06 outubro 2010

Villas-Boas sai a ganhar, outros seguem a patinhar...

Fez muito bem o treinador do FC Porto em retractar-se.
Sai a ganhar no fim de um episódio comum no futebol,
confuso como sempre e para o qual as cábulas nem sempre resultam. Induzido em erro, levado pela emoção, frustrado por um empate que soube a derrota, André Villas-Boas reconhece a falibidade da avaliação para que foi conduzido, quando devia ter sido correctamente informado, uma falha interna a que já aludi em baixoi.
É publicado no site do FC Porto uma informação digna e que enobrece o treinador, sem deixar de ter razão quanto a falhas disciplinares do árbitro que penalizaram o FC Porto.
O mesmo não pode dizer-se de quem, em vez de procurar a desculpa certa, encontra o motivo errado para criticar. Era esperado, de resto. Tudo o que se passou em Guimarães no parlatório de fim de jogo e sem alguém lúcido para acalmar os ânimos e transmitir a dose certa de indignação e realismo, seria fatalmente explorado, partindo dos princípios mais básicos e que desmentem a sua proclamada idoneidade e imparcialidade.
O Rascord voltou a ser igual a si próprio. Pegou nas imagens da TV que toda a gente viu e, com um dia de atraso pois podia tê-las (porque também as detectou) usado logo no fim do jogo para desmentir o treinador do FC Porto, faz uma capa atrasada, digna de atrasados mentais e plena de oportunismo bacoco.
Ao invés, um imbecil Bernardo Ribeiro - salvo erro o gordo a que aludiu um dia Carvalhal sobre uma tríade do pasquim - que, nos "frames" com os lances decisivos do jogo e em que incluiu o alegado penálti aludido por AVB, "viu" um penálti de Fucile pegando apenas no seu agarrão a Edgar, e não analisando os agarrões recíprocos em que também o de Edgar deve contar para empatar a contenda, não deve ter pedido desculpas por, nem pela TV, nem um dia depois, reconhecer que a falta é de parte a parte, não devia ter sido assinalada (Xistra marcou a falta que viu, a do avançado vitoriano) e não há penálti.
Um mea culpa, de resto, que outro imbecil, ex-árbitro e pouco digno Pedro Henriques, também devia assumir, ao considerar a falta que só vê de Fucile, não pelo "replay" como vi agora reclamar na TVI, mas por uma câmara atrás da baliza a dar a perspectiva das costas dos jogadores que os árbitros não têm, desvalorizando a falta de Edgar.
Estas coisas não podem ser ditas e feitas impunemente e não é apenas o treinador que se expõe, é toda uma maneira de agir e pensar que tornam medíocre o periodismo desportivo nacional já afundado na credibilidade de vendas cortadas quase a metade em relação há dez anos. Já inundado de escritos pessoais, opinativos e vulgarmente ou redundantes ou patéticos a identificar os autores, o panorama da Imprensa, mesmo a falada na rádio e com imagem na tv, o sector dito desportivo julgou melhorar ao recorrer a ex-árbitros e só deixa mal a figura destes e pior a de quem supõe ajudar o panorama informativo e mais não revela a própria incapacidade de assumir a informação, num mal geral, propagado e aparentemente imparável mesmo que sem benefícios pelo menos evidentes.

3 comentários:

  1. Eu as únicas imagens que vi foram as da TVI, que ao serem ampliadas ficam a tremer. Viva o jornalismo.
    Mas nunca seria num lance assim que se veria alguma coisa, qualquer decião acaba por ser complicada quando se começam a misturar braços e velocidade, etc etc.

    ResponderEliminar
  2. Já agora também gostaria de ver imagens por trás da baliza, as tais imagens de fundo, para verificar como é que o jogador vitoriano "dominou" a bola antes de rematar para golo.

    Por que é que não há imagens disponíveis?! Será necessário pedi-las publicamente?!

    just in case...

    ResponderEliminar
  3. "Comportamento incorrecto tem custos

    O comportamento incorrecto do público no final do jogo entre o Guimarães e o FC Porto valeu a aplicação de multas aos dois clubes. Os portistas, por serem reincidentes pela terceira vez, terão de pagar 850 euros enquanto os vimaranenses, punidos pela segunda vez pelos mesmos motivos, foram multados em 450 euros. Recorde-se que no final do encontro que teve como palco o Estádio Afonso Henriques, assistiu-se a um duelo de arremesso de cadeiras entre os adeptos do FC Porto e os stewards contratados pelo Guimarães para garantir a segurança do recinto."

    -Reparem que por esta notícia do JOGO, editada hoje, os "stewards" foram novamente considerados "público"...

    ResponderEliminar