29 junho 2010

Di Maria espera-se tudo...


A regra de "pagarem pela cláusula de rescisão" foi, mais uma vez, abatida e um craque que valia 50 (ou seriam 60?) milhões de euros sai por metade. E isto pelo que se diz oficial e formalmente, porque o Benfica vende di Maria ao Real Madrid a sua parte, que é substancialmente inferior depois de ter penhorado outras partes a um Fundo, que ganha mais do que o clube proporcionalmente ao que investiu e "jogou" em campo também, mais a percentagem devida ao agente intermediário, por vezes um de lá e outro de cá... Resultado líquido ninguém sabe, mas escorre o suficiente para se perceber que tem pouco condimento e não respeita o propalado valor do jogador. Mourinho bem sabia que o que "pediam" era exorbitante e também aqui se rasgaram vestes de intransigência e ergueu a bitola do "não precisamos vender" porque só a Champions e os sócios chegam para tudo. Pobreza escondida.
E não sei se, hoje, a Espanha já começou a ganhar a Portugal ou se torna mais válido o esforço de di Maria para ir para um grande clube europeu, mais de encontro à realidade do que à tentativa desesperada e pateticamente apresentada de "tudo fazermos para manter o di Maria".

Depois do Simão dos 25ME que afinal foram só 18, di Maria esperava-se tudo pela fanfarronice do bronco costumeiro em que muitos adeptos do Benfica se reveêm e lá sabem porquê. As críticas destes aos valores recebidos pelo FC Porto por Quaresma, e a piada de Pinto da Costa sobre os 30ME menos um euro, têm o mesmo lado irónico, mas o português ainda rendeu alguns milhões mais fruto dos títulos italianos pelo Inter e a Champions desta época.

Mas os desbocados nunca têm forma de se calarem nem de aprender com a realidade deste futebol de negócios que não são tão claros, nem céleres apesar de bastante anunciados como iminentes e muito menos rectilíneos.

Di Maria, de quem se esperava mundos e fundos, vale ao Benfica o que era suposto ter valido Simão. O peixe morre pela boca, lá diz o triste.

E nada como dar a versão oficial na tv dos bimbos para não haver perguntas incómodas. Quanto ao papel de palhaços deste circo em que a CMVM se mantém entretida e ludibriada pelos mestres deste jogo de desinformação alarve e bacoca parolice, estão todos bem uns para os outros. E podem continuar a rir-se dos negócios do FC Porto e da valorização extraordinária dos seus jogadores. Porque se olharem para o seu clube, é pior a ementa que o cimento...
ACTUALIZADO 1: o "negócio do século" está assim, segundo o Maisfutebol, que dá valores aos tópicos que enunciei acima:
"o Benfica garante já 22,9 milhões de euros com Di María: 17,5 do Real Madrid, mais os 4,4 milhões que tinham sido adiantados pelo Fundo de Jogadores e 1 milhão de euros pago pela Gestifute, em 2008. O jogador tinha custado 8 milhão de euros aos cofres do emblema da Luz.
Desde logo, o Fundo de Jogadores tem um lucro de 600 mil euros. Adquiriu 20 por cento do passe por 4,4 milhões e essa percentagem, no valor pago pelo Real Madrid, traduz-se em cinco milhões de euros. A Gestifute de Jorge Mendes lucra 1,5 milhões. Comprou por um milhão e receberá 2,5 milhões pela sua parte do passe (10%).
O Benfica conseguiu antecipar proveitos, ao negociar essas percentagens, mas terá agora de dividir, igualmente, os rendimentos futuros da transferência de Di María. O Fundo de Jogadores e a Gestifute têm direitos sobre os prémios previstos no acordo com o Real Madrid, seja a utilização do jogador e/ou os resultados desportivos.
Ah, e daqui para a frente é ver os bimbos a regozijarem-se por este ganda negócio e a dar vivas ao Vieira.
ACTUALIZADO 2: e do Coentrão também, olha outro...

1 comentário:

  1. Segundo notícia do +futebol foi vendido por 14,9 milhoes liquidos que correspondem a 70% dos 25 pagos pelo Real, vendas de percentagens ao fundo e Gestifute, menos os 8 milhoes gastos na compra do jogador.

    ResponderEliminar