13 outubro 2010

Relatório (Bo)Ronha (XLIV): Uma(s) ajuda(s) ao seleccionador

Entre a profusão de escritos louváveis para o novo seleccionador já no altar de duas vitórias em dois jogos, é difícil escolher o mais ridículo, enquanto as atenções se dispersam, e merecem destaques em telejornais, se uma voz mais atrevida assume uma "confrontação" com o anterior responsável da Selecção Nacional.
Vir Pepe, que chegou praticamente manco à Áf. Sul, criticar Queiroz pelo bate-boca com Deco em que este abriu as hostilidades e revelou um comportamento ético e profissional digno do seu adeus como virtuoso da bola nos relvados, arrastando os pés agora no retiro dourado e definitivamente nativo no Brasil, só veio tornar mais picante as coisas, até por Pepe ter sido um dos erros de Queiroz na convocatória para o Mundial - mas ele, como Deco, merecedores do respeito profissional do treinador que com eles contou para a difícil qualificação que era suposto ser um triunfo de todos, jogadores e treinador.


E entre tantos tiros nos pés que se vão dando, decerto à espreita de uma escorregadela, fatalmente a surgir no caminho, para se desenterrar mais roupa suja do buraco onde todos andaram metidos alegremente, lá surgem descabeladas interpretações dos feitos da nova geração que acaba de ganhar dois jogos seguidos, depois de ter sido público e notório que praticamente os mesmos jogadores estiveram 20 jogos sem perder...
Se Luís Sobral, no Maisfutebol, desencanta o segredo de Paulo Bento ter inventado (não ponho aspas por ser literalmente assim e nem é meramente pela citação) jogadores para a Selecção Nacional, supostamente alargando o leque de escolhe que sabemos todos ser curto, abre-se não só uma nova perspectiva do acto de inventar, mas toda uma filosofia de parvoíce saloia capaz de, qual Acordo Ortográfico, mudar o próprio sentido das palavras e o seu real significado.
É que podem descobrir que jogadores foram inseridos em posições que lhes não são naturais, pois não há algum. Mesmo Meireles a trinco foi uma experiência que Jesualdo cumpriu sem êxito enquanto desconfiava de Fernando no FC Porto há dois ou três anos. Fossem estas as descobertas dos verdadeiros Navegadores e Portugal não teria aberto novos mundos ao Mundo.
Entretanto, o Pedro Ribeiro pôs-se a descobrir as diferenças de uma gestão para a outra. Não, uns terem passado 20 jogos sem perder e estes apenas ganharam dois jogos, não tem nada a ver. Importante foi saber que até com João Pereira e Hélder Postiga ganhamos, o que nos abre perspectivas de futuro muito bisonhas, perdão risonhas.
E no elencar de tantos pergaminhos da nóvel Selecção Nacional, ainda acrescentei o facto de Pepe e Ricardo Carvalho serem a dupla de centrais do Real Madrid, algo que Queiroz não antecipou e foi burro em não perceber no aproveitamento evidente de Bruno Alves e Rolando por serem do mesmo clube e jogarem juntos não há dois meses, mas há dois anos.
Bom, para terminar este aventuroso desfile de inanidades, sempre posso dar a minha contribuição e garantir com Paulo Bento, ao contrário do antecessor, que já ganhamos à 6ª feira e à 3ª feira, coisa que até aqui não se conseguia lograr.
Fica só a dúvida, para aqueles que mudaram o seu estado de alma da noite para o dia, de saber-se se a alegada alegria hoje patente é que trouxe as vitórias tão ansiadas ou jogar assim-assim mas dando para ganhar ajuda a recobrar a alegria perdida de quem não dava à perna o suficiente para saborear os triunfos.
Bom proveito.

2 comentários:

  1. Porque um Blog ligado ao FCP, continua a novela de CQ !!!???
    Como é possivel ???
    Prometi não voltar a falar deste caso, mas até se revoltam os meus neurónios, com os canticos ao CQ !! Espero que o P da C, não leia este Blog, senão um dia levamos com ele no Dragão...
    Duma vez para todas . " Ele não é o autor da geração de ouro " A geração de ouro. é que é a autora da personagem... Prova ? A geração de ouro, continuou de ouro até ao fim... Ele NUNCA mais fez nada de geito... Ah desculpem, organizou os computadores do M U...Ora bolas

    ResponderEliminar
  2. Onde é que vê cânticos ao CQ?

    O que ganhou a geração de ouro até ao fim?

    O que tem PdC em relação a CQ para aqui chamado?

    O que aqui comento é a actualidade, o que se diz e pensa e não o que dá JEITO a cada um.

    Há quem não goste de falar da Selecção. Há quem não goste do amarelo. Há gente para todos os gostos. E não é o seu gosto que vai influenciar o meu.

    Convém poupar os neurónios, a existirem, para discussões que valham a pena e não desfazer por desfazer. Ou criar mitos. Parece que, no caso actual, estão a criar outro mito. De resto um mito desenterrado por quem o louvava no Zpordem.

    E isso, sim, é palco de análise.

    As coisas não são para passar despercebidas. Imagino, digo eu, que deve ter sido por isso que o FernandoB terá criado um blog. Deve ser para fazer o registo de algo. Ou não? Se sim, é algo que lhe interessa, independentemente dos outros. Ou não?

    Ora bolas...

    ResponderEliminar