25 outubro 2010

Goleada feita e outra por fazer



Mesmo sem chegar ao patamar, subjectivo, de ser considerado "extreminador implacável", o FC Porto - sob pressão, dizia-se de forma bisonha - obteve a sua maior goleada da época com 5-1 ao Leiria mas outros tantos golos por marcar. Bis de Hulk, leva 8 golos, a abrir, bis de Falcao também e Varela (ambos agora com 4 golos cada) a deixar igualmente a sua marca, o líder imparável da Liga chega aos 19 golos em 8 jornadas e sofreu o primeiro penálti que muitos andavam a pedir...


Foi por descompressão, com 4-0 nas calmas antes da hora de jogo, que Fernando fez penálti, num daqueles relaxamentos habituais que têm custado golos, como antes em Guimarães. Fazendo a seguir o 5-1, o FC Porto entrou de novo em poupança, o que se compreende. Aliado às mexidas, com estreia de James e a entrada ainda de Walter depois de Souza ter rendido o já habitualmente bem gerido Moutinho, nova descompressão e desconcentração impediu dobrar a marca de golos, com Fucile e Álvaro na cara do golo mas sem cederem a bola como deveriam.


Enquanto joga com o pé no acelerador e com concentração total no jogo, os dragões ganham quase todas as bolas, seja em desarme seja em recuperação com pressão alta e muito forte, posicionando-se sempre muito à frente e, assim, ameaçando permanentemente a baliza contrária. Sempre preocupado a gerir esforços e individualidades com várias substituições criteriosas, AVB iguala o registo do arranque de 2007 de Jesualdo, com um empate em oito jornadas num campeonato decidido a 5 de Abril com 5 jornadas por disputar e terminando com 20 pontos de avanço que alguém quis, administrativamente, minorar.


Apesar de os bacocos e os basófias não acrediarem, não se vê mesmo "Pai prò Porto", pelo que uma vitória imperiosa na Académica, no sábado, pode fazer encomendar as faixas de campeão se nova vitória se registar à 10ª jornada, com 2/3 da prova por realizar. E é de tudo isto que "eles" têm medo, porque o FC Porto está muito forte e, salvo lapsos como em Guimarães, ninguém tem pedalada para este ritmo de campeão.


Taça com cónegos

Na Taça de Portugal, a 21 de Novembro, o FC Porto visita o Moreirense, segundo o sorteio realizado hoje na FPF. Há muitos jogos entre equipas da I Liga. Num deles, o Benfica-Braga de encher o cartaz, já ouvi os minhotos a pensarem pequenino: Rui Casaca queixou-se da sobrecarga de jogos. É nestas alturas que certas equipas mostram não ter bagagem para estas andanças.
adenda 1): lá está, AVB teve de responder a Paulo Sérgio por causa da calendarização dos jogos, aqui http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/fc-porto-andre-villas-boas-sporting-paulo-sergio-iol-maisfutebol/1202572-1304.html, mas na verdade não devia dizer nada e deixar a calimerice povoar de histórias infantis as lacunas informativas do adepto da bola.
adenda 2): que capas da Imprensa Destrutiva para amanhã? Manchetes com goleada? O Incrível Hulk? O Exterminador Implacável? Os +7 pontos e +8 golos marcados do que o 2º classificado?

9 comentários:

  1. Coitado do emplastro, glória de São Mamede de Infesta!...Filho do Pinto da Costa e do Vítor Baía, será que pode?...Já não pode, Baía entrou em desgraça, foi riscado das fotos oficiais.

    ResponderEliminar
  2. Apanhaste-me desprevenido Zé Luís e portanto, tive que ir sacar o meu coment à caixa anterior...

    Excelente 1ª parte com Hulk em claro destaque, mas ressalvo de longe a grande qualidade no trato e na troca da bola, que aliás referi acima...Um ou outro equívoco até realça o restante trabalho.
    Acho que em certos momentos foram brilhantes, 3-0 justíssimo.
    O árbitro a querer cair para o Leiria em vários momentos, penso que têm indicações seguras de quem os dirige, para este tipo de comportamento...Não concebo de outra forma.
    2ª parte mais macia o 4-0 surgiu breve e a equipa desceu de concentração, naturalmente...A tendência do senhor árbitro voltou a notar-se e um penaltie -parece-me que a falta é fora da área, embora o jogador Leiriense caia claramente dentro- julgo que desnecessário de Fernando.
    -5-1 praticamente no minuto seguinte e mais algumas oportunidades falhadas por efeito de um certo egoísmo...Bom jogo na sua generalidade...44 ataques, 19 remates, 12 cantos e 60% de posse de bola.
    7 pontos de vantagem mai'nada, como diria um nosso amigo!

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís deixa-me passar uma cópia de um comentário de uma Joaninha, feito hoje no Público...

    "Joaninha, Coimbra. 25.10.2010 23:45
    Vota | 3 votos
    O Porto é tão grande mas tão grande, que até quando se se escreve Porto nos computadores é sempre a teclar nas teclas da primeira linha do teclado. Sempre lá em cima. Calem-se galinhas com azia."

    ResponderEliminar
  4. Excelente vitória, sendo este o resultado da afinação perfeita desta máquina trituradora dos Dragões conduzida por Hulk. Mas para mim ainda falta a prova dos nove, que será na 10ª Jornada.
    Cumprimentos,
    Ultrasfcporto

    ResponderEliminar
  5. e a imprensa "desportiva", pá?

    parece que a grande notícia de hoje é que afinal roberto é bestial e pelos vistos carriço também... acho bem, apesar de ontem não os ter visto jogar no ÚNICO JOGO DA 1ª LIGA

    vi aqui (as capas), pois há muito que não gasto dinheiro nesses pseudo-jornais:
    http://misticadodragao.blogspot.com/2010/10/vitor-baia-e-nossa-comunicacao-social.html

    ResponderEliminar
  6. Foi um jogo de encher o olho ... que prazer em assistir a um Porto destes, jogadores determinados, com entrega, raça, não dão um lanca como pordido, defendem e atacam todos, marcam golos fabulosos !!! qua podemos pedir mais, assim dá gosto ver futebol.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Jogo bonito, prático, eficaz, estético e de grande expressão colectiva.

    Um regalo para os olhos e um orgulho para adicionar à paixão clubista.

    Que seja para continuar.

    Nesta bela exibição, houve ainda alguns (poucos) que não conseguiram o brilhantismo dos colegas.

    Quero no entanto realçar a melhoria de Rúben Micael, demonstrando que na sua melhor forma será titular de pedra e cal.

    Moutinho, Falcao e Hulk, os grandes expoentes desta equipa.

    Gostei!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Essa foi boa, meireles, mas fui lá e não apanhei esse comentário, só tem lá a partir da meia.noite, a joaninha deve ter ido dormir... ou é só politicamente incorrecta e, zás...

    ResponderEliminar
  9. Off Topic:
    Houve um tempo em que o EMPLASTRO não era assim como agora o reconhecemos, era mais comedido e envergonhado, até pedia para NÃO O MOSTRAREM nas fotografias que inadvertidamente lhe tiravam...Depois aconteceu uma mudança, começou a surgir em todo o lado, estávamos a tomar café com uns amigos e zás lá surgia o DEMÓNIO a querer dar nas vistas, escrevíamos do tempo cinzento, da crise e zumba, lá surge o EMPLASTRO a meter a colherada...O que terá sucedido ao EMPLASTRO, que nos justifique esta alteração sensível, será que o levaram a ver o MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO à Marginal do Douro?...Talvez a explicação esteja na NOVA DENTIÇÃO que o Herman lhe ofereceu em directo...Como podemos ver, antes não tinha dentes de jeito, só comia sopa ralada e ria pouco, metia-se debaixo da mesa para não ser reconhecido, depois, ficou a parecer o Bugs Bunny, com aqueles dois dentes da frente bem em destaque transformou-se e ficou muito VAIDOSO...Agora está muito difícil de aturar.

    ResponderEliminar