27 outubro 2010

As vitórias do FC Porto fazem bem a todo o País














Até o miserável Primeiro-Sinistro Sótraques, em 2005 e em 2010, quis convencer-se que era o Benfica a dinamizar o País com os seus títulos, minimizando o facto de serem fraudulentos como o seu diploma “independente”, mas o FC Porto ganhar tanto como agora volta a fazer em pleno e com pujança liberta o País para mais conhecimentos, literacia, inclusão social e avanços na área da saúde. Pode ser irónico, mas não é um contrasenso. A taxa de informação disponível para o cidadão beneficia tudo e todos, chega ao País inteiro, habituado a pagar em vez de receber, como ainda agora se constatou de lés a lés, mesmo que muitos não tenham dado conta de esse benefício social/educacional foi à custa do recente Porto-Leiria. A RTP, de resto com o patrocínio de todos ainda que à força, é a imagem desta difusão de portugalidade e mediatização, justificando até os salários dos seus responsáveis editoriais.

O Ti Manel, por exemplo, ligou-me: lá perto de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, tinha tirado o leite à vaca e posto o rebanho a pastar no monte sobranceiro à casa, manhã bem cedo, para depois ver as notícias ainda antes das 9. Como só tem os 4 canais generalistas até ao apagão analógico (quêm?, pergunta-me) em 2012 que o impedirá de ver televisão quando se cumprirem meia dúzia de anos de a aldeia ter recebido a “luz”, também tem o hábito de ver mais a RTP. Coisas do antigamente, repete-se.

Também a senhora Maria fez eco do mesmo: com o negro carregado da viuvez e do fado português, acabara de assistir ao eclodir da ninhada que lhe dá alegria, além dos ovos agora mais disponíveis para vender porque são caseiros e faz preço mais em conta do que na mercearia do avô Manel, ali por Lousã perdida igualmente nos montes sem saber se pertence a Coimbra ou Leiria. É certo que ela ficou desanimada com algumas notícias, apesar de há dias o presidente da RTP ter anunciado lucros pela primeira vez em muitos anos, o que é notável numa empresa com 500ME de dívida; mas como usa candeia em casa, só vê televisão, e pequenina, na mercearia que é a única coisa que reparte com o Manel já cansado de lhe fazer a corte, ele igualmente sozinho e com os filhos em Lisboa. Mas, ao menos, é o senhor Manel que paga a “luz” e sentirá o aumento, na factura, de 1,75 para 2,5 euros a dar, voluntariamente à força, para a RTP que ele, como antigamente, vê apesar do desdém das coisas que ouve lá com origem na capital, distante mas chupista de dinheiros públicos a que a senhora Maria não liga.

O avô Manel é mais pragmático: então se dizem que as SCUT são para os utilizadores pagadores, que é para os outros que não as usam não as pagarem, como é que quem não tem sequer tv em casa paga a taxa da televisão pela factura da luz, ocorrendo-lhe logo o caso da vizinha Almerinda?

Um argumento, de resto, respaldado por João Salteiro, agro-industrial que vende batata e castanha para todo o País mas tem uma queixa, melhor duas queixas desde há uns tempos, a propósito desta notícia que não veio nas televisões onde os banqueiros se gabam muito do seu negócio e até resistiram aos testes de stress e estão sólidos, dizem eles:
“A agência do Millenium BCP em Argozelo, no concelho de Vimioso, passou a abrir, apenas, à quinta-feira. Desde o início de Outubro que o funcionamento do banco está limitado a um dia por semana, uma situação que não agrada à população, nem à Junta de Freguesia”

Então, pergunta-me ele, eu que não devo dinheiro à Banca tenho de pagar impostos agravados por causa do défice e de o custo do dinheiro ser mais caro para os bancos e o Governo que o vão pedir lá fora?
Tudo isto porquê?

A RTP, contaram-me a respeito do início deste périplo nacional, conseguiu o recorde de entre as 8.45h e as 10h, ontem de manhã, não ter falado do FC Porto que tinha jogado na noite anterior; mais de uma hora de telejornal que ou tinha notícias do dia anterior, embora nem todas, ou lembrava o que podia acontecer durante o dia de ontem.
“Olhe, ouvi três ou quatro vezes a mesma coisa, deram as 9 horas e creio que passaram pelo menos dois intervalos, aí pelas 9.15 e às 9.30. Aquilo foi ou do Cavaco, com imagens dele quando foi PM, ou do Orçamento. O Cavaco porque ia anunciar a recandidatura. O Orçamento porque andam a contar as horas a que programavam reunir-se o Governo e o PSD e o incumprimento desse horário. A gente, sem querer, sabe sempre a quantas anda. É o contrário do Paulo Sérgio em Alvalade”.

É verdade, porque o senhor Almeida, de Seia onde compro o inigualável Queijo da Serra, também me falou de que, até por ter satélite e ver a RTPN tanto como a RTP sem N mas com L de Lisboa, não apanhou nada sobre o Porto-Leiria. É certo que, apesar da parabólica, o senhor Almeida também não deixa de ser voluntário à força a pagar, a partir de Janeiro, 30 euros por ano para a RTP na conta da EDP que, como é hábito em Lisboa, suga de todo o lado e distribui pela televisão da capital, mais a RDP e a Lusa, o dinheiro da taxa do audiovisual. Com oferta mais diversificada na grelha televisiva, o senhor Almeida sempre viu, durante a mesma hora em que a RTP silenciou o FC Porto-Leiria, três vezes o resumo dos golos do Dragão na TVI24. Já a SICN lá fez jus ao N e meteu uma vez os golos, virando-se depois para o trânsito em Lisboa e o tempo que no interior nem aquece nem arrefece.

“Digo-lhe mais, quando passei para a RTPN, que sei que emite no Porto, a partir das 10, antes de ouvir falar do Porto, o nosso Porto que tanto nos orgulha e se mantém no alto, falaram do Cavaco, claro, do Orçamento sem novidade alguma e do qual repetem ou as mesmas não-notícias ou os mesmos comentários de gente do regime a suplicar pela aprovação. Mas ouvi também de um vulcão não sei onde e até de um bisonte que caiu numa piscina do Texas. Ou no Texas foi mais um tornado? Fico confuso com tanta coisa. E de futebol, bem, de futebol soubemos que os 33 mineiros do Chile jogaram à bola, mas isto tudo sem entrarem na página do Desporto que, pelas 10.30h lá meteu o jogo do Porto. Você que está aí, é verdade que a Redacção da RTP no Porto é que tem a secção desportiva com tantos programas da bola? E não é que, silenciado num caso e dispersos nos outros canais, apenas vi na SIC que o Varela também sofreu um penálti? Só dessa vez pude ver!”

Um seu cunhado, o Adérito, comerciante em Coimbra mas ainda com casa no sopé da serra, já espumava quando passou todo o fim-de-semana sem ver sequer os golos da Académica com o Nacional. “Então é isto o serviço público? Ou, em nome do corte na despesa da RTP reclamada por todos, já fecharam a delegação em Coimbra como anda a fazer a Lusa?”.

Ocorreu-me a indignação do João Rodrigues Sarmento, de Câmara de Lobos, antimaritimista confesso e discípulo de Rui Alves que guindou o seu Nacional ao alto, sobre o Funchal e melhor do que o Marítimo nos últimos anos. “Bê, ó menos na Choupana é o Rui Olves que não deixa entrar as televisons nos jogos europeus. Mas ele é dono do clúb praticamante, agora a RTP não dá o resumo do jogo de Coimbra e fico sem ver também o meu Nacional. Depois de mais um delúve só me faltava mais ist. E eu até pago prà RTP pela factura da EDP e também não posso fugir a isso, é outra calamedod!”

Foi mais longe com alma de Almeida, o ti Belmiro, de Paderne, no Algarve, falou-me de receber mal lá no monte a televisão sem cabo mas que, numa hora de telejornal da RTP, falaram 4 vezes de um conterrâneo de Boliqueime que ia recandidatar-se à Presidência da República, aquele Cavaco distinto que conheceu Portugal só depois de estudar lá fora até ao 25 de Abril e julga que os portugueses gostam dele com aquela cara de nojo e o físico indicado para não fazer mal a uma mosca e incapaz de dar um murro na mesa na sua responsabilidade política de trazer por casa onde decerto manda a Maria.

“Meteram quatro vezes o Cavaco, até parece o Mourinho. Só que não marca golos nem chefia nada. É verdade. Não há dúvida que aprendemos muito com a televisão. Até ouvi falar de células com cauda e que o espermatozóide é o maior nesse aspecto. Uma coisa de doenças, que é comum ouvir-se temas sociais e de saúde nas televisões. Lembro-me que, depois do Porto-Braga, o domingo de manhã mereceu muita atenção sobre a pobreza envergonhada e gente na ‘sopa dos pobres’ e uma corrida em Lisboa a favor, salvo seja, do cancro do peito. Parece que um vulcão na Indonésia é o que está a dar agora. A gente pelo menos sabe o que vai lá fora. Cá, nem por isso. Nem a pagar. Nem por serviço público. Só suplício generalizado”.

Gil Rodrigues, por 35 anos emigrado na América e com filhos estabelecidos em Toronto, é que não abdica de morrer nos Açores, de volta a S. Miguel com 83 anos para ali acabar os seus dias. “Fico satisfeito por aquele tipo careca do ambiente [Quercus] aparecer duas vezes, antes das 9 e antes da 10, no ‘Minuto Verde’ a falar do peso das aves do arquipélago. Isto é limpinho. A informação é sempre a mesma, na RTP, mas no resto está tudo bem. Até nos ensinam falar bem o Português, mas deviam olhar para os rodapés que passam a correr nas notícias e o miserável serviço do teletexto que tem os mesmos defeitos do telelixo dos apregoados telejornais com tantos meninas e meninos que sabem ler, sim senhor, mas devem entender pouco do que dizem. Eles são um bocado como o Malato daquele concurso: põe perguntas e dá-se ares de saber as respostas, porque as lê no papel que tem na mão. Uns figurões. E parece que ganham bem. Olhe, ainda bem que a RTP dá lucro, diz o seu presidente. E nós que devíamos ser accionistas poderíamos ter melhor informação, mas é o que é e dá o que dá”.

Quando o País treme, abana mesmo, ainda que não venha a cair

5 comentários:

  1. Eu gosto muito do modelo de financiamento da BBC. Só paga quem tem antena, e a BBC é independente do poder político, desde que cumpra a sua missão de informar.

    ResponderEliminar
  2. Brutal... muito bom mesmo.

    A minha versão:
    Na 2ª feira à noite lá fui eu ao Dragão e, depois do fim da partida, lá fui para casa, com o carro devidamente preenchido (5 pessoas, que a gasolina está cara) e pela Via Norte e N13 (que agora a A4, A41 e A28 têm portagens).
    Cheguei a casa já um pouco tarde, visto que fomos largando as pessoas nas suas respectivas casas e aí tive uma ideia um bocado tonta: queria ver novamente os golos do nosso FC Porto, agora já em casa, de pijama... Bem, na RTPN não deu, na SICN também não... esperei então pelas notícias da 1h para poder rever os golos na TVI24, já com um olho aberto e outro fechado... desliguei logo a seguir ao resumo sem ter força para ouvir o Ruivinho a falar, pois no dia seguinte era para levantar cedo novamente.

    O nosso FC Porto (e o norte do país em geral) é de facto muito mal tratado pela imprensa lá do magrebe. Mas, porra, só o orgulho e o gozo em ser Portista dá-me força e paciência para aturar os socretinos, os ratos de esgoto (da RTPN), os manhosos, os cineastas mal amanhados, os profs de direito da liga, os freitas (lobo e amaral) e todas aquelas figurinhas cómicas e de sexo indefinido (pinhão?) que escrevem nas bolhas e rascords...

    Abraço Zé Luís

    ResponderEliminar
  3. imaginem o estado dos neurónios, poucos é verdade, que estes maltrapilhos da CS vem afectando nestes 30 anos de desncantos, frustrações e tristezas, que o FCP lhes provoca.
    Só por isso vale a pena ser do Porto

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís:
    Tens absoluta razão, se ninguém souber das coisas "por outro lado" pelas televisões dificilmente saberá, tudo é completamente manipulado...O Porto ganhou de forma linda em Istambul e o Sporting foi a primeira notícia, por que deu goleada...Mas se o Sporting não tivesse jogado e ganho, alguém importante teria partida uma perna ou o desgraçadinho do Cais do Sodré teria matado a tia do seu bizavô...É realmente esquizofrénico.
    Não vale muito fazer um esforço danado, então o Caim deu uma tremenda duma vaca, o Abel um simples grão de arroz e o Abel é que era o generoso e o bom filho?...Pois é verdade dizem, mas o Abel é que se lixou e foi para o maneta, que o Caim continuou são como um pêro a serandar pelos caminhos, enquanto o Abel apodrecia lá por baixo, sem saber o que lhe acontecera...Cá, como lá em cima vale mais cair em graça, do que ser engraçado...
    E nós, ainda procuramos saber e dialogar mais umas coisas através das chamadas Redes Sociais, senão era a parvalheira absoluta...Mesmo assim o "TiManel armado em Estrumpfe" aparece-nos em cada esquina, a roer-nos os calcanhares tipo cão rafeirola, a ameaçar-nos com "encontros perigosos" e com o "caixote do lixo"...É um Mundo difícil, desassossegado e mal cheiroso...

    ResponderEliminar
  5. Reparem que os três grandes foram contemplados com árbitros de Setúbal...Que coincidência, em Braga vai estar um de Lisboa!
    No Guimarães, um do Porto, o Vasquinho...

    ResponderEliminar