minhas e as da minha família, são também as tuas alegrias. Reconheço todo o teu esforço, empenho e dedicação na hora de nos compensares pelo nosso bom comportamento (estações de serviço são outro assunto – uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa).

No último ano, procurei portar-me bem como aliás faço sempre, na expectativa de continuar a merecer a tua recompensa. Sim, sei que nem eu nem ninguém da minha família tem mais espaço em quartos, paredes, armários ou prateleiras para guardar tantas lembranças. Lembranças tão grandes que nem os outros – os que não se portam tão bem – são capazes de esquecer por um momento que seja. Lembro-me de viagens por toda a Europa e até pelo Japão… enfim, o convívio com as outras 7 grandes famílias Europeias, com quem temos passado o Natal nos últimos 4 anos!

Mesmo assim e porque nos habituaste a esta felicidade constante, dou por mim a escrever-te em mais este Natal.Sei que a tua vida nem sempre é fácil. Há para aí 6 milhões de pessoas, que não tiram os olhos de ti. Mesmo sabendo do teu carácter e da tua fidelidade, esperam milagres que, quando não chegam, tentam alcançar através de valores tão mesquinhos como o ciúme, a inveja e o olho grande.

Eu sei que sou mimado, mas não sou chorão e entendo que é difícil receber mais do que o que já tenho!Sendo assim, só me lembro de uma coisa pequenina; algo que já tive muitas vezes e que gozei até à exaustão, mas como sabes, há vícios que não são prejudiciais e sabem tão bem!Tenho ouvido falar numa lenda, mito ou estória intitulada «Exterminador Implacável». Os crentes juram pelo filho de Deus que existe, os cépticos asseguram que já viram «este filme» e que a cena final é sempre dramática (como uma novela argentina) para os que acreditam.Como nunca fui crente, peço-te que no próximo dia 20 me dês só mais um sinal da tua real existência!!!Muito obrigada pela atenção dispensada nesta carta e pelas 3 Flores que depositamos na campa do saudoso Simulão em Madrid!Muitos beijinhos e votos de um Feliz Natal.
12/12/09 23:49



2 comentários:

  1. Este Natal está a ser algo paradoxal.
    Embora seja ligeiramente offtopic, tem sido curioso ver que nos últimos dias, apesar da minha consulta atenta às manchetes e aos jornais de desporto nas rádios, vejo referências sistemáticas a novas contratações do SCP e SLB mas nada de notícias do meu querido FCP. O que se passa? :)

    No caso so SCP continuo com a sensação que andam a contratar mais "Angulos". Fico com a ideia que por aqueles lados não aprenderam nada com os rivais da 2ª circular e que para fazer omeletes, são precisos ovos... bons!, não podres...

    Já no caso dos lampiões, confesso que cada vez percebo menos. Afinal, naquele clube não existe um poço de petróleo na Luz, existem pelo menos uns 10... Mais 6 milhões aqui, 2,5 acolá e lá se vai o clube reforçando. Parecem ser bons reforços (como na minha opinião o foram o Ramires e o Saviola, por exemplo) mas o que mais me espanta é como é que aquele clube tem dinheiro!!!

    A mim sempre me ensinaram que quem não tem dinheiro, não tem vícios e quem não trabuca não manduca, mas ali consegue-se manducar sem trabucar e arranjar dinheiro para os vícios. Não percebo, a sério!! Não é natural.

    Mesmo as grande empresas vão à falência e não conseguem sistematicamente recorrer a créditos e outras manobras financeiras (como a de ontem, por exemplo) para financiar novos investimentos. Mas ali, não. Será que têm a lâmpada de Aladino e o génio é perito em finanças? Não percebo.

    Já lá vão tantos anos sempre a investir e a perder €€, leio experts por essa comunicação social a fora a dizer ano após ano que investiram o que têm e o que não têm, mas continuam a reforçar-se o que, volto a dizer, não é natural.

    Mas lá está, aqui confesso que sou um ignorante, pelo que resta-me esperar que o FCP consiga fazer frente ao exterminador implacável.

    Há clubes nessa Europa que há uns 20 ou 30 anos atrás tinham grande dimensão (como o slb) mas que se foram enterrando e hoje estão condenados ao medianismo eterno.

    Essa é uma consequência à qual em terras lusas parece haver imunidade.

    Não percebo. Juro.

    ResponderEliminar