30 junho 2010
Carlos Queiroz, o líder indispensável
29 junho 2010
La sangre em mais uma noite de facas longas
Di Maria espera-se tudo...
Desde logo, o Fundo de Jogadores tem um lucro de 600 mil euros. Adquiriu 20 por cento do passe por 4,4 milhões e essa percentagem, no valor pago pelo Real Madrid, traduz-se em cinco milhões de euros. A Gestifute de Jorge Mendes lucra 1,5 milhões. Comprou por um milhão e receberá 2,5 milhões pela sua parte do passe (10%).
O Benfica conseguiu antecipar proveitos, ao negociar essas percentagens, mas terá agora de dividir, igualmente, os rendimentos futuros da transferência de Di María. O Fundo de Jogadores e a Gestifute têm direitos sobre os prémios previstos no acordo com o Real Madrid, seja a utilização do jogador e/ou os resultados desportivos.
"União" manterá boa vizinhança na Ibéria?
questiúnculas com o "lobo" ibérico que sempre nos "ameaçou", pelo que o confronto de hoje no Mundial, a acabar mal seguramente para uma das partes (eliminada), deixará no ar o adequado cheiro a pólvora quando no futebol se misturam merdides e ninharias.
28 junho 2010
Efeitos da saloia parvoíce...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1605001
O bronco Vieira, na tv dos bimbos, fala em segurar di Maria como se quisessem roubá-lo, ou pior, como se fosse um assunto de Estado depois de vendido 299 578 vezes pela Imprensa por não sei quantos milhões acima da cláusula de rescisão que 1329 clubes estariam na disposição de superar. O desespero parece tomar conta dos aflitos e o Benfica continua a ser, para o pior e mais triste cenário, o espelho da Nação sem sentido de valor e de valores ausentes, minimizando até o poder e a influência dos cifrões.
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1444233
Depois, dizer que não há mal em endividarem-se é mesmo à Sócrates, confiando que ou as energias renováveis dão um balúrdio de dinheiro ou basta vender um dos milhares de jogadores supostamente cobiçados por meio mundo que é mais teso do que o clube da Luz.
Mas não só. Entre as previsíveis loas ao novo Sporting, com um ministro (Costinha) a ganhar abaixo do nível tido como aceitável, com o treinador que impõe trabalho e disciplina e os jogadores que cumprem a suar como lhes é exigido e para o qual são pagos, li, de forma mais inacreditável, que o FC Porto precisa de um terceiro guarda-redes e, pior, vai buscar um polaco do Braga que não vale um chavo, Kieszek, cujo nome sei escrever como a sua qualidade reconheci quer no Braga quer no empréstimo ao Setúbal.
Depois da polémica do terceiro g.r. de Portugal, que tem como condição a priori passar incógnito só para preencher a idiota quota de três guarda-redes nos 23 seleccionados para uma fase final, só mesmo este estapafúrdio portista que diz bem da incompetência que, hoje em dia, grassa mais do que nunca no Dragão. Nem é só a questão de saber para quê comprar um inútil terceiro g.r., como se não houvesse até um por aí nos juniores e não sobrassem o Ventura e mesmo o Samir norte-americano de nome arabesco que só jogou na Intercalar.
Chamam a isto silly season, mas eu acho cada vez mais normal que anormalidades destas passem sem um atestado de estupidez garantido com a fiabilidade da treta digna dos políticos de Portugal. Onde faltam governantes e, cada vez mais, até bons líderes em clubes de futebol.
27 junho 2010
Haja atenção e até "feeling"...
22 junho 2010
Souza, "isto" não é o Benfica...
21 junho 2010
Goleada de elogios sem o mérito do estatuto
Só Liverpool mais "valioso" que o FC Porto na Liga Europa
São 106 equipas no sorteio de hoje ao meio dia (hora portuguesa) em Nyon, quando a UEFA começar a sortear a Liga Europa para as duas primeiras qualificações onde o Marítimo saberá já o seu parceiro na segunda ronda de apuramento, com 26 vencedores da primeira qualificação.
O Sporting entrará na 3ª fase de apuramento e o FC Porto apenas no “Play-off” de Agosto quando se disputará o acesso directo à fase de grupos a decorrer no Outono. Mas os Dragões são o 2º clube com coeficiente mais alto na prova, apenas atrás do Liverpool que, contudo, entrará em competição a par do Sporting na 3ª ronda de uma prova em segunda versão do sucedâneo da Taça UEFA que o FC Porto venceu na última vez em que lá participou, em 2003.
São conhecidos os nomes de 161 clubes de momento inscritos na Liga Europa, do vencedor de 2010 Atlético de Madrid aos estreantes Tre Penne e Faetano que engrossam o lote de equipas de San Marino na Europa com o recorde de três incluindo o campeão Tre Fiori que disputará a 1ª qualificação da Champions.
O FC Porto é um dos 27 inscritos na Liga Europa como vencedor de taça, a par de 9 clubes que entram como vencidos na final da taça do seu país e ainda três “wild cards” por via do Prémio Fair-Play invariavelmente a brindar equipas de países escandinavos ou britânicos, desta vez para o Randers (Dinamarca), Gefle (Suécia) e MyPa (Finlândia). E há ainda 23 estreantes na Europa, entre eles uma equipa de portugueses de Andorra, os Lusitans.
O sorteio de hoje apanhará 52 equipas para apurar, obviamente, 26 da 1ª qualificação, que se juntarão aos 54 nomes (entre eles o do Marítimo) a sortear, num total de 80 clubes para apurar 40, na 2ª qualificação. Esses 40 apurados após duas rondas seguirão para o sorteio da 3ª qualificação a realizar mais tarde, já com o Sporting entre as 30 equipas que esperam a sua vez. Desse total de 70 clubes sairão 35 vencedores de eliminatória a duas mãos, como sempre, com o Liverpool à cabeça dos coeficientes com 115,371 pontos, contra 76,659 pontos do FC Porto que aguardará com outros 23 clubes – e ainda 15 clubes saídos da Champions em fases preliminares, quiçá o Braga… - para o total de 74 clubes que entrarão num sorteio posterior só para a última fase de apuramento, o Play-off que qualifica para a fase de grupos.
Na fase de grupos, para já, está apenas o Atl. Madrid (63,951 pontos de coeficiente) e entrarão directamente outros 10 clubes que não cheguem à fase de grupos da Champions.
Ora, antes da Liga Europa, a Champions terá o seu sorteio duplo, para uma 1ª fase com 4 clubes (campeões de Andorra, San Marino, Malta e Montenegro), cujos 2 vencedores se juntarão a 32 clubes que esperam na 2ª fase. O Braga só entrará depois, mas já sabe que para a 3ª fase de apuramento irá defrontar um entre Celtic, Unirea Urziceni, PAOK Salonica, Young Boys Berna ou Ghent. E se passar um destes opositores, o Braga já sabe que terá, depois, pela frente um entre Sevilha, Werder Bremen, Tottenham, Sampdoria e Auxerre.
Talvez como o Sporting na época passada, o Braga seja recambiado para a Liga Europa, onde poderá entrar no Play-off como o FC Porto, se for eliminado à primeira na Champions, ou ir directamente para a fase de grupos se cair, eventualmente, apenas na ronda com os maiores nomes da segunda apanha da sua qualificação da Champions.
20 junho 2010
A vantagem potencial de Portugal no fracasso africano
17 junho 2010
Como acabar a carreira ao sol mas sem brilho?
Palpites do Mundial (II)
Ah, e nem quero falar nos comentários e asneiras assoprados nas diferentes tv's. Gabriel Alves perdura, e dura, e dura... É cada um mais ridículo que se a flexibilidade das relações laborais for para a frente muitos tipos devem rezar para se manterem ao leme. Meu Deus, até queriam que a Coreia do Norte jogasse aberto com o Brasil - e que saudades do Paulo Pigarro a gritar golo do Brasil, tão estapafúrdio como o acompanhante nunca ter visto Maicon marcar um golo daqueles (que até o fez a Portugal no 6-2...). Enfim, o Mundial das asneiras comentadas dava mais um livro, tal como dantes com o Gabriel Alves...
O "mata-borrão"
Deco já foi decisivo pela direita num derby
11 junho 2010
Barulho ou talvez não...
Palpites para o Mundial
Pode ser, neste ponto, uma discussão de batatas e sua lógica, mas talvez o clima favoreça os mais fortes e impeça qualquer surpresa. E impedir surpresas é evitar que os cabeças-de-série no sorteio acabem em 1º lugar nos grupos, tornando-se indiferente quem